A pedagogia policial 27

Por: Pedro Estevam Serrano

Ocupação na USP

Leciono, há mais de duas décadas, numa universidade de muito prestigio em minha área de saber, o Direito. Nos últimos anos tem sido comum, cada vez mais, em nossas universidades, e não só a USP, o trato de questões de conflitos com movimentos políticos e de reivindicações das comunidades nos campi através do uso da força policial militar.

Os métodos empregados costumeiramente pela Policia Militar são evidentemente inadequados a um ambiente de educação cidadã. Foto: André Lessa/AE

Convocar a polícia, antes de tudo, significa assumir nossa ineficiência como educadores no plano da gestão universitária, nossa incapacidade de criar estruturas de poder e representação nas universidades semelhantes às que exigimos como intelectuais, com diálogo, arejamento democrático – pedagogia pelo afeto e debate e não pelo cassetete, enfim.

Temos de ter consciência de que cada ato praticado dentro de uma universidade, mesmo que aparentemente administrativo, há de ter sempre sentido pedagógico. Se não se recomenda a violência nem no adestramento de cães usados nas ações policiais, como se pretende ensinar cidadania e respeito aos nossos alunos pelo uso do aprisionamento e da violência?

Que a sociedade debata se o uso de drogas é um problema de policia ou de educação ainda vá lá. Mas que se acolha a tese repressiva em plena universidade é de estarrecer pela desconfiança que representa em métodos educativos e que, em geral, ela mesma cria e propaga.

Leia também:
Ocupação patética, reação tenebrosa

Prende e arrebenta

Se a conduta dos estudantes que ocuparam a reitoria foi produto de um grupelho pouco representativo e autoritário, o que parece verdadeiro, após a ação da policia este quadro se reverteu. Como há anos não se via no movimento estudantil o comparecimento à assembleia estudantil posterior às prisões dos estudantes foi significativa e deliberou pela greve geral em protesto.

Me parece de bom senso que problemas reais de segurança no campus, que implicam violência marginal, não se dão por conta da ausência da PM, mas sim pela ausência de qualquer vigilância ou monitoramento.

Força civil de segurança treinada pela própria universidade ou mesmo forças policias especialmente treinadas para segurança nos campi seriam a solução adequada.

Isso porque os métodos empregados costumeiramente pela Policia Militar são evidentemente inadequados a um ambiente de educação cidadã.

As abordagens policias em geral são feitas com base em preconceitos sociais e de etnia; a violência é usada como método de investigação e não como mera auto-defesa. A manifestação pública de reivindicação de grupos é vista por essas forças como crime e não como legitimo exercício de direitos fundamentais de cidadania.

Liberdade e segurança são valores relevantes para a vida social. Para que ambos imperem concomitantemente, temos de saber ponderá-los adequadamente face a cada circunstancia fática. Por evidente num educandário onde se preza a formação livre do pensamento – e que quer estimular a experimentação de ações de cidadania pelos jovens – o valor da liberdade deve preponderar. Não há saber de excelência sem liberdade de pensar. Neste ambiente, é melhor pecar pelo excesso de liberdade do que pelo excesso de repressão.

Fonte: Carta Capital

Um Comentário

  1. Pela falta de repressão, a sociedade fica a mercê dos ladrões, hoje quem esta no comando dos governo, são ex estudantes-maconheiros, dialogo para quem respeita regras, estudante usuário de droga de qualquer tipo não merece respeito, quem defende estudante drogado,é mais um daqueles que tem muito dinheiro e para não culpar seus critérios de educação, joga a culpa na polícia, ou seja para não entrar em conflito com os filhos, prefere agir dessa forma, passando a mão na cabeça de maconheiro, e pior maconheiro com instrução e com condições financeiras…e pensar que esses delinquentes drogados e mimados podem serem os futuros governadores, já não basta os atuais, chega de hipocresia!!, manda esses maconheiros trabalharem pra dar valor a vida…

    Curtir

  2. Rodrigues :Pela falta de repressão, a sociedade fica a mercê dos ladrões, hoje quem esta no comando dos governo, são ex estudantes-maconheiros, dialogo para quem respeita regras, estudante usuário de droga de qualquer tipo não merece respeito, quem defende estudante drogado,é mais um daqueles que tem muito dinheiro e para não culpar seus critérios de educação, joga a culpa na polícia, ou seja para não entrar em conflito com os filhos, prefere agir dessa forma, passando a mão na cabeça de maconheiro, e pior maconheiro com instrução e com condições financeiras…e pensar que esses delinquentes drogados e mimados podem serem os futuros governadores, já não basta os atuais, chega de hipocresia!!, manda esses maconheiros trabalharem pra dar valor a vida…

    O BURACO É BEM MAIOR QUE A SUA CAPACIDADE PARA ENXERGÁ-LO……………….

