| 10/08/2011 – Tupã: policial e assaltante morrem e ladrão é ferido em troca de tiros |
| 05h49 Uma tentativa de assalto terminou em tragédia no início da noite de ontem, em Tupã. Um investigador da Polícia Civil e um dos assaltantes morreram durante troca de tiros registrada por volta das 20 horas, na rua Tapajós, nas proximidades da Madeireira Matogrosso.
Segundo informações divulgadas pelo delegado seccional Luis Antonio Hauy, o Serviço de Inteligência da Polícia Civil, que vem intensificando as investigações com objetivo de coibir os casos de roubo que vem ocorrendo na cidade, descobriu que ladrões pretendiam assaltar a residência de um empresário da cidade, popularmente conhecido como “Nei da Incoferaço”.
Os policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) foram até o local, onde montaram campana. A equipe da DIG surpreendeu os dois assaltantes no momento em que invadiam a residência pulando o muro.
Os criminosos não se intimidaram com a presença dos policiais e iniciaram o tiroteio. Os policiais revidaram e durante a troca de tiros o investigador Armando Laurindo dos Santos, 43 anos, acabou sendo baleado. Segundo informações ainda oficiosas, apesar de usar colete o policial teria sido atingido na altura da axila e o projétil teria transfixado o peito da vítima.
Ele foi socorrido pela Viatura de Resgate e encaminhado ao Hospital São Francisco de Assis, porém não resistiu e faleceu logo em seguida. Após atirar contra os policiais, os bandidos fugiram do local, um deles de motocicleta e o outro a pé.
Policiais civis e militares organizaram uma grande força tarefa, vasculhando todas as regiões da cidade. Durante as diligências, um dos assaltantes, Daniel da Silva Júnior, de apenas 21 anos, mais conhecido como “Japonês”, foi encontrado caído na rua José Bernardino, no Parque Ibirapuera em Tupã.
O acusado, que residia na rua Getúlio Vargas, na Vila Tupã Mirim, também foi baleado durante a tentativa de assalto e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito. As diligências, que contaram com reforço de policiais da região continuaram durante a noite e por volta das 22h15 o segundo assaltante, Renato Pereira da Luz (foto), que havia fugido de moto, deu entrada no pronto-socorro da Santa Casa, também com ferimento à bala.
Antecedentes
A tentativa de assalto que terminou com a morte do investigador de polícia e de um dos assaltantes reforça a triste estatística do envolvimento cada vez maior de jovens com a criminalidade. Segundo consta, os dois assaltantes, ambos na faixa etária dos 20 anos, já possuem antecedentes criminais.
Informações oficiosas dão conta de que Daniel da Silva Júnior, o “Japonês, já teria, supostamente, cumprido pena por crimes anteriores. Já o outro assaltante, Renato Pereira da Luz, estaria envolvido na tentativa de assassinato registrada no último dia 24 de julho, por volta das 20h05, na Praça Anísio Carneiro, conhecida com praça do “Findalinha”. O crime envolveu vários jovens, todos da mesma faixa etária.
A confusão começou na noite anterior, durante um baile realizado no Tupã Tênis Clube, envolvendo L.P.S., 21 anos, o irmão M.S. e E.G.L., mais conhecido como “Carniça”. No dia seguinte, “Carniça” caminhava na Praça do Findalinha, em companhia de alguns amigos, incluindo Renato Pereira da Luz, quando encontrou os irmãos L.P.S. e M.S., que estavam com mais três amigos.
Os desafetos voltaram a se desentender e iniciaram nova briga. Durante a confusão, L.P.S. caiu no chão, e ao tentar se levantar foi surpreendido por Bruno de Souza Lima, vulgo “Cheirinho” apontando uma arma em sua direção.
O acusado foi atingido por um projétil que transfixou a junção do antebraço e o cotovelo, alojando-se no peito. Ao se levantar, foi novamente alvejado por mais dois disparos, um na região de cintura, e outro novamente em um dos braços. Após balear o desafeto, “Cheirinho” fugiu de moto, em companhia de Renato.
