A filosofia da Polícia Civil é agir dentro da lei 22

07/09/2012 12:08

Professor de jiu-jítsu morto em ação da Polícia

Policiais do Garra alegam que houve troca de tiros. Testemunhas dizem que lutador estava rendido Thaís Nunes thais.nunes@diariosp.com.br

Bruno Polleti/ Diário SP Família mostra quimono e luvas usadas por Alex para lutar jiu-jítsu Família mostra quimono e luvas usadas por Alex para lutar jiu-jítsu

Corregedoria da Polícia Civil, DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) e Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) investigam se o professor de jiu-jítsu Alex Sandro Nascimento, 41 anos, foi executado durante uma operação na madrugada de quinta (06) no Cambuci, Centro.

Policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) foram até um cortiço na Rua Muniz de Souza apurar uma denúncia sobre a venda de drogas no local.

O boletim de ocorrência diz que o delegado Mário Palumbo Júnior e os investigadores José Augusto de Morais Neto e José Marcelo Espósito tinham prendido uma mulher e um homem quando os tiros começaram. Os policiais dizem que Alex atirou contra Neto. O investigador reagiu e o suspeito foi baleado.

Não é isso que familiares e vizinhos do professor relatam. Na versão deles, Alex tinha acabado de chegar da academia onde dava aulas de manhã e à noite. Era meia-noite quando ele e uma amiga foram até a porta do cortiço buscar uma pizza. Quando voltavam para casa, foram abordados pelos policiais civis. A mulher, que está com medo e não quis falar com a reportagem, teria levado uma coronhada. O professor, afirmam as testemunhas, foi baleado três vezes nas costas quando estava no chão.
DESPREPARO/ Para Ana Cristina do Nascimento, irmã de Alex, o lutador é mais uma vítima do despreparo da polícia paulista. “Todos sabem que ele não era bandido. A maioria dos alunos dele, inclusive, era investigador”, conta.

As duas pessoas presas, que seriam testemunhas-chave do caso, fugiram. A polícia não diz como eles conseguiram driblar diversos policiais dentro de um cortiço estreito.

Com Alex, a polícia diz ter apreendido um revólver calibre 32. O local do crime, segundo o boletim de ocorrência, estava prejudicado para a perícia.

Artur José Dian, chefe do Garra, diz que a ocorrência foi legítima. Já o delegado-geral, Marcos Carneiro, pondera. “Nós acreditamos que o policial diz a verdade sempre, mas vamos investigar o caso com rigor. A filosofia da Polícia Civil é agir dentro da lei.”

Carneiro afirma que o exame no corpo do professor vai esclarecer se os tiros foram feitos de baixo para cima e à curta distância. O delegado Palumbo e os investigadores Neto e Espósito não foram localizados pelo DIÁRIO.
Alex lutava jiu-jítsu há mais de 20 anos. Levava uma vida dedicada ao esporte e se preparava para uma competição no próximo mês. Tinha acabado de ficar noivo e era pai de duas meninas, de 10 e 3 anos. O professor não tinha passagem pela polícia. “Foi um engano, um erro. E agora? O estado vai pagar a pensão das filhas que ele deixou?”, questiona Ana.

Entrevista Ivaldo do Nascimento Aposentado ‘Perdi meu campeão e estou com medo da polícia’, diz pai

DIÁRIO_ Se o Alex não era traficante, por que foi baleado pelos policiais? IVANILDO NASCIMENTO_ Não tenho dinheiro para morar em mansão, só nesse cafofo. A polícia acha que todos que vivem aqui são bandidos. Estão errados. O meu filho trabalhava com carteira assinada, era um atleta e nunca se envolveria com drogas. Eu perdi meu campeão.

Como foi o comportamento da polícia nesta operação? Atiraram para depois saber quem era. Ainda me perguntaram o que ele estava fazendo na rua, como se fosse errado buscar uma pizza na porta de casa. Recolheram as balas, chamaram minha filha de vaca e o Alex de bandido sem o conhecer. Estou com muito medo das retaliações.

Um Comentário

  1. A bem da verdade, hoje em dia não tem mais essa de que ser trabalhador é sinônimo de honestidade, vender droga é até mesmo um bico, um jeito rápido de ganhar dinheiro…..

