CAMPINAS: Levantamento mostra que escrivão fica responsável por 1 mil inquéritos; alguns delegados já acumulam mais de 8 mil procedimentos com prazos de 30 dias para solução 25

Enviado em 24/04/2012 as 21:41 – MÁRIO

 Campinas tem 300 policiais a menos do recomendado, aponta sindicato

Demora no atendimento leva população a desistir do registro de ocorrências.

Levantamento mostra que escrivão fica responsável por 1 mil processos.

Do G1 Campinas e Região

A cidade de Campinas (SP) enfrenta o maior déficit de funcionários em delegacias nos últimos 30 anos, segundo levantamento feito pelo sindicato da Polícia Civil. A estimativa é de que faltam pelo menos 300 policiais para a margem recomendada a uma cidade com cerca de 1 milhão de habitantes.

“A população cresceu, a cidade se expandiu, o crime avança e nós encolhemos. Isso é falta de gestão do governo, significa que a cidade está deixando de ter segurança pública, um dever constitucional do estado”, critica o presidente do sindicato, Aparecido Lima de Carvalho.

Carvalho aponta que a função do escrivão é a mais prejudicada, seguida dos cargos de investigador e delegado.

Cada profissional deveria cuidar de 100 inquéritos por mês, mas com a falta de estrutura acumulam cerca de um mil processos. A defasagem de funcionários nos últimos 10 anos corresponde a 40%, segundo o sindicato.

Desistência e falta de apoio A falta de funcionários retarda o tempo de atendimento nas delegacias e leva pessoas a desistirem do registro das ocorrências. “Estou aqui há uma hora e meia. É preciso ter muita paciência”, lamenta o engenheiro agrônomo Carlos Dias durante espera no 1º Distrito Policial.

A supervisora de atendimento Claudia Rodrigues justifica a espera. “Se não fosse uma causa para a empresa que trabalho, eu teria ido embora”, critica.

Na região do Ouro Verde, os moradores criticam o horário de funcionamento do 9º Distrito Policial. “Meia noite está fechado. Agora são 9h, acabaram de abrir a porta”, resume a ajudante geral Simone Bispo. Embora tenham prioridade no registro de ocorrências, policiais militares reclamam da estrutura das delegacias. “Pela demanda, a estrutura é precária. Precisa de mais funcionários”, avalia o PM Alisson Capatto. No mês de março, a equipe da EPTV mostrou o atendimento limitado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que possui 18 funcionários. A Norma Técnica de Padronização das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres recomenda 125 funcionários.

O que será feito Segundo o delegado seccional de Campinas, José Carneiro Rolim Neto, o governador Geraldo Alckmin já assinou decreto para a criação da 2ª delegacia seccional do município. Ele afirmou que concursos para seleção de profissionais estão em andamento, mas não define prazo para as melhorias.

Por outro lado, o prefeito Pedro Serafim Jr. (PDT) analisa a liminar concedida pela Justiça que suspendeu a doação da área de 15 mil metros quadrados na Avenida Rui Rodrigues, via que dá acesso à região sudoeste da cidade.

Um Comentário

  1. Campinas tem um déficit de 300 Policiais Civis?.hehehehe ….todas cidades do estado de São Paulo estão com o déficit de Policiais Civis e o nº é alarmante…….as cidades do interior paulista ainda mantém as Delegacias com as portas abertas e atendimentos precários graças as Guardas Municipais que fornecem os Guardas e eles executam serviços de Escrivães e Investigadores, se não fosse isso as Delegacias já teriam fechado á muitos anos.

    PARABÉNS AO GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM DO PSDB E SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ANTONIO FERREIRA PINTO DO PSDB, AFUNDARAM A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO MAIS RICO DO PAÍS QUE É SP.

    O POVO TEM O QUE MERECE, NÃO SABEM VOTAR E ELEGERAM O PSDB, AGORA CLAMAM POR SEGURANÇA PÚBLICA…….BEM FEITO….QUEM SABE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO NÃO VOTEM MAIS NO PSDB.

    Curtir

  2. PQP, com um cartório desses não dá nem pra controlar os prazos. Autuar IPs novos, nem pensar. Sem chance. Falência total.

    Mas nem tudo esta perdido. O governador autorizou quase 2 mil vagas para soldado da PM esse ano e mais 120 vagas para oficiais do barro branco. Tamu fudido mesmo. Só não vê quem não quer.

