ANISTIA PARA O ( “NOSSO” ) DIRCEU: Há 41 anos servindo de Cristo – Dirceu Gravina aos 19 anos foi recrutado como investigador do DOI-CODI, desde então – há 41 anos – suporta calvário sem fim…( Foi injustamente reprovado dezenas de vezes na prova oral para Delegado , inclusive ) 20

24/04/201215h30 > Atualizada 24/04/201218h19

MPF denuncia Ustra e delegado da Polícia Civil por sequestro durante a ditadura

Guilherme Balza Do UOL, em São Paulo

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta terça-feira (24), à Justiça Federal o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado da Polícia Civil de São Paulo Dirceu Gravina pelo crime de sequestro qualificado, ocorrido em 1971, durante a ditadura militar.

Ustra comandou o DOI-Codi (Destacamento de Operações Internas de São Paulo, órgão de repressão da ditadura militar) entre 1970 e 74. Já Gravina, segundo a denúncia, era um dos responsáveis pelas torturas no DOI-Codi.

A vítima é o bancário e líder sindical Aluízio Palhano Pedreira Ferreira, da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), organização liderada por Carlos Lamarca na qual militou a presidente Dilma Rousseff.

Os procuradores afirmam que a denúncia não está em desacordo com a Lei da Anistia, cuja validade foi reafirmada em julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2010, uma vez que o sequestro de desaparecidos políticos, no entendimento do MPF, é um crime permanente, diferentemente do crime de homicídio, esse sim, enquadrado na Lei da Anistia.

A reportagem do UOL telefonou para a casa de Ustra em Brasília, mas foi informada por uma funcionária que trabalha no local que ele não atende jornalistas. A reportagem também está tentando localizar Gravina.

A denúncia

Segundo a denúncia, Ferreira foi preso ilegalmente por agentes a serviço do governo federal em 6 de maio de 1971 e submetido a torturas nas dependências do DOI-Codi –na rua Tutóia, zona sul da capital paulista– e na “Casa de Petrópolis”, centro clandestino do Exército em Petrópolis (RJ).

Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, os acusados poderão ser condenados a penas entre dois e oito anos de prisão. A denúncia foi feita por procuradores do Grupo de Trabalho Justiça de Transição, criado em outubro de 2011 para investigar crimes cometidos durante a ditadura.

A denúncia cita duas decisões do STF –os julgamentos das Extradições 974 e 1150– que versam sobre a extradição de militares para a Argentina que cometeram crimes semelhantes ao dos denunciados. Uma das decisões é posterior ao julgamento do STF sobre a Lei da Anistia.

Nos dois casos, o Supremo considerou que “os delitos de sequestro, quando os corpos não são encontrados (…), em que pese o fato do crime ter sido cometido há décadas, na verdade, está-se diante de um delito de caráter permanente, em relação ao qual não há como assentar-se a prescrição”. Para o procurador Ivan Marx, “a similitude dos casos são muito claras.”

Esta é a segunda denúncia contra militares que atuaram durante a ditadura. Em março deste ano, o MPF no Pará usou a mesma interpretação da decisão do STF para denunciar o coronel reformado do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura, conhecido como Major Curió, pelo desaparecimento de militantes que participaram da Guerrilha do Araguaia (1972-75). A Justiça Federal do Pará rejeitou esta tese em primeira decisão, mas o MPF recorreu.

Os procuradores afirmam também que a denúncia não se confronta com a Lei 9.140, de 1995, que considerou mortos todos os desparecidos durante a ditadura. Segundo o MPF, a lei tem fins civis, e não possui abrangência penal. “A própria lei prevê a dúvida da morte ou não da vítima. Para fins penais, essa lei não serve, já que a morte só pode ser comprovada com provas materiais ou testemunhais”, afirma Ivan Marx.

A procuradora Eugênia Gonzaga afirma que “somente os réus sabem do destino” de Palhano. “Apenas eles podem declarar o que aconteceu com a vítima. Sem corpo, não há que se falar em homicídio.”

Testemunhas

Para fazer a denúncia, o MPF baseou-se em depoimentos de três testemunhas. São elas: Altino Dantas Júnior e Lenira Machado, presos em 13 de maio de 1971, no DOI-Codi, e Inês Etienne Romeu, amiga de Palhano que foi presa pelos militares em 5 de maio de 1971.

De acordo com a denúncia, Inês afirmou que Palhano foi preso durante um encontro com um camponês conhecido como “Primo”, no dia posterior à detenção dela, que foi presa também em um encontro com a mesma pessoa.

