Rodas tem razão: partidos da política nacional são grandes organizações criminosas recrutando mão de obra na USP 3

13/11/2011-08h22

Partidarização estudantil é ruim, diz reitor da USP

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

A relação entre partidos políticos e movimento estudantil é maléfica para a USP, afirma o reitor, João Grandino Rodas. Em entrevista por e-mail, ele diz ser contra agremiações políticas financiarem chapas de estudantes.

Rodas, ex-diretor da Faculdade de Direito, defendeu a ação da PM para desocupar a reitoria e diz não ter havido “demonstração gratuita de força”. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

*

Folha – Os alunos reclamam que a PM está no campus para persegui-los e que não surtiu muito efeito na criminalidade. Qual é a opinião do senhor?
João Grandino Rodas – O sentimento normal de que a PM esteja no campus para perseguir alunos, se é que existe, será eliminado com o dia a dia da polícia comunitária que está sendo implantada. Se, entretanto, tal sentimento tiver fundamento político e ideológico, não será tão simples.
Os índices de criminalidade no campus, após a intensificação do policiamento, caíram sensivelmente. Basta verificar os casos de sequestros-relâmpagos.

E qual é o papel da Guarda Universitária da USP?
É patrimonial. Desarmada e, por lei, não tem poder de polícia. Tal poder a Constituição reserva à PM. Havendo treinamento, pode auxiliar e complementar o trabalho da PM.

A PM precisava de 400 homens, armamento pesado, helicóptero e cavalaria para retirar dezenas de alunos que dormiam dentro do prédio? Não foi uma demonstração gratuita de força?
Na minha opinião de leigo, foi acertada a decisão da PM de entrar desarmada e sem apetrechos para lançamento de gás lacrimogêneo. Isso, contudo, tinha de ser contrabalançado pelo aumento do número de pessoas envolvidas na operação. Taticamente, toda operação necessita de apoio externo, aéreo e terrestre. Dessa forma, considero não ter havido demonstração de força gratuita.

Os alunos que invadiram a reitoria em anos anteriores continuam na USP?
Há processos administrativos em curso contra invasores de anos pretéritos.

Como o senhor avalia o movimento estudantil dentro da USP? Os grupos estão fazendo uma militância política democrática, na sua visão?

No meu entender, a militância política com relação aos DCEs e centros acadêmicos é importante e deveria levar em conta a política universitária. Não é construtivo para a USP uma política estudantil que gravite em torno de partidos da política nacional ou, pior, que seja financiada e dominada por eles.

Um Comentário

  1. Boa Tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Antigamente tínhamos dentro do currículo estudantil, uma carga horária compreensiva onde muitos esperavam que conforme os anos iam se passando ela aumentasse, porém, como podemos ver no nosso País alguns procedimentos ou projetos ou são esquecidos ou são expurgados, dando uma conotação de total descaso e desinteresse com a cidadania.

    Estou me referindo a um ato de cidadania onde alunos desde a sua tenra idade já aprendia o verdadeiro sentido de patriotismo e amor a Pátria.

    Os Senhores se lembram desta matéria?

    Caronte.

    Curtir

  2. Pau na lomba dessa playboyzada comunista de merda. Ganham comida, casa e estudo de primeira e ainda querem fuder com tudo porque estão importunando o consumo de drogas deles. Pau no rabo do comunistazinho que escreveu a matéria tbm.
    Deveriam privatizar todas as faculdades do país e oferecer bolsa para os 20% melhores classificados em vestibular desde que mantenham bom desempenho no curso e sejam de família de baixa renda. Afinal, no Brasil todo pobre deve trabalhar para pagar sua faculdade enquanto esses maconheiros que nunca pegaram no batente são bancados a vida toda e ficam de putaria.
    Ps.: sou formado em faculdade estadual TBM e não ficava de putaria, até porque não sobrava tempo entre estudo e trabalho.

    Curtir

  3. NA FAVELA É BOMBA DE GÁS, CASSETETE, ESCUDO, BALA DE BORRACHA, QUANDO NÃO MUNIÇÃO LETAL.
    NOS FILHINHOS DE PAPAI AMIGOS DO PICOLÉ DE XUXU, E NO DIALOGO, BOAS MANEIRAS,PALAVRAS DE CARINHO.
    UMA VERDADEIRA DEMONSTRAÇÃO DE UMA TROPA PRETORIANA MUITO BEM TREINADA, PARA MANTER O PODER DAS ELITES PAULISTAS.

    Curtir

Os comentários estão desativados.