Frescas policiais da terrinha: ENQUANTO CHEFES ABREM MÃO DE PARTE DO SALÁRIO ( Chefes da PSP oferecem-se para comandar esquadras pelo mesmo ordenado) ; POLÍCIAS ( os operacionais ) QUEREM AUMENTOS E DENUNCIAM QUE REDUÇÃO DOS ORDENADOS “FAZ SUBIR CORRUPÇÃO” 8

SINDICATO

Polícias querem aumentos salariais e penas  agravadas

por LusaOntem

Polícias querem aumentos salariais e penas agravadas

O presidente do Sindicato Nacional de  Polícia (Sinapol) defendeu hoje a necessidade de aumentar os salários dos  polícias e as penas de quem os agride como forma de motivar as forças de  segurança contra a crescente criminalidade.

“O Governo tem que verificar que o fenómeno da agressão aos polícias tem que  ter uma alteração da moldura penal e que as condições e vencimentos da Polícia  de Segurança Pública não devem ser reduzidos, mas sim aumentados”, afirmou à  Lusa Armando Ferreira.

O apelo torna-se ainda mais urgente face a várias notícias de polícias  feridos e agredidos, como a que aconteceu esta madrugada em Matosinhos,  sublinhou, referindo-se a um agente que foi baleado e sofreu ferimentos  múltiplos quando surpreendeu assaltantes de uma loja de bicicletas.

“Acho lamentável que continue a haver todos os dias polícias feridos e que o  Estado português não verifique que, ao cortar subsídios, ao não reposicionar [os  vencimentos] dos polícias, só está a agravar a situação”, alegou o  sindicalista.

Para Armando Ferreira, é preciso que a polícia esteja “bem preparada, bem  financiada e com moral elevada” para que possa combater “com toda a eficácia” o  aumento esperado da criminalidade em 2012.

Sublinhando que já nem pede a criação do subsídio de risco – “porque é uma  promessa tão antiga que vai ser eterna” -, o presidente do Sinapol alertou  contra os cortes já planeados.

“Por exemplo, está previsto que, em 2012, o suplemento de serviço em forças  de segurança – que é o subsídio principal e faz com que os ordenados dos  polícias não sejam tão miseráveis – seja aumentado de 18 por cento do vencimento  (e recordo que o vencimento de um polícia em início de carreira é de 751 euros)  para 20 por cento.

Contudo, o Governo já decidiu e comunicou aos sindicatos que não”, disse,  acrescentando que também o subsídio da unidade especial de polícia “está para  ser cortado”, uma situação que o sindicalista considera dever ser analisada com  cuidado “numa altura em que a criminalidade e a revolta em Portugal vão  agudizar-se.

“Depois, directa ou indirectamente, esses cortes têm um resultado na  segurança”, concluiu

Alerta

Redução dos salários do Estado faz subir  corrupção

Hoje

Redução dos salários do Estado faz subir corrupção

Procuradora Teresa Almeida disse ontem que  há funcionários públicos a aceitar pequenas quantias de dinheiro para equilibrar  as contas. O fenómeno está já a ser investigado

Porto

Maioria dos agentes agredidos sem apoio  psicológico

Hoje

Maioria dos agentes agredidos sem apoio psicológico

Agente da PSP ficou ontem ferido com  gravidade quando abordou grupo de assaltantes que disparou tiro de  caçadeira.

Eram quatro jovens, estavam encapuzados e partiram a montra de uma loja do  edifício Transparente, no Porto, para roubar bicicletas. Eram 04.28 e o estrondo  alertou o segurança. Na altura, um carro patrulha da PSP com dois agentes da  Esquadra de Aldoar passava no local. O grupo foi abordado e um dos indivíduos  não hesitou e disparou um tiro de caçadeira que só por mero acaso não matou o  segurança e o agente.

Esta agressão terá, certamente, um profundo efeito psicológico na vida deste  agente policial. No entanto, segundo um estudo realizado pela PSP em 2010, 99,1%  dos polícias agredidos e feridos em resultado da actividade operacional não  receberam qualquer apoio psicológico – um grande problema, reconhecido e  detectado pela própria PSP.

