29/04/2012-18h40
“Virei bandido”, diz empresário abordado por engano pela PF no Pará
MARIANA VERSOLATO DE SÃO PAULO
Um empresário de 40 anos de Santarém (PA) afirma ter sido humilhado por agentes da Polícia Federal ao ser confundido com um vizinho investigado por exploração de máquinas caça-níqueis.
Dono de um restaurante na cidade, Junior Chaves diz ter sido acordado em casa por cerca de 30 policiais federais às 8h de quarta-feira (25). Os agentes tinham um mandado de busca e apreensão. Na casa estavam ainda a mulher e os sogros do empresário.
“Ouvi o interfone tocando de forma até estúpida, achei que fosse alguém brincando, um bêbado. Quando abri a janela vi 30 policiais do lado de fora, enfileirados no muro da minha casa, com armas na mão.
Quando perguntei sobre o que se tratava, gritaram:
`Polícia Federal, abre a porta, bandido! A casa caiu!’.”
Chaves conta que mora em uma avenida movimentada e uma multidão assistia à cena. “Me senti muito humilhado e envergonhado.”
Segundo o relato do empresário, após abrir o portão com as mãos na cabeça, os policiais lhe deram uma chave de braço e o empurraram em direção à casa. Pediram então para ele chamar quem mais estivesse ali. Sua mulher apareceu escoltada por um policial e, logo em seguida, viu seus sogros.
“Minha esposa disse que eu não era bandido. Perguntaram então se ela não sabia que era casada com um marginal, com um vagabundo.”
Chaves disse que só se deu conta do que estava acontecendo quando os policiais o chamaram pelo nome de seu vizinho. “Quando eu disse que não era ele, perguntaram:‘Você quer pagar uma de otário pra gente?
Faz um mês que estamos te seguindo.
O delegado disse ainda que não importava que eu não fosse, que era para calar a boca ou seria preso por desacato.”
O número da casa que estava no mandado era do imóvel de Chaves, mas o nome era de seu vizinho.
Alguns policiais, porém, foram à casa de seu vizinho e confirmaram o engano. O delegado ainda pediu o contrato de aluguel do empresário para conferir as informações e levou o documento.
| Divulgação Polícia Civil do Pará | ||
![]() |
||
Segundo Chaves, um policial cochichou no ouvido do outro e todos “murcharam”. “Saíram sem pedir desculpas. Só disseram que esperavam que eu entendesse, porque estavam cumprindo ordens.”
O empresário disse que não pretende, por enquanto, acionar a Justiça para pedir indenização.
“Gostaria apenas que se retratassem publicamente. Não consigo dormir, a família toda ficou muito abalada com essa humilhação. Depois a PF disse na imprensa que a operação havia ocorrido dentro da normalidade, mas não podem achar isso normal. Para quem assistiu à cena na rua, virei bandido.”
O empresário ficou com uma cópia do mandado de busca. Ele conta que um delegado da Polícia Civil e seu vizinho, que já foi libertado, lhe pediram desculpas.
“Eu sou branco e tenho 1,81 metro. Meu vizinho é mais moreno, careca. Não temos nada a ver. Não sei que investigação foi essa que eles fizeram.”
A operação Caça e Caçador, de combate ao jogo ilegal na região de Santarém, envolve as polícias Federal e Civil do Pará, e já dura dez meses.
Procurada, a Polícia Federal disse que só poderia comentar as afirmações do empresário nesta segunda-feira (30).
——————————–
O empresário foi preso na operação Caça e Caçador, deflagrada em conjunto pelas polícias Federal e Civil, dia 25, em Santarém.
Preso nas primeiras horas da manhã, residência invadida por agentes federais, ele sofreu agressões verbais, humilhações à frente da esposa e muito mais.
Mais: consta que a Polícia Federal trata a população pobre daquele Estado com extremado desrespeito…
São arrogantes, constrangedores, tratando todos como se fossem traficantes, ladrões e assassinos.
A maioria desses policiais – oriundos de outras regiões – odeia trabalhar no Pará.
