Policiais civis criam cartilha para combater o preconceito 17

Publicação fala sobre discriminação racial, bullying, homofobia e orienta vítimas e familiares

A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Deinter 1, responsável pela região de São José dos Campos, criou uma cartilha para combater o preconceito. A publicação fala sobre discriminação racial, bullying, homofobia e orienta vítimas e familiares sobre como agir nessas situações.
A cartilha foi criada não apenas para combater, mas para prevenir práticas preconceituosas, ajudando a identificar se a situação é considerada crime, como se enquadra na Lei e como a pessoa discriminada pode se defender.
Segundo o delegado Edilzo Correia de Lima, do Deinter 1, serão distribuídas 10 mil cartilhas a partir do primeiro final de semana de 2012. “O material se destina a turistas, por isso, a distribuição será feita inicialmente na unidade móvel da Polícia Civil, na entrada das cidades de Caraguá e Ubatuba, e depois na entrada de São Sebastião e Ilhabela”, explica o delegado.
A escolha do tema, segundo Lima, foi feita com base na repercussão que esses casos têm na sociedade. Quanto ao desenvolvimento desse trabalho, o delegado ressaltou os pontos positivos da iniciativa, entre os quais o esclarecimento à população sobre as medidas que devem ser adotadas diante de uma situação de crime e a de apresentar aos cidadãos o trabalho policial e sua localização.
Da Secretaria da Segurança Pública

fonte: http://www.cidadao.sp.gov.br/noticia.php?id=217270

Um Comentário

  1. o maior preconceito é o economico se possui riquezas não importa o resto .

    tudo hipocrisia .

    existe também o preconceito interno na PC este sim deve ser combatido

    Curtir

  2. Quando vão criar uma cartilha contra o preconceito de ser um policial civil nas audiências,na faculdade, na vizinhança,com “amigos”,familiares,membros de outras corporações,Delegados, colegas, governo, direitos expressos em lei e não respeitados, num estado comandado pelo crime organizado, pela imprensa que nos odeia,e ainda ganham dinheiro com nossas matérias.
    Esta cartilha eu quero ver alguém fazer…
    Um felíz 2012 a todos.

    Curtir

  3. DIZER QUE NESTE PAÍS NÃO EXISTE PRECONCEITO,É O MAIOR PRECONCEITO.

    TUDO QUE ACONTECE DE ERRADO,É CULPA DO POVO,É UM TAL DE O POVO,TEM QUE SE FODER,POR CAUSA DO PSDB,PT,SALÁRIO,TRANSPORTE,ETC,ETC,ETC,ETC,TODO COMENTÁRIO QUE LEIO,OS policiais RECLAMAM DO GOVERNO E A CULPA É DE QUEM ? DO POVO

    ….POR ACASO O POVO NÃO É A MÃE,PAI,FILHOS,IRMÃOS,TIOS,AVÓS,ETC DO BOSTA DO POLICIAL QUE ESCREVE ESSA MERDA DE PENSAMENTO EM TODOS OS POSTS ?

    ENTÃO VAMOS SEGUIR A IDEOLOGIA IDIOTAS DESSES QUE SEMPRE CULPAM O POVO,E FODA-SE O POVO,FODA-SE A MÃE,PAI,FILHOS,IRMÃOS,TIOS,AVÓS,ETC DO BOSTA DO POLICIAL QUE PÕE A CULPA NO POVO….

    E ANTES QUE EU ME ESQUEÇA,SE O SALÁRIO É RUIM,PEDE PRA SAIR…

    VÁ SER MOTORISTA DE ONIBUS,PINTOR,PEDREIRO,PROFESSOR,ESSA SE VOCÊ,TIVER CAPACIDADE,E PARE DE FICAR IGUAL PUTA DE ZONA BARATA…..

    .CHORANDO O PREÇO DO PROGRAMA E CONTINUANDO A PAGAR BOQUETE DE R$30 REAIS. NINGUÉM VAI SENTIR FALTA DE UM restopol DA SUA LAIA.

    Curtir

  4. Podemos também ressaltar, o que é preconceiro na PC, reclamar de desvio de cargos para muitos é preconceito é humilhante etc… continuo batendo na tecla, que devemos nos organizar internamente, carcepol não deve ficar atendendo o público e desfilando de viatura, deve tomar conta de presos e menores, escrivão não deve fazer a vez de delegado, e investigador ser chofer de delegado, e por ai afora…. é inadmissível como cada função olha pro seu quintal, quando é comodo vem a públiuco e reclamam que estão fazendo por motivos de força maior falta de funcionários…pra quem tá desviando suas funções e realmente não querem, o Estado tem que contratar policiais para suas respectivas funções, e o candidato tem que ler o edital e saber suas funções , somente isso , será que é tão dificil entender isso ou será que por comodi$mo e para bem próprio não querem entender. Esse final de semana no Demacro foram escalados investigadores para escoltarem menores infratores na Vara da Infância, enquanto vários carcereiros estão na folga…se é pra fazer plãntão tudo bem , porém escala escrivão e investigador para atender o público e carcepol para fazer o serviço de carceragem..é a banana comendo o macaco. depois vem carcepol dando uma de vítima que gosta da profissão e bla, bla bla…que são super policia etc…lê a merda do edital do concurso ao qual prestou e pronto. poruqe ninguém aceita desvio de função para trabalhar no iml, até na fazendária tem carcepol, papiloscopista. é muita cara de pau, ao invés de usar esse padrinho para desviar a função, candidata na política..pelo menos tá tudo em casa e não atrapalha os outros.

    Curtir

  5. Antes das vítimas atacarem…a intenção é cada um no seu galho, como pedem união se cada um não faz a sua função, só um ignorante que não percebe que se voce está no cargo errado, automaticamente você esta tirando a vaga de alguém de ofício.

