Data: 17 de março de 2011 11:52
Assunto: Jornal Gente – Secretario
Para: dipol@flitparalisante.com
Segue em anexo discussão do jornalisa JOSE PAULO DE ANDRADE e o jornalista Rafael no Jornal Gente da última terça feira.
CRISE NA POLICIA PAULISTA LEVA A MÃO DO GATO À RÁDIO BANDEIRANTES
O FG-News abordou, ontem, a insídia que vem se desenvolvendo na polícia paulista, com reflexos danosos para a população.
O estopim dos acontecimentos foi a revelação de que o sociólogo Túlio Khan, chefe da Coordenadoria de Análise e Planejamento – CAP, responsável pela tabulação dos dados levantados pelo Sistema de Informações Criminais – Infocrim, vendia informações sigilosas a terceiros.
Em seguida, veio a denúncia de que o Secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, teria entregado a um repórter do jornal Folha de S.Paulo, um envelope possivelmente com os dados que levaram à demissão de Khan.
Como reação ao fato, veio o afastamento do delegado chefe do departamento de homicídios, Marco Antonio Desgualdo, por deslealdade.
E o que já era evidente não pode mais ser desmentido: a cúpula da polícia paulista está em guerra interna.
O resultado dessa disputa, qualquer que seja, não será bom para o cidadão comum. Entregue à própria sorte, o povo está ainda mais exposto à insegurança.
O “racha” policial foi motivo de discussão, no sentido literal da palavra, entre dois jornalistas da rádio Bandeirantes, na manhã desta terça-feira, dia 15 de março.
José Paulo de Andrade questionou o método empregado pelo secretário Ferreira Pinto no desenvolvimento do caso. José Paulo, não gostou de o secretário ter se aproveitado de um jornalista – no caso, o profissional da Folha – para conseguir a demissão de Khan.
O veterano radialista/jornalista recriminou o gesto, que chamou de “usar a mão do gato” para conseguir o que queria. Se o secretário já sabia dos fatos – disse José Paulo – deveria ter demitido o funcionário, mas preferiu agir na surdina. Transformou o repórter em inocente útil.
Foi aí que o novato companheiro de programa de José Paulo, Salomão Esper e Joelmir Beting, o talentoso Rafael Colombo, entrou em cena para discordar do colega mais velho. A discussão, que você vai acompanhar, abaixo, teve “lances” muito interessantes. É, de certa forma, uma demonstração, no ar, de que os manuais modernos sobre as relações sociais e profissionais não lembram mais o que, um dia, foram.
José Paulo clamou por ética, ao recriminar o secretário Ferreira Pinto, acusado de ter camuflado a verdadeira intenção no episódio de Túlio Khan. Colombo foi taxativo, ao defender o secretário e o colega jornalista, da Folha: é assim que as coisas são feitas e ponto final. Esse é o processo histórico de fritura.
Eu, de fora, caro Zé Paulo, diria que Rafael Colombo tem razão. É assim, mesmo, que as coisas são feitas. De uns tempos para cá, cada vez mais, tudo tem sido assim, dissimulado, com a mão do gato.
Falando nisso, Zé, não lhe parece, não, que a mão do gato tem frequentado os estúdios da Bandeirantes? Mãos de gato, como delegação de poderes e funções, têm em comum o conhecimento prévio e o objetivo determinado. Afinal, dizem, manda quem pode, obedece quem tem juízo.
Eu acrescentaria, “os frouxos preferem jogar ou trouxas no fogo”. E para referendar o aprendizado via adágio popular, meu pai me dizia: trouxa não acaba, rareia. Ou seja, sempre haverá algum de plantão, pronto para o que der e vier.
Por último, José Paulo, ficou no ar uma incógnita que precisaria ser melhor explicada. O governador paulista, Geraldo Alckmin, temeria o que, exatamente, do atual secretário da segurança pública de São Paulo? Por favor, me explique. Sou ruinzinho nesse negócio de adivinhação.
Ouça a discussão no estúdio da rádio Bandeirantes, transmitido ao vivo. O áudio nos foi enviado pelo amigo Luciano Amaral, da Tecom Clipping de Rádio
Imagens: www.acharpessoas.com / www.estadao.com.br / www.investigadordepolicia / www.laboratoriodetemas.com / www.cimitan.blogspot.com / www.radiobandeirantes.com.br / www.pt-br.facebook.com / www.arranha-mequeeugosto.blogspot.com / www.portalodia.com
BLOG DO FLÁVIO GUIMARAES: http://fg-news.blogspot.com/2011/03/crise-na-policia-paulista-leva-mao-do.html
Teoria da Conspiração
texto retirado da Comunidade do Orkut, “Polícia Civil de São Paulo”
A PC é formadapor 30.000 policiais.
Dos 30mil, 50% já tem ou está pertodos 20 anos de casa.
Em 10 anos, cerca de 20 mil policiais cairão ou poderão cair fora.
SE, e somente SE,o Governo começasse a abrir concurso imediatamente(o que não acontecerá), demoraria aproximadamente 20 anos para preencher a lacuna.
Analizemos friamente:
Disfarçadamente,todos os oficiais da PM,de repente, estão cursando DIREITO (estranho não??).
A Polícia Civil está, como vimos acima,fadada a extinção.
Escrivão (comotodos sabem),pode ser nomeado ad hoc (ou seja, qualquer soldado ou sargento, que souber digitação,pode ser nomeado escriba).
Investigação a PM já está fazendo ha muito tempo.
A perícia (IC), sorrateiramente está caindofora da policia.Ai eu me pergunto, será que estou neurótico ou tudo isso está de fato acontecendo?
O texto é de um colega chamado Marcio e concordo com ele plenamente!!
Estamos em extinção…daqui a pouco seremos como o MICO LEÃO DOURADO
CurtirCurtir
Puta que pariu! Será que só o PInto é santo e todo o resto é desleal????? ah ta precisando tomar umas chibatadinhas de cilicio XUXU!!!!!
CurtirCurtir
IlUCIANA: tá perfeita a análise. Não sei o Dr. Guerra já recebeu um RDO digitado por PM e assinado por Oficial. ja viu essa nova Dr??? foi na delegacia integrada. ISSO NÃO É UM CASO GRAVISISMO PRO PINTO APURAR???? NÃO VAI TER IP DE USURPAÇAO???
CurtirCurtir
Parece que o ferreirinha tem uma foto do ilustre tomando chibatadas lá na Opus Dei.
CurtirCurtir
O BOM POLICIAL É DEMITIDO E OS MALAS ESTÃO TODOS AÍ!!!!
CurtirCurtir
O JORNALISTA ZÉ PAULO DE ANDRADE É UM DOS ÚNICOS JORNALISTAS QUEM VEM TRATANDO ESTE ASSUNTO DE FORMA REALMENTE PROFISSIONAL. PODEMOS VER QUE ATÉ UM NOVATO QUE NÃO SABE NADA, PERTO DA EXPERIÊNCIA DO ZÉ PAULO, TÁ QUERENDO DISCUTIR A NOTÍCIA PELO FOCO QUE O PRÓPRIO GOVERNO PREFERE QUE SE DISCUTA. UNS TEM PEITO PRA CARAMBA, OUTROS SEI LÁ , PARECE QUE TÃO NUMA “ALIENAÇÃO MEIO ESTRANHA”.
CurtirCurtir
O que a gente precisa é disso discussão na midia agora o bicho vai pegar diz a lenda que o datena vai escrachar o pinto hoje agora é a hora greve já greve já greve já
CurtirCurtir
Enquanto o SSP fala na tv… a co-irmã dá curso de tecnólogo em segurança pública e gestão em nível superior aos seus… e o RDO está sendo disponibilizado a pedido do DGP, que segundo ele falta funcionários policiais civis nas delegacias, a todos os batalhões e cias da PM do Estado, através da internet via acesso VPN… Concordo com a colega Luciana, estamos em extinção !!! Nessa será que vão colher nosso DNA e num futuro distante algum cientista usar da engenharia genética e nos recriar ? Tirando piadas a parte… Por que o judiciário pode ficar mais de 100 dias parados prejudicando a população como um todo e nós policiais civis ao abrirmos a boca para falar em greve já vem nos falando que não temos esse direito, que irá prejudicar tanto a população por falta de segurança ! Cadê a polícia ostensiva ?
CurtirCurtir
Dr. Guerra. Favor postar:

CurtirCurtir
O REPORTEZINHO NOJENTO, ESSE TUCANINHO, TAL DE RAFAEL QUE DISCUTE COM O JOSE PAULO HEM!!
CurtirCurtir
Isso porque vocês não (ou)viram o Datena no programa seguinte….Ficou “p” da vida porque a SSP preferiu dar entrevista à Globo em detrimento dele…
Seria uma “grita” interessante, se o inconformismo não fosse em relação à preferência para a Globo e o Datena não fosse marqueteiro (seria porta-voz?) de “Delegado Estrela”…
CurtirCurtir
PARA O “PAPPOLCOM ORGULHO”, SEGUNDO UM POST RETIRADO TAMBÉM DO BLOG DO FLÁVIO GUIMARÃES, A ENTREVISTA QUE SERIA DADA AO DATENA FOI CANCELADA, POIS SEGUNDO O PRÓPRIO DATENA O SECRETÁRIO JÁ TERIA FALADO TUDO NA GLOBO. ESTRANHO.
CurtirCurtir
É… Até que enfim alguém teve PEITO de dizer na mídia o que toda a PC já sabia…
E tem muita gente aqui que já falou que o SSP tá usando a mídia e não é de agora! Sempre que ele se sente “ameaçado” politicamente, ele aciona seus marionetes da Folha, que atendem prontamente pois podem vender mais jornal com as “notícias exclusivas”…
Só o Geraldo que “não vê”… Notem que o “não vê” está entre “aspas”…
CurtirCurtir
Esse jornalista Rafael tem que trabalhar na Globo, ou ser assistente do Reinaldo Azevedo, da Veja
CurtirCurtir
Verdade, o Rafael Colombo é realmente uma figura estranha naquele ninho…Queria ver ele peitando o Quércia, tal como fez Zé Paulo nos idos anos 90…Nem a pau!
E o Datena só vai tentar enquadrar o SSP por dois motivos: a) a Globo é “feia”; b) acho que ele não tem mais ocorrência com o Garra para tomar tempo no ar e construir audiência…
CurtirCurtir
O poder é tudo para o PSDB, não importa os meios!
Há muitos anos atrás, os integrantes desse mesmo partido, diziam que lutavam para tirar os Militares do poder, hoje usam os militares reformados e na ativa para manter-se no poder. O modelo utilizado por Antonio Ferreira Pinto ex-militar a frente da secretaria de segurança paulista, é os mesmos métodos usados pelos Miliatres na época da ditadura e, métodos estes que não são vistos com bom olhos pela sociedade civil. Acho interessante quando, tanto Serra como outros tantos diziam que lutaram para combater a ditadura e foram até exilados em razão de não concordar com os métodos autoritário que os Militares exerciam sobre a sociedade, hoje vemos os mesmos métodos sendo aplicados em cima dos servidores públicos pela administração do governador de São paulo Geraldo Alckimim. Eles gostam da ditadura quando lhe és conveniente.
CurtirCurtir
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/890094-reformulado-detran-sp-voltara-a-emitir-2-via-da-cnh-pela-web.shtml
gostaria que o senhor o ultimo paragrafo que o novo diretor do detran diz;
CurtirCurtir
Hoje,em dia investipol gato no pulo do secretario,utilizando ganzo na imprensa,,, cadê a democracia politica livre, isso e medinho de perder a cadeirinha ,,, na realidade todos nesse mundinho tem interesse ,nosso jovem reporte vive no mundo de cinderela,
CurtirCurtir
Caro dr guerra gostaria de informar que a sua PM renovada, motivada e blá,blá esta sendo julgada aqui em itapecerica da serra do alto de sua torpeza, e após rezar a cartilha fascista do Pinto
conforme segue
17/03/2011 – 08h56
PMs acusados de decapitar dois jovens vão a júri hoje
PUBLICIDADE
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
Três dos nove policiais militares acusados pelo Ministério Público Estadual e pela Polícia Civil de integrar um grupo de extermínio conhecido como Os Highlanders serão julgados nesta quinta-feira, a partir das 9h30, no Tribunal do Júri em Itapecerica da Serra (Grande São Paulo), pelas mortes de dois jovens.
PMs acusados de integrar Os Highlanders são condenados a 18 anos de prisão
Segundo a acusação do Ministério Público Estadual, Roberth Sandro Campos Gomes, 19, o Maranhão, e Roberto Aparecido Ferreira, 20, o Bebê, foram sequestrados pelos PMs no Capão Redondo (zona sul de SP) na madrugada de 6 de maio de 2008, quando foram vistos entrar no carro nº 37016 do 37º Batalhão da PM.
Os corpos dos dois jovens foram encontrados decapitados em Itapecerica da Serra, nos dias 29 e 30 daquele mês.
Os PMs que sentarão no banco dos réus pelo duplo homicídio são Jorge Kazuo Takiguti, Jonas Santos Bento e João Bernardo da Silva. Desde quando foram presos pelo duplo homicídio, no começo de 2009, os três PMs sempre negaram participação nas mortes.
O júri dos três PMs será presidido pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov. A acusação contra os policiais será conduzida pelo promotor Vitor Petri, que convocou nove testemunhas para tentar provar a culpa dos policiais nas mortes de Gomes e Ferreira.
Pela defesa dos três réus, o ex-PM e advogado Celso Machado Vendramini convocou dez testemunhas.
Ao todo, 12 mortes são atribuídas pela Polícia Civil aos PMs “highlanders”. Em cinco delas, as vítimas foram decapitadas –por isso o nome do grupo.
Os nove PMs acusados de fazer parte dos “highlanders” eram integrantes da Força Tática (espécie de tropa especial de cada batalhão da PM) do 37º Batalhão, na zona sul de São Paulo.
Os soldados Rodolfo da Silva Vieira, Marcos Aurélio Pereira Lima e Ronaldo dos Reis Santos são os outros réus no processo pelas mortes de Gomes e Ferreira, mas eles serão julgados em um júri separado porque houve desmembramento do caso. Os três confessaram o crime contra os dois jovens.
DEFICIENTE MENTAL
O 3º sargento Moisés Alves Santos, o cabo Joaquim Aleixo Neto e os soldados Anderson dos Santos Sales e Rodolfo da Silva Vieira, outros quatro PMs também acusados de integrar Os Highlanders, foram condenados em julho de 2010, cada um deles, a 18 anos e 8 meses de prisão.
Os quatro foram considerados culpados pela decapitação do deficiente mental Antonio Carlos Silva Alves, 31. O julgamento aconteceu no fim de julho de 2010. Os quatro sempre negaram a morte de Alves.
Conhecido como Carlinhos, Alves foi sequestrado em 8 de outubro de 2008, no Jardim Capela, um dos bairros que formam o Jardim Ângela (zona sul de São Paulo).
Seu corpo, sem a cabeça e mãos, foi achado em uma área conhecida como local de desova de cadáveres de Itapecerica da Serra.
PROTEGIDO
O soldado Vieira é apontado pela Polícia Civil como chefe do grupo de extermínio porque contava com a suposta proteção do coronel Eduardo Félix de Oliveira –amigo de seu pai, o capitão Paulo Roberto da Silva Vieira, que, durante anos, esteve lotado no extinto Tacrim (Tribunal de Alçada Criminal).
O coronel Oliveira, por meio da Comunicação Social da PM, sempre negou manter relação de proteção ao soldado Vieira ou a qualquer outro dos acusados de integrar o grupo Os Highlanders. A Folha tenta entrevistar Oliveira desde 2009 sobre a suposta proteção, mas ele sempre se nega a falar.
CurtirCurtir
se o secretário da segurança pode usar um reporter para prejudicar um subordinado, qual o problema de um outro grupo de “subordinados” prejudica-lo fazendo vazar imagens coletadas de forma legal….
quem é o canalha na estória…
CurtirCurtir
Vejam se ficou ruim pra PM DF.
este dinheiro vem da arrecadação de impostos de são paulo!
e a nossa policia civil ganhando MERRECA !!!!!
