A SOLUÇÃO PARA A POLÍCIA CIVIL: FUNDAREMOS A PRIMEIRA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLICIAIS ( Free apenas para os muito camaradas ) 15

Enviado em 07/08/2011 as 4:19 | Em resposta a Carla.

Investigador : policial encarregado de realizar atividades especificamente relacionadas a dado crime, ou seja, empregando tecnicas especificas para coleta de todo e qualquer elemento de produção de prova acerca da materialidade e autoria do crime. O Investigador cuida do passado.

P2 faz investigação ? Não!
P2 ou seja lá o nome dado ao policial militar ou civil ( arapongas é quem cuida do submundo dos políticos ) incumbido de coleta de informações de interesse para a Segurança Pública.

Tais informações visam a ação futura; ainda que realizada minutos após à obtenção de um determinado informe.

O levantamento , velado, de determinado espaço físico,  habitantes e circundantes  não é investigação.

É policiamento preventivo especializado, ou seja, policiamento destinado a impedir iniciativas criminosas ou antecipar-se a eventual consumação.
Levantamento de pontos de tráfico objetivando a prisão em flagrante não é ato privativo da Polícia Civil, posto toda e qualquer ação da policial militar buscando  preveniir a traficância é dependente da prévia  coleta de informes.

Obviamente, tal levantamento não pode ser realizado por policiais fardados.

Quanto a ROTA e o tal “policiamento reservado ou velado  chamado P2 ” ( não sabemos a denominação correta ), não sei como uma Unidade policial poderia funcionar sem  ao menos um  polícia que possa ingressar incógnito por todos os locais de uma dada região.

Se todo PM a possuísse visão de Lince e a intuição paranormal para ver e adivinhar aquilo que se conta em flagrantes, nenhum morreria assassinado ou teria o Ricardão como coadjuvante. Assim, obviamente alguém faz os levantamentos, outros a execução da prisão e , ao final, outros  acorrem ao local para assumir a ocorrência.

Outro aspecto do serviço, determinado estabelecimento se acha sob ataque de criminosos fortemente armados; colocando em risco centenas de pessoas.  Preferentemente o local deve ser  sediado com toda a cautela. Assim primeiramente cabe tentar-se uma intervenção velada, penetrando-se no sítio dos acontecimentos ( banco, supermercados, etc ).

Fardado não dá para se fazer de vítima; só  de morto!

Quando a Polícia chega chegando o resultado é tiro pra todos os lados e inocentes mortos.

Aliás,  por favor não coloquem polícia de 1m85 ( as vezes mais ), 45 cm de bíceps,  por 90  K de massa muscular , prá comprar crack na biqueira, viu? Especialmente calçando aquelas botinhas “taticas” da Oakley .

Retornando, a PM  sempre foi vampiresca.  Mas, até 1993 , os mais vibradores  eram sugados até o bagaço sabedores de que o pobre  ingregassaria  na Polícia Civil antes de morrer ou ficar doente  ( pingão ).

Afinal, jogar fora um polícia que sempre honrou a farda é constrangedor.

Mais constrangedor é ver um bom policial – de Rota ou Tático – beirando os 40 anos se acabando na pinga.

Também muito constrangedor é virar motivo de piada por trocar o 38 pela Bíblia. Verdadeiramente, policial –  seja qual força ou qualificação –  subitamente convertido e pregando: 171 ( como tem Delegado Pastor, PQP ) ou 121 ( Rota ou Tático ).

Assim, não tinha tempo ruim: Polícia Civil.

Embora os apadrinhados de sempre; a maioria dos aprovados era das fileiras.
Tem milhares por aí ; aliás um bocado com aposentadoria marcada para o ano que vem.
E trabalhamos com vários; nenhum ingressou na PC para roubar. Ingressaram por ser o caminho natural para quem esteve dos 19 aos 32, 38 , na linha de tiro.

Novo pra Polícia, mas muito velho para certas rotinas que com o tempo acabam ficando repulsivas.

Lembrando, atualmente se ingressa da PM até com 30 anos.  Já cansado!

Melhor para a sociedade o experiente PM  guardar a farda e  seguir a vida como Investigador até os 55  ( tem uns que  ingressaram na Força Pública aos 19 anos, passando pela ROTA nos anos 70; já contam mais de 6.0 e não querem ir embora  …rs ).

A Polícia Civil poderia ser o melhor dos dois mundos: o melhor da vida militar com o melhor da vida civil .

