Por que uma corporação é tratada diferente da outra? 54

Movimento Mães de Maio defende fim de
registro de “resistência seguida de morte”

Terminologia usada por policiais não existe legalmente, afirmam especialistas

Luciana Sarmento, do R7 
Werther Santana/AEWerther Santana/AE

Dileone Lacerda de Aquino, de 24 anos, foi morto supostamente por policiais militares em cemitério de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo

 
 

A denúncia do assassinato de um jovem de 24 anos supostamente cometido por policiais militares em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, no mês passado fez com que o Governo de São Paulo determinasse que casos desse tipo passem a ser investigados pelo DHPP(Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), e não mais pelos distritos policiais.

 

Mães de Maio reclamam de impunidade

Embora a polícia tenha afirmado que a mudança irá garantir agilidade e maior eficiência nas investigações, para o Movimento Mães de Maio e para alguns especialistas ouvidos pelo R7, a troca não é suficiente para diminuir o número de mortes em ações policiais. Segundo Débora Maria da Silva, líder do movimento, é preciso extinguir esse tipo de registro.

– Não adianta mandar o DHPP investigar. Tem que banir esse modelo de fazer o boletim de ocorrência como resistência seguida de morte e registrar como homicídio.

Débora, que perdeu o filho em 2006 durante a onda de ataques cometidos pela quadrilha que age a partir dos presídios do Estado, afirma que houve uma “banalização” do registro.

– Matam o ser humano como se fosse bicho. É um modelo que a polícia criou para legitimar o homicídio. Foi preciso acontecer essa farsa no cemitério [de Ferraz de Vasconcelos] para o governo ver com mais cuidado a resistência seguida de morte.

Inconstitucional

Para o advogado especialista em segurança pública e membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, mais do que ineficiente, o registro de resistência seguida de morte é inconstitucional. 

– Essa definição não existe nem no Código Penal. É um termo usado para favorecer os policiais. Na verdade, é um homicídio. Se ocorreu, ou não, em legítima defesa, vai se comprovar depois. Por que quando uma pessoa comum comete um assassinato – e, às vezes, está atuando em legítima defesa – é registrado como homicídio? 

Assim como Débora, Alves defende que assassinatos cometidos por policiais passem a ser registrados como homicídios. Segundo o especialista, que se refere aos DPs como “prontos-socorros criminais”, a mudança da investigação para o DHHP foi “bastante positiva”, uma vez que a rotina das delegacias “acaba dificultando a investigação”. No entanto, ele afirma que outras alterações ainda são necessárias.

– É incompreensível que as corporações investiguem seus próprios membros, favorecendo a impunidade. Assim como a Corregedoria da Polícia Civil passou a ser subordinada ao gabinete do secretário de Segurança, a Corregedoria da Polícia Militar também deveria. Até para cumprir o tratamento igual. Por que uma corporação é tratada diferente da outra? 

Impunidade 

Já para o advogado criminalista Leonardo Pantaleão, ao registrar “resistência seguida de morte” em boletins de ocorrência de eventos como o ocorrido em Ferraz de Vasconcelos, corre-se o risco de o criminoso ficar impune.

– É uma tendência que, sem dúvida nenhuma, pode ter um reflexo negativo porque já há uma orientação definida por uma autoridade policial a respeito daquilo que aconteceu. Lá no final, quem vai acabar condenando pode ser uma pessoa leiga, que é o jurado. Isso pode gerar impacto no entendimento do jurado sobre o que aconteceu.

Uma das soluções possíveis para esclarecer esse tipo de ocorrência, segundo Pantaleão, seria a SSP (Secretaria da Segurança Pública) editar uma portaria que determine a proibição do uso da terminologia. Para Alves, o assunto deve ser discutido no Conselho Nacional de Segurança e no Ministério da Justiça.

Em entrevista coletiva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alvaro Batista Camilo, afirmou que casos de resistência seguida de morte têm diminuído nos últimos anos em São Paulo. Segundo ele, no primeiro trimestre de 2010, foram registradas 146 mortes em ações da PM. No mesmo período de 2011, esse número caiu para 108. O número representa 17% do total de feridos nessas ações.

Outro lado

A Secretaria da Segurança Pública informou que “a expressão ‘resistência seguida de morte’ é apenas uma terminologia que em nada prejudica a investigação do que houve no evento criminoso”. A assessoria de imprensa do órgão ressaltou ainda que “sobre o argumento de que tal expressão poderia ser utilizada para ‘acobertar’ homicídios dolosos, atenuando-os, ressaltamos que o DHPP investigará toda ocorrência de resistência seguida de morte”. 

Procurada pelo R7, a Polícia Militar  não se pronunciou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.

Um Comentário

  1. a ditadura acabou, o psdb acabou, a civil esta se transformando(nã sei bem em que) e a pm continua…

    um estado dentro do estads, uma seita dentro de um estado laico.

    é banana comendo macaco…

    Curtir

  2. PM INVENTA OCORRÊNCIA E O DEPOL ACOMPANHA E O PIOR ABRAÇA E NO FIM ARREDONDA O HOMICIDIO EM RESISTENCIA SEGUIDA DE MORTE.