    Curtir

  3. Acho que este senhor tem que lembrar que a PM foi cumprir uma ordem judicial que foi desobedecida por aqueles maconheiros baderneiros que não querem estudar!!!
    Nem parece mais que um estudante foi ASSASSINADO na USP há pouco tempo; a minoria maconheira não se importa com essa vitima. Eles querem fumar a erva tranquilamente.

    Curtir

  4. Pau na lomba dessa playboyzada comunista de merda. Ganham comida, casa e estudo de primeira e ainda querem fuder com tudo porque estão importunando o consumo de drogas deles. Pau no rabo do comunistazinho que escreveu a matéria tbm.
    Deveriam privatizar todas as faculdades do país e oferecer bolsa para os 20% melhores classificados em vestibular desde que mantenham bom desempenho no curso e sejam de família de baixa renda. Afinal, no Brasil todo pobre deve trabalhar para pagar sua faculdade enquanto esses maconheiros que nunca pegaram no batente são bancados a vida toda e ficam de putaria.
    Ps.: sou formado em faculdade estadual TBM e não ficava de putaria, até porque não sobrava tempo entre estudo e trabalho.

    Curtir

  5. Que intelectuais são formados dessa banda se nem concatenar idéias esses “malucos belezas” são capazes? Não conseguem nem formar uma frase com coerência nas entrevistas que dão. Isso aí é um manicômio cheio de doidinhos que repetem frases decoradas de livros escritos para russo ler.

    Curtir

  6. Existe um dito popular que nos informar o seguinte:
    “Quem não estuda a história, corre o risco de cometer os mesmos erros do passado”.
    Perguntariam alguns colegas que aqui postam os seus comentários o que uma coisa tem a haver com a outra?
    Resp: É simples, o “muso” do PSDBosta é o FHC, qual a causa que este velho octogenário abraço no fim da vida, a causa da MACONHA, ou a liberação desta, onde é que o FHC foi professor na USP, o que querem estes “estudantes” da USP, fumar MACONHA, é assim a história se repete o professor defende a MACONHA, o que querem os filhos dos filhos que “estudaram” com FHC, MACONHA, é um ciclo “vicioso” rsrsrsrsrrs.

    Curtir

  7. Releitura da música sábado de sol dos mamonas assassimas para homenagiar as cabeças “pensantes” dos estudantes da USP.

    Sábado de sol
    Aluguei um caminhão
    Prá levar a galera………. para a USP.
    Prá comer feijão
    Chegando lá
    Mas que vergonha
    Os estudantes, Só queriam maconha
    Os estudantes, maconheiros tava doidão
    Querendo o meu feijão

    Sábado de sol
    Aluguei um caminhão
    Prá levar a galera,……….para a USP.
    Pra comer feijão
    Chegando lá
    Mas que vergonha
    Só tinha, estudante com, maconha
    Os estudantes maconheiros tava doidão
    Querendo o meu feijão

    Curtir

  8. Os “estudantes” foram intimados pela JUSTIÇA, e desrrespeitaram um aordem judicial, a POLÍCIA, recebeu ordem para por fim a baderna dos “estudantes” maconheiros da USP, tentou um acordo a quaquer custo a fim de evitar o confronto e até a mãe de um desses maconheiros ofendeu os policiais, que apenas cumpriram seu trabalho de forma digna, nenhum VAGABUNDO ESTUDANTE foi para o hospital, nehum levou um tiro de borracha, e ainda estão chorando, vão se phude, pau neles, cooperadores de traficantes, e depois reclamam da criminalidade…..