    A única coisa que fica um pouco estranha, é recolher as cascas e local prejudicado para a perícia, em contrapartida, pesam a favor do polícia a droga que o “médico” achou, além do que, os tiros, conforme relato do delegado do dhpp, teriam sido do lado direito, e não pelas costas como disse a família, se isso se confirmar, por si só já desmonta a versão dos familiares, outra incongruência, é a família dizer que jogaram ele no chão e pisaram na cabeça dele, eu acho difícil que um professor de jiu jitsu, iria deixar isso ocorrer, e por fim, pizza a 1 hora da manhã, é no mínimo estranho, o local é biqueira, isso é certeza

    Curtir

  2. EXISTEM UM MONTE DE ESPECIALISTAS EM VIDEOS E FOTOS

    QUE NUNCA

    NUNCA E NEM JAMAIS IRA PARA RUA

    VER A CRUA E NUA REALIDADE !!!

    NÃO TER VIDA PREGRESSA É TER DADO SORTE

    OU QUANDO MENOR FICOU ZERADO ???!!!

    TER TRABALHO OU OCUPAÇÃO

    NÃO É IMPEDITIVO DE QUALQUER OUTRA ATIVIDADE !!!

    ISTO SEM FALAR DAS DIVERSAS PJS SIMULADAS

    SÓ PARA REGISTRAR OU DAR REGISTRO IMEDIATO

    A CRIMINOSO MORTO EM CONFRONTO !!!

    ISTO É BRESIL NOW !!!

    ESPECIALISTAS NOTA DE 15

    Curtir

  3. Ja prendi ladrão que trabalhava nas casas Bahia. E aí… trabalhador….carteira assinada

    Curtir

  4. pra familia a culpa é sempre da policia. quem mandou o garra fazer blitz naquele lugar, ficar incomodando os traficantes e usuarios? gente chata. a coisa está tão ruim que nem morrer mais o policial morre. que merda. queremos matar os policiais. vamos reclamar para o governador.

    Curtir

  5. essa mania de querer transformar criminosos em heróis poderá custar caríssimo para a nossa sociedade no futuro, até parece que os resposáveis pela inversão de valores não tem filhos ou netos para desejar um Brasil melhor para as crianças de hoje, mas ao contrário, criam um ambiente onde ser marginal parece valer a pena, dado a impunidade e inversão dos valores. Lamentável que o traficante tenha morrido, mas certamente não ocorreria se ele estivesse longe de atividade criminosa e/ou tentado reagir. Ninguém mata sem motivo, e o motivo foi reação ao que tudo parece. Enquanto isso na Times Square o outro extremo, um viciado em maconha leva 12 tiros porque usava droga na calçada.

    Curtir

  6. Estranho…
    Se fosse ocorrência com “mike”, já teriam uns 100 posts falando que era “acerto”, “execução”, “despreparo”…
    É… todo mundo gosta de ser pedra, mas ser vidraça é outra história, né?
    No mais, força pros colegas, que agora vão ter um trabalhão pra amolecer a piça que tá atrás deles…

    Curtir

  7. a) o cara tem todo o pique de ladrao
    b)mora na biqueira
    c) é do corre
    d)comprar pizza 1 da manha o kct
    e)toda vez que policia vai lá é esse banzé todo

    O TRAMPO FOI LINDO. Pena que estamos nessa situação, mas conheço lá MUITO BEM e os caras vao pra cima mesmo.

    Parabens ao GARRA e confiem em Deus. Vai dar tudo certo.

    Curtir

  8. Avatar de OS CULPADOS ESTÃO NOS GABINETES (CONSELHO DA PC, QUE SÃO ESCOLHIDOS PELO DG, QUE É ESCOLHIDO PELO PINTO, QUE É ESCOLHIDO PELO PICOLÉ DE CHUCHU. QUANTA INCOMPETÊNCIA!!!! OS CULPADOS ESTÃO NOS GABINETES (CONSELHO DA PC, QUE SÃO ESCOLHIDOS PELO DG, QUE É ESCOLHIDO PELO PINTO, QUE É ESCOLHIDO PELO PICOLÉ DE CHUCHU. QUANTA INCOMPETÊNCIA!!!! disse:

    O tópico é ” A filosofia da polícia é agir dentro da lei”, como dentro da lei, se a ação que inclusive conta com um delegado, utiliza um carcereiro em flagrante desvio de função, não sei o que realmente aconteceu, pois não estava lá, mas estão dando muito crédito a “testemunhas” parciais, vamos aguardar a verdadeira investigação e os laudos. Se comprovado que o CARCEREIRO fez merda, SE COMPROVADO, já que estão afirmando que a PC trabalha dentro da lei, quero ver então a punição do delegado da equipe, do GARRA e do diretor do DEIC, que foram coniventes com o desvio de função, se o CARCEREIRO errou ele é o menos culpado, nas atribuições de seu cargo não consta diligências ou serviços externos, usurpando a função alheia, se estivesse cumprindo suas obrigações funcionais, nada disso teria ocorrido e agora vão botar no rabo dele pra justificar a INCOMPETÊNCIA DOS DELEGADOS DE POLÍCIA EM ADMINISTRAR A INSTITUIÇÃO, por essas e outras que estão sem moral, sem salário e comandados por um ex-coxinha incompetente (pinto).