    Podem esperar, quando sair o da civil, vai ser aquela quantidade inexpressiva de vagas.

    Só na minha região o deficit, principalmente de Escrivães e Delegados é de no mínimo. NO MÍNIMO de 50 %.

    Realmente, o PSDB acabou com a melhor POLÍCIA CIVIL do Brasil, que já foi considerada uma das melhores do mundo, num passado não muito distante. Uma pena. Só não v~e quem não quer.

    Fui.

    Curtir

  3. Parece que o “G1” que é das Organizações GLOBO descobriu uma grande novidade!!
    Não sabem nem da metade da história….

    Por que o “G1” não vêm para a Capital…????, vêm saber da REAL situação do DECAP

    DECAP…

    Escrivães de chefia – AFUNDADOS – em inquéritos policiais, e ainda mais….
    Escrivães de chefia tendo que cobrir plantões nos chamados PÓLOS, e escalas desumanas de serviços, cobrir férias, ausências legais, escalas de sobreavisos, entre tantos outros transtornos, sem condições de trabalho…

    Se está ruím no Interior, em Campinas….
    Não fazem idéia como está a Capital… vão percorrer as delegacias e investigar….

    Falta escrivão em tudo quanto é lugar…. (lugar que tenha trabalho à fazer, é claro…)

    – porque “encostados” têm aos montes….

    Curtir

  4. 24/04/2012 22h13 – Atualizado em 24/04/2012 22h13
    Câmara de Santa Bárbara d’Oeste aprova lei que dá poder policial à GM
    Antes, guardas só podiam proteger bens, serviços e instalações públicas.
    Secretário da Pasta diz que mudança dá respaldo legal à função já exercida.
    Do G1 Piracicaba e Região

    GM de Santa Bárbara d’Oeste terá poder de polícia,
    após aprovação de lei (Foto: Cláudio Mariano)
    A Câmara de Santa Bárbara D’Oeste (SP) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (24), à noite, o projeto de lei que dá ‘poderes de polícia’ à Guarda Municipal. A nova emenda à Lei Orgânica do Município libera a GM para proteger a população. Antes, a corporação podia proteger apenas bens, serviços e instalações públicas.
    Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste, Eliel Miranda, a GM da cidade é a primeira a ter esse poder no Estado. “Com a emenda, a Guarda Municipal fica autorizada a proteger o cidadão e a intervir na paz pública. Esse trabalho já era feito, porém, sem respaldo legal”, ressaltou Miranda.
    Os guardas que recebem manifestações contrárias à sua atuação têm que arcar com os custos quando acionados na Justiça ou acabam sendo contestados pelo Ministério Público, o que impedia a corporação de auxiliar mais na segurança, ainda segundo o secretário. “A GM dará continuidade ao seu trabalho, porém, com apoio da lei”, afirmou o comandante da GM Joel Soares.
    No último dia 16 de abril, a matéria já tinha sido aprovada por unanimidade em primeira discussão. Os guardas municipais da cidade já portam pistola calibre 38 e atualmente são cerca de 150 no município, número maior do que o do efeitvo da PM. O secretário explicou, na época, que a nova emenda não vai afetar os cofres públicos.

    Curtir

  5. isso pq a porra do decap está cheio de funcionários moradores de campinas que querem trabalhar na cidade, mas o dgp não deixa, eu infelizmente sou um deles.