Já Dantas Júnior e Machado, segundo o MPF, afirmaram ter visto Palhano chegar ao DOI-Codi, vindo de Petrópolis. Dias depois, diz a denúncia, ambos viram a vítima “muito machucada”, afirmando ter sido torturada na cidade serrana do Rio de Janeiro. As testemunhas disseram ainda que, em seguida, ouviram Palhano ser torturado, já que a cela onde ambos estavam ficava ao lado da sala de torturas.

Segundo as mesmas testemunhas, Dirceu Gravina, à época apelidado de JC, participou diretamente das torturas. Os procuradores dizem que os métodos empregados pelas equipes de interrogatório do Doi-Codi de São Paulo incluíam, além dos espancamentos, o uso de “pau de arara”, “cadeira do dragão”, afogamentos e choques elétricos.

A investigação aponta que Palhano foi preso meses após ter retornado de Cuba, onde se exilou após perder os direitos políticos, em 1964, e ser perseguido. Conforme o MPF, os militares monitoraram toda a movimentação do militante, que estava clandestino no Brasil.

A prisão, sustenta o MPF, é considerada ilegal mesmo no regime de exceção instituído pelo golpe de 1964 porque não foi comunicada ao juiz competente, o que era determinado pela Emenda Constitucional de 1969. “Nem mesmo o AI-1 e o AI-5 autorizavam o sequestro das pessoas, tortura e outros métodos para obtenção de informações”, diz o procurador Sergio Suiama.

_________________________

Alexander José Ibsen Voeroes

Militante do MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO POPULAR (MOLIPO).
Nasceu em 05 de julho de 1952, em Santiago, Chile, filho de Alexander Voerões Toth e Carmem Ibsen Chatean.Morto aos 19 anos de idade. Era estudante secundarista.
Metralhado no dia 27 de fevereiro de 1972, juntamente com Lauriberto José Reyes, na rua Serra de Botucatu, bairro de Tatuapé, em São Paulo.
O autor da rajada que vitimou Alexander e Lauriberto foi o torturador de apelido “J.C.”, ou “Jesus Cristo”, identificado como sendo o investigador de polícia Dirceu Gravina.
Foi enterrado no dia 01 de março de 1972, pela família, em caixão lacrado por determinação policial, no Cemitério da Saudade, quadra 68, sepultura 28, em Vila Sônia, São Paulo.
Assinaram o laudo os médicos legistas Isaac Abramovitch e Arnaldo Siqueira.
___________________________________________________________________
O ex-investigador J.C. – Jesus Cristo , hoje Delegado, DIRCEU GRAVINA  , em linhas gerais, revelou a prática institucionalizada de torturas durante a ditadura , em matéria da revista “Carta Capital”.
Um minha  culpa de quem, já em 2008,  se via  às vésperas de ser investigado.
Alegou que sua conduta não foi isolada; tampouco voluntária.
Cumpria ordens superiores.
“Dessa forma, amarra seu rabo com o rabo de políticos poderosos, de forma que, para salvarem e isentarem quem determinou a ação vergonhosa, inevitavelmente terão que salvar o rabo do delegado.” ( segundo o Roger Franchini ).
 

Discordamos, ninguém salvará o rabo- de- cavalo do Dirceu. 

Aliás, conhecemos Gravina, em 1988, em Presidente Prudente.
Na época ele era investigador chege da DIG daquela Seccional; amargava subsequentes reprovações em concursos para Delegado .
( Muito respeitado, diga-se de passagem! )
“Se fiz alguma coisa errada no passado, peço desculpas. Se houve uma exacerbação, me desculpem. Falar que eu não errei, é hipócrita. Eu errei e continuo errando. Mas eu também não concordava com aquilo. Não achava certo e não era o lugar em que eu gostava de trabalhar. Eu tinha uma função. Eu apenas cumpria ordens. Fui mandado. Nem sabia o que era polícia, quando entrei lá. Tinha só 19 anos. Depois, vi que não era o que eu imaginava. Agora, é importante dizer: eu ganhei alguma coisa com aquilo? Eu tive alguma benesse?”

( Verdadeiramente, não teve benesse! )

Ele alegou que também não era bem-visto no DOI-Codi. “Não gostavam de mim lá porque eu acompanhava o movimento social da época. Havia uma revolução cultural, um modo de se trajar e eu não era igual a eles. Achavam que eu era playboy”, garantiu.

