FERIADÃO: educação para o trânsito….vamos salvar vidas! 7

                          Gente mais uma feriado, com mais quase mais 500 mil veículos lincenciados só em agosto!!!!            Muito cuidado….e passem adiante! Vamos salvar vidas!

por CIDADÃO DE BEM

Direção Defensiva

Mas, afinal, o que é direção defensiva?

Em primeiro lugar, você realmente sabe o que é direção defensiva? Segundo cartilha do governo federal sobre o assunto, publicada em maio de 2005, trata-se da “forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”. (acesse o link do texto completo em pdf mais abaixo)

Basicamente, a direção defensiva requer cinco condições básicas, de acordo com o site do Detran

  • conhecimento, o que permite reconhecer risco e a maneira de se defender deles;
  • atenção do motorista, pois sempre há possibilidade de acidentes;
  • previsão, que permite antever eventualidades no trânsito baseando-se nos conhecimentos;
  • decisão, fazer a escolha certa a tempo de evitar um acidente;
  • habilidade, capacidade de executar as manobras básicas de trânsito, com perícia e sucesso.
Mandamentos do Motorista Defensivo

Apesar da seriedade do assunto, praticar direção defensiva é muito simples. Sem sombra de dúvidas, muitas pessoas já cumprem boa parte das recomendações para uma direção segura e não têm a menor consciência de que o fazem. Abaixo seguem os dez mandamentos do motorista defensivo, que se por um lado não buscam esgotar o assunto, podem ajudá-lo a rever alguns comportamentos.

  1. Conhecer as leis do trânsito e obedecer à sinalização.
  2. Usar sempre o cinto de segurança.
  3. Conhecer o veículo que está dirigindo e saber comandá-lo.
  4. Manter o veículo sempre em boas condições de funcionamento.
  5. Prever a possibilidade de acidentes e ser capaz de evitá-los.
  6. Ser capaz de decidir com rapidez e correção em situações de perigo.
  7. Não aceitar desafios e provocações.
  8. Não dirigir cansado ou sob efeito de álcool e drogas.
  9. Ver e ser visto.
  10. Não abusar da autoconfiança.

Fonte: Detran-PE (http://www.detran.pe.gov.br/mandamentos.shtml)

Cuide do seu veículo

Ao contrário dos que muitos imaginam, a direção defensiva inclui também a manutenção periódica e preventiva do veículo. Um carro mal cuidado pode representar um perigo para seus passageiros e todos à sua volta. A verificação dos principais itens do carro pode ser feita sem dificuldade pelo próprio proprietário, seja pelas indicações no painel, ou por uma simples inspeção visual. Confira alguns dos principais itens que sempre devem ser checados:

  • combustível: veja se o indicado no painel é suficiente para chegar ao destino;
  • nível de óleo de freio, do motor e de direção hidráulica: observe os respectivos reservatórios, conforme manual do proprietário;
  • nível de óleo do sistema de transmissão (câmbio): para veículos de transmissão automática, veja o nível do reservatório. nos demais veículos, procure vazamentos sob o veículo;
  • água do radiador: nos veículos refrigerados a água, veja o nível do reservatório de água;
  • água do sistema limpador de pára-brisa: verifique o reservatório de água;
  • palhetas do limpador de pára-brisa: troque, se estiverem ressecadas;
  • desembaçador dianteiro e traseiro (se existirem): verifique se estão funcionando corretamente;
  • funcionamento dos faróis: verifique visualmente se todos estão acendendo (luzes baixa e alta);
  • regulagem dos faróis: faça através de profissionais habilitados;
  • lanternas dianteiras e traseiras, luzes indicativas de direção, luz de freio e luz de ré: inspeção visual.