GREVE JÁ!!!!!
TABELA DOS QUADROS DE POSTOS E GRADUAÇÕES DA PMDF E SEUS RESPECTIVOS VENCIMENTOS APÓS A PUBLICAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO
22 de fevereiro de 2011 10:55
Anônimo disse…
TABELA DOS QUADROS DE POSTOS E GRADUAÇÕES DA PMDF E SEUS RESPECTIVOS VENCIMENTOS APÓS A PUBLICAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO.
QUADROS EXISTENTE HOJE NA PMDF E SUAS RESPECTIVAS VAGAS.
TEMPO NA FUNÇÃO/NÍVEIS
VENCIMENTOS
Coronel PM
NÍVEL ÚNICO
R$ 23.275,00
Tenente-Coronel PM
03 ANOS /NÍVEL 03
R$ 21.413,00
02 ANOS/ NÍVEL 02
R$ 20.947,50
O1 ANO / NÍVEL 01
R$ 20.482,00
Major PM
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 20.016,50
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 19.561,00
01 ANO / NÍVEL 01
R$ 18.852,75
Capitães
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 18.387,25
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 17.921,75
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 17.456,25
Primeiro-Tenente PM
03 ANO/NÍVEL 01
R$ 17.400,00
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 17.300,00
01 ANO/NÍVEL 03
R$ 17.223,50
Segundo-Tenente PM
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 17.117,00
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 16.687,00
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 16.257,00
SubTenetente
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 15.827,00
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 15.361,50
01 ANO/NÍVEL 01
R$14.430.50
1º Sargentos
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 13.965,00
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 13.499,50
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 13.034,00
2º Sargentos
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 12.568,50
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 11.870,25
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 11.404,75
3º Sargentos
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 10.939,25
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 10.473,75
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 10.008,25
Cabos
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 9.692,70
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 9.310,00
01 ANO/NÍVEL 01
R$ 9.298,00
Soldado
03 ANOS/NÍVEL 03
R$ 8.238,20
02 ANOS/NÍVEL 02
R$ 7.000,00
1 ANO/NÍVEL 01
R$ 5.952,20
Sodado de 2ª classe
Receberá o valor de 60% dos vencimentos do Sodado NÍVEL 03 COM TRÊS ANOS DE SERVIÇO.
R$ 4.942,28,00
Esta medida entra em vigor na data de sua publicação e revoga-se todas as disposições em contrário. 22 de fevereiro de 2011 10:57
CurtirCurtir
agora, com certeza nesta estória toda o grande PALHAÇO sem nenhuma dpuvida é o geraldinho
CurtirCurtir
Cunhado é foda, se fosse bom não começava pelo
CU,
né Geraldinho…rsrsrsrs….
CurtirCurtir
De outra parte, eu não consigo entender como é que imagens obtidas de um sistema de monitoramento perfeitamente lícito podem ser consideradas ESPIONAGEM.
A Semântica é um capítulo da gramática muito marginalizado entre a cúpula da segurança pública e o jornalismo paulista.
CurtirCurtir
De outra parte, eu não consigo entender como é que imagens obtidas de um sistema de monitoramento perfeitamente lícito podem ser consideradas ESPIONAGEM.
A Semântica é um capítulo da gramática muito marginalizado entre a cúpula da segurança pública e o jornalismo paulista…
CurtirCurtir
anonimo,
O problema não é o CUnhado… É não ter CUlhão para exonerar o Pinto…
CurtirCurtir
VAMOS FAZER UMA GREVE JA MAIS VISTA NO ESTADO DE SÃO PAULO, AQUELA DE 2008 FOI SÓ PARA AQUECER E AGORA VAMOS ESCRACHAR ESSE GOVERNO PERANTE A POPULAÇÃO. NÃO ADIANTA O JUDICIÁRIO DIZER QUE A NOSSA GREVE É ILEGAL, POIS AS GREVES DO JUDICIÁRIO SEMPRE OCORRERAM SEM PROBLEMAS E PELO QUE SEI O POVO FOI PREJUDICADO MAS ELES FAZEM ASSIM MESMO. A POLÍCIA PRECISA DE BOM SALÁRIO E PARA ISSO VAMOS OBRIGAR O GOVERNO TRATAR BEM A NOSSA INSTITUIÇÃO NEM QUE PARA ISSO TEMOS QUE ENTRAR EM GREVE. RESPEITE A POLÍCIA!
CurtirCurtir
GREVE, É A ÚNICA ESPERANÇA DE SERMOS OUVIDOS
CurtirCurtir
17/03/2011 – 14h56
PT e PSDB “duelam” por CPI na Assembleia de São Paulo
DE SÃO PAULO
A Assembleia Legislativa de São Paulo viveu nesta quarta-feira (16) um inusitado primeiro dia de trabalho por causa de um duelo entre PT e PSDB para ver quem havia chegado em primeiro lugar no serviço de protocolo de CPIs, que fica dentro do plenário da Casa.
A confusão começou logo cedo, às 9h, quando um assessor do PSDB, que amanheceu na porta do plenário para protocolar 11 pedidos de CPI foi surpreendido pela presença de um assessor do PT, que amanheceu dentro do plenário, relata Fernando Gallo, repórter de Poder da Folha.
Ambos tentaram, sem sucesso, convencer a funcionária responsável a abrir o relógio de ponto. Sem saber o que fazer, ela consultou a Presidência da Assembleia, que determinou que nada fosse feito até que se encontrasse uma solução para o problema.
A corrida para o protocolo de CPIs se deve ao fato de que a Casa só instala cinco CPIs por vez, e na ordem de chegada. No começo da última legislatura, em 2007, os tucanos protocolaram dezenas de pedidos de CPI de menor importância para evitar que o governo estadual fosse fiscalizado.
“Desta vez, o PT armou uma estratégia para evitar que o mesmo ocorresse na atual legislatura. Um assessor driblou a segurança da Casa e entrou em plenário antes do início dos trabalhos”, comenta Gallo no áudio a seguir.
CurtirCurtir
a ultima parte falada na rede bandeirantes é a verdade verdadeira!o secretario quer acabar com a pc!será que é por causa que ele é pm??quem responde?CADE AS FOLHAS DE SULFITE DO PLANTÃO!CHEGA DE FICAR CORTANDO REBARBAS DE FOLHAS DE IMPRESSORAS MATRICIAIS PORRA!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
REUNIÃO NA SSP
PROJETO DE CARGOS E SALÁRIOS
ALTERNATIVA DAS CARREIRAS OPERACIONAIS À REESTRUTURAÇÃO DGP
A Diretoria do SIPESP e Delegados Sindicais foram recebidos em 16 de março de 2011 na Secretaria da Segurança Pública pelo Secretário Adjunto Dr. Arnaldo Hossepian S. L. Junior. A reunião foi marcada pessoalmente pelo titular da SSP Dr. Antonio Ferreira Pinto que não pôde comparecer em virtude dos fatos turbulentos que são de conhecimento público.
A reunião transcorreu da mesma forma franca e cordial como as anteriores que realizamos com o titular da pasta, e observamos haver total sintonia entre o Secretário e o Secretário Adjunto quanto a receber e encaminhar os pleitos do SIPESP ao Governo.
Ao usar da palavra, o Presidente Rebouças disse ao SSP Adjunto que desejamos um amplo debate onde todas as Carreiras Operacionais apresentem suas propostas, para que os benefícios sejam para toda a Polícia Civil, promovendo o “enxugamento” do excesso de Carreiras e exigindo o Nível Superior para ingresso nas remanescentes. “A Polícia Civil, somos todos nós e não alguns!”, declarou Rebouças.
Somente unidas as Carreiras Operacionais da Polícia Civil de São Paulo poderão resgatar sua dignidade e as propostas acima estão dentro da realidade, e do que julgamos possível, conduzindo todos a uma única e fundamental direção:
UNIR TODAS AS CARREIRAS OPERACIONAIS EM TORNO DE UM OBJETIVO.
A minuta disponível abaixo baseia-se no texto da reestruturação da DGP e também nas reestruturações implementadas em outros estados da federação como: Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e outros.
Faça o download do ofício encaminhado ao SSP e da integra da minuta aqui.
A Diretoria
1
LEI COMPLEMENTAR nº , de de de 2011
Dispõe sobre organização de cargos das carreiras Policiais Civis correspondente ao Quadro da Secretaria da Segurança Pública e dá providências correlatas.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei Complementar:
Artigo 1º – Ficam extintas as atuais carreiras Policiais Civis de Agente Policial, Agente de Telecomunicações Policial, Auxiliar de Papiloscopista Policial e Carcereiro Policial.
§ 1º – Os cargos pertencentes às carreiras extintas nos termos do caput deste artigo, providos ou vagos, ficam com sua denominação alterada para Agente de Polícia, respeitado o tempo de exercício na carreira anterior.
§ 2º – Aos atuais ocupantes dos cargos das carreiras extintas fica assegurado o direito de opção à manutenção da nomenclatura originária daquelas com a permanência no respectivo cargo até sua vacância, mediante requerimento, no prazo de 60 (sessenta) dias contados da promulgação desta Lei Complementar.
§ 3º – Serão observados os direitos adquiridos e o tempo de efetivo exercício na carreira, para o enquadramento nas classes previstas nesta Lei Complementar, em favor dos atuais integrantes das carreiras extintas que não optarem pela permanência no respectivo cargo.
§ 4º – As atribuições das carreiras remanescentes de Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia, são descritas no Anexo I, que integra esta Lei Complementar.
2
§ 5º – O desempenho de atribuições diferenciadas daquelas correspondentes aos cursos de formação da Academia de Polícia originalmente ministrados aos ocupantes de cargos das carreiras extintas, mencionadas neste artigo, dependerá de cursos complementares destinados à prévia capacitação dos ocupantes de cargos da carreira de Agente de Polícia para novas funções.
Artigo 2º – As carreiras Policiais Civis ficam estruturadas, para efeito de escalonamento e promoção, em conformidade com a carreira de Delegado de Polícia, a qual subordina hierarquicamente todas as demais, sendo exercidas em Regime Especial de Trabalho Policial – RETP.
Artigo 3º – Os cargos Policiais Civis de provimento efetivo passam a ter a mesma denominação da respectiva carreira e seus titulares ficam escalonados em cinco classes, dispostas hierarquicamente de acordo com o grau de complexidade das atribuições e o nível de responsabilidade, em ordem crescente, na seguinte conformidade:
I – 4ª classe;
II – 3ª classe;
III – 2ª classe;
IV – 1ª classe;
V – classe especial.
§ 1º – O provimento mediante nomeação para os cargos efetivos da Polícia Civil de que trata esta Lei Complementar dar–se–á na 4ª classe da respectiva carreira, será precedido de aprovação em concurso público de provas e títulos e far–se–á em caráter de estágio probatório, com período de 1.095 (um mil e noventa e cinco) dias de efetivo exercício, obrigatoriamente em unidade territorial de polícia judiciária.
Artigo 4º – Durante a fase inicial do período de estágio probatório, o Policial Civil de 4ª classe, de que trata esta Lei Complementar, será submetido a curso de formação técnico–profissional a título de pós–graduação, na Academia de Polícia, pelo qual será verificado o preenchimento dos seguintes requisitos:
I – conduta ilibada, na vida pública e na vida privada;
II – aptidão;
III – disciplina;
3
IV – assiduidade;
V – dedicação ao serviço;
VI – eficiência.
§ 1º – A apuração da conduta de que trata o inciso I, do caput, que abrangerá também o tempo anterior à nomeação, será efetuada pela Corregedoria Geral da Polícia Civil, nos termos de regulamentação editada pelo Secretário da Segurança Pública.
§ 2º – O atendimento aos requisitos aludidos nos incisos II a VI será apurado na forma estabelecida em regulamento de iniciativa do Secretário da Segurança Pública.
§ 3º – O Policial Civil de 4ª classe aprovado no curso de formação técnico–profissional e que preencher os requisitos dos incisos I a VI deste artigo, vencido o período de estágio probatório, obterá estabilidade, mediante publicação oficial de apostila pelo Órgão Subsetorial de Recursos Humanos, independentemente de qualquer outra condição, permanecendo na 4ª classe até superveniência de promoção.
§ 4º – Será exonerado o integrante de carreira Policial Civil de 4ª classe que não obtiver certificado de conclusão do curso de formação técnico–profissional ou, a qualquer tempo, não preencher os demais requisitos estabelecidos para o estágio probatório, assegurados, no devido procedimento legal, o contraditório e a ampla defesa.
§ 5º – A nomeação, exoneração e demissão dos integrantes das carreiras Policiais Civis somente ocorrerão por ato privativo do Governador do Estado, admitida a delegação do ato de exoneração ao Secretário da Segurança Pública quando esta se processar a pedido do interessado.
Artigo 5º – A investidura em cargo das carreiras Policiais Civis, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia, de que trata esta Lei Complementar, na 4ª classe, ocorrerá mediante prévio concurso público na forma estabelecida na Lei Orgânica da Polícia Civil, instaurado por autorização do Delegado–Geral de Polícia.
§ 1º – Constituem exigências prévias para inscrição no concurso público tratado no caput deste artigo:
4
I – formação de ensino superior em qualquer área do conhecimento, certificada através de diploma universitário, reconhecido pelo órgão ou instituição competente na forma da legislação aplicável, para as carreiras de Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia;
II – habilitação legal para direção de veículos automotores, no edital especificados;
III – aptidão física e psicológica para utilização de arma de fogo;
§ 2º – O candidato ao ingresso em carreira da Polícia Civil deverá declarar, por escrito, no ato de sua inscrição, o atendimento às exigências previstas neste artigo, com entrega de hábil documento oficial comprobatório, até a data de início da fase de exame oral do certame.
Artigo 6º – A promoção, para os efeitos desta Lei Complementar, é a passagem do Policial Civil de uma classe para outra classe imediatamente superior da mesma carreira, mantida a original titularidade do cargo efetivo.
§ 1º – A promoção do Policial Civil ocorrerá após o interstício de 8 (oito) anos de efetivo exercício na 4ª classe e após 6 (seis) anos em cada uma das demais classes, mediante o preenchimento dos requisitos previstos nesta Lei Complementar.
§ 2º – Constituem requisitos para a promoção, além de interstício previsto no parágrafo anterior:
I – conclusão de Curso Específico de Aperfeiçoamento, ministrado pela Academia de Polícia, para promoção da 3ª classe para 2ª classe e para promoção da 1ª classe para classe especial, em todas as carreiras;
II – inocorrência de punição disciplinar:
a) com as penas de advertência ou de repreensão, nos 12 (doze) meses anteriores;
5
b) com as penas de multa ou de suspensão nos 24 (vinte e quatro) meses anteriores.
Artigo 7º – Todos os cursos ministrados pela Academia de Polícia, para as carreiras de que trata esta Lei Complementar, serão considerados como de pós–graduação, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e respectiva regulamentação.
Artigo 8º– A diferença de vencimentos entre cada uma das classes das carreiras Policiais Civis, de que trata esta lei Complementar, será de no mínimo 20% (vinte por cento), considerados o salário base e a gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial – RETP, sem prejuízo de quaisquer outras vantagens pecuniárias recebidas.
Parágrafo único – Os vencimentos dos integrantes das carreiras Policiais Civis ficam fixados em 70% (setenta por cento) do valor fixado à carreira de Delegado de Polícia, na conformidade do Anexo II, que integra esta Lei Complementar.
Artigo 9º – A atividade desempenhada por Policial Civil, em qualquer caso, e qualquer carreira, será sempre considerada penosa, insalubre e perigosa, em grau máximo, para todos os efeitos legais.
Artigo 10 – Esta Lei Complementar e suas Disposições Transitórias aplicam–se aos ocupantes de funções–atividades de idêntica denominação à dos cargos das carreiras Policiais Civis, bem como aos inativos e aos pensionistas.
Artigo 11 – As funções de direção, chefia e encarregatura caracterizadas como atividades específicas das carreiras Policiais Civis serão retribuídas com gratificação pro labore, calculada mediante a aplicação de percentuais sobre o valor do padrão de vencimento da Classe Especial da respectiva carreira, na conformidade do Anexo I desta Lei Complementar.