E não se iludam,  sem a experiência daqueles que vieram das Forças Armadas e da Polícia Militar  a POLÍCIA CIVIL ACABARÁ BREVEMENTE.
É muito mais fácil ser um bom “Bacharel” do que ser um bom “Polícia”.
Pensando melhor, acho que irei fazer fortuna:
FUNDAREMOS A PRIMEIRA FACULDADE DE CIÊNCIAS POLICIAIS  …
Como serei o dono – não quero falhas – contrarei um Coronel e alguns Oficiais para a administração  da organização.
Obviamente, membros de todas as carreiras: especialmente peritos legistas e criminais.

E muitos profissionais dos Corpos de Bombeiros ( de todo o país ).

Um GM, com mais de 20 anos de carreira, como Diretor dos cursos destinados a formação de candidatos a GMs.
Delegados: só aqueles que já nos ajudaram ( serão poucos …Hehe! )
Diversos Sargentos para a instrução mais importante: “defesa integral” ( Hehe ! ) .

Cuja doutrina é: HAJA O QUE HOUVER – TODOS PODEM MORRER – MENOS OS POLICIAIS…
Não fiquem indignados: O POLICIAL É SEMPRE MAIS IMPORTANTE DO QUE QUALQUER OUTRA PESSOA  ( não pode morrer em ou fora de serviço ) . Um Policial existe para segurança e salvaguarda de milhares de pessoas; não para dar a vida pelo patrimônio  ( mesmo a vida ) de uma vítima – muitas estupidas – que se deixou apanhar por marginal.

E para cuidar dos assuntos financeiros?
Certamente, será um Investigador!

Investigador bacharel  em Direito, nunca . Investigador bacharel em Direito é encostado.

Investigador formado em engenharia, nem pensar!

Investigador formado em odontologia, nem pela porta passará!

Fiquem sabendo ( sem maliciar ) : os maiores Investigadores da história da Polícia Civil  estudaram  CONTABILIDADE.

Um Comentário

  1. Post tosco com idéias toscas.
    Contabilidade era curso técnico até alguns anos atrás.
    Demorou pra exigirem faculdade de Direito pra todos os cargos da Policia Civil.
    Encosta na minha benga.

    Curtir

    • João Fernando:

      Post tosco com ideias toscas para pessoas brilhantes como você.
      Certamente o governo que aí está desde 1983 – que cuida da educação do Paulista em geral – sabe que nos dias de hoje o diploma de Direito da São Francisco credencia o seu portador tanto quanto um diploma daquela faculade de Pouso Alegre; que na vanguarda da formação intelectual criou os cursos virtuais há mais de 40 anos.
      Virtual de segunda a sexta, mas presencial – facultativamente ( dai nascer a expressão HOJE VISITAREI A FACU ) , nos dias de sabatina: os Sábados, obviamente.
      Aos sábados os católicos se facultavam; aos domingos apenas os Judeus.
      Diga-se de passagem, de final de semana, verdadeiramente. Mas que diplomou verdadeiras sumidades. Se bem que, com aulas apenas aos finais de semana até eu seria um gênio. Teria de 2a. a 6a. para permancer em casa, com tempo para estudar , no mínimo, 4 horas por dia ( o tempo que eu perdia no BUS; quando ele STOP ) . Caracas, faz tempo! Trinta e um anos. Tempinho bom, ainda lembro que no primeiro dia de aula fiquei manjando uma menina ( uns 19 anos ) que chegou de Fiat cor de merda de bebe, tocando aquela musiquinha brega We Don’t Talk Anymore…Hehe! A menina começou com o Fiat e terminou com Passat Dacon; nunca me deu uma carona. Além de me roubar a vaga de estagiário ( bem remunerado e contratação certa ), na Prefeitura de Guarujá. Aliás, eram 3 vagas. Três mulheres foram aprovadas; eu fui o 4º. Ela como filha de um famoso advogado, jurista, professor e dono de empreiteira, foi classificada em 3º lugar pois entenderam que nos termos do edital maior peso seria conferido àqueles com a melhor média em Direito e Processo Civil. A moça era meio burrinha, morena de tanto sol do Guarujá, mas nas duas matérias só tinha 9,5 e 10,00. Os professores eram empregados do pai, mas tudo bem. Aquele estágio em Cubatão – com salário que dava para pagar 4 mensalidades da FACU, não mudaria muito a minha vida. Se bem que a moça é Juiza Federal; das outras duas – uma tristemente faleceu logo depois de formados – uma é titular de um dos maiores escritórios especializados em direito mercantil internacional de Santos ( daqueles que para o cargo de advogado telefonista só ingressam formados pela USP ou PUC, fluentes em 3 linguas, com incentivos de R$ 25.000,00 mensais ). A 5a. colocada, que também foi roubada na avaliação curricular, até fevereiro, era uma das chefonas do Palácio dos Bandeirantes. Hehe! Como nunca lhe pedi nada hoje sei que mão amiga segurou a caneta enquanto foi possível…rs. MIFU! Quem manda ! Polícia é emprego TOSCO para TOSCO. O típico órgão em que tosco que tem um olho não é rei; morre assassinado pelos cegos.