Leia mais no e-paper do DN.

https://flitparalisante.wordpress.com/2011/10/30/policiais-portugueses-exemplos-de-excelencia-e-integridade-se-colocam-a-disposicao-para-os-postos-de-comando-pelo-mesmo-ordenado-com-a-crise-economica-que-esta-a-destruir-a-europa-para-b/

Um Comentário

  1. chefes abrindo mão do salário!!!hummmmmm,aí tem!!!!!! será que na terrinha tem maquininha de fazer tchuli?????

    Curtir

  2. Escrivão que aconselhou vítima a se mudar do Morumbi é afastado em SP
    Corregedoria da Polícia Civil deverá apurar conduta de policial do 89º DP.
    Ator falou que ouviu conselho na delegacia do bairro após roubo em prédio.
    Do G1 SP

    A Polícia Civil de São Paulo afastou na quinta-feira (3) o escrivão do 89º Distrito Policial, no Portal do Morumbi, Zona Sul da capital paulista, que teria aconselhado as vítimas que foram reféns de assaltantes armados durante um roubo ao apartamento delas num prédio, na quarta-feira (2), a se mudarem do bairro onde moram. Além disso, a Corregedoria da Polícia Civil deverá instaurar um procedimento administrativo para apurar se o policial cometeu alguma infração disciplinar. Se a investigação comprovar que o escrivão fez mesmo o comentário aos moradores, ele será punido.

    A informação sobre o afastamento do escrivão foi confirmada nesta manhã pela assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de SP. O G1 não conseguiu localizar o policial afastado para comentar o assunto. O nome dele não foi divulgado.

    De acordo com o departamento de comunicação da pasta, o delegado titular do 89º DP, Carlos Battista, informou que o escrivão mencionado pelas vítimas foi transferido para a 3ª Delegacia Seccional Oeste, responsável por coordenar mais 13 distritos policiais além do Portal do Morumbi. Lá, será decidido onde o policial irá trabalhar enquanto a corregedoria apura a sua conduta.

    saiba mais

    Ator vítima de assalto diz ter sido aconselhado a mudar do Morumbi
    Assaltantes roubam apartamentos em prédio do Morumbi
    Mapa da violência do Morumbi
    Uma das vítimas dos criminosos que roubaram imóveis num condomínio fechado no Morumbi, o ator Diogo Picchi, afirmou à imprensa na quarta que foi orientado na delegacia a deixar o bairro porque ele está “muito perigoso”.

    “Lá dentro da delegacia mesmo, o pessoal que trabalha na delegacia, o conselho que eles diziam o tempo todo para a gente era: ‘Olha, vocês devem se mudar daqui, porque está muito perigoso e não dá para dar conta da situação’”, havia dito Picchi.
    Desde setembro, o G1 faz um mapa com dados sobre a violência no Morumbi, com a ajuda de leitores e da polícia.
    Picchi chegava com a namorada no prédio que fica na Rua Manoel Antônio Pinto, quase na esquina com a Avenida Giovanni Gronchi. Ele é filho dos atores Elizabeth Savalla e Marcelo Picchi.
    Para cometer o crime, três assaltantes cortaram a tela de proteção do condomínio e renderam o porteiro durante a madrugada. Um morador que saía para trabalhar foi surpreendido e levado para o apartamento. Os criminosos o amarraram, fizeram ameaças com uma arma e roubaram aparelhos eletrônicos e roupas.
    O ator foi abordado quando os ladrões iam embora. Ele e a namorada foram levados para o apartamento, onde um amigo do casal dormia. Todos foram ameaçados pelos ladrões.
    Em menos de 24 horas, a rua foi atacada duas vezes. Além do prédio, criminosos assaltaram também uma imobiliária que fica bem ao lado do condomínio
    Segundos dados da polícia, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 1.094 roubos, 232 roubos de veículos, 176 furtos de veículos e nove homicídios.
    Quem mora no bairro e pode mudar, já pensa em seguir o conselho dado ao ator. A Polícia Militar, no entanto, diz que fugir não é a melhor alternativa e que os dois assaltos registrados na mesma rua são casos isolados. Além disso, a corporação afirma que os índices de criminalidade tem caído desde o início da Operação Colina Verde.
    Nenhum dos integrantes da quadrilha que invadiu o prédio foi preso.

    Curtir

  3. Alguém sabe ou alguem presenciou, um comunicado que os chefes das delegacias Seccionais estão circulando, na denominada operação Demacro, parece que em Guarulhos o chefe determinou que os distritos fizessem “lousa” caso contrário iria remanejar os policiais, será verdade isso? caso positivo, a que ponto estamos chegando, sem efetivo, sem salário e ainda sendo obrigados a “fazer estatistica” pra segurar cadeira, ao invés de investigar os já existentes, será que Delegado Seccional o dr. Marquinhos apoiaria isso!! logo ele que foi tão injustiçado no denarc, será que o sistema mudou suas idéias? alguém confirma isso?.

    Curtir

  4. ESTOU POSTANDO ISSO, PORQUE ACHO UMA FALTA DE RESPEITO ATITUDES DESSES DINOSSAUROS NA POLICIA ACHANDO QUE SÃO OS SENHORES FEUDAIS, OU OS DONOS DA POLÍCIA, QUE NÃO ESTÃO PEOCUPADOS COM OS SALÁRIOS, E SIM PREOCUPADOS COM SUAS NOMENCLATURAS DE “CHEFE”, DEVERIAM SEREM OS “CHEFES” PARA DEFENDER NOSSO SALÁRIO, NOSSA ESTRUTURA, ESSE SERIA O VERDADEIRO CHEFE, ATITUDES DESSES “XEFE” (X) É REVOLTANTE, E PENSAR QUE AINDA TEM POLÍCIAIS QUE AINDA SUBMETE-SE A BATER PALMAS PRA “XEFE”.

    Curtir

  5. Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar

    A 2ª maior turma de formandos da história atuará no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo do Bombeiros

    José Luis da Conceição

    Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar, que atuarão no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo de Bombeiros
    Download
    AnteriorPosterior

    ÁudioDownloadURL e Código

    (Atualizada 13h10)

    O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 31, no Vale do Anhangabaú, da segunda maior formatura de soldados da história da Polícia Militar. São 2.127 novos policiais de 2ª classe da Polícia Militar, que reforçarão o policiamento na Capital, na Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, também estiveram presentes à cerimônia.

    Após um ano de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). Somente nos dez primeiros meses deste ano, a Polícia Militar formou 4.459 novos soldados. Porém, ainda há uma turma de 1,6 mil soldados nos bancos da academia. Assim, a PM reforçará seus quadros com mais de seis mil policiais que fazem o pronto atendimento à população.

    “Teremos mais duas mil viaturas dentro de 60 a 90 dias, 200 bases da polícia militar comunitária, mil agentes especiais de escolta que vão liberar mais mil policiais militares. Enfim, policiamento na rua, preventivo, ostensivo, para proteger a população”, disse o governador na cerimônia. O comando da Polícia Militar ainda não definiu a distribuição dos 2.127 novos soldados. Porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 250 formandos atuarão no corpo de bombeiros e 340 formandos atuarão no policiamento rodoviário.

    O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.365,78 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.180,78 em cidades com menos de 500 mil habitantes. O grupo de policiais que entram na corporação ocupando o primeiro degrau da escala hierárquica escolheu o secretário da Segurança Pública como paraninfo da turma.

    O curso

    Com duração de um ano, o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública para soldados foi dividido em dois módulos: o básico e o especializado. Durante 2.214 horas, os soldados tiveram aulas de Direitos Humanos, Penal, Militar e Civil, Ações de Polícia Ostensiva, Doutrina de Polícia Comunitária e Tiro Defensivo de Preservação da Vida “Método Giraldi”, entre outras disciplinas.