    Curtir

  3. Se a Seguranca Publica fosse uma empresa o setor policia civil seria extinto, o custo befecio não compensa, as mães de maio vão se fuder neste dia , vão visitar os filhos marginais na cadeia e parem de encher o saco.

    Curtir

  4. o enquadramento dado ao b.o. pelo delegado é a título precário, preliminar, não vincula o promotor e o juiz a nada. se diante da situação que está sendo apresentada, o delegado ainda não tem( e é mesmo impossível ter) elementos de convicção para autuar em flagrante os coxas por homicidio doloso e falsa comunicação de crime, num primeiro momento, tem mesmo que acreditar na versão deles. apenas depois de feita uma investigação serena, profunda e consistente através do inquérito policial(o que demanda tempo) é que vai ser possivel concluir se o fato se deu desta ou daquela maneira. não tem nada errado nisto não. esses caras que dão palpite e falam asneiras não tem conhecimento de causa e estão desautorizados para meter o bedelho.

    Curtir

  5. É ISSO AI, TEM QUE ACABAR MESMO COM A POLÍCIA CIVIL. A POPULAÇÃO QUE SE FODA NA MÃO DA PM. DAÍ, UM DIA TODOS IRÃO PEDIR PELO AMOR DE DEUS PARA QUE A POLÍCIA CIVIL SEJA RECRIADA. O POVO TEM OS POLÍTICOS QUE DESEJA E MERECE E A POLÍCIA QUE DESEJA, E QUE TAMBÉM MERECE. DEIXE QUE A PM CUIDE DA SEGURANÇA DESSA POPULAÇÃO HIPÓCRITA QUE ADORA FALAR MAL DA POLÍCIA CIVIL E QUE VOLTA E MEIA APARECEM NOS NOSSOS PLANTÕES RECLAMANDO E TAMBÉM PARA REGISTRAR BOLETINS DE OCORRÊNCIA SOBRE ABUSOS E AMEAÇAS SOFRIDAS POR PARTE DE PMs. ENTÃO, FIQUEM COM ELES POVO DO BRASIL, VOCÊS MERECEM !!!

    Curtir

  6. AGUI NO INTERIOR , OS MAJURAS SÃO VALENTES SOMENTE COM PC
    PAGA QUE VAI METER O FUNCIONÁRIO NO PAPEL.VAI DAR BONDE E
    ASSIM POR DIANTE, CHEGOU PM NO DP MUDA TUDO E SE FALAR QUE VAI CHAMAR O COMANDO OS CARAS TREMEM COPIAS DE BO TUDO NA HORA ATÉ CAFEZINHO É SERVIDO.
    TRATAMENTO DIFERENTE ENTRE AS POLICIAS NA PM O COMANDO GERAL LUTA POR MELHORIAS PELO SEUS POLICIAIS NA CIVIL
    NINGUEM RECLAMA DE NADA.

    Curtir

  7. É MUITO SIMPLES, BASTA PESQUISAREM:

    SOLDADO= INDIVÍDUO RECRUTADO E ADESTRADO PELO ESTADO COM ÊNFASE EM CONFRONTOS, OU SEJA, É TREINADO PRINCIPALMENTE PARA MATAR. MATAR FAZ PARTE DA CULTURA MULITAR, POIS É A CULTURA DA GUERRA. ENTÃO, SOLDADO = ASSASSINO PROFISSIONAL DO ESTADO.

    POLICIAL= INDIVÍDUO CONTRATADO E TREINADO PELO ESTADO PARA GARANTIR O EFETIVO CUMPRIMENTO DA LEI POR MEIO DE SUA PRESENÇA OU POR MEIO DE TRABALHO TÉCNICO, RESPEITANDO A LEI E OS DIREITOS INDIVIDUAIS DE CADA CIDADÃO PARA QUE ISSO SEJA CUMPRIDO.

    Curtir

  8. EU QUERO QUE ESSE ARIEL DE CASTRO TAMBÉM SE FODA, EU N]AO VI ELE EM NENHUM VELORIO DE POLCIAL NO EPISODIO DE 2006. ESSE CARA GANHA DINHEIRO,MUITO DINHEIRO COM ESSA HISTORIA DE DIREITIOS HUMANOS. DEPOIS QUE MORRE TODO MUNDO É COITADO.ENQUANTO BARBARIZAM VITIMAS NOS ROUBOS,SEQUESTRO E HOMICIDIOS E EXIBEM EM SUAS CASAS TENIS E ROUPAS DE MARCAS, TVS ROUBADAS, CARROS ROUBADOS E DÁ UM DINHEIRINHO QUALQUER PRAS SUAS GENITORAS GASTAREM ESSAS MÃES NÃO ESTAVAM RECLAMANDO DE NADA.MAS DEPOIS QUE TROMABM COM A POLICIA E SE FODEM,FICAM AÍ FALANDO UM MONTE. QUE SE FODAM ESSAS MÃES DE JANEIRO A DEZEMBRO.TÔ DE SACO CHEIO DE HIPOCRISIA E HIPÓCRITAS. CUIDO DOS MEUS, O RESTO É RESTO, IGUAL AO MEU SALÁRIO.