    Curtir

  9. ESRIPER :

    Rodrigues :Pela falta de repressão, a sociedade fica a mercê dos ladrões, hoje quem esta no comando dos governo, são ex estudantes-maconheiros, dialogo para quem respeita regras, estudante usuário de droga de qualquer tipo não merece respeito, quem defende estudante drogado,é mais um daqueles que tem muito dinheiro e para não culpar seus critérios de educação, joga a culpa na polícia, ou seja para não entrar em conflito com os filhos, prefere agir dessa forma, passando a mão na cabeça de maconheiro, e pior maconheiro com instrução e com condições financeiras…e pensar que esses delinquentes drogados e mimados podem serem os futuros governadores, já não basta os atuais, chega de hipocresia!!, manda esses maconheiros trabalharem pra dar valor a vida…

    O BURACO É BEM MAIOR QUE A SUA CAPACIDADE PARA ENXERGÁ-LO……………….

    a sua capacidade é defender estudante baderneiro, filhos de papai… ou melhor, fica em casa lavando a louça e levando seus filhos á escola…pois a rua está muito perigosa para intelectuais como você.

    Curtir

  10. Senhores, longe de querer ser o “senhor da razão”, gostaria de postar algumas considerações de ordem pessoal – pessoal por que é o meu entendimento sobre diversos fatos e não só este acontecimento na USP.

    Sou do tempo que meu pai não precisava falar – bastava apenas olhar para mim.

    Sou do tempo em que passeava nas Ruas de São Paulo, junto com meus pais e irmãos, sossegadamente. Lembro que íamos tomar sorvete às sextas-feiras e passávamos pela Av. São João até Rua São Vicente de Paula, local onde existia uma sorveteria maravilhosa.

    Sou do tempo em que o estudo nas escolas públicas era excelente – tanto que de lá saí e passei no vestibular da PUC sem nenhum cursinho preparatório.

    Sou do tempo em que quanto jogava bola na rua e via uma viatura policial – aquela conhecida naquela época como “baratinha” – fusquinha preto e vermelho – todos paravam não com medo, mas em um sinal de respeito.

    Sou do tempo em que fumar maconha ou ficar com maconheiro era considerado ser “bandido”.

    Sou do tempo em que diziam que existia tortura num lugar chamado DOE-COD, ou sei lá o nome. Ali as pessoas, diziam, morriam.

    Hoje, senhores, vejam só:

    Estou num tempo em que os pais são espancados pelos filhos e estes não possuem nenhuma educação ou qualquer tipo de respeito com o próximo.

    Estou num tempo em que se eu sair de casa e passear pela Avenida São João, numa sexta-feira à noite, so encontrarei “nóia”, vagabundo, prostitutas, ladrões e pessoas assustadas.

    Estou num tempo em que se uma viatura policial passa na rua e as crianças estão jogando bola – elas de propósito chutam a bola na viatura.

    Estou num tempo em que fumar maconha é sinal de ser “socialite” ou “intelectual”. Pior, que isso é a promiscuidade de ver mulher beijando mulher, homem veijando homem em plena luz do dia, isso quando não estão se acariciando de uma forma mais calorosa. (não sou, nem nunca fui homofóbico, mas entendo que esses comportamentos não contribuem para a formação do caráter das crianças e adolescentes).

    Estou num tempo em que as pessoas morrem de forma gratuita – a vida não é tratada como um bem maior, não é respeitada. Isso sim é tortura – tortura psicológica.

    Infelizmente nós brasileiros confundimos certos conceitos básicos: Liberdade não é libertinagem – Democracia não é Ditatura Política onde sempre os mesmos estão no poder e fazem os outros engolir seus preceitos.

    Tenho saudades daqueles tempos e muito medo dos tempos vindouros. Isto porque apesar de tentar ensinar aos meus filhos aqueles ensinamentos passados por meus pais, estou perdendo terreno.

    Como mostrar a eles, nos dias atuais, que “o seu direito” vai até a “barreira do direito alheio”, que o respeito, a educação, o caráter são tudo na vida, que procure sempre fazer o bem e nunca desejar ou fazer o mal ao proximo. Difícil pois essas “qualidades da vida” estão se perdendo.

    Corrupção, politicagem, intrigas, lobistas, políticos, jornalistas sensacionalistas – é isso o que vemos por aí. Já passou da hora de darmos um basta a tudo isso.

    Um abraço a todos e desculpe me longar demais

    Curtir

  11. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Antigamente tínhamos dentro do currículo estudantil, uma carga horária compreensiva onde muitos intuiam e esperavam que conforme os anos fossem passando ela aumentasse, porém, como podemos ver no nosso País alguns procedimentos ou projetos ou são esquecidos ou são expurgados, dando uma conotação de total descaso e desinteresse com a cidadania.

