O ATUAL DELEGADO GERAL – INFELIZMENTE – É O MAIS EQUIVOCADO DIRIGENTE DA POLÍCIA CIVIL JAMAIS VISTO…QUANDO e COMO AÇÕES DA PC SE SOBREPUSERAM À DA PM? 28

Com essas novas unidades no Decap, a Polícia Civil pretende além de agilizar o atendimento das partes envolvidas em uma ocorrência flagrante ou não, reforçar o trabalho de investigação para esclarecimento de crimes, em princípio, pela maior disponibilidade de tempo dos policiais em suas unidades.

“A Polícia Civil tem hoje claramente qual é a sua missão, que é fazer investigação de qualidade, que possibilite condenações na esfera judicial. Durante muito tempo houve conflito para saber qual seria a sua atuação, e muitas vezes de forma equivocada ações da Polícia Civil se sobrepuseram à da Polícia Militar. Hoje deixamos claro que a ação da Polícia Civil é a que está na Constituição Federal, que é investigar”, frisou Marcos Carneiro.

Para o delegado geral, a conquista da confiança da população passa por um atendimento digno nas unidades policiais civis, primeiro passo para que as pessoas não deixem de reportar à polícia a ocorrência de crimes. “Daí a importância do registro criminal – que no primeiro momento é para que o cidadão sinta que tem o apoio do Estado -,desde um simples furto de bicicleta até um grande roubo – e que ele saiba que está cooperando para que outros cidadãos não sejam vítimas no futuro -, porque o grande problema da subnotificação é que tanto a Polícia Militar, quanto a Civil acabam perdendo a chance de trabalhar melhor”, argumentou.

Marcos Carneiro afirmou ainda que não teme o aumento das notificações criminais, o que poderia passar às pessoas uma falsa impressão de que houve aumento da criminalidade. “O que vai aumentar é o registro dos crimes que já acontecem, para evitarmos que amanhã, um furto de bicicleta não vire um latrocínio. Porque o ladrão que furtar uma bicicleta e ficar impune, vai comprar uma arma de fogo e matar alguém em um assalto a veículo”, disse.

Um Comentário

  1. Putz!
    Lambança do BOPE deixou varias vitimas de sequestro feridas gravemente!
    Além disso cinegrafistas foram agredidos e reporteres intimidados.
    Merda total.
    Policia muuuuuuuuuuuuuuito poouco profissional.
    Deu vergonha de pertencer a classe!

    Curtir

  2. Policial morre em tiroteio em Tupã

    Ele participava de operação para prender dupla suspeita de assaltar casas

    Agência BOM DIA

    Um policial civil morreu baleado nesta terça (9) depois de entrar em confronto com bandidos em Tupã (186 km de Bauru).

    A polícia da cidade montou uma operação para prender uma dupla de assaltantes suspeitos de roubar pelo menos quatro casas. O plano era surpreender os bandidos em uma outra casa, mas quando os policiais chegaram o tiroteio começou. O policial civil, Armando Laurindo dos Santos, de 43 anos, foi atingido por uma bala e morreu no local.

    Os dois bandidos também ficaram feridos e tentaram fugir em uma motocicleta mas foram alcançados pela polícia. Daniel da Silva, de 21 anos, foi socorrido e levado para a Santa Casa de Tupã, mas não resistiu aos ferimentos.

    Já Renato da Luz, de 22 anos, mesmo machucado, resistiu a prisão e atirou várias vezes contra os policiais. Ele foi levado ao hospital em estado grave.

    O BOM DIA acompanha o caso.

    Curtir

  3. qual é a sua seo zezão que posto como pingao, os sequestradores foram presos e as vitimas liberadas o que vc queria mais seo zezâo,acho que vc se fosse policia vc parava sua ação e iria dar entrevista para aq1uele reporter intrometido né, so pode , vai ver se tou la na esquina seu verme alem de pingão é claro

    Curtir

  4. Pingao,para de beber………
    O BOPE chegou depois,bate na boca para falar dos Caveiras,fora seu comediao,vai la resolver vc entao,MACANETA!!!Isso se for Policial.Ovelha.