      Curtir

  2. bruno :Forças armadas? Sem a pm a pc iria acabar? P2 não faz investigação? Faz me rir.

    P2 não faz investigação. P 2 é intrometido, fica atrapalhando o serviço da Polícia Civil, agem em nome do MP, ficam campanando os Policiais Civis para ” caguetar” aos promotores onde eles estão, pelo menos na minha cidade é assim , já pegamos vários P2 agindo assim. ô vontade de ser investigador….

    Curtir

  3. JORNAL DA TARDE 07/08/11
    Estelionatário faz compras como policial
    6 de agosto de 2011 | 23h01 | Tweet este PostCategoria: Geral, Polícia, Segurança Pública

    Dois homens foram presos na última quinta-feira, 4, em Curitiba, no Paraná, suspeitos de estelionato. Um deles se passava por Celso Perioli, superintendente da Polícia Científica de São Paulo, para efetuar as compras.

    Com Juruacir Ferreira, de 47 anos, e Edson Ubirajara Camargo, de 58 anos, foram apreendidos carteiras nacionais de habilitação, contracheques, cartões bancários, receitas médicas, carimbos de atestados e identidades falsos.

    De acordo com a investigação, feita com apoio da Polícia Civil paulista, os detidos compraram mercadorias diversas, equipamentos eletrônicos, realizaram empréstimos e tentaram comprar um carro e um notebook, usando o nome do superintendente.

    Segundo a polícia, os golpistas são membros de uma quadrilha que age na região de Curitiba há mais de dois anos. A dupla já praticou vários golpes, sendo o principal deles a aquisição de bens de alto valor financeiro e a realização de empréstimos bancários usando o nome de pessoas honestas.

    A polícia ainda não possui estimativa de quanto os estelionatários arrecadavam com os golpes e acredita que outras prisões podem ser efetuadas no decorrer das investigações.

    Curtir

  4. “princesa” só pode ser isso mesmo, vontade de ser investigador porque não há outra explicação para a existência desses P2 abçs.

    Curtir

  5. Se o P2 investiga é por causa da omissão da Polícia Civil, se a PM está se despontando a frente das ocorrências é por causa da inércia da cúpula da PC, eu amo ser policial, mas detesto a polícia, instituição falida, sem respeito e sem respaldo!!! Hoje só resta o DEIC como um departamento investigativo, o mesmo só está lá porque foi imposto pelo Abílio Dinis e não pelo secretário! Mais 1 ano com esse Secretário e a PC acaba! Pior que grande parte da culpa está em nossos próprios funcionários! Relápsos e vagabundos!

    Curtir

  6. GUERRA: Vc é menos do que TOSCO, pois nem para o TOSCO cargo de Delegado de Polícia vc serve!

    Foda, hein “cumpanhero”?

    he he he he

    Curtir

  7. O Dr. Guerra é como o cel. Billy Mitchel (Exército americano – 1879 a 1936): um homem de visão e à frente do seu tempo.

    O fato de não ser mais delegado diz tudo. Todo mundo sabe porque não o é mais.

    Curtir

  8. Que pena Doutor, que com tanta capacidade intelectual contida em sua pessoa, a quem rendo admiração, desperdiça-la em picuinhas e ranços com uma carreira tal mal aproveitada, desacreditada e sem bons estímulos, em nosso Estado. Por favor, não seja mais um, entre tantos Doutores Policiais, que envaidecidos com suas posições de privilégios, destroem-se em máculas mesquinhas.