    Estou me referindo a um ato de cidadania onde alunos desde a sua tenra idade já aprendia o verdadeiro sentido de patriotismo e amor a Pátria.

    Os Senhores se lembram desta matéria?

    Matéria: Educação, Moral e Civismo.

    Caronte.

    Curtir

  12. “…cada ato praticado dentro de uma universidade,…, há de ter sempre sentido pedagógico”
    O universitário pode matar, roubar, estuprar, depredar, invadir, mas nada disso é crime, e sim, uma questão meramente pedagógica.
    Quer dizer então que na USP, as leis que se aplicam aos reles mortais não valem? Universitário está acima da lei?
    Não confunda alhos com bugalhos. Protesto pacífico por uma causa justa como o salário de fome dos professores, a precariedade da saúde ou as péssimas condições de trabalho da polícia (e não pelo direito de fumar um beck) é manifestação política. Descumprir ordem judicial é crime.

    Curtir

  13. Daniel :
    “…cada ato praticado dentro de uma universidade,…, há de ter sempre sentido pedagógico”
    O universitário pode matar, roubar, estuprar, depredar, invadir, mas nada disso é crime, e sim, uma questão meramente pedagógica.
    Quer dizer então que na USP, as leis que se aplicam aos reles mortais não valem? Universitário está acima da lei?
    Não confunda alhos com bugalhos. Protesto pacífico por uma causa justa como o salário de fome dos professores, a precariedade da saúde ou as péssimas condições de trabalho da polícia (e não pelo direito de fumar um beck) é manifestação política. Descumprir ordem judicial é crime.

    amém!

    Curtir

  14. Um bando de maconheiros filhos de papai que não tem o que fazer, depredar uma universidade pública que é mantida com dinheiro de impostos, esses desocupados deveriam arcar com os seus estudos e não ficar ocupando vaga de quem não tem condições de pagar um curso particular e precisa de uma vaga em uma universidade pública. Deveriam ser expulsos.

    Curtir

  15. Rodrigues :

    ESRIPER :

    Rodrigues :Pela falta de repressão, a sociedade fica a mercê dos ladrões, hoje quem esta no comando dos governo, são ex estudantes-maconheiros, dialogo para quem respeita regras, estudante usuário de droga de qualquer tipo não merece respeito, quem defende estudante drogado,é mais um daqueles que tem muito dinheiro e para não culpar seus critérios de educação, joga a culpa na polícia, ou seja para não entrar em conflito com os filhos, prefere agir dessa forma, passando a mão na cabeça de maconheiro, e pior maconheiro com instrução e com condições financeiras…e pensar que esses delinquentes drogados e mimados podem serem os futuros governadores, já não basta os atuais, chega de hipocresia!!, manda esses maconheiros trabalharem pra dar valor a vida…

    O BURACO É BEM MAIOR QUE A SUA CAPACIDADE PARA ENXERGÁ-LO……………….

    a sua capacidade é defender estudante baderneiro, filhos de papai… ou melhor, fica em casa lavando a louça e levando seus filhos á escola…pois a rua está muito perigosa para intelectuais como você.

    VC AINDA NÃO ESTÁ VISUALIZANDO O TAMANHO DO BURACO………

    Curtir

  16. O TEXTO FALO TUDO!

    O que se vê na PM hoje é o seu mal comando,a falde de COMANDO,de pulso,onde existe uma cumplicidade declarada por parte dos superiores para com seus subordinados ,quando estes se excedem ao acatarem as ordens de COMANDO.

    O sarcasmo e a AFRONTA A SOCIEDADE E EXPLICITA E VERGONHOSA,pois com o CRIME SÃO UMAS MOÇAS,não são capazes de usarem da mesma FORÇA ,não saem em busca dos CRIMINOSOS,nunca dão conta de coibirem nem nos pontos aonde existem reincidências,COMO OS BANCOS E NOS JARDINS EM SP,AH SEM FALAR DOS ESTACIONAMENTOS,dos assaltos na 25 DE MARÇO com, tantos PM s na OPERAÇÃO DELEGADA.

    Ah ,momentos que levam a o cidadão a desconfiar que a PM foge do confronto com o CRIME ,pois vai me dizer que o SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA PM não é capaz de monitorar o CRIME,OS PRÓPRIOS PMs que já receberam denuncias?

