Por que o Ministério Público não requer judicialmente a imediata suspensão das atividades desse parque assombrado?…Hopi Hari não respeita a vida das crianças…Tentativa de fraudar conscientemente a produção de prova acabou frustrada por fotografia e depoimento de funcionários 24

29/02/201221h08 > Atualizada 29/02/201221h59

Nova perícia constata que assento em que jovem estava no Hopi Hari abre durante a queda

Débora Melo Do UOL, em Vinhedo (SP)

  • Rochelle Costi/FolhapressFoto mostra brinquedo onde aconteceu acidente que matou a adolescente Gabriela NichimuraFoto mostra brinquedo onde aconteceu acidente que matou a adolescente Gabriela Nichimura

O delegado Álvaro Santucci Noventa Júnior, que investiga o acidente no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo (SP) –que matou a adolescente Gabriela Nichimura no último dia 24–, determinou uma nova perícia no assento em que a garota, de fato, estava e foi constatado que a trava da cadeira abre durante a queda do brinquedo La Tour Eiffel –também conhecido como elevador.

Inicialmente, a perícia havia sido feita no assento errado, onde Gabriela não estava sentada.


Após a oitiva de um funcionário que estava no brinquedo no momento do acidente e com o depoimento da mãe e da prima da menina, o delegado e o promotor concluíram que a menina estava, de fato, em uma cadeira que deveria estar interditada.

“Hoje, alguns fatos que estavam duvidosos há dois, três dias são certos; essa menina estava em uma cadeira que jamais poderia ser ocupada, e era inoperante há anos. (..)

Isso foi possível porque a família nos trouxe a foto da cadeira ocupada por ela  “, disse o promotor Rogério Sanches Cunha.

“A cadeira era inoperante, o parque não nega. O que o parque talvez quis negar em um primeiro momento era que alguém havia sentado nela.”

Segundo ele, as fotos mostram Gabriela “sentando e subindo na cadeira inoperante”. De acordo com o delegada Álvaro, a confusão aconteceu porque no dia do acidente, uma testemunha disse que a menina estaria em outra cadeira, e o Hopi Hari, por sua vez, informou que a cadeira onde a menina, de fato, estava, não era mais usada.

“Eu trabalho hoje com um grau máximo de negligência, apuramos inúmeras falhas que acabaram dentro da sucessão de erros provocando a morte de Gabriela”, completou Cunha. “A partir do momento em que o parque reconhece que aquela cadeira é inoperante, ele sabe que aquela cadeira tem problemas mecânicos. Então não é que houve falha mecânica, a falha na cadeira já era previsível. O que houve foi uma falha humana em não se impedir de entrar naquela cadeira”, completa.

Brinquedo fatal

De acordo com o promotor, a menina levantou sozinha a trava do assento interditado –que não contava com nenhum aviso– e entrou em “uma verdadeira arma”. “Hoje praticamente trabalhamos com a certeza de que, no momento da frenagem ou talvez um pouco antes, por falta de força de ficar se segurando, ela efetivamente caiu, pendendo o corpo para frente. Essa menina entrou em uma verdadeira arma, em um brinquedo que era fatal”, disse Cunha.
A promotora Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, de direito do consumidor, que também acompanhou os depoimentos, disse que a falta de aviso é uma “falha gravíssima”. “Há uma falha gravíssima do parque na medida em que faltou com a informação. Se a cadeira era interditada, era dever do parque colocar uma fita adesiva, qualquer tipo de alerta tanto para operadores quanto para usuários, de modo que ninguém fosse capaz de sentar.”
De acordo com a promotora, no dia do acidente o próprio Hopi Hari confirmou que aquele assento não era usado há anos porque, como ficava muito próximo à base de ferro da torre (“La Tour Eiffel”), havia chances de algum usuário mais alto acabar se chocando contra a estrutura de ferro.
O promotor disse que é cedo para falar em homicídio doloso. “A investigação é de homicídio. Agora, até que ponto houve apenas culpa ou houve a conduta de assumir o risco é que será investigado. O caso é bem mais complexo do que se imaginava. Tudo vai ser apurado, nada vai ser descartado (…) Há uma diferença entre assumir o risco e acreditar que jamais ocorrerá. É uma zona nebulosa que já enfrentamos nesse momento.”