    Curtir

  9. È isso aí ihhhritado,
    as mães vagavabas não educam os filhos vagabos
    e quando levam a pior( eu gostaria de dizer levam no toba) em combate, elas saem prá rua com as saias na cabeça condenando a todos e se esquecem que a educação familiar e social é obrigação dos pais e não do Estado. O primeiro e mais importante corregedor dos filhos são os pais, com educação correta,mostrando o caminho do bem e dando exemplo. O segundo corregeor é a escola, que falhará em sua missão se os pais também falharam. o terceiro corregedor é o estado, através da cadeia. O resto não importa mais pois a vida dos filhos dependerá dos bandidos ou dos policiais em confronto. se a família falha, ninguém mais pode ser culpado além dos procriadores. às mães de maio, que educaram filhos bandidos. vão tomar no cú, da mesma forma que outras mães tomaram quando seus filhos morreram nas mãos dos bandidos que vocês criaram.

    Curtir

  10. Ihhrritado,

    Hoje, dia das mães, muitas nada tem a comemorar, pois perderam seu filhos de forma trágica, outras os vêem perseguidos injustamente, e sofrem por isso.
    Falta à nossa sociedade, educação, valores, dignidade, como disse o Portuga.
    Infelizmente vivemos em tempos desastrosos em que não se dá valor à nada ,além do dinheiro, fora aqueles
    que matam por matar, e outros que de maneira desleal furtam o direito constitucional de todo cidadão.
    O que também é uma forma de matar.

    Curtir

  11. Porque uma corporação age com inteligência e em interesse próprio e também da sociedade. A outra age em interesse pessoal de alguns de seus membros e foda-se o resto.
    Fala sério, comparem os últimos comandantes de umma instituição com os comandantes da outra e vejam quais deles fizeram mais pela sua própria instituição. Depois verifiquem a qual instituição pertencem, e saberão porque uma recebe tratamento diferente da outra.

    Curtir

  12. Para quem sabe ler, uma letra é uma palavra, veja bem, só existe resistência, esta sempre é praticada com quem cumpre a missão que se dedica a ela, ou seja: quem trabalha, quem nunca faz nada, não será responsabilisado por resistência. Quando voçê atende a uma ocorrência, fale com com o criminoso ou quem está assaltando alguém, não faça isto, pois eu te prometo, que lhe dou uma feijoada, e este prontamente se entrega e vai deglutir o prometido. Más, isto jamais irá acontecer é por isto que a sociedade, sempre está ao lado da PM, façam uma pesquisa e verá?. Pedro Baiano73a. – Mongaguá – SP

    Curtir

  13. considerado Tira semi-anarfo, acredito que o companheiro sabe muito o significado Soldado, (Militar), conscrito, (forças armadas), Exército, Marinha e Aeronáutica, Estatuto dos Militares Lei 6.880/80, porém não é o que acontece com os componentes policiais militares, este tem função pública, subordinado as Secretarias de Segurança Públicas dos Estados, fazem curso expecífico de polícia e Legislação, sobre crimes, acompanhando o C.P.B., C.F., e Instrução Policial, treinamento expecifico de militar, sempre foi e será assim, a ex-Guarda Civil do Estado de S.P.,sempre foi respeitada e as demais de então, fazia os mesmos treinamentos, isto para haver um respeito mútuo a todos da Corporação, ou seja acompanhando uma cadeia de comando e uma Hierárquia. Pois é de onde recebe os seus vencimentos. de (polícia) é só acompanhar e verá…Pedro Baiano73a. – Mongaguá – SP

    Curtir

  14. Aqui, é preciso cautela.

    Concordo plenamente com a necessidade de extinção da denominação “arredondatória”(sic) de “resistência”. Isso não consta em lei nenhuma e é uma aberração.

    Que a Polícia Civil, que a Autoridade Policial, possa apreciar a excludente da ilicitute preliminarmente e encaminhar o feito ao fórum, para que o Judiciário diga o melhor Direito.

    Agora, não posso deixar de externar que, particularmente, tenho a mais profunda prevenção contra este cidadão chamado Dr. Ariel de Castro. Ele não defende Direitos Humanos coisíssima nenhuma. É um pedante defensor dos direitos “dos manos”. É, apenas, um afetado “anti-Polícia”, seja ela Civil, Militar, Federal, Internacional, ou o que for.

    Com relação às “Mães de Maio”, igualmente, cautela!

    Vejamos seus pleitos. Mas, “polícia escolado” não adere a esses “movimentos” geralmente cheios de defensores de bandidos e pregadores de uma polícia tímida. Os integrantes de movimentos que tais se apresentam como contestadores de abusos realmente indefensáveis, mas, nas entrelinhas, pregam o enfraquecimento de toda e qualquer ação policial. Aproveitam teses corretas para “impor” a ideia de que a Polícia está sempre errada. Cuidado!

    Tem coisa por trás disso. Tem coisa por trás desses movimentos. Quem financia? Quem sustenta? Quem divulga?