Ainda segundo a polícia, Renato Pereira da Luz, que teria fornecido a arma utilizada no crime, e Bruno de Souza Lima, autor dos disparos, foram intimados para depor sobre o crime, mas não se apresentaram. Ambos tiveram a prisão temporária solicitada e estavam foragidos. Folha do Povo (Tupã) |
| De: Sérpico Data: 10 de agosto de 2011 09:46 Assunto: Investigadores não merecem nível universitário – Vejam o absurdo do ‘discurso e pensamento retrógrado’ de um delegado de São Paulo! Para: Não! Eu vou fingir que não li um ABSURDO desse!Enquanto as polícias civis de outros estados já exigem o ‘nível universitário’ para todas as suas carreiras, a fim de elevar o nível de seu efetivo, um delegado de São Paulo faz um discurso ‘retrógrado’ que vai de encontro aos programas de evolução de qualquer corporação policial, haja vista que até os soldados da PM de São Paulo já são carreira de nível superior.Pobre Polícia Civil paulista! Anda mal das pernas por falta de bons gestores e por sobra de ‘politiqueiros de plantão’.José Alencar http://www.diariodoaltotiete.com.br/materias/?idmat=53282&idedito=38&ided=1254
|
A Policia Civil em São Paulo, já acabou gente! O picolé de Chuchu o Secretino e o Carneirinho é claro, conseguiram acabar em menos de 1 ano com 100 anos de uma respeitada instituição. Parabéns malditos, os bandidos de SP agradecem!!!
CurtirCurtir
REalmente, o que foi dito supra é muito sério, e na verdade a verdadeira e expressiva mutação por períodos recente, até mesmo com procedimentos “interna corpus” determinados pela hierarquia superior da Policia Civil, lev-nos a crer que o resultado é o que foi dito supra. Sou advogado, milito a 20 anos, e toda a dificuldade que vejo de trabalho, em até mesmo atender a população, que não se trata de inovação, mas falta muita responsabilidade, pois, o povo precisa de proteção, e proteção se faz com inteligência, e não com esquivas. O caso da morte do policial em Tupã é uma prova de que não funcionou uma inteligência direta. Precisamos de inteligência ativa e não mórbida. A policia precisa crescer e não estaquinar-se, mediante muita inércia. O povo clama por uma polícia ativa e menos burocrática.
CurtirCurtir
OS SENTIMENTOS À FAMÍLIA ENLUTADA E AOS COLEGAS DO POLICIAL CIVIL QUE BRAVAMENTE CUMPRIU SEU PAPEL. ENQUANTO A ADMINSITRAÇÃO FECHA OS OLHOS E INVENTA MIL E UMAS, O CRIME CONTINUA CRESCENDO E COM ELE OS EMPECILHOS PARA COMBATÊ-LO. SÓ UMA PERGUNTA : ATÉ QUANDO???
ATÉ QUANDO OS JUIZES DO SUPREMO E DAS ESFERAS SUPERIORES DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSENTIRÃO QUE A MARGINALIDADE CRESÇA E QUE OS GOVERNANTES, QUE SÓ FICAM ATRÁS DE MESAS, EM SALAS COM AR CONDICIONADO, ESQUIVEM-SE DE CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES DE OFERECER SEGURANÇA PÚBLICA DE QUALIDADE (E NÃO MEDIDAS PALIATIVAS OU ENGENHOSIDADES DE QUEM NÃO CONHECE O DIA A DIA DA POLÍCIA)???
ATÉ QUANDO O BRASIL ASSISTIRÁ A ROUBALHEIRA ESCANCARADA E OS DESMANDOS POLÍTICOS SEM QUE NADA SEJA FEITO???
ATÉ QUANDO???