Um Comentário

  1. 06/09/2012 17:51
    Da Tribuna
    Da Redação

    Trabalhadores

    Luiz Cláudio Marcolino (PT) comentou a audiência pública em que foi debatida a terceirização e a precarização das relações de trabalho, realizada no dia 16/8. Segundo o deputado, o objetivo da audiência foi debater os projetos de lei que propõem normatizar a terceirização no Brasil. O deputado informou que foi realizada, no dia 6/9, uma manifestação em Brasília em apoio aos direitos dos trabalhadores terceirizados e disse que ele também apoia a causa. (DA)

    Presidente Venceslau

    Olimpio Gomes (PDT) afirmou que a Secretaria de Trabalho e Emprego destinou inicialmente 60 vagas e posteriormente mais 45 vagas de postos de emprego para a cidade de Presidente Venceslau. “As pessoas que vão preencher essas vagas não estão com os contratos assinados por questões políticas”, disse. O deputado afirmou que encontra dificuldades em ajudar a população da cidade, pois a administração do município se opõe a tudo que seja encaminhado por ele. (DA)

    Paralisação

    “É justa, pois os planos de saúde exploram tanto os pacientes como os médicos”, disse Carlos Giannazi (PSOL) ao comentar a paralisação de médicos conveniados, que teve início no dia 6/9. O deputado informou alguns valores pagos aos médicos e afirmou que esses profissionais são mal remunerados. Segundo o parlamentar, falta fiscalização e uma regulamentação mais eficaz no setor. “Não podemos mais permitir que algumas autoridades tratem a saúde como mercadoria”, finalizou. (DA)

    Paralisação dos médicos

    Para o deputado Jooji Hato (PMDB), o protesto dos médicos de São Paulo por melhores repasses dos planos de saúde é pertinente. O parlamentar criticou baixo valor da consulta e lembrou que o reflexo dessa medida, por parte dos planos, pode ser sentido na demora de agendamento de consultas ou procedimentos. Quanto aos serviços públicos de saúde, educação e segurança, Hato os considera deficitários, comparados à quantidade de impostos pagos pelos brasileiros. “É preciso consertar este país. Desse jeito está muito ruim.” (LP)

    Proibição de greve

    O deputado Carlos Giannazi (PSOL) criticou a postura do governo federal de tentar proibir a operação-padrão dos servidores públicos, de todas as esferas de governo, ao anunciar o encaminhamento ao Congresso Nacional de projeto de lei proibindo os servidores de fazer greve, um direito garantido pela Constituição Cidadã de 1988. “Até então, o servidor era proibido de fazer greve”, informou Giannazi, que ratificou a posição do seu partido contra a proposta. O deputado conclamou os demais partidos a votarem a favor dos servidores. (LP)

    Curtir

  2. 06/09/2012 – Arma vai do TJ para mão de bandido

    O Tribunal de Justiça de São Paulo investiga o sumiço de armas que ficaram sob os seus cuidados e foram encontradas, nesta semana, nas mãos de criminosos. A Polícia Civil também apura o que pode ter acontecido. As pistolas apreendidas são de calibre .40, as mesmas usadas por policiais militares. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo.

    As suspeitas começaram a surgir na segunda-feira, quando Evaldo Neri Santana, integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi preso na Avenida Calim Eid, na Ponte Rasa, zona leste de São Paulo. Ele tentou furar o bloqueio da Polícia Militar, foi perseguido e caiu da moto.

    Santana carregava quatro pistolas calibre .40. A prisão aconteceu às 19h40. Ele foi levado pelos PMs do 2.º Batalhão para o 24.º DP (Ponte Rasa). A prisão foi feita pela viatura M-02108. As armas teriam sido desviadas do depósito do Tribunal de Justiça. Uma pistola Taurus havia sido apreendida em São Miguel Paulista (na área do 22.º DP), em 2011. Ela estava à disposição da 19.ª Vara Criminal da Capital.

    A segunda arma havia sido apreendida em 2010 em Cidade A. E. Carvalho (área do 64.º DP), referente a um processo da 4.ª Vara do Júri. A terceira havia sido encontrada pela polícia em 2010, na área do 51.º DP (Butantã) e estava relacionada a um homicídio, cujo processo corre no 5.º Tribunal do Júri. Outra arma apreendida era relacionada a um homicídio ocorrido no 47.º DP (Capão Redondo), cujo processo se encontra no 3.º Tribunal do Júri.