Artigo 12 – Os dispositivos adiante mencionados passam a vigorar com a seguinte redação:
6
I – da Lei Complementar nº 696, de 18 de novembro de 1992, com redação dada pela Lei Complementar nº 1.020, de 23 de outubro de 2007 e pela Lei Complementar nº 1.114, de 26 de maio de 2010:
b) o artigo 3º:
“Artigo 3º – Os valores do Adicional de Local de Exercício ficam fixados na seguinte conformidade:
I – para o Local I:
a) R$ 1.260,00 (mil duzentos e sessenta reais), para as carreiras de Delegado de Polícia, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia;
b) R$ 780,00 (setecentos e oitenta reais), para as carreiras de Auxiliar de Necropsia, Desenhista Técnico-Pericial e Fotógrafo Técnico-Pericial;
c) R$ 740,00 (setecentos e quarenta reais), para a carreira de Atendente de Necrotério Policial.
II – para o Local II:
a) R$ 1.575,00 (mil quinhentos e setenta e cinco reais), para o Delegado Geral de Polícia e para as carreiras de Delegado de Polícia, Médico Legista, Perito Criminal, Escrivão de Polícia, Investigador de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente de Polícia;
b) R$ 975,00 (novecentos e setenta e cinco reais), para as carreiras de Auxiliar de Necropsia, Desenhista Técnico-Pericial e Fotógrafo Técnico-Pericial;
7
c) R$ 925,00 (novecentos e vinte e cinco reais), para as carreiras de Atendente de Necrotério Policial.” (NR)
II – o inciso I do artigo 10 da Lei Complementar nº 207, de 5 de janeiro de 1979;
“I – classe: universo de servidores públicos de carreira sob mesma denominação e amplitude de vencimentos.”
III – o artigo 44 da Lei Complementar nº 207, de 5 de janeiro de 1979;
“Artigo 44 – O exercício dos cargos da Polícia Civil dar–se–á, necessariamente, em Regime Especial de Trabalho Policial – RETP, o qual é caracterizado por:
I – jornada de 44 (quarenta) horas semanais;
II – condições precárias de segurança;
III – possibilidade de acionamento emergencial a qualquer hora do dia ou da noite;
IV – proibição do exercício de outras atividades profissionais remuneradas, exceto o desempenho daquelas relativas à educação, ensino ou difusão de natureza técnica, científica ou cultural, realizadas fora do horário que compreender a jornada de trabalho.
§ 2º – À sujeição ao regime de que trata este artigo corresponde gratificação que se incorpora aos vencimentos para todos os efeitos legais.” (NR).
IV – o caput do artigo 5º, da Lei Complementar nº 696, de 18 de novembro de 1992, alterado pelo artigo 2º da Lei Complementar nº 1045, de 15 de maio de 2008:
“Artigo 5º – O Policial Civil perderá o direito ao Adicional de Local de Exercício nas hipóteses de afastamentos, licenças e ausências de qualquer natureza, salvo nos casos de faltas abonadas, férias, licença–prêmio, licença gestante, licença adoção, licença paternidade, licença compulsória, em que esteja licenciado, afastado ou que venha a ser afastado para tratamento de saúde
8
decorrente de lesão sofrida em serviço ou em razão do exercício da função de Policial Civil, ou de doença profissional, gala, nojo, júri, contribuição para banco de sangue, exercício no caso de remoção e afastamento decorrente de mandato de representação classista ou sindical.” (NR);
V – o artigo 4º B da Lei Complementar nº 857, de 20 de maio de 1999, incluído pelo inciso IV do artigo 1º da Lei Complementar nº 989, de 17 de janeiro de 2006:
“Artigo 4º B – O pagamento da indenização de que trata o artigo 4º A será autorizado pelo Governador do Estado, mediante decreto, identificando o período de vigência e tomando por base a necessidade do serviço policial e a disponibilidade do Tesouro.” (NR);
VI – o artigo 1º das Disposições Transitórias da Lei Complementar 1.063, de 13 de novembro de 2008:
“Artigo 1º – Os atuais Delegados de Polícia de 5ª e de 4ª Classes serão enquadrados na 4ª classe, mantida a ordem de classificação.”
VII – o artigo 1º das Disposições Transitórias da Lei Complementar 1.064, de 13 de novembro de 2008:
“Artigo 1º – Os atuais Policiais Civis de 5ª e de 4ª Classes serão enquadrados na 4ª classe da mesma carreira, mantida a ordem de classificação.”
Artigo 13 – As despesas resultantes da aplicação desta Lei Complementar correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento, suplementadas se necessário.
Artigo 14 – Esta Lei Complementar e suas Disposições Transitórias entram em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
9
Disposições Transitórias
Artigo 1º – Os atuais titulares de cargos Policiais Civis ficam escalonados hierarquicamente, de acordo com o tempo de efetivo exercício na respectiva carreira, na seguinte conformidade:
I – na 4ª classe: até 8 (oito) anos;
II – na 3ª classe: mais de 8 (oito) anos e até 14 (quatorze) anos, ou já ocupantes de cargo de 3ª Classe;
III – na 2ª classe: mais de 14 (quatorze) anos e até 20 (vinte) anos, ou já ocupantes de cargo de 2ª Classe;
IV – na 1ª classe: mais de 20 (vinte) anos e até 26 (vinte e seis) anos, ou já ocupantes de cargo de 1ª classe;
V – na classe especial: mais de 26 (vinte e seis) anos, independentemente do tempo de efetivo exercício na carreira.
Parágrafo único – Os títulos dos integrantes de todas as carreiras de que trata esta Lei Complementar, serão apostilados pelos respectivos Órgãos Subsetoriais de Recursos Humanos.
Artigo 2º – O provimento em cargo efetivo das carreiras Policiais Civis, de que trata esta Lei Complementar, de candidatos aprovados em concursos públicos de ingresso, em andamento ou encerrados, com prazo de validade em vigor, dar–se–á em conformidade com o disposto no artigo 4º, desta Lei Complementar.
PALÁCIO DOS BANDEIRANTES, de de 2011.
GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKIMIN FILHO
Governador do Estado
10
ANEXO I
Memorial descritivo das atribuições das carreiras Policiais Civis
ESCRIVÃO DE POLÍCIA
Habilitação profissional: Formação de ensino superior em qualquer área do conhecimento, certificada através de diploma universitário, reconhecido pelo órgão ou instituição competente na forma da legislação aplicável e aprovação em curso de formação técnico–profissional a título de pós–graduação, na Academia de Polícia.
Jornada de trabalho: 44 horas semanais.
Atribuições
Descrição sumária: lavrar e subscrever os autos e termos de sua competência, adotados na atividade de polícia judiciária, de forma continua, providenciando sua tramitação normal, sob orientação do Delegado de Polícia.
Descrição detalhada:
1. Cumprir os horários estabelecidos, bem como concorrer às escalas de serviços e operações especiais quando convocado;
2. Cumprir ordens, despachos e outras determinações legais emanadas do Delegado de Polícia;
3. Executar os trabalhos cartorários das unidades policiais;
4. Lavrar e subscrever os autos e termos de sua competência, adotados na atividade de polícia judiciária, de forma contínua, providenciando sua tramitação normal, sob orientação do Delegado de Polícia;
5. Contribuir para a preservação do patrimônio da unidade policial e zelar pelos equipamentos e materiais sob sua responsabilidade;
6. Adotar providências necessárias à expedição de mandados, dentre outros, de intimação às partes e requisição de servidores públicos, a fim de serem inquiridos;
7. Expedir certidões e providenciar cópia de documentos, após deferimento do Delegado de Polícia;
8. Providenciar o recolhimento da fiança arbitrada pela autoridade policial;
9. Acautelar objetos e valores vinculados a procedimento investigatório, em conformidade com o despacho do Delegado de Policia;
11
10. Dar destinação a objetos e documentos vinculados a procedimentos policiais sob sua responsabilidade, cumprindo despacho do Delegado de Polícia;
11. Providenciar requisição de exame pericial, no curso do procedimento policial;
12. Organizar mapas de estatística criminal e relatórios mensais das atividades do cartório sob sua responsabilidade e contribuir para a atualização dos arquivos da unidade policial;
13. Impedir a retirada da unidade policial de autos de procedimentos policiais, sem a expressa autorização do Delegado de Polícia;
14. Exercer atividades administrativas de interesse Policial Civil ou de segurança pública;
15. Conduzir viaturas policiais, quando necessário.
16. Ao proceder o indiciamento dos eventuais acusados em inquéritos policiais e / ou flagrantes, colher as impressões digitais na forma da legislação.
12
INVESTIGADOR DE POLÍCIA
Habilitação profissional: Formação de ensino superior em qualquer área do conhecimento, certificada através de diploma universitário, reconhecido pelo órgão ou instituição competente na forma da legislação aplicável e aprovação em curso de formação técnico–profissional a título de pós–graduação, na Academia de Polícia.
Jornada de trabalho: 44 horas semanais.
Atribuições
Descrição sumária: executar os serviços de polícia judiciária e investigativa ou administrativa, sob a direção da autoridade policial ou do superior imediato, além de todas as atividades previstas em lei, inerentes ao exercício de seu cargo.
Descrição detalhada:
1. Cumprir os horários estabelecidos, bem como concorrer à escala de serviço e operações especiais para as quais seja designado;
2. Conduzir viaturas policiais;
3. Zelar pela manutenção das viaturas, dos equipamentos, armas e demais utensílios móveis e imóveis de sua unidade policial;
4. Velar permanentemente sobre todos os fatos e atos que possa interessar à prevenção e repressão de infrações penais;
5. Deter, apresentando à autoridade policial competente, quem quer que seja encontrado em flagrante delito;
6. Permanecer em sua unidade policial durante o horário de trabalho, somente se ausentando quando autorizado ou nos casos previstos em lei ou regulamento;
7. Guardar sigilo sobre serviços que lhes forem confiados;
8. Dar ciência imediata à autoridade policial de fato ou ato delituoso;
9. Zelar pela manutenção da ordem pública em geral;
10. Cumprir com presteza as diligências e determinações superiores;
11. Executar em trabalho de equipe operações de resgate de reféns;
12. Realizar treinamento constante com finalidade de manter-se preparado para o enfrentamento de situações de alto risco;
13. Dar apoio tático operacional às unidades policiais, quando requisitado;
14. Manter cadastro e arquivo de criminosos e do crime organizado;
15. Exercer segurança para dignitários;
16. Executar outras operações de caráter especial;
13
17. Proceder à investigação criminal, mediante ciência e supervisão da autoridade policial, valendo-se de todos os mecanismos legais disponibilizados;
18. Deslocar-se imediatamente, quando não houver impedimento devidamente justificado, ao local da infração penal, providenciando para que não se alterem o estado e a conservação da coisa até a realização da perícia;
19. Realizar levantamento preliminar de local de crime ou que demande investigação policial, colhendo materiais e informações necessárias às providências da autoridade policial, quando houver risco de graves prejuízos à formação da prova pela ausência de perito oficial;
20. Emitir relatórios circunstanciados do curso das investigações;
21. Manter atualizados os arquivos e dados estatísticos da unidade policial, relativos à incidência criminal e seus infratores;
22. Atender ao público e registrar delitos e ocorrências trazidos ao seu conhecimento, dando ciência à autoridade policial;
23. Coordenar, participar de atividades operacionais, tais como: barreiras, operações de cumprimento de mandados de busca e apreensão;
24. Cumprir, quando designado, mandados policiais e judiciais;
25. Executar outras operações de caráter especial;
14
AGENTE DE POLÍCIA
Habilitação profissional: Formação de ensino superior em qualquer área do conhecimento, certificada através de diploma universitário, reconhecido pelo órgão ou instituição competente na forma da legislação aplicável e aprovação em curso de formação técnico–profissional a título de pós–graduação, na Academia de Polícia.
Jornada de trabalho: 44 horas semanais.
Atribuições
Descrição sumária: executar os serviços de polícia judiciária ou administrativa, sob a direção da autoridade policial ou do superior imediato, além de todas as atividades previstas em lei, inerentes ao exercício de seu cargo.
Descrição detalhada:
1. Conduzir viaturas policiais;
2. Cumprir os horários estabelecidos, bem como concorrer à escala de serviço e operações especiais para as quais seja designado;
3. Zelar pela manutenção das viaturas, dos equipamentos, armas e demais utensílios móveis e imóveis de sua unidade policial;
4. Operar todos os equipamentos de comunicação disponíveis na unidade policial a que pertencer;
5. Proceder à entrega de notificações e intimações que lhe forem determinadas;
6. Informar a unidade policial, através de relatório sobre a conclusão de diligências que lhe forem incumbidas;
7. Operar sistema de comunicação nas centrais de rádio da polícia civil;
8. Controlar o tráfego de informações via rádio entre bases fixas, móveis e portáteis;
9. Utilizar linguagem técnica na radiocomunicação;
10. Zelar pelo equipamento de radiocomunicação;
11. Organizar e manter atualizados mapas de localização de ruas e logradouros;
12. Manter cadastro de endereços e telefones de todas as unidades policiais do Estado, bem como de todos os policiais lotados em sua unidade policial;
13. Fazer, quando competente para tanto, a manutenção e conserto dos equipamentos de radiocomunicação;
14. Desenvolver, sempre que possível, projetos, aplicativos e sistemas informatizados de interesse da Polícia Civil;
15. Proceder, quando competente, à instalação, manutenção e substituição dos equipamentos de informática;
15
16. Dar suporte técnico, quando possível, aos projetos, aplicativos e sistemas informatizados da Polícia Civil;
17. Executar, quando competente, o cadastramento e alimentação dos programas e aplicativos informatizados da Polícia Civil;
18. Providenciar a expedição de requisição para fins de exame pericial;
19. Solicitar auxílio de órgãos técnicos quando necessário;
20. Executar serviços de carceragem e transporte de presos provisórios, sob custódia da Polícia Civil, quando determinado;
21. Proceder à coleta de impressões digitais inclusive em cadáveres, quando competente, para a devida instrução de procedimento de polícia judiciária.
22. Elaborar relatório diário das atividades desenvolvidas, formatando estatisticamente os registros efetuados, sua natureza e providências adotadas;
23. Atuar no recebimento e emissão de expedientes da unidade policial, mantendo organizado o correspondente arquivo documental;
24. Exercer atividades administrativas de interesse Policial Civil ou de segurança pública;
CurtirCurtir
Até que enfin o Datena acordou…magoou porque perdeua entrevista para a Globo e desceu a lenha no Sec…
CurtirCurtir
Mentiras e mais mentiras na lavanderia de dinheiro e roupa suja da casa tucana da Maria Juana que se transformou a Polícia Civil.
CurtirCurtir
ACREDITE SE QUISER, MAS UM DOS PRINCIPAIS DEFENSORES DO FERREIRA PINTO NA MÍDIA JORNALÍSTICA É CONTRA A PERMANÊNCIA DO MESMO NA PASTA DA SEGURANÇA. DATENA, NAS OPORTUNIDADES QUE TEM TIDO EM SEU PROGRAMA DE RÁDIO, FAZ CRÍTICAS A FERRENHAS AO SECRETÁRIO E CHEGOU A DIZER QUE SE O ALCKMIN NÃO TOMAR UMA ATITUDE RAPIDAMENTE A COISA VAI FICAR PRETA. DATENA TENTOU FAZER UMA ENTREVISTA COM FERREIRA PINTO, NÃO CONSEGUIU. AGORA QUE O SECRETÁRIO CEDEU ENTREVISTA À GLOBO ACHO QUE AS CRÍTICAS IRÃO AUMENTAR. FIZ ESSE COMENTÁRIO HOJE ÀS 11:51, POIS É, AGORA NO PROGRAMA BRASIL URGENTE REALMENTE AS CRÍTICAS AUMENTARAM. DATENA DESCEU A LENHA NO SECRETÁRIO E, ACREDITO EU, NUMA MENSAGEM SUBLIMINAR SUGERIU AO GOVERNADOR QUE O DEMITISSE.
CurtirCurtir
O datena acabou de falar da crise na SSP, desceu a lenha no Secretário, por ter privilegiado a Globo em uma entrevista. A coisa tá insustentável.