CurtirCurtir
MEUS SENTMENTOS À FAMÍLIA DO COLEGA CAÍDO EM SERVIÇO E AOS POLICIAIS QUE CONTRARIANDO AS PALAVRAS DO ILUSTRISSÍMO DGP, NÃO FORAM LETÁRGICOS E INEPTOS, POREM PAGANDO UM TRIBUTO ELEVADO POR ISSO. TRAVAMOS UM GUERRA EM VÁRIAS FRENTES E PAREÇE QUE NOSSOS INIMIGOS(ADMINISTRAÇÃO, JUDICIÁRIO,MP, PM, CORRUPTOS EM GERAL E, OBVIAMENTE OS CRIMINOSOS) ESTÃO, MOMENTANEAMENTE, LEVANDO VANTAGEM NA CAMPANHA DE EXTERMÍNIO QUE ESTÃO MANTENDO CONTRA NÓS. DEVEMOS CHORAR OS NOSSOS MORTOS E NOS PREPARAR PARA MAIS BAIXAS, MAIS NO FIM A VITÓRIA SERÁ NOSSA.BALA NELES!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
É INCLIVEL,A CAPACIDADE DE MENTIR DE NOSSOS GOVERNANTES,NÃO FICAM NEM VERMELHO,OS POLICIAIS ESTÃO INSATISFEITO COMO PODEMOS ACOMPANHAR AQUI NO FLIT E NO NOSSO COTIDIANO O QUE VEMOS É A BANDIDAGEM DEITANDO E ROLANDO.E OS INDICES DE HOMICIDIOS ESTÃO SATISFATÓRIO,NÃO SÃO OS PARENTES DESSES QUE ESTÃO SENDO MASSACRADOS.
CurtirCurtir
Meus sentimentos aos familiares do nobre colega falecido. De resto só me resta ficar entrincheirado e aguardando o momento certo de entrar na luta. Desculpem-me os colegas, mas penso que tal conduta não é covardia. Ocorre que o lado dos crápulas, e aqui digo: tanto o lado do crime organizado, dito PCC, quanto o lado do crime também organizado, dito corruptores de colarinho branco, estão muito organizados e com um exército, que por hora é muito grande, quase impossível de serem combatidos. No entanto, espero que em outrora as batalhas sejam mais favoráveis aos colegas que lutam pela bandeira do que é correto e sempre em prol da sociedade. Aproveito para deixar um pensamento de um indivíduo ilustre na história do mundo, que vez perguntado qual era a tática de nunca perder uma guerra ele respondeu: “Quando o exército adversário é muito superior ao meu, simplesmente não entro em luta e aguardo melhores condições. ( GENGISKAN).
CurtirCurtir
EM TEMPO: INCRIVEL
CurtirCurtir
Espero que os “Chefs”, preparem para o cardápio um ótimo “sushi” e “sashimi”.
CurtirCurtir
Sérpico, Dr. Guerra,
Pra que gente nova ? pq “moleque” é suicida ! é carne fresca pro moedor !
Qdo tem guerra quais são os primeiros a dar o passo a frente ? a molecada !
CurtirCurtir
Polícia Federal, FBI ??????????
CurtirCurtir
Boa noite senhores!
Primeirante os meus sentimentos a família do CARCEREIRO e não INVESTIGADOR.
Então senhores, aqui ponto chegamos!
Por incompetência administrativa, pra não falar outra coisa choramos aqui, a morte de um companheiro de trabalho policial, de uma CARREIRA EXTINTA, companheiro este, prestes, talvez, a APOSENTAR, DESVIADO DA FUNÇÃO, demonstrando e comprovando …”…..”, o entre as aspas ‘FICA CARGO DA CONSCIÊNCIA DE CADA FLITADOR HONESTO E TRABALHADOR INTELIGENTE E NÃO PELEGO, POIS, SE EU COMEÇAR A VOMITAR A MINHA REVOLTA, NÃO SERIA MENOR DO QUE DESTES COLEGAS QUE COMPACTUAM COM A NOSSA REVOLTA”
E AÍ, SINDICATOS………………………..EM ESPECIAL E SE EXISTIR OS DOS CARCEREIROS………………
NÃO DOU BOA NOITE EM RESPEITO AO COMPANHEIRO TOMBADO.
HÁ, SÓ PARA OS IGNORANTES, NÃO CONHEÇO O CARCEREIRO E NÃO ESTOU RECRIMINANDO A ATUAÇÃO DELE E NEM DOS COMPANHEIROS ENVOLVIDOS NA OCORRÊNCIA, POIS, COMO ELES, APESAR DE SER UM MERO ESCRIVÃO DE POLÍCIA, ESTOU NO MESMO BARCO DELES E SUJEITO A MESMA SINA, MORRER FORA DA MINHA FUNÇÃO E COM O TEMPO DE APOSENTADORIA, SEGUNDO LEI FEDERAL……………..POR QUE AQUI NESTE ESTADO DE FILHOS DA PUTA, NÃO TENHO DIREITOS.