    Curtir

  9. O HOMEM QUE SABIA DEMAIS :
    JORNAL DA TARDE 07/08/11
    Estelionatário faz compras como policial
    6 de agosto de 2011 | 23h01 | Tweet este PostCategoria: Geral, Polícia, Segurança Pública
    Dois homens foram presos na última quinta-feira, 4, em Curitiba, no Paraná, suspeitos de estelionato. Um deles se passava por Celso Perioli, superintendente da Polícia Científica de São Paulo, para efetuar as compras.
    Com Juruacir Ferreira, de 47 anos, e Edson Ubirajara Camargo, de 58 anos, foram apreendidos carteiras nacionais de habilitação, contracheques, cartões bancários, receitas médicas, carimbos de atestados e identidades falsos.
    De acordo com a investigação, feita com apoio da Polícia Civil paulista, os detidos compraram mercadorias diversas, equipamentos eletrônicos, realizaram empréstimos e tentaram comprar um carro e um notebook, usando o nome do superintendente.
    Segundo a polícia, os golpistas são membros de uma quadrilha que age na região de Curitiba há mais de dois anos. A dupla já praticou vários golpes, sendo o principal deles a aquisição de bens de alto valor financeiro e a realização de empréstimos bancários usando o nome de pessoas honestas.
    A polícia ainda não possui estimativa de quanto os estelionatários arrecadavam com os golpes e acredita que outras prisões podem ser efetuadas no decorrer das investigações.

    Celso Perioli (tomou uma invertidade heim)

    Curtir

  10. Santista :

    GUERRA: Vc é menos do que TOSCO, pois nem para o TOSCO cargo de Delegado de Polícia vc serve!

    Foda, hein “cumpanhero”?

    he he he he

    SANTISTA:

    Busque refletir sobre as multiplas acepções da palavra “tosco”…Ficará surpreso!
    Sou Tosco!
    Tenho orgulho de toscamente ter ocupado um cargo tosco criado para pessoas toscas como eu!
    Meu problema foi toscar além da conta.

    Curtir

  11. TBird :

    O Dr. Guerra é como o cel. Billy Mitchel (Exército americano – 1879 a 1936): um homem de visão e à frente do seu tempo.

    O fato de não ser mais delegado diz tudo. Todo mundo sabe porque não o é mais.

    T BIRD:

    Obrigado, pela comparação. Espero ser verdadeiramente merecedor da elogiosa analogia.

    Nada sabia acerca do “pai da força aérea americana”; aliás, nunca pensei que um General pudesse ser tão esculachado de sorte a sofrer rebaixamento a Coronel e suspensão de vencimentos por 5 anos. Enfim, se lhe fosse dado ouvidos talvez a história da humanidade fosse outra. Talvez a 2a. Guerra Mundial nem sequer teria ocorrido; pelo menos não da forma que ocorreu.
    O mais triste é o visionário e profundo conhedor da capacidade de uma nova força armada ( a então inexistente Força Aérea ), acabar promovido postumamente.
    Certamente, em vida ele mandaria enfiarem a promoção a General-Major no rabo. Não lhe deram nem a chance de recusar a “justiça tardia”.

    Curtir

  12. guerra da bola para este paranóico não , num fica rebaixando dando explicações para ele não, o

    silêncio ou ignorá-lo seria bem melhor, os dias dele estão contados, quem cuspe para cima não sabe onde cai, deixe ele navegar nas suas imaginações, voando igual um liluia, eque logo ele cai , da tempo ao tempo e verás ,espero e confio na nossa justiça que vc logo dará o troco quanto ao seu regresso na policia civil, existem o judiciário em estancias superiores para isto. abraço e boa sorte.

    Curtir

  13. bruno :

    Forças armadas? Sem a pm a pc iria acabar? P2 não faz investigação? Faz me rir.

    É Bruno, Forças Armadas e Polícia Militar; não falo das “Forças Armadas” do tempo da ditadura, não. Falo de quem serviu profissionalmente por alguns anos na Marinha, Exercito e Aeronautica e, também, dos experientes Pms que ingressavam na PC transmitindo conhecimentos e defendendo a vida de quem nunca foi Polícia e nem o revólver sabia empunhar.

    Bruno, não confunda serviço de inteligência policial com investigação policial.

    Aliás, você alimenta o setor de inteligência da sua Unidade quantas vezes por dia, semana, mês ?

    Qual a primeira coisa que você faz ao chegar pela manhã na Delegacia?
    Procura o Jornal do dia, procura a fofoca do dia ou pega a pasta de boletins de ocorrência de autoria desconhecida?
    Ah, BO não é contigo!
    E na tua Unidade BO só é investigado depois que o Delpol despachar para a chefia ou quando o escrivão expedir a OS, né?
    O chefe dos tiras é daquele que espera o Delegado despachar BO?
    Responda sem pensar muito:

    Durante uma busca domiciliar qual o primeiro compartimento a ser atentamente examinado?

    Curtir

Os comentários estão desativados.