    Cautela…

    Curtir

  15. PORQUE UMA CORPORAÇÃO É TRATADA DIFERENTE DA OUTRA?
    ESTÃO FALANDO DA PM X PC DO ESTADO DE SÃO PAULO?

    HAAAA SIM..RESPOSTA: PORQUE A PM GOSTA DE PINTO E XUXU, A POLÍCIA CIVIL NÃO GOSTA!

    RESPONDIDO?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  16. Infelizmente a policia militar não aceita que as ocorrências sejam lavradas por policiais civis, querendo ou não toda ocorrência acaba nas mãos da policia civil. É o delegado que determina se e ou não flagrante, para eles e a morte, mas temos o problema do governo que da mais importância a militar do que a civil. Tanto que as viaturas que chegam para a policia civil são repassadas da PM.Os policiais militares tem hospital próprio o “HM” e a civil te o servidor,um hospital lotado sem recurso algum. As diferenças começam com o governo, e termina nas fileiras, com investigadores sendo cassados por policiais militares.
    http://noticias.r7.com/videos/policiais-agridem-e-prendem-colega-em-sp-ao-inves-de-traficante-/idmedia/8ee485831c8accc753dbd222e31a5e17.html

    Curtir

  17. Disse bem Dr.Delta, quem os mantém,sustenta, divulga ?
    Desconheço.
    Deveriam defender os cidadãos, os contribuintes….mas….

    Curtir

  18. DELTA UNO ORIGINAL
    Matou a pau….é isso mesmo, muita cautela, esses movimentos de direitos humanos e coisa e tal, realmente tem interesses em diminuir a repressão á criminalidade. Quem está por trás disso é o crime organizado, sem sombras de dúvidas. Muitas vezes vemos políticos defendendo certa moderação nas ações policiais, mas não esqueçamos que tem muitos políticos financiados pelo crime organizado também.

    Curtir

  19. ROSEMEIRE

    Veja bem a movimentação do governo do PSDB, em todas áreas tem oficiais reformados contratados ocupando cargos de confiança. Pelo que percebo o PSDB tem uma queda pelos Militares. Engraçado que eles vão á mídia dizer que combateram a ditadura, não é o que parece né?

    Curtir

  20. ALIÁS, TEM UM DETALHEZINHO SOBRE ESSA QUESTÃO QUE TODO MUNDO SABE, A DAS VIATURAS..QUE TODA VIATURA QUE A POLICIA CIVIL RECEBE, VEM DA PM: ESSA É UMA MANOBRA FRAUDULENTA DO GOVERNO DO PSDBOSTA DE SP PARA BURLAR IMPOSTOS FEDERAIS, PORQUE, COMPRANDO ESSAS VIATURAS COMO SE FOSSEM DIRECIONADAS A PM, DEIXAM DE PAGAR IPI, POIS A PM É CONSIDERADA FORÇA AUXILIAR DO EXERCITO, QUE POR SUA VEZ TEM ISENÇÃO DE IPI, ENTENDERAM?
    MINISTÉRIO PÚBLICO, CADE VOCÊS? VOCÊS NÃO SABIAM DESSA JOGADA TAMBÉM?????SOCOOOOORROOOO DILMMMAAA!!!

    Curtir

  21. SE É ASSIM A FRAUDE, ENTÃO QUEM PODE DAR UM JEITO NA SAFADEZA É O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E DA UNIÃO. TEM ALGUNS CASOS TAMBÉM QUE USAM PLACAS DE OUTROS ESTADOS PARA PAGAR MENOS IPVA. ESSAS FRAUDES DEVEM SER COMBATIDAS, PRINCIPALMENTE QUANDO O FRAUDADOR É O EXECUTIVO.

    Curtir

  22. Delta Uno,

    Não existe RESISTÊNCIA em lei nenhuma??? Acho que se confundiu. O que não existe é a tipificação de RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE.
    De qualquer maneira, concordo com todo o restante de seu texto e acrescento que esse papo de mudar título de B.O. é mais uma forma de tentar mostrar e forçar o enfraquecimento das Polícias.

    Não se deve aceitar isso, quem primeiro análisa o caso concreto e define, preliminarmente como já dito, a natureza é o Delegado de Polícia, não uma determinação superior para padronizar títulos de ocorrências.

    Mudar título de registro policial não tem o menor sentido na causa que alegam lutar. O fato vai ser apurado da mesma maneira, com título ou sem titulo.

    Trata-se então de falácia de quem quer se promover e/ou não tem ou nao se importa em conhecer realmente o cerne do problema. Enquanto houver duas polícias, que se policiam, na verdade serão duas polícias que atuarão (em determinado nível e em alguns aspectos, como no caso de resistências alegadas) cooperando mutuamente, pois estão geralmente na mesma área e um precisa do apoio do outro, seja na rua, seja para “arredondar” ocorrências.

    Só no Brasil que há duas polícias em mesmo nível e a atuação militar em nível estadual, controlada politicamente pelo poder executivo, sobressaindo-se sobre a polícia judiciária.

    abs.