    Curtir

  6. Esse secretário amigo do Chuchú é mesmo um brincalhão.
    O cara tem a petulância de avisar que vão criar a segunda Seccional de Polícia em Campinas.
    Não tem policiais civis sequer para dar conta do trabalho da que existe a 100 anos e o pústula ainda quer criar mais uma, sem PC para trabalhar nela. Só se for para encher de coxinhas, eternos protegidos desses pilantras engravatados.
    Todo mundo aqui em Campinas sabe que a intenção dos caras é fazer mais prédios, mais obras, porque isso permite um superfaturamento nas licitações e a cúpula que autoriza sai com as mãos molhadíssimas.
    Recentemente fizeram um novo prédio para a DIG, que funcionava em um imóvel três vezes maior que o novo e era situado em área privilegiada, no centro da cidade. Agora levaram a DIG lá para a divisa com Valinhos, na beira de favelas, sem efetivo à altura, mas o prédio custou mais de R$ 2 milhões, fora os móveis, computadores e viaturas.
    Funcionavam em Campinas 4 Plantões para atendimento 24 horas. Pois os gênios criaram a Central de Flagrantes e retiraram todos os Delegados e Escrivães dos plantões, levando-os para a famigerada Central de Flagrantes. Passado um ano da idéia de jerico, estão querendo dividir a única Central em duas, ou seja, vai voltar a ser quase o que era, porque novamente, em vêz de 4 Plantões completos – c/ Delegas, Escribas e Tiras, teremos dois, com apenas 2 delegados e 2 escrivães em cada um. Se daqui a um ano dividirem os dois novamente, para criarem a terceira e quarta Centrais de Flagrantes, os administradores lusitanos estarão retornando ao mesmo esquema de 3 anos atrás, com a única diferença da nomenclatura.
    Esse povinho que vota nesses muares não desconfia que tudo isso acontece como vingança pelo movimento grevista de 2008, que expôs o Pior Salário do Brasil ao vivo e a cores, para todo o país.
    Quem está pagando com a própria vida e com seus bens materiais, é a sociedade, que acredita nas falácias desses tucanos e sua milícia truculenta e ineficiente.
    Campinas é a segunda maior cidade do estado mais rico da federação e passa por esse desrespeito por parte do governador. Imaginem o resto do estado.

    Curtir

  7. Nem se fossem o ¨THE FLASH¨ colocariam os inquéritos em dia , mas não só a população que votou no COVARDE do Geraldo Alckimim é culpada , nós também somos , porque não temos coragem de parar e fazer uma GREVE de verdade !!!!

    Curtir

  8. DIAS ATRÁS, MEU CHEFE MÓR TEVE A AUDÁCIA DE DIZER QUE EU TINHA QUE “AGUENTAR ESSE FUMO (EXCESSO DE TRABALHO) SEM RECLAMAR POR ERA ASSIM MESMO”. QUASE QUE EU O MANDEI TOMAR NO C………., SÓ NÃO O FAZENDO POR RESPEITO A SUA IDADE E TAMBEM POR QUE ELE JÁ TÁ COM O PÉ NA COVA. AGORA OUVIR UM SECCIONAL DIZER QUE O PROBLEMA SERÁ RESOLVIDO COM A SEGUNDA SECCIONAL (OESTE) EM CAMPINAS É PIADA, OU MÁ FÉ MESMO,JÁ QUE A DMINISTRAÇÃO ESTÁ EXTINGUINDO DELEGACIAS, COM ESSE EUFEMISMO CHAMADO REENGENHARIA E ELE AFIRMA QUE CRIANDO OUTRA SECCIONAL TUDO SERÁ MELHORADO. SE NÃO TEM OQUE DIZER, FIQUE CALADO! BALA NELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  9. 1. A Prefeitura Municipal de Santa Barbara D’Oeste não tem competênica legal para dar poder de Polícia a seus guardas municipais [GM], somente com a emenda a Constituição Federal é que pode ortogar tal poder as guardas municipais;

    2. Guardas Municipais deveriam executar o trabalho que a nossa Constituição Federal [CF]determinou e não patrulhar as ruas como policiais militares [PM], pois é incumbência da PM e não deles, e caso ocorra ou façam algo de errado os GMs vão responder criminalmente por isto;

    3. Quanto aos GMs é desviu de função e até mesmo de crime de usurpação de função pública, onde os Promotores de Justiça e os Juizes tem conhecimento de tal fato. Quem se responderá por isto. Quem deve fiscalizar a execução e o cumprimento da lei e da CF.

    4. Agora temos [GM] executando atribuições de Escrivães Ad Hoc e auxiliando os investigadores de Polícia nos Setores de Investigações Gerais, e que até assinam relatórios, com isto é usurpação de função pública e de desviu de função.

    5. Minha proposta para que os estudiosos é a de que cada atividade execute as funções que estão constitucionalmente prevista na Carta Magna, e caso uma instituição não está dando conta de suas atividades, deve a população, as entidades civis organizadas e o próprio Ministério Público representar seus responsáveis legais.

    6. Outra proposta minha é a de extinguir os cargos de Escrivão e Investigadores de Polícia, criando um outro, que tenha nível superior e que esse novo cargo tenha as mesmas atribuições de ambos os cargos anteriormente mencioando, com isto, teremos mais policiais executando essa dupla atividade policial que temos hoje, a qual como já sabemos, é a do início do século passado. Nada mais.

