4 de dezembro de 2011 |
FELIPE FRAZÃO
O número de mortes de policiais militares de folga na capital caiu 38% (entre janeiro e outubro), em relação ao mesmo período de 2010. Passou de 21 para 13. O Comando-Geral da Polícia Militar atribui a redução ao aumento do emprego de policiais na Operação Delegada da Prefeitura. Anteriormente, na folga, eles faziam “bico” como seguranças particulares, afirma a corporação.
O chamado “bico oficial” foi criado em novembro de 2009. Sob orientação do governo municipal e ganhando extra, policiais passaram a patrulhar zonas de comércio ambulante. Se comparados os dados de 2011 com os de 2009, a queda foi maior ainda: chegou a 60% (33 morreram entre janeiro e outubro de 2009).
As somas consideram apenas as mortes de policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Mas a tendência também pode ser observada no balanço geral do Estado: foram 27 mortes até outubro ou 41% a menos que em 2010 (46). Se comparada com 2009, quando 61 morreram no período, a redução é de 56%.
O levantamento tem por base as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública publicadas no Diário Oficial do Estado. “Na Operação Delegada o policial trabalha protegido, fardado e com os companheiros. Ele deixou de morrer no ‘bico’. Foi uma forma de tirá-lo da atividade irregular”, disse o comandante-geral da PM, Álvaro Batista Camilo.
Camilo reconhece que nem todos os mortos em folga tinham emprego alternativo, mas diz que a maioria trabalhava para complementar a renda salarial – o que a PM desaprova.O capitão Emerson Massera explica que as mortes em folga estão associadas a serviços de escolta de valores, cargas, segurança em escolas e postos de gasolina. “O policial trabalha sozinho, não tem colete nem rádio e usa arma particular (menos potente), porque usar a da PM é infração grave.” Segundo Camilo, o patrulhamento reduziu em 60% o índice de criminalidade em zonas de comércio popular do centro, em ruas como a 25 de Março e a José Paulino.
A Prefeitura e a PM pretendem expandir ainda mais a Operação Delegada no ano que vem. As tropas estão nas 31 subprefeituras e empregam mais de 9 mil homens. Para isso, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) reservou R$ 150 milhões na proposta orçamentária enviada à Câmara Municipal. São R$ 50 milhões a mais que neste ano. Falta aprovar.
Desde maio, o foco da Operação Delegada é a área do Brás e da Feirinha da Madrugada, na região central. Ambulantes queimaram carros e fecharam ruas para pedir o fim da operação.
Infelizmente o Policial paulista precisa do dinheiro e se submete a fazer essa Operação Delegada da prefeitura….mas o correto seria o aumento salarial que o PSDB evita falar….CANALHAS!!!
Vamso nos reunir e fazer uma greve por 24 horas para ver o que acontece, quem sabe assim valorizem a nossa profissão!
TKS
CurtirCurtir
E dizem que as estatísticas apontam para aumento de roubo em São Paulo. Se isto for verdade de duas uma, ou na operação delegada a prevenção não está saindo a contento ou os policiais dessa operação estão sendo direcionados de forma errônea.
CurtirCurtir
A gebte fala em porcentagem de mortes de policias como se tivéssemos comentando do valor do dolar ou do ouro,20%, 38% morream 21 em em um periodo e agora só 13 etc.. Como se isso fosse uma coisa normal, ha muito matarm um policial na cidade de NY..O velório deste policial parou a maoir cidade do mundo,nem precisam pergunatr do fim dos culpados.. Aqui em se comemora uma queda de 38% em alguns meses, estamos muito longe da tolerãncia zero.
CurtirCurtir
A gente fala em porcentagem de mortes de policias como se estivéssemos comentando do valor do dolar ou do ouro,20%, 38% morream 21 em em um periodo e agora só 13 etc.. Como se isso fosse uma coisa normal, há muito mataram um policial na cidade de NY..O velório deste policial parou a maoir cidade do mundo,nem precisam perguntar do fim dos culpados.. Aqui em se comemora uma queda de 38% em alguns meses, estamos muito longe da tolerância zero.
CORRIGIDO
CurtirCurtir
Só se for no Japão
CurtirCurtir
Claro que a morte fora de serviço diminuiu…
Quando o PM não esta a serviço do BPMM ele esta na operação delegada, isso quer dizer que esta toda hora em serviço, e se morrer será em serviço…
Claro que o serviço de estourar caixa eletronico não conta…mas isso é outra história…
CurtirCurtir
Morte por suicidio ou homicidio caiu com certeza.
Mas a morte por esgotamento, stresse e outras doenças silenciosas virá logo, logo.
É só esperar para ver.
O governo é cego por conveniencia.
CurtirCurtir
Olha bem , os policiais não se tocaram ainda que continuam fazendo bico e que o mesmo contínua sem a folga para curtir com sua família.
Bom, da PM o que podemos esperar que eles pensem!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
O arreio de cavalo da PM não deixa eles pensarem, só enxergam o que o arreio deixa!!!!!!!!!
CurtirCurtir
familia que familia,a maioria dos pms,estao divorciados,e longe dos seus,pois ninguem aguenta o streess,a cachaçaiada,drogas,etc,enfim são seres humanos,com a impressao que sao robos,mas nao são.
CurtirCurtir
COM A PALAVRA O IMPERADOR GERALDUS ALCKIMINS PICOLES DE CHUCHUS.
– ANTONIUS PINTUS MANDE SEUS PRETORIANOS ROTARIANUS, CERCAREM MEU PALÁCIO, SINTO QUE ESSE POVO QUER ME DERRUBAR, É UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA MINHA PESSOA
– CORTEM AS CABEÇAS DESSA REVOLTA. É UMA AFRONTA ATACAR MINHA ORIGEM DIVINA.
KKKKKKKK. E A VIDA IMITANDO A ARTE.
CurtirCurtir
CLARO QUE AS MORTES TENDEM A DIMINUIR, JÁ QUE OU ELES DEPOIS DO TRABALHO FAZEM BICO, FAZEM VISTA GROSSA OU SE ENTOCAM E SE ENTOPEM DE REMÉDIOS OU CACHAÇA MESMO (VOÇÊ SÓ VÊ PM DE FOLGA NA RUA FAZENDO BICO), QUE ALIÁS, TIRANDO A ESCRAVIDÃO DO BICO, É QUE DEVEM FAZER MESMO, JÁ QUE SE MORREREM NÃO SERÃO AMPARADOS POR QUASE NINGUEM MESMO. demotucanos, QUE VÃO TODOS PARA O INFERNO!!!!!!!!!! BALA NELES!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
PM é burro porque faz dupla jornada. Os demais colegas são espertos, pois
tiram o seu “faz-me rir” durante o serviço mesmo: assim dá pra passar mais tempo com a família de carro importado na praia.
CurtirCurtir