O delegado informou que vai ouvir novamente o engenheiro responsável pelo parque nesta quinta-feira, a partir das 10h. Também está previsto o depoimento de um gerente de operações e manutenção.

Funcionários do parque

Dois funcionários do Hopi Hari que estavam trabalhando no brinquedo prestaram depoimento nesta quarta (29). Ao chegar ao local, o advogado dos funcionários –que não foram identificados– disse que os clientes iriam apresentar uma versão diferente da divulgada pelo parque. Segundo o defensor Bichir Ali Junior, a falha foi mecânica e os responsáveis sabiam do problema. “Detectou-se um defeito, foi avisado e foi ignorado. O brinquedo não podia operar, isso era notório e de conhecimento de todos. Aquela cadeira, no mínimo, tinha que ser interditada, lacrada, com um aviso gigantesco para ninguém sentar ali. A cadeira do acidente da menina já tinha um defeito mecânico detectado”, afirmou.

Parque fica no interior de SP

  • Arte/UOL

Segundo Ali Junior, o defeito foi informado a um superior dos funcionários no dia do acidente, 15 minutos antes do brinquedo entrar em operação, mas foi ignorado. O advogado disse ainda que a menina foi a primeira a usar a cadeira. “O problema estava na trava, o cinto é a segunda segurança, mas também não havia esse cinto, segundo o que os meninos falaram.”

O advogado também negou que seus clientes estivessem em tratamento médico. “A versão apresentada pelo parque foi a de que cinco funcionários estariam em tratamento psicológico. Mas dois estão aqui. Os outros três não sei onde estão, mas não existe essa versão”, afirmou.

Uma perícia na última segunda-feira mostrou que o brinquedo não tinha problemas mecânicos, mas o advogado dos pais da vítima, que também estiveram na delegacia hoje, contestou o exame e disse que a avaliação foi feita em uma cadeira errada. De acordo com o defensor Ademar Gomes, Gabriela estava em uma cadeira desativada, que não poderia ser usada. “A perícia foi feita na cadeira errada”, disse.

Abalados, os pais da jovem, Silmara e Armando Nichimura, não deram declarações à imprensa. Ademar Gomes afirmou que foram ouvidas a mãe, a tia e a prima da adolescente –o pai não falou e a família deverá voltar à delegacia em uma outra ocasião, em data ainda não definida.

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, a mãe de Gabriela afirmou que notou a ausência de um cinto na cadeira do brinquedo La Tour Eiffel, conhecido como elevador, de onde a jovem caiu. “Eu falei para a minha filha: ‘Está travado?’ Ela falou: ‘Mãe, está travado’. Só que tem um outro fecho, como se fosse um cinto, e eu observei que o dela não tinha esse fecho”, afirmou. “Só que tinha um funcionário do parque no momento e falou para mim: ‘Não tem problema. É seguro’”, completou Silmara. Em nota divulgada no final da tarde desta quarta, o Hopi Hari informou que, “em relação aos novos fatos, reitera veementemente a cooperação absoluta com todos os órgãos responsáveis na apuração definitiva deste caso”.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 10h30 de sexta-feira (24). A garota foi levada para o hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí (SP), mas não resistiu. Ela teve traumatismo craniano seguido de parada cardíaca.

O parque fica no km 72,5 da rodovia dos Bandeirantes. O brinquedo onde ocorreu o acidente tem 69,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 23 andares. Na atração, os participantes caem em queda livre, podendo atingir 94 km/h, segundo informações do site do parque.