    Curtir

  10. Explico em minucias que não é só Campinas e sim, todo o Estado de São Paulo, há 20 anos atrás, a Polícia Civil tinha aproximadamente 33 mil homens, a população era de 8 milhões de pessoas, hoje, a Polícia Civil continua com o mesmo numero de funcionários ou menor ainda, porém, a população hoje é de 42 milhões de pessoas, ou seja, a Polícia Civil está fazendo muito e muito mais do que podia, essa é a verdade, doa a quem quiser, é simples resolver o problema, o Governo tem que contratar pessoas, quanto a classe de Escrivão e Delegado, piorou em muito, pelo menos tinha que ter mais uns 2 mil Escrivães e mais uns 500 Delegados a população tem que saber a verdade e parar de ficar criticando a Polícia Civil que esta fazendo muito, mais muito mesmo com poucos funcionarios, só que, tem limite e os funcionarios estão ficando estafados….

    Curtir

  11. O que tem de “funcionário” em Deptos sem fazer nada… Ou nem aparecendo… Será que o déficit seja tão grande assim?!??!?!?! Déficit existe e é FATO! Mas tem muuuuuuuito funcionário fazendo porra nenhuma e fudendo alguns outros que trabalham pra caramba…
    Com uma administração um pouquinho (ATENÇÃO disse um pouquinho) melhor, esse problema diminuiria e MUITO

    Curtir

  12. O interessante é comparar o que acontece com o Delegado e com o Escrivão se um Inquérito prescrever no Distrito, e, o que acontece com o Juiz que fica com o processo concluso meses e meses ou com o Promotor que oferece denúncia completamente fora do prazo… Para eles, o prazo é sempre “impróprio”…

    Curtir

  13. Já sei. Vamos virar carreira única e vamos todos para as centrais de flagrantes atender a população e a Pm em cinco minutos. Resolvido o problema.

    Curtir

  14. ALGUÉM AÍ DA CAPITAL SABE O QUE OCORREU HOJE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA .
    TINHA UM CHAMAMENTO DE ASSOCIAÇÕES PARA IREM PRESIONAR OS DEPUTADOS.

    Curtir

  15. Homicídios dolosos e roubo de veículos sobem em SP no 1º trimestre
    Na capital, assassinatos aumentaram 14,22%; no estado, 7,08%.
    Roubo de veículos subiu 21,5% na cidade no período em relação a 2011.
    Do G1 SP

    Os homicídios dolosos registraram alta de 7,08% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado no Estado de São Paulo, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (25). Na capital, o aumento deste tipo de crime foi ainda mais significativo, de 14,22%. No interior, incremento de 7,5%. O número de homicídios dolosos permaneceu estável apenas na região que abrange a Grande São Paulo, com 258 assassinatos – mesmo índice do ano passado.
    No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 1.073 homicídios dolosos em todo o estado, contra 1.002 no mesmo período do ano passado. Na capital, houve 257 assassinatos contra 225 de 2011. Deste total, oito mortes ocorreram em acidentes de trânsito nos quais os motoristas envolvidos foram flagrados embriagados. E no interior, foram 558 mortes violentas – 10 destas em acidentes de trânsito com flagrante de embriaguez – contra 519 do ano passado.
    saiba mais
    Comandante vai transferir policiais expulsos para prisões comuns em SP
    Alckmin participa de solenidade de posse do novo comandante da PM
    Comandante do ABC é o nomeado novo chefe da PM de São Paulo
    Já os roubos de veículos explodiram no primeiro trimestre deste ano na capital, que apresentou um aumento de 21,5% deste tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, houve 9.246 veículos roubados na cidade contra 11.234 nos três primeiros meses de 2012. No estado, o aumento foi de 16,88%, com 21.752 roubos de veículos contra 18.610 em 2011, de acordo com a SSP.
    Antes da divulgação das estatísticas do trimestre pela SSP, o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, afirmou, no começo da tarde desta quarta-feira, que o crime relacionado ao patrimônio é o que mais preocupa atualmente, principalmente, o roubo de veículos, que está em ascensão. Ele lembrou que o estado possuiu 22 milhões de veículos, cerca de 40% da frota do país, o que faz com que os números de roubos chamem muito a atenção.
    “Se olharmos em números proporcionais, a relação veículos roubados/furtados com relação à frota ou veículos roubados/furtados em relação à população, nós temos uma tendência de estabilidade. A nossa frota mais do que dobrou, nos últimos sete anos, passamos de 11 milhões de veículos para 22 milhões, e a quantidade de roubos de veículos cresceu muito menos do que isso”, disse.