    Vai me dizer que a PM não sabe aonde tem ponto de trafico?

    BEM SEM PALAVRAS ,SE O COMANDANTE NÃO FOI CAPAZ DE PERCEBER E OU ADMITIR OU PIOR SABIA E PASSAVA A MÃO NA CABEÇA DE SEU FILHO ,QUE COM CERTEZA NÃO FORA A PRIMEIRA VEZ QUE TRANSGREDIU UMA LEI,É QUE DEU AZAR,JAMAIS CONSEGUIRIA DAR CONTA DE 100 MIL PMs ELE DEVERIA SAIR NA CALADA DA NOITE DAR UMA S INCERTAS!!

    Curtir

  17. MORO AO LADO DA CIDADE UNIVERSITÁRIA.
    TRAFICANTES SE MATAM PARA MANTER O PONTO DE TRÁFICO NO INTERIOR DA USP.
    TODOS SABEM DISSO E É POR ESTE MOTIVO QUE OS VAGABUNDOS DISFARÇADOS DE ESTUDANTES NÃO QUEREM A PM POR LÁ.
    QUEREM FUMAR MACONHA E USAR COCAINA A VONTADE.

    SO LAMENTO QUE TODO MÊS VEM DESCONTAD NO MEU HOLERITE UMA FORTUNA EM IMPOSTO E QUE PARTE DELE SUSTENTA ESSES MACONHEIROS.

    SÃO BILHÕES DESTINADOS A USP, CUJO REITOR NÃO CONSEGUE SEQUER FAZER UM BOM USO DO SEIS PORTÕES EXISTENTES NO CAMPUS E PREJUDICA TODO BAIRRO, CONGESTIONANDO A CORIFEU DE AZEVEDO MARQUES ATÉ OSASCO.

    SERÁ QUE ESSE SENHOR, COM TANTOS BILHÕES NAS MÃOS, NÃO TEM TEMPO PARA FAZER A LOGÍSTICA DE ACESSO Á USP ??
    BASTA DIVIDIR AS ENTRADAS DOS PORTÕES PELOS FINAIS DAS PLACAS, ASSIM Ó SEU REITOR INÚTIL :

    – PLACAS 1 E 2…………….PORTÃO 1
    -PLACAS 3 E 4……………..PORTÃO 2
    -PLACAS 5 E 6……………..PORTÃO 3

    E ASSIM SUCESSIVAMENTE SEU REITOR, SEU DSV, SEU MP, QUE NÃO VÊ O DESSERVIÇO CAUSADO PELA USP AOS MORADORES DO BUTANTÃ, POIS O TRÂNSITO PELA MANHÃ E Á TARDE FICA PARADO DESDE A VITAL BRASIL ATÉ A AUTONOMISTA EM OSASCO.

    CARALHO, SEU REITOR!!
    PUTA QUE PARIU !!
    NINGUÉM MERECE UM DESCASO DESSE!!
    O QUE O SENHOR REITOR IRÁ FAZER COM OS ESCRITÓRIOS E ESTACIONAMENTOS QUE COMPROU POR UMA FORTUNA NA AV.PAULISTA, SE NÃO SABE NEM O QUE FAZER COM OS PORTÕES DA USP ??

    SOMOS NÓS QUE SUSTENTAMOS ESSA PORRA DE USP E O SENHOR NÃO SABE NEM DIVIDIR AS ENTRADAS DOS PORTÕES ??

    ABRE O OLHO GOVERNADOR !!!

    Curtir

  18. Olhem a ficha do principal acusado de liderar o caos na usp, é de arrepiar!!!!!!!!!!, o que este bandido esta fazendo na usp, comandando o trafico é claro, se liga PC.

    Curtir

  19. TRAFICANTE ,DROGAS,TEM EM TODO CANTO,É UMA PUTA HIPOCRISIA POR PARTE DE ALGUMA PESSOAS QUE NA VERDADE ESTÃO PREOCUPADAS CONSIGO MESMAS,PORQUE PAGAM IMPOSTOS.