    Curtir

  23. Na reportagem acima eles falam da corregedoria da policia civil ser subordinada ao gabinete do secretário da segurança,ok. Vocês sabiam que tudo que se denuncia na corregedoria da Militar, quem investiga é o batalhão, ou seja, é o mesmo que fazer uma queixa na corregedoria da civil e a queixa ir para o delegado da sec. A policia militar e seu cooperativismo, nunca vão ser punidos principalmente se a pessoa que esta sobre investigação for amiga do coronel. Já na Civil como o governo adora policia civil, tudo e passível de P.A. e demissão. Diga de passagem as diferenças são gritantes, nunca vi coronel deixando a soldado nua, já na civil a escrivã passou por essa humilhação. Eu pergunto o que aconteceu com o depol, que fez isso? Diferenças podemos enumerar varias. Então, porque eles tem um tratamento diferenciado? Porque militares da reserva ocupam cargos de confiança? Porque…

    Curtir

  24. Só por Deus,

    advinha quem faz a escolta do tribunal de contas
    de SP e de seus conselheiros. É muito difícil
    descobrir,mas tente.

    Curtir

  25. Não sei não. Mas aqui o pessoal acorda para falar mal da PM.Porque não se viram e correm atras dos majuras para lutarem por salario e outros…
    Não se compara a PC com a PM. Vejam assim:- Bombeiro/Ambiental/Guarda Palaciana/Escolta/RP/Rodoviaria/Segurança de aeroportos/Canil/Grpae/Choque/Feminina/Cavalaria/P2/Administração de ponta/presença em todos os municipios/hierarquia/disciplina/cuidado com o patrimonio publico/treinamento/credibilidade/enfim….
    Voces precisam fazer mais.
    Vejam vcs:- Delegado e funcionarios e ………, nd +
    Não fiquem bravos e não escrevam palavrão nem ameaças, é feio isso viu….

    Curtir

  26. A PM TEM MESMO GUE TOMAR CONTA DE TUDO, POIS A POLICIA JUDICIARIA EM NADA MANIFESTA SÓ GUER DAR CANA EM CAMBISTA
    AI PENSA GUE A POPULAÇÃO GOSTA.
    A DIFERNÇA NO TRATAMENTO DA PRA VER NA TV UMA SÓ GUER DAR
    CANA EM BANDIDO A OUTRA GUER PRENDER CAMBISTA,ESCRIVÃO,PA
    SSARINHO,CACHORRO ABANDONADO.

    Curtir

  27. Tá bom.
    Mas, só queria saber onde está escrito que oficial da PM tem direito a usar viatura oficial para deslocamentos entre a casa e o serviço, incluindo finais de semana e com motorista.
    Onde está escrito que pode ??????

    Curtir

  28. é, apenas para enriquecer os meus conhecimentos, este tal de Ariel, diz ser inconstitucional, falar em ¨Resistência¨ seguida de morte, deveria ele acrescentar qual o art. da C.F., que fala a respeito, e ainda onde está escrito no C.P.B., o ¨ÄSSALTO ¨ mais veja na impremsa falada , escrita e televisada, o Cidadão (João) foi assaltado, e nunca diz a respeito do art. 157…Pedro Baiano73a. – Mongaguá – S.P.

    Curtir

  29. CULPA DO PSDB.

    CHEFES INCOMPETENTES!

    Hoje quero tocar num assunto muito delicado, porém muito comum. Os chefes incompetentes. Pois além de não desempenharem o trabalho de forma adequada, ainda destroem toda uma equipe. Portanto, a culpa é de quem os contratou, que na minha opinião, é mais incompetente ainda.
    Vamos analisar juntos: se sou presidente de uma empresa e preciso de um chefe para coordenar uma equipe, primeiramente, preciso selecionar bem quem vou contratar. Vou analisar o currículo, competências, espírito de equipe, capacidade de liderança e, que conheça bem o que vai fazer. O mercado não aceita mais quem ” empurra com a barriga”. Se o responsável pela admissão deste chefe incompetente comete esse erro, então, todo o setor que será chefiado pelo indivíduo incompetente, a empresa como um todo, será afetada, muitas vezes amargando grandes prejuízos de qualidade e respectivamente financeiro.

    Por que os governadores contratam chefes incompetentes?

    O que considero um erro grave e inconsequente. Os governadores geralmente são muito ocupados com a grande quantidade de responsabilidades, então quase sempre, não têm muito tempo para entrevistar, selecionar, testar …esses candidatos para cargos de chefia.
    Porém, costumam fazer tudo de forma muito rápida e prática, assim têm a sensação de não estarem perdendo tempo. Mas é aí que mora o perigo. Não é um bom currículo que mostra a verdadeira competência e aptidão para tal cargo. Isso porquê, um profissional pode ter exercido exatamente o mesmo cargo em outra empresa, mas agora(no novo cargo) não se destacará devido a ” vícios” comportamentais que carrega consigo do antigo emprego . Se o contratante não analisar tudo o que citei acima com cautela, pode estar contratando um profissional deficitário, que se apresenta com um bom currículo e boas referências, mas com desempenho nulo .Oxalá se fosse nulo seu desempenho e não prejudicasse o setor, mas nunca é assim. Esse tipo de profissional viciado acaba por 75% destruindo a equipe que lidera.

