Guilherme Balza e Janaina Garcia Do UOL, em São Paulo
A atuação da Polícia Militar de São Paulo na reintegração de posse do Pinheirinho, na cracolândia e na USP (Universidade de São Paulo) revelam que o Estado está agindo à base da força e perdeu o controle da polícia. Esta é a avaliação do jurista Walter Maierovitch e do cientista político Guaracy Mingardi, ambos especialistas em segurança pública.
Maierovitch avalia que a PM “não é uma polícia preparada para a legalidade democrática”. “Hoje os problemas são resolvidos à base da força. É um quadro traumático. Precisamos começar a desmilitarizar a polícia. Temos que ter uma polícia cidadã. E deixar a polícia de fora em casos que não são de polícia”, diz o jurista.
Já Mingardi vê nos episódios falta de controle do Estado. “Toda polícia no mundo quer extrapolar porque é mais fácil agir usando de violência; é mais fácil quando há, portanto, a reação do outro lado. O papel do governante é dizer o ‘não pode’ ou o ‘quem passar desse ponto, será demitido’”, avalia.
O cientista político cita o exemplo da Inglaterra: “lá a polícia é super controlada, com pouquíssimas mortes causadas ao ano. A situação só começou a sair de controle quando a ordem era tirar os terroristas de circulação a qualquer custo. Resultado: um inocente [o brasileiro Jean Charles de Meneses] foi morto”, diz.
USP e cracolândia
Para o jurista, no caso da USP, a polícia desviou o foco de sua atuação, quando “em vez de prevenir os crimes, resolveu se preocupar em reprimir os alunos”. “Criaram um caso de proporções exageradas”, diz.
No caso da cracolândia, avalia Maeirovich, o “governo não percebeu que o problema é de saúde pública, e não de polícia.” Ver em tamanho maior Polícia faz operação para acabar com a ‘cracolândia’ . “Em vez de uma operação que priorizasse ações sociossanitárias, optou-se por uma repressão policial equivocada. E burra, porque nenhuma rede de tráfico foi afetada. Fizeram uma ação de limpeza. Prenderam os usuários e sequer havia para onde levá-los”, aponta o jurista.
Pinheirinho
Maierovitch questiona a necessidade da operação de reintegração de posse no Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). “Em que país civilizado isso ocorreria? A expulsão de 1.500 famílias sem ter para onde ir? Nesse caso, a culpa deve ser atribuída à Justiça, que determinou a reintegração. Colocaram uma tropa de choque para atuar de surpresa contra uma população que não está rebelada. É uma arbitrariedade muito grande”, critica.
O jurista critica ainda a inserção de PMs disfarçados dentro da comunidade. “A Polícia Militar usou técnicas da época da ditadura. Se infiltrou para ver quem eram as lideranças.”
Mingardi aponta problemas no comando da PM paulista. “A própria Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) teve, entre seus últimos comandantes, alguma relação com a violência [o atual comandante, o tenente-coronel Salvador Modesto Madia, é um dos 116 PMs acusados do massacre no Carandiru, em 1992]. Por melhor que seja o sujeito para a função, esse é um sinal que o gestor dá, um sinal errado para a corporação.”
“Polícia neutralizou só os desordeiros” Coronel da reserva da PM de São Paulo, ex-secretário nacional de Segurança Pública e consultor do Banco Mundial, José Vicente da Silva Filho defendeu que a ação da polícia no Pinheirinho ajudou a resguardar a ordem pública em uma área onde, afirma, a degradação vinha de anos e era alimentada “por interesses políticos”.
“Sempre houve uma letargia das autoridades, de todas as esferas de poder, sobre a remoção daquele quadro. Pelo contrário: benefícios e infraestrutura acabaram sendo levados até lá, como água e luz. Claro que isso aumentou o grau de resistência das pessoas”, disse.
“E é fato que havia uma parte de crime organizado lá dentro, e muitos ladrões e interesseiros de políticos; afinal, quantos votos não rende o Pinheirinho?”, questionou o coronel da reserva.
Silva Filho foi comandante da PM em São José dos Campos durante cinco anos, entre 1988 e 1993. Sobre os relatos de abusos e de violência contra mulheres e crianças, o policial diz que é resultado da ação de desordeiros que resistem à ação da PM.
