João Alkimin: Lá como cá! 19

Lá como cá!

A Presidente Dilma esteve em Cuba e ao tratar de Direitos Humanos, disse : “Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro“,  Sua Excelência está certa, pois vejamos:
Lá uma blogueira que denuncia as mazelas do Governo é virtualmente presa, não podendo deixar o país.
Cá o Delegado Conde Guerra é demitido por repercutir uma notícia dada em primeira mão pela Rede Globo de Televisão.
Lá um Policial não pode deter um membro importante do Governo, sob pena de sofrer represálias.
Cá o Delegado Frederico é demitido por haver abordado na porta do Distrito Policial onde estava de plantão, um Juiz de Direito alcoolizado.
Lá os julgamentos são um simulacro de Justiça.
Cá o Delegado Eugênio Pedro Bibiano é absolvido e não consegue sua reintegração.
Lá um cidadão faz greve de fome e morre na cadeia.
Cá uma senhora presidiária dá a luz e é algemada pelos pés e mãos.
Lá um Policial ou qualquer um do povo pode ser sumariamente preso ou proibido de trabalhar.
Cá o Delegado Carlos Andrade foi demitido sem que sequer seu processo crime houvesse sido iniciado.
Lá se usa a Policia para dissolver  manifestações públicas.
Cá se usa Policia Militar para invadir-se o Pinheirinho.
Lá o país é acusado de sistemática violação dos Direitos Humanos.
Cá o então Secretário de Administração Penitenciária Antonio Ferreira Pinto leva o Brasil as Cortes Internacionais, por haver em presídio paulista mantido os presos sem água, assistência médica e sem cobertura.
Alguns dirão : “Ora, mas são presos! Eles destruíram o presídio.” E eu respondo: De qualquer maneira, a responsabilidade é do Estado.
Lá a Polícia Política tudo pode.
Cá a Polícia Militar tudo pode.
Lá a Polícia Comum nada pode.
Cá a Polícia Civil nada pode.
Se um Polícia Civil fosse acusado de estupro, o que ocorreria? Com certeza já estaria preso e execrado em todos os jornais, com o Secretário concedendo entrevistas a todos os órgãos de Imprensa e prometendo uma dura punição.
No Pinheirinho há a acusação de que Policiais da ROTA estupraram duas adolescentes, dentro de um barraco e na própria viatura.Não sei se é verdade, ou mentira, somente o inquérito policial que deverá ser dirigido por um Delegado de Polícia de Carreira e investigado por Policiais Civis de Carreira, dirá a verdade, mas a candente defesa que o senhor Secretário fez da atuação da Polícia Militar chega a ser tocante.
Os Policiais Militares que foram flagrados por câmeras de vídeo se apropriando de cocaína, continuam em liberdade. Um Delegado de Polícia de Classe Especial foi acusado de desviar cocaína, ficou preso durante longo período e posteriormente foi absolvido. A culpa é da Justiça? Ou a culpa é de todos aqueles que tem um preconceito hediondo contra a Polícia Civil? Como se a mesma fosse a responsável por todos os males que corroem a Segurança Pública…
Portanto, não vejo grandes diferenças entre o Regime totalitário Cubano e o Regime Cínico e Divorciado dos Direitos dos Humanos como o Governo do Doutor Gegê, Ilustre Governador do Estado de São Paulo, que entregou completamente a Segurança Publica nas mãos do Secretário Ferreira Pinto.
Talvez o senhor Governador não tenha se apercebido de que dia-a-dia, hora-a-hora está se providenciando o desmantelamento da Polícia Civil, que hoje só sobrevive porque possui bandeira, hino e brasão. Pois omo Instituição já está morta, só falta ser enterrada. E seus Diretores nada vêem, nada sentem e se comportam como aqueles que participaram do baile   da Ilha Fiscal.
Tenho convicção que após o Governo Geraldinho, se tivermos um Governador que tenha interesse, levar-se-ão anos para que se consiga reerguer a Polícia Civil, volto a dizer que chegou a hora dos Policiais Civis se unirem, independentemente a qual carreira pertencem,pois são todos Policiais Civis e tenho convicção de que o Delegado de Polícia por ser Delegado não é mais importante que os integrantes das outras carreiras policiais, ou seja, os Operacionais.
E lembro que o Brasil é o único país do mundo que tem a figura do Delegado de Polícia, bacharel em Direito, em outros países e cito aqui os Estados Unidos, existe a carreira única, em que o Policial ingressa como Policial fardado e lá vai prestando concursos internos e ascendendo na carreira, podendo chegar inclusive a Chefe de Polícia, isso tanto na Polícia Municipal que como nome já diz, cuida do Município, como na Polícia do Xerife, que cuida do Condado, que para nós seria a grosso modo, a grande São Paulo. Mas também não podemos nos esquecer que quando o crime é mais grave ou de repercussão é cuidado pela Polícia Estadual, portanto lá temos inúmeras Policias, cada qual com sua atribuição mas não tem uma Polícia Militar que não se coaduna com o Regime Democrático de Direito.
Desafio aqui que se faça uma eleição entre a Tropa da Policia Militar para ver quantos prefeririam serem Policiais Civis e me refiro ao grosso da Tropa, não Oficiais.
Portanto,gostaria omo cidadão de ter uma Policia Civil unida e coesa, lutando por seus direitos e, deixando para brigar entre si após conseguirem seus direitos.
Antes que digam, realmente não sou Policial,mas não estou entrando em seara que só pode ser trilhada por Policiais, pois sou cidadão e dependendo da Policia, meu pai foi Delegado de Policia e tenho orgulho disso. O Desembargador Pedro Gagliardi foi Delegado de Policia e diz isso a todos carregado de orgulho e mais, como profissional da comunicação posso falar sobre qualquer assunto, as vezes errando, as vezes acertando,mas sempre imbuído de boa fé nas pessoas. E agora, que o Administrador do site Flit Paralisante disse em uma postagem que meus artigos são bem vindos, estou mais pimpão do que nunca e agradeço-lhe a gentileza e o espaço para poder continuar postando, pois embora tenha um programa de rádio semanal, entendo que a palavra escrita atinge um numero muito maior de pessoas.
João Alkimin