    Como poderão se estãocontratando a pessoa certa?

    Bem, há vários meios de se analisar se um candidato(secretario, comanda da pm e delegado geral) está apto para uma empresa. As que mais utilizo em minhas consultorias empresariais são: não dar tanta importância ao currículo e sim, se o profissional que concorre a vaga tem o perfil que procuro. Manter uma conversa informal durante a entrevista. Isso revela a verdadeira personalidade do candidato e se o indivíduo está mascarando o que verdadeiramente ele é. Fazer perguntas sobre seus empregos anteriores, dar margem para que ele faça reclamações de onde trabalhou, se fizer, já é um ponto negativo. Fazer a pergunta: Qual o seu jeito de liderar? Bem, se a resposta vem seguida da palavra EU, usada nas frases: EU FAÇO, EU PRETENDO, EU SEI, EU FAREI, pode-se ter um pouco de cautela, porque quem utiliza da palavra EU por várias vezes num diálogo, mostra um pouco de egocentrismo, e isso como sabemos, não é bom para o trabalho em equipe. Aliás não é nada adequado. Por fim, coloque o candidato em contato pelo menos dois dias ( teste) com a equipe que ela vai trabalhar, se não for criada uma empatia de imediato com os futuros subordinados, o candidato pode ser descartado. Essas dicas e método de trabalho – parte que do que utilizo – costuma dar certo em 90% dos casos que atendo.

    Outra situação que abala uma empresa é um chefe incompetente que contrata pessoas ainda mais incompetentes. Essa relação seria como um comercial de TV . Aliás muito bem feito com a pergunta: O BISCOITO É FRESQUINHO PORQUE VENDE MAIS , OU VENDE MAIS PORQUE É FRESQUINHO? Ou seja, vamos adaptar esse trocadilho ao nosso tema: O CHEFE É INCOMPETENTE PORQUE CONTRATA MAL, OU CONTRATA MAL POR QUE É INCOMPETENTE? Eu poderia responder sim para as duas perguntas, mas o problema vai além desta questão.

    O competitividade é grande entre os próprios colaboradores internos de uma empresa, então, quem ocupa cargos mais altos sempre fica de olho nas pessoas do setor que é responsável, para ver se uma delas, supostamente um dia pode ocupar seu cargo. Entendeu? Então esses chefes incompetentes contratam gente com uma capacidade menor que a deles para que não haja concorrência. Afinal, quem contrata pessoas mais competentes que eles mesmos? A minha resposta é: Quem não faz são os idiotas. Claro, ser inteligente é; contratar pessoas mais capazes que nós mesmos, assim sempre teremos uma equipe de ponta ao nosso lado, desta forma, também aprenderemos mais, e com isso, ao invés de perdermos o cargo para uma delas, vamos nos manter no cargo por mais tempo. Sabe por quê? Pelo motivo de desempenharmos um ótimo trabalho.

    Lembre-se sempre; a contratação não depende só do seu “SEXTO SENTIDO”, do bom currículo. Mas do espírito de equipe e da capacidade de liderança. O que estou dizendo aqui é o básico do básico, e mesmo assim centenas de empresas ainda erram nos mesmos pontos. Toda e qualquer decisão no mundo corporativo deve ser analisada e reanalisada. Caso contrário, problemas e prejuízos podem ocorrer e não ter mais como recuperar.

    Curtir

  30. SERÁ QUE ENTRE ESSAS “MÃES DE MAIO” EXISTE ALGUMA MÃE DE PELO MENOS UM COMPANHEIRO DE INFORTUNIO QUE TEVE SUA VIDA ROUBADA PELOS “MANOS” EM 2006. SERÁ QUE O SR. ARIEL(QUE BEM PAREÇE O AUXILIAR DO CAPITÃO GAY) COBROU A CONDENAÇÃO DOS VAGABUNDOS QUE MATARAM O BOMBEIRO E QUE O SÁBIO (COVARDE) JURI POPULAR ABSSOLVEU. CERTAMENTE QUE ENTRE ESSAS SENHORAS, HÁ AS QUE CHORAM A PERDA DE FILHOS INOCENTES, MAIS A MAIORIA SE LIVROU FOI DE TER QUE LEVAR SACOLA TODO DOMINGO EM QUALQUER PENITA OU CDP. E SENDO ELABORADO B.O. DE HOMICÍDIO, NOS CASOS ONDE SUPOSTOS CRIMINOSOS SÃO MORTOS EM OCORRÊNCIA COM POLICIAIS, QUE MUDA NA APURAÇÃO? JÁ QUE AS INVESTIGAÇÕES SERÃO AS MESMAS, POIS TERÃO QUE AGUARDAR O RESULTADO DAS PERÍCIAS E OUVIR AS MESMAS TESTEMUNHAS, OU SERÁ QUE QUEREM QUE JÁ INDICIEM O DESGRAAÇADO DE POLICIAL QUE DERRUBAR UM VERME EM LEGITÍMA DEFESA E ESTE TERA DE PROVAR QUE É INOCENTE? SINCERAMENTE NÃO SEI (OU SEI) ONDE ESSES DEFENSORES DO “DIREITOS HUMANOS” QUEREM CHEGAR E GOSTARIA QUE ALGUEM ME EXPLICASSE ESSES DISCURSSÕES BIZANTINAS. BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  31. Estudo inclui corrupção policial entre motivos de ataques do PCC

    Publicidade

    ANDRÉ CARAMANTE
    DE SÃO PAULO

    Cinco anos após a onda de ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que pararam São Paulo, o maior estudo desde então aponta as três principais causas para as ações.