“Confronto é praticamente inevitável, e sempre há um núcleo dos que resistem e um grupo de desordeiros: foram esses que tomaram a linha de frente contra a polícia e atingiram casas, comércio e veículos com coquetéis molotov. A ação da polícia foi planejada e inteligente no sentido de neutralizar essas pessoas e não postergar mais a ordem pública em uma reintegração que sempre se soube que seria complexa, dada a imersão política dessa comunidade”, afirmou.
Entramos em contato com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) para responder às críticas dos analistas, mas eles não se posicionaram até o fechamento desta reportagem.
Esse porra de José Vicente da Silva não é especialista nem aqui nem na China, é um defensor da truculência do Estado, aliado do Alckimin e colega de farda do Pinto, até parece que não viria com essa pérola.
CurtirCurtir
Lá vou eu defender o estado de direito mesmo não sendo um PM. Vão me xingar, mas tudo bem. Eu aguento!!!
USP eu nem comento. Baderneiro que não quer estudar pra mim é lixo.
Cracolândia é caso de polícia sim senhor. Viciado não pode estar acima da lei e tomar as ruas de um bairro de assalto. Foram 20 anos de omissão por falta de repressão. O ideal é ter a internação compulsória.
Pinheirinho é uma propriedade privada onde o dono foi a justiça e ganhou. Propriedade garantida pela constituição. O estado errou quando forneceu energia e aguá num local invadido; assim ele assumiu estar beneficiando o invasor.
CurtirCurtir
É LÓGICO QUE TU GUENTA !
TÁ MAMANDO E SENTADO COM A BUNDA SUJA NAS PRINCIPAIS CADEIRAS DO ESTADO.
CurtirCurtir
SÓ ESPERANDO, A VOTAÇÃO EM FEVEREÍRO DE 2012 NO SENADO CHEGA DE SER
TRATADO COMO ESCRAVO.
CurtirCurtir
COM TANTO “ESPECIALISTA” NESTE PAÍS, COMO É QUE NÓS VIVEMOS NESSE CAOS?
TODO MUNDO DÁ PITACO! O DEFENSORES DOS DIREITOS “DOS MANOS E USURPADORES” BEM COMO O DA “RESERVA MORAL DO ESTADO” ( À BASE DO CACETE ) SEMPRE TEM UMA EXPLICAÇÃO, UMA TESE MAIS NUNCA APONTAM SOLUÇÕES VIÁVEIS. ENQUANTO ISSO, O CODADÃO DE BEM, HONESTO, TRABALHADOR, SEJA ELE DE QUAL CLASSE SOCIAL, PROFISSIONAL OU POLÍTICA GEME E SOFRE SOB O JUGO DOS BANDIDOS DE ARMA NA MÃO, DE MANDATO, DE TOGA E DE IDEOLOGIA. QUE FIZEMOS PARA MEREÇER TAL DESTINO? BALA NELES!!!!!!!!
CurtirCurtir
Infelizmente o unico servico publico que presta algum atendimento e a policia, disque 190 e rapidinho chega uma viatura. Fique entediado, e sempre vai encontrar uma delegacia aberta, ou seja, por pior que seja, a policia e o unico fiel representante do Estado, pena ser abandonado e nao reconhecido.
CurtirCurtir
ANALISTA DE CÚ É ROLA!
VIVA A PM ATÉ NA CASA DO CARALHO!
CurtirCurtir
Pau nos bandidos e vagabundos! Todos que enfrentam policiais não prestam.
CurtirCurtir
um governador lixo um secretario da seguranca ladrao o que pode dar certo?
CurtirCurtir
Não entendo o porquê de as polícias estaduais ainda serem militarizadas.
É o poder civil se submetendo aos milicos, como nos tempos da brilhantina.
CurtirCurtir
Maierovitch avalia que a PM “não é uma polícia preparada para a legalidade democrática”. “Hoje os problemas são resolvidos à base da força. É um quadro traumático. Precisamos começar a desmilitarizar a polícia. Temos que ter uma polícia cidadã. E deixar a polícia de fora em casos que não são de polícia”, diz o jurista.
CurtirCurtir
Estado de São PAULO = a Roma Antiga: Um Cesar carrasco, com seu senado corrupto e suas legiões prontos para cumprir qualquer ordem, esperamos que não tenha o mesmo fim…
CurtirCurtir
Acho que a polícia é militar porque até os policiais civis querem por farda e marchar.