CurtirCurtir
O Datena nunca gostou da Polícia Civil….esta transtornado por que perdeu o “furo de reportagem” a entrevista com o Secretário para a Rede Globo……Não acredito nesse Datena nem a pau juvenal…..ele só quer chamar a atenção quer também ser vingativo a todo custo ….Vai leva o cachorro pra passear. Datena…………………………….Por que não fala de AUMENTO SALARIAL?????????????????????????
CurtirCurtir
Não interessa se vai ficar o Secretário ou a Maria Joana……quero saber do AUMENTO DE SALÁRIO.
CurtirCurtir
O que mais falta acontecer ???????? pra que mudanças ocorram na pasta. Vamos torcer para que essa crise surta efeitos positivos para a nossa Insituição.Chega de ipocrisia. Deus nos ajude. Vamos vencer.
CurtirCurtir
Nós ficamos 16 anos nessa merda….todos querendo adiantar o lado e pau na bunda dos trouxas…….agora derepente aparece o Datena “o bom Samaritano” para defender a Polícia Civil
CurtirCurtir
Mesma conversa do caso da escrivã.
a culpa é do vazamento, não se apura o crime.
A SECRETARIA DE SEGURANÇA DE SÃO PAULO NÃO É SERIA.
INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ.
QUEM ESTIVER DESCONTENTE QUE FAÇA GREVE.
É A ÚNICA LINGUAGEM QUE ESSES CRÁPULAS ENTENDEM.
ACABANDO O PRAZO DA RESPOSTA DELES….ABRIMOS A GREVE.
CurtirCurtir
A nossa situação é seguinte…..não temos salário nem para manter uma família.
Teve pai de familia que escreveu aqui no blog que não tinha dinheiro para comprar um presente para seu filho no Natal e narrou ainda que começou a chorar.
Se vai ficar o Secretário ou caso ele venha a sair o que vai mudar???? Nada
Acredito que eles estão tirando o foco da situação “”SALÁRIO “”
CurtirCurtir
A PÁSCOA CHEGOU E DIGO:
NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR A PORRA DE UM OVO DE PÁSCOA!!!
E QUEREM VIR COM AUMENTO DE 8% PARA SETEMBRO.
É BRINCADEIRA……….
ATÉ O COELHINHO DA PÁSCOA FOI EMBORA DA MINHA CASA…O PAPAI NOEL JÁ FOI FAZ MUITO TEMPO…
ATÉ TU COELHINHO????
CurtirCurtir
Datena… fala ai cade meu salário ?????????
CurtirCurtir
Leiam o comentário do ” TIRAPOL FAVELADO E PERIGOSO’………..Mais um amigo que não tem dinheiro para comprar um Ovo de Páscoa…….
Datena seu salário é de milhão e o nosso não
Estamos cansados desse TEATRINHO do “” dá o tapa e esconde a mão”””
CurtirCurtir
FALA-SE EM GREVE, SERÁ QUE VAI SER AMANHÃ OU NO DIA DA MENTIRA
CurtirCurtir
JÁ ESTOU COLOCANDO ARMADILHA PARA PEGAR O COELHO DA PASCOA DESSE ANO, PASSA TÃO RÁPIDO QUE NEM VEJO, QUANDO VOU PEGAR O RAIO DO OVO DO COELHO JÁ ESTAMOS EM MAIO
CurtirCurtir
O aumento de salário para a Polícia Civil será anunciado pelo Governador do Estado em uma solenidade que ocorrerá no dia de inauguração do estádio do Corinthians !
Tá logo aí !
CurtirCurtir
CONCORDO COM O “PESCADOR DA PONTE PENSIL”,,,, MESMO CAINDO OU SAINDO O SECRETARIO A ADMINISTRAÇÃO DA POLICIA NÃO MUDA….ESSE NEGOCIO DE DATENA FICAR DEFENDO O DR. DESGUALDO TBEM É UM PÉ NO SACO…O DR. DESGUALDO FICOU OITO ANOS NO COMANDO DA DGP E NÃO FEZ ABSOLUTAMENTE NADA PRA MELHORAR NOSSO SALÁRIO, ISSO PQ. ESTAMOS SEM REPOSIÇÃO SALARIAL JÁ FAZ NÃO SEI QUANTOS ANOS….ÑÃO DÁ NEM PRA FALAR EM AUMENTO SALARIAL, SEM FALAR EM REPOSIÇÃO…NÃO TEMOS NENHUMA COISA E NEM OUTRA…ACHO TBEM Q. TUDO ISSO TA TIRANDO O FOCO DA NOSSA RELA SITUAÇÃO, SALARIO DE MERDA, COM GOVERNADOR DIZENDO Q. SÓ DAQUI ALGUNS MESES PODE FALAR EM ALGUMA COISA, ACORDA PESSOALLL E NÃO DÁ NEM PRA CONTAR COM GREVE DOS MARUJAS, PQ. ESSES NÃO ESTÃO NEM AÍ COM NADA, É UMA MINORIA….NOS FALTA CULTURA PRA CUSPIR NESSA ESTRUTURA….
CurtirCurtir
PARA O “PESCADOR DA PONTE PENSIL” E “SEM ESPERANÇA”.
O DATENA REALMENTE NÃO É UMA FIGURA MUITO BEM QUISTA NO MEIO POLICIAL, POIS ÀS VEZES FALA ALGUMAS COISAS QUE NÃO TEM NADA A VER, MAS PRA QUEM OUVIU O QUE FOI DITO POR ELE HOJE NO BRASIL URGENTE HÁ DE CONVIR QUE É TUDO QUE NÓS, SEM HIPOCRISIA, QUERÍAMOS FALAR PARA O SECRETÁRIO. A CRÍTICA QUANDO VEM DE ALGUÉM QUE SÓ ELOGIAVA DEVE TER UM GOSTO MUITO ÁCIDO. E A QUESTÃO, SEGUNDO O DATENA, NEM FOI A ENTREVISTA À GLOBO, MAS SIM O FATO DE O SECRETÁRIO TER PROMETIDO UMA ENTREVISTA ESCLUSIVA COM A BAND PRIMEIRO E NÃO TER CUMPRIDO A PALAVRA.
CurtirCurtir
EU NO DIÁRIO 16/03/2011 14h13
Corregedoria da Polícia Civil de SP garante mordomias a delegados
ivan cardoso moreira
ivan_c_mr@uol
Compartilhe
Tamanho da letra
Imprimir
Sou Carcereiro há 20 anos, estou há 7 meses trabalhando no PRESIDIO DA POLICIA CIVIL, e concordo com tudo que li pertinente as mordomias que grande parte dos funcionários que lá trabalham recebem, é pura Verdade que os cinco DELEGADOS usufruem de TV A CABO E INTERNET a vontade que é pago pelo ESTADO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, EXISTEM UM NUMERO EXCESSIVO DE FUNCIONARIOS QUE TIRAM PLANTÃO DE 24 POR 72HS,E PARTE DESSES POLICIAIS TEM UM ESQUEMA FECHADO COM O CHEFE GERAL,RENATO BENEDITO CAMPELLO, DE COMPRA DE PLANTÕES,POR EXEMPLO,O POLICIAL COMPRA 3 DIAS,A 180 REAIS O DIA,100 REAIS DE CADA DIA VAI PARA O CHEFE RENATO, E TRABALHANDO 3 DIAS AQUELE POLICIAL IRA FOLGAR 20 DIAS, E O CHEFE DESIGNARA OUTROS FUNCIONARIOS QUE NÃO PARTICIPAM DESTE ESQUEMA PARA COBRIR ESTES PLÃNTÕES.O CHEFE RENATO TEM SEU BICO PARTICULAR NO WALMART DE GUARULHOS,TRABALHA NO PRESIDIO DE 2 A 6 FEIRA DAS 12 AS 17 HS, EU ACHO UM ABSURDO PORQUE PEGO 2 ONIBUS E UM METRO PARA VIR TRABALHAR,NÃO PARTICIPO DESTE ESQUEMA SUJO DE PLANTÕES, E ALEM DISSO TENHO QUE VER A DIRETORA, DRA TANIA MARA, QUE GANHA SEUS 8 MIL REAIS POR MES TER DOIS MOTORISTAS PARTICULARES, OS AGENTES POLICIAIS LUIZ E TADEU, PARA SAIR TODOS OS DIAS A PARTIR DAS 10HS DA MANHA DA ZONA NORTE E IR ATE A SUL BUSCA-LA PARA TRABALHAR E DEPOIS LEVA-LA EMBORA NUM FIAT PALIO VERMELHO VIATURA DESCARACTERIZADA PARA NÃO CHAMAR A ATENÇÃO, DE PLACAS DSA 3392, USUFRUINDO TAMBEM DE COMBUSTIVEL PAGO PELO ESTADO SENDO QUE A DIRETORA TEM CARRO PARTICULAR, E PARA FINALISAR, TUDO ISSO É DE CONHECIMENTO DA CORREGEDORIA E NINGUEM TOMA PROVIDENCIAS. Voltar Topo
CurtirCurtir
SEM ESPERANÇA, QUAL FOI O DGP QUE LUTOU PELA CARREIRA POLICIAL, SENTOU NA CADEIRA ESQUECEU DE TODOS, SO PENSA NAS MEDALHINHAS QUE RECEBE E DAS HOMENAGENS, DE RESTO NÃO FAZ NADA PRA NINGUEM,AS VEZES QUEM ESTA DO LADO É AJUDADO COM UMA PROMOÇÃO OU UMA BOA CADEIRA,DE RESTO TA TODO MUNDO REZANDO PRA QUEM TA EM CIMA CAIR,NÃO TEM AMIGO NÃO
TEM PARENTE NÃO TEM NINGUEM SO TEM QSJ E O RESTO QUE SE FODA.
GREVE GREVE GREVE
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Pessoaq, esta é quente….
Dizem na “rádio corredor” que todos os delegados que não fazem parte da chamada ” banda podre” da polícia civil vão fazer um protesto. Até já fretaram uma van para todos irem até a sede da Sewcretária.
CurtirCurtir
Onde esta o dinheiro do nosso aumento. Deve estar no estrangeiro “ALSTON”.
CurtirCurtir
Está armado até os dentes.
CurtirCurtir
É notório, não só nos corredores das delegacias de polícia que PM e PC vivem uma histórica luta por espaço.
Tal disputa tornou-se mais acirrada após o enfrentamento da greve de 2008.
Tentar atenuar os desentendimentos que temos com os mikes até mesmo em abordagens de rotina na rua deveria ser uma das prioridades do secretário.
Porém, o que vem acontecendo é exatamente o contrário. O SSP colocou no mesmo saco (palavras do Datena) todos os policiais civis, bons e maus, e protege a PM.
Na PM só tem santo, não tem ladrão de caixa eletrônico e não pega dinheiro na biqueira. Qaundo há algum escândalo é prontamente abafado.
Precisamos de um SSP que reprima a corrupção, mas que não generalize e persiga a instituição PC como um todo. Já temos sofrimentos demais.
Precisamos de alguém imparcial, talves um procurador do estado ou um desembargador. Ex-PM não. Não dá.
Umas das pautas da greve deveria ser a saída do SSP.
GREVE JÁ. NÃO PODEMOS NOS VENDER POR PROMESSAS DE REESTRUTURAÇÃO. É TUDO BALELA.
CurtirCurtir
Chega de bajularem estes malas fantasiados de militares, militar são componentes do Exército – Marinha e Aeronáutica.
as demais, são milícias estaduais, meia volta volverrrrrrrrrrrr.
Se faz necessário acabar com a ditadura dos estrelinhas da PM do estado de São Paulo.
Euclydes Zamperetti Fiori
CurtirCurtir
Eu racho de rir , pois alguns colegas estão acreditando que vai haver reestruturação. É apenas uma cartada do governo minha gente, a ordem é para que o SSP e DGP acalme os policiais com as promessas que até agosto vai acontecer, agosto de Deus só se for, acorda povão, eles querem retardar nossas decisões de entrar em GREVE JÁ. A ordem é essa, DESARTICULAR o movimento. VAMOS PARAR TUDO O QUANTO ANTES….GREVE GREVE GREVE GREVE E GRAVA É GREVE!
CurtirCurtir
qUEM FEZ ESSA BOSTA AI DE CIMA DEVE TER SIDO ALGUM DELEGADO PAU DE CU. TIRAR IMPRESSÃO DIGITAIS É SERVIÇO DE ESCRIVÃO NA PUTA QUE O PARIU. E TRABALHAR 44 HORAS QUANDO EU TRABALHO 40 ??? VAI AUMENTAR CARALHO !!! DIRIGIR VIATURA QUANDO NECESSÁRIO ???} ISSO NHÃO É ATRIBUIÇÃO NEM AQUI NEM NA CHINA. QUEM FEZ ESSA MERDA NÃO SABE O QUE É ATRIBUIÇÃO.
PROVIDENCIAR REQUISIÇÃO//// QUE REQUISITA IC E IML É O DELEGADO E NÃO O ESCRIVÃO. TRABALHAR 8 HORAS POR DIA E COMPARECER AOS PLANTÕES NÃO É ATRIBUIÇÃO, É DEVER, CAMBADA DE BURRO. E O QUE O ESCRIVÃO VAI FAZER NAS ” OPERAÇÕES ESPECIAIS” PARA AS QUAIS FOR CONVOCADOS??? COLOCAR UMA MESINHA DEBAIXO DO POSTE E FICAR SENTADO EXERCENDO UAS OUTRAS DIVERSAS ATRIBUIÇÕES, TODS BUROCRÁTICAS. E NEM VOU TERMINAR DE LER. JOGA ESSA MERDA NO LIXO.
CurtirCurtir
A profissão de policial exige postura radical de seus
integrantes em muitos aspectos. Por exemplo: O doutor
Desgualdo jamais poderia se encontrar informalmente
com o ex-delegado Fleury, uma vez que este fora expulso da instituição pelos motivos que já sabemos. Muitas vezes, policiais acima de qualquer suspeita,
acabam tendo sua carreira prejudicada, pelo simples fato de manterem relações de amizade com pessoas indevidas. Porém, se o objetivo era mesmo investigar o secretário, deveriaam ter se encontrado em um puteiro qualquer. Pelo menos, a probabilidade de
serem flagrados por uma câmera numm local destes
seria muito remota.
CurtirCurtir
Sou policial, assim como muitos aqui….
E nessa páscoa estou a espera dos ovos, pois o governo do estado da meu deu de presente o pinto. Até quando isso !!!!
CurtirCurtir
No programa Manhã Bandeirantes, comandado por José Luiz Datena. Estava agendada a entrevista do secretário pelo Datena no programa de hoje da TV Band, Brasil Urgente, e a Band foi “furada” pela Globo, ontem, que exibiu entrevista com o secretário. No ar, hoje pela manhã, pelas ondas do rádio, Datena cancelou a entrevista com o secretário, alegando que não ouviria o entrevistado pois ele já tinha dito tudo à Globo e esvaziado a entrevista de hoje.
CurtirCurtir
Novamente digo, “A PM QUER O PODER CUSTE O QUE CUSTAR”, SUBPREFEITURAS, ASSESSORIAS NO TJ, AL, MP PREFEITURA, FÓRUNS, DEFESA CIVIL, GCM, DENTRE OUTROS, A CÚPULA PM É ALTAMENTE CORRUPTA, MANTÉM ESQUEMA DE INFORMAÇÕES PRA CHANTAGEAR POLÍTICOS E, AGORA, COM APOIO DO INDÍGNO SSP TÁ PARTINDO PRA CARGA FINAL.
Sempre falei e ninguém acreditou, o pior está por vir.
AGUARDEM.
CurtirCurtir
Porra, os caras vão ao shopping justamente pegar uma filmagem e esquecem que podem ser filmados. Vai cagar, como um cara desse é nosso chefe. BURO PRA CARALHO…kkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Vamos supor que o encontro entre o PPF e o MAD foi casual. Tipo assim… os dois flanando pelo centro de compras e em determinado momento ambos se cruzam.
O MAD faz o que ?
Vira a cara?
Diz bom dia e vira a cara?
Diz ” Não posso ver visto em sua companhia ” e sai de lado ???