Um Comentário

  1. Sábias palavras João. Parabéns pelo artigo. Infelizmente tudo que vc escreveu é a mais pura verdade, realidade nua e crua. Só Deus para nos ajudar a se levantar. Isso me deixa muito triste, pois não vejo reação. Estamos sendo exterminados aos poucos. A melhor Policia investigativa do Brasil e uma das melhores do mundo, sendo trocada pela PM, apenas para agradar uns e outros e, talvez por vingança, porquê não somos dóceis e nos rebelamos sempre.

    Curtir

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    esse Jão nos diverte !!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vai lá na Bahia ver o que o PT ta fazendo com a polícia !!!

    Curtir

  3. Concordo plenamente com o radialista; sendo assim, repito que se faz necessário acabar com a ditadura dos estrelinhas das PMs, principalmente, dos estrelinhas da PM do estado de vSão Paulo, vez que mandam e desmandam em todos os setores da vida deste estado,

    Se liga São Paulo,

    Acorda Brasil.

    Curtir

  4. ENQUANTO ISSO AS DELEGACIAS DO INTERIOR ESTÃO CAINDO OS PEDAÇOS!

    05/02/2012 – 03h00
    Quartel histórico da Rota ganha restauro completo em São Paulo
    PUBLICIDADE

    DE SÃO PAULO

    O primeiro edifício especialmente construído com a função de alojar a polícia de São Paulo vai passar por um restauro completo. Construído no bairro do Brás, quando o lugar ainda era um descampado, o Quartel da Luz abriga hoje a Rota e a Cavalaria.