Em nota, o Hopi Hari informou que “lamenta profundamente o ocorrido” e que “está prestando toda a assistência à família da vítima e apoiando os órgãos responsáveis na investigação sobre as causas do acidente”.

Um Comentário

  1. Imagina o que pode rolar de grana nisso !!! primeiro tentaram Pericia em cadeira errada, demora na pericia,vem uma segunda testemunha e azeda tudo… começou a atrapalhar as pretensões da policia no inquérito..vai diminuir o pauzinho $.

    Curtir

  2. Perícia foi feita no assento ERRADO ?????

    …sem comentários !!!!!

    Viva a Polícia de SP !!!!

    Curtir

  3. HOPI HARI NÃO É PARQUINHO DE BAIRRO, SE FOSSE, O DONO JÁ TAVA PRESO OU PAGANDO NA DELEGACIA LOCAL.

    Curtir

  4. ISSO É CASO DE APURAR A CONDUTA DOS PARTICIPES, POIS OU O IC FOI INDUZIDO A ERRO, OU TENTOU ACOBERTAR ALGO (COISA QUE ESPERO NÃO TENHA ACONTECIDO, POIS NÃO SE APROVEITA DA MORTE DE NINGUEM). E O MP ADORA ESSAS COISAS QUE NUNCA SAEM DO AR E ELES ATÉ GOZAM EM DAR ENTREVISTAS E CONFERÊNCIAS E AGORA VÃO PROPALAR A SUPERIORIDADE DELES EM RELAÇÃO AOS SUBORDINADOS INCOMPETES E ATRAPALHADOS DA POLÍCA CIVIL. AGORA VÊ SE APAREÇEM EM LOCAL DE DESOVA, TIROTEIO, REFEN, E OUTROS CRIMES RECORRENTES DO DIA A DIA POLICIAL. SINTO ASCO. BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. Aos policiasi que acompanham esse blog..através dos “erros” cometidos por pericia e por integrantes da PC entre eles as autoridades, e se tratando de hopi hari e es tratando de multi nacional…notamos qual seria o interesse verdadeiro de presidir esse inquérito, porém ao que tudo indica..testemunhas “atrapalharam” a verdadeira intenção de ser conduzido o inquérito…deve ter sido feita a tal pergunta aos responsáveis pelo acidente..Vou ver o que dá pra fazer”… ocorrencias seja ela qual for..quando o interesse não é único e envolve $$, no final aparecem coisa bizarras…e a mídia sem dó divulga e a imagem da polícia se desgasta mais..e os policiasi corretos que buscam melhores salários indiretamente são atingidos.

    Curtir

  6. O HOMEM QUE SABIA DEMAIS :
    HOPI HARI NÃO É PARQUINHO DE BAIRRO, SE FOSSE, O DONO JÁ TAVA PRESO OU PAGANDO NA DELEGACIA LOCAL.

    Concordo, atrás disso já teve muito peixe grande nos bastidores, pode ter certeza.

    Curtir

  7. Enquanto isso, os órgãos encarregados da defesa do consumidor fazem a sua promoção, porque a omissão oportuniza a vantagem de aparecer e nada de concreto fazer.

    Curtir

  8. Aliás, que perícia ein?
    Não analisar todas as cadeiras é colocar em risco os demais que não setaram na poltrona assassina.
    E só não analisaram (antes de serem advertidos pela imprensá e após a a finalização da perícia, óbvio!) aquela em que a moça estava sentada?
    CSI que é CSI investiga tudo!
    Mas o CSI tupinquim esquece da “arma do crime”…

    Curtir

  9. Estava tudo muito bem até aparecer a foto da família ocupando os seus respectivos assentos no ” brinquedo”.
    Não contavam com esse pequeno contratempo…
    Bando de urubús, que se aproveitam e se prestam a receber propinas em situações como essa.
    Queria ver se fosse um de seus filhos a cair de “cara” no concreto e ter o seu crânio literalmente explodido.
    Bando de Filhos de uma ou mais putas…

    Curtir

  10. Pra mim, nego que toma dinheiro em cima de criança morta tem que se fuder grandão. Cambada de filhos da puta.

    Curtir

  11. Depois a merda do delegado não quer que o MP tenha poder de investigação. Depois dessa, acredito que a polícia deveria acabar mesmo!