    COM ESSE ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE, O GOVERNO DO PSDB DE SP ACHA NORMAL MORRER TANTA GENTE ASSIM? ACHA NORMAL TANTOS ROUBOS E FURTOS? ACHA NORMAL SUCATEAR A POLÍCIA CIVIL? ACHA NORMAL INVESTIR TANTO NA PM PARA NADA?

    Curtir

  16. VERDADE :
    Explico em minucias que não é só Campinas e sim, todo o Estado de São Paulo, há 20 anos atrás, a Polícia Civil tinha aproximadamente 33 mil homens, a população era de 8 milhões de pessoas, hoje, a Polícia Civil continua com o mesmo numero de funcionários ou menor ainda, porém, a população hoje é de 42 milhões de pessoas, ou seja, a Polícia Civil está fazendo muito e muito mais do que podia, essa é a verdade, doa a quem quiser, é simples resolver o problema, o Governo tem que contratar pessoas, quanto a classe de Escrivão e Delegado, piorou em muito, pelo menos tinha que ter mais uns 2 mil Escrivães e mais uns 500 Delegados a população tem que saber a verdade e parar de ficar criticando a Polícia Civil que esta fazendo muito, mais muito mesmo com poucos funcionarios, só que, tem limite e os funcionarios estão ficando estafados….

    MESMO NUMERO DE HOMENS,PORÉM A MAIORIA IDOSOS E OBESOS.

    Curtir

  17. 25/04/201219h31
    Mulher de Marcola, líder do PCC, é condenada a oito anos de prisão em São PauloCOMENTE

    Do UOL, em São Paulo

    Cynthia é mulher de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), suposto líder do PCC
    Polícia de Goiás afirma ter capturado um dos líderes do PCC
    Rebelião em presídio de Aracaju foi comandada pelo PCC em São Paulo, diz coronel da PM
    Espada da Força Aérea é encontrada em casa de suspeito de integrar PCC em Sorocaba (SP)
    Policial é preso em SP suspeito de negociar fuzil com o PCC
    Polícia recaptura em SP um dos líderes do PCC condenado por morte de juiz em 2003
    Cynthia Giglioli da Silva Camacho, conhecida como primeira-dama do PCC, por ser mulher do líder da facção criminosa, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi condenada a oito anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ela havia sido absolvida em primeira instância, mas o TJ-SP (tribunal de Justiça de São Paulo) acolheu recurso do Ministério Público e a condenou.

    A mulher foi presa pela Polícia Civil de São Paulo em julho de 2005 com R$ 156 mil, US$ 7.700 e cheques que somavam R$ 5.500. De acordo com as investigações, ela recebia uma mesada mensal de R$ 15 mil da facção.

    O advogado de Cynthia, Daniel Bialski disse que vai recorrer, ele afirmou que a decisão do TJ-SP contraria o STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, em recurso anterior, determinou que ela tinha direito à pena mínima. “Minha cliente foi condenada, unicamente, pela condição de mulher do Marcola. Não havia prova contra ela”, afirmou o advogado.

    Nos próximos dias, Bialski pretende entrar com pedido de prisão domiciliar, já que Cynthia teve um filho recentemente. “Ela é mãe de uma criança de menos de seis anos e tem direito ao benefício”, afirmou o advogado.

    De acordo com o relator do processo, desembargador Antonio Manssur, Cynthia tinha uma atuação singular dentro da facção, com o objetivo de permitir o desenvolvimento e ampliar a atividade da organização criminosa. Ainda segundo o relator, além de mulher do chefe do PCC “dele [Marcola] recebia informações e se encarregava de fazer a ligação (mensageira) entre ele e os demais réus, para receber dinheiro proveniente de ilícitos, depositá-lo em contas correntes que estavam em nome de sua irmã, mas por ela movimentadas, efetuando, dessa forma, lavagem de dinheiro, mediante a aquisição de diversos bens e pagamentos a terceiros”.