    Segundo o juiz assessor da Corregedoria do TJ, Jayme Garcia dos Santos Junior, há uma investigação em curso. “Tivemos essa ocorrência, que já foi comunicada para o juiz coordenador do Dipo (Departamento de Inquérito Policiais e Polícia Judiciária) para apurar as responsabilidades criminal e funcional de quem cometeu esses atos. Se ficar comprovado que funcionários estiveram envolvidos, eles poderão até ser demitidos, a bem do serviço público.”

    Segundo Santos Júnior, esse foi um “fato isolado, que não vai mais acontecer”. “Como foi amplamente divulgado, realizamos uma destruição muito grande de armas em parceria com o governo estadual e o Exército. O TJ assinou um termo de cooperação com o Executivo. Se hoje já temos um acervo pequeno, em um futuro próximo esse acervo não existirá.”

    Mais armas. Anteontem, mais cinco armas pertencentes à PM foram apreendidas pela corporação – novamente, em poder de bandidos integrantes da facção criminosa. Desta vez, o flagrante foi realizado por policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em Interlagos, na zona sul. Segundo a PM, as armas seriam usadas em ataques a bases da corporação.

    Curtir

  3. Mas não tem preço ver este vampiro desgraçado se fuder.

    Pergutaram pro Serra como estava a campanha e ele respondeu: Tá russo mano!!!
    E no segundo turno, será que dá? Há…dád né.

    Vai chupar modes vampiro, pq do meu sangue e do meu suor tu não bebe mais.

