ALTA INDAGAÇÃO: “leit motiv” ou “leitmotiv”; exilador ou esilador? …Quanto ao Flit: aqui o “leitmotiv” é o “leite” de todos os policiais e funcionários públicos pagãos 27

Enviado em 20/03/2011 às 21:10 ESILADOR

A quem possa interessar:

Quero esclarecer que não existe nenhum temor de ” revelações bombásticas” que seriam feitas pelo blo do Pannunzio. Inexiste qualquer temor. Ou seja, não existe nenhum temor. Só não entendi qual foi o leit motiv entre o interesse do Sr. Pannunzio e a divulgação desses fatos no momento em que foram divulgados . Ou seja, em pleno desenrolar de uma crise institucional no âmbito da segurança envolvendo a Polícia Civil Republicana do estado de São Paulo. Também entendo que o Sr. Pannunzio, ignorou solenemente as mais primárias orientações de qualquer manual de redação.
A lição de casa do Sr. Pannunzio era das mais simples. Precisaria entender o processo inteiro, ler o inquérito, conversar com os envolvidos, incluindo delegados, juízes e promotores para saber se houve alguma incorreção … É elementar, até mesmo para o leigo que é preciso ter acesso a toda a documentação existente, não apenas aos trechos que o informante destacou. Até o jornalista perengue do pasquim da esquina e os moradores de rua da Cracolândia sabem que os informantes são e sempre serão partes e sempre estarão em prol de seus interesses. É pueril, mas lançar a denúncia é o papel da parte interessada. E seu interesse é que repercuta sem maiores investigações preservando-se a fonte.
Tivesse feito isso tudo, ainda faltava conversar com a corregedora e com o secretário e dar-lhes tempo para que respondessem, se quisessem.
Não é minha intenção ofender ou levantar suspeitas. Estou exercendo meu direito de cidadão ao discordar e não questiono os motivos que levaram o Sr. Pannunzio a veicular esses fatos. Questiono a forma e o momento. Acho que foram intempestivos, extemporâneos e incompletos.
Ao jornalista compete comparar todas as versões, colher todos os dados possíveis e só depois disso publicar. Mas, quando estabelece uma escala de prioridades com base presunção de amealhar dividendos, sejam eles quais forem, principalmente utilizando-se de órgãos de imprensa, a divulgação da matéria foge ao legítimo interesse público. Ai, empresa livre se sobrepõe à imprensa livre.

_________________________________

 conversar com a corregedora e com o secretário e dar-lhes tempo para que respondessem, se quisessem

Esilador: você quer que jornalista instaure verdadeiro processo assegurando-se ampla defesa aos atos da Administração?  

Quer que jornalista cumpra aquilo que na Segurança Pública POUCO SE FAZ?

Quer que o jornalismo seja pautado pela oportunidade  e CONVENIÊNCIA da Administração?

Ora, a divulgação do vídeo da escrivã está para o jornalismo como a prisão provisória  está para Polícia: “o suspeito fala depois” ; se quiser.

Por fim, você é Esilador ou exilado?    

Um Comentário

  1. eSilador,

    Quando vc coloca, “não existe nenhum temor” dá a sensação de que está acalmando alguém que pudesse estar temeroso, né? E é estranho seu questionamento contra o Fábio, agora. Poderia tê-lo feito assim que o vídeo da ex-escrivã foi revelado. Vc mesmo indagou se a Vanessa tinha pegado o $$ ou não tentando mudar o foco do que está sendo questionado e repercutido pela sociedade brasileira e até fora do nosso país, como vc deve ter lido no blog. DIREITOS HUMANOS devem ser respeitados, mas no caso de uma mulher sendo suspeita de algum crime, então (pela mudança de foco) poderá passar por humilhações. Estranho, muito estranho. Está parecendo com o caso do video do Pinto tomando cafezinho alegremente no shopping. A tática está semelhante.
    Tudo bem que vc pode pensar diferente de seus colegas de trabalho e questionar, mas mesmo assim está estranho…

    Curtir

  2. ESILADOR OU EXILADOR, DE QUE PLANETA VOCÊ VEIO?

    DESDE QUANDO O JORNALISTA VIROU JUIZ PARA BUSCAR A AMPLA DEFESA OU O PROCESSO LEGAL?

