MILITAR PARA QUÊ ?… I LOVE QUINCUNCE 12

Enviado em 31/10/2011 as 17:48 – CIDADÃO

A POLÍCIA MILITAR EXISTE PARA SATISFAZER OS INTERESSES DOS OFICIAIS, NÃO DA POPULAÇÃO.

FUI POLICIAL MILITAR DURANTE MUITOS ANOS. QUANDO INGRESSEI, ERA UM IDEALISTA; FUI PRIMEIRO COLOCADO DA MINHA TURMA; TINHA ORGULHO DE VESTIR A FARDA DA PM; PORÉM, AOS POUCOS, FUI ENXERGANDO O QUE REALMENTE ERA A POLÍCIA MILITAR. VEIO A DESILUSÃO, A ANGÚSTIA, A DECEPÇÃO.

TRATA-SE DE UM VERDADEIRO SISTEMA FEUDAL (IDADE MÉDIA), ONDE OS OFICIAIS SUPERIORES SÃO OS SUSERANOS, OS OFICIAIS INTERMEDIÁRIOS E SUBALTERNOS SÃO OS VASSALOS E OS PRAÇAS SÃO OS SERVOS.

A POPULAÇÃO, EM GERAL NÃO TEM NOÇÃO DO QUE É REALMENTE A PM; AS PESSOAS ACHAM QUE SE TRATA DE POLÍCIA SOMENTE. ESQUECEM-SE DO TERMO MILITAR, QUE, NA PRÁTICA, SE SOBREPÕE DE FORMA ESMAGADORA AO ASPECTO POLICIAL. A VIOLÊNCIA POLICIAL PRATICADA CONTRA A POPULAÇÃO, MUITO MAIS COMUM ENTRE POLICIAIS MILITARES, TEM SUA ORIGEM NA VIOLÊNCIA MORAL E PSICOLÓGICA QUE ESSES POLICIAIS SOFREM NO INTERIOR DOS QUARTÉIS. OFICIAIS ENVOLVIDOS EM IRREGULARIDADES E CRIMES GRAVES RARAMENTE SÃO PUNIDOS E SÃO INCLUSIVE, PROMOVIDOS.

O POLICIAL MILITAR PRAÇA TEM QUE DESEMPENHAR DOIS PAPÉIS, PRINCIPALMENTE O DE MILITAR, PARA SUSTENTAR AS PRERROGATIVAS E PRIVILÉGIOS ABSURDOS DOS OFICIAIS. O ASPECTO POLICIAL FICA EM SEGUNDO PLANO. A AULA DE ORDEM UNIDA (PARA SATISFAZER “TESÃO DE ARGOLA” DOS OFICIAIS) TEM MUITO MAIS IMPORTÂNCIA QUE A DE POLÍCIA COMUNITÁRIA.

Um Comentário

  1. FUI PM, MAS ACABEI PRESTANDO CONCURSO PARA A PC. NA ÉPOCA EU TINHA TAMBÉM PASSADO NO CONCURSO PARA SARGENTO. UM AMIGO QUE JÁ ESTAVA FAZENDO ESCOLA DE SARGENTO, QUE EU ACHAVA QUE REALMENTE ERA AMIGO, ME DISSE QUE SE EU DEIXASSE A PM, ESTARIA ASSINANDO MEU ATESTADO DE BURRICE. RESULTADO: SAÍ DA PM E GARANTO UMA COISA. PODE SER QUE DURANTE ESSE TEMPO QUE ESTOU NA PC, PERDI ALGUMA PROMOÇÃO POR LÁ, MAS NÃO PERDI MINHA DIGNIDADE, E NÃO ME ARREPENDO. POIS REALMENTE O MILITARISMO É BONITO DE SE VER, MAS NÃO DE SE VIVER, (conforme o colega aí acima disse). POIS, PRESENCIEI NO PERÍODO EM QUE ESTIVE NA PM, SUBORDINADOS “LAMBE BOTAS”, FAZENDO PIADINHAS PARA AGRADAR OFICIAIS, PUXA SACOS AOS MONTES E DEVIDO A ESSAS ATITUDES ASQUEROSAS, FOI QUE DECIDI DEIXAR A PM

    Curtir

  2. parabens…isso eh o que a maioria dos que sendo integrantes da PM com exceçao dos oficiais sentem……

    Curtir

  3. Cade a reestruturação de carreiras Dr. Marcos Carneiro?

    O desgoverno conseguiu baixar sua cabeça?