    Veja imagens do prédio da Rota que passará por reforma

    A informação é da reportagem de Vanessa Correa publicada na edição deste domingo da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

    Com a reforma, algumas áreas em ruínas deverão ser reconstruída e “puxadinhos” que fogem do projeto original de 1892, do arquiteto Ramos de Azevedo, serão demolidos. A obra deverá ser concluída em 2013 e deve custar R$ 33 milhões.

    Há ainda partes do quartel que foram destruídas por um incêndio há três anos e que estão passando por restauro. Como o edifício é tombado, o projeto da reforma ainda precisa ser aprovado nos órgãos do patrimônio histórico.

    Curtir

  5. Pergunta para os PMs (praças e cabos) se eles são favoráveis ao crescente militarismo das polícias!
    Polícia deve ser civil, sempre civil, uniformizada, mas civil.
    Precisamos de uma polícia estadual com um segmento uniformizado e outro investigativo. Só isso! Como em qualquer país verdadeiramente democrático.

    VÊ SE ME AJUDA AÍ, PÔ!

    Curtir

  6. ESTIMADO JOÃO, VOCE SÓ NÃO AGRADA ALGUNS GAMBÉS, LAMBE BOTAS QUE INSISTEM EM ACESSAR ESSE BLOG, E NÃO DEVERIAM, POIS É DESTINADO A POLICIAIS CIVIS, PORQUE TENHO CERTEZA QUE À NOSSA CLASSE POLICIAL CIVIL, VOCE AGRADA E MUITO. XÔ COXINHAS!!!!VÃO ENGRAXAR OS COTURNOS DE SEUS “CHEFES”!!!

    Curtir

  7. PM só serve para dar prejuizo para donos de padaria,açogue ,mercadinho etc
    São caras de pal comem e bebem a acham que estão fazendo o negocião pedindo esmolas a sociedade.
    Sabe o que as pessoas comparam a PM a seguranças patrimoniais sem qualificação profissional e intelectual
    Quando o cara fala que é PM em uma roda da alta sociedade o assunto muda na hora porque?
    Enquando estes seres alienigenas existirem seremos todos prejudicados,só fazem merda.
    A vida destes caras é toda conturbada são envolvidos com ladrão,puta e se acham
    Piada não convido um cara deste nem pisar na porta da minha casa quero distancia de pessoas deste tipo de gente quanto mesnos conhecer melhor
    Lamentavél isso.

    Curtir

  8. Tô pra vê povo mais alienado do que os mikes. Tão tudo na mesma situação ou até pior e tão se sentindo. Como eles mesmo falam, “é a doutrina“, e “envergamos o braçal de tal btl, só se for doutrina de otários, pois a doutrina dos ofiça é fritar praça trouxa. O estado caga e anda pra doutrina.

    Curtir

  9. Sr. João!
    Suas palavras refletem a realidade agonizante em que vivemos. Obrigado.
    ´´E chegada a hora de Desmilitarizar a Polícia. A existência de uma polícia militar num Estado Democrático de Direito cavalga na contramão do mundo.” Polícia Única já…

    Curtir

  10. BOA NOITE A TODOS!
    Gostaria de expor este comentário e com experi^encia própria, pois conto com 28 anos de policia, ja vi e ouvi de tudo.., e ate evitando, sem falsa modéstia, inflar meu comentário com as canas e tantas outras situações vividas com meus parceiros, certamente inerentes a nossa profissão.
    Mas, quando ingressei, por mais apaixonante que fosse a carreira policial, e olha que nesta época a policia era melhor remunerada, respeitada ou temida, como queriam, pois ainda vivíamos um final de ditadura. Os policiais antigos ja reclamavam…”a policia ja foi boa…etc” imaginem estes nobres policiais da época como se sentiriam agora.
    . Lembro-me do melhor aumento recebido do governador franco Montoro, se não me engano o melhor. Apos, somente tivemos algo substancioso no governo fleury, ainda que simplesmente por interesse em atrapalhar as contas do governo sucessor.
    Ap’os isso fomos jogados ao limbo pelos governantes seguintes. Hoje, desmoralizados, o sentimento ‘e o pior possível, pois conseguiram ferir-nos em nossas almas, acabou nossa auto estima, do orgulho em ser policial. Viramos marionetes e aceitamos isto!
    Uma coisa e certa: a politica acabou com n’os e ainda acho que vai acabar com todo o pais,
    Neste pouco tempo que me resta, ainda tenho algumas coisas a fazer:
    a primeira e me desfiliar do SIPESP. e nas próximas eleições anular todos meus votos e de meus familiares, se puder ainda influenciar meus amigos nisso. Pois parece que as coisas vão piorar cada vez mais, infelizmente. Ou ser’a que fiquei como aquele antigão da época?