    Leia relatório da Justiça Global e da Universidade de Havard
    ONG Mães de Maio lança livro sobre ataques; leia

    São elas: a corrupção policial contra membros do grupo, a falta de integração dos aparatos repressivos do Estado e a transferência que uniu 765 chefes do PCC, às vésperas do Dia das Mães de 2006, numa prisão de Presidente Venceslau (620 km de SP).

    Os dados constam do estudo “São Paulo Sob Achaque”, contundente raio-x elaborado durante quatro anos e oito meses sobre a onda de ataques da facção. O documento será divulgado nesta segunda-feira, com versões em português e inglês.

    O estudo de quase 250 páginas foi produzido pela ONG de defesa de direitos humanos Justiça Global e pela Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard, uma das mais importantes dos EUA.

    Os responsáveis por “São Paulo Sob Achaque” pesquisaram centenas de documentos, muitos deles sigilosos, processos criminais sobre as mortes ocorridas em maio de 2006 e entrevistaram a maior parte das autoridades envolvidas no episódio.

    NEGOCIAÇÃO

    A extorsão de R$ 300 mil que, segundo a Promotoria, foi praticada em março de 2005 pelos policiais civis Augusto Peña e José Roberto de Araújo contra Rodrigo Olivatto de Morais, enteado de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, tido pela polícia paulista como chefe do PCC, é o principal caso de corrupção policial que influenciou os ataques de maio, segundo o documento.

    Os dois policiais chegaram a ser presos. Hoje estão soltos. Eles negam as acusações.

    O documento também aponta que, em 14 de maio de 2006, dois dias após os primeiros atentados, o Estado enviou uma comissão a um presídio para negociar com os chefes do PCC o fim dos ataques. O fato sempre foi negado pelo governo.

    “O maio de 2006 não foi puramente uma manifestação da violência, precisamos ter a visão do todo e como esse todo contribuiu para a eclosão daquele momento”, diz Sandra Carvalho, diretora da Justiça Global. “Passados cinco anos, nossa pesquisa indica que não foram construídos mecanismos eficazes, consistentes de superação e de enfrentamento para essa situação”, completa ela.

    MORTES

    Ao esmiuçar os 493 homicídios ocorridos no Estado de 12 a 20 de maio de 2006, o estudo viu “indícios da participação de policiais em 122 execuções”, além de discrepância na elucidação desses casos em relação aos que vitimaram 43 agentes públicos.

    Por conta disso, “São Paulo Sob Achaque” propõe a federalização da investigação.

    Curtir

  32. A POLÍCIA FEDERAL NÃO TÁ DANDO CONTA NEM DO QUE ESTÁ SOB SUA RESPONSABILIDADE AGORA, DEVIDO AO ÍNFIMO EFETIVO. VÃO JOGAR MAIS ESSA NO COLO DELES ??? AI É QUE VAI ATRAVANCAR TUDO MESMO.
    NÃO TEM QUE FEDERALIZAR NADA. TEM É QUE PAGAR SALÁRIO DIGNO E DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO. É TÃO SIMPLES. MAS OS “SUPER ENTENDIDOS DE POLÍCIA” ACHAM QUE O PROBLEMA PODE SER QUALQUER OUTRO, MENOS ESSES. INVENTAM UM MONTE DE PLANOS MIRABOLANTES. EMPREGAM UMA PUTA GRANA EM LUGARES COMPLETAMENTE ERRADOS. INVESTEM EM QUALQUER COISA, MENOS NO SER HUMANO. É QUE NÃO DÁ PRA SUPERFATURAR SALÁRIOS NÉ ???? DEVE SER POR ISSO….

    Curtir

  33. SOBRE O COMENTÁRIO DO MARCO POLO FEITO ÀS 8:50, DIGO QUE É MUITA PRETENSÃO O MESMO AFIRMAR O TERMO “PRESENTE EM TODO LUGAR”, POIS ME PARECE QUE EM ALGUNS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO, OU A POLÍCIA MILITAR MUDOU A COR DOS SEUS UNIFORMES E VTRs OU HÁ UMA MACIÇA PRESENÇA DE OUTRA INSTITUIÇÃO, A GUARDA CIVIL.

    Curtir

  34. SOBRE AQUELA IMENSA LISTA QUE O MARCO POLO EXPÔS, COM ECESSÃO DOS BOMBEIROS, ATÉ O NOME DE QUEM REALMENTE, EFETIVAMENTE TRABALHA DANDO A CARA PELA POLULAÇÃO É PEQUENO “RP”, ASSIM COMO A QUANTIDADE DE SEU EFETIVO.