Professor de Direito Internacional Privado, o delegado não vê qualquer incongruência nessa missão com o seu trabalho no DOI-Codi. Para ele, as leis, naquela época, podiam estar erradas. “Mas tinham de ser cumpridas. Eu não tinha que me preocupar com a questão política. Tinha que cumprir a minha função, mesmo se não concordasse. Esse é o lado ruim da polícia”, afirmou. “Mas nunca fui chamado para comissão nenhuma. Nunca fui questionado em nada. Por que não me chamaram para falar na época da ditadura?

Foi só eu virar delegado e aí querem me pegar.”

Um Comentário

  1. Traduzindo: mais um aliado da guerrilha vai ganhar indenização.

    “Sequestro crime permanente” … então a presidente está ferrada!

    Curtir

  2. Colegas,

    Com meus sinceros respeitos e consideração ao colega, Delpol Antigão…

    Sem desmerecer ou criticar o “passado” do então Delegado…

    Fica a pergunta…..
    Uma questão apenas a ser levantada….;

    “Se o tal Delegado conta com mais de 41 anos de POLÍCIA, servindo a nossa nobre e tão querida instituição judiricante investigativa paulista….”

    Pergunta: Por que NÃO foi embora enquanto era tempo…??? Por que não se aposentou enquanto era tempo…?? (ou ainda há tempo….)

    Oras, será que “não se apercebia” que nossa PÚLIÇA está cada vez mais de mau a pior…

    As coisas estão ficando cada vez mais difíceis e apertadas para qualquer PÚLIÇA…
    Sabendo que o M.P. não têm dó nem piedade e vai à caça mesmo…..

    Então pergunta-se….. Por que não foi embora…??????????.
    Agora sob o risco de ser denunciado, e até processado… pode ainda, no fim de carreira…
    ficar na pior…
    Corre o “risco” de sofrer processo pela Justiça, e no final da carreira, se ver totalmente prejudicado….

    À sombra daquele período ditatorial militar, os mais “espertos”, que puderam se ocultar, se ocultaram, sumindo no tempo e no anonimato….

    Deveria ter ido embora enquanto era tempo, fosse se aposentar, e se esconder num “cantinho” qualquer onde não pudesse ser lembrado….

    digo a todos colegas policiais,… “deu seu tempo, vá embora…. larga isso aqui….”

    Ou será que, por hipótese apenas, seria mais um daqueles “casos” em que o colega vai ficando enquanto lhe intere$$a???

    Vai ficando e NÃO largando da cadeira… enquanto têm alguma vantagem…??

    Boa sorte ao antigão… meus sinceros respeitos

    Curtir

    • Caro Escriba,

      O Dirceu Gravina ingressou na Polícia Civil em 1971, como investigador, aos 19 anos.

      Foi aprovado – salvo engano – apenas em 1993 para o cargo de Delegado de Polícia. ( Subscritor conheceu Gravina em 1988/1989 na Seccional de Prudente; ele ainda era investigador ).

      Em 2008 , quando foi apontado como sendo o Jesus Cristo , era apenas Delegado 3a. classe.

      Pelas reeestruturações agora deve ser 2a. classe; com 8 quinquenios.

      Atualmente, na ativa, deve receber liquidos cerca de R$ 7.O00,00.

      Aposentado receberá R$ 5.000,00 ( se tanto! )

      Na ativa tem alguma chance de defesa moral e jurídica…( Moralmente foi aniquilado; sem direito a reparação de danos ).

      Aposentado : TODAS AS PORTAS SERÃO FECHADAS.

      FATO: Gravina é INOCENTE!

      JURIDICAMENTE INOCENTE…( Também acredito que seja moralmente inocente )

      A denúncia ministerial é uma aberração DE LIXÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

      Curtir

  3. Obrigado pela informação…
    Obrigado, Dr. Guerra…
    Ninguém mais do que o próprio senhor sentiu, na pele, a caneta PESADA da administração policial…mas

    mas,….

    Lembra-se daquele filme: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado…”

    É uma paródia analógica, mas…..

    “Eu sei o que vocês fizeram na DITADURA passada….”

    Ainda há, na Polícia, alguns colegas policiais, antigões, alguns até cardeais… e que
    e que…

    Estiveram no passado, naqueles anos de chumbo, com um “pé” na cozinha da Ditadura Militar…

    Não se apercebem que está aberta a temporada de “caça às bruxas…”

    Por isso digo, apesar dessa página virada (ou que deveria ser virada) na histórica política deste País….