    Curtir

  11. loreni :
    Pergunta para os PMs (praças e cabos) se eles são favoráveis ao crescente militarismo das polícias!
    Polícia deve ser civil, sempre civil, uniformizada, mas civil.
    Precisamos de uma polícia estadual com um segmento uniformizado e outro investigativo. Só isso! Como em qualquer país verdadeiramente democrático.
    VÊ SE ME AJUDA AÍ, PÔ!

    Concórdo , uma polícia profissional , e não esse engodo chamado PM…

    Curtir

  12. Cristiano :
    Sr. João!
    Suas palavras refletem a realidade agonizante em que vivemos. Obrigado.
    ´´E chegada a hora de Desmilitarizar a Polícia. A existência de uma polícia militar num Estado Democrático de Direito cavalga na contramão do mundo.” Polícia Única já…

    Coléga , sabe o que eles vão fazer para desmilitar a polícia militar?? , mudar o nome apenas , pode esperar….

    Curtir

  13. Discordo totalmente do artigo.Absurdo comparar o regime político brasileiro com o cubano.
    Aqui temos liberdade de imprensa, como se pd ver por este blog, ninguém está impedido de sair do país, há alternância política, multipartidarismo.
    A presidenta Dilma perdeu uma boa oportunidade de fazer algo grandioso: ajudar o POVO cubano, não seus ditadores.

    Curtir

  14. Como dizia um ex-secretário de segurança de SP, Competentíssimo Advogado Dr. Antonio Claudio Marins de Oliveira: A POLÍCIA MILITAR DE SP É UM ESTADO DENTRO DO ESTADO.

    Alguém duvida? Quer queiram, quer não, é a mais pura realidade.

    Não é senhor governador?
    `
    Prezado João Alckmin, mais uma vez, parabéns pelo belo texto. Que Deus o abençoe.