    NA MINHA OPINIÃO OS POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO MAIS BANDIDOS DO QUE ESSE MARCOLA E CIA. TODOS DEVERIAM ESTAR NO MESMO LUGAR (NA CADEIA).

    Curtir

  18. TENHO DÓ QUANDO VEJO OS TIRAS SAINDO PARA FAZER DILIGÊNCIAS, COITADOS, COM AQUELAS PERNINHAS FINAS, BARRIGÃO, CABEÇA BRANCA, ROSTO ENRUGADO. OS BANDIDOS OLHAM E DÃO RISADAS.

    O ESCRIVÃO NA MESMA SITUAÇÃO. O ESCRIBA CANSADÃO E IRRITADO, COM A MESONA CHEIA DE INQUÉRITOS, NOVAS PORTARIAS CHEGANDO E UMA TAL DE ESTATÍSTICA COM PRAZO PARA ENTREGAR, PLANTÃO PARA TIRAR, O DELEGADO FALANDO NA SUA ORELHA QUE SE NÃO CUMPRIR O PRAZO VAI SER INSTAURADO SINDICÂNCIA.

    OS CARCEREIROS, AGENTES, AGENTES DE TELE, TODOS NA MESMA SITUAÇÃO….

    A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS PAULISTA ESTÃO TOMANDO GARDENAL E OUTROS ANTI DEPRESSIVOS, OUTROS NA CACHAÇA ETC, POIS NÃO AGUENTAM TANTA PRESSÃO E AI A SAÚDE VAI PIORANDO E DEBILITANDO O POLICIAL ATÉ CHEGAR A ÓBITO PELA MÁ QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E EM CASA.

    Curtir

  19. CONTA UMA NOVIDADE, SEMPRE FOI ASSIM, QUANTOS INQUÉRITOS NO 1ºDP DE SÃO PAULO UM ESCRIVÃO TEM SOB SUA GUARDA, ENQUANTO NÃO TIVER UM DELEGADO MACHO QUE BAIXE UMA PORTARIA IMPEDINDO ISSO OU MELHOR UM DEPUTADO QUE FAÇA UMA LEI IMPEDINDO ISSO , VAI SER SEMPRE ESSA MERDA, DESANIMO, BAIXO SALÁRIOO E EXODO DA CARREIRA.

    Curtir

  20. ATENÇÃO!
    ESCRIVÃES E INVESTIGADORES
    DIA 12 DE MAIO – 14:00 – RUA SÃO BENTO, 413 – CENTRO – SP
    ASSEMBLEIA SOBRE A OPERAÇÃO PADRÃO
    NÃO ESQUEÇAM
    VAMOS NOS MOBILIZAR E ESPALHAR ESSA NOTICIA
    QUANTO MAIS GENTE NESSA ASSEMBLEIA MELHOR
    A HORA É AGORA
    ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS
    VAMOS À ASSEMBLEIA

