Corpo é retirado 18 h após PM ser acionada
Policial que atendeu ligação que alertava para presença de carro suspeito na rua chegou a mandar moradora dormir
Depois, guincho tirou veículo do local e deixou mulher morta no chão; comando afirma que vai investigar atendimento
| Eduardo Knapp/Folhapress | ||
![]() |
||
| Funcionários do IML removem corpo de mulher encontrada morta dentro de seu próprio carro em Pirituba (zona norte) |
AFONSO BENITES DE SÃO PAULO
A Polícia Militar foi chamada porque uma moradora desconfiou de um carro parado na rua. Ignorou. Foi chamada de novo porque havia gente dentro do carro. O atendente do 190, então, mandou a denunciante ir dormir.
De manhã, a moradora foi até o carro e viu uma pessoa morta dentro dele. Após a terceira ligação, a PM apareceu.
A lentidão de reação do poder público no caso, ocorrido entre a noite de anteontem e a tarde de ontem em Pirituba, bairro da zona norte de São Paulo, não parou por aí.
A perícia demorou cinco horas para chegar à cena do crime. Acabado o serviço, policiais retiraram o corpo, o colocaram na calçada e um guincho levou o carro embora.
O corpo ficou ali, pois o órgão responsável por removê-lo, o IML (Instituto Médico Legal), estava atrasado -um veículo da PM mantinha os curiosos afastados.
Da primeira ligação à polícia à retirada do corpo passaram-se mais de 18 horas.
Em nota, o comando da PM afirmou que vai investigar se houve falhas no atendimento da ocorrência policial.
A primeira ligação ocorreu às 21h de anteontem. O corpo da autônoma Maria Renata Ferreira Gomes, 32, que levou um tiro na cabeça, só foi retirado às 15h45 de ontem.
A investigação aponta que o crime ocorreu por volta das 22h, quando um homem foi visto saindo agachado de dentro do Toyota Corolla onde estava a vítima e entrando num Cross Fox pela porta traseira -ou seja, depois da primeira ligação da moradora.
O local do assassinato, de acordo com a polícia, foi estrategicamente escolhido.
A rua residencial é um dos pontos de desova de carros do bairro, tem pouco movimento e não tem nenhuma câmera de segurança.
PISTAS
Um detalhe que intrigou os policiais foi que dois carros vistos pelas testemunhas estavam registrados no nome da vítima. O Cross Fox, que saiu logo após o assassinato, não foi encontrado ontem.
A suspeita é de que pelo menos duas pessoas tenham participado do homicídio.
Maria Renata foi morta com um tiro de pistola na cabeça a uma distância de mais ou menos um metro. Como nenhum morador do bairro ouviu o tiro, a polícia suspeita de que um silenciador tenha sido usado na pistola.
Outros pontos chamaram a atenção da polícia: a vítima era investigada desde o ano de 2007 por dois estelionatos; em 2008, ela denunciou um namorado por agressão.
Maria Renata vivia com o filho de dez anos no centro de São Paulo.
Colaboraram EDUARDO KNAPP e LUIZ CARLOS MURAUSKAS
Outro lado
PM diz que vai investigar se houve falha no atendimento
DE SÃO PAULO
A assessoria de imprensa da Polícia Militar disse ontem à Folha que só um chamado à sua central foi feito relatando a morte de uma mulher na rua Ilha de Banda, em Pirituba, zona norte de São Paulo.
Em nota, o Comando do Policiamento na Capital disse que irá investigar em quais circunstâncias ocorreram as ligações de anteontem e se houve alguma falha da corporação no atendimento da ocorrência policial.
“A Polícia Militar trabalha com transparência, e está sendo apurado rigorosamente se realmente houve solicitações ao serviço de emergência”, afirma trecho da nota.
À tarde, dois PMs que atenderam à ocorrência disseram que os dois chamados, o das 21h de anteontem e o da 0h de ontem, foram registrados.
“Assim que cheguei para trabalhar hoje (ontem) cedo recebi a informação de que havia um corpo nesse local e já mandei meus policiais averiguarem”, afirmou o sargento Leolino Lito, da 3ª Companhia do 49º Batalhão da PM.
O sargento disse que pediu a abertura de uma investigação interna para saber se houve omissão por parte dos policiais, já que a bandeira da PM é atender ocorrências em no máximo cinco minutos.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública, responsável pelo Instituto Médico Legal e pela Polícia Científica, não se manifestou até a conclusão desta edição sobre a demora na perícia e no recolhimento do corpo.
INVESTIGAÇÃO
A Polícia Civil trabalha com três linhas de investigação. Uma é a de crime passional, já que a vítima tinha registrado um boletim de ocorrência no qual foi vítima de agressão de seu companheiro.
A outra é a de acerto de contas, pois ela era investigada por estelionato em Campinas e em São Paulo. A última é a de roubo seguido de morte, porque sua bolsa e documentos não foram achados.