    Curtir

  15. A POSTURA POLÍTICA EM DESFAVOR AOS POLICIAIS MILITARES EM GREVE É UM TAPA NA CARA DA DEMOCRACIA, NÃO É POSSÍVEL QUE NOSSOS POLÍTICOS E ALGUNS JORNALISTAS, ALGUNS DE CANAL DE TV AINDA ENTENDAM QUE GREVE É ATO DE VANDALISMO E COLOCAM A NOTÍCIA TENDENCIOSA COLOCANDO COMO SE UMA GREVE LEGÍTIMA MORALMENTE SEJA UMA AFRONTA AO ESTADO DE DIREITO. LAMENTÁVEL QUE GREVISTAS AINDA SEJAM TRATADOS COMO BANDIDOS AQUI NO BRASIL. É COMPROMETEDORA A POSTURA DA IMPRENSA LIVRE QUANDO TENDENCIOSAMENTE COLOCAM UMA GREVE POR SALÁRIOS MAIS JUSTO COMO SE FOSSE DESRESPEITO DOS GREVISTAS PARA COM A SOCIEDADE, TENTAM DE TODAS MANEIRAS COLOCAR A OPINIÃO PÚBLICA CONTRA OS GREVISTAS. É VERGONHOSO PARA A DEMOCRACIA POSTURAS RADICAIS ONDE NUNCA SE FALAM EM DEFESA DO MAIS FRACO E SIM SEMPRE EM DEFESA DO PATRÃO QUE É O GOVERNO . PORQUE SERÁ QUE OS SENHORES GOVERNADORES NÃO PAGAM UM SALÁRIO DECENTE PARA OS POLICIAIS? SERÁ QUE A LEIDE RESPONSABILIDADE FISCAL QUE OS PROÍBEM? CREIO QUE NÃO, CREIO NA MÁ VONTADE POLÍTICA MESMO, NA MALDADE DOS GOVERNANTES COM OS POLICIAIS, PROFESSORES E SERVIDORES DA SAÚDE; LEMBREM-SE, QUANDO SE TRATA DE REAJUSTE SALARIAL PARA OS POLÍTICOS É SEMPRE ÍNDICES QUE NINGUÉM CONHECE A ORIGEM (200 %) PRA MAIS; QUANDO SE FALA NO REAJUSTE SALARIAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS É 6 A 10 %; QUANDO CHEGA O PERÍODO DE ELEIÇÕES AI TEM UMA FATIA POUPUDA DE MAIS DE 250 MILHÕES QUE SERÃO DESTINADOS A PARTIDOS POLÍTICOS E NADA DISSO ATRAPALHA O GOVERNO E NINGUÉM RECLAMA, MAS PARA FAZER UM SALÁRIO DECENTE PARA OS POLICIAIS É UMA CHORADEIRA DANADA . É PRECISO QUE NOSSOS POLÍTICOS E AUTORIDADES EM GERAL ENTENDA DE UMA VEZ PARA SEMPRE QUE SE QUEREMOS UM PAÍS DECENTE TEMOS QUE SER DECENTE E FAZER AS COISAS CORRETA. OS POLICIAIS BRASILEIROS NÃO QUEREM FAZER GREVES, QUEREM PRENDER BANDIDOS E COMBATER O TRÁFICO DE ENTORPECENTES, MAS SÃO OBRIGADOS A DEIXAR DE FAZER ISSO PARA LUTAR POR SALÁRIOS MELHORES, AO INVÉS DE NOSSOS DEPUTADOS E SENADORES QUE SÃO OS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DO POVO RESOLVEREM ISSO PARA OS POLICIAIS, NÃO, ELES FICAM ESCONDIDOS EM SEUS GABINETES SÓ FAZENDO POLITICAGENS BARATAS E NÃO CUMPREM COM SUAS OBRIGAÇÕES PARA QUAL FORAM ELEITOS, POIS ESTÃO LÁ PARA RESOLVER E INTERCEDER QUANDO NECESSÁRIO, MAS NÃO, NÃO FAZEM NADA E AINDA RECEBEM SALÁRIOS E VERBAS QUE SÃO VERDADEIRAS FORTUNAS . O POLICIAL VALENTE NO COMBATE AO CRIME TEM QUE DEIXAR DE FAZER SEU TRABALHO PARA LUTAR POR MELHORES SALÁRIOS FAZENDO AS VEZES DOS DEPUTADOS E SENADORES TAMBÉM. NÃO ADIANTA DIZER QUE OS POLICIAIS QUE SÃO CULPADOS NÃO, POIS OS VERDADEIROS CULPADOS SÃO NOSSOS GOVERNADORES , ELES DEIXAM ACONTECER ESSAS GREVES, É O DESLEIXO GOVERNAMENTAL QUE OBRIGA OS POLICIAIS A FAZER GREVES. A IMPRENSA TEM QUE SER LIVRE E IMPARCIAL DOA A QUEM DOER PARA QUE HAJA DEMOCRACIA NO BRASIL. IMPRENSA TENDENCIOSA É FAVORÁVEL A DITADURA E ISSO NÃO QUEREMOS NUNCA MAIS NO BRASIL.

    Curtir

  16. http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,392438,Operacao+do+Gaeco+estoura+4+bingos+clandestinos+em+Campinas.aspx

    Operação do Gaeco estoura 4 bingos clandestinos
    Duzentas máquinas foram apreendidas. Casa de jogos funcionava próximo a batalhão da PM.