    Curtir

  4. Á 20 anos eu venho falando com meus colegas de trabalho que o crime organizado viria a dominar o Estado de São Paulo, isso não é porque eu seria um adivinhador ou membro de seitas religiosas ou coisa do gênero, eu dizia isso e continuo dizendo pelo fato de que até um cego enxerga esse andamento. Desde que o PSDB assumiu o Governo do Estado de São Paulo, houve a chama e clamor por Direitos Humanos, eles confundiram o que era realmente os Direitos Humanos, inverteram as bolas, acreditaram que tinham que investir em abrandamento e fechar os olhos para os cometimentos impiedosos dos criminosos para com os cidadãos de bem, confundiram as necessidades de enfrentamentos das Polícias contra os criminosos e incentivaram a etiqueta de ações policiais eram abusivas e feriam os Direitos Humanos. Só que nossos Governadores e Deputados não conseguiram nesses longos 20 anos foi detectar ou não quiseram dar a cara a tapa para se posicionarem a favor das polícias que é o único órgão que os criminosos ainda respeitam. Essa fragilização ou acovardamento por parte de nossos políticos foi o que levou o agravamento na crise de segurança pública no nosso estado. Quero deixar bem claro que fecharam os olhos para esse quadro caótico em razão de evitar prejuízos nas urnas, pois a antipatia seria grande em questão de urnas, mas sempre foi necessário que os políticos eleitos tivessem posturas firmes enquanto cumprissem seus mandatos, o povo acreditou que o tal eleito teria pulsos firmes, mas os eleitos preferem se esconder atrás do clamor de alguns movimentos de Direitos Humanos que nem sempre são bem interpretados, porque Direitos Humanos são para todos nós e não somente para aqueles que estão presos ou vivem no mundo da criminalidade, não é isso o que prega D.H., é a proteção do estado contra todos e qualquer um que comete abusos sobre qualquer cidadão e que o estado tem por obrigação de dar apoio á esses cidadãos, seja ele criminosos ou as vítimas, seja ele empresário ou o operário e todos tipos de trabalhadores, ainda, todos isentos de credos e religiões. Mas aqui no estado de São Paulo foi muito diferente e ainda é, D.H. é sinônimo de proteção á criminosos, isso graças as políticas de segurança pública implantadas nesses longos 20 anos pelos integrantes do PSDB. Na verdade nunca houve boa vontade do Governo em implantar uma política de segurança pública eficaz e necessário para o estado de São Paulo, sempre fizeram projetos acanhados, coisas insignificantes em relação ás necessidades de um estado tão poderoso economicamente como o estado de São Paulo. Só para termos uma ideia do quadro caótico que se encontra a Segurança Pública Paulista, nesses 20 anos que o PSDB administra o estado, deixaram a Polícia Civil praticamente falida, não investiram no homem policial, não investiram nos prédios e equipamentos como deviam, ainda fecharam inúmeras delegacias por falta de gente para mantê-las funcionando mesma precariamente, fizeram ao contrário com a PM, investiram pesadamente nos equipamentos e triplicaram o número de funcionários, ainda colocaram até PMs temporários, porém os investimentos se limitaram a não investir no homem com salário digno da função. Com essa diferença de investimentos nas duas polícias, houve uma grande demanda na Polícia Civil, pois a PM apresenta as ocorrências em maior número, em contrapartida a Polícia Civil que está atrasada pelo menos 20 anos não dá conta de investigar e instaurar inquéritos com andamentos mais rápidos e eficazes, digamos que o serviço ficou meia boca e ai vem a impunidade, o poder judiciário por sua vez fica limitado nos seus trabalhos também com a falta de uma boa investigação e falta de um bom trabalho dentro dos inquéritos, resumindo, todo trabalho lá atrás que a PM fez ou GCMs ficam perdidos por falta de um bom andamento que o casos requerem, exceto quando é crime de grande repercussão ai em razão da divulgação na mídia e apelo para que o caso seja solucionada então nesses casos tem realmente um andamento eficaz, isso porque os Policiais Civis acabam trabalhando dia e noite sem descanso para solucionar o caso pois as cobranças vem la de cima e então todos se mexem mais do que devia para não deixar prejudicar aqueles que ocupam os cargos de confiança do governo. Os crimes chamados comuns como furtos, roubos, estelionatos, crimes contra a pessoa etc, esses não tem desdobramentos em razão da falta de gente para trabalhar. Então eu pergunto, porque o governo investe na PM e não na Polícia Civil com aproximação de igualdade? Qual seria a razão? Para quem não acompanha é difícil entender esse comportamento do governo, mas para nós que trabalhamos na área sabemos perfeitamente que o governo vende imagem de um estado bem policiado, pois a sociedade se atenta apenas que existe o policial fardado nas ruas e isso significa segurança para eles, mas isso não é real porque não adianta o trabalho do PM na rua e depois o caso fica parado sem desdobramento na esfera de Polícia Judiciária, não adianta ter soldados nas ruas sem apurações corretas dos crimes, então o governo vendo uma falsa imagem de segurança pública com a presença de bastante PMs nas ruas….. Oque os PMs fazem nas ruas é o o trabalho inicial de combate ao crime, mas os trabalhos de repressão ao crime é feito pela Polícia Civil que esta totalmente sucateada e abandonada pelo governo. Quer dizer assim que o Governo finge que fornece segurança pública, o povo paga esses serviços mas não recebem o produto final que é a garantia de ir e vir sem ser molestados pelos criminosos, apenas paga e não recebe segurança pública. A sociedade não aguenta mais conviver com tanta violência urbana, é drogas para todos os lados, o tráfico de entorpecentes tomando conta dos bairros, viciados em drogas para todos os lados matando a mãe e o pai, homicídios, roubos, sequestros, estupros, furtos, estelionados e tudo de ruim que vem aumentando em nosso querido estado de São Paulo e nós de mãos amarradas assistindo tudo isso sem poder combater de verdade. O POVO PRECISA EXIGIR DO GOVERNO, A POLÍCIA CIVIL PERTENCE AO POVO E, QUANDO ESSE MESMO GOVERNO OU PARTIDO NÃO ATENDE OS ANSEIOS DA SOCIEDADE É MELHOR QUE NÃO VOTEM NESSES POLÍTICOS. QUEM SABE UM DIA MUDE ESSA SITUAÇÃO, EU ACREDITO QUE PODEMOS MUDAR, É SÓ PARAR DE VOTAR NOS MESMOS DE SEMPRE!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.