Situação difícil.
Quem não tem um amigo que aprontou alguma e foi exonerado.
Deixou de falar com ele por causa disso ?
Mas isso, se o encontro foi casual, né
Tiaguinho, fiquei na dúvida se escrevi casual da maneira correta.CurtirCurtir
Este caso do Governo realmente lembra aquela velha piada.
O cara pegou a mulher transando no sofá com o melhor amigo dele.
Ele resolve o problema, vendendo o sofá
O SSP passa um envelope para o Jornalista. O Governador e o SSP desviam o assunto culpando o vazamento do Vídeo (Sofá).
Depois ele vai na Globo e diz que se soubesse dos problemas do funcionário ele teria punido o funcionário. Qualquer um saber que o afastamento do funcionário só teria efeito rápido e político se fosse direto para mídia. Qual calo que este funcionário realmente pisou?
CurtirCurtir
Me desculpem , mas essas teorias de conspiração para o fim da policia judiciaria são dificeis de aturar!
A PC existe porque a “Constituição Federal” manda!
Ela terá que existir em cada estado por imposição legal.
Se o governador ou um secretariozinho no exercicio de suas funções não propicia os meios necessarios a um orgão sob sua administração de forma a tolher suas ações pratica crime!
Assim , se está se configurando isso, é dever do Ministério Público Estadual ou Federal investigar aqueles possiveis responsáveis!
Meganha fazer BO?
A lei não permite!
Abrir o olho é agora, ou teremos um estado perneta e fora da lei pela absoluta omissão dos quadros policiais e da sociedade civil sob lavagem cerebral desse governo que já se extende por 16 malditos anos!
CurtirCurtir
ME TIREM UMA DÚVIDA…
ALEM DO BRASIL, QUAIS PAISES AINDA CONTAM COM ESTA MAGNIFICA POLÍCIA, CHAMADA MILITAR…
(ACHO QUE É SÓ DO 3º MUNDO)
CurtirCurtir
PINGÃO: ah vc acha que estamos viajando?? Segura essa então… PM VAI ADMINISTRAR DELEGACIAS NAS CIDADES COM MENOS DE 10 MIL HABITANTES…
http://www.agora.uol.com.br/policia/ult10104u890433.shtml
VC DEVE SER NOVO DE PULISSA, APRENDA UMA COISA MEU FILHO: EM SP NÃO EXISTE CF. AQUI É UMA “CAPITUCANIA” HEREDITÁRIA ONDE A LEI É DO REI. SP TÁ CAGANDO PRA CF, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO A DIREITOS DE POLICIAIS.
CurtirCurtir
Enquanto isso a gloriosa PM continua somando mais poderes, vejam a matéria a baixo.
Será que o pinto prometeu umas estrelinhas de coronel ao DG depois de ele dar tudo na bandeja aos coxas.
TAMOS FUDIDOS
O LOCO
CPI JÁ
CADE A CONSTITUIÇÃO O pinto É SUPERIOR A C.F.
MP ACORDA MP TÃO RASGANDO A C.F. E LIMPANDO A BUNDA COM ELA.
SP reestrutura polícia e fecha delegacias
Folha de S.Paulo
O governo de São Paulo deu início a um pacote de mudanças na estrutura da segurança pública no Estado que deve afetar praticamente todas as 645 cidades paulistas e a forma de trabalhar das duas polícias estaduais.
Chamada pelo governo de “reengenharia”, a mudança inclui o fechamento de unidades da Polícia Civil nas cidades com menos de 10 mil habitantes e a aglutinação de distritos policiais nas cidades de maior porte.
Nessas cidades com pequena população, que representam 43% de todos os municípios do Estado, será a Polícia Militar a responsável pelo registro do boletim de casos de menor gravidade –que dispensam ação imediata dos investigadores.
Policiais civis que ficarão nas grandes cidades serão acionados quando houver crimes mais graves, como homicídios e flagrantes.
A reestruturação prevê a criação de polos da Polícia Civil para atender a população –uma espécie de superdelegacia. Hoje, 96 cidades de pequeno porte ficarão sem delegados exclusivos.
O principal objetivo da reestruturação, segundo o governo, é otimizar o emprego dos recursos públicos e melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.
Na avaliação do governo, 35 mil policiais civis é número suficiente para realizar uma investigação de qualidade, desde que ocorra o rearranjo.
“Há cidades que registram 80 ocorrências num ano”, disse o delegado-geral Marcos Carneiro Lima. “Isso não significa que elas deixarão de ser prestigiadas.” A capital também perderá delegacias –o cronograma deve ficar pronto no fim deste mês.
O governo iniciou a reestruturação em pelo menos 12 cidades. A estimativa do governo é a de completar a mudança até o final deste ano.
Dentro dessa “reengenharia”, será implantado um sistema de informatização que possibilitará a um PM registrar ocorrências que vão direto para o delegado.
Segundo a PM, num futuro próximo, o registro de ocorrências poderá ser feito pelo policial no próprio carro.
CurtirCurtir
Senhores Delegados de Policia.
Para derrubar este SSP não precisa de vídeo não.
Basta jogar no ventilador as merdas feitas por seu pupilo e protegido que esta la no 27º DP,(A MANDO E DETERMINADO PELO PROPRIO SSP),fazendo carne ate com pedinte de semáforo, este titular acharca ate a mãe, E LEVA TODA SEXTA FEIRA A CARA DO SSP, desde os tempo da SAP este doutorzinho leva o do dito santo SSP.
Pergunta para o Silvio Santos OO lombarde.
CurtirCurtir
Governo de São Paulo reestrutura polícia e fecha delegacias
O governo de São Paulo deu início a um pacote de mudanças na estrutura da segurança pública no Estado que deve afetar praticamente todas as 645 cidades paulistas e a forma de trabalhar das duas polícias estaduais.
Segundo reportagem de Rogério Pagnan e Venceslau Borlina Filho publicada na edição desta sexta-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), a “reengenharia” do governo prevê o fechamento de delegacias nas cidades com menos de 10 mil habitantes e a aglutinação de distritos nas cidades de maior porte, o que inclui a capital.
Nas cidades pequenas, 43% dos municípios paulistas, a PM vai registrar boletins de casos de menor gravidade –que dispensam ação imediata dos investigadores. Policiais civis que ficarão nas grandes cidades serão acionados quando houver crimes mais graves, como homicídios e flagrantes.
Com o fechamento de pelo menos 96 delegacias no interior, 279 cidades ficarão sem unidades da Polícia Civil. O governo quer completar as mudanças até o final do ano. “Há cidades que registram 80 ocorrências num ano”, disse o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima. “Isso não significa que elas deixarão de ser prestigiadas.”
Editoria de Arte/Folhapress
CurtirCurtir
Sr Secretário
Sua entrevista para a rede globo não deixa qualquer dúvida que foi mais ou menos assim: Eu pergunto isso e você responde assim, ou seja, uma montagem com direito a uma interpretação com semblante de entristecido e mogoado com o que aconteceu. A exoneração do MAD e do Sayão na verdade demorou demais, aliás demorou anos. Foram dois que concorreram firmemente para levar nossa instituição no estado lamentável em que se encontra.
CurtirCurtir
A vista do que falei anteriormente solicitaria ao Guerra que disponibilizasse no seu Dataflit a seguinte pesquisa: Você que assistiu a entrevista do secretário na globo acreditou no que ele disse?
CurtirCurtir
ATENÇAO SENHORES “pULICIAIS DA mERDA MAIS CONHECIDOS COMO ESTRELINHAS “pm”, TODO BO QUE CHEGAR AO MEU CONHECIMENTO VINDO DE VOSSOS QUARTEIS SERÁ IMEDIATAMENTE ENCAMINHADO AO MINISTERIO PUBLICO, JUNTAMENTE COM A REPRESENTAÇAO DE USURPAÇAO DE FUNÇAO PUBLICA, E VOU COBRAR O POLICIAMENTO OSTENSIVO PREVENTIVO, INEFICAZ QUE A SOCIEDADE É PRESTADA.
CurtirCurtir
ze ruela, não esqueça que o cargo de delegado de polícia só existe aqui no brasil e em outros dois países da àfrica …que nem me lembro o nome…
CurtirCurtir
SP: PMs são absolvidos de acusação de participação em extermínio
18 de março de 2011 • 00h49 • atualizado às 07h22
Os policiais militares Jorge Kazuo Takiguti e João Bernardo da Silva, acusados de participar de
um grupo de extermínio e do envolvimento nas mortes de Roberto Aparecido Ferreira e Roberth Sandro Campos Gomes, foram absolvidos das acusações pelo Júri no Fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
A absolvição foi lida pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov após 14 horas de julgamento. Parentes e amigos dos réus, a maior parte deles PMs fardados ou à paisana, lotaram o plenário do Tribunal do Júri.
Outro acusado, Jonas Santos Bento, que deveria ter ido a júri também não foi julgado pois seu advogado não compareceu à sessão alegando problemas de saúde, e seu julgamento foi agendado para o dia 1º de novembro.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, outros três acusados pelo crime serão julgados em outra oportunidade. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o crime aconteceu no dia 6 de maio de 2008, quando os réus obrigaram as vítimas a entrarem na viatura policial, levando para um lugar deserto e cometido o assassinato.
Os acusados “agiram como justiceiros, em atividade típica de grupo de extermínio, decepando a cabeça dos ofendidos, com o nítido propósito de impedir sua futura identificação”, afirma a denúncia.
Os PMs, que tiveram suas prisões preventivas decretadas e estavam detidos no presídio Romão Gomes Pinto, foram liberados e foram para casa.
Terra
CurtirCurtir
BUA BUA QUERO MINHA MÃE
CurtirCurtir
OPS tentarei ser mais polido.
Para derubar o pinto investigue aligação dele com um certo Delegado deu um certo DP la da ZONA SUL.
ta melhor agora.
CurtirCurtir
AINDA QUERO MINHA MÃE
CurtirCurtir
AS GUARDAS MUNICIPAIS REALIZAM TRABALHOS MELHORES DO QUE A PM E CUSTA BEM MENOS PARA PREFEITURAS. A POLÍCIA MILITAR , ALÉM DE CUSTAR CARO PARA O GOVERNO DO ESTADO, NÃO É EFICIENTE NO POLICIAMENTO PREVENTIVO. OS QUARTÉIS ESTÃO ABARROTADOS DE PMs EXECUTANDO SERVIÇOS INTERNOS OU ENTÃO SERVINDO CAFEZINHOS E BAJULANDO OFICIAIS, QUANDO NÃO, LEVANDO OS FILHOS DE COMANDANTES Á ESCOLAS E ESCOLTANDO AS ESPOSAS AOS PASSEIOS. O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GASTA RIOS DE DINHEIRO PARA MANTER O STATUS DA PM, MAS POLICIAMENTO PREVENTIVO QUE É BOM NÃO FAZEM CONFORME TERIAM QUE FAZER.
CurtirCurtir
RECOMENDAÇÃO DECAP nº 2/2009.
O Dr. MARCO ANTONIO PEREIRA NOVAES DE PAULA SANTOS, Delegado de Polícia Diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP, no uso de suas atribuições, especificamente a de organizar os serviços no âmbito da estrutura hierárquica que lhe compete e,
considerando que o princípio da oficialidade expressa ser a persecução penal função obrigatória do Estado;
considerando que cabe à Policia civil, nos termos do art. 144,§ 4º da Constituição Federal, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais; e,
considerando, ainda, que nessa linha, e objetivando o alcance da eficiência, que reclama, por evidente, que a prova seja colhida nos exatos contornos que lhe configurarão licitude e com a melhor acuidade técnica e que sua finalidade é convencer o magistrado a respeito de um fato alegado e litigioso;
RECOMENDA
1 – Os Delegados de Polícia deste Departamento de Polícia Judiciária da Capital deverão continuar e dar ênfase à repressão aos ilícitos de jogos de azar e os que os circundam, nos termos da legislação penal vigente, não sendo admitido o depósito dos bens apreendidos aos contraventores e a pessoas que possuam antecedentes criminais, bem como aos proprietários de estabelecimentos comerciais onde os objetos tenham sido localizados, sob pena de responsabilidade disciplinar.
2 – Nos casos específicos relacionados com jogos de azar, um dos quais promovidos por meio das máquinas caça-níqueis, além dos trabalhos atinentes à função policial judiciária, os Senhores Delegados de Polícia deverão requisitar perícia para o local, visando à elaboração de laudo pericial definitivo, pelo Instituto de Criminalística, possibilitando ao Ministério Público, na fase judicial, formular as propostas de perda do maquinário apreendido em favor do Estado, nos termos do Aviso nº 54/2009, do Excelentíssimo Senhor Procurador Geral de Justiça.
3 – Anexo, encaminha-se cópia do Aviso nº 54/2009 do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Registre-se e publique-se no BID.
DECAP , 29 de janeiro de 2009.
MARCO ANTONIO PEREIRA NOVAES DE PAULA SANTOS
DELEGADO DE POLICIA DIRETOR
Publicar nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2009.
CurtirCurtir
OS PARLAMENTARES DEVERIAM MONTAR UMA COMISSÃO JUNTAMENTE COM O MP E REALIZAR VISTORIAS NOS QUARTÉIS PARA CONSTATAR A ENORME QUANTIDADE DE POLICIAIS MILITARES QUE FICAM AQUARTELADOS ENVOLVIDOS EM TRABALHOS BUROCRÁTICOS QUE OS COMANDANTES INVENTAM, ENQUANTO ISSO AS RUAS FALTAM POLICIAMENTOS. AINDA QUEREM REGISTRAR B.O.? O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ANTONIO FERREIRA PINTO CONHECE MUITO BEM ESSA SITUAÇÃO POIS ELE JA FOI OFICIAL PM E NADA FAZ PARA ACABAR COM AS MORDOMIAS DOS CORONÉIS, MAJOR, CAPITÃO E TENENTES. DEVERIA HAVER UMA CPI PARA APURAR ESSAS INRESPONSABILIDADES, POIS O CRIME DEITA E ROLA POR FALTA DE POLICIAMENTO PREVENTIVO.
CurtirCurtir
Reproduzindo:
“AS GUARDAS MUNICIPAIS REALIZAM TRABALHOS MELHORES DO QUE A PM E CUSTA BEM MENOS PARA PREFEITURAS. A POLÍCIA MILITAR , ALÉM DE CUSTAR CARO PARA O GOVERNO DO ESTADO, NÃO É EFICIENTE NO POLICIAMENTO PREVENTIVO. OS QUARTÉIS ESTÃO ABARROTADOS DE PMs EXECUTANDO SERVIÇOS INTERNOS OU ENTÃO SERVINDO CAFEZINHOS E BAJULANDO OFICIAIS, QUANDO NÃO, LEVANDO OS FILHOS DE COMANDANTES Á ESCOLAS E ESCOLTANDO AS ESPOSAS AOS PASSEIOS. O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GASTA RIOS DE DINHEIRO PARA MANTER O STATUS DA PM, MAS POLICIAMENTO PREVENTIVO QUE É BOM NÃO FAZEM CONFORME TERIAM QUE FAZER.”
GMs (que imitam descaradamente o sistema Policial Militar) têm o mesmo problema, não se iluda. E pior, são extremamente menos preparados que PM e PC.
O que choca é a visão “governista” exposta início da postagem…Não se deveria pensar em economia em um Estado em que as polícias (as duas) tem o salário mais vergonhoso do Brasil. Isso é leilão e explicaria o motivo da situação salarial da PC, só legitimando o atual estado das coisas, justificando a ação de governantes…
CurtirCurtir
que as gcms fazem melhor trabalho isso eh notorio…agora o que eh que os pms vao fazer ao ter que fazer um bo???como vao tipificar o crime??? e os erros de concordancia e os erres e esses suprimidos???o que o delegado vai fazer consertar o erro deles???
