Latrocínio avança 15% em SP e capital tem mais homicídios pelo segundo mês 5

 

Cidade teve sete roubos seguidos de morte em novembro, maior número desde julho

26 de dezembro de 2011 | 23h 06
William Cardoso e Daniel Trielli – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – No Estado de São Paulo, o número de latrocínios (roubos seguidos de morte) em 11 meses já bateu o registrado em todo o ano passado – são 267, ante 253 em 2010. Na capital, também há uma tendência de alta, com sete casos no mês, a maior quantidade desde julho. Por isso, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) vai agora atuar mais nos casos de roubo de veículos – um dos principais motivos de latrocínio.

Além disso, o número de homicídios dolosos cresceu pelo segundo mês seguido no Município, conforme as estatísticas divulgadas ontem pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) – foram 96 assassinatos na capital em novembro, ante 81 em outubro e 71 em setembro. Novembro também foi o mês em que mais se roubou carros na capital em 2011. Os distritos registraram 3.800 casos. “É importante focar o roubo de veículo, porque é nele que acontece o latrocínio. Na abordagem, ficam expostos a cabeça e o tronco do motorista, zonas vitais”, observa o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima.

Segundo o delegado-geral, o número de latrocínios na capital paulista já havia chamado a atenção da SSP. Faltam apenas sete casos para 2011 igualar 2010 nessa modalidade criminosa. Já são 68. Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com igual período de 2010, porém, houve queda de 4,23%.

Na comparação entre janeiro e novembro de 2010 e 2011, houve ainda queda de 16,3% na quantidade de homicídios – foram 924 casos, ante 1.104 nos primeiros 11 meses de 2010. Em todo o Estado, o número de homicídios teve queda de 3,9% entre janeiro e novembro, em comparação com igual período do ano passado. Neste ano, foram 3.789 casos, ante 3.945 -156 a menos.

Dessa forma, São Paulo tem 9,89 homicídios por 100 mil habitante e mantém, nos últimos 11 meses, índice abaixo do considerado como epidêmico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10 casos para cada 100 mil. A capital tem taxa de 8,89, também abaixo da zona epidêmica. Como comparação, a média nacional é de 22,3 homicídios por 100 mil habitantes.

Estabilidade. Segundo Carneiro, a expectativa da polícia é de que o número de homicídios se estabilize no Estado. “Já não se tem mais campo para uma queda tão acentuada, como aconteceu no passado.” O comandante da PM, Álvaro Camilo, concorda. “Mas pode ainda diminuir um pouco, com uso de tecnologia.” Carneiro explicou ainda que, por mais eficiente que seja o trabalho de segurança, nem sempre se conseguirá evitar alguns homicídios, como os domésticos.

Correção. A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) incluiu nas estatísticas divulgadas ontem 15 homicídios dolosos que ainda não constavam em sua relação deste ano. A mudança ocorreu após o jornal Agora SP apontar que 43 casos não estavam listados, o que elevaria para 10,08 por 100 mil habitantes o índice de homicídios no Estado até outubro, acima da zona epidêmica da Organização Mundial da Saúde. Questionada, a SSP disse que a correção é praxe e não foi motivada pela reportagem.

Segundo a secretaria, a atualização acontece conforme se investiga um crime e se constata que foi mais grave do que o relatado inicialmente – uma lesão corporal que evoluiu para um homicídio doloso, por exemplo.

A SSP diz que mortes provocadas por policiais de folga, citadas entre os 43 casos, não podem ser consideradas como homicídios dolosos – são apontadas 11 na reportagem. A pasta explicou que medidas administrativas serão tomadas em relação a delegados que não atualizam informações de seus inquéritos. Também disse que contar com um panorama real é importante para a prevenção do crime.

Um Comentário

  1. Porque o cidadão de bem não pode andar armado?
    Porque o governo cria uma lei que só prejudica o cidadão correto?
    Um marginal armado, sabendo que não há resistência, mata um cidadão para rouba-lo.
    somos alvos faceis de atiradores inescrupulosos que circulam livremente numa sociedade desigual.

    Curtir

  2. O QUE REALMENTE IMPORTA É QUE A SOCIEDADE ESTÁ SATISFEITA COM O GOVERNO DO PSDB, E NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES IRÃO REELEGER MUITOS E MUITOS CANDIDATOS DO PARTIDO, E NÃO ENTENDO PORQUE MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS, FICAM ROSNANDO AQUI NO FLIT, NÃO ADIANTA NADA! O POVO ESTÁ SATISFEITO. O RESTO É SIMPLESMENTE RESTO, PORTANTO, CONSCIENTIZEM-SE DA CONDIÇÃO DE MINORIA EXCLUIDA E CONFORMEM-SE OU MUDEM-SE.

    Curtir

  3. Agora que o natal já passou e o bom velhinho esta indo para o seu merecido descanso, e agora que se aproxima a virada do ano, e na secretaria de (in) segurança, as mentes pensantes, rsrsrsrr, já estão com o pensamento no carnaval, mais precisamente em maquiagem ou maquilagem, como gostam os entendidos, se é um tal vamos maquiar os índices de homicídios, vamos maquiar os índices de latrocínio, vamos maquiar o defunto para este parecer que morreu feliz…….
    Se fosse na festa do Oscar, a SSP/SP concorreria na categoria de melhor maquiagem, e o Oscar vai……………. para a SSP/SP na categoria de melhor maquiagem índice de reajuste dos polícias nos anunciamos 27,7 e todos acreditam, mas no fundo isto dá somente R$ 100,00 (cem) reais de reajuste, penso que este deveria concorrem na categoria de melhores efeitos especiais.
    Então fica a sugestão em vezes de temos um delegado geral e um comandante geral em funções tão importantes, e já que estes são tão afeitos a maquiagem e fantasias, por que não colocar da direção da secretaria da (in) segurança pública um carnavalesco, afinal de contas esses sim são profissionais em maquiagem e fantasias, OH, OH, OH……..Feliz 2012.

    Curtir

  4. BOZO DIZ, CASA MILITAR. ROTA.TROPA DE CHOQUE, SAO OS UNICOS QUE ESTAO AUTORIZADOS A TRABALHAR, INCLUSIVE COM MANDADOS DE BUSCA E APREENSAO, ELES TEM MAIS DE 900 ESCUTAS TELEFONICAS AUTORIZADAS PELA JUSTICA, CARROS DECARACTERIZADOS DE TODAS AS MARCAS, CARTAO CORPORATIVO COM CREDITO 5000 REAIS , PARAS DESPESAS, E VOCE JOSE QUE VOCE TEM , QUE VOCE ESTA FAZENDO, QUE TIPO DE POLICIAL E VOCE, PREOCUPADO COM OS COITADOS DOS CARCEREIROS , EU NAO SEI……

    Curtir

  5. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    O que me deixa perplexo e estarrecido não é somente saber que o índice de homicídio ou latrocínio aumentou. O que de fato me deixa muito triste é somente saber que nesta mega cidade, mesmo existindo milhões de pessoas, inúmeras delas vivem em constante solidão e em completo estado de abandono.

    Mas Caronte, você diz que a população esta em completo abandono e solidão por quê?

    R – Não é tão simples descrever, explicar ou arrazoar estas questões. Pois vejamos:

    Primeiramente: Apesar de ter inúmeras pessoas nesta cidade e, por não haver o que podemos chamar de solidariedade entre elas, apenas vivenciamos um completo mundo paralelo, onde pessoas em crise de existência ou até carência afetiva, somado à descrença e a falta de segurança e confiança, começam a tecer e a viver em verdadeiras teias de aranha onde no final o que podemos visualizar é tão somente o ato derradeiro.

    Segundo: Por encontrarem-se numa cidade apesar de populosa ao extremo, diverge-se em muitos quesitos, dando como exemplo:

    Cidadão que ganha dois salários mínimos e reside no extremo sul da cidade com sua esposa e dois filhos menores, numa casa alugada e, trabalha no outro lado desta, diariamente tem um gasto “X” em trânsito e alimentação, que se somando no final do mês, se gastou quase dois terços do seu salário. Depois vêm outras despesas tais como: aluguel, vestuário, educação, alimentação, entre outros. Que se somando a tudo que seja possível e imaginável no que concerne ao mínimo de dignidade de sobrevivência de uma família humilde, não é e nunca será o suficiente.

    Pois vejamos Senhoras e Senhores: Este cidadão me faz lembrar de um pai de família que para alegrar sua filha, saia a pé da Praça do Correio e ia até as proximidades da Pretinha/ZN para tão somente satisfazer os desejos de uma criança, levar uma maça para a filha que tanto pedia. Dias vão se passando e as coisas e problemas vão aumentando e o que fazer:

    Continuar a ver verdadeiras arruaças e festas com o dinheiro publico? Ou partir para a ignorância e ir para os finalmente e tomar outras atitudes?

    Somos racionais e religiosos fervorosos, mas uma coisa eu digo, paciência tem limites e, estes já foram longe demais.

    Mas mesmo com estas bagunças juntas, o cidadão de “bem” decide com um único ato, acabar de vez com estas atrocidades e a famosa “farra do boi”. Resolve que não merece viver nesta loucura e delibera depois de muito confabular, dar cabo da própria vida. Ou até em segundo plano, resolve morar na rua e levar a vida do jeito que dá, vivendo somente o presente, se esquecendo ou ignorando o passado ou o futuro.

    Esta é a vida. Onde os mais espertos e descrentes buscam de maneira vil enriquecer-se à custa da fé religiosa dos humildes dos seus infortúnios e principalmente das desgraças alheias. E para isto, mentem e chegam até a matar para atingir seus objetivos.

    Caronte.

    Curtir

Os comentários estão desativados.