FUI
CurtirCurtir
BANDIDO ABUSADO, NÃO TEM MEDO DE TROCAR TIRO COM OS POLICIA POR QUE SABE QUE QUANDO ACABAR A MUNIÇÃO É SO JOGAR A ARMA NO CHÃO E PEDIR MAMAÊ, QUE O MAJURA LOGO GRITA: JA ERA. ELE SE ENTREGOU.ISSO SE ELE ESTIVER NA OCORRENCIA, CASO RARO. OUTRA COISA QUANTOS POLIÇAS TAVAM NO EMPENHO DESSA FITA. 1,2,3 NO MAXIMO? BALA NELES.
CurtirCurtir
AS INCONSEQUENTES DECLARAÇÕES DE CERTAS AUTORIDADES
MERECEM NOSSO REPÚDIO
Este Sindicato, em defesa da classe, vem externar a sua indignação sobre a notícia veiculada no ultimo dia 04/08/2011 no jornal Diário Alto Tietê.
Nela o Delegado Seccional, Sr. João Roque Américo, declara que os deputados estaduais deveriam repensar sobre a obrigatoriedade do curso superior aos interessados em trabalhar na Policia Civil. Segundo a notícia, o Delegado afirma que os interessados com nível superior não querem ir para a rua enfrentar o crime e sim realizar serviços administrativos, afirmando ainda que seria este o motivo pela baixa procura das pessoas pelo cargo.
O pleito do Delegado foi externado na Inauguração da nova sede do DISE Itaquá e contou com o apoio da Ilustre Deputada Estadual Heroilma Tavares(PTB), que lá também esteve presente, que além do apoio, teria afirmado saber da existência de pessoas sem diploma que poderiam exercer a função de investigador.
Esta noticia demonstra a forma injusta e indevida que a classe vem sendo tratada por alguns delegados de polícia desta gestão, vindo em seguida a Portaria nº 08/11 do DECAP, da qual este Sindicato também vem tomando as medidas legais em defesa da classe.
Ao contrário do pensa o Ilustre Delegado, a lei nº1.067/2008 veio no intuito de elevar a carreira policial, sendo a edição da mesma uma vitória pela valorização da classe.
Um exemplo desta valorização foi o disputado concurso para ingresso na carreira policial civil deste Estado, com início em 2009 e término em julho de 2011, onde 23.384 inscritos disputaram 887 vagas, sendo 26,36 candidatos por vaga.
Estes números repelem todos os argumentos do Delegado Seccional que comparou uma suposta baixa procura de interessados na carreira com a exigência do diploma, revelando o total desconhecimento e despreparo de alguns profissionais quando abordam o assunto.
Tamanho despreparo preocupa e nos leva a crer que polícia está sendo gerida por pessoas incapazes de compreender que o nível superior exigido além de valorizar a classe, traz maior qualidade na prestação do serviços a sociedade.
Não podemos concordar com nenhum tipo de ideia ou manifestações que possam colocar em risco a progressão conquistada.
Manteremos nossa postura de combater todos aqueles interesses que possam colocar em risco a valorização da classe.
Estamos vivendo mais um momento de turbulências geradas por pessoas que querem desclassificar a carreira de policial, porém, não deixaremos que estas pessoas despreparadas e desinformadas consigam abalar a estrutura arduamente conquistada pela luta.
Por sugestão da própria deputada na matéria, este Sindicato se coloca a disposição para ser consultado sobre o assunto, adiantando que manterá a posição da obrigatoriedade da exigência do diploma para ingresso na carreira.
Porém, adiantamos desde já algumas perguntas a serem respondidas às autoridades da matéria:
O cargo de investigador de policia exige pouca instrução escolar?
Será que o raciocínio externado pelas autoridades é o mesmo dos seus pares?
Será que este tipo de posicionamento não é um dos fatores que trazem para a Policia Civil o título de pior salário do país?
Policiais semi-analfabetos trariam a solução para a segurança pública do Estado de São Paulo?
A população merece isso?
A carreira de Investigador de Polícia merece isso?
Esta é mais mais uma etapa da incansável luta pela valorização da carreira policial a ser vencida.