Frases
“O PM que atendeu [à ligação] disse para eu ficar tranquila e ir dormir”
MORADORA DE PIRITUBA que desconfiou do carro em sua rua
“Assim que cheguei para trabalhar recebi a informação de que havia um corpo nesse local e mandei meus policiais averiguarem”
LEOLINO LITO sargento do batalhão da área

É mais facil o primeiro comando investigar do que o comando….
CurtirCurtir
Ah se fosse alguém ‘importante’…
CurtirCurtir
Isso eles não mostram, nem comentam quando recebem delegações de outros países para mostrar a tecnologia de ponta do Copom. Só fumaça para inglês, canadense, japonês, etc. ver.
CurtirCurtir
Pior é a população que é capaz de achar que o corpo tinha que ser removido pela PM.
O cidadão acha que 190 é “delivery” de “tudo”!
CurtirCurtir
É pobre, local pobre, bairro pobre, rua pobre, gente pobre, eleitor pobre pode tudo.
CurtirCurtir
A população tem total conhecimento de quem retira qualquer cadáver do local é o IML, ou o rabecão, como popularmente é chamado, e não a PM, o que se esta em pauta é o serviço oferecido pelo 190 da Polícia Militar, que se quer quis ouvir o que o denunciante do outro lado da linha falava, talvez se o serviço fosse prestado a contento, talvez a vítima ainda estivesse viva, uma vez que segundo informações a vítima foi morta por volta das 22h00, e o primeiro telefonema por volta das 21h00, isso sim o cidadão esta achando pior.
CurtirCurtir
Acho que a gente não pode misturar as coisas. O que ocorreu todos já sabem que foi acidental, pode acontecer com qualquer um de nós, sobretudo devido as nossas condições de trabalho, desmotivantes, cansativas, desiguais…
A responsabilidade é integral do Estado, que ao invés de dar treinos e melhores condições de vidas aos agentes públicos, institui o “bico legalizado”, pra tirar o resto de energia que o policial tem em troca de o equivalente à uma garrafa de Red Label.
OBS:CONCORDO SATANÁS ACIDENTES ACONTECEM principalmente QUANDO O POLICIAL NÃO TEM VIDA SOCIAL E DESCANSO,HOJE O POLICIAL MILITAR DE SÃO PAULO SE SACRIFICA NAS SUAS FOGAS NA ATIVIDADE DELEGADA,O BICO OFICIALIZADO,UMA ESTRATÉGIA PARA O GOVERNO DO ESTADO NÃO AUMENTAR O PÉSSIMO SALÁRIO DOS POLICIAIS PAULISTAS,COM ANUÊNCIA DO COMANDO DA PMESP,QUE COM ISSO GANHA APADRINHAMENTO POLÍTICO E CARGOS PÚBLICOS NAS SUBPREFEITURAS DE SP
CurtirCurtir
TAMBEM QUER O QUE? ASSISTE POLICIA 24 HORAS. É SÓ ENCHEÇÃO DE SACO. PRIMEIRO DOS PM E DEPOIS É APRESENTADO NO DP, E ACABA SOBRANDO PARA A CIVIL. É SO NEGO BEBADO, BRIGANDO, USUARIO DE DROGA. SE O COPOM NÃO FILTRAR, TÃO FUDIDO. IMAGINA SÓ A LIGAÇÃO: “O MOÇA TEM UM CARRO PRATA PARADO NA MINHA PORTA DESDE DE ONTEM! ACHO QUE É ROUBADO! A PM: PASSA A PLACA POR FAVOR! OLHA SENHORA, NADA CONSTA! A PESSOA QUE LIGOU NEM VERIFICOU SE HAVIA ALGUEM DENTRO DO TAL CARRO. SE FOR ASSIM TA TODO MUNDO FUDIDO. A PRIMEIRA NÃO VERIFICA ANTES DE LIGAR, E A SEGUNDA NÃO TÁ NEM AI COM A HORA DO BRASIL. ESTAMOS FUDIDOS.
CurtirCurtir
O Flit foi verdadeiramente imparcial.
Exemplo de (in)eficiência das (duas) polícias.
Foi um fato que demonstrou, a um só tempo, as mazelas das duas instituições e o despreparo e a inépcia de todos os seus dirigentes.
Em resumo: não existe, há muito tempo, uma polícia melhor que a outra. Existe somente uma policia que num dado momento é menos pior que a outra. Por vezes uma “é mais pior” do que a outra (e a outra é menor pior que aquela uma), mas em geral há somente um revezamento.
CurtirCurtir
Que vergonha que eu tenho e ser brasileira nestas horas…
Porque ak as coisas este tipo acontecem???