    Curtir

  12. Amigos, esta foto prova que a cadeira que a jovem ocupava quando morreu no parque estava interditada em janeiro e não tinha a trava de baixo. Façam circular a foto para chegar à família da jovem e auxiliar na investigação. Quem compartilhou a Luiza do Canadá, pode compartilhar esta foto para auxiliar na investigação.

    Curtir

  13. 01/03/2012 – 16h52
    ‘Não ponho uma minhoca no anzol’, diz novo ministro da Pesca
    PUBLICIDADE

    GABRIELA GUERREIRO
    DE BRASÍLIA

    O novo ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), admitiu nesta quinta-feira que não tem conhecimentos sobre o setor pesqueiro do país. Na véspera de assumir o cargo, Crivella disse que vai “aprender com técnicos” da pasta por não ser um bom pescador e ter formação de engenheiro civil –sem qualquer relação com o setor.

    “Eu não ponho uma minhoca no anzol, mas não estou indo para o ministério para pescar, mas para trabalhar. Eu sei que lá tem muitos técnicos bons, bons pescadores, vou aprender com eles”, disse à Folha.

    Curtir

  14. JOSIAS. O NIVEL SUPERIOR SÓ VAI SER PAGO QUANDO INVESTIGADOR E ESCRIVÃO PARAR DE FAZER AQUILO QUE NÃO É DE SUA OBRIGAÇÃO. QUANDO DEIXAR DE ACEITAR DESVIO DE FUNÇÃO (EM MUITOS CASOS PARA PROVEITO PRÓPRIO.( P.EX:NÃO TRABALHAR FINS DE SEMANA, FERIADOS, ETC…ETC..)

    .

    E, AOS SINDICATOS AQUI VAI ALGO PARA REFLEXÃO: SE POLICIAIS QUE TRABALHAM EM DISTRITOS TEM QUE CONCORRER AOS PLANTÕES DE FINS DE SEMANA PORQUE AQUELES QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE NÃO?

    É DE SE INDAGAR DA AMINISTRAÇÃO QUAL DISPOSITIVO LEGAL QUE AUTORIZA POLICIAIS QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE A NÃO CONCORRER AOS PLANTÕES E REQUERER O MESMO BENEFÍCIO.

    BENEFICIAR ESSES POLICIAIS QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE É, NO MÍNIMO, IMORAL.

    A POLÍCIA JÁ NÃO TEM MATERIAL HUMANO E ESSES POLICIAIS NAS ESCALAS AJUDARIAM EM MUITO AQUELES QUE, POR ENQUANTO, CARREGAM DELEGADOS NAS COSTAS.

    Curtir

  15. TAKEOSSSSSSSPA!!!!!
    PORRA FECHARAM MEU PARQUE PREDILETO…SÓ PQ A FILHA DE UMA DEKAY MORREU LÁ??? SE FOSSE O FILHO DO ZÉ MANÉ,NEM OCORRÊNCIA HAVERIA…PRECISOU MORRER UM internacional,PRA TOMAREM ROVIDÊNCIA? E O PIOR É QUE AGORA VOU TER QUE FREQUENTAR O PARQUE DO ZÉ POVINHO AQUELE TAL DE PLAYCENTER?
    FALA SÉRIO