    Curtir

  5. Investigadores não merecem nível universitário – Vejam o absurdo do ‘discurso e pensamento retrógrado’ de um delegado de São Paulo!

    Não! Eu vou fingir que não li um ABSURDO desse!
    Enquanto as polícias civis de outros estados, a fim de elevar o nível de seu efetivo, já exigem o ‘nível universitário’ para TODAS as suas carreiras, um delegado de São Paulo faz um discurso ‘retrógrado’ que vai de encontro aos programas de evolução de qualquer corporação policial, haja vista que até os soldados da PM de São Paulo já são carreira de nível superior.
    Pobre Polícia Civil paulista! Anda mal das pernas por falta de bons gestores e por sobra de ‘politiqueiros de plantão’.

    http://www.diariodoaltotiete.com.br/materias/?idmat=53282&idedito=38&ided=1254
    Polícia
    Matéria publicada em 04/08/11
    Itaquá
    Seccional pede que deputados repensem lei
    O delegado seccional João Roque Américo pediu ontem, durante a inauguração da nova sede da Dise em Itaquá que os deputados estaduais que representam o Alto Tietê repensem sobre a lei que obriga aos interessados em trabalhar na Polícia Civil de possuir diploma em curso superior. Segundo ele, esse seria um dos fatores de a polícia encontrar dificuldades em encontrar bons investigadores.

    “Muitas pessoas fazem o concurso para a Polícia Civil, mas quando passam na prova, pedem para trabalhar em setores administrativos. Não querem ir para a rua e enfrentar o crime. Essa lei que exige o diploma talvez seja o motivo de poucas pessoas se interessarem no cargo”, explicou o delegado. Além disso, ele contou que a média de idade dos investigadores da região é de 40 anos, enquanto os bandidos têm entre 20 e 25 anos. “Poderíamos ter policiais mais novos, caso não fosse exigido o diploma, o que daria um sangue novo na polícia”.

    A deputada estadual Heroilma Tavares (PTB), que também estava na cerimônia de inauguração da Dise ontem, apoiou o pedido do delegado seccional e afirmou que tomará medidas para ajudar à polícia a solucionar esse problema. “Vou me reunir com a Frente Parlamentar da região e sindicatos de classe para discutir o assunto. Acho isso um absurdo. Sou a favor do ensino superior, mas sei que existem pessoas capacitadas a serem investigadores e que não possuem o diploma. É complicado mudar a lei, mas vamos tentar uma emenda”, ressaltou a deputada. (L.D.)

    http://transparenciasaopaulo.blogspot.com/2011/08/investigadores-nao-merecem-nivel.html

    Curtir

  6. guerra aquele charge que esta logo abaixo da manchete ficou muito feia , na minha opinião vc não deveria autorizar isto, da uma impressão de vândalismo total ou uma verdadeiro mundo de ,falta de respeito total, alem de que muitas crianças leem este blog muita das vezes no colo dos seus pais quando estes estâo lendo este blog, essa é minha sincera opinião, me desculpe por expressar espontaneamente ok, abraço a tds flitantes

    Curtir

  7. AQUI NA PRAIA NÃO TEM POLICIAMENTO , OS COMERCIANTES DA KENNEDY ESTÃO SENDO ROUBADOS DIRETOS E RETO, PRINCIPALMENTE NA VILA TUPI PROXIMO DOS BANCOS. É UM DEUS NOS ACUDA.
    A BANANA ESTA COMENDO O MACACO, E O PESSOAL NEM VAE FAZER BO PORQUE NÃO ADIANTA.
    CADE A POLICIA MILITAR E CIVIL PELO MENOS,DEPOIS DO ACONTECIDO NÃO ADIANTA.MAS MAQUININHA E BICHO TEM DE MONTÃO

    Curtir

  8. PINGÃO, CACHAÇA TAMBEM MATA.
    GANSO CONTINUA SENDO UMA AVE PERNICIOSA
    VAE DORMIR PINGÃO

    Curtir

  9. Na minha opinião, infelizmente nosso atual DGP ainda não estava preparado para o cargo. Bem intencionado mais fraquinho, alienado. Uma pena.

    Me parece que foi escolhido a dedo pelo SSP. Tá na mão do Pinto e da gloriosa..