    Curtir

  9. TIRA :
    a) o cara tem todo o pique de ladrao
    b)mora na biqueira
    c) é do corre
    d)comprar pizza 1 da manha o kct
    e)toda vez que policia vai lá é esse banzé todo
    O TRAMPO FOI LINDO. Pena que estamos nessa situação, mas conheço lá MUITO BEM e os caras vao pra cima mesmo.
    Parabens ao GARRA e confiem em Deus. Vai dar tudo certo.

    IMPRENSA COMÉDIA. TESTEMUNHA? QUE TESTEMUNHA? AQUELAS QUE VEM PRA CIMA QUANDO A POLÍCIA PRENDE OS GAROTINHOS DA MAMÃE? O PALUMBO ESTAVA CERTO QUANDO AFIRMOU QUE “QUANDO MORRE TODO MUNDO VIRA SANTO”. E A CARPA TATUADA? COM CERTEZA OS COLEGAS DEVEM TER ALGUMA COISA LEVANTADA ACERCA DESSE TAL PROFESSOR. ESPORTISTA, PAI , BOM FILHO ETC. PRA QUEIMAR A POLÍCIA A IMPRENSA ATÉ CANONIZA O FULANO.

    Curtir

  10. Conheço dois dos três policiais envolvidos na ocorrência (os investigadores) e posso dizer que tive a HONRA de trabalhar com eles durante alguns anos. Pois bem, posso, assim como todos que os conhecem, atestar não apenas a COMPETÊNCIA mas também a HONRADEZ e o HISTÓRICO ILIBADO desses policiais, os quais JAMAIS cometeriam um tipo de atrocidade dessas. Não se esqueçam Srs. que estamos em plena campanha política e qualquer incidente é motivo para gigantescos “circos” midiáticos, mesmo que a custa do emprego e da tranquilidade de PAIS DE FAMÍLA HONESTOS E TRABALHADORES. PIZZA 01H00M da Madruga, terça-feira? Essa eu não dá pra engolir né!? Tenho certeza que já deve ter alguma ONG ou Advogado (ou os dois juntos) assessorando a família (inclusive no intermédio com a mídia) e pode ter certeza que não é por Justiça, é por uma indenização do Estado. GOVERNADOR, QUEM PERDE A CHANCE DE FICAR CALADO DÁ “BOM DIA A CAVALO”.
    Essa ocorrência não passa de ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, distorcido pela MÍDIA SENSACIONALISTA.
    “AQUELE QUE POUPA O LOBO, SACRIFICA O CORDEIRO”
    Mais respeito com esses policiais, Sr. Governador!!!
    Força e Honra, sempre!
    Aos Bravos, Abraço do Dunha
    1*

    Curtir

  11. Fui Policial Militar por dez anos, isso em 1980, hoje sou escrivão e lá na muniz de souza, no morro do piolho, na conde de sarzedas, naquela época ja era assim, hoje pelo andar das coisas deve estar muito pior, assim como muitos outros lugares e o SSP , o DG, e GOV, não tem conhecimento de nada dizem que a policia é atuante, mas prega o ferro, nos policiais quando os jornais apontam o dedo a eles e isso é porque nos paga pouco.

    Curtir

  12. chapeleta com zinabre :
    pra familia a culpa é sempre da policia. quem mandou o garra fazer blitz naquele lugar, ficar incomodando os traficantes e usuarios? gente chata. a coisa está tão ruim que nem
    morrer mais o policial morre. que merda. queremos matar os policiais. vamos reclamar para o governador.

    rsrsrsrsrs… já “penso”

    só falta iss..alias isso sistematicamente já acontece né colega?!

    Curtir

  13. esse video aqui…é a realidade da Criminalidade em sp.

    Ao ver esse video fico me perguntando…
    aonde está os pscicologos, ativista, lider de direitos “HUmanos” sociologos??

    Curtir

  14. Blocada no Leão :
    esse video aqui…é a realidade da Criminalidade em sp.

    Ao ver esse video fico me perguntando…
    aonde está os pscicologos, ativista, lider de direitos “HUmanos” sociologos??

