Geraldo desprestigia Ministério Público 11

05/04/2012-19h11

Alckmin escolhe segundo mais votado para chefiar Promotoria

DE SÃO PAULO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), escolheu o procurador de Justiça Márcio Elias Rosa, segundo mais votado, para chefiar o Ministério Público do Estado.

A lei permite que o governador escolha qualquer um dos três procuradores de Justiça que concorreram na eleição do Ministério Público, não necessariamente o mais votado.

O mais votado na eleição interna do último dia 24 foi o candidato da oposição, procurador de Justiça Felipe Locke Cavalcanti, que recebeu 894 votos e superou o candidato da situação, Márcio Rosa, que foi votado por 838 eleitores.

O procurador de Justiça Mário Papaterra Limongi, também da oposição, conseguiu 445 votos no pleito.

Tradicionalmente, o governador indica para o cargo o mais votado na eleição interna, em respeito à vontade da maioria dos integrantes do Ministério Público.

A última vez em que o mais votado não foi o escolhido foi em 1996, na gestão de Mário Covas (PSDB).

Marcelo Justo – 24.mar.2012/Folhapress
O procurador de Justiça Márcio Elias Rosa
O procurador de Justiça Márcio Elias Rosa, escolhido por Alckmin

INDEPENDENTE

Locke apresentou-se na campanha como candidato de oposição, “independente” em relação aos grupos do atual procurador-geral, Fernando Grella, e dos antecessores dele, liderado pelo ex-procurador-geral e ex-secretário de Justiça Luiz Antonio Marrey.

“Lutamos contra duas forças tradicionais e fizemos uma campanha de altíssimo nível. Agora vamos aguardar com serenidade a escolha do governador”, disse Locke após a apuração.

A candidatura de Locke foi apresentada após ele ter exercido dois mandatos como representante da classe no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Brasília.

O mandato do procurador-geral de Justiça é de dois anos, com a possibilidade de uma reeleição. Fernando Grella deixará o cargo após chefiar por duas gestões.

Um Comentário

  1. Por quê não escolher o mais legalista, rígido e mais votado?
    Porque é mais fácil controlar quem não é indomável e quem não tem o carisma da massa funcional.
    Inclusive o mais votado havia havisado que investigaria todas as denúncias contra o desgoverno e que iria acabar a farra da grampolândia!
    Mas quanto ao Cmte da PM, foi indicado pelo Camilinho, pois o Pinto queria por outro e o Gerald Pinóquio não aceitou a indicação do Pinto.

    Curtir

  2. Aliás, o Dr. Limongi, que também é muito legalista, foi convidado para se tornar o novo SSP, após a futura requisição do Pinto, pelo novo Procurador Geral, mas ele deixou bem claro que se assumisse iria apurar todas as denúncias veiculadas ultimamente, logo, ele não aceitou o cargo, pelo seu crivo rigoroso e ilibado!
    O que será de nós, se o próprio MP é desprestigiado?

    Curtir

  3. TUDO DOMINADO!
    MP SEM FORÇA
    PCC FORTE.
    DITADURA. NOS TEMPOS PASSADOS SE ESCOLHIA ASSIM.
    NÃO ENTENDI PQ OS PROMOTAS FORAM VOTAR SE NÃO ADIANTOU A VONTADE
    DA MAIORIA.

    Curtir

  4. POIS É SENHORES DO MINISTERIO PUBLICO, VOCES NÃO SÃO OS BAMBAMBAM. QUERO VER O QUE VOCES PODEM FAZER AGORA. BATAM NO PEITO E DIGAM PRO PICOLE QUE VOCES SÃO O MP DE SP. QUE VOCES SÃO OS FODÕES DA LEI. SERÁ QUE APRENDERAM A LIÇÃO? SEMPRE TEM UMA PICA GALACTICA MAIOR QUE A DE VOCES.

    Curtir

  5. Vixi…Vai começar uma guerra entre o Ministério Público e o Governo do Estado de São Paulo…
    Essa decisão do Alckminpode ter sido legal…

    Mas não foi nada Democrática e Ética…

    Tenho impressão que foi uma represália àquela reação do MP de São Paulo qu acionou a Procuradoria da República contra o Governador Alckmin sobre uma suposta prevaricação sobre os PM’s que matavam em nome do P.C.C….

    Curtir

  6. PICOLÉ, SEU SECRETINO DA SSPSP, PSDB, PCC, RELATORIO ENGAVETADO, MAQUIAGEM DE OCORRENCIAS, AGRUPAMENTO DE DPS, PMS DANDO PANO PARA MANOS, TIRA MORTO, DEL.POL.MORTO, DEL. POL. AFASTADA DO DHPP, JA TEM TODO O ROTEIRO PARA A TROPA DE ELITE 3 AGORA É EM SP. PÔ E O CARA NÃO CAI.

    Curtir

  7. meu amigo Lincol disse tudo, eles pensam que são deus, na realidade são uns joão ninguém da vida, só servem para fd policia, sem que se danar…………

    Curtir

  8. MP JÁ ERA , FOI COMPRADO A MUITO TEMPO

    OUTROS SÃO PROFESSORES DE CURSINHOS PREPARATÓRIOS OU DONOS

    DEPUTADOS .E ATÉ SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA

    ESCRITORES DE DLIVROS DE DIREITO PENAL E PROCESSO PENAL COPIADOS E COM CERTA POESIA E CAPAS BONITAS .

    ASSIM TORNARAM-SE FISCAIS DAS LEIS

    Curtir

  9. Cabe dizer o seguinte….

    Pelo menos…., ao menos…., os Promotores de Justiça PODEM ELEGER, ainda que em lista tríplice e INDICAR os três nomes de procuradores, para ocupar o cargo maior de chefia…

    Os promotores PODEM no mínimo se ELEGER entre seus pares….

    Do contrário… e os delegados…..?????
    podem os senhores delegados – votarem – para escolher seu D.G.P.????

    Podem os próprios delegados escolher quem será o D.G.P…..????

    Ou o governador vai continuar sempre colocando seus carneirinhos de presépio como bem entender????

    Para pensar…. um pouco só…

    Curtir

  10. Que tal o MP nos moldes dos Estados Unidos? Lá é o povo quem elege os membros do MP. Reclamar do que? O Governador é eleito pelo povo e pode escolher entre os três apontados pelo MP a qualquer um deles. A regra é essa e o chororô dos perdedores apenas reforçam que não estão preparados para o cargo. Diz o velho adágio: bom cabrito não berra…

    Curtir

Os comentários estão desativados.