    Curtir

  4. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Realmente do lado de fora a gente tem uma impressão, com seu uniforme bem alinhado e impecável, garbosos com seu cinto e suas botas muito bem engraxadas, austeridade e simpatia, mas quando se entra e com o decorrer do tempo convive-se numa verdadeira vida de caserna, visualiza-se e vislumbra-se com determinadas injustiças que, aos olhos de um cidadão comum seria extremamente degradante e porque não dizer humilhante.

    Não quero aqui transparecer rancor e muito menos revanchismo, somente exponho um parecer de quem efetivamente viveu, conviveu e que deixou numerosos amigos.

    Aos meus dezoito nos de idade, tive a satisfação de servir a nobre Infantaria e, ao término desta, alistei-me na PM e durante alguns anos, trabalhei em algumas Unidades, onde tive a satisfação de conhecer ótimos profissionais. Tinha à época, enorme interesse em galgar novos horizontes, porém por problemas de compatibilidade e perseguições de determinados Oficiais com relação às Praças que cursavam Ensino Superior. Por não compactuar com determinadas situações, vi-me obrigado a procurar novos caminhos. Hoje com praticamente 32 anos de efetivo trabalho policial, relembro os bons momentos e rezo e espero que meus amigos e companheiros de serviço daquela época estejam relativamente bem. Soube por intermédio de um amigo, que alguns destes faleceram ou enlouqueceram e que o restante já está aposentado. Fico imaginando como foi difícil para àqueles que persistiram e devo confessar que todos indistintamente são merecedores de honrarias.

    Não é uma vida fácil ser policial neste Estado e muito menos ainda ser Policial Militar, tanto dentro como fora, vive-se sobre tremenda pressão psicológica e hierárquica, sem contar na questão que a sociedade sempre espera mais e mais, muito além das possibilidades.

    Hoje por ser Policial Civil, não tenho muitas prerrogativas, tais como: Deslocamento de graça, Comida na Subsistência, Hospital próprio, remédios, médicos ou dentistas exclusivos, promoções na aposentadoria ou até mesmo bicos oficializados, mas posso dizer com tranqüilidade e franqueza, que até a presente data, posso desempenhar minhas funções com mais tranqüilidade e sem ter a preocupação de estar sendo vigiado através do celular ou por um computador e, meus superiores hierárquicos até hoje, são sem sombra de dúvidas muito exigentes, mas mais flexíveis.

    Caronte.

    Curtir

  5. Sou até suspeita para falar ,pois eu cresci acompanhando a carreira de meu pai e depois de meu irmão ao ingressar na ACADEMIA DO BARRO BRANCO.

    A começar pela carreira de meu PAI ,na década de 60 a 90,fomos educados por um sistema MILITAR ,posso dizer que tem o lado bom e o lado ruim,mas de fato a PM naquela época era de FAZER QUALQUER MEMBRO DA AFAMILIA DE UM MILICIANO SE SENTIR ORGULHOSO ,pois estava saindo da DITADURA,APARENTEMENTE ,MAS NO COMEÇO TUDO É FESTA.

    Toda criança brincava de POLICIA e LADRÃO,e dava uma briga porque todos queriam ser o POLICIAL,hoje até os POLICIAIS ESTÃO PREFERINDO SER O LADRÃO,AO SE DESAVIAREM DE SUAS CONDUTAS,POR ESTAREM DESGOSTOSOS COM A PROFISSÃO E PIOR AO VEREM QUE SEUS SUPERIORES NÃO TEM MORAL ALGUMA PARA LHES IMPOR,POIS ALÉM DE GANHAREM MELHOR AINDA TEM OS BENÉFICOS E AS REGALIAS DE CARGOS PÓS APOSENTADORIA ,COMO CARGOS COMISSIONADOS .

    Meu pais pastou nas mãos de OFICIAS ,SOBROU ATÉ PARA MINHA MÃE ASSIM COMO CHEGOU A SOBRAR PARA MIM POR EU TENTAR TOMAR AS DORES DO MEU MARIDO,onde um OFICIAL (TENENTE QUE O PAI OFICIAL E COMANDANTE DE UMA GM ) MENTIU E PIOR LEVANDO OS DEMAIS PRAÇAS A MENTIREM E OMITIREM A VERDADE EM SEU PD,ou seja os PRAÇAS RECLAMAM MAS SÃO TRAIRÁS UNS DOS OUTROS.