CurtirCurtir
lincoln :
Não entendo o porquê de as polícias estaduais ainda serem militarizadas.
É o poder civil se submetendo aos milicos, como nos tempos da brilhantina.
Vc se enganou cara, este último vídeo não são policiais civis, são homens aranha, na versão Venon….
CurtirCurtir
Muito bem. Deixem os “noias” a vontade na USP, deixem os receptadores de carros a vontade, afinal droga e carro roubado são de origem ilicita igualmente devendo ter o mesmo tratamento. Para acrescentar existe movimento de sem terra- sem teto, pois bem estou fundando um novo movimento O DOS SEM DINHEIRO (principalmente policiais com o salario que tem) e convido a todos a invadirmos um banco e enquanto não nos derem o dinheiro, não sairemos de lá, ou então até a ora em que o governo vier negociar, afinal para que existe a lei ?
CurtirCurtir
DEIXEM TAMBÉM A VONTADE E EM PAZ OS GRANDES BICHEIROS, OS NARCOTRAFICANTES, OS POLÍTICOS, OS FAZENDEIROS GRILEIROS, OS EMPRESÁRIOS, OS BANQUEIROS,ENFIM OS GRANDES LADRÕES DESTE PAÍS.
CurtirCurtir
A democracia no Brasil ainda é para poucos, pois em qualquer estado de nosso país, qualquer manifestação contra o estado (preço das passagens de onibus abusivas, por ex.,), tá lá a policia militar para baixar o pau na rapaziada. Greve dos Professores, tá lá a PM, e a Greve da Policia Civil baixaram o pau na própia policia. Está tudo errado, o povo brasileiro ainda vai aprender a realizar manifestações e aí sim teremos um estado melhor, e um país verdadeiramente democrático, porém, sem a POLICIA MILITAR dando tiros de borrachas e batendo na cara de quem quer que seja!. Temos que lutar contra isso.
CurtirCurtir
A SEGURANÇA DO POVO VEM DA POLICIA , SE FOR AGIR COMO ESTES DITOS ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA FALAM… ISTO AQUI VIRA UM BAGUNÇA , RECLAMAM DO QUE ….. CRACOLÂNDIA ….PARA ACABAR COM AQUILO TEM QUE SER ASSIM OU VCS DITOS ESPECIALISTAS EM SEGURANÇA NÃO DESCONFIARAM AINDA QUE TODO VICIADO É UM TRAFICANTE E QUE NO BRASIL EXISTE UMA COISA CURIOSA ( É PROIBIDO VENDER ENTORPECENTE MAIS NÃO É PROIBIDO CONSUMIR E CADA CONSUMIDOR VICIA MAIS UMAS 5 PESSOAS PARA PODER FINANCIAR O VICIO ) É FACIL FALAR EM SEGURANÇA COM O BUNDÃO NUMA CADEIRA SEM RISCO DE VIDA E É FACIL DIZER QUE A PM AGIU COM VIOLÊNCIA …MAIS VCS NEM IAM LÁ , TINHAM MEDO OU SE IAM ERA PARA OUTRA COISA ……QUE VCS QUEREM QUE CONTINUE AQUILO …, PESSOAS CADA VEZ MAIS VICIADAS EM FORMA DE ESQUELETO ……CRIANÇAS VENDO AQUILO ……. NO PINHERINHO PESSOAS COMO SEMPRE ENGANADAS POR POLITICOS ,E LIDERES E INDUZIDAS POR ELES A ERROS ….DEU NO QUE DEU…… A PM IA LÁ SEMPRE ATENDER OCORRÊNCIAS , TAIS COMO LEVAR PESSOAS PARA HOSPITAL E NÃO É RARO O PM DAR ALGUM DINHEIRO PARA QUE ESTAS PESSOAS SE ALIMENTEM ENQUANTO AGUARDAM ATENDIMENTO MEDICO…..RESOLVER BRIGAS DE CASAIS E COMPRAR LEITE PARA OS FILHOS DOS BRIGUENTOS ……… E NÃO FOI A PM QUE CRIOU O PINHERINHO …….PINHEIRINHO FOI CRIADO POR PESSOAS INESCRUPULOSAS QUE VIVEM DE FOMENTAR INVASÕES MESMO SABENDO QUE NO FINAL DE TUDO , QUEM SE LASCA É O POVÃO …….
CurtirCurtir