    Curtir

  6. Avatar de Parabéns pela iniciativa, são ações como esta que fazem de nós mais que policiais...cidadãos !! Parabéns pela iniciativa, são ações como esta que fazem de nós mais que policiais...cidadãos !! disse:

    Parabéns pela iniciativa, são ações como esta que fazem de nós mais que policiais…cidadãos !!

    Curtir

  7. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Depois de trinta e um anos de efetivo trabalho policial e ao quase final deste, já quase com a validade vencida, dizer para alguns companheiros de trabalho que já havia presenciado de tudo ou quase tudo e, por assim concluir e dizer que era muito positivo que nesta altura dos acontecimentos, com a vinda das novas safras de Delegados de Polícia, teríamos a certeza da presença de pessoas mais novas, para oxigenar com suas mentes arejadas e totalmente abertas e, voltadas para a democracia e aos valores humanos, infelizmente, ao invés disto, sinto-me obrigado depois de tantas lutas contra a desigualdade, a render-me a infortúnios e atitudes de alguns destes novos profissionais que além de insensatos, denigrem, desvalorizam e porque não dizer, pisoteia sem o menor sentimento de culpa seus auxiliares subalternos mais diretos, proferindo quase que diariamente palavras porcas e totalmente rudes, chegando a fazer com que estes se esqueçam que são excelentes profissionais e excelentes pais e mães de família e assim deixem o respeito ao superior de lado e, definitivamente queiram até para lavar suas almas, partirem para os “finalmente”.

    Pretendo aqui deixar bem claro que jamais e em tempo algum compactuei com coisa adversa ou que definitivamente fugisse aos princípios da boa conduta de um profissional e que de maneira alguma também deixei de fazer o que a Lei ou meus ensinamentos paternos de bom religioso dissesse e, partisse para a intimidação ou prejuízo daqueles que efetivamente já estariam presos ou cerceados seus direitos civis devido a um ato criminoso praticado e, partisse para a proteção de péssimos profissionais fardados, para simplesmente satisfação das vontades dos amigos de seu amado companheiro.

    Agindo desta forma, como uma bola de boliche e fazendo literalmente um “Strike” em cima dos Carcereiros e Escrivães de Polícia de uma Equipe da Central de Flagrantes da Zona Norte da cidade de São Paulo, denegrindo-os e chamando-os de nomes que me abstenho e me nego de proferi-los no momento e que somente repito o que entendo menos grave, mas ofensivo, que foi dito que deveriam estar tão somente “pilotando fogão em casa”, ao invés de estar cuidando de presos e, se esquecendo de que principalmente esta pessoa que tenha proferido nada mais é que uma Autoridade Policial também mulher e deveria acima de tudo se dar ao devido respeito.

    Mesmo sem a autorização destes e devido ao péssimo exemplo apresentado, sinto-me na obrigação de transcrever na íntegra o teor da expressão negativa do fato, narrado por uma excelente profissional e excelentes mães de família, principais vítimas disto tudo que em muitas noites, deixando seus filhos sozinhos em casa para simplesmente dar cumprimento às suas obrigações e, tendo a certeza que neste exato momento, depois também de muito pensar a respeito e se sentindo injustiçadas, resolvem narrar estas poucas palavras, que se não forem urgentemente levadas a sério e se corrigir definitivamente estas arestas, futuramente ou fatalmente poderá surtir efeitos bombásticos.

    “Em Tempo: Deixo aqui registrado que mais uma vez, a Delegada de Polícia, “______ _____”, denigre o nome da Instituição da Polícia Civil, da qual ela é integrante e ofende sobremaneira aos funcionários desta Carceragem, o que não condiz com o cargo do qual ela é investida.”

    Diante disto tudo Senhoras e Senhores, façamos uma reflexão a respeito.

    Sem mais para o momento.

    Caronte.

    Curtir

  8. ESSA CARTILHA DEVERIA SER DISTRIBUÍDA EM FÓRUNS E NAS CORREGEDORIAS ONDE TODO POLICIAL É TRATADO COMO SUSPEITO DESDE O INÍCIO, ISSO SIM É UM PRECONCEITO E UM CONCEITO DE MUITOS CORREGEDORES E MAGISTRADOS, BEM COMO PROMOTORES.

    Curtir

  9. CARONTE, QUAL SERÁ O NOME DA AUTORIDADE “CARREIRA JURÍDICA”, TÁ FODA A Í NA ZONA NORTE, UMA HORA É DENÚNCIA CONTRA DELEGADO OUTRA É DELEGADA, ESSA TURMA FOI FORMADA NA COCHEIRA OU NA ACADEPOL?

    Curtir

  10. O HOMEM QUE SABIA DEMAIS :
    CARONTE, QUAL SERÁ O NOME DA AUTORIDADE “CARREIRA JURÍDICA”, TÁ FODA A Í NA ZONA NORTE, UMA HORA É DENÚNCIA CONTRA DELEGADO OUTRA É DELEGADA, ESSA TURMA FOI FORMADA NA COCHEIRA OU NA ACADEPOL?

    Esses delegados novos são piores que os antigos, basta ver a arrogancia e desprezo com que eles tratam os golegas de outras carreiras, agora como carreira juritica então!!!!!!!!

    Curtir

  11. E por falar dessa raça, alguem sabe do destino do dudu e edu da operação calcinha, ficou por isso mesmo?

    Curtir

  12. Confesso:

    Tô veinho, meus ouvidos não são penico, acontecendo comigo, responderei no mesmo tom, se partir pro pessoal;

    Dois corpo sólidos, não ocupam o mesmo espaço.

    Curtir

Os comentários estão desativados.