    A Polícia Civil, “despreparada, inerte e inoperante” prontamente deu uma resposta para a família e para sociedade, prendendo parte do bando.
    Já a polícia militar, operante, capaz, bem equipada e preparada não notou os dois carros cheios de vagabundos armados, que provavelmente ficaram por horas espreitando o local, e, com isso deixou de executar a sua atividade fim, que seria evitar essa tragédia.
    Reflitam e tirem suas conclusões.
    Ainda falam em acabar com a P.C. …

    Curtir

  15. Blocada no Leão :
    esse video aqui…é a realidade da Criminalidade em sp.

    Ao ver esse video fico me perguntando…
    aonde está os pscicologos, ativista, lider de direitos “HUmanos” sociologos??
    </blockquote
    os super promotores de justiça do gaeco e defensores públicos, já pensou esses na linha de frente enfrentando as feras.

    Curtir

  16. isso foi um fato isolado! Uma fatalidade!
    A sociedade está segura! Não há moitvos para alardes!
    São Paulo nunca foi tão segura! Não existe P.C.C. Não existe Crime organizado!
    Todos os indices são descrescentes! todos os crimes diminuiram!
    A culpa ainda recaira no comerciante que saiu com o dinheiro e foi descuidado!
    E população, continuem votando nos atuais administradores públcios! A policia não funciona, eles enganam e a população sofre as consequencias, e todos nos pagam,os o preço.
    ACORDA SÃO PAULO!

    Curtir

  17. OS CULPADOS ESTÃO NOS GABINETES (CONSELHO DA PC, QUE SÃO ESCOLHIDOS PELO DG, QUE É ESCOLHIDO PELO PINTO, QUE É ESCOLHIDO PELO PICOLÉ DE CHUCHU. QUANTA INCOMPETÊNCIA!!!! :
    O tópico é ” A filosofia da polícia é agir dentro da lei”, como dentro da lei, se a ação que inclusive conta com um delegado, utiliza um carcereiro em flagrante desvio de função, não sei o que realmente aconteceu, pois não estava lá, mas estão dando muito crédito a “testemunhas” parciais, vamos aguardar a verdadeira investigação e os laudos. Se comprovado que o CARCEREIRO fez merda, SE COMPROVADO, já que estão afirmando que a PC trabalha dentro da lei, quero ver então a punição do delegado da equipe, do GARRA e do diretor do DEIC, que foram coniventes com o desvio de função, se o CARCEREIRO errou ele é o menos culpado, nas atribuições de seu cargo não consta diligências ou serviços externos, usurpando a função alheia, se estivesse cumprindo suas obrigações funcionais, nada disso teria ocorrido e agora vão botar no rabo dele pra justificar a INCOMPETÊNCIA DOS DELEGADOS DE POLÍCIA EM ADMINISTRAR A INSTITUIÇÃO, por essas e outras que estão sem moral, sem salário e comandados por um ex-coxinha incompetente (pinto).

    ex-padeiro

    Curtir

  18. Dunha :
    Conheço dois dos três policiais envolvidos na ocorrência (os investigadores) e posso dizer que tive a HONRA de trabalhar com eles durante alguns anos. Pois bem, posso, assim como todos que os conhecem, atestar não apenas a COMPETÊNCIA mas também a HONRADEZ e o HISTÓRICO ILIBADO desses policiais, os quais JAMAIS cometeriam um tipo de atrocidade dessas. Não se esqueçam Srs. que estamos em plena campanha política e qualquer incidente é motivo para gigantescos “circos” midiáticos, mesmo que a custa do emprego e da tranquilidade de PAIS DE FAMÍLA HONESTOS E TRABALHADORES. PIZZA 01H00M da Madruga, terça-feira? Essa eu não dá pra engolir né!? Tenho certeza que já deve ter alguma ONG ou Advogado (ou os dois juntos) assessorando a família (inclusive no intermédio com a mídia) e pode ter certeza que não é por Justiça, é por uma indenização do Estado. GOVERNADOR, QUEM PERDE A CHANCE DE FICAR CALADO DÁ “BOM DIA A CAVALO”.
    Essa ocorrência não passa de ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, distorcido pela MÍDIA SENSACIONALISTA.
    “AQUELE QUE POUPA O LOBO, SACRIFICA O CORDEIRO”
    Mais respeito com esses policiais, Sr. Governador!!!
    Força e Honra, sempre!
    Aos Bravos, Abraço do Dunha
    1*

    podiam sacrificar o carneiro não o cordeiro

    Curtir

Os comentários estão desativados.