    09/02/2012 – 21:37
    EPTV
    Alterar o tamanho da letra A+A-
    Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Crimimais) nesta quinta-feira (9) levou aproximadamente cem pessoas para prestarem depoimento e apreendeu 200 máquinas em quatro bingos clandestinos de Campinas, no interior de São Paulo. Os lugares ficavam na região central da cidade e um ao lado de um batalhão da Polícia Militar.

    No bairro Guanabara, a polícia precisou arrombar uma porta reforçada com barras de aço. Todas as máquinas estavam desligadas e dezenas de pessoas foram surpreendidas com a invasão. A estrutura do local contava com um bar, que oferecia comidas e bebidas para os clientes.

    Foram apreendidos, além das máquinas, cartões usados para jogar, folhas de cheque em branco e assinadas, provavelmente usado para pagamento de premiação, de acordo com a PM.

    No bairro Taquaral, a casa usada para a jogatina tinha cadeiras numeradas e o pagamento das apostas podia ser feito com cartão de crédito. A polícia localizou diversos pendrives com os programas de jogos, para que nada fosse memorizado nos computadores. Ninguém estava no local.

    http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,1,1,392438,Operacao+do+Gaeco+estoura+4+bingos+clandestinos+em+Campinas.aspx

    Curtir

  17. Polícias Civil, Militar e bombeiros decretam greve no Rio de Janeiro
    Decisão foi tomada pelas categorias após assembleia realizada no Centro.
    Policiais e bombeiros reivindicam piso salarial de R$ 3.500.
    Carolina Lauriano e Marcelo Ahmed
    Do G1 RJ

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/policias-civil-militar-e-bombeiros-decretam-greve-no-rio-de-janeiro.html

    11 comentários

    Após a assembleia realizada na noite de quinta-feira (9), os bombeiros e as polícias civil e militar decretaram a greve das categorias no estado do Rio de Janeiro.
    “A partir de agora, a segurança é de responsabilidade da Guarda Nacional ou do Exército”, disse um bombeiro ao microfone, após perguntar quem estava a favor da paralisação e todos os presentes levantarem as mãos e gritarem “sim”.
    Após a confirmação da greve, o bombeiro deu instruções aos policiais e bombeiros presentes na Cinelândia. “Todos devem seguir direto e estar aquartelados em seus respectivos batalhões”, disse. “Atenção, é importante, quem está de folga aquartela, de férias aquartela, quem está de licença aqueartela. Todos juntos, não tem distinção, se puderem levar as esposas, levem junto. É importante”, completou.
    O decreto da greve foi antecipado, já que segundo as lideranças do grupo, se as reivindicações não forem aceitas até a 0h desta sexta-feira (10), as categorias iniciariam a paralisação.
    A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros da Auditoria da Justiça Militar do Rio decretou, na noite desta quinta-feira (9), a prisão preventiva do cabo Benevenuto Daciolo, do Corpo de Bombeiros. Ele é acusado de praticar os crimes de incitamento e aliciamento a motim. As informações foram confirmadas pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
    A liberdade do bombeiro era uma das reivindicações de policiais civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários, que fazem assembleia na noite desta quinta-feira (9), na Cinelândia, no Centro do Rio. (veja o vídeo acima)
    “Juntos somos fortes. Soltem o Daciolo porque ele é heroi. Ele não é vagabundo, não é vândalo. Ele foi o cara que sempre pregou a mansidão e a paz”, falou um dos bombeiros aos quase três mil manifestantes, entre bombeiros, agentes penitenciários e policiais civis e militares, que participam da assembleia.