VERGONHAAAAAAAAAAAAAAA
CurtirCurtir
Ahhh… a PM é super eficiente. Por dia em cada batalhão deixam de atender mais de 200 ocorrências tidas como menos importantes.
Quem não se lembra da menina, pobre criança, sequestrada pela prima e o namorado, que estava sendo abusada e ao conseguir ligar para 190 recebeu umas broncas… já que “estava passando um trote”…
E o pior… depois de tudo isso ainda aparecem os PMs na midia como os salvadores da garotinha, quando na verdade, se ela tivesse dependido deles teria continuado a ser abusada. A verdade é que ela ligou para uma mulher da familia e ela sim acionou a PM que após insistencia foi até o local. Mas e a primeira ligação??? ninguem falou mais nada.
A PM é uma farsa, salvo em raros casos.
CurtirCurtir
NÃO INTERESSA QUANTO TEMPO ESPEROU PARA TIRAR UM CADÁVER, O QUE INTERESSA É QUE AS 21:00 HORAS A GLORIOSA E EFICAZ POLÍCIA MILITAR RECEBEU UM TELEFONEMA E NESSA HORA A VÍTIMA ESTAVA VIVA, QUEM ERROU A PM OU O FAMIGERADO CARRO DE CADÁVER.
CurtirCurtir
Você me fez lembrar do comercial da bolacha tostines, com esse “mais pior e menos pior”, “tostines é fresquinha pq vende mais, ou vende mais pq é fresquinha.
Todos nós sabemos que 190 da Polícia Militar é uma farsa, uma falta de desrespeito com a com a população, só atendem ocorrência que é interessante as demais: “ficar tranquila e vai dormir”, só faltou dizer o (a) PM dizer: “tem um cadáver dentro de um veículo na porta da residência da senhora, mas tudo bem, isso não é nada, fica tranquila e vai dormir”. Ora faça-me o favor, a população quando se sente acuada, a primeira coisa que vem a mente é acionar a polícia através do 190, por vezes até para acionar o SAMU ou resgate, pensasse no 190.
CurtirCurtir
E o corpo ficar esperando cinco horas – quando em alguns casos espera-se até por doze, treze horas – reflete eficiência do IML/PC?
Verdadeiro descuido com a saúde e com a segurança pública.
É disso que falei. Quem é pior?
CurtirCurtir
como a pm ou o comando anterior gostava de abraçar tudo, deveria passar para a pm a recolha de cadaver, eles são mais eficiente que o proprio governo.
Os medicos legistas estão com saudade da epoca da policia civil, atualmente a sptc, esta em pessima situação falta de funcionários em todos os cantos.
CurtirCurtir
COM A PALAVRA O SECRETINO: OLHA, A CULPA SÓ PODE SER DA POLÍCIA CIVIL!!!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Apenas para deixar consignado – o IML pertence aos quadros da STPC e não aos quadros da Polícia Civil. Basta consultar o site da SSP.
CurtirCurtir
ATÉ DEPOIS DE MORTO O BRASILEIRO(A) SOFRE, JÁ QUE O DESCASO DOS MANDANTES(QUE SÓ É COBRADO DOS COMANDADOS) QUE NÃO DÃO CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, OU DEPENDENDO DO CASO, PASSA UM PANO NA INSTITUÍÇÃO QUE SE ACHANDO PROTEGIDA, SE DÁ AO DIREITO DE MENOSPREZAR O CIDADÃO (QUE ELEGE OS COMANDANTES E NÃO OS COBRA DEPOIS) ENÃO TÁ NEI AÍ, POIS DEPOIS UM TERCEIRO VAI SER RESPOSABILIZADO MESMO. NO FIM VAI SOBRAR PARA AS POLÍCIAS, SEJAM QUE NOME TENHAM E NÃO PARA OS “DONOS” DELA. BALA NELES!!!!!
CurtirCurtir
Durante anos eu não via tantas denuncias graves e tanto pouco caso com as denuncias, exceto para apurar e reprimir os denunciantes; Diga-se de passagem que somos monitorados o tempo todo nesse Blog.
Sambemos que podemos formalizar as denuncias, mas sabemos também que as denuncias podem ser feitas de formas anônimas quando existe riscos e represálias contra o denunciante. Esse Blog é perfeito para denunciar as mazelas no Serviço Público, é uma pena que nossos Deputados e a Corregedoria da Polícia Civil parece não frequentar ou não se interessam sobre as denuncias feitas aqui nesse canal de comunicação, é o que parece!
CurtirCurtir
O 190 da PM é como qq outro serviço público! Ou seja UMA MERDA! Pior do que isso é um “colega” de plantão do Decap chutando o Polícia (Cívil) para outro DP com aquelas desculpas… que o sistema está fora do ar ou não tem delegado… Isso para um simples B.O de roubo de carro ou furto de algum objeto que tenha seguro… Pois só registramos B.O desse tipo para eventual indenização.