    Curtir

  16. APARECIDO LOUREIRO JANNONE :JOSIAS. O NIVEL SUPERIOR SÓ VAI SER PAGO QUANDO INVESTIGADOR E ESCRIVÃO PARAR DE FAZER AQUILO QUE NÃO É DE SUA OBRIGAÇÃO. QUANDO DEIXAR DE ACEITAR DESVIO DE FUNÇÃO (EM MUITOS CASOS PARA PROVEITO PRÓPRIO.( P.EX:NÃO TRABALHAR FINS DE SEMANA, FERIADOS, ETC…ETC..)
    .
    E, AOS SINDICATOS AQUI VAI ALGO PARA REFLEXÃO: SE POLICIAIS QUE TRABALHAM EM DISTRITOS TEM QUE CONCORRER AOS PLANTÕES DE FINS DE SEMANA PORQUE AQUELES QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE NÃO?
    É DE SE INDAGAR DA AMINISTRAÇÃO QUAL DISPOSITIVO LEGAL QUE AUTORIZA POLICIAIS QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE A NÃO CONCORRER AOS PLANTÕES E REQUERER O MESMO BENEFÍCIO.
    BENEFICIAR ESSES POLICIAIS QUE TRABALHAM ADMINISTRATIVAMENTE É, NO MÍNIMO, IMORAL.
    A POLÍCIA JÁ NÃO TEM MATERIAL HUMANO E ESSES POLICIAIS NAS ESCALAS AJUDARIAM EM MUITO AQUELES QUE, POR ENQUANTO, CARREGAM DELEGADOS NAS COSTAS.

    CONCORDO PLENAMENTE. QUEM É QUE PODERIA VER ISSO?????

    Curtir

  17. SABE PORQUE NINGUEM OUSA FECHAR O TAL PARQUE? IMAGINE A QUANTIDADE DE DINHEIRO QUE É ARRECADADO PELA PREFEITURA DE VINHEDO.IMAGINE COMO FICARIA A REDE HOTELEIRA LOCAL. IMAGINE A PERDA DE ARRECADAÇÃO, QUE REFLETIRIA NO COMERCIO DA CIDADE E AINDA O PODER FINANCEIRO DOS DONOS DO PARQUE. JUNTE A TUDO ISSO A CONHECIDA IMCOPENTENCIA DO NOSSO MINISTERIO PUBLICO E SEUS PROMOTORES QUE ADORAM DAR ENTREVISTA, DOS DELEGADOS INAPTOS, E A CONHECIDA PERICIA. SE FOR PENSAR BEM ATÉ QUE SAIU BARATO. FILHO DE POBRE NÃO TEM VALOR MESMO.

    Curtir

  18. josias :
    e o nivel superior vai ser pago quando!!

    Muito provavelmente no dia em que escrivães e investigadores passarem a ter humildade, atitudes, mentalidade, inteligência, perspicácia, decência, entre outros atributos de quem frequenta algum curso de nível universitário.
    Burros, individualistas e prepotentes como são, ganham muito além do que merecem…

    Curtir

  19. Osorio e Lincoln, to com vcs!!!! Caro Osorio, já está mais que na hora de se comportar não só como nível superior, mas como Homem!!!!! Esse monte de tretinha, se ofendendo, se caguetando, olhando o rabo do vizinho, da outra carreira……não vai sair disso, e o nível superior óóóóóóóóó´!!!!! Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Curtir

  20. Sr. Delegado e Promotor requisita do Hop Hari, as atas de reuniao da C.I.P.A. Comissao Interna de Prevencao de Acidentes, alias sao nessas reunioes que fazem as discussoes dos riscos ambientas voltados a seguranca e medicina do trabalho…Intima se o TECNICO E SEGURANÇA DO TRABALHO profissional responsavel pelo levantamento de riscos ambientais e elaboraçao do PPRA Programa de Prevençao de Riscos Ambientais….intima se tbm o Engenheiro de Segurança…resumindo intima se os membros do SESMT, Portatia 3214 do Ministerio do Trabalho e lei 6514 de 22/12/1977….cabara com as mentiras e contraditorios existentes….fummus in rabandi (fumo no rabo)neles todos………

    Curtir

Os comentários estão desativados.