    Manifestantes se acorrentam a bonecos vestidos com fardas da polícia e dos bombeiros (Foto: Carolina Lauriano/ G1)
    “Primeiro queremos que soltem o Daciolo. Em segundo, reivindicamos o piso salarial de R$ 3.500, com R$ 350 de vale tranporte e R$ 350 de tíquete-refeição. Essas são as condições para que não haja a paralisação”, afirmou o sargento Paulo Nascimento, do 1º GSE, ao lado de Fernando Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).
    O cabo Benevenuto Daciolo está preso administrativamente, em Bangu, devido aos crimes de incitamento à greve e aliciamento a motim, segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões. Escutas mostram conversa de Daciolo com a deputada Janira Rocha (PSOL) sobre estratégias de greve.
    Segundo os manifestantes, mais de 50% das três categorias vão aderir à greve. Nascimento afirmou que, no caso do Corpo de Bombeiros, 70% vão paralisar.
    Em relação à segurança da população, Nascimento garante que os serviços de segurança da sociedade que tenham “caso de morte” serão prestados. “Em casos como grandes incêndios, colisões, atropelamentos, acidentes graves, os serviços serão prestados”, garantiu.

    Coronel Sérgio Simões (Foto:Carolina Lauriano/G1)
    Exército pode enviar 14 mil homens
    Uma reunião com representantes da Segurança Pública do Rio e do governo federal, nesta quinta-feira (9), no Comando Militar do Leste (CML), decidiu que, em caso de greve dos militares, o Exército disponibilizará cerca de 14 mil homens e a Força Nacional atuará com cerca de 300 homens para a segurança no estado. A informação foi dada pelo secretário estadual de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Sérgio Simões, durante entrevista coletiva concedida nesta tarde, no Quartel General da corporação, no Centro da cidade.
    Segundo ele, o plano prevê que os 14 mil homens do Exército façam o policiamento no estado, enquanto os 300 homens da Força Nacional auxiliem no trabalho dos bombeiros, em caso de paralisação dos servidores de segurança do estado.
    Além disso, segundo o coronel, o próprio Corpo de Bombeiros já colocou todo o efetivo de prontidão. “A partir de hoje não temos mais efetivo administrativo funcionando. Todo o efetivo administrativo passa para prontidão, para serviços de socorro para garantir que a vida no estado do Rio de Janeiro vá se manter normal”, afirmou Simões.
    Simões disse ainda que todo o planejamento do carnaval está pronto, com efetivo próprio da corporação. “Setecentos bombeiros eu vou manter em posições estratégicas. O efetivo administrativo, com cerca de 2 mil homens, vai ser dividido”, explicou.
    As polícias civil e militar cogitam paralisações a poucos dias do carnaval, caso as reivindicações não sejam atendidas. A votação será realizada nesta quinta, na Cinelândia,

    Cabo preso
    Simões explicou que o cabo Benevenuto Daciolo, preso na noite de quarta-feira (9), segue em Bangu 1. A prisão administrativa, que tem duração de até 72h, se deu devido aos crimes de incitamento à greve e aliciamento a motim.

    O secretário ressaltou que sempre esteve aberto para o diálogo, mas diante de uma greve não há o que negociar. “Independente do fato que tem clareza que a greve é vedada às corporações militares, há um valor muito maior que é o fato que é absolutamente inaceitável que uma corporação de bombeiros seja incitada a fazer greve. O que tá em jogo é a vida de pessoas”, disse. “A greve é covarde, inaceitável e leviana”, completou Simões, acrescentando que quem participar da greve pode sofrer punições.
    Ele afirmou que não descarta a hipótese de expulsar o cabo Daciolo da corporação. “Não quero antecipar nenhum procedimento, mas é uma possibilidade que se abra um processo administrativo para avaliar as condições dele permanecer na corporação, mas não quero antecipar”, disse.
    Segundo Simões, escutas autorizadas pela Justiça mostraram Daciolo conversando com outras pessoas sobre estratégias para deflagrar greves no estado do Rio de Janeiro. O cabo estava em Salvador, na Bahia, reunido com líderes do movimento grevista da Polícia Militar daquele estado.
    O governador Sérgio Cabral pediu ao governo da Bahia as cópias das gravações telefônicas, nas quais o cabo Daciolo planejava estratégias de deflagração de atos grevistas no Rio. As escutas foram exibidas no Jornal Nacional nesta quarta-feira.