Os delegados da PF sofrem espécie de patológico autoritarismo; demonstram publicamente complexo de superioridade, distribuindo a agentes e autoridades de órgãos locais manifestações de arrogância e prepotência .

Essas operações da Policia Federal sempre são um fiasco. Eles prendem 48 pessoas e,no dia seguinte, 49 já estão em liberdade. Trabalham muito mal.
CurtirCurtir
E os inquéritos? Não têm conteúdo. Apenas justificativas “… tendo em vista estar trabalhando na operação bosta nenhuma, estes autos permaneceram totalmente parados e bla bla bla …”. Enfim, não existem oitivas ou qualquer outra providencia nos IPs. Só desculpas e nada mais. E o “gran finale”? Remetem pra Justiça Estadual apurar o crime, ou seja, a Policia Civil é que tem que começar tudo da estaca zero
CurtirCurtir
Não entendi..se o assunto é a cagada da PF, porque uma foto com Policiais Civis??????
Foi algum PM que montou a matéria??
CurtirCurtir
policia federal nao sabe trabalhar so querem aparecer na tv, essa mulecada nova que estao entrando para as policias nao tem um pingo de tirocinio policial.
CurtirCurtir
“Infeliz
30/04/2012 às 0:24
Não entendi..se o assunto é a cagada da PF, porque uma foto com Policiais Civis??????
Foi algum PM que montou a matéria??”
Que preconceito é esse? Pode ter sido que a PF fez a cagada e a PC pediu desculpas.
CurtirCurtir
Senhores,
Estou a imaginar que a PF iniciou a investigação, que normalmente seria de iniciativa da PC, e que essa no evento aqui divulgado simplesmente prestou apoio àquela para o cumprimento do r. Mandado de Busca. Pode ser (?)
E, em assim sendo estaria a PF responsável pelo infeliz equívoco, que aliás, de natureza grave e portanto cabe à Fazenda Pública da União indenizar por dano moral o empresário sr. Chaves, sua família, familiares, os quais estiveram submetidos a malfadada e perniciosa diligência.
Ninguém está imune de cometer equívocos, porém, a prudência deve prevaler, mormente, em casos tão sérios e graves como o desse exemplo, que vejo como mais no campo das exceções, pois, tanto a PC quanto a PF tem prestado relevantes serviços nas mais diversas UF.
De outra sorte é sempre bom recordar que somente está sujeito a equívocos quem faz, quem realmente trabalha, e, nem mesmo por este lamentável episódio podemos generalizar e manchar a dignidade de ambas as Instituições Policial em seu todo.
Comentado por PC/SP há 32 anos.
Atenciosamente,
CurtirCurtir
É o cúmulo dos cumulos de tantas operações realizadas, devia ser realizadas também a Operação cassa ( Caixa Econômica Federal), com o credenciamento do famigerado jogo de (AZAR).. Pedro Baiano74a – Cícero Dantas – Ba.
CurtirCurtir
PAULO
ESSA OPERAÇÃO FOI FEITA EM PARCERIA COM A POLÍCIA CIVIL.
SE TIVESSE DADO TUDO CERTO, APARECERIA A VTR DA FEDERAL, MAS COMO DEU ERRADO, AS FOTOS SÃO DA CIVIL, KKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
FOI O AGENTE MISTER MAGOO QUEM SEGUIU O CARA POR TRINTA DIAS….TÁ EXPLICADO O RESULTADO DESSA OPERAÇÃO CAGADA !!!!!!!! ERRARAM TANTO O NÚMERO DA CASA, ASSIM COMO A FISIONOMIA DO CARA QUE PROCURAVAM, PUTA DE UNS BURROS !!!!!!!!!!!QUE FALTA DE PROFISSIONALISMO….
CurtirCurtir
Dou uma sugestão para o Sr. Chaves. Coloque uma faixa bem grande defronte à sua casa com os seguintes dizeres:” A POLICIA FEDERAL FEZ CAGADA AQUI NA MINHA CASA. FOMOS HUMILHADOS E DESRESPEITADOS E NEM PEDIRAM DESCULPAS.”. Se a PF quiser que você retire a faixa, obrigue os a pedir desculpa ao vivo e a cores. Não dê moleza e nem aceite ser pressionado.