    Curtir

  35. E COMPLEMENTANDO, JÁ FAZ TEMPO QUE O TEMPO DO ATENDIMENTO DA CHAMADA 190 AUMENTOU, E MUITO. PESSOAS JÁ ME DISSERAM QUE JÁ CHEGOU À 45 MINUTOS NO MÍNIMO E OUTRAS QUE A PM NEM ATENDEU O CHAMADO. EM MUITOS MUNICÍPIOS JÁ TÃO LIGANDO 153.

    Curtir

  36. ESTIMADO PEDRO DE ALCÂNTARA;

    O GRANDE DETALHE É QUE O MILITARISMO SE SOBREPÕE Á TUDO ISSO QUE VOCÊ CITOU. NÃO TEM JEITO.O MILITAR ESTÁ ACIMA DO POLICIAL.POR ISSO CERTAS BARBARIDADES ACABAM ACONTECENDO ATÉ HOJE, COMO O TAL “BATISMO DA BOINA”, QUE NÓS SABEMOS MUITO BEM DO QUE SE TRATA.
    CERTA VEZ ,EM CONVERSA COM UM SOLDADO PM O CARA ME DISSE BEM ASSIM: TÁ VENDO AQUELA CASA ALÍ; SE O SARGENTO MANDAR EU INVADIR E TRAZER ARRASTANDO QUEM ESTIVER LÁ DENTRO EU VOU E FAÇO. DAÍ EU PERGUNTEI SE ELE NÃO TINHA CONHECIMENTO DO CRIME DE INVASÃO DE DOMICÍLIO. ELE ME RESPONDEU QUE SABIA, NO ENTANTO, NO MILITARISMO ORDEM NÃO SE QUESTIONA, SE CUMPRE. SE INVADIR É CRIME DE INVASÃO DE DOMICÍLO, SE NÃO INVADIR É CRIME MILITAR DE NÃO CUMPRIMENTO DE ORDEM. O CARA FICA DE MÃOS AMARRADAS. ENTÃO, DE QUE ADIANTA O CURSO DE NOÇÕES DE DIREITO, SE A HIERARQUIA MILITAR SE SOBREPÕE À TUDO?

    Curtir

  37. QUANTO AO MOVIMENTO “MÃES DE MAIO”, ELAS CHORAM PORQUE ANTES ERAM SUSTENTADAS PELO DINHEIRO OBTIDO NOS CRIMES QUE SEUS FILHOS COMETIAM. AGORA ESTÃO TENDO QUE TRABALHAR PARA SOBREVIVER. O “DIM-DIM” DO CRIME TÁ FAZENDO FALTA NÉ ????

    Curtir

  38. Os próprios PMs sabem que Militar é uma coisa, policial outra. O regime militar é atraso. Policial precisa de autonomia, não de ficar preso ao que o coronel no batalhão quer.

    Ademais, com a política de resumir policiamento a demonstrações de força que o Alckmin faz quem acaba se arriscando ainda mais são os PMs.

    Curtir

  39. meu, o negócio é o seguinte, mala atirou, deixa ele fugir. acho que é isso que a imprensa quer, é isso que o povo quer, é isso que os DH querem. Resistência ou homicídio só trará dor de cabeça.
    Muita conversa, muita proteção aos bandidos e muita pressão na Polícia, embora, que decidirá o rumo das ocorrências será o DHPP né?
    assim seguimos.!

    Curtir

  40. Anonimo. Porque vc não denuncia com nome sobrenome, RE, viatura ao invés de fcar enchendo a paciencia.MEDO?

    HITTMAN Guarda Municipal não é policia.

    Curtir

  41. Nós vemos tudo isso e da vergonha, a policia civil sendo escrachada, o DG não toma atitude, não enfrenta esse governo, começou falando um monte, já ta quietinho. As mães de maio KKK, são iguais os filhos, pois elas que pariram esses malditos, PM só leva para o distrito ocorrência cagada, e delegado arredonda, para com isso, vamos fazer o nosso papel, utilizem o “PODER” que ainda nos resta.

    Curtir

  42. ESSES MAJURAS , SÓ VÃO PARAR DE ARREDONDAR BO DE PM NA HO
    RA GUE O MP , FERRAR O PRIMEIRO MAJURA AI SIM FICARÃO ESPERTOS E AS COISAS MUDA PRA CIVIL.

    Curtir

  43. MARCO POLO TAÍ O CERNE DA QUESTÃO. UMA INSTITUIÇÃO NÃO POLICIAL FAZENDO AS VEZES DAQUELA QUE DEVERIA FAZER E NÃO O FAZ. TEVE ATÉ CASO DE CORONEL QUERENDO PROCESSAR PREFEITOS, PELO FATO DE, AS GUARDAS ESTAREM EXECUTANDO FUNÇÕES QUE NÃO AS QUE SÃO DE SUA ALÇADA. RESPOSTA DOS PREFEITOS: É SÓ A PM EXECUTAR A FUNÇÃO PARA A QUAL FOI CRIADA , OU SEJA , POLICIAMENTO OSTENSIVO.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com