    Curtir

  21. POR QUE NÃO TE CALAS

    A culpa pelo aumento da criminalidade no 1º trimestre foi de São Pedro, em razão de ter mandado menos chuvas do que o esperado. Se verdade fosse, o semi árido do nordeste, seria o lugar mais violento do Brasil. Projeções de criminalidade agora pelo Climatempo.Trata-se de mais uma pérola de nosso DG. Alguns atribuem a alta em razão da crise econômica na zona do euro. Você não ouve de nenhuma autoridade pública que o aumento se dá por problemas estruturais e de atuação das corporações policiais. Então vamos lá:
    A polícia civil vivencia a maior defasagem de pessoal de sua história. Faltam policiais em todas as regiões do Estado. O DG enxugou tudo o que seria possível na área administrativa, fez a tal de reengenharia para não ter que fechar as portas de inúmeras unidades policiais por falta de pessoal. As delegacias, salvo casos pontuais, não investigam e não esclarecem mais nada. Os poucos policiais da chamada “chefia” se prestam a fazer a arrecadação oculta que possibilita a manter o chefe e o delegado como titulares. Em sentido contrário, a polícia militar promove aumentos de efetivo de forma recorrente que se prestam apenas a inchar a área administrativa e promover chuva de estrelas para a oficialidade.É comum adentrarmos nas unidades da polícia militar e verificarmos um número enorme de policiais, inclusive oficiais, digitando computador ao invés de estarem no policiamento preventivo, atividade fim da corporação. A PM tem especialistas em todas as áreas, médicos, engenheiros, farmacêuticos, psicólogos, analistas, cirurgiões dentistas, poliglotas, doutores, mestres, etc., só não tem especialista em policiamento preventivo ostensivo fardado que é sua atribuição constitucional e razão da sua existência. Antes de querer fazer investigação, verifique se sua casa está em ordem. Enquanto acusa a polícia civil de esclarecer uma quantidade pífia de crimes registrados como de autoria desconhecida, deveria, preliminarmente, justificar o porquê não preveniu a ocorrência de algumas centenas de milhares de crimes. Não estamos aqui, fazendo a crítica pela crítica da PM. Sabemos dos relevantes serviços que presta na área de bombeiros, policiamento ambiental, rodoviário, etc., mas em relação a policiamento preventivo urbano deixa muito a desejar. O que nos deixa indignado como policial civil, é ver o DG não defender a polícia civil e se posicionar como se fosse dela a responsabilidade pelo aumento da criminalidade, como se a polícia civil fosse a titular constitucional do policiamento preventivo ostensivo fardado, que outra coisa não visa senão evitar que o crime aconteça. O roubo e o furto de auto estão explodindo, cadê a fiscalização nos desmanches? Fiscalização de fato e de direito, com fiscais da receita, da prefeitura, peritos criminais e, se necessário, membros do Ministério Público. Não basta parar a viatura na porta para recolher o carnê ou pegar peças no QSA 5/5. É inaceitável que na divisa da zona leste com o ABC, seja localizada quase uma centena de carcaças de carros roubados ou furtados, ou seja, desmanchados no local, sem que o Comandante do Policiamento de Área da PM , o Delegado Seccional, o Comandante da Companhia PM e o Titular do Distrito Policial não saibam de nada.. O pior, é que vão entregar o que restou às vítimas, contabilizando o fato como veículos localizados, ou seja, como se tivessem sido localizados por inteiro.
    Prezado DG ,vamos ao menos fazer uma meia culpa. Como dirigente da nossa polícia civil, não avoque para.sua instituição, responsabilidade que, isoladamente, ela não tem. Aliás, se responsabilidade tem, com certeza é residual.

    Curtir

  22. Imagina a qualidade dos inquéritos que são encaminhados às comarcas da região. Não servem nem de papel higiênico.Na região tinha um município cujo efetivo da polícia civil eram três guardas municipais, um deles cumprindo prisão preventiva no próprio prédio da delegacia onde atendia ao público. Vai pra PQP com a tal reengenharia.

    Curtir

  23. Como dizem por ai, “uma mentira contada várias vezes torna-se meia verdade”. Essa é a intenção do Governador Geraldo Alckimim do PSDB. Como nós Brasileiros não somos idiotas como certos políticos paulista acham que somos, sabemos perfeitamente que a reengenharia na Polícia civil paulista, tem um significado, significado este que os políticos e Delegados que ocupam cargos de confiança se negam a esclarecer á população, a verdade nua e crua que o déficit de policiais civis é tão grande que o governo Alckmim determinou que se feche várias Delegacias, para não tornar-se muito impactante então deram um nome para isso (reengenharia), assim a população aceita melhor a idéias de fechar as Delegacias , divulgam pelo quatro cantos que estão implantando a “reengenharia”, mas na verdade estão fechando várias Delegacias por falta de policiais civil para mantê-las funcionando, então os inteligentes do governo paulista deram essa infeliz ideia de fechar uma e juntar a outra para que pudesse funcionar bem pelo menos uma Delegacia. O problema maior é que com isso o governo do psdb paulista enxuga gelo, podemos comparar com uma pessoa que sofre de uma doença grave e o médico receita aspirina para aliviar a dor momentaneamente, mas tem certeza que a dor vai em breve. Fechar Delegacias nunca foi e nem será solução para melhorar a Polícia Civil, pois juntam várias Delegacias em uma só, com isso juntam os problemas também, o que adianta isso? querem enganar a quem? nós eleitores somos idiotas para crer nessas mentiras lançada pela Secretaria de Segurança de SP? Quer dizer que se a moda pega, logo vão fechar um Hospital para melhorar o outro? isso não interessa para a população, o que realmente melhora é o investimento na Polícia Civil e não fechar as Delegacias. Esse povinho do PSDB pensa que somos trouxas e que vamos acreditar neles!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.