    “quem têm tempo sobrando, vá se aposentar…, vá embora,… para que ficar dando sopa para o azar…???.”

    Ademais, quem está na “linha de frente”, enfrentando o crime, está sujeito, ainda, a qualquer investigação da dita casa censora, esta, que aliás, dá pouca importância ao – passado – de cada um…. quer saber mesmo é de f…. o policial….

    HOJE, eu vejo que, “quem” tem tempo para se aposentar, e resolver FICAR ainda na ativa é mais – prejuízo – do que se aposentar…..

    Está sujeito a várias intempéries….. sujeito à ser ALVO de PUNIÇÕES INJUSTAS e irremediadas….

    Pense nisso…..

    Por fim, naqueles anos de chumbo, nossa PULIÇA foi objeto de manobra do governo militar, foi USADA e abusada, foi servil, como hoje é servil desse governo que aí está….

    Faltou-nos e nos falta ainda, cultura para sermos polícia judiciária….

    Flit Paralisante :
    Caro Escriba,
    O Dirceu Gravina ingressou na Polícia Civil em 1971, como investigador, aos 19 anos.
    Foi aprovado – salvo engano – apenas em 1993 para o cargo de Delegado de Polícia. ( Subscritor conheceu Gravina em 1988/1989 na Seccional de Prudente ).
    Em 2008 quando foi apontado como sendo o Jesus Cristo era apenas 3a. classe.
    Pelas reeestruturações agora deve ser 2a. classe, com 8 quinquenios.
    Atualmente, na ativa, deve receber liquidos cerca de R$ 7.O00,00.
    Aposentado receberá R$ 5.000,00 ( se tanto! )
    Na ativa tem alguma chance de defesa jurídica…( Moralmente foi aniquilado; sem direito a reparação de danos ).
    Aposentado : TODAS AS PORTAS SERÃO FECHADAS.
    FATO: Gravina é INOCENTE!
    A denúncia ministerial é uma aberração DE LIXÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    Curtir

    • A opção pela aposentadoria é uma decisão muito íntima.

      Não podemos generalizar, ou seja, suspeitar que todos permaneçam apenas por interesses ilegítimos.

      Verdadeiramente, eu sei o que fiz no verão passado…Sei o que todos fizeram em verões passados…

      Mas quem não trabalha conforme o patrão: VAI PRÁ RUA!

      A escolha é muito difícil!

      A caneta é sempre dura..( Na época a baioneta mais ainda ).

      Curtir

  4. Flit Paralisante :
    A opção pela aposentadoria é uma decisão muito íntima.
    Não podemos generalizar, ou seja, suspeitar que todos permaneçam apenas por interesses ilegítimos.
    Verdadeiramente, eu sei o que fiz no verão passado…Sei o que todos fizeram em verões passados…
    Mas quem não trabalha conforme o patrão: VAI PRÁ RUA!
    A escolha é muito difícil!
    A caneta é sempre dura..( Na época a baioneta mais ainda ).

    Obrigado, pelo comentário…

    Para mim, essa página da história política, sobre os tempos da DITADURA MILITAR já deveria ter sido virada e esquecida há tempos….
    É passado… temos que olhar para frente e seguir ao futuro….

    Lógico que “alguns espertos” querem tirar proveito (para si ou para outros) dessa época, e até muitos querem (ou gostariam) de terem sido vitimados dessa situação, ou herdeiros da ditadura, para que, Hoje, possam obter algum LUCRO, como queiram, INDENIZAÇÃO do governo…

    Quem não quer uma ‘teta gorda’ para mamar…. então, seja vítima da Ditadura e ganhe indenização…. (nosso governador que o diga…!!!!!.)

    Por outro lado…. essa Passado Tenebroso… é passado….

    no CHILE, na ARGENTINA…. estão, de fato, indo à caça dos algozes da Ditadura….

    Aqui no Brasil, a coisa ficou – mais SUAVE – mais ligth….

    Mas como se vê, o M.P. não abre-mão de meter sua colher nesse caldeirão…..

    Concordo com o senhor, não podemos censurar que todos estejam em sua cadeiras fixas… por interesses pessoais…. (foi uma suposição, uma alusão apenas….),
    a aposentadoria… sim, concordo,…. é opção para momento e interesse adequado…

    Mas, como cada um sabe de si (e de sua consciência, e de seus atos)…. como se diz…

    Quando passarinho como PEDRA é por que sabe o c……. que têm…..

    (e.t.: sem querer ser “puxa-saco”, admiro o senhor por suas idéias, das quais, compartilhei de muitas, e dos comentários aqui postados, agradeçendo esta nossa conversação…)

    Curtir

  5. Flit Paralisante :
    A opção pela aposentadoria é uma decisão muito íntima.
    Não podemos generalizar, ou seja, suspeitar que todos permaneçam apenas por interesses ilegítimos.
    Verdadeiramente, eu sei o que fiz no verão passado…Sei o que todos fizeram em verões passados…
    Mas quem não trabalha conforme o patrão: VAI PRÁ RUA!
    A escolha é muito difícil!
    A caneta é sempre dura..( Na época a baioneta mais ainda ).

    DOUTOR GUERRA, O QUE ESTÁ ACONTECENDO É UM DOS ABSURDOS DESTA REPUBLICA. É A MESMA COISA QUE CONDENAR UM SOLDADO QUE VAI A GUERRA, E QUE RECEBEU ORDENS PARA ANIQUILAR O INIMIGO. AGORA EU PERGUNTO? SE CASO O DELEGADO NÃO FIZESSE, OU DENUNCIASSE O QUE ESTAVA ACONTECENDO, SERÁ QUE O MP O AJUDARIA, OU PIOR, SERÁ QUE ELE ESTARIA VIVO?

    Curtir

  6. Meus caros, soldado que vai a guerra não é obrigado a torturar ninguém por puro sadismo! ” ordens ilegais não devem ser cumpridas “

    Curtir

  7. EM TODA HISTÓRIA SEMPRE TEM UM QUE É PEGO PRA PAGAR A CONTA POR TODOS. É SEMPRE ASSIM E SEMPRE SERÁ.

    Curtir

  8. Homicídios dolosos e roubo de veículos sobem em SP no 1º trimestre
    Na capital, assassinatos aumentaram 14,22%; no estado, 7,08%.
    Roubo de veículos subiu 21,5% na cidade no período em relação a 2011.
    Do G1 SP

    Os homicídios dolosos registraram alta de 7,08% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado no Estado de São Paulo, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública nesta quarta-feira (25). Na capital, o aumento deste tipo de crime foi ainda mais significativo, de 14,22%. No interior, incremento de 7,5%. O número de homicídios dolosos permaneceu estável apenas na região que abrange a Grande São Paulo, com 258 assassinatos – mesmo índice do ano passado.
    No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 1.073 homicídios dolosos em todo o estado, contra 1.002 no mesmo período do ano passado. Na capital, houve 257 assassinatos contra 225 de 2011. Deste total, oito mortes ocorreram em acidentes de trânsito nos quais os motoristas envolvidos foram flagrados embriagados. E no interior, foram 558 mortes violentas – 10 destas em acidentes de trânsito com flagrante de embriaguez – contra 519 do ano passado.
    saiba mais
    Comandante vai transferir policiais expulsos para prisões comuns em SP
    Alckmin participa de solenidade de posse do novo comandante da PM
    Comandante do ABC é o nomeado novo chefe da PM de São Paulo
    Já os roubos de veículos explodiram no primeiro trimestre deste ano na capital, que apresentou um aumento de 21,5% deste tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, houve 9.246 veículos roubados na cidade contra 11.234 nos três primeiros meses de 2012. No estado, o aumento foi de 16,88%, com 21.752 roubos de veículos contra 18.610 em 2011, de acordo com a SSP.
    Antes da divulgação das estatísticas do trimestre pela SSP, o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberval Ferreira França, afirmou, no começo da tarde desta quarta-feira, que o crime relacionado ao patrimônio é o que mais preocupa atualmente, principalmente, o roubo de veículos, que está em ascensão. Ele lembrou que o estado possuiu 22 milhões de veículos, cerca de 40% da frota do país, o que faz com que os números de roubos chamem muito a atenção.
    “Se olharmos em números proporcionais, a relação veículos roubados/furtados com relação à frota ou veículos roubados/furtados em relação à população, nós temos uma tendência de estabilidade. A nossa frota mais do que dobrou, nos últimos sete anos, passamos de 11 milhões de veículos para 22 milhões, e a quantidade de roubos de veículos cresceu muito menos do que isso”, disse.

    COM ESSE ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE, O GOVERNO DO PSDB DE SP ACHA NORMAL MORRER TANTA GENTE ASSIM? ACHA NORMAL TANTOS ROUBOS E FURTOS? ACHA NORMAL SUCATEAR A POLÍCIA CIVIL? ACHA NORMAL INVESTIR TANTO NA PM PARA NADA?

    Curtir

  9. CCJ da Câmara de SP considera legal proposta de pedágio urbano27

    Do UOL, em São Paulo

    RJ, SP e ES têm as tarifas médias de pedágio mais caras do país, aponta Ipea
    Política de Mobilidade cita rodízio e pedágio urbano para organizar caos do trânsito
    O que você acha do valor dos pedágios no seu Estado?
    RJ, SP e ES têm as tarifas médias de pedágio mais caras do país, aponta Ipea

    O projeto de lei que cria um pedágio urbano na capital paulista foi considerado legal pela Comissão de Constituição Justiça e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal.

    Agora, a proposta está pronta para passar pelas comissões da Casa antes de ir para plenário.

    O autor do projeto é o vereador Carlos Apolinário (DEM). Pela proposta, terão de pagar pedágio os motoristas que circularem na área do rodízio em dias úteis.

    A ideia é utilizar os recursos arrecadados para promover melhorias no sistema público de transporte.

    Atualmente, a capital paulista possui mais de 7 milhões de veículos registrados. A cidade possui várias restrições de circulação de veículos, entre elas o rodízio municipal, medida que proíbe o trânsito dos veículos uma vez por semana, nos horários de pico.

    O DEM E PSDB DE SP ESTÃO DE MÃOS DADAS PARA ROUBAR O POVO.

    Curtir

  10. 25/04/201219h31
    Mulher de Marcola, líder do PCC, é condenada a oito anos de prisão em São PauloCOMENTE

    Do UOL, em São Paulo

    Cynthia é mulher de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (foto), suposto líder do PCC
    Polícia de Goiás afirma ter capturado um dos líderes do PCC
    Rebelião em presídio de Aracaju foi comandada pelo PCC em São Paulo, diz coronel da PM
    Espada da Força Aérea é encontrada em casa de suspeito de integrar PCC em Sorocaba (SP)
    Policial é preso em SP suspeito de negociar fuzil com o PCC
    Polícia recaptura em SP um dos líderes do PCC condenado por morte de juiz em 2003
    Cynthia Giglioli da Silva Camacho, conhecida como primeira-dama do PCC, por ser mulher do líder da facção criminosa, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi condenada a oito anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Ela havia sido absolvida em primeira instância, mas o TJ-SP (tribunal de Justiça de São Paulo) acolheu recurso do Ministério Público e a condenou.

    A mulher foi presa pela Polícia Civil de São Paulo em julho de 2005 com R$ 156 mil, US$ 7.700 e cheques que somavam R$ 5.500. De acordo com as investigações, ela recebia uma mesada mensal de R$ 15 mil da facção.

    O advogado de Cynthia, Daniel Bialski disse que vai recorrer, ele afirmou que a decisão do TJ-SP contraria o STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, em recurso anterior, determinou que ela tinha direito à pena mínima. “Minha cliente foi condenada, unicamente, pela condição de mulher do Marcola. Não havia prova contra ela”, afirmou o advogado.

    Nos próximos dias, Bialski pretende entrar com pedido de prisão domiciliar, já que Cynthia teve um filho recentemente. “Ela é mãe de uma criança de menos de seis anos e tem direito ao benefício”, afirmou o advogado.

    De acordo com o relator do processo, desembargador Antonio Manssur, Cynthia tinha uma atuação singular dentro da facção, com o objetivo de permitir o desenvolvimento e ampliar a atividade da organização criminosa. Ainda segundo o relator, além de mulher do chefe do PCC “dele [Marcola] recebia informações e se encarregava de fazer a ligação (mensageira) entre ele e os demais réus, para receber dinheiro proveniente de ilícitos, depositá-lo em contas correntes que estavam em nome de sua irmã, mas por ela movimentadas, efetuando, dessa forma, lavagem de dinheiro, mediante a aquisição de diversos bens e pagamentos a terceiros”.

    NA MINHA OPINIÃO OS POLÍTICOS CORRUPTOS SÃO MAIS BANDIDOS DO QUE ESSE MARCOLA E CIA. TODOS DEVERIAM ESTAR NO MESMO LUGAR (NA CADEIA).

    Curtir

  11. TENHO DÓ QUANDO VEJO OS TIRAS SAINDO PARA FAZER DILIGÊNCIAS, COITADOS, COM AQUELAS PERNINHAS FINAS, BARRIGÃO, CABEÇA BRANCA, ROSTO ENRUGADO. OS BANDIDOS OLHAM E DÃO RISADAS.

    O ESCRIVÃO NA MESMA SITUAÇÃO. O ESCRIBA CANSADÃO E IRRITADO, COM A MESONA CHEIA DE INQUÉRITOS, NOVAS PORTARIAS CHEGANDO E UMA TAL DE ESTATÍSTICA COM PRAZO PARA ENTREGAR, PLANTÃO PARA TIRAR, O DELEGADO FALANDO NA SUA ORELHA QUE SE NÃO CUMPRIR O PRAZO VAI SER INSTAURADO SINDICÂNCIA.

    OS CARCEREIROS, AGENTES, AGENTES DE TELE, TODOS NA MESMA SITUAÇÃO….

    A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS PAULISTA ESTÃO TOMANDO GARDENAL E OUTROS ANTI DEPRESSIVOS, OUTROS NA CACHAÇA ETC, POIS NÃO AGUENTAM TANTA PRESSÃO E AI A SAÚDE VAI PIORANDO E DEBILITANDO O POLICIAL ATÉ CHEGAR A ÓBITO PELA MÁ QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E EM CASA.

    Curtir

  12. Durval :
    TENHO DÓ QUANDO VEJO OS TIRAS SAINDO PARA FAZER DILIGÊNCIAS, COITADOS, COM AQUELAS PERNINHAS FINAS, BARRIGÃO, CABEÇA BRANCA, ROSTO ENRUGADO. OS BANDIDOS OLHAM E DÃO RISADAS.
    O ESCRIVÃO NA MESMA SITUAÇÃO. O ESCRIBA CANSADÃO E IRRITADO, COM A MESONA CHEIA DE INQUÉRITOS, NOVAS PORTARIAS CHEGANDO E UMA TAL DE ESTATÍSTICA COM PRAZO PARA ENTREGAR, PLANTÃO PARA TIRAR, O DELEGADO FALANDO NA SUA ORELHA QUE SE NÃO CUMPRIR O PRAZO VAI SER INSTAURADO SINDICÂNCIA.
    OS CARCEREIROS, AGENTES, AGENTES DE TELE, TODOS NA MESMA SITUAÇÃO….
    A MAIORIA DOS POLICIAIS CIVIS PAULISTA ESTÃO TOMANDO GARDENAL E OUTROS ANTI DEPRESSIVOS, OUTROS NA CACHAÇA ETC, POIS NÃO AGUENTAM TANTA PRESSÃO E AI A SAÚDE VAI PIORANDO E DEBILITANDO O POLICIAL ATÉ CHEGAR A ÓBITO PELA MÁ QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E EM CASA.

    Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    O que mais entristece é saber que mesmo depois de uma longa parte da vida dedicada ao trabalho árduo e à Sociedade, com muitos prejuízos pecuniários e ausências à Família (Esposa e Filhos) com superações também à inúmeras adversidades e incoerências administrativas, ainda assim, quando na hora da aposentadoria, alguns iluminados ainda buscam de alguma forma prejudicar ainda mais o “Bom Velhinho”. Buscam ressurgir fantasmas e fênix sem um mínimo de razão.

    Será que é para não se pagar a aposentadoria? Ou somente para agradar alguns superiores?

    Somente sei que de acordo com estes procedimentos e com o caminhar desta carruagem, todos indistintamente estarão sujeitos a injustiças e hipocrisias.

    Caronte.

    Curtir

  13. O ex-prefeito da capital paulista Paulo Maluf sofreu uma derrota na Suprema Corte de Nova York, nos Estados Unidos, que negou o pedido feito pelo deputado federal para suspender a ordem internacional de prisão contra ele. As informações são do SPTV.
    Maluf está na lista de procurados da Interpol há mais de dois anos. As acusações são fraude, roubo e lavagem de dinheiro. Os advogados de Maluf entraram com ação na Justiça americana para tentar tirar o nome dele da lista de procurados da Interpol. A ordem de prisão vale nos 188 países membros Interpol, a polícia internacional.
    A defesa de Maluf alegou que o ex-prefeito não cometeu crimes nos Estados Unidos. A Suprema Corte do Estado de Nova York, no entanto, entendeu que Maluf tem que ser julgado nos EUA, e, enquanto não se apresenta, vai continuar na condição de fugitivo da Justiça americana.
    Em Nova York, Maluf é acusado de movimentar contas bancárias ilegais com dólares desviados de obras públicas de São Paulo. Ele também responde por gastar dinheiro de corrupção com leilões de obras de arte. Acusações que somam 25 anos de cadeia em caso de condenação. A Suprema Corte diz que Maluf não colabora com as investigações.
    No Brasil, o deputado federal tem a lei ao lado dele, porque nenhum brasileiro nato pode ser extraditado. Caso saia do país por vontade própria, ele poderá ser preso.
    Adílson Laranjeira, assessor de imprensa do deputado, disse que Maluf não tem conta no exterior e que não existe pedido para suspender a ordem internacional de prisão.

    “EUA” TEM LEI, LÁ CUMPRE-SE A LEI, NÃO É COMO AQUI NO BRASIL QUE QUEM TEM DINHEIRO POSSUI ALVARÁ PERMANENTE PARA ROUBAR !

    Curtir

  14. Enquanto isso no Fazendaria? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Como pode aquilo ali não ser invadido pelo MP, pior que o escandalo do zezinho do ouro, e olha que alguns que foram citados naquela época e absolvidos por incop. Da corro, estão mandando lá.

    SP CIDADE DA IMPUNIDADE, SO TEM VALOR QUEM É DO PSDB, LOJA MAÇONICA, QUE DA UM TCHLE PRA DEP., E ARRECADA BEM. E QUEM SE FODE É TIRA HONESTO COM 35 anos de policia no plantão de CF, uma VERGONHA TOLEDINHO

    Curtir

  15. SEUS IDIOTAS VCS GANHA IGUAL UM ZE RUELA DA CAMARA RSRSRS TAMOS FUDIDOS MESMO, LADRÃO BOM É LADRÃO DE CARTEIRINHA. O CARA GANHA O DIREITO DE ROUBAR COM VOTO, E AVAL DO POVO, QUER COISA MELHOR, QUE ISSO?

    TABELA DE SALÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

    Servidores efetivos (442 pessoas)
    Nível
    Cargos
    Salário Mínimo *
    Salário Máximo *

    básico
    Auxiliares operacionais

    1.124,06

    6.849,64

    médio
    Técnico administrativos em taquígrafos, eletrônica, contabilidade

    5.347,59

    24.117,62

    superior

    Consultores técnicos: sociologia, engenharia, administração

    12.850,10

    24,117,62

    Contratados sob regime CLT (241 pessoas)
    Cargos
    Salário Mínimo
    Salário Máximo

    Arquivista, auxiliar de enfermagem, telefonista

    3073,76

    12.084,00

    Ocupantes de cargos em comissão (1.045 pessoas)

    Cargos

    Salário Mínimo
    Salário Máximo

    Chefes de gabinete, assessores parlamentares

    1.645,71

    17.939,84

    Curtir

  16. Atos do Governador DECRETO(S) DECRETOS DE 26-4-2012

    com o objetivo de constituir o Grupo de Trabalho a que se refere o art. 26 da LC 1.151-2011, com a finalidade de avaliar as possibilidades de valorização das carreiras de Investigador de Polícia e Escrivão de Polícia, considerando a LC 1.067-2008, os representantes a seguir indicados do Poder Executivo: Conceição Aparecida Filete Fraga, da Secretaria da Fazenda; Hilton Facchini, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Ivani Maria Bassotti, da Secretaria de Gestão Pública; Luciana Rita Laurenza Saldanha Gasparini, da Procuradoria Geral do Estado; Valdir Assef Junior, da Secretaria da Segurança Pública; Rosmary Corrêa, da Casa Civil; do Poder Legislativo os Deputados Estaduais indicados pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo: Adilson Rossi; Marco Aurélio de Souza; Mauro Bragato; Olímpio Gomes; Regina Gonçalves.

    Curtir

  17. Flit Paralisante :
    A opção pela aposentadoria é uma decisão muito íntima.
    Não podemos generalizar, ou seja, suspeitar que todos permaneçam apenas por interesses ilegítimos.
    Verdadeiramente, eu sei o que fiz no verão passado…Sei o que todos fizeram em verões passados…
    Mas quem não trabalha conforme o patrão: VAI PRÁ RUA!
    A escolha é muito difícil!
    A caneta é sempre dura..( Na época a baioneta mais ainda ).

    muito íntima mesmo e, na aposentadoria, a sua consiência começa a cobrar a suas ações,omissões, intenções e palavras, que se referem ao passado, ao tempo em que vc estava na ativa.É foda essa cobrança.

    Curtir

Os comentários estão desativados.