CurtirCurtir
Para o seu conhecimento, desde 1998, o IML não faz mais parte da POLICIA CIVIL, e sim passando a ser denominada Superintendência da Polícia Técnico-Científica está, subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública, então mané, para de culpar quem não tem culpa, se informe melhor, antes de vir aqui postar besteiras.
CurtirCurtir
vamos aguardar as apurações
CurtirCurtir
Ué, na hora que a m**** é feita aí são três polícias no estado de São Paulo?
E aquela história que PC gosta de bradar de que somente existem duas polícias (PM e PC)? E aquele argumento de que na CF não existe Polícia Cientifica, mas somente PF, PRF, PM e PC?
E tem mais: se não usa uniforme, nem tem hierarquia militar,mas se denomina polícia, é polícia civil por falta de outra designação.
Para todo Mané ha de haver sempre uma Maria….
CurtirCurtir
Esse tal de Eduardo é um mané mesmo (ou Maria….), mesmo depois de corrigido insiste no erro. A polícia cientifica, mesmo a contra gosto da polícia civil é uma terceira polícia, estando sua atuação além do controle desta última. Vai se informar um pouco antes de dar opinião idiota. Maldita inclusão digital…….
CurtirCurtir
nao e bem assim, legalmente a sptc e um “puxadinho” da policia civil, as funcionais sao da policia civil. E uma engenharia juridica que na pratica fazem propaganda mais na realidade e outra.
Conforme decisão do STF., policia e aquelas do 144 e somente com emenda a CF, pode-se criar outra policia, então a sptc e uma parte da pc sem subordinação aos delegados.
CurtirCurtir
Vai se fuder coxinha do caralho!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Manoel, não é bem assim, não, nada de “puxadinho” da PC, a STPC, desde 1998, é subordinada a Secretária da Segurança Pública, infelizmente ainda não tiveram a capacidade de criar suas próprias funcionais e distintivos, no mais, nada mais tem haver com a PC.
CurtirCurtir
Diz o ditado que para todo Zé deve haver uma Maria, seu Mané, se você quiser ser informar melhor e aprender um pouco, o artigo 144 da CF, diz que: A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
I – polícia federal;
II – polícia rodoviária federal;
III – polícia ferroviária federal;
IV – polícias civis;
V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.
PORTANTO, ninguém esta se esquivando de nada, uma vez que a “polícia cientifica” só existe no papel.
E não entendi o que tem haver o uniforme com a incompetência do 190, falta de argumento?
CurtirCurtir
o esperto se voce não sabe a seleção para trabalhar no ic é feita pela acadepol. se é feita pela acadepol, é policial civil. e tem mais: policia civil e redundancia.
CurtirCurtir
Terceira policia?? O Covas fez o favor de cagar na cabeça da civil! Policias são apenas as que estão no 144 da CF. É subordinada diretamente a secretaria de segurança publica e não é subordinado a Delegados, porém a corregedoria é igual para ambas (PC e SPTC). Todos funcionarios que trabalham na SPTC são policiais civis, basta olhar na Lei que cria a SPTC. As carreiras policiais-civis… por ora não existe carreira da SPTC e sim da CIVIL. A SPTC não faz concursos, não tem academia e não tem verba própria. Resumindo: Na SPTC apenas se tem policiais civis prestando serviço naquele local.É uma verdadeira confusão. Quando presta-se o concurso é pela civil, a funcional é da civil e a arma é da civil. O correto é a cientifica realmente se separar da civil, mas não com titulo de policia e sim de pericia técnica apenas, como no RIO e consequentemente dar a escolha para seus funcionarios entre ficar na CIVIL ou ir para a PERICIA tecnica, pois todos funcionarios da SPTC são policiais civis e tem direito adquirido por prestar concurso pela mesma. A bem da verdade a SPTC é uma aberração juridica.Um bom exemplo para demonstrar a SPTC: A SPTC é igual ao filho que se emancipa mas não tem dinheiro para bancar a administração da casa, compra a casa, mas não tem dinheiro para pagar a energia e fica pedindo para os Pais.
CurtirCurtir
No Rio é o bombeiro que recolhe os “defuntos”, aqui o bombeiro usurpa a função do SAMU, que tal colocar os coxinhas groselhas pra recolher já que eles são tão competentes e deixem os atendimentos de emergência pro SAMU. PM abraça tudo e esquece do policiamento preventivo que é sua função CONSTITUCIONAL.. fodam-se todos os COXINHAS do Estado de SP, quero ver a hora que acabar o bico do kussab e quando passarem pra reserva seus bate cascos do caralho, fodam-se, vocês merecem.
CurtirCurtir
nhor Governador .
Até quando o senhor pretende nos peedir desculpas/
Não é melhor consertar o que esta errado.
Obeigada pela ateção
CurtirCurtir