    Para presidente de associação de oficiais, reajuste ‘não é suficiente’
    Mais cedo, o presidente da Associação de Oficiais Militares do estado do Rio de Janeiro, coronel Fernando Belo, afirmou que o reajuste salarial aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio “ainda não é o suficiente”.
    “Nós entendemos que o governo do estado tem realmente tido uma dedicação aos órgãos de segurança. Nós entendemos que ainda não é o suficiente. Nós fazemos um apelo ao governo do estado para que olhe com mais carinho, com mais responsabilidade essa questão salarial porque é crucial, de fato”, disse Belo.
    Por 59 votos contra um, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram na manhã desta quinta-feira o substitutivo do Executivo que aumenta os salários das categorias de segurança (polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e de agentes penitenciários) em 39% até fevereiro de 2013. Ainda falta votar os destaques ao projeto aprovado, que podem modificar o texto final.
    Segundo o projeto original, o aumento seria concedido em outubro de 2013, mas, na quarta-feira (8), a Secretaria de Segurança Pública (Seseg) informou que o governo do Rio autorizou a Assembleia a modificar a proposta para que os salários sejam reajustados em fevereiro de 2013 em 26%. Assim, o reajuste total das categorias será de 39%, entre fevereiro de 2012 e fevereiro 2013.
    Cabral critica ‘balbúrdia e agitação’
    O governador do Rio, Sérgio Cabral, defendeu a atual política de segurança estadual. “O governo, nesses anos todos, fez um esforço priorizando a segurança pública. Hoje, a segurança pública tem um orçamento que chega a níveis de itens essenciais, como a saúde, apesar de não ser obrigatório. O orçamento da Polícia Militar subiu de R$ 900 milhões para R$ 2 bilhões”, afirmou durante o lançamento do Programa Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, em Niterói, no fim desta manhã.
    Cabral afirmou que existe uma “articulação nacional para tentar criar um clima de insegurança” e criticou aqueles a quem chamou de “ditos líderes” do movimento por melhores salários para bombeiros e policiais.
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/02/policias-civil-militar-e-bombeiros-decretam-greve-no-rio-de-janeiro.html

    Curtir

  18. Os Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e os agentes penitenciários do Rio de Janeiro entraram em greve oficialmente às 23h30 desta quinta-feira. A partir da 0h, todos os policiais ficarão aquartelados em seus respectivos batalhões.

    Quem estiver de folga também ficará aquartelado, além de inativos e aposentados que, na medida do possível, foram convocados a comparecer nos quartéis. Policiais foram destacados para continuar nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), mas o movimento grevista recomenda que trabalhem sem armas.

    A orientação do comando de greve é que nenhum PM ou bombeiro saia para ocorrência alguma. A Polícia Civil só atenderá ocorrências emergenciais, como violência grave, furto de veículo e as relativas à Lei Maria da Penha. A Delegacia de Homicídios continuará operando normalmente, segundo o diretor jurídico do Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis), Francisco Chao. “Em nenhuma hipótese serão aceitos atos de vandalismo da Polícia Civil”, afirmou Chao.

    O cabo da Polícia Militar lotado no 22º BPM (Maré) Wellington Machado afirmou que, a partir de agora, “qualquer ocorrência que ocorrer na cidade é de responsabilidade do exército e da Força Nacional de Segurança”.

    O sargento do 1º GSE (Grupamento de Socorro e Emergência) Paulo Nascimento havia afirmado mais cedo que o governador Sérgio Cabral teria até 23h59 de hoje para aceitar as reivindicações da categoria e evitar uma greve geral das entidades de classe da segurança pública fluminense.

    Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros, a ideia dos grevistas é a de “evitar o pânico”. Por esse motivo, os manifestantes pedem que a população do Rio “evite transitar pelas ruas a partir de amanhã”, conforme anunciava uma mensagem de um carro de som próximo ao palanque montado na praça da Cinelândia, no centro do Rio.

    Curtir

Os comentários estão desativados.