CurtirCurtir
AZEITONAS QUERIDAS:
SABE O QUE REALEMNTE TENHO SAUDADES, TENHOM SAUDADES DOS VERDADEIROS POLICIAS, AQUELES QUE NÃO QUEREM CHEFIA, QUEEREM TRABALHAR, QUEREM RUA, QUEREM FAZER E ACONTECER, TENHO SAUDADE DOS TEMPOS QUE 4 CARAS BEM TREINADOS TOMAVAM A SITUAÇÃO, TENHO SAUDADE DOS TEMPOS DAQUELAS INVESTIGAÇÕES FODEROSAS DE MESES E MESES DEPOIS CAIA TODO MUNDO, TENHO SAUDADE NA VERDADE DE TER OS CARAS CERTOS PRA TRABALHAR, AQUELES QUE JAMAIS VÃO DEIXAR VC NA MÃO, TENHO SAUDADE DOS TEMPOS EM QUE A CARTILHA ERA A DA RUA, EMFIM TENHO SAUDADE DOS VERDADEIROS POLICIAIS.
AVANTE SAUDOSAS AZEITONAS!!!
CurtirCurtir
Vamos lá, Sr Secretário
O Sr é Secretário de mão dupla,sabemos que na empreitada de destruir o Túlio Kahn, não agiu apenas com a mão do gato representada pelo seu amigo repórter da Folha,contou também com a mão do Judas através do seu amigo policial que montou o dossiê.
CurtirCurtir
Justiça manda reintegrar policial civil demitido sumariamente pela SSP
Por decisão da Primeira Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública terá que reintegrar à Polícia Civil o investigador Elison Rozziolli, demitido pela Secretária de Segurança Pública de São Paulo no curso de um procedimento administrativo cheio de contradições. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 17 de março.
Elison e dois outros investigadores foram acusados de concussão supostamente praticada contra um comerciante da periferia de Campinas. O Blog teve acesso à íntegra dos processos judiciais e do procedimento administrativo. A leitura atenta deixa claro que a demissão contrariou posição unânime do Conselho da Polícia civil, que por diversas vezes opinou pela suspensão das sanções administrativas até o trânsito em julgado do processo criminal instaurado para apurar a denúncia.
O fato que deu origem ao processo aconteceu em fevereiro de 2003. Elison, aprovado quatro anos antes em segfundo lugar no concurso para ingressar na PC, acabava de ser trasnferido do GARRA para a delegacia de roubos de autos. Ele e dois colegas faziam uma ronda quando localizaram um caminhão descarregando 200 dúzias de cerveja em um bar na periferia de Campinas.
O dono do estabelecimento não tinha a nota fiscal do produto. O motorista do caminhão levou dois dos três policiais até o depósito onde havia carregado o veículo. Elison permanceu o tempo todo no local da ocorrência vigiando o caminhão. Uma hora depois, os policiais trouxeram ao local o fornecedor da bebida com as notas fiscais de origem. O carregamento foi então liberado.
No mesmo dia, o fornecedor da bebida foi à Corregedoria e prestou queixa de concussão. Segundo ele, os dois policiais que estiveram no depósito exigiram dele R$ 4 mil ameaçando prendê-lo como suspeito de roubo de carga. Parte do dinheiro — R$ 1 mil — teria sido emprestada por um borracheiro vizinho.
O empréstimo foi confirmado pelo borracheiro e todas as testemunhas ouvidas na investigação aberta pela Corregedoria declararam ter procurado a polícia a pedido do comerciante. Ninguém, no entanto, afirmou haver testemunhado a entrega ou sequer a exigência do suborno, que estranhamente teria sido devolvido no mesmo dia por um vizinho do comerciante supostamente achacado.
Dias depois, quando foi ouvido pela segunda vez, o dono do depósito passou a negar o fato. Disse que havia mentido porque teria sido agredido por um dos investigadores e queria “prejudicar” intencionalmente os policiais.
Quem lê o processo fica com a impressão de que há várias inverossimilhanças na história. A primeira delas são as razões apresentadas para o arrependimento do denunciante. No campo das suposições, cabe, para argumentar, a possibilidade de que ele tenha sido coagido a mudar sua versão. Ainda assim, algumas anotações são inquestionáveis.
A primeira delas é a que dá conta de que Elison não estava no local onde teria sido tramada a concussão. Todas as peças afirmam que ele não estava no depósito, e sim a quilômetros de distância, no bar onde a bebida era descarregada, enquanto os colegas permaneciam com o empresário.
Na cena descrita nos depoimentos cabe a hipótese — pausível, no entendimento do Blog — de que a dupla tenha tentado extorquir o fornecedor da cerveja. Mas é certo que nela não aparece o investigador Elison.
A investigação da corregedoria, no entanto, não individualizou as condutas dos três policiais. Não levou em consideração que o dia em que se deu o episódio era o primeiro dia de trabalho de Elison na Delegacia de Roubos de Carros. Até a véspera, ele continuava no GARRA, nas mesmas funções em que foi lotado desde que foi aprovado — em segundo lugar, diga-se — no concurso da Polícia civil.
As contradições nos depoimentos das testemunhas não passaram desperbercidas ao delegado Luís Eduardo Carneiro, que presidiu o procedimento administrativo. Emm 25 de agosto de 2003 ele oficiou ao delegado-geral alertando que “há alguma divergência no depoimento das testemunhas”, e que seria necessário “aguardar o desenrolar do processo-crime, onde o denunciante poderá apresentar nova versão, ou confirmar uma delas”.
O delegado também opinou pelo sobrestamento da sindicância e a suspensão de todas as medidas punitivas que já haviam sido aplicadas até que a Primeira Vara Criminal de Campinas julgasse o processo criminal instaurado para apurar a denúncia.
O primeiro sobrestamento: reiterado diversas vezes, já alertava para a falta de consistência das provas.
O delegado-geral encaminhou o assunto ao Conselho da Polícia Civil. Este, por sua vez, acolheu por unamidade o voto do relator, delegado José Laerte Goffi Macedo, que determinou o sobrestamento do procedimento administrativo até o julgamento do processo-crime em 25 de outubro do mesmo ano. Consultado, o Ministério Público também se manifestou favoravelmente à suspensão temporária das investigações na instância administrativa, que foi determinado pelo então secretário de Segurança Pública Saulo de Castro Abreu.
No dia 9 de outubro de 2.007, Elison e os dois ocmpanheiros foram condenados em primeira instância. Os advogados dos policiais impetraram recurso ao Tribunal de Justiça e pediram novo sobrestamento do processo admnistrativo. Mas o recurso foi negado pelo então secretário de Segurança Pública Roberto Marzagão resolveu desconhecer a recomendação unânime do Conselho da Polícia Civil de aguardar o julgamento do recurso e demitiu os policiais a bem do serviço público.
O relator do caso na reunião do conselho asseverou, em seu voto, que “eventual reforma decisória poderia relfetir na decisão deste persecutório administrativo, que no sentido condenatório, quer no absolutório, haja vista a tempestividade de se aventurar num devisório sem a clareza necessária do conjunto probante”, no que foi acompanhado pelos demais conselheiros.
Despacho em que Antônio Ferreira Pinto decide manter a decisão de demitir os policiais, a despeito da decisão do TJ de absolvê-los.
A senteça da primeira instância foi reformada em no ano passado. Elison e os colegas foram absolvidos pela Décima-Quinta Turma do Tribunal de Justiça. Quando o acórdão foi publicado, ingressaram com um pedido de reconsideração da demissão. Mas o Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto decidiu desconhecer a absolvição na esfera criminal e manteve a pena aplicada por seu antecessor(veja fac-símile do despacho ao lado).
Durante os dois anos que se passaram, Elison experimentou todo tipo de privação. Perdeu o salário, os amigos e a dignidade. Ele disse ao Blog do Pannunzio que chegou a se sentir “como um leproso”, estigmatizado e sem perspectivas.
Sem renda para se manter, sobreviveu às custas da ex-mulher, uma advogada que lhe deu apoio incondicional. Enquanto isso, cursou direito e administração de empresas para tentar mudar seu campo de atuação profissional.
A angústia só teve fim quando ele viu publicada no Diário Oficial deo ontem a determinação de queseja reincorporado às mesmas funções que ocupava antes na Polícia Civil. Emocionado, com os olhos encharcados de lágrimas, ele jura que não fez o que lhe imputaram. Ainda não está certo sobre se continuará ou não como investigador. Mas agora ostenta com orgulho a carteirinha da OAB recém conquistada.
A consequência da decisão da Secretaria de Segurança Pública de manter a demissão vai custar caro ao contribuinte do Estado de São Paulo. Ele fará jus ao pagamento de todos os salário que não recebeu. E a sociedade foi onerada ainda mais, uma vez que o policial, caso prevalecesse o bom-senso, poderia estar ajudando a movimentar a máquina da segurança pública.
O caso encerra um emblema: até que seja condenado com sentença transitada em julgado, nenhum ciddão pode ser apenado. Nem na instância administrativa, nem em qualquer outra esfera.
CurtirCurtir
Dr. Guerra
Olha o que o Pannunzio respondeu pra um comentario de uma pessoa.
” Gabriel, não é nada disso. Eu vi os vídeos, acho que a denúncia é boa, mas simplesmente não tenho tido tempo para apurar tudo o que me chega. Vou dando prioridade a casos de maior interesse social. A apuração deste blog é rigorosa. Assim que eu tiver cinco minutos para respirar vou considerar o seu material. Não é falta de coragem, é de tempo mesmo. Se você tiver alguma dúvida a respeito, acompanhe as páginas do blog neste domigo e veja o que vem aí.
Um abraço.”
LA VEM BOMBA!!!!! NESTE DOMINGO BLOG PANNUNZIO
CurtirCurtir
O PSDB é um excelente partido como oposição, ja como situação ele é péssimo, pois quando o partido era governo (FHC) viamos vários descasos com as instituições públicas. Fui ao prédio do INSS e fiquei maravilhado com as instalações e atendimento, até parabenizei o servidor que me atendeu, ele apenas respondeu “agradeça ao PT e ao Lula, quando era PSDB e FHC isso aqui era um lixo”. Observo atentamente a desenvoltura do PSDB no meu estado (SP), vejo várias decisões que não ajudam em nada a população, por exemplo: estão querendo fechar as Delegacias de Polícia ao invés de investir em segurança pública, estão aumentando os valores dos pedágios, aumentando as praças de pedágios etc. Será que é o PSDB que manda o Geraldo Alckimim ser ruim para o povo?
CurtirCurtir
Pesadelo conheço pessoas que já passaram por esse tentativa de extorsão em Campinas. Mas concordo plenamente com a sua argumentação e se não existe prova nos autos, não poderia ser mantida a exoneração do Investigador.
CurtirCurtir
A merda e que tem um monte de gente que ta contente com a policia pois esta aumentando a produtividade e os proprios titulares e secc pedindo empenho
eu ACHO QUE PRA TE AUMENTEO TEMOS QUE PARAR E NÃO PROUZIR
LOGICO QUE OS TITOS E OS SECC QUEREM FICAR NAS CADEIRAS, PELO MENOS UNS 20 VINTINHA ENTRA POR MES NA BUSSANGA NÉ?:
E NOS COM 2 CONTOS POR MES SE FUDENDO
SOMOS MESMOS COVARDES
MERECEMOS O QUE GANHAMOS
AGURADEM NOVOS ASSUNTOS, CEHGAMOS NOS LIMITES ORA DE FALRA DELAÇÃO PREMIADA, DENUNCIAS TEMOS QUE COLOCAR A CARA E FALAR
CHEGOU A HORA
CurtirCurtir
Alkimim acaba de falar no SPTV da globo que nas cidades com menos de 5.000 habitantes, não é necessária a presença de Delegado de Polícia, assim, bastará apena fortalecer o contingente da PM nessas cidades, que eles dão conta do recado. É o fim da PC, nossa ´sentença de morte já foi decretada, bem como o dia do fuzilamento já está marcado, basta esperar. Ricardo.
CurtirCurtir
ROSE MARY DE SOUZA-agência Portal Terra
Direto de Campinas
Um laudo de balística divulgado na tarde desta sexta-feira apontou que a arquiteta Thaís Tokomoto, 25 anos, morta na noite de 17 de fevereiro durante tentativa de assalto em Campinas, foi atingida na cabeça por um disparo da arma de um policial militar à paisana, que trocou tiros com os bandidos.
Segundo o titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas, José Carlos Fernandes da Silva, o tiro partiu de uma pistola semiautomática calibre 380. Além da cabeça, Thais também foi alvejada por um segundo disparo no ombro esquerdo por um dos assaltantes.
Segundo o delegado, o PM estava de folga, acompanhado da mulher, quando percebeu que dois homens retiraram a jovem de dentro do carro. Eles serão convocados a prestar novos esclarecimentos. Outra testemunha também presenciou a chegada dos assaltantes e pode ser convocada a dar mais informações.
Conforme a policia, as testemunhas disseram que três homens em um carro interceptaram a arquiteta, que seguia com seu veículo pela Estrada da Rhodia, no distrito de Barão Geraldo. Ela foi arrancada do carro por um dos suspeitos. O policial se identificou e exigiu que eles soltassem a mulher. Os assaltantes começaram a atirar, e o PM teria reagido. Nenhum dos suspeitos foi identificado até o momento.
CurtirCurtir
chorão,
Notoriamente melhor? Já começa erraado, porque deveriam primeiro observar o que diz a CF/88 e se observassem não teria a menor condição de comparação, porque os trabalhos são muito diferentes. Até que se emende a CF, GC(M) não pode fazer trabalho típico de polícia ostensiva; não deve ter canil, não dever ter IOE (Inspetoria de “Operações Especiais”)…Vá a uma esocla municipal, a um posto de saúde, a uma bibliotexa e procure um GM…
E erros de grámática, concordância e outras coisas não são distintivos só da PM…Basta ler os vários e vários comentários do blog…
CurtirCurtir
Ô crianças, isso é só o fim, isso é só o fim. Sempre tivemos curiosidade de saber o que vem depois do fim, agora saberemos.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
greve!
CurtirCurtir
Justiça manda reintegrar policial civil demitido sumariamente pela SSP
March 18 | Posted by Fábio Pannunzio | Direitos humanos, Manchetes, Notícias, Segurança Tags: Antônio Ferreira Pinto, Elison, Operação Pelada, readmissão
Por decisão da Primeira Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública terá que reintegrar à Polícia Civil o investigador Elison Rozziolli, demitido pela Secretária de Segurança Pública de São Paulo no curso de um procedimento administrativo cheio de contradições. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quinta-feira, 17 de março.
Elison e dois outros investigadores foram acusados de concussão supostamente praticada contra um comerciante da periferia de Campinas. O Blog teve acesso à íntegra dos processos judiciais e do procedimento administrativo. A leitura atenta deixa claro que a demissão contrariou posição unânime do Conselho da Polícia civil, que por diversas vezes opinou pela suspensão das sanções administrativas até o trânsito em julgado do processo criminal instaurado para apurar a denúncia.
O fato que deu origem ao processo aconteceu em fevereiro de 2003. Elison, aprovado quatro anos antes em segfundo lugar no concurso para ingressar na PC, acabava de ser trasnferido do GARRA para a delegacia de roubos de autos. Ele e dois colegas faziam uma ronda quando localizaram um caminhão descarregando 200 dúzias de cerveja em um bar na periferia de Campinas.
O dono do estabelecimento não tinha a nota fiscal do produto. O motorista do caminhão levou dois dos três policiais até o depósito onde havia carregado o veículo. Elison permanceu o tempo todo no local da ocorrência vigiando o caminhão. Uma hora depois, os policiais trouxeram ao local o fornecedor da bebida com as notas fiscais de origem. O carregamento foi então liberado.
No mesmo dia, o fornecedor da bebida foi à Corregedoria e prestou queixa de concussão. Segundo ele, os dois policiais que estiveram no depósito exigiram dele R$ 4 mil ameaçando prendê-lo como suspeito de roubo de carga. Parte do dinheiro — R$ 1 mil — teria sido emprestada por um borracheiro vizinho.
O empréstimo foi confirmado pelo borracheiro e todas as testemunhas ouvidas na investigação aberta pela Corregedoria declararam ter procurado a polícia a pedido do comerciante. Ninguém, no entanto, afirmou haver testemunhado a entrega ou sequer a exigência do suborno, que estranhamente teria sido devolvido no mesmo dia por um vizinho do comerciante supostamente achacado.