    O módulo básico do curso foi realizado na Escola Superior de Soldados, em 36 semanas, e o especializado, em 16 semanas, nas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, a Corregedoria, os Comandos de Policiamento Rodoviário e o Ambiental.

    Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Desta forma, o estágio permitiu aos soldados colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

    Além das atividades curriculares, os alunos tiveram aulas de inglês, praticaram atividades físicas e aprenderam sobre técnicas não-letais, com destaque para o huka-huka, luta milenar indígena. Em maio deste ano, índios praticantes do huka-huka estiveram na Escola Superior de Soldados para difundir a modalidade na corporação.

    A turma de soldados técnicos recebeu o nome “Luiz Roberto Barradas Barata”, em homenagem ao ex-secretário estadual da Saúde, que faleceu em julho do ano passado, vítima de um infarto do miocárdio.

    Nível superior

    De acordo com o Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).

    Com o reconhecimento, o Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” passou a se chamar Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, e o Curso de Formação de Soldados PM teve a denominação alterada para Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

    A Escola Superior de Soldados conta com 489 instrutores, todos policiais militares. Essa é a maior turma de soldados formada pela ESSd, da qual já saíram 25 mil soldados de 2ª classe. Somente no ano passado, 2.047 policiais militares formaram-se técnicos em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública na primeira e segunda chamada do atual concurso.

    Concorrência

    Os formandos inscreveram-se no concurso da Polícia Militar em 2009, quando 88.262 inscritos concorreram a 2.000 vagas – uma relação de 44,1 candidatos por vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso, que consistem em provas escritas, exames físicos e psicológicos e processo de investigação social, os classificados tornaram-se aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados “Coronel Eduardo Assumpção”, no bairro de Pirituba, na zona oeste da Capital.

    Curtir

  6. BATATA :
    Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar
    A 2ª maior turma de formandos da história atuará no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo do Bombeiros
    José Luis da Conceição
    Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar, que atuarão no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo de Bombeiros
    Download
    AnteriorPosterior
    ÁudioDownloadURL e Código
    (Atualizada 13h10)
    O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 31, no Vale do Anhangabaú, da segunda maior formatura de soldados da história da Polícia Militar. São 2.127 novos policiais de 2ª classe da Polícia Militar, que reforçarão o policiamento na Capital, na Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, também estiveram presentes à cerimônia.
    Após um ano de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). Somente nos dez primeiros meses deste ano, a Polícia Militar formou 4.459 novos soldados. Porém, ainda há uma turma de 1,6 mil soldados nos bancos da academia. Assim, a PM reforçará seus quadros com mais de seis mil policiais que fazem o pronto atendimento à população.
    “Teremos mais duas mil viaturas dentro de 60 a 90 dias, 200 bases da polícia militar comunitária, mil agentes especiais de escolta que vão liberar mais mil policiais militares. Enfim, policiamento na rua, preventivo, ostensivo, para proteger a população”, disse o governador na cerimônia. O comando da Polícia Militar ainda não definiu a distribuição dos 2.127 novos soldados. Porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 250 formandos atuarão no corpo de bombeiros e 340 formandos atuarão no policiamento rodoviário.
    O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.365,78 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.180,78 em cidades com menos de 500 mil habitantes. O grupo de policiais que entram na corporação ocupando o primeiro degrau da escala hierárquica escolheu o secretário da Segurança Pública como paraninfo da turma.
    O curso
    Com duração de um ano, o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública para soldados foi dividido em dois módulos: o básico e o especializado. Durante 2.214 horas, os soldados tiveram aulas de Direitos Humanos, Penal, Militar e Civil, Ações de Polícia Ostensiva, Doutrina de Polícia Comunitária e Tiro Defensivo de Preservação da Vida “Método Giraldi”, entre outras disciplinas.
    O módulo básico do curso foi realizado na Escola Superior de Soldados, em 36 semanas, e o especializado, em 16 semanas, nas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, a Corregedoria, os Comandos de Policiamento Rodoviário e o Ambiental.
    Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Desta forma, o estágio permitiu aos soldados colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
    Além das atividades curriculares, os alunos tiveram aulas de inglês, praticaram atividades físicas e aprenderam sobre técnicas não-letais, com destaque para o huka-huka, luta milenar indígena. Em maio deste ano, índios praticantes do huka-huka estiveram na Escola Superior de Soldados para difundir a modalidade na corporação.
    A turma de soldados técnicos recebeu o nome “Luiz Roberto Barradas Barata”, em homenagem ao ex-secretário estadual da Saúde, que faleceu em julho do ano passado, vítima de um infarto do miocárdio.
    Nível superior
    De acordo com o Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).
    Com o reconhecimento, o Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” passou a se chamar Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, e o Curso de Formação de Soldados PM teve a denominação alterada para Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
    A Escola Superior de Soldados conta com 489 instrutores, todos policiais militares. Essa é a maior turma de soldados formada pela ESSd, da qual já saíram 25 mil soldados de 2ª classe. Somente no ano passado, 2.047 policiais militares formaram-se técnicos em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública na primeira e segunda chamada do atual concurso.
    Concorrência
    Os formandos inscreveram-se no concurso da Polícia Militar em 2009, quando 88.262 inscritos concorreram a 2.000 vagas – uma relação de 44,1 candidatos por vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso, que consistem em provas escritas, exames físicos e psicológicos e processo de investigação social, os classificados tornaram-se aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados “Coronel Eduardo Assumpção”, no bairro de Pirituba, na zona oeste da Capital.

    deveriamos preocupramos com a policia civil, cobrar concursos que faltam para nossos cargos, ao invés de olhar o quintal alheio, …

    Curtir

  7. Luis :
    ESTOU POSTANDO ISSO, PORQUE ACHO UMA FALTA DE RESPEITO ATITUDES DESSES DINOSSAUROS NA POLICIA ACHANDO QUE SÃO OS SENHORES FEUDAIS, OU OS DONOS DA POLÍCIA, QUE NÃO ESTÃO PEOCUPADOS COM OS SALÁRIOS, E SIM PREOCUPADOS COM SUAS NOMENCLATURAS DE “CHEFE”, DEVERIAM SEREM OS “CHEFES” PARA DEFENDER NOSSO SALÁRIO, NOSSA ESTRUTURA, ESSE SERIA O VERDADEIRO CHEFE, ATITUDES DESSES “XEFE” (X) É REVOLTANTE, E PENSAR QUE AINDA TEM POLÍCIAIS QUE AINDA SUBMETE-SE A BATER PALMAS PRA “XEFE”.

    ISSO TORNOU ROTINA NO DEMACRO !!!!O SECRETÁRIO NÃO SE MANIFESTA, POIS ENQUANTO ESTIVER FAZENDO ISSO PARA AUMENTAR AS ESTATISTICAS E PROMOVER A SECRETÁRIA , ACHA QUE ELES VÃO SE PREOCUPAR COM NOSSOS SALÁRIOS??…

    Curtir

  8. Muito bacana na teoria, mas na prática sabemos a grande quantidade de “merdas” que esses soldados passarão a fazer quando estiverem nas ruas.
    Militarismo é pra guerra.
    Polícia, tem que ser civil.

    paulo :

