POLICIA MILITAR PERUANA: 30 generais aposentados compulsoriamente para “rejuvenescimento” ( limpeza ) da Polícia Nacional 3

Humala afasta cúpula da polícia peruana

11/10/2011

O presidente do Peru, Ollanta Humala, dispensou 30 dos 42 generais do comando da Polícia Nacional, em medida sem precedentes, que foi alvo de críticas. O objetivo declarado é combater a corrupção policial. Entre os aposentados está o diretor-geral da polícia e o chefe da Direção de Operações da divisão antidrogas.

O combate à criminalidade e ao narcotráfico foi um dos principais temas eleitorais, e o combate à corrupção policial foi uma das promessas de campanha de Humala, esquerdista que assumiu a Presidência em julho.

O presidente foi criticado pela oposição pela maneira intempestiva com que promoveu as dispensas. Contra alguns dos afastados, segundo a mídia local, não pesava nenhuma acusação. Além disso, haveria até falta de quadros para repor os generais. Humala promoveu ainda 48 oficiais das Forças Armadas, com o intuito de “rejuvenescer” sua liderança.

O país é um dos maiores produtores mundiais de cocaína. E, ainda que algumas das demissões tenham sido criticadas, alguns dos generais afastados sofriam acusações de suborno. (Com Reuters)

Um Comentário

  1. Primeiro ficam falando do PINTO

    AGORA O ASSUNTO É O PERU ?????????

    aonde vai parar este Blog ????????????????????????

    Curtir

Os comentários estão desativados.