Dias depois, quando foi ouvido pela segunda vez, o dono do depósito passou a negar o fato. Disse que havia mentido porque teria sido agredido por um dos investigadores e queria “prejudicar” intencionalmente os policiais.
Quem lê o processo fica com a impressão de que há várias inverossimilhanças na história. A primeira delas são as razões apresentadas para o arrependimento do denunciante. No campo das suposições, cabe, para argumentar, a possibilidade de que ele tenha sido coagido a mudar sua versão. Ainda assim, algumas anotações são inquestionáveis.
A primeira delas é a que dá conta de que Elison não estava no local onde teria sido tramada a concussão. Todas as peças afirmam que ele não estava no depósito, e sim a quilômetros de distância, no bar onde a bebida era descarregada, enquanto os colegas permaneciam com o empresário.
Na cena descrita nos depoimentos cabe a hipótese — pausível, no entendimento do Blog — de que a dupla tenha tentado extorquir o fornecedor da cerveja. Mas é certo que nela não aparece o investigador Elison.
A investigação da corregedoria, no entanto, não individualizou as condutas dos três policiais. Não levou em consideração que o dia em que se deu o episódio era o primeiro dia de trabalho de Elison na Delegacia de Roubos de Carros. Até a véspera, ele continuava no GARRA, nas mesmas funções em que foi lotado desde que foi aprovado — em segundo lugar, diga-se — no concurso da Polícia civil.
As contradições nos depoimentos das testemunhas não passaram desperbercidas ao delegado Luís Eduardo Carneiro, que presidiu o procedimento administrativo. Emm 25 de agosto de 2003 ele oficiou ao delegado-geral alertando que “há alguma divergência no depoimento das testemunhas”, e que seria necessário “aguardar o desenrolar do processo-crime, onde o denunciante poderá apresentar nova versão, ou confirmar uma delas”.
O delegado também opinou pelo sobrestamento da sindicância e a suspensão de todas as medidas punitivas que já haviam sido aplicadas até que a Primeira Vara Criminal de Campinas julgasse o processo criminal instaurado para apurar a denúncia.
O primeiro sobrestamento: reiterado diversas vezes, já alertava para a falta de consistência das provas.
O delegado-geral encaminhou o assunto ao Conselho da Polícia Civil. Este, por sua vez, acolheu por unamidade o voto do relator, delegado José Laerte Goffi Macedo, que determinou o sobrestamento do procedimento administrativo até o julgamento do processo-crime em 25 de outubro do mesmo ano. Consultado, o Ministério Público também se manifestou favoravelmente à suspensão temporária das investigações na instância administrativa, que foi determinado pelo então secretário de Segurança Pública Saulo de Castro Abreu.
No dia 9 de outubro de 2.007, Elison e os dois ocmpanheiros foram condenados em primeira instância. Os advogados dos policiais impetraram recurso ao Tribunal de Justiça e pediram novo sobrestamento do processo admnistrativo. Mas o recurso foi negado pelo então secretário de Segurança Pública Roberto Marzagão resolveu desconhecer a recomendação unânime do Conselho da Polícia Civil de aguardar o julgamento do recurso e demitiu os policiais a bem do serviço público.
O relator do caso na reunião do conselho asseverou, em seu voto, que “eventual reforma decisória poderia relfetir na decisão deste persecutório administrativo, que no sentido condenatório, quer no absolutório, haja vista a tempestividade de se aventurar num devisório sem a clareza necessária do conjunto probante”, no que foi acompanhado pelos demais conselheiros.
Despacho em que Antônio Ferreira Pinto decide manter a decisão de demitir os policiais, a despeito da decisão do TJ de absolvê-los.
A senteça da primeira instância foi reformada em no ano passado. Elison e os colegas foram absolvidos pela Décima-Quinta Turma do Tribunal de Justiça. Quando o acórdão foi publicado, ingressaram com um pedido de reconsideração da demissão. Mas o Secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto decidiu desconhecer a absolvição na esfera criminal e manteve a pena aplicada por seu antecessor(veja fac-símile do despacho ao lado).
Durante os dois anos que se passaram, Elison experimentou todo tipo de privação. Perdeu o salário, os amigos e a dignidade. Ele disse ao Blog do Pannunzio que chegou a se sentir “como um leproso”, estigmatizado e sem perspectivas.
Sem renda para se manter, sobreviveu às custas da ex-mulher, uma advogada que lhe deu apoio incondicional. Enquanto isso, cursou direito e administração de empresas para tentar mudar seu campo de atuação profissional.
A angústia só teve fim quando ele viu publicada no Diário Oficial deo ontem a determinação de queseja reincorporado às mesmas funções que ocupava antes na Polícia Civil. Emocionado, com os olhos encharcados de lágrimas, ele jura que não fez o que lhe imputaram. Ainda não está certo sobre se continuará ou não como investigador. Mas agora ostenta com orgulho a carteirinha da OAB recém conquistada.
A consequência da decisão da Secretaria de Segurança Pública de manter a demissão vai custar caro ao contribuinte do Estado de São Paulo. Ele fará jus ao pagamento de todos os salário que não recebeu. E a sociedade foi onerada ainda mais, uma vez que o policial, caso prevalecesse o bom-senso, poderia estar ajudando a movimentar a máquina da segurança pública.
O caso encerra um emblema: até que seja condenado com sentença transitada em julgado, nenhum ciddão pode ser apenado. Nem na instância administrativa, nem em qualquer outra esfera.
Tags: Antônio Ferreira Pinto, Elison, Operação Pelada, readmissão
Envie este post por e-mail a um amigo Close Forgot password?Please put in your email: Send me my password! Close message
Login •This blog post•All blog postsSubscribe to this blog post’s comments through…
•••• RSS Feed
Subscribe via email
Subscribe Subscribe to this blog’s comments through…
RSS Feed
Subscribe via email
Subscribe
Follow the discussion Comments (29)
Logging you in…
Close Login to IntenseDebate
Or create an account
Username or Email: Password: Forgot login?
OpenID Cancel Login
Close WordPress.com Username or Email: Password: Lost your password?
Cancel Login
Close Login with your OpenID
Or create an account using OpenID
OpenID URL: Back Cancel Login
Dashboard | Edit profile | Logout •Logged in as Admin Options
Disable comments for this page
Save Settings
Sort by: Date Rating Last Activity
Loading comments…
Você está prestes a denunciar o autor deste comentário.
+2 Vote up Vote down FTPGabriel · 9 hours ago
Individualizar conduta? Isso “non ecsiste” na SSP, principalmente na corregedoria da polícia civil de São Paulo.
E o caso do cancelamento do concurso de Fotógrafo Pericial? 8 pessoas são acusadas de fraude, porém, ao invés de cancelar apenas as provas dos 8, o senhor “secretário” de segurança pública, Antônio Ferreira Pinto, determinou a anulação das provas de TODOS os candidatos… parece que “bom-senso” é um termo que nunca existiu no vocábulo desse ser.
. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +1 Vote up Vote down FTPGabriel · 9 hours ago
Pior: finalizada a investigação do inquérito policial 692/09 da Corregedoria, nem mesmo contra os 8 acusados de beneficiamento, produziu-se qualquer prova. E agora secretário? 128 provas canceladas só porque te deu vontade?
.
Se houvesse bom senso no comando da secretaria de segurança – e o “se” deve ser bem frisado – haveria agora 128 novos policiais trabalhando para a população de São Paulo e não gastando dinheiro para pagar advogado e custas processuais apenas porque quem deveria estar gerindo a segurança de São Paulo está mais preocupado em brincar de carteiro, entregando envelopes.
.
Quem mais perde? a população de São Paulo… Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +1 Vote up Vote down Suely · 8 hours ago
Sr.Pannuzio,
Brilhante como sempre, justo e digno.A divulgação destes fatos esclarece a todos e nos leva a pensar sobre o sistema,parabéns.
Parabéns Cotonote !!!!!!!!!. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +3 Vote up Vote down Vito Franzinni · 7 hours ago
Alguém mais tem dúvidas das tiranias praticadas pelo Governo PSDB na Polícia Civil de São Paulo???
Alguém mais acredita na Rede Globo e na Veja que dizem que o Secretário de Segurança está combatendo a banda podre da Polícia Civil???
Por que ele não combate a banda podre da PM??? Vide ROTA…. X Operação Pelada = critérios diametralmente opostos!
FORA, FERREIRA PINTO!!!
A Sociedade merece uma Segurança Pública SÉRIA, SEM MÃOS DE GATO! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +2 Vote up Vote down rodyrmc · 7 hours ago
Pois é o Sr. SSP condena sem provas; pois cancelou as fazes de entrevista e provas orais dos FTP-01/2008 antes da defesa; o que é inconstitucional, não preservou os terceiros de boa fé; olhem o artigo 61 a lei 10.177 do processo administrativo. A demora em atender local de crime para pericia é por falta de FTP na linha, não tem funcionarios.
Quem perde com isso???? Copiando o post acima; A POPULAÇÃO DE SÃO PAULO Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +3 Vote up Vote down Luciano Prado · 7 hours ago
Da forma como trabalha e investiga, a Corregedoria de Polícia da SSP/SP é fonte de indenizações. Já está passando da hora de se modernizar e optar pela coleta de provas consistentes ao invés de manipular os fatos e os autos. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +2 Vote up Vote down FTP · 7 hours ago
Isso sem contar que o SSP cancelou as 128 provas ANTES de investigar e SEM DIREITO A AMPLA DEFESA E CONTRADITÓRIO! Além de não ter bom senso, agiu de forma ilegal e inconstitucional!
Vale dizer qe os aprovados do concurso protocolaram pedido de produção de provas e TODOS os pedidos foram negados pelo SSP no processo administrativo!
Isso sem contar que ele demorou quase 1 ano para finalizar o processo administrativo, quando deveria levar, no máximo, 6 meses (de acordo com os prazos da lei 10.177/98 – prazos este que a SSP deliberadamente não respeitou – nenhum deles!).
Acho que vamos ver o fato se repetindo na justiça, muito em breve! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Suely · 7 hours ago
Gabriel, escreva no uptad do sr.Pannuzio e envie suas fitas e gravações. Abçs
Inscreva-se no login ao lado direito da tela. Abçs Su Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago +1 Vote up Vote down FTPGabriel · 6 hours ago
Suely…
.
Eu já fiz isso, já mandei pra ele até cópia de documentos que estão tramitando entre a ALESP e o Palácio dos Bandeirantes, mandei também o link de 2 vídeos no youtube produzido pela comissão dos aprovados e até agora, nada foi publicado. Sabe por que não foi publicado? CORPORATIVISMO.
.
Afinal, que jornalista vai querer entregar que outro “colega” mentiu em rede nacional por interesses escusos? Rogério Pagnan e André Caramante da Folha de São Paulo mentiram mesmo tendo informações oficiais, forjaram um registro em cartório numa data e depois disseram que foi em outra, tudo pra ensejar o cancelamento do concurso de Fotógrafo Pericial. .
.
Agora me diz: que jornalista tem culhão pra publicar isso? Report Reply
7 replies · active 5 hours ago +2 Vote up Vote down Gracitah · 5 hours ago
Fábio espero que logo você ache logo estes 5 minutos!!!
Não são somente 128 aprovados sofrendo e sim 128 famílias!! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down rodyrmc · 4 hours ago
the five minutes that never arrive!!! Fabio agradecemos seu empenho em encontrar esses 5 minutos; o tempo é que nos atrapalha, ou melhor a falta dele. So pra voce ter mais conhecimento. O SSP pela segunda vez cancelou as provas orais em 27/11/2010 e jogou o processo adm. para o recurso hierarquico. esperamos um resultado do Governador; porem a propria SSP em 03/03/2011 determina pela ACADEMIA DE POLÍCIA “DR. CORIOLANO NOGUEIRA COBRA” …
GS-14.451/09 (11 volumes), cuja decisão foi publicada no D.O. de 27-11-2010 (Seção I – pg. 7), a Comissão do Concurso deFotógrafo Técnico Pericial – FTP -01/2008, para a realização da nova fase oral, que passa a ser formada pelos seguintes Professores:… E eles estão ja trabalhando, recebendo para tal e o Governador ainda não defereriu e nem indeferiu o recurso hierarquico. Se cancelou mesmo que contra a lei o dinheiro gasto com a banca original deve ser devolvido para pagar a nova banca ( ou o contrbuinte paga por essa conta duas vezes? ) Se o SSP determina o cancelamento da fase com a substituição de toda a comissão e banca esses valores dever retornar para o herario publico ou não? agradecemos e sucesso com seu empenho Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Injustiçado · 4 hours ago
Pannunzio, antes de mais nada, muito obrigado pelo espaço que você tem aberto no seu Blog a respeito da arbitrariedade, sob o nosso ponto de vista, que o Secretário da Segurança vêm cometendo no trato do Concurso de Fotógrafo Técnico Pericial – FTP 2008.
Desculpe-nos, mas o sentimento que no final de 2009 era de perplexidade, hoje já é de vergonha, beirando à amargura.
A vítima, quase sempre, é vítima duas vezes: Primeiramente, perante a sociedade até que seja provada a sua inocência, e, pelo exemplo acima, pode chegar muito tarde, depois de produzir infindáveis males emocionais, físicos e psicológicos.
Em segundo lugar, a vítima é vítima de si mesma, de sua auto-censura e, de vez em quando, de sua auto comiseração.
Neste sentido, só temos a parabenizar o Elison que, em meio a tanto sofrimento, não deixou de lutar em todas as instâncias, conseguindo ter a sua inocência provada e obtido o crivo da OAB. (continua) Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Injustiçado · 4 hours ago
(continuação)
Mas, quem vai poder dimensionar todo o sofrimento que ele, sua família e círculo de amigos, passaram ?
Quem vai ressarcir todos estes anos “perdidos” de um jovem?
Quem vai ressarcir o Estado por atos do administrador público que não são pautados pela ética, legalidade, transparência e etc?
Só para finalizar, o Concurso está sub-júdice e já foi constituída nova banca de examinadores, gerando despesas injustificáveis para o erário público.
Segue o link do vídeo onde procuramos explicar melhor a situação:
PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=0EauDyUQ2D8
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=H0ubS57QxL8&fe…
Grato e um grande abraço! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Suely · 4 hours ago
Pessoal,
Um ano de sofrimento,e apesar das inúmeras tentativas, nada foi feito.
Peço a vocês, que aguardem, e respeitem, cada um tem um tem um tempo para fazer a matéria com correção e isenção.
Posso garantir que ainda que um mês se passe,a matéria será tão completa e verdadeira que até vcs se espantaram.
Não se trata de um folhetim, o Blog pertence a um jornalista, com trinta anos de carreira ilibada,o que lhes garante que
a certeza de uma matéria séria,e de que providências efetivas serão tomadas Convenhamos que.adianta dar a nota, expor a matéria e ter feito pesquisas,entrevistas, consultado jurisprudência que dê embasamento ao caso?
Creio que ´desejo de vocês é de justiça, e assim será. Não será , como vocês disseram ” um Furo” e sim uma matéria conclusiva.Assim éo trabalho deste blog, vamos ter paciência e aguardar, afinal a justiça tarda mas não falha,pelo menos aqui..
Tenho três provas disso.,O Sr.Pannunzio atua na área política, isso que lhe pedimos é campo novo e minado,ele também tem família.Paciência,por favor. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down marquito · 3 hours ago
Já passou do momnto de um intervençao Federal na segurança pública de São Paulo. O governador Geraldo Alckimim a deixou a secretaria a deriva na mão do Antonio Ferreira Pinto e ele esta fazendo o que bem quer sem ter a mínima preocupação de prejudicar a sociedade. lém de fechar as delegacias do interior e dexar o povo sem Polícia Civil, ele ainda pratia abuso em cima dos servidores como essa demssão, apoiou a corregedoria a arrancar a rupa da escrivã e etc. O Estado de São Paulo merece mais respeito e o PSDB não tem respeito com a população . Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Suely · 3 hours ago
Gabriel,
Se queremos uma investigação séria e conclusiva,sabemos que para tal é necessário tempo,pesquisa,conseguir testemunhas,provas,estuda-las, montar um processo,consultar a área jurídica, etc…
Sob pressão ninguém realiza um bom trabalho,pedi ao Sr. Pannunzio um espaço,escrevi para ele e lhe informei das dificuldades que encontraria nesta jornada.Ele aceitou, isso me basta.Vamos respeita-lo,pois até hoje, em quatro anos nenhum outro jornalista juramentado, nos estendeu a mão,peço-lhe paciência e principalmente respeito por quem já demonstrou que faz,
respeito às inúmeras tarefas que ele tem, aos familiares dele que ajudam na elaboração do blog.