    A sorte é que eu sou COBRA CRIADA DESSE PRÓPRIO MEIO,vi o que meu pai passou,as camas de gato que tentavam armar contra ele,toda hora,e assim aprendi a aguardar tudo e gravar tudo,e sem falar de associações meu marido bancava 2 e NENHUMA AO VER QUE SE TRADA DE OFIÇA MEUS CAROS PODE ESQUECER,DÃO UM NÓ ,TE ENROLAM ATÉ TIRAREM O CORPO FORA.

    Já no caso do meu irmão um CAPITÃO DA PM,SEMPRE FORA SISTEMÁTICO,LICITO ATÉ DEMAIS PARA UM MEIO DESSES,sempre quebrou a bucha dos seus superiores,que não queriam assumir o pepino dos PDs dos praças e passavam para ele,pois assim ele arcaria com a bronca dos praças por terem sido punido por ele,mas claro,até parece que um OFICAL TÁ PREOCUPADO COM O QUE UM PRAÇA VAI PENSAR,até o dia que ele fora pego em uma emboscada por 6 PMs encapuzados que a mando de outro OFICIAL,iriam apaga-lo,a sorte dele é que havia um amigo nosso de infância que era PM na CAPITAL e nos não sabíamos.

    E foi daí que meu IRMÃOZINHO QUE SEGUNDO OS PMs,PRAÇAS COSTUMAVA DAR CANETADA POR POUCA COISA,começou a pensar um pouco,começou a perceber que embora não fosse um PRAÇA ele também era usado e mais PERCEBEU QUE ACIMA DELE TEM UM GALO QUE TEM MAIS ESTRELAS.

    MORAL DA HISTÓRIA OFICIAL OU NÃO,TODOS SÃO USADOS POR ALGUÉM QUE ESTÁ NA PONTA DA LINHA,SE VC OS INCOMODAR LOGO DARÃO UM JEITO DE TE CALAR,e o melhor a fazer é APENAS PICAR O CARTÃO DE PONTO E ESPERAR A APOSENTADORIA,porque A POLICIA MILITAR HOJE É UMA FABRICA DE LOUCOS E PIOR CRIMINOSOS REVOLTADOS.

    Nunca pensei que veria um POLICIAL envolvido com CRIME .

    E quanto a ser um PRAÇA,estou casada a 6 anos com um,a unica coisa que posso dizer é que por mim ele não mais seria,por vario motivos que vão além do SALÁRIO,tenho PERNA,BRAÇOS ,SAÚDE PERFEITA PARA CARPIR ,SEI-LA PARA CATAR LATINHA SE PRECISO,PARA TER PAZ ESPIRITUAL,COISA QUE A AFAMILIA DE UM PM não tem.

    Horas temos receio de um bandido entrar em nossa casa e descobrir que é casa de um PM,depois RECEIO DE UM OFICIAL ENCARNADO A MOSTRAR SUA ESTRELA,E IMPOR SUPEIRORIDADE E PUNI-LO POR POPUCA COISA,ASSIM COMO O FAZIA MEU IRMÃO.

    e hoje receio de um parceiro trairá PUXA SACO DE OFICIAL,COMO GORÁ OS QUE ELE TRABALHOU POR MAIS DE 15 ANOS JUNTOS,PODE? E SE NÃO TIVEMOS PROVA,E SE UM ÚNICO SGT NÃO TIVESSE SIDO O ÚNICO A FALAR A VERDADE?

    ME DOI FALAR MAS ,NÃO CONFIO NA INSTITUIÇÃO,NO SISTEMA DE COMANDO ,ONDE OS PRAÇAS SÃO APENAS USADOS PARA LIMPAR A SUJEIRA DOS SEUS SUPERIORES,COM RARAS EXCEÇÕES ,PORQUE MEU IRMÃO TAMBÉM FOI PERSEGUIDO SÓ PORQUE NÃO ENTROU PARA MAÇONARIA,OU SEJA TUDO GIRA EM TORNO DE ESQUEMAS MOVIDOS POR INTERESSES NA MAIORIA ESCUSOS.

    O POVO SEMPRE SERÁ USADO POR UMA MINORIA DA PONTA DA LINHA!!

    Curtir

  6. AOS POUCOS A DITADURA ESTÁ SE REVELANDO, JÁ NÃO PODEM MAIS SE ESCONDEREM ATRÁS DE UMA FALSA DEMOCRACIA. ESTAMOS NO BRASIL IMPERIAL ONDE TODOS SÃO EXPLORADOS, O PAÍS ESTÁ SENDO DEPENADO. NÓS SOMOS CONTROLADOS PELO NÚMERO DO CPF. OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO EM CONLUIO, SÃO PROTEGIDOS PELO MANTO, DIGO PELA TOGA DO PODER JUDICIÁRIO QUE TAMBÉM SE RECORRE A MESMA FONTE: O DINHEIRO PÚBLICO ARRANCADO ATÉ PELA FORÇA PELOS DITOS PODERES.

