04.02.2012 – 20:28
Em 2001, Lula culpou governo por greve da PM
Josias de Souza
Há 11 anos, a Bahia viveu drama parecido com o que eletrifica o Estado há cinco dias. Uma greve da Polícia Militar fez subir as estatísticas criminais. Uma onda de saques e arrastoões ateou pânico nas ruas de Salvador.
Corria o ano de 2001. Governava a Bahia César Borges. Filiado ao PFL (hoje DEM), integrava o grupo político de Antonio Carlos Magalhães. Enfrentava oposição renhida do PT. Inclusive do então deputado federal Jaques Wagner.
Nessa época, Lula era candidato a sucessor do tucano Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República. Em campanha na cidade gaúcha de Santa Maria, foi instado a comentar a greve dos policiais baianos. Responsabilizou o governo pefelê pela desordem:
“Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. O que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido. Não é verdade.”
Lula injetou política na confusão: “Os arrastões na Bahia me lembraram os que ocorreram no Rio em 92, quando a Benedita [da Silva] foi para o segundo turno [nas eleições para a prefeitura]. Você percebeu que na época terminaram as eleições e, com isso, acabaram os arrastões? Faz nove anos e nunca mais se falou isso.”
O Lula de 2012, às voltas com o tratamento contra um câncer na laringe, ainda não disse palavra sobre a greve que tisna a administração petista do amigo e ex-ministro Jaques Wagner. O Lula de 2001 não hesitou em apoiar os grevistas:
”A Polícia Militar pode fazer greve. Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial.”
Traçou uma analogia entre o Brasil e a Suécia: “Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.”
César Borges, hoje filiado ao PR, reagiu assim às críticas: “Além de falar muita besteira, Lula demonstra que está completamente desinformado. Foram deputados petistas que insuflaram a greve e, depois, quando perceberam que o movimento estava fora de controle, procuraram o governo para abrir um canal de negociação.”
Líder do movimento grevista que atormenta a Bahia há cinco dias, o soldado Marco Prisco corrobora agora a versão difundida por César Borges em 2001. Afirma que o então deputado Jaques Wagner ajudou a montar o esquema de financiamento da greve de 11 anos atrás.
Em entrevista concedida neste sábado (4), Jaques Wagner enxergou as digitais dos grevistas na onda de violência: “Parte dos crimes pode ser parte da própria operação montada. A tentativa de criar um clima de desespero para fazer a autoridade do governo do Estado sucumbir ao movimento.”
Acrescentou: “É tentativa de guerra psicológica. Parte disso é cometida por ordem dos criminosos que se autointitulam líderes do movimento. […] Não é possível que governadores sejam ameaçados por policiais com arma em punho”.
O antecessor César Borges dizia coisa muito parecida: “Houve uma ação deliberada de um grupo para implantar o terror na Bahia, para mostrar que a greve da PM tinha adesão total. Não acredito que a iniciativa dos saques e arrastões tenha partido do povo baiano, que é pacato e ordeiro. Havia, no movimento, muitos radicais, policiais que não merecem vestir a farda.
Ontem, como hoje, a solução adotada pelo governo baiano para remediar o problema foi acionar Brasília. A exemplo do que fez Dilma Rousseff agora, FHC enviou soldados do Exército para patrulhar as ruas.
Diz-se que a história sempre se repetiu. Por uma dessas ironias que só a política pode prover, a história que se repete na Bahia é a que, no passado, o PT de Lula e Jaques Wagner consideravam pré-história.
Abaixo, cenas de um saque ocorrido na sexta-feira (3), no bairro de Pirajá, na capital baiana.

Até quando nosso povo vai acreditar em conversa e promessas de palanque? Os que ontem defendiam, hoje jogam pedras. Os que em 2001 culpavam o governo instituído, hoje governantes, se utilizam das mesmas manobras. Senhor, tende piedade de nós!