    TODOS PAGAMOS IMPOSTOS,NEM TODOS QUE ESTUDAM NA USP SÃO USUÁRIOS DE DROGAS,SERIA GENERAL ISAR,POIS ENTÃO AQUI IRIA GENERALIZAR QUE TODOS OS POLICIAIS ROUBAM BANCO,PEGAM PROPINA PARA NÃO PRENDERAM TRAFICANTES E OU NOIAS,QUE TODOS PROFESSORES SÃO AGRESSIVOS E OU PEDÓFILOS.

    O problema é exatamente esse generalizarem a tudo e a todos,e não enxergarem que tais situações são geradas por interesses do sistema de governo ,que vive de todas as desgraças humanas.

    Basta comparar com o caso do FILHO PUTEIRO DO COMANDANTE,NO CASO DELE OS POLICIAIS LIGARAM PARA PERGUNTAR PARA O PAPAI PODEROSO O QUE FAZER,AGORA QUANDO É COM UM CIDADÃO COMUM,OS CARAS TIRAM FOTO ESTAMPA NO JORNAL, ZOMBAM ,HUMILHAM,MUITAS VEZES MESMO SENDO UM CASAL DE NAMORADOS ELES LEVAM PARA DELEGACIA E NEM DEIXAM POR AS CALÇAS.

    OU SEJA ,QUAL A DIFERENÇA DO FILHO DO COMANDANTE ENTRE OS FILHINHOS DE PAPAI DA USP,COMO AQUI TODOS OS DEMAGOGOS ,CHUPA PINTO DOS PROTEGIDOS DO PINTO,TEM DE ESPECIAL.

    PROBLEMAS TEMOS EM TODO CANTO DO PAÍS DA CIDADE ,UNS CORNOS SÓ SE INCOMODAM QUANDO A DOR DE BARRIGA DOÍ NA PORTA.

    ASSIM COMO O PUTEIRO O TRAFICANTE NÃO PÕE ARMA NEM VAI NA PORTA DE NINGUÉM BUSCAR SEUS CLIENTES,O TRÁFICO SÓ EXISTE PORQUE AS DROGAS SÃO PROIBIDAS E SUA PROIBIÇÃO GERA LUCRO COM O CRIME E CARGOS,PARA MUITOS,COMO POLICIAIS ,ADVOGADOS, JUÍZES PROMOTORES ETC..,URUBUS QUE COMEM E BEBEM DAS DESGRAÇAS HUMANAS ALIMENTADA PELAS DROGAS PROIBIDAS,POR MIM OS CARA PODERIAM MORRER DE OVER DOSE,FODA-SE A VIDA É DELE,E OU DANDO O RABO EM PUTEIRO.

    Porque se o filhinho do comandante tivesse berço brio ,ele não frequentaria puteiro ,pois só vai em puteiro quem gosta de coisas que a namorada e ou a mulher não faz,como ENFIAR O DEDO NO RABO,ENFIAR UMA VELA,COMER EM 2 ,3 .

    A SOCIEDADE É MANIPULADA POR UM SISTEMA QUE GERA TODOS OS PROBLEMAS,PARA ASSIM SE MANTEREM PERPETUANDO EM SEUS CARGOS .,ONDE AS LEIS SÓ SÃO APLICADAS NOS TROUXAS ,QUE AO INVÉS DE RECLAMAREM PARA ELES,RECLAMA DO POVO QUE NÃO TEM PODER PARA MUDAR NADA.

    O BRASIL JÁ É UM PUTEIRO MESMO,ATÉ LÁ FORA JÁ SE TEM ESSA IMAGEM,DESDE O ASSALTO AO TREM PAGADOR,POIS TODOS OS FILME AMERICANOS OS BANDIDOS CITAM O BRASIL COMO UM LUGAR DE FUGA.

    SE OS GOVERNANTES ROUBAM,DESVIAM,TRAFICAM,MANDAM MATAR, POLICIAIS , VAMOS SER SINCEROS ,HOJE SE 60% DA PM COMETEM SIM DESVIOS DE CONDUTA E OU ABUSO DE PODER, E QUEREM DEPOIS COBRAR DOS NOIAS EXEMPLOS E RESPEITO,VAI SE FERRAR POVO MANIPULADO E PATÉTICO.

    ESTÃO PAGANDO E COLHENDO O QUE SEMEARAM ,DAQUI PARA FRENTE PAGARÃO MAIS

    Curtir

  20. devdo ao comentarios do tipo acima é que tem que existir policiais no campo da usp, para dar amparo e proteção , aos 99 % dos estudantes que são pessoas de bem, e que estão lá para estudar e serem alguem na vida e não serem viciados (nóias)

    Curtir

  21. Investigadores e escrivães de policia vcs querem ser alguem na vida?

    Então parem de pensar que são os tais e que podem conseguir alguma coisa sozinhos!!!!!

    Vcs vão se afogar na sua propria arrogancia, vão é ficar dando murro em ponta de faca!!!!!

    Se só as carreiras de investigador e escrivão de policia é que fazem policia e o resto é carreira MEIO que não é importante, então chego a conclusão que a policia esta na MERDA que esta hoje por culpa dos senhores!!!!!!!

    Parem de ROUBAR e trabanhem com honestidade e determinação para sairmos da merda, já que os senhores constituem 3/4 da policia civil de são paulo e são os TAIS!!!!!!!!!!!

    Curtir

  22. é sr especialista serrano na”””sua”””” universidade, não muito tempo, os seus alunos ja estavam consumindo drogas praticamente com o sr lecionando dentro da sala de aula . . deve ser isto que os srs “”especialistas”””” desejam para os seus filhos . . E A MENINA QUE FOI ESTUPRADA E MORTA DA USP ???? traficante travestido de aluno DESCE TAMBÉM . . na usp quem deve ter tratamento privilegiado são os professores pensadores, alunos comprometidos e funcionários vitais. . . policia sim lei sim …traficante e vagabundo FORA OU DESCE

    Curtir

  23. SPQR :é sr especialista serrano na”””sua”””” universidade, não muito tempo, os seus alunos ja estavam consumindo drogas praticamente com o sr lecionando dentro da sala de aula . . deve ser isto que os srs “”especialistas”””” desejam para os seus filhos . . E A MENINA QUE FOI ESTUPRADA E MORTA DA USP ???? traficante travestido de aluno DESCE TAMBÉM . . na usp quem deve ter tratamento privilegiado são os professores pensadores, alunos comprometidos e funcionários vitais. . . policia sim lei sim …traficante e vagabundo FORA OU DESCE

    O BURACO É BEM MAIOR DO QUE PODES ENXERGÁ-LO.

    Curtir

  24. LACASSAGNE (1885), “o meio social é o caldo de cultura da criminalidade, sendo o delinquente um mero micróbio que não tem qualquer importância enquanto não encontra a cultura que provoca a sua multiplicação”.
    O problema é que quem paga a manutenção disso tudo é o cidadão trabalhador, porque isso não acontece em uma instituição privada? A USP infelizmente esta loteada por traficantes e maconheiros, desde “alunos” até sua administração, o MP já esta investigando a destinação dos recursos da cidade universitária, já que o valor é maior que a cidade de SBC, será que estão errolando o baseado com notas……………???

    Curtir

  25. ESCRIPER :

    SPQR :é sr especialista serrano na”””sua”””” universidade, não muito tempo, os seus alunos ja estavam consumindo drogas praticamente com o sr lecionando dentro da sala de aula . . deve ser isto que os srs “”especialistas”””” desejam para os seus filhos . . E A MENINA QUE FOI ESTUPRADA E MORTA DA USP ???? traficante travestido de aluno DESCE TAMBÉM . . na usp quem deve ter tratamento privilegiado são os professores pensadores, alunos comprometidos e funcionários vitais. . . policia sim lei sim …traficante e vagabundo FORA OU DESCE

    O BURACO É BEM MAIOR DO QUE PODES ENXERGÁ-LO.

    O BURACO SEMPRE É MAIOR PARA QUEM ESTA NO DIALOGO . . É SÓ PROSSEGUIR ESCRIPER

    Curtir

  26. se procuram tirarem a pm da usp, por ela estar atrapalhando os ruins de lá, aquí vai minha opinião, os serviços de inteligencia tanto da policia civil, quanto da pm, com ajuda até mesmo da policia federal e ministério público (GAECO), deverim somarem forças unidas e acabarem com esta merda que só interessa a minoria, as especializadas tipo a narcóticos deveriam atuar mais e acabar com estes balderneiros, digo , traficantes e viciados (NÒIAS)

    Curtir

  27. Em tempo, cade os tiras para infiltrarem no campus e dar cana nestes caras ao invés de ficarem criticando as ações da pm, se eles não o fazem alguem tem que fazerem mesmo sem terem meios

    Curtir

Os comentários estão desativados.