    Curtir

  7. DESMILITARIZAÇÃO JÁ!

    EM PAÍS DEMOCRÁTICO NÃO SE SUSTENTA NENHUM ARGUMENTO A FAVOR DA MILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS.
    SERIA DE SE LEVAR O CASO A OEA, POIS MUITO DA VIOLÊNCIA POLICIAL TEM COMO CAUSA A MILITARIZAÇÃO.

    Curtir

  8. Caronte :
    Bom Dia!
    Senhoras e Senhores.
    Realmente do lado de fora a gente tem uma impressão, com seu uniforme bem alinhado e impecável, garbosos com seu cinto e suas botas muito bem engraxadas, austeridade e simpatia, mas quando se entra e com o decorrer do tempo convive-se numa verdadeira vida de caserna, visualiza-se e vislumbra-se com determinadas injustiças que, aos olhos de um cidadão comum seria extremamente degradante e porque não dizer humilhante.
    Não quero aqui transparecer rancor e muito menos revanchismo, somente exponho um parecer de quem efetivamente viveu, conviveu e que deixou numerosos amigos.
    Aos meus dezoito nos de idade, tive a satisfação de servir a nobre Infantaria e, ao término desta, alistei-me na PM e durante alguns anos, trabalhei em algumas Unidades, onde tive a satisfação de conhecer ótimos profissionais. Tinha à época, enorme interesse em galgar novos horizontes, porém por problemas de compatibilidade e perseguições de determinados Oficiais com relação às Praças que cursavam Ensino Superior. Por não compactuar com determinadas situações, vi-me obrigado a procurar novos caminhos. Hoje com praticamente 32 anos de efetivo trabalho policial, relembro os bons momentos e rezo e espero que meus amigos e companheiros de serviço daquela época estejam relativamente bem. Soube por intermédio de um amigo, que alguns destes faleceram ou enlouqueceram e que o restante já está aposentado. Fico imaginando como foi difícil para àqueles que persistiram e devo confessar que todos indistintamente são merecedores de honrarias.
    Não é uma vida fácil ser policial neste Estado e muito menos ainda ser Policial Militar, tanto dentro como fora, vive-se sobre tremenda pressão psicológica e hierárquica, sem contar na questão que a sociedade sempre espera mais e mais, muito além das possibilidades.
    Hoje por ser Policial Civil, não tenho muitas prerrogativas, tais como: Deslocamento de graça, Comida na Subsistência, Hospital próprio, remédios, médicos ou dentistas exclusivos, promoções na aposentadoria ou até mesmo bicos oficializados, mas posso dizer com tranqüilidade e franqueza, que até a presente data, posso desempenhar minhas funções com mais tranqüilidade e sem ter a preocupação de estar sendo vigiado através do celular ou por um computador e, meus superiores hierárquicos até hoje, são sem sombra de dúvidas muito exigentes, mas mais flexíveis.
    Caronte.

    SAUDAÇÕES SR CARONTE!!!! É BOM SABER QUE NESTE BLOG POSTA MAIS UM INFANTE COMBATENTE, QMP 007, NO MEU ANO FUI VOLUNTÁRIO, E TIVE O PRAZER DE INGRESSAR NO LENDÁRIO 6 RII, HOJE DENOMINADO 6BIL, DA BRIGADA AEROMÓVEL, NESTE ANO FUI INTEGRANTE DO PELOPES COM MUITA HONRA, E GRAÇAS AO MEU TREINAMENTO ESCAPEI DE SER ABATIDO ALGUMAS VEZES NA PC.

    E COMO SEMPRE DIGO NÃO EXISTE EX — SOLDADO!!!

    Curtir

  9. Alá POLICIAIS DANDO CARTEIRADA EM CASA NOTURNA EM BRASILIA,TO VENDO TV RECORD!! KAKAKAK!!,AQUI EM SP ELES DÃO EM SWING ,PUTEIRO!! QUE POBREZA,ISSO PORQUE LÁ O SALÁRIO É BOM,DEPOIS DIZEM QUE O SALARIO JUSTO RESOLVERIA TAIS CASOS,FALA SÉRIO , ÍNDOLE E CARÁTER BOA CONDUTA NÃO SE PAGA,NÃO SE COMPRA.SE TEM DE BERÇO!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.