    O PANUNZIO É UM DOS POUCOS QUE AINDA TEM COMPROMISSO COM AVERDADE E VOCE VEM COM ESSA DE OUVIAR AS DUAS PARTES?!?!

    SIDNEY

    Curtir

  3. Nossa, me deixa ver se entendi direito, é que eu sou meio burro, mas já me conformei, quanto ao senhor Elisador não achou conveniente a divulgação de um vídeo em que uma escrivã é exposta da forma que foi, há dois anos, fato este que era e é do conhecimento, da nada digna, ex-corregedora e do secretário, e este o Elisador quer dar mais tempo para a ex-corregedora tomar ciência da matéria jornalística para que esta possa se pronunciar bem como o secretário da segurança, querido faça-me um favor, sai um pouco da sua casa e vá ver a realidade no mundo, você vive onde no país das maravilhas “tucanas”, a verdade é que a secretária de segurança pública na gestão tucana virou um verdadeiro pardieiro, é um balcão de negócios, e toda a sujeira é jogada para baixo do tapete, são exemplos desta, me desculpe à palavra, ZONA;
    -A reintegração de policias corrupto pelo ex- adjunto que até hoje não de em nada para ele, gestão tucana.
    -A utilização de verba para investigações “sigilosas”, fato é que o GS não investiga nada, é órgão administrativo, vou ter que desenhar ou você já entendeu? E até hoje não deu nada para ninguém, gestão tucana.
    -Mais recentemente a manipulação dos dados da violência em São Paulo, e a sua venda pelo Sr Túlio, que diz que foi incentivado pela administração do GS, gestão tucana na era Saulo/Pinto.
    Estes são só alguns pequenos exemplos do que ocorre com os que administração a segurança pública em São Paulo, e o senhor vêm dizer que o jornalista tinha que esperar “ad eternum” o Pinto se pronunciar para não ferir o seu ego, seria cômico se não fosse trágico, porque se fosse depender da ética ou da falta de ética da gestão tucana seria mais um caso que seria varrido para debaixo do tapete.
    E só a título de sugestão temo o vídeo na internet, em que o atual governador é questionado sobre os ataques do PCC, e este havia saído do governo poucas semanas antes, sabe que o governador respondeu ao jornalista que o questionou? Que não poderia falar e que era para este procurar as autoridades do governo e saiu correndo como o diabo foge da cruz, esta é a forma que a atual administração age com fatos que não lhes rende dividendo políticos eleitoreiros, foge do assunto, igual ao senhor.

    Curtir

  4. O elefante foi bem domado. Que pena machado não poder acertar nem as pernas. E com relação à manipulação de dados de violência isto não ocorre só em SP…

    Curtir

  5. IMPERDÍVEL !!!

    Confusão no Ciretran de Matão (SP)

    Uma confusão e tumulto aconteceram na tarde de quarta-feira (16) na Ciretran de Matão (SP). Fila para fazer a vistoria nos veículos e muita reclamação, levram o delegado a falar sobre os problemas que, não só o Ciretran, mas também a Delegacia de Polícia do nosso município enfrenta.

    Uma enorme fila foi formada em frente ao Ciretran, pois várias pessoas tiveram que esperar horas para fazer a vistoria veicular. O problema não é só no Ciretran, mas também na Polícia Civil do município.

    Segundo o Delegado de Polícia, Dr. Marlos Marcuzo, o problema está se agravando devido à falta de funcionários no setor. Nós conversamos também com o representante do governo na cidade, Moacir Maturo. Todos deram suas versões.

    Confira o vídeo com a matéria completa.

    http://www.saibaja.com.br/not/5778/

    Curtir

  6. ESSE ESILADOR(T[A MAIS PARA ALISADOR DE PINTO ALHEIO) DEVE SER UM INVERTERADO LEITOR DA FOLHA DE SÃO PAULO. SUGIRO QUE ELE PEGUE SUAS BRASAS E FAZER INFERNO EM OUTRO LUGAR. BALA NELES!!!!!!!

    Curtir

  7. Vejam as palavras do Esilador, pau mandado da SSP ou do Governo:
    Esilador · 2 days ago
    Sr. Pannunzio:

    Vejo com pesar que esta prometendo para amanhã à noite ” revelações bombásticas”. É a sequencia da opereta bufa que está regendo ou resultado das intervenções anódinas e seródias desses policiais que sairam do Flit Paralisante para procurar guarida nestas hostes ? Saiba que essas pessoas advindas do Flit já postaram todas essas ” revelações” . Nada é inédito nem verídico.
    Mas vejo que não fez a lição de casa. O manuel de redação do Ali Kamel reza que todas as informações devem ser colhidas e repercutidas. Até agora vc não perguntou para a Vanessa o que todo mundo quer saber: ela pegou o dineiro? As notas estavam na calcinha? Se bem que ela já disse tudo na IStoé. Com um simples correr de olhos na edição da semana passada o senhor aprende o que é uma reportagem imparcial, apresentando todas as facetas do caso. !
    Prego ! Senhor Pannunzio, vamos ao práximo ato. Ma, cuida! Andante grazioso. Allegro ma non troppo. Ciao, bello.
    Esilador lixo da pior espécie, covarde, patrulheiro da PQP.

    Curtir

  8. Alerta de apagão policial

    Indícios apontando para uma crise na segurança pública, como a mobilização de policiais de todo o País por salários iguais aos do DF, vêm sendo ignorados pelas administrações

    13 de março de 2011 | 0h 14

    Guaracy Mingardi – O Estado de S.Paulo

    Um mistério da história é aquilo que a escritora Barbara Tuchman chamou de “marcha da insensatez”. Num livro com esse nome ela mostrou casos em que governos supostamente sensatos apostaram em políticas desastrosas, guiados pela inércia, teimosia ou falta de quem interpretasse os sinais. No Brasil vimos várias dessas marchas; duas deixaram nódoas nas administrações dos últimos presidentes. A equipe de FHC ignorou as carências da geração de eletricidade até o último minuto, o que levou ao racionamento conhecido como “apagão”. Sob Lula, a crise foi na aviação comercial, quando a falta de estrutura deixou muita gente em solo. Os críticos apelidaram a crise de apagão aéreo.

    Como a história nunca se repete, a presidente Dilma pode ter um apagão diferente, o da segurança pública. Vários indícios disso vêm sendo ignorados pela administração pública, principalmente no âmbito estadual. O mais importante é a mobilização de policiais de todo o País apoiando a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que elevaria os salários aos níveis da polícia do DF, a mais bem paga. Posteriormente surgiram modificações que diminuíram o impacto do projeto, criando um piso salarial e deixando para lei complementar defini-lo. Muitos, porém, mantêm a briga pela equiparação com os colegas de Brasília. O problema da PEC original é que nenhum governador aceita pagar a conta. Quebraria seu Estado ou levaria a uma série de reivindicações de outras categorias. Quanto à União, resta saber se tem disposição ou bala na agulha para arcar com parte das despesas. O governador do Mato Grosso do Sul já se pronunciou por uma divisão de custos.

    Enquanto os policiais reivindicam, os Estados diminuem gastos com segurança. O anuário de 2010 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que em 2006 os Estados gastaram 7,55% de sua arrecadação com segurança, e esse número caiu para 6,92% em 2008. A União, por sua vez, aumentou o gasto de 0,95% para 1,23% no mesmo período. Resumo da ópera: os policiais querem mais, os Estados gastam relativamente menos e a União aumenta timidamente. Assim, a equação não vai fechar.

    Há uma década que alguns Estados vêm transferindo parte da carga da segurança para a União. A bolsa-formação, por exemplo, é uma forma de subsidiar policiais que ganham pouco. Com isso governos estaduais se desobrigam de aumentos salariais. Passam o pepino para o governo federal. O problema da bolsa é que é finita, tanto no número de policiais que pode atender como no tempo. Além disso, o policiamento e a investigação da maioria dos crimes, além da manutenção de suas polícias, é atribuição dos Estados, não da União.

    O imbróglio já começou a produzir problemas. Neste ano já foram deflagradas quatro greves: da PM da Paraíba, da Polícia Civil do DF, dos agentes penitenciários de Alagoas e da Polícia Civil da Bahia. No caso baiano, a motivação parece ser mais corporativa do que sindical ? um policial foi morto numa ação da corregedoria. Nos outros casos o motivo foi salarial. E a mobilização pode levar a novas paralisações, como mostram os blogs mantidos por policiais.

    É significativo que entre os grevistas conste a Polícia Civil do DF, cujo salário é o dobro daquele dos policiais civis paulistas. Isso indica que o movimento não leva em conta disparidades regionais. E também não a diferença no contracheque de membros de uma mesma instituição. Existem Estados onde o salário inicial do delegado é cerca de R$ 9 mil e o dos agentes e escrivães R$ 1.500, seis vezes menor.

    Não há dúvidas de que muitos policiais ganham pouco e têm razão em reivindicar. É necessário negociar e abrir a carteira, levando em conta as disparidades regionais e institucionais, mas sem querer passar toda a conta para o governo federal. Uma das principais regras é que quem paga manda, e nenhum governador quer abrir mão do comando das polícias. Nem a União está disposta a aumentar gastos num ano de contenção. Mas se ficar só nisso, numa negociação de salários, perderemos uma oportunidade de mudar o comportamento e a eficácia policial. Os governos têm de discutir em conjunto aumento salarial e de produtividade, para a melhoria da atuação policial tanto na prevenção como na repressão.

    GUARACY MINGARDI É DOUTOR EM CIÊNCIA POLÍTICA PELA USP E MEMBRO DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA

    Curtir

  9. CANSADO, você dise tudo!
    Lá virou um verdadeiro PARDIEIRO.
    Está tudo errado naquela secretaria, haja vistas as últimas notícias envolvendo a SP.
    Fora isso, existe a indecência daquela Assessoria de Imprensa que recebe ‘rios de dinheiro’ do governo, ou melhor, do SUOR do povo pagante de impostos, que se utiliza de TODA a estrutura da pasta, inclusive funcionários da pasta. Uma assessoria TERCEIRIZADA que deveria alocar seus jornalistas em seu escritório, e que esses deveriam usar os equipamentos de informática e escritório da empresa terceirizada e não da pasta. São mais de 30 computadores do ESTADO e seus insumos, telefones e linhas telefônicas (local, celular e DDD) sendo utilizados de forma VERGONHOSA por essa empresa. Fora os mais de 20 estagiários da FUNDAP sendo massacados e uados como ‘mão de obra barata’ por essa terceirizada.
    É uma INDECÊNCIA.

    Curtir

  10. ops…errei…

    …Fora os mais de 20 estagiários da FUNDAP endo MASSACRADOS…

    Curtir

  11. Estão perdendo tempo relatando mazelas da Assessoria de Imprensa da SSP. Não faço parte daquela assessoria. Para a senhorita que acha que descobriu a América, o termo ” polícia republicano” é largamente empregado pelo Dr. Guerra. Creio eu que ele quem primeiro usou esse termo aqui no Flit. Ademais, se um pato tiver apenas uma pena de galinha ele vira um frango? Essa é para a senhorita sabe tudo pensar em casa.

    Curtir

  12. Estou achando que esse ‘esilador’ trabalha no 2º andar (Serviço Técnico de Comunicação) da SSP. Acho que até sei quem é…….

    Curtir

  13. ESILADOR

    Opa, “Cara Gigim-Gikim”? Xiiiiiii…
    Desculpa por ter feito um comentário sem luz!!!
    1º: vc fez esse comentário a três dias no blog do Pannunzio:
    “Sr. Pannunzio:

    Vejo com pesar que esta prometendo para amanhã à noite ” revelações bombásticas”. É a sequencia da opereta bufa que está regendo ou resultado das intervenções anódinas e seródias desses policiais que sairam do Flit Paralisante para procurar guarida nestas hostes ? Saiba que essas pessoas advindas do Flit já postaram todas essas ” revelações” . Nada é inédito nem verídico.
    Mas vejo que não fez a lição de casa. O manuel de redação do Ali Kamel reza que todas as informações devem ser colhidas e repercutidas. Até agora vc não perguntou para a Vanessa o que todo mundo quer saber: ela pegou o dineiro? As notas estavam na calcinha? Se bem que ela já disse tudo na IStoé. Com um simples correr de olhos na edição da semana passada o senhor aprende o que é uma reportagem imparcial, apresentando todas as facetas do caso. !
    Prego ! Senhor Pannunzio, vamos ao práximo ato. Ma, cuida! Andante grazioso. Allegro ma non troppo. Ciao, bello”

    Pois bem, eu acredito que a maioria não quer saber se ela é ou não corrupta. O que se vê é um ato machista, porque se fosse um homem suspeito não teriam cometido um crime em cima de outro suposto crime e, até quem sabe se fosse uma mulher feia. Eu entendi na minha completa burrice que o fato mais importante na sua fala seria o crime de ela ter pegado o dinheiro. Perdão pela minha burrice!
    2º: o termo temor está enfatizado dando a ideia, na minha interpretação burrística, de que alguém poderia estar temeroso pela revelação bombástica…
    3º: esperou-se um bom tempo para começar a criticar o Pannunzio, vc questionou só quando começaram a dizer que ele teria mais algo para revelar no domingo passado. Perdão, vc questiona na hora que quiser!
    4º: seu comentário com relação ao termo republicano está sendo dirigido a mim ou à outra pessoa? Porque seu comentário foi colocado às 12:01 do dia 22 e o meu em relação a esse termo foi colocado às 17:46 do mesmo dia.
    Acredito que ainda está sem luz! Então um abraço de luz em vc!!!

    Curtir

  14. Ta esquentando……..
    Vamos ver no que dá…..
    Hoje foi a audiencia da Favelada, não foi ???
    Alguém sabe de alguma coisa ? :lol:

    Curtir

  15. ENQUANTO DISCUTIMOS SE A PM FAZ B.O. OU NÃO A GREVE DOS DELEGADOS JÁ ERA
    23/03/2011 – Alckmin reafirma compromisso com Adpesp

    O governador Geraldo Alckmin declarou, nesta terça-feira (22/3), durante entrevista para o canal Tem Mais, ter assumido compromisso com a Adpesp por uma proposta de aumento de remuneração e declarou que nenhuma delegacia será fechada no interior do estado.

    Questionado sobre o possível fechamento de delegacias no interior, o governador contrapôs as notícias publicadas sobre o caso e afirmou que nenhuma delegacia será fechada. “Nenhuma delegacia será fechada. Nós não fecharemos. O que nós vamos fazer é ter mais investigadores, escrivães e mais 140 delegados”, comentou.