CurtirCurtir
Se a Cagada tivesse sido cometida por Um Policial Civil, essa matéria já estaria em todos os Jornais de Grande Circulação, O Policial já teria tomado Bonde, estaria respondendo a Uma PA e etc….coisas que todos nós sabemos.
CurtirCurtir
Todo agente antes de engressar deveria fazer um estágio de 3meses na papa charlie, e ter uma noção do que é fazer polícia!
CurtirCurtir
JA PARTICIPEI DE ALGUMAS OPERAÇÕES EM CONJUNTO , SAO OLHO DE VIDRO TOTAL … PURO “SHOW HOLYWOODIANO” …. E OS CARAS DO DEIC ?? AO QUE CONSTA NAO TEM NADA A VER COM A PIÇA A QUAL ESTAO SENDO ACUSADOS … E O SALARIO DOS CARAS : OOOOOOHHHHHHHH!!!!!! R$ 7200,00 INICIAIS …. NIVEL SUPERIOR IGUAL A TIRA EM SP , QUE RECEBE INICIAL R$ 2500,00 , VIVA SP E PSDB…
CurtirCurtir
Constituição Federal artigo 144 – I- Policia Federal; II – Polícia Rodoviária Federal; III- Polícia Ferroviária Federal; IV – Polícias Civis; V- Polícias MIlitares e corpo de Bombeiros militares…
Fato : Polícia Federal ( burocracia espetacularizada ) Polícia Rodoviária Federal ( um bom salário..), Polícia Ferroviária Federal ( ??? ghost !?!?!?!? ) Polícias Militares ( Milícias dos coronéis ) Bombeiros Militares ( DEUS existe ! ) …POLÍCIA CIVIL : equipe de limpeza da FEDERAL, MP, PM, e Etc.)
CurtirCurtir
Policia Cientifica: (acha q é terceira policia, responsavel pelos laudos mais furados do mundo, onde de 100% dos crimes apenas tem solução 8%). ÓÓÓ Deus.
CurtirCurtir
VÍDEO DO ENVOLVIMENTO DE POLICIAIS FEDERAIS COM MAQUINEIROS
http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1083132-videos-mostram-envolvimento-de-policiais-federais-com-grupo-de-cachoeira.shtml
A DIFERENÇA É QUE LÁ ELES CORTAM NA PRÓPRIA CARNE.
CurtirCurtir
É assim mesmo… é tudo ilegal… Preventiva na forçada pra bacana não rola… o advogado quebra fácil… o cidadão sai de manhã falando pra família que volta pro jantar… mas na reportagem mostra o cara somente na hora da prisão… e na hora do alvará nada!
CurtirCurtir
AMIGÃO, O CAMINHO É O JUDICIARIO. ABUSO DE AUTORIDADE, CONSTRAGIMENTO, ENTRE OUTROS. COMO PODE UM BANDO DE IMBECIL FAZER BUSCA E APREENSÃO EM IMOVEL ERRADO? SÓ NO BRASIL.
CurtirCurtir
Projeto de deputado acaba com licença premio em dinheiro
http://jenisandrade.blogspot.com.br/2012/04/pedro-tobiaspsdb-faz-projeto-de-lei-que.html
CurtirCurtir
E quem falou que no nosso querido Brasil existe algum tipo de polícia? PF, PM, PC, PRF, etc. É tudo falta de qualidade, de boa vontade, falta de qualificação, E quem é o maior culpado? O topo das pirâmides.
CurtirCurtir
SHOWWWWWWWWWWW
É SÓ NOIS QUI VE ISTO NÉÉÉÉÉÉÉÉ
CurtirCurtir
Puliça Féderal !!!
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Isto é porque só quem é polícia e a PC e a PF, as quais não erram.
CurtirCurtir
Notem que a matéria dá somente a versão da suposta “vítima” (inquilino de um dos presos). Durante a Operação foram presos grandes empresários do jogo, que durante décadas não eram incomodados. Vejam as explicações da PF em: http://blogdojcampos.blogspot.com.br/2012/04/policia-federal-de-santarem-esclarece-o.html
CurtirCurtir