João Batista Rebouças da Silva Neto
Presidente
CurtirCurtir
“A cada 24 horas a mentira vai aumentando”, disse Olimpio Gomes (PDT), se referindo ao anúncio do governador Geraldo Alckmin, que prometeu no mês de junho encaminhar para a Assembleia Legislativa um projeto com a finalidade de rever o salário dos profissionais da Segurança Pública, o que ainda não aconteceu. O deputado acusou o governador de não ter criado nenhum projeto para esse fim e lembrou que isso é de competência exclusiva do Executivo. Ainda comentou a situação do hospital São José, fechado há cerca de dois anos e que conta apenas com um vigilante fazendo a guarda das instalações, “E a população carecendo de atendimento”. (DV)
Realidade
Rafael Silva(PDT) concordou com as palavras do deputado Olimpio Gomes e criticou a realidade do país, que para ele é terrível e massacra a população. O parlamentar acredita que os políticos devem utilizar uma administração mais profissional. Mencionou a extensão territorial do Brasil comparando-o com o Japão e a China: “Temos muito mais problemas”. Ele alegou que a estrutura aqui realizada é a de favorecer os poderosos e afirmou que somente a consciência do povo pode mudar a realidade do país . (DV)
Convênio
Segundo Luiz Carlos Gondim (PPS), deveria existir um convênio entre o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Santa Casa de Monte Alto, mas desde a posse do governador esse projeto foi engavetado. Gondim apontou dificuldades na área da saúde em Monte Alto e em outras regiões do interior, onde há dificuldade para se agendar consultas e muitas vezes o paciente tem de se deslocar a outra cidade para ser atendido. Pediu aos parlamentares que analisem com atenção a possibilidade de apoio ao convênio para ajudar os funcionários públicos da região. (DV)
CurtirCurtir
Alguém que conhece este João Roque Américo sabe informar a idade desta figura, será que este não é daqueles que já deu o tempo de se aposentar, mas fica na polícia porque tem muito a dar, ou melhor, receber da população, será este mais um Dino que só fica por conta a arrecadação que o cargo e a cadeira lhe proporcionam, quando é que foi a última vez que este sai em diligencia policial ou prendeu alguém foi neste século Jânio era presidente do Brasil?
CurtirCurtir
Pouco importa idade, e escolaridade, bandido mata indistintamente, vide o jovem delegado que foi morto a pouco tempo atrás….
Desconheço o teor da ocorrência, e quantos policiais civis participaram, mas conhecendo bem a civil, e o déficit de funcionários, possivelmente estariam em inferioridade numérica de policiais, vide operações da Pm, quanto tem a resistência e bandido morto, no mínimo o efetivo é 10 vezes superior ao número de bandidos…..
Assim sendo, é ainda mais infeliz o comentário do delegado na reportagem, a polícia civil precisa de mais policiais, de mais policiais para que façam a função de policia judiciária, com planejamento e superioridade numérica de policiais, de policiais bem pagos, para que quando tenham tempo suficiente em se aposentar, se aposentem, pois a idade dos policiais civis está cada vez maior, pois o policial vai trabalhando mais e mais anos, para acumular, mais e mais quinquênios, para tentar melhorar um salário decadente, com a saúde precária, pois tem que fazer BICO, e não tem condições de pagar um CONVÊNIO decente….
Conclusão: não adianta o policial ser novo, pois ele irá seguir a mesma rotina de todos os demais policiais civis, se matar de fazer bico, ou morrer fazendo bico, e ir trabalhar cansado, e sem estímulo, isso quando por falta de efetivo, tiver ainda que trabalhar em uma carga horária massacrante, para suprir a falta de funcionários
Esse é o raio x da polícia civil, e o retrato de uma tragédia anunciada……..