    BATATA :
    Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar
    A 2ª maior turma de formandos da história atuará no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo do Bombeiros
    José Luis da Conceição
    Estado forma 2.127 novos soldados da Polícia Militar, que atuarão no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo de Bombeiros
    Download
    AnteriorPosterior
    ÁudioDownloadURL e Código
    (Atualizada 13h10)
    O governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira, 31, no Vale do Anhangabaú, da segunda maior formatura de soldados da história da Polícia Militar. São 2.127 novos policiais de 2ª classe da Polícia Militar, que reforçarão o policiamento na Capital, na Grande São Paulo, em cidades do litoral e do interior. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo, também estiveram presentes à cerimônia.
    Após um ano de estudos, os policiais concluíram o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, ministrado na Escola Superior de Soldados (ESSd). Somente nos dez primeiros meses deste ano, a Polícia Militar formou 4.459 novos soldados. Porém, ainda há uma turma de 1,6 mil soldados nos bancos da academia. Assim, a PM reforçará seus quadros com mais de seis mil policiais que fazem o pronto atendimento à população.
    “Teremos mais duas mil viaturas dentro de 60 a 90 dias, 200 bases da polícia militar comunitária, mil agentes especiais de escolta que vão liberar mais mil policiais militares. Enfim, policiamento na rua, preventivo, ostensivo, para proteger a população”, disse o governador na cerimônia. O comando da Polícia Militar ainda não definiu a distribuição dos 2.127 novos soldados. Porém, a turma tem dois grupos com formação especializada: 250 formandos atuarão no corpo de bombeiros e 340 formandos atuarão no policiamento rodoviário.
    O salário bruto dos novos policiais é de R$ 2.365,78 em cidades com mais de 500 mil habitantes e R$ 2.180,78 em cidades com menos de 500 mil habitantes. O grupo de policiais que entram na corporação ocupando o primeiro degrau da escala hierárquica escolheu o secretário da Segurança Pública como paraninfo da turma.
    O curso
    Com duração de um ano, o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública para soldados foi dividido em dois módulos: o básico e o especializado. Durante 2.214 horas, os soldados tiveram aulas de Direitos Humanos, Penal, Militar e Civil, Ações de Polícia Ostensiva, Doutrina de Polícia Comunitária e Tiro Defensivo de Preservação da Vida “Método Giraldi”, entre outras disciplinas.
    O módulo básico do curso foi realizado na Escola Superior de Soldados, em 36 semanas, e o especializado, em 16 semanas, nas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, a Corregedoria, os Comandos de Policiamento Rodoviário e o Ambiental.
    Todos os soldados receberam complementação do ensino teórico em estágio probatório, com duração de 60 horas, sob supervisão de professores do curso. Inicialmente, as atividades foram focadas na modalidade de policiamento ostensivo a pé, em áreas residenciais comerciais, até chegar ao policiamento em grandes eventos, como competições esportivas. Desta forma, o estágio permitiu aos soldados colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
    Além das atividades curriculares, os alunos tiveram aulas de inglês, praticaram atividades físicas e aprenderam sobre técnicas não-letais, com destaque para o huka-huka, luta milenar indígena. Em maio deste ano, índios praticantes do huka-huka estiveram na Escola Superior de Soldados para difundir a modalidade na corporação.
    A turma de soldados técnicos recebeu o nome “Luiz Roberto Barradas Barata”, em homenagem ao ex-secretário estadual da Saúde, que faleceu em julho do ano passado, vítima de um infarto do miocárdio.
    Nível superior
    De acordo com o Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).
    Com o reconhecimento, o Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” passou a se chamar Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, e o Curso de Formação de Soldados PM teve a denominação alterada para Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
    A Escola Superior de Soldados conta com 489 instrutores, todos policiais militares. Essa é a maior turma de soldados formada pela ESSd, da qual já saíram 25 mil soldados de 2ª classe. Somente no ano passado, 2.047 policiais militares formaram-se técnicos em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública na primeira e segunda chamada do atual concurso.
    Concorrência
    Os formandos inscreveram-se no concurso da Polícia Militar em 2009, quando 88.262 inscritos concorreram a 2.000 vagas – uma relação de 44,1 candidatos por vaga. Após passarem por todas as etapas do concurso, que consistem em provas escritas, exames físicos e psicológicos e processo de investigação social, os classificados tornaram-se aptos a participar do curso, na Escola Superior de Soldados “Coronel Eduardo Assumpção”, no bairro de Pirituba, na zona oeste da Capital.

    deveriamos preocupramos com a policia civil, cobrar concursos que faltam para nossos cargos, ao invés de olhar o quintal alheio, …

    Curtir

Os comentários estão desativados.