CurtirCurtir
TUDO CANALHA, QUANDO ESTÃO NO PODER MUDAM O DISCURSO. QUANDO DA GREVE DA POLÍCIA PAULISTA EM 2008 FOMOS A BRASÍLIA PEDIR INTERVENÇÃO NO ESTADO. O ENTÃO MINISTRO DA JUSTIÇA HOJE GOVERNADOR DO RIO GRANDE DO SUL, TIROU O CÚ DA SERINGA SOB A ALEGAÇÃO DE QUE UMA INTERVENÇÃO TERIA DE SER APROVADA NO CONGRESSO MAS QUE FALARIA COM JOSÉ SERRA E O ESCAMBAU. DE LÁ PRA CÁ NASCEU A LUTA DA PEC 300 PELO PISO NACIONAL DE SALÁRIO, ANTES DESTINADA SOMENTE AOS POLICIAIS MILITARES ACABOU ABRAÇANDO TAMBÉM OS POLICIAIS CIVIS. OU O POLICIAL BRASILEIRO DE TODOS OS ESTADOS PASSA A SER RESPEITADO E A GANHAR UM SALÁRIO DIGNO IGUAL AO POLICIAS DE BRASÍLIA OU SE PARA O BRASIL.
CurtirCurtir
LÁ COMO CÁ, ESSES POLITIQUEIROS INESCRUPULOSOS, NUM DETERMINADO MOMENTO IRÁ EXPERIMENTAR DO PRÓPRIO VENENO. JÁ DISSE ISSO ANTES E VOLTO A REPETIR. VÃO SE DAR MAL. ESTÃO EXTRAPOLANDO OS LIMITES ACEITÁVEIS PARA QUALQUER SER HUMANO QUE RACIOCINE UM POUCO. NÃO VAI DEMORAR MUITO O BICHO VAI PEGAR. SE CUIDEM SEUS CAGÕES PORQUE DENTRO DE POUCO TEMPO VOCES TERÃO BEM POUCO LAMBE BOTAS PARA PROTEGE-LOS, AÍ QUERO VER. NINGUÉM ESTÁ AGUENTANDO MAIS ESSA DESFAÇATEZ.
CurtirCurtir
BANDO E QUADRILHA DE LIXO!!!
CurtirCurtir
Culpa disso foi Sta Maria, Nina e Pinta.
CurtirCurtir
A situação só vai mudar quando a população entender que o voto é obrigatório, mas não somos obrigados a votar em um ou outro candidato, ou seja, devemos comparecer no local de votação e apertar as teclas e simplesmente ANULAR o voto, e não me venham dizer que o voto é o nosso .38, que devemos defender nossos interesses através dos candidatos que elegemos, que ao que nos parece, todos que elegemos só pensam em defender os próprios interesses, pois “entram no esquema” e se esquecem que representam uma população, ou pelo menos uma fatia dela… é uma pena… no papel é um sistema perfeito… mas quando colocado em prática… que dó que dó… de nós é lógico.
CurtirCurtir
Cadê os otários defensores do pt???????????
Já são 3 os estados governados pelo pt e aliados em que as Polícias entram em greve e não conseguem ABSOLUTAMENTE NADA!!
Cadê aquele imbecil que quer o lulla como governador de SP??
Ptistas são os maiores idiotas do país.
Se vocês acham que a coisa tá ruim com o psdb, esperem só chegar o pt.
RJ vai parecer pacifico.
CurtirCurtir
AI QUE BONITINHO !POR QUE ENTÃO ELE NÃO DEU UM JEITO QUANDO ELE ERA PRESIDENTE? PROMETEU JUNTO COM TEMER ! VÃO SE FERRAR ,O POVO É IDI MESMO AGORA ACREDITA QUE ELE AMA OS POLICIAIS,OS PROFESSORES,ELE CLARO COMO TODOS QUE ENCABEÇAM LUTAS ,SÃO OS ÚNICOS QUE ACABAM SENDO BENEFICIADOS,APADRINHADOS COM CARGOS E OU CRIAM SUAS ASSOCIAÇÕES ,ONGs ETC.. M,EU POVO QUANTOS BARRABAS PRECISAM AINDA PARA REVEREM QUE ESTÃO SENDO LUDIBRIADOS ENROLADOS?!
AH DA LICENÇA! ACREDITAM PORQUE ELE FALA O QUE VCS QUEREM OUVIR,MESMO QUE ELE NÃO CUMPRA,E SABEM QUE NÃO CUMPRIU E NEM CUMPRIRIA SE VIESSE A SER PRESIDENTE DE NOVO, DESDE QUANDO AS PECS DOS PROFESSORES ESTÁ LÁ,DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES? ENTRE OUTRAS,VEJAM OS SEM TETO ,OS SEM TERRA,VEJAM O QUE ELES FALAM ,VEJA MINHA CASA MINHA VIDA ,TUDO CONVERSA FIADA,ESTAMOS PERTO DE ELEIÇÕES CUIDADO,VEJA A PEC300 EM SP,FALARAM DE MOVIMENTOS UMA VERGONHA,DOS 100 MIL NEM 1/3 RECEBEU ATÉ HOJE CARTA DE CONVOCAÇÃO, NEM AS ESPOSAS,OS POLICIAIS DE SP SÃO MAL REPRESENTADOS DESDE 1997,QUANDO ESTOU GREVES EM MINAS GERAIS,SP SEMPRE FICOU DE FORA,OS POLICIAIS DE SP,A BEM DA VERDADE SABEM QUE NÃO TERÃO APOIO SE NÃO BANCAREM ASSOCIAÇÕES ,ELES SABEM QUE SÓ APARECEM NA HORA DE VENDER SEUS PLANOS,RARAS EXCEÇÕES LEMBRAM DA DATA DE ANIVERSARIO,IMAGINE DO QUE RESTO.
MEU DEUS QUEREM FAZER GREVE ,MOVIMENTOS,ARTICULEM-SE ENTRE SI ,UNINDO CLASSES,CHEGA DE DEPENDEREM DE QUEM SÓ OS USAM.
FAÇAM DE FORMA QUE GERE COMOÇÃO,INDIGNAÇÃO,E NÃO REVOLTA, VERGONHA,É FÁCIL,VCS TEM CARRÃO? VC VIAJAM DE AVIÃO , PASSEIAM COM A FAMÍLIA? TEM MANSÕES?
OU PAGAM ALUGUEL,OU TEM UM CASINHA HUMILDE,DIVIDAS ETC…?
ENTÃO FAÇAM PANFLETOS PRIMEIRO ,PROVEM A SOCIEDADE QUE O QUE ELES VEEM É APENAS MEIA DÚZIA DE POLICIAIS QUE COMETEM DESVIOS DE CONDUTA E ESTÃO BEM,,OU ENTÃO SÃO APADRINHADOS DE VARIAS FORMAS,USANDO A VOCÊS MESMOS.
PORQUE O QUE MAIS ESCUTO DAS PESSOAS É QUE CONHECEM POLICIAIS QUE TEM MOTO,CARRO DO ANO,CASA CONFORTÁVEL,VIVEM VIAJANDO COM A FAMÍLIA GRANDE, DIFÍCIL NÃO MEUS CAROS COM O SALARIO QUE GANHAM ,MESMO QUE A ESPOSA TRABALHE,PRECISARIA SER ASSESSORA DE POLÍTICO,DONA DE ASSOCIAÇÃO QUE EXPLORA AS MAZELAS DOS POLICIAIS E OUTREM,OU QUE EM RARAS EXCEÇÕES SEJA UMA ADVOGADA ,MAS A GRANDE MAIORIA É COMO O CABO QUE QUASE PERDEU SUA CASA,AQUILO É PM SOFREDOR E INJUSTIÇADO!
HONRE SUAS CARREIRAS,HONRE O BRIO DE ONDE VIERAM,HONRE SUA ORIGEM ,SEJA ELA HUMILDE OU NÃO,MAS HONRE QUEM VC É PERANTE NÃO SÓ AOS HOMENS MAS A DEUS,DEUS NÃO QUER IRMÃOS SE MATANDO POR DINHEIRO E NEM MESMO PODER!
A PAZ DE CRISTO!!
CurtirCurtir
E desde quando nós policiais somos trabalhadores? Fazemos segurança de Estado, primordialmente. Somos a ponta de lança na defesa do status quo, na manutenção dos privilégios das elites. É muita hipocrisia, ou ignorância, ver muitos da tiragem defender tropa de choque reprimindo zumbis e favelados. Esqueceram que fomos vítimas desses mesmos porcos fardados?!
CurtirCurtir
Não édoutor, assim como o Juiz, o Promotor, o Engenheiro,o médico, o Dentista, que o senhor trata como “Doutor”.
CurtirCurtir
Durante a campanha em SP ,o Major Olimpio e todos os lidares da pec300 trabalharam e usaram a PEC300/446 em campanha para elege-los e mais alguns angariarem como sempre cargos ,assessoramento, vocês são POLICIAIS deveriam investigar antes de ficarem batendo palma para espertalhões e lobos prosperarem nas custas de vocês.
Por que o povo tem sempre que depender de terceiros para lutarem pelos seus direitos,maconheiro tem ong ,associação de maconheiro,os que e eles paparam as ruas e quantos fumetas tinham lá,quantos foram presos? Que eu7 saiba a droga ainda é ilícita!
O povo é a maioria ,é preciso independência,pararem, de ser manipulados e usados,deveriam unir classes,programar reuniões mensais ,seja em praças ,sejam em parques,não fazem churrascos entre amigos, façam entre servidores ,convoquem pela net,as esposas podem,os filhos podem ,os verdadeiros amigos podem,pelos que não podem,não dependam de urubus,eles,levam vocês ao descontrole,ao desespero e depois so eles se saem bem!
SÓ A UNIÃO E A INDEPENDÊNCIA TONARÁ A SOCIEDADE ,A MASSA FORTE LIVRE DE AMARRAS DAS EXPLORAÇÕES,FAÇAM ELES DEPENDEREM DE VOCÊS ,SE SENTIREM FRACOS E DEPENDENTES,TEREM A INCERTEZAS DOS SEUS VOTOS.
SOMOS CAPAZES E NÃO DEVEMOS SER ESCREVO DE UMA MINORIA DESESPERADA EM PROSPERAR E GANHAR FÁCIL NAS CUSTAS DOS QUE ELES DARÃO ESMOLAS COMO AUMENTO,PORQUE OS DELES ELES MESMO APROVAM.
VC POLICIAL SEJA CIVIL E OU MILITAR ,PEÇA AJUDA A UM DESES DEPUTADOS MILITARES E OU ASSOCIAÇÕES SEM TER VOTADO E OU MESMO VOTADO E PEÇA AJUDA,E SE NÃO FOR ASSOCIADO E MESMO SENDO ,PODEM VER NÃO APARECE NINGUÉM PARA DAR A CARA A TAPA CONTRA SEUS SUBORDINADO E OU PARA DEFENDE-LOS.
ACORDEM!!
CurtirCurtir
Acorda Bozo,
A culpa não delas, mas sim dos INDIOS QUE HABITAM ESTE PAIS E PERMITIU A OCUPAÇÃO DELAS, E ATÉ HOJE, SÃO SERVIÇAIS DELAS………….
abraços.
CurtirCurtir
esse governador acha que pode manter servidores públicos sem dar salários compatíveis, aumentos e reposições salarias, ele quer que todos trabalhem de graça para a realeza
CurtirCurtir