Meus pesâmes aos familiares do nosso colega morto, que irão penar agora com uma pensão de fome
CurtirCurtir
rasgo todos os meus diplomas se o estado me pagar o que os procuradores ganham
CurtirCurtir
Já está na hora dos bandidos de brasilia mudar isso, o policial ñ pode dar o primeiro tiro ele tem q esperar o bandido reagir pra se defender pq tem essa porcaria dos direitos humanos só serve para apoiar os bandidos, qdo fui assaltada dentro da minha casa e meu filho de 9 anos preso no banheiro meu cunhado com um tiro no braço eu com uma uma arma na cabeça pedindo pra eles não machucarem ninguem, me humilhando para os bandidos dentro da minha propria casa depois de tudo isso os direitos humanos foi defender os bandidos e ninguém apareceu na minha casa pra saber como a minha familia estava. Hj a minha opinião é essa: O POLICIAL TEM Q CHEGAR DERRUBANDO MSM PQ SE NÃO ELE LEVA O BANDIDO NÃO TÁ NEM AÍ PRA VIDA DE NINGUEM…Sindo muito pela familia do policial q morreu.
CurtirCurtir
OS POLITICOS GANHAM BEM PRA F…COM AS NOSSAS VIDAS E A POLICIA GANHAM POUCO PRA SALVAR NOSSAS VIDAS
CurtirCurtir
falar que o cara é velho aos 43 anos, se é velho porque não reduz a idade para a aposentadoria, não esqueça daquele jovem delegado que morreu dias atrás, pra tudo existe desculpa ou é muito velho ou não tinha experiência.
CurtirCurtir
Tinha que ser coisa do ilustrissimo delegado João Roque também conhecido como BOCA DE ORCA, será que a recolha aqui da seccional de mogi é composta por policiais de nível superior? Não…. ele prefere os acéfalos para poder pagar pouco e manobrar da maneira que bem entender. Policial de 43 anos é velho???? E pq o BOCA DE ORCA não vai embora??? Já sei, deve ser por experiência excessiva!!! Pobre Policia Civil!!!!
CurtirCurtir
Policial Civil ARMANDO LAURINDO DOS SANTOS 1968-2011
CurtirCurtir
Fico muito triste com tudo o que acabei de ler. Ou eu entendi errado, ou segundo a nota meu pai morreu por ser velho. Bom aqui fala uma filha que acabou de passar pelos dias mais tristes da vida. O sonho do meu pai era esse, ser policia, e ele sempre soube os riscos que corria, no entanto fazia melhor que podia, fazia o que gostava. Não entendo o motivo de uma pessoa dar esse tipo de declaração, se não tem o que dizer, cale-se. Certamente não o conhecia.
Você fez um bom trabalho meu pai, agora dorme com Deus, descanse em paz, eu te amo pra sempre.
CurtirCurtir
MEUS SENTIMENTOS A MAIS ESTE SOFREDOR,QUE DEUS LHE RECEBA MEU AMIGO.
CurtirCurtir
SEU PAI NÃO ERA VELHO NÃO MINHA QUERIDA E SIM UM HOMEM DE CORAGEM VC TEM MSM E Q TER ORGULHO DELE SIM, VELHOS SÃO ESSES POLITICOS Q ESTÃO AI HÁ ANOS E NÃO FAZ NADA PRA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E SALÁRIO DIGNO PARA NOSSOS POLICIAIS. NOSSO PAÍS TEM UMA LEI Q NÃO ASSUSTAM OS BANDIDOS PQ ELES SABEM Q PODE MATAR ROUBAR E LOGO ESTARÃO NAS RUAS COMETENDO OS MESMOS CRIMES.TENHO CERTEZA Q SEU PAPAI ESTÁ EM PAZ PQ SÓ FEZ O BEM AQUI.
CurtirCurtir
QUE PENA!!! É MAIS UM COLEGA QUE SE VAI.
“PARA OS GOVERNANTES ELE NÃO PASSA DE UM NÚMERO.
É MAIS UM QUE ENTRA PARA A TRISTE ESTATÍSTICA.
E OS POLITICOS NADA FAZEM, APENAS ASSISTEM DE “CAMAROTE” POLICIAIS CIVIS E MILITARES MORRENDO NA LUTA CONTRA O CRIME”.
É LASTIMÁVEL!!!
MEUS SINCEROS SENTIMENTOS À FAMÍLIA E AOS COLEGAS DA D.I.G. DE TUPÃ/SP.
CurtirCurtir
Para os outros apenas uma notícia velha
Para mim
um bucaro, um vazio, uma ferida em aberto
que não cicatrizou até agora,
e se quer saber ..
nunca vai cicatrizar ..
SAUDADE .. SAUDADE …
MUITA SAUDADE
AMO TE
CurtirCurtir