    Sobre a questão salarial, também questionada pelos jornalistas, o governador declarou ter firmado compromisso com a Adpesp sobre uma proposta para melhor salário para a classe. Alckmin fez referência ao encontro que teve com a diretoria da Associação no último dia 17, no Palácio dos Bandeirantes. “Nós assumimos um compromisso com a Associação dos Delegados de que agora, no mês de julho, quando a gente completar seis meses de mandato e tivermos uma ideia mais segura da arrecadação do estado, nós vamos sim fazer uma proposta de melhoria salarial”, afirmou.
    SOBRE A MELHORIA SALARIAL PARA DELEGADOS VAI SER O SEGUINTE: SOMENTE A CLASSE DOS DELEGADOS DE POLÍCIA PASSARÁ A SER DE CARREIRA JURÍDICA E SOMENTE A CLASSE DE DELEGADOS DE POLÍCIA IRÃO RECEBER ATRAVÉS DE SUBSÍDIOS.
    AOS COLEGAS OPERACIONAIS PEGUEM A VIOLA E ENFIEM NO SACO E SE CONTENTEM COM AS MIGALHAS QUE SERÃO DADAS PELO GOVERNO. TEM MAIS COISA QUE A GENTE SABE MAS A DRA. MARILDA SUPLICOU POR SIGILO.

    Curtir

  16. Em particular para a senhorita alteradinha.
    Continuo dizendo que a senhorita acha que descobriu a pólvora. O comentário foi feito logo apos o seu. Ocorre que caiu na moderação do wordpress e só foi publicado um dia depois. O mesmo pode ocorrer com este comentário que foi postado logo após o seu.

    A todos os outros meus críticos ferrenhos:

    Acho mesmo que o principal problema de vocês, eternos críticos de plantão e que se julgam os únicos donos e detentores da verdade , é o ectoplasma do nosso secretário, Dr. Antonio Ferreira Pinto, que deixa a maioria dos delegados, principalmente os de alto escalão, permanentemente assombrados. É um caso Freudiano. Eles não conseguem ofuscar o brilho da grandeza do secretário e continuam com a campanha de desconstrução e achincalhe. Essa fixação doentia é mais do que patológica, é um desejo indisfarçável de fazer do secretário um personagem asqueroso para opinião pública. No caos de vocês, meus diletos discordantes, eu acrescentaria que, mais do que patológica, chega a ter aspectos proctológicos, envolvendo os anelos sobre a destinação das respectivas cavidades e dutos retais, que a todo custo, querem fazer deles uma doação mas não sabem como. Continuem tentando.

    Curtir

  17. Esilador, já está engraçado!
    Eu achei a pólvora, quer um pouquinho?
    Seu comentário só foi publicado um dia depois? rsrsrs É melhor conferir isso aí, vc deve estar com problema de visão!
    Obrigada pelo senhorita alteradinha, gostei! rsrsrs
    Agora, vamos supor que o senhor comentou após este meu comentário: Zé Bundinha, republicano virou sua marca. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 22/03/2011 em 17:46
    Este comentário é dirigido ao senhor? NÃO! Porque este comentário foi uma consequência de um comentário feito mais acima por outra pessoa! Ou…
    Vc não disse se foi iluminado, tá precisando de mais luz?
    E outra, agora vc declarou que gosta mesmo do Pinto, hein? Parabéns, homem decidido, firme nos seus propósitos, corajoso!
    Dá pra entender quando vc diz que o pessoal tá querendo doar as cavidades e os ductos retais mas não sabem como…vc poderia ensinar-lhes… vc gosta do Pinto! Um abraço de luz para você(s)

    Curtir

  18. DR. WAR, PQ O SR. DEDICOU UM POST A ESSE SUJEITINHO POBRE DE ESPÍRITO? É MUITA COISA PARA NINGUÉM, OU SEJA, ELE, COM SUAS IDÉIAS POBRES NÃO ACRESCENTA EM NADA…
    O PANNUNZIO ATÉ QUE FOI EDUCADO DEMAIS…DIFERENTE DELE CLARO…

    EM TEMPO – POSTA AÍ UMA FOTO DO PINTO FARDADO, ACHO QUE ELE VAI FICAR EMOCIONADO E PARAR DE ESCREVER TANTA ASNEIRA.

    Curtir

Os comentários estão desativados.