    O fase….. Tamu fu.

    Curtir

  10. MUITO BEM. PARABÉNS AO DIGNISSIMO DGP. ELE REDESCOBRUI A PÓLVORA QUANDO AFIRMOU QUE, CONFORME A LEI MAIOR (QUE O ESTADO FAZ DE CONTA, QUANDO DO SEU INTERESSE, QUE NÃO EXISTE) A FUNÇÃO DA POLÍCIA CIVIL É, PRIMORDIALMENTE, INVESTIGAR. ÓTIMO, SÓ FALTOU ENFATIZAR QUE A FUNÇÃO DAS FORÇAS AUXILIARES MILITARIZADAS É FAZER O PATRULHAMENTO PREVENTIVO E NÃO FICAR DESPERDIÇANDO HOMENS E RECURSOS COM DISBILHOTEIROS CHAMADOS P2. LÓGICO QUE ELE DIRÁ, SE QUESTIONADO, QUE NÃO É DE SUA ALÇADA COMENTAR SOBRE A ATUAÇÃO DA PM, MAIS NÃO É DEMAIS LEMBRAR QUE A SEGURANÇA NÃO É BRINCADEIRA E OS RESPOSÁVEIS POR ELA DEVEM TOCAR NO MESMO DIAPASÃO, OU SEJA “PAU QUE BATE EM CHICO, BATE EM FRANCISCO” E SE ELES FIZEREM A PARTE DELES FICARÁ MAIS FAÇIL FAZER A NOSSA, TUDO EM NOME DA PAZ PÚBLICA E NÃO DE INTERESSES EXCUSOS E POLITIQUEIROS. BALA NELES!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  11. ENTRE DEUS E O DIABO:

    Sem querer ser professor, a PM não faz patrulhamento preventivo, a CF não obriga a PM a cuidar da prevenção criminal. A PM cabe a “polícia ostensiva” e “preservação da ordem pública” , ou seja, conter disturbios, manifestações que descambem para lesão a direitos coletivos, etc.

    Policiamento preventivo se faz ostensiva ou veladamente, com emprego de pessoas ou apenas por equipamentos.

    A PM só quis o monopólio da farda, ou seja, se mostrar pela farda.

    A prevenção criminal, como é dificílima e importa graves obrigações, dividiu com os demais órgãos e com o Povo.

    Tanto que, dividiram a segurança em primária, secundária, terciária e mais quantas forem necessário.

    A primária é obrigação sua. Se você é mulher gostosa, não exiba as formas e não desfile por aí. Será estuprada por não adotar cuidados primários. Se você é dono de empresa e não contrata seguranças: PHODA-SE!

    Não cuida do que é teu; quer que a gente cuide.

    Se você estaciona o seu Gol nas proximidades de faculdades: PHODA-SE!

    Em linhas gerais, phoda-se!

    VIVER É PERIGOSO ( para quase todos )..rssrrsrsrrs

    Curtir

  12. INVESTIGAR??? O QUE??? TEM MAIS GENTE PARA ATENDER AS OCORRENCIAS E OS FLAGRANTES DE PM, ALÉM DOS OFICIOS JUDICIAIS, CARCERAGENS, ESCOLTAS DE TRANSITO, ENTREGA DE INTIMAÇÕES, ETC, QUE NÃO DÁ PRA INVESTIGAR !!! NAÕ TEM “INVESTIGADOR”!!.
    ALIÁS, ACHO QUE É ISSO MESMO QUE QUEREM! QUE NÃO SE INVESTIGUE! QUE NÃO SE PRENDA NINGUÉM! QUE NÃO SE DESMANTELE NENHUMA QUADRILHA!! ESSE DGP, SE ÃO É O PIOR, É O “CAMPEÃO MUNDIAL DO MUNDO” EM ATRAPALHAR – PORQUE AJUDAR, ATÉ AGORA, NADA!!!>>>>

    Curtir

  13. O SISTEMA É PHODA:

    A questão não é falta de preparo. Aparentemente ele queima a Polícia Civil de forma pontual, mostrando-se uma espécie de ventríloquo do SSP.
    Tal como fez o Seccional em relação ao Nivel Universitário.
    Ele poderia ter dito o seguinte: nos últimos anos Delegados desfiguraram a PC com a finalidade de empregá-la como empresa de segurança privada, assim o órgão – por culpa dessas pessoas – afastou-se de suas funções em detrimento do Povo e da maioria dos policiais civis…

    Depois é só dar os nomes: dos Cardeais e colaboradores

    Curtir

  14. CARO “MODERADOR” APENAS FIZ USO DA LINGUAGEM CORRIQUEIRA DO MUNDO POLICIAL, JÁ QUE PARA ALGUM LEIGO DESAVISADO QUE AQUI POR SEUS OLHOS PARA LÊR MINHAS MAL ESCRITAS LINHAS ENTENDA QUE APENAS COBRO A APLICAÇÃO CORRETA DA LEI E O TRATAMENTO IGUALITÁRIO PARA TODOS, MAIS MESMO ASSIM AGRADEÇO OS ESCLARECIMENTOS, MUITO ÚTIL PARA TODOS.
    E QUANTO AO SENTIMENTO DE “PHODA-SE”, PARAFRASEIO UM VERDADEIRO MILITAR E DIGO QUE TAL SENTIMENTO É ” AMPLO, TOTAL E IRRESTRITO”, PARA A MAIORIA DE NÓS. GRATO. BALA NELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  15. A VERDADE É UMA SÓ ,ACHARAM UM BICOP DE TETA PARA MAMAR ENTÃO QUE SE DANE OS DEMAIS,SE A FARINHA É POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO.A POLiCIA MILITAR IRÁ COMBATER AS MAQUINAS CAÇA NIQUEIS,SERÁ?

    Curtir

  16. quem fez o comentário deve ter quase 70 anos, primeiro necessita trocar os dirigentes da polícia civil, colocando um pessoal mais novo para comandar essa bagaça

    Curtir

  17. “Estamos poupando mais os recursos públicos e utilizando melhor os nossos recursos humanos”( QUAIS RECURSOS? SE A POLÍCIA CIVIL QUASE NÃO ONERA O ESTADO?E O RECURSOS HUMANOS? OS GATOS PINGADOS QUE TRABALHAM?
    “A Polícia Civil tem hoje claramente qual é a sua missão, que é fazer investigação de qualidade, que possibilite condenações na esfera judicial.”(MENTIRA, A MUDANÇA QUE FIZERAM ACABARAM DE DIZIMAR A POUCA INVESTIGAÇÃO QUE EXISTIA, NÃO CRIARAM AS EPJ’s, OS MILHARES DE PASTÉIS OPS DIGO BOLETINS QUE ESTAMOS REGISTRANDO ESTÃO TODOS PARADOS, POIS OS NÚMEROS DE REGISTROS QUASE QUE DOBRARAM E NÃO HÁ POLICIAIS.
    “Daí a importância do registro criminal – que no primeiro momento é para que o cidadão sinta que tem o apoio do Estado” ( PAPEL NÃO PROTEGE NINGUÉM DE TIRO,DE ROUBO,FURTO,ETC, NEM DA CHUVA PROTEGE. DEVE SER SÓ PSICOLÓGICO NÉ.)
    NÃO EXISTE SEGREDO, ERA SÓ COLOCAR DOIS OU MAIS ESCRIVÃES EM CADA PLANTÃO DE ACORDO COM ÁREA QUE RESOLVERIA O PROBLEMA.E NÃO NOS MATARIA AOS POUCOS COMO ESTÃO FAZENDO.

    Curtir

  18. Colocaram um anel de ouro no focinho de um porco, é assim que o Governo do PSDB fez e faz com a Segurança Pública de São Paulo, somente assistimos ações retrogradas, até agora não foi mandado o aumento dos policiais para a Assembléia Legislativa, mas em todo o Estado já funciona o novo aumento dos pedágios, ninguem fala do nivel de aprovação do Governador; Falando nele, quem assistiu o programa da Hebe camargo ontem, eram só elogios para o relapso e inepto governante, onde vamos parar, nós cidadãos estamos diariamente vendo tais escandalos escabrosos e os indices de violência aumentando todos os dias em nosso Estado.

    Curtir

  19. DR. DOMINGOS…VENDIDO COMO TODOS OS OUTROS! BANANA! COVARDE!
    ATÉ O FIM DO ANO ESTAREMOS EXTINTOS…DELEGADOS FRACASSADOS…

    O F.D.P. DO SSP FAZ O Q QUER INCLUSIVE OMITIR O ROUBO A CAIXAS ELETRONICOS PRATICADOS POR COXINHAS E OS FRACASSADOS CAGAM NAS CALÇAS, OMITEM AS INFORMAÇÕES (“A DERRUBADA QUE A ROTA FEZ NA SEMANA PASSADA”), OU MELHOR, PELO MENOS A QUE ELES APRESENTARAM PARA FICAR COM A FAMA DE FODÕES…

    Curtir

  20. NOSSA SR. FLIT GUERRA PARALISANTE, QUE MAL HUMOR. GOSTEI DA FINESSE DO “PHODA-SE”. MUITO INSTRUTIVO. AGORA QUE A PM DEVERIA COIBIR O CRIME DEVERIA, MAS NÃO O FAZ. PORQUE SERA?TALVEZ ESTEJA ESGOTADA DE ABRAÇAR TUDO, DESDE JACARÉ ATÉ PORCO ESPINHO.TALVEZ TENHA QUE CONTRATAR MAIS ALGUNS CABEÇA DE BAGRE PRA TOMAR TIRO NA RUA. PHODA-SE OS COXINHA.

    Curtir

  21. AS INCONSEQUENTES DECLARAÇÕES DE CERTAS AUTORIDADES
    MERECEM NOSSO REPÚDIO

    Este Sindicato, em defesa da classe, vem externar a sua indignação sobre a notícia veiculada no ultimo dia 04/08/2011 no jornal Diário Alto Tietê.

    Nela o Delegado Seccional, Sr. João Roque Américo, declara que os deputados estaduais deveriam repensar sobre a obrigatoriedade do curso superior aos interessados em trabalhar na Policia Civil. Segundo a notícia, o Delegado afirma que os interessados com nível superior não querem ir para a rua enfrentar o crime e sim realizar serviços administrativos, afirmando ainda que seria este o motivo pela baixa procura das pessoas pelo cargo.

    O pleito do Delegado foi externado na Inauguração da nova sede do DISE Itaquá e contou com o apoio da Ilustre Deputada Estadual Heroilma Tavares(PTB), que lá também esteve presente, que além do apoio, teria afirmado saber da existência de pessoas sem diploma que poderiam exercer a função de investigador.

    Esta noticia demonstra a forma injusta e indevida que a classe vem sendo tratada por alguns delegados de polícia desta gestão, vindo em seguida a Portaria nº 08/11 do DECAP, da qual este Sindicato também vem tomando as medidas legais em defesa da classe.

    Ao contrário do pensa o Ilustre Delegado, a lei nº1.067/2008 veio no intuito de elevar a carreira policial, sendo a edição da mesma uma vitória pela valorização da classe.

    Um exemplo desta valorização foi o disputado concurso para ingresso na carreira policial civil deste Estado, com início em 2009 e término em julho de 2011, onde 23.384 inscritos disputaram 887 vagas, sendo 26,36 candidatos por vaga.

    Estes números repelem todos os argumentos do Delegado Seccional que comparou uma suposta baixa procura de interessados na carreira com a exigência do diploma, revelando o total desconhecimento e despreparo de alguns profissionais quando abordam o assunto.

    Tamanho despreparo preocupa e nos leva a crer que polícia está sendo gerida por pessoas incapazes de compreender que o nível superior exigido além de valorizar a classe, traz maior qualidade na prestação do serviços a sociedade.

    Não podemos concordar com nenhum tipo de ideia ou manifestações que possam colocar em risco a progressão conquistada.

    Manteremos nossa postura de combater todos aqueles interesses que possam colocar em risco a valorização da classe.

    Estamos vivendo mais um momento de turbulências geradas por pessoas que querem desclassificar a carreira de policial, porém, não deixaremos que estas pessoas despreparadas e desinformadas consigam abalar a estrutura arduamente conquistada pela luta.

    Por sugestão da própria deputada na matéria, este Sindicato se coloca a disposição para ser consultado sobre o assunto, adiantando que manterá a posição da obrigatoriedade da exigência do diploma para ingresso na carreira.

    Porém, adiantamos desde já algumas perguntas a serem respondidas às autoridades da matéria:

    O cargo de investigador de policia exige pouca instrução escolar?
    Será que o raciocínio externado pelas autoridades é o mesmo dos seus pares?
    Será que este tipo de posicionamento não é um dos fatores que trazem para a Policia Civil o título de pior salário do país?
    Policiais semi-analfabetos trariam a solução para a segurança pública do Estado de São Paulo?
    A população merece isso?
    A carreira de Investigador de Polícia merece isso?

    Esta é mais mais uma etapa da incansável luta pela valorização da carreira policial a ser vencida.

    João Batista Rebouças da Silva Neto

    Presidente

    Curtir

  22. “A cada 24 horas a mentira vai aumentando”, disse Olimpio Gomes (PDT), se referindo ao anúncio do governador Geraldo Alckmin, que prometeu no mês de junho encaminhar para a Assembleia Legislativa um projeto com a finalidade de rever o salário dos profissionais da Segurança Pública, o que ainda não aconteceu. O deputado acusou o governador de não ter criado nenhum projeto para esse fim e lembrou que isso é de competência exclusiva do Executivo. Ainda comentou a situação do hospital São José, fechado há cerca de dois anos e que conta apenas com um vigilante fazendo a guarda das instalações, “E a população carecendo de atendimento”. (DV)

    Realidade
    Rafael Silva(PDT) concordou com as palavras do deputado Olimpio Gomes e criticou a realidade do país, que para ele é terrível e massacra a população. O parlamentar acredita que os políticos devem utilizar uma administração mais profissional. Mencionou a extensão territorial do Brasil comparando-o com o Japão e a China: “Temos muito mais problemas”. Ele alegou que a estrutura aqui realizada é a de favorecer os poderosos e afirmou que somente a consciência do povo pode mudar a realidade do país . (DV)

    Convênio
    Segundo Luiz Carlos Gondim (PPS), deveria existir um convênio entre o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Santa Casa de Monte Alto, mas desde a posse do governador esse projeto foi engavetado. Gondim apontou dificuldades na área da saúde em Monte Alto e em outras regiões do interior, onde há dificuldade para se agendar consultas e muitas vezes o paciente tem de se deslocar a outra cidade para ser atendido. Pediu aos parlamentares que analisem com atenção a possibilidade de apoio ao convênio para ajudar os funcionários públicos da região. (DV)

    Curtir

  23. Luis Garcia
    10/08/2011 às 11:16 | #5
    Citação

    Investigadores não merecem nível universitário – Vejam o absurdo do ‘discurso e pensamento retrógrado’ de um delegado de São Paulo!

    Não! Eu vou fingir que não li um ABSURDO desse!
    Enquanto as polícias civis de outros estados, a fim de elevar o nível de seu efetivo, já exigem o ‘nível universitário’ para TODAS as suas carreiras, um delegado de São Paulo faz um discurso ‘retrógrado’ que vai de encontro aos programas de evolução de qualquer corporação policial, haja vista que até os soldados da PM de São Paulo já são carreira de nível superior.
    Pobre Polícia Civil paulista! Anda mal das pernas por falta de bons gestores e por sobra de ‘politiqueiros de plantão’.(luis garcia , porque vc citou ,conforme descrito acima,( haja vista que até os soldados da PM de São Paulo já são carreira de nível superior.), não enendi bem o que vc quis dizer, com a forma de deboche que vc usou, vc deve é ser um mestrado ou doutorado em alguma licenciatura isso no mínimo pela sua grandiosidade, vc deve sonhar que somente investigador e escrivão de policia pode ter um curso superior, os demais policiais civis e os pms são semi-analfabeto pela sua colocaçõa , um lembrete bem especial e particular para vc luis garcia vai dar sua bunda pro capeta seu verme.

    Curtir

Os comentários estão desativados.