Queremos Justiça, mas para isso precisamos de alguém justo, sério e responsável,por favor lhe peço,paciência e respeito
pelo profissional, e pela boa vontade que nos recebeu.Agradeço. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down Paulo · 3 hours ago
Pannunzio,
Este é só um em um oceano de casos de demissões arbitrárias na Polícia Civil. Hoje, muito polícia não faz nem diligência em certos lugares porque sabe que lá tem coisa errada e que quando ele sair de lá a pessoa vai na Corregedoria, faz uma denúncia de extorção e pronto: o policial responde um baita PAzão, paga advogado pra provar que é inocente (não é a corregedoria que tem que provar que ele é culpado. Ou vc prova sua inocência ou RUA). Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down wagner gonçalves · 3 hours ago
PANNUNZIO, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, O DONO DO BLOG FLIT PARALISANTE ESTÁ ENFRENTADO VÁRIOS PROCEDIMENTOS ADMINISTARATIVOS. INCLUSIVE CORRENDO O RISCO DE SER DEMITIDO NUM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO ELEABORADO PELA CORREGEDORIA IGUAL A ESTE QUE VOCE NOTICIOU POR INFORMAR O QUE ACONTECE NA POLÍCIA CIVIL PAULISTA E SUA BANDA PODRE. SERIA BOM VOCE ENTRAR EM CONTATO COM ELE, E VEJA SE PODE DAR UMA FORÇA. É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA E RESPEITO AOS POLICIAIS QUE ALI ENCONTRARAM UM LUGAR DEMOCRÁTICO ONDE PODEM DEBATER O QUE A CONTECE NA INSTITUIÇÃO POLICIAL, CONTUDO ISTO INCOMODA MUITA GENTE, AMEAÇAS E COAÇÃO À AQUELES QUE ALI POSTAM SÃO COMUNS. NÓS COMO POLICIAIS CIDADÃOS TEMOS NOSSO DIREITO DE LIVRE MANIFESTAÇÃO CERCEADO E AMEAÇADO. CONTO COM SUA AJUDA. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down FTPbruno · 1 hour ago
O Secretário deve achar que está acima da LEI, só pode ser isso!!!! ou deve estar!!! pq ninguém mais vê o que acontece e nenhuma autóriadade faz nada, com tantos absurdos cometidos, famílias estão sofrendo com tais atitudes!!!! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down saulogeo · 1 hour ago
O que será que está se passando na cabeça desta gente?
Será que eles consideram que os fins justificam os meios…..
Punir às baciadas, mesmo que no meio haja alguns inocentes?
Quem já viveu um pouco mais neste Brasil varonil, já viu este filme antes…… Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down PERPLEXO · 44 minutes ago
CARO PANNUNZIO,
AS DEMISSÕES SUMÁRIAS DE POLICIAIS SÃO MAIS COMUNS DO QUE SE PODE IMAGINAR. GOVERNADORES E SECRETÁRIOS DE SEGURANÇA TEM ORGULHO EM AFIRMAR QUE DEMITIRAM NÚMERO ELEVADO DE POLICIAIS, POIS ISSO PARECE SOAR BEM AOS OUVIDOS DA POPULAÇÃO, HAJA VISTA QUE ESSA POPULAÇÃO CLAMA SEMPRE POR JUSTIÇA, ESPECIALMENTE NOS CASOS DE CRIMES E ABUSOS COMETIDOS POR POLICIAIS. NA VERDADE, O QUE OCORREM SÃO DEMISSÕES SUMÁRIAS ABUSIVAS POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, PARA “ENGORDAREM OS NÚMEROS, NA ESPERANÇA DE QUE SE CONVERTAM EM VOTOS EM FUTURAS ELEIÇÕES; OS ELEITORES, POR SUA VEZ, ENGANAM-SE ACHANDO QUE O NÚMERO ELEVADO DE DEMISSÕES É RESULTADO DE UM TRABALHO JUSTO E IMPARCIAL. Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago 0 Vote up Vote down PERPLEXO · 37 minutes ago
O POLICIAL DEMITIDO INJUSTAMENTE TEM SUA VIDA COMPLETAMENTE ARRASADA. OS DANOS MORAIS E PSICOLÓGICOS SÃO TERRÍVEIS PARA ELE E PARA SEUS FAMILIARES. HÁ TAMBÉM QUE SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O TEMPO E O DINHEIRO PÚBLICO GASTOS PARA A FORMAÇÃO DAQUELE POLICIAL E O TRABALHO QUE ELE PODERIA TER REALIZADO EM PROL DA POPULAÇÃO SE NÃO TIVESSE SIDO EXCLUÍDO DE MANEIRAS INESCRUPULOSA, APENAS PARA “ENGROSSAR” AS ESTATÍSTICAS.
BASTA ! ! ! Report Reply
0 replies · active less than 1 minute ago Post a new comment
Enter text right here! Comment as a Guest, or login:
Login to IntenseDebateLogin to WordPress.comLogin to TwitterLogin to OpenIDGo back
Go back
Share on Facebook
Connected as (Logout)
Email (optional)
Not displayed publicly.
Tweet this comment
Connected as (Logout)
Email (optional)
Not displayed publicly.
Name Email Website (optional)
Displayed next to your comments.
Not displayed publicly.
If you have a website, link to it here.
OpenID URL Comment as a Guest or login using OpenID
Posting anonymously.
Tweet this comment
Submit Comment Subscribe to None Replies All new comments Comments by IntenseDebate
Enter text right here! Reply as a Guest, or login:
Login to IntenseDebateLogin to WordPress.comLogin to TwitterLogin to OpenIDGo back Go back
Share on Facebook
Connected as (Logout)
Email (optional) Not displayed publicly.
Tweet this comment
Connected as (Logout)
Email (optional) Not displayed publicly.
Name Email Website (optional) Displayed next to your comments.
Not displayed publicly.
If you have a website, link to it here.
OpenID URL Comment as a Guest or login using OpenID
Posting anonymously.
Tweet this comment
Cancel Submit Comment Subscribe to None Replies All new comments
Loading IntenseDebate Comments…
Leave a Reply Cancel replyYour email address will not be published. Required fields are marked *
Name *
Email *
Website
Comment
You may use these HTML tags and attributes:
CurtirCurtir
Porra … Policia… Eu lembro disso. Era foda. Não tinha pra ninguém. Era os trinta e oito canelado e as meiota… As puma .357 e as 12 mocha… As C14 e os opalão… Tinha garrafa pra vendê… se tivesse que ficar uma semana direto fica feliz ainda… Hoje… 12 por 24, 12 por 72…. Quatro equipes nem pensar coitadinhos… Ab. Tem aquela da preocupação com o organismo dos policiais….coitados… É dia e noite trabalhando… Imagina!
Na moral? TAMO PHUDIDO!!!!!! Tô pensando em dar uma bica em vinte aninhos de serviço… Parece que já era…. A gente é brasileiro… A gente não desiste nunca…. Seeeeeráááááá !?!?!?!?!!!
CurtirCurtir
Pessoal, me ajuda a entender…..A PM faz o trabalho preventivo e ostensivo não é verdade? Esse trabalho está sendo bem feito? Se está, então porque o cidadão não pode deixar seu carro estacionado na rua, que logo é roubado? não pode sacar dinheiro no banco que logo tem a saidinha pra levar o dinheiro e a vida dele? A PM não dá conta nem das suas funções que dirá fazer B.O. É uma piada.
CurtirCurtir
Pequenas cidades do estado não terão mais delegacias!
AÊEEEEEE……PCC vai reinar!
Milhares de novas destilarias de cocaina e crack vão aparecer!
Samba do Crioulo doido!
Reino dos manos!
Acabou o interior paulista!
Parabens governador!
CurtirCurtir
Trabalho ostensivo! Só se for no planeta invisível, ao que vejo, nos bairros próximos do centro, como no próprio, dificilmente vemos viaturas da PM circulando durante o dia, vez que na parte noturna, somente em bocas, puteiros ou que tais.
Nos bairros distantes, nem a pau.
Acorda Brasil
Euclydes Zamperetti Fiori
CurtirCurtir
Cartas aos Colegas:
Depois de tanto ler este Blog, decidi escrever, porem com muita dor no coração, e depois de alguns anos na Policia, fui obrigado a me render as idéias de um jovem,que a 18 anos atrás a iniciava sua carreira como Escrivão, e hoje Delegado, onde me falava assim:
Colega, esta Policia tem que mudar, ontem eu estava no Plantão e não tinha fita de impressora, não tinha papel, ai eu liguei pro Chefe e ele me mandou ligar para o Chefe dos tiras, e em 30m minutos apareceu aqui na Delegacia o cara que uns dias antes eu tinha feito um TC, por ser do jogo do bicho, isto é um absurdo, outras ele falava assim:
Colega vamos fechar aquela banca de jogo de bicho, e prender aquela casa de vídeo poker?
Vamos denunciar estes filhos da mãe que chegam aqui com carrões, nos estamos sendo palhaços deles, pois só apresentam no Plantão o que não virou La em cima na Chefia.
Enfim sempre o aconselhei a ficar quieto, e deixar a vida te levar, pois era assim que fomos condicionados a pensar, se era certo ou errado pensar não nos cabia a decidir, pois era o sistema, e este sistema tinha que ser cumprido e ponto final.
Não tínhamos uma corregedoria forte, a Policia era sim uma verdadeira roda gigante termo usado até hoje, e todos tinham receio de prejudicar um Colega e amanha estar sendo subordinado a ele.
O que me deixa mais chateado, e ainda mais por ter feito parte desta historia, é o fato de nós sermos tão inteligentes ao ponto de passar em um concurso concorrido, de prendermos quadrilhas, até o Abadia nos pegamos, e este inteligência não ser usado no nosso dia a dia, pois temos força, mandamos muito, sabemos trabalhar, e estamos esquecendo tudo isso, pensando em uma droga que se chama corrupção.
Hoje sabemos que a arrecadação na Policia seja ela da 25 de Marco, seja ela do Tráfico, ou ate mesmo do desvio de verbas das UGES, é milionária, porem fica na mão de meia dúzia de gatos pingados, e o resto, fica ai pelas ruas abordando chineses, carros de trabalhadores, invadindo biqueiras, rodoviárias, a procura de alguma vitima onde se pode tomar uns 3 mil reais, para garantir o sustento da sua família, se que vcs. Não estão errados, pois já lutaram muito por salário, e sempre ouviram mesma coisa: O Governo não gosta da Policia , vc. Nunca ganhara bem, Policia mal pago é Policia dominado, e eles não querem a gente trabalhando, pois se prender muito vão ter que construir mais cadeias, e ai não vão poder desviar as verbas, etc etc ET, sempre a mesma ladainha, que eu sempre me recusei a aceitar, mais hoje acredito e muito, quem deveria estar ensinando esta juventude de Policiais eram nós, e estamos sendo obrigados a aprender depois de velhos, e tudo isso porque, alguns Colegas, pensando somente em colocar sua grana no bolso, e chegar em casa com a família, jogar a grana no armário, e so esperar o final de semana para gastar, e comprar propriedades no interior, esqueceram que um dia isto ia acabar, iriam morrer, e alem de terem praticado atos ilícitos, também deixaram na Policia, uma herança podre, corrupta, que ninguém hoje consegue mais mudar.
Muitos destes coloegas ainda estão no poder, e o que mais me causa estranheza é o fato de todos saberem que são estes que acabaram com a Policia, e ficarem somente jogando na lama alguns deles, e outros por serem indicação do Ex. Governador, permanecem no órgão onde mais se tem Denuncia de corrupção, e mais se sabe que tem as melhores divisões.
Não podemos aceitar mais, ver em uma divisão Policiais tendo, manicures, alfaiates, sapaterios, etc, e e outras não ter nem água para se tomar, não se trata de ter inveja, ou estar denunciando algo, pois eles também não tem culpa, pois alguns estão lá por ser parentes de Ex. DG, ou por ser afilhados Politicos, ou por terem pago algo para alguém, então se podem estar lá, porque estariam no Plantão do 25 DP (nada contra a Delegacia, mais é uma lenda na Policia tomar uma ripa para o 25 RsRs), eles só estão aproveitando a brecha que foi dada, em Politicos se meterem na Policia, e Membros do Governo aceitarem grana de Policiais que ganham em Média um pelo outro entre carreiras, 2.800 reais, levando em conta o Número de Delegados com as demais carreiras.
Deveria o senhor Secretário da Segurança, já que fala tanto em transparência, começar a limpar a Policia por cima, e como?
Facil:
Delegado Geral ser nomeado por lista tríplice.
Reformulação nas carreiras: Delegado, Escrivão, Agente de Policia, e o resto superintendência ver o que quer para eles.
Plantões terem estagiários, ou funcionários Administrativos, para um pré atendimento, Boletins de perda de documentos , extravio etc, somente pela internet, ou em delegacias diferenciadas no centro ou em cada seccional.
Horario de trabalho diferenciado, onde durante o dia poderia as delegacias ter 2 assistentes, e cada dia um assumiria o plantão pois sabemos que a fugura hoje dos delegados nos plantões não se faz muito nescessárias, pois mais voam do que ficam no local de trabalho, e nos noturnos 2 turnos de 8 horas ficando assim 3 turnos sendo que os diurnos seriam tocados pelos assist.
Chefe de tira ser classe especial, acabar com o cargo de confiança. Mesmo para escrivães, pois por sermos Policiais, já temos que ser de confiança.
Acabar com a desgraça da recolha em delegacias, assim acabando com a contravenção dos jogos, e conivência com o contrabando e pirataria na cidade, elevando assim os ganhos dos estados, e podendo assim nos cobrarmos salário.
Aumento salarial imediato, com cobrança será de produtividade e avaliação correta do serviço policial
Apoio total do estado para os policiais.
As 2 corregedorias subordinadas ao Governo, e também mudar a estutura do Departamento de Proteção ao Cidadão, levando para lá a Dig inteira, e subordinando ela ao Secretario, com fiscalização total do Gaeco, e ter curso e ajuda de custo a Policiais que La trabalharem, pois não se pode aceitar que um Policia ganhando 2,5 mil por mês, trabalhe em um lugar com o Poder que tem , que se mais vê chances de se corromper.
Então digo, tem varias formas de mudar, so falta a gente começar a trabalhar, e como?
CHEGUEM AMANHA NAS SUAS DELEGACIAS, E COMEÇEM APRENDENDO TODAS AS MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL, E TODAS AS BANCAS DE JOGO DE BICHO, E SE SEUS CHEFES E OS RECOLHAS DA DELEGACIA OUDAS SECCIONAIS RECLAMARE, FALEM QUE VC VAI COLOCAR NO PAPEL A INFLUENCIA EXERCIDADA SOBRE ELES NA OCORRENCIA.
DEPOIS DE APRENDER, NA DELEGACIAL INDENTIFIQUE OS DONOS DAS MAQUINA QUE VCS JÁ SABEM QUEM SÃO POIS TODA SEMANA ESTÃO NAS SUAS DELEGACIAS, E COLOQUE ELES NO PAPEL, E ENVIO O B.O PARA DELEGACIA DE LAVAGEM DE DINHEIRO E TAMBEM PARA O GAECO, MP, E PARA A FEDERAL, PARA SE APURAR ONDE ESTA SENDO LAVADO A GRANA E DE ONDE VEM AS PLACAS ETC.
FILMEM AS MAQUINAS APRENDIDAS, E JUNTE NO INQUERITO, CASO CONTRARIO ELES VENDERÃO AS MQUINAS OU TROCARÃO AS PLACAS.
QUANDO SOLICITADO A PERICIA, FILME AS MAQUINAS JOGANDO ETC COLOQUE GRