Defensoria Pública e direitos humanos…Usuário na mão de Deus…PM massacra craqueiros…Governo Federal diz que ações da Polícia Militar “são absolutamente afrontantes” 23

Defensoria distribui cartilhas sobre direitos de usuários

DE SÃO PAULO

A Defensoria Pública de São Paulo distribuiu ontem na área da cracolândia, região central de São Paulo, panfletos com orientações contra eventuais abusos de policiais e guardas.

No informativo, os defensores informam telefones das corregedorias da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana para encaminhamento de denúncias.

Os panfletos informam, também, direitos básicos dos cidadãos como:

1) sempre ser tratado com edução e respeito;

2) ficar, sentar ou deitar ou reunir-se em local público, desde que pacificamente;

3) saber o motivo pelo qual está sendo abordado.

Conforme a Folha revelou ontem, a nova fase da operação policial será dispersar moradores de rua que estiverem em vias ou praças. O objetivo é, diz a PM, evitar o surgimento de uma nova cracolândia.

Os panfletos foram distribuídos por uma base móvel da defensoria. Em cerca de uma hora, em torno de 20 pessoas pediram cópias.

Também esteve lá uma equipe da guarda municipal reclamando da distribuição das informações. Os guardas disseram que os viciados estavam usando o informativo para enfrentá-los.

Além de distribuir os papéis, os defensores recolheram depoimentos de usuários sobre supostos abusos praticados por PMs e guardas. Ao menos dez pessoas apresentaram reclamações.

Na mão de Deus

Fernando dos Santos Deus, craqueiro, com chumbo no corpo e atropelado, sobrevive

LAURA CAPRIGLIONE DE SÃO PAULO

Usuário de crack, 31 anos, o morador de rua Fernando dos Santos Deus tinha ontem a clavícula direita fraturada, a cabeça e as costas em carne viva, o rosto com um rasgo que lhe ia da têmpora direita à orelha, hematomas por todo o corpo.

Santos Deus afirma que foi atropelado por um carro da Força Tática da Polícia Militar na madrugada de ontem, entre 2h e 4h da manhã.

Local: cracolândia, região central de São Paulo.

Dentro do carro, segundo o morador de rua, estariam policiais que fazem parte do contingente mobilizado há quatro dias na operação contra o consumo de crack.

Santos Deus disse que os soldados não lhe prestaram socorro e que teve de esperar ferido, jogado na rua, durante pelo menos uma hora, até a chegada da equipe do resgate do Corpo de Bombeiros.

Relatos idênticos foram ouvidos ontem durante todo o dia pela coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo, Daniela Skromov de Albuquerque. Instalada em plena cracolândia, em uma base móvel, ela recolheu denúncias de maus-tratos contra os usuários de drogas.

TESTEMUNHAS

A moradora de um edifício vizinho contou que o atropelamento aconteceu quando um grupo de dependentes reunidos para comprar e fumar crack estava sendo dispersado pelos policiais.

Santos Deus teria tropeçado na guia da calçada, e caído. “A viatura passou duas vezes por cima dele”, disse ela. Outros usuários de crack repetiram o mesmo enredo.

Nenhum testemunho mencionou o número do carro oficial ou suas placas.

A Defensoria Pública também colheu relatos de moradores da cracolândia sobre uso de gás pimenta para dispersar concentrações de usuários, xingamentos, humilhações, “constrangimentos ao direito de ir, vir, permanecer e circular”, além de ter fotografado duas pessoas com marcas de agressões recentes “causadas, segundo as denúncias, por PMs ou guardas civis metropolitanos”, explicou a defensora Daniela.

Ontem à tarde, a Folha encontrou Santos Deus sozinho na portaria do pronto socorro do Hospital do Servidor Municipal, à espera de atendimento. Ele não apresentou documentos, não disse onde mora, não falou sobre familiares vivos ou mortos. Seu nome pode nem ser o que declarou.

Colocado em uma cadeira de rodas, com a cabeça enfaixada, um tufo de algodão pregado na altura da orelha, camiseta dura por causa do sangue coagulado, a roupa colada nos ferimentos, gemendo de dor, a toda hora ele ameaçava cair do assento.

Só com muito esforço conseguia se comunicar, assim mesmo de forma confusa. E caía no sono todo o tempo.

Uma atendente na portaria do hospital explicou que o morador de rua estava ali dentro, sem atendimento algum, porque tinha saído “voluntariamente” do hospital.

Outra atendente, percebendo que ele não podia ter saído se estava dentro, dispôs-se a encaminhá-lo, enfim, para tratamento.

Levado à sala do raio-X, Santos Deus surpreendeu os médicos com sua radiografia -além de confirmar a fratura no ombro, viu-se que o jovem tinha uma incrível constelação de pontos (brancos na chapa) dentro do corpo, na altura da pélvis e espalhados por todo o tórax.

Eram bolinhas de chumbo, usadas dentro da munição de balas calibre 12. Santos Deus já tomou um tiro da arma usada até para matar elefantes -e sobreviveu.

O médico receitou-lhe anti-inflamatório, analgésico e antibiótico e deu-lhe alta. Com o ombro enfaixado e tudo o mais doendo, Santos Deus, entretanto, não conseguia se levantar da cadeira de rodas do hospital.

REJEITADO

No serviço social do Pronto Socorro, a funcionária explicou que nenhum albergue municipal aceitaria um hóspede naquelas condições -da orelha dele quase 12 horas depois, ainda saía sangue.

Santos Deus, sem ter para onde ir, voltou para dentro do pronto socorro, onde deve ter passado a noite.

A assessoria de imprensa do Comando Geral da PM disse à Folha que a denúncia do atropelamento e da eventual omissão de socorro por parte dos policiais da Força Tática será investigada pela Corregedoria da instituição.

Governos federal e estadual discutem ação

DE BRASÍLIA

A Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, disse estar preocupada com a atuação policial na cracolândia. “Nas últimas 24 horas, tomamos conhecimento pela imprensa, pela Defensoria Pública de São Paulo e por movimentos sociais de ações policiais que são absolutamente afrontantes”, afirmou Ramaís de Castro Silveira, secretário-executivo.

Silveira disse ter recebido denúncias e imagens de PMs agredindo pessoas. “Não estamos tratando essas pessoas como doentes, mas como criminosos e, pior, com violência, tortura, privação de liberdade, sem ordem judicial.”

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de SP, que coordena as ações do Estado na operação, disse que pediu o material das denúncias para averiguação, mas que recebeu um vídeo de 2007 e não recebeu as denúncias descritas por Silveira.

A secretaria estadual diz que são inaceitáveis as atitudes descritas e que a iniciativa na cracolândia reúne, sim, a saúde e a assistência social. Segundo a pasta, integrantes da Defensoria negaram a existência das denúncias.

Silveira, de Brasília, afirmou que o “alerta vermelho” foi dado não pelo vídeo, mas por denúncias da pastoral, de movimentos de rua e da defensoria paulista, que seriam requeridas formalmente pela secretaria federal.

Ele disse que a pasta vai apurar as denúncias com mais profundidade e procurar os governos estadual e municipal ainda neste final se semana.

(JOHANNA NUBLAT E ANDRÉIA SADI)

Um Comentário

  1. Afrotanta?
    Afrontante é não conseguir/ser incapaz de proibir ou conivente com o ingresso de entorpecentes e armas pelas fronteiras.
    Manda a bonitinha da Maria do Rosário passar uma noite na Cracolândia – ou se submeter à volta para casa após as 23:00 usando de transporte público.
    Calhordas de azul, vermelho e amarelo!

    Curtir

  2. Esse traste humano entrou na droga por que quis, se machucou e agora é mais fácil culpar a viatura da PM pelo atropelamento. É assim mesmo tudo sobra nas costas de nós policiais, o desgraçado do viciado crackeiro foi jogado na rua pela família, deixou de ser humano, agora não passa de um pedaço de carne que rasteja e a sociedade tem que dar atendimento vip. Não pensem que sou nazista, simplesmente em todos esses anos em que estou na polícia, já convivi com muitos desses usuários em crack, é uma raça filha da puta, que rouba e mata a mãe, essa droga é coisa do capeta, é o fim do homem, quando vicia deixa de ter alma. Conheço viciado que já ficou anos em clinícas, parou de usar, virou até monitor lá dentro e depois de anos voltou a usar de novo, de novo virou farrapo humano. So´ Jesus na terra novamente para tentar nos salvar. Meus amigo pais, fiquem de olho em seus filhos, vigiem 24 horas, desçam o cacete naqueles falsos colegas que aproximam-se de seus filhos, protejam o que lhe é mais rico, sua familia.

    Curtir

  3. Se depender da defensoria pública teremos cracolândia até o ano 3000.
    Direito de deitar em local público?????
    Esse país é uma piada!!! Um bando de marmanjos, barbudos e viciados tomam de assalto um bairro, começam a cagar e mijar nas calçadas, usam droga livremente, furtam e roubam pedestres que passam por lá, moram em curtiços abandonados e a defensoria pública ainda tem a cara de pau de dizer que eles tem direito a deitar????

    Quando a polícia não faz nada é criticada, se faz também é criticada. Afinal, o que querem esses especialistas de plantão????

    Curtir

  4. Esse bando de calhordas da Defensoria Pública, não moram aqui no Centro, portanto vão tomar no cú junto com pastoral, com governo federal, estadual e municipal. Vão fazer propaganda em cima da puta que lhes pariu e vão culpar os governantes medíocres que lhes pagam supersalários pra esses merdas e paga miséria pros policiais.
    DESCE A BORRACHA PM.

    Curtir

  5. A solução é muito simles, querem acabar com a cracolândia..? Acabem com o tráfico de crack. Ai algum falaria;mais é impossível acabar,etcc etc..Então o estado admite que não pode acabar com o tráfico, e criam-se aquelas famosas clínicas que existem na Europa, onde os viciados vão se drogar com acompanhamento médico e se limpando aos poucos, pois nenhum viciado em crack larga o vício de um dia p/ o outro.Mas tudo o que se faz aqui é motivo de críticas o jogo político esta em primeiro lugar, midia,opinião pública, votos etc..Por ultimo esta a preocupação com esta epidemia, pois isso vai além de questão de segurança pública tb é uma questão de saúde pública.Esta ação tem que ser feita em conjunto se for policias, saúde, poder publico e sociedade em geral. Deixar opiniões partidarias de lado pois a quelauqer hora alguem conhecido pode virar um viciado, acabando com a família.

    Curtir

  6. Independente de ser viciado ou não o cidadão merece respeito e dignidade! Se ontem foram os policiais civis, que durante uma manifestação justa e ordeira, tomaram borrachada da co-irmã, imaginem esses infelizes! Eles deveriam deixar a cracolândia e fixar moradia defronte a um tal Palácio dos Bandeirantes, ou devo dizer, Palácio dos Tucanos!!!!

    Curtir

  7. A MELHOR PIADA DO DIA…..Os panfletos informam, também, direitos básicos dos cidadãos como….

    QUE BOM QUE PAPEL ACEITA TUDO,ATÉ QUANDO OUSAMOS NO BANHEIRO.

    Curtir

  8. Assim fica difícil, dizem que a cracolandia está localizada há tantos metros da DG, 3DP, Quartel do QG, da Rota…..que assaltam pedestres, moradores das proximidades…. e quando alguém ( quem quer que seja) pega uma polícia( uma das duas) e arrepia aquele lugar , vem um monte de hipócrita criticar, que é violencia, uma Defensoria que recebe supersalários prá não fazer porra nenhuma, defender bandido e nóias….francamente, assim não dá, difícil agradar. Se esculacharem Sr Kassab, o sr e o Coronel que fez essa operação, deixem a merda como estava e foda-se!!!!

    Curtir

  9. DEFENSORIA PÚBLICA ????? ACORDARAM ??? ESCOLHERAM O LADO ??? QUE SURPRESA VÃO CHUTAR CACHORRO MORTO !!!!

    Curtir

  10. DEMORÔ !!

    Deveriam ter começado essa varredura ha muitos anos atrás.
    Esse bando de desocupados, vagabundos, que vá queimar suas pedras na porta da puta que os pariu.
    Nós paulistanos, não somos obrigados a aturar esse tipo de gente que se nega a receber ajuda até para tomar um banho ou dormir em local limpo.

    PAU NELES !

    Os comerciantes do local pagam impostos, os usuários de transportes coletivos pagam passagens, os moradores pagam condomínios, por que a polícia e a população tem de pagar pau para esses vagabundos ??

    ABSTINÊNCIA TOTAL !

    Tem mais é que mandar traficantes para a cadeia e deixarem os queimadores de pedra se fuderem mesmo, pois fudidos já estão ha muitos anos !
    Fudidos porque querem, porque escolheram o caminho das pedras, por que é muito mais simples e prático viver de brisa e de fumaça do que trampar de segunda a sexta, e ainda puxar uns plantões aos sábados e domingos….

    São Paulo é uma das maiores capitais do planeta e não merece conviver com esse tipo de gente, nem com o Kassab, nem com os outros dois….

    Já fiz dezenas de ” B.O ” de quem morreu de overdose mas de abstinência nunca fiz 01 sequer, portanto, tolerância zero !

    Não quero nem saber se essa manobra toda é para valorizar, vender, comprar imóveis na área, o que tem de ser feito é zerar a cracolândia, coisa que o DENARC nunca fez, aliás tal departamento não deve nem imaginar quantos quilos de Crak se negocia ali por mês e de onde vem esse lixo de droga que infestou São Paulo.

    Curtir

  11. Defensoria: salário de 13.000,00 por mês, distribuindo cartilhas pra viciado

    Tire suas próprias conclusões………..

    Curtir

  12. Que enorme desserviço à sociedade hein? Poderiam esses Srs., pelo visto ociosos, fazerem valer o direito ao acesso ao tratamento terapêutico para essas “pessoas”. Também, na condição de conhecedores do Direito, deveriam entender que em casos de calamidade pública (e esta situação em muito assemelha-se a isto), alguns direitos individuais deixam de ser observados em favor, justamente da sociedade, ou melhor, do bem comum.

    Curtir

  13. Pingback: Operação da PMESP na Cracolândia: evidências de abuso a direitos humanos já começam a aparecer « TFMRS

  14. jogaram os panfletos e caíram fora, vai ver que a defensoria financia o consumo de drogas na cracolandia.
    o o correto seria cobrar o estado, para solucionar as questões sociais que envolvem os usuários

    Curtir

  15. GASTAR O MEU, O SEU, O NOSSO DINHEIRO PARA DAR INSTRUÇÕES A VAGABUNDOS PARA CONTINUAREM VAGABUNDOS, ISSO SIM É “AFRONTANTE” (MAIS UMA PALAVRA DO DICIONÁRIO TUCANÊZ, COMO DIRIA O JORNALISTA JOSÉ SIMÃO). DEVERIAM ERA ENCHER A DEFENSORIA, A SÉ, A CORREGEDORIA DA PC E DA PM E QUEM MAIS SE OCUPASSE DESSES VERMES RASTEJANTES, QUE TORNAM A VIDA DE TODOS UM SUPLICIO. COMO UM BANDO SE LIXOS DESSES ENTENDE DE DIREITO DE IR, VIR E PERMANECER, SE ELES MESMOS NÃO DEIXAM O CIDADÃO DE BEM IR OU VIR ( NAS RUAS ONDE ELES SE AMONTOAM), MUITO MENOS PERMANECER POR PERTO DELES (JÁ QUE PENSAM QUE É DA POLÍCIA E QUE IRÁ ATRAPALHAR O MOVIMENTO ). PARA PEDIR ARREGO E GASTAR O DINHEIRO PÚBLICO QUANDO TOMA UM PAU E AINDA ACUSAR A POLÍCIA ELE SABE, MAIS PROCURAR TRATAMENTO PARA O QUE REALMENTE VAI MATA-LO ELE NÃO QUER, ENTÃO QUE SE FODA! BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  16. TODOS SABEM QUE O CRACK FODE O CARA, E AO FINAL É MORTE CERTA…QUEM ENTRA NESTA FITA SABE MUITO BEM O QUE ESTA FAZENDO , PORTANTO AMIGOS PAU NO RABO DE QUEM ESTAR NESSA.PORRA.. QUEM TÁ NA CHUVA É PARA SE MOLHAR QUE SE FODAS ESTES NÓIAS, ZUMBIS DO CARALHO, O CAPETA ESTÁ ESPERANDO TODOS ELES , NO FOGO DO INFERNO,

    Curtir

  17. ……………..EXISTE ALGO EM COMUM, ENTRE CRACK E VIADO………………………….. … NÓS TODOS SABEMOS , QUE NÃO EXISTE EX VIADO ; ASSIM COMO NÃO EXISTE EX CRACKEIRO, PELO MENOS ACHO ISSO , POIS NÃO CONHEÇO NENHUM CASO……. RSRSRSRSRSRRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS…

    Curtir

  18. Vou falar com o pessoal da Defensoria Pública e dos Direitos dos “manos” pois alguns direitos meus tbm estão sendo cerceados,quero dormir a noite e tenho que conviver com altos sons de funkeiros,festa regrada de drogas e putaria,se precisar de sair numa emeregencia a rua esta fechada portanto cade meu direito de ir e vir? Cheguei a uma conclusão que no Brasil direitos somente para ladrão,vagabundo,nóia,funkeiro,etc obrigações de pagar imposto e engolir sapo somente pra trouxa como eu que ainda sou descente,vida loka!

    Curtir

  19. DIREITO AO VÍCIO

    DIREITO AO TRÁFICO

    BRUZUNDANGA S.A.

    Presidência da República
    Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006.

    Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    TÍTULO I
    DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

    Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes.

    Parágrafo único. Para fins desta Lei, consideram-se como drogas as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União.

    Art. 2o Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas,”””””””””””””””””””” ressalvada a hipótese de autorização legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Convenção de Viena, das Nações Unidas, sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso.””””””””””””””””””””

    Parágrafo único. Pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais referidos no caput deste artigo, exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas.

    Brasília, 23 de agosto de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

    LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

    OLHA O NOMINHO DELE AQUI ÓÓÓÓÓÓÓ Márcio Thomaz Bastos

    Guido Mantega
    Jorge Armando Felix

    Curtir

  20. Acabar com o trafico,poderá quebrar muitos politicos,empresários,e outros canalhas que sobrevivem do tráfico,ou alguém acredita que o nem pudesse movimentar dez milhoes,em uma conta bancaria,sem que a auditoria questionasse a origem do dinheiro.
    até quando vamos nos enganar!As fronteiras estão por conta do diabo,os onibus de viagem estao levando varias pessoas com drogas para outros estados,e todos sabem que isso é verdade.
    os viciados estao espalhados por toda sp,estao parecendo fantasmas.chega ser constrangedor a próprioa presença dessas criaturas,devido seu estado deprorável,salvem -se quem puder!2012 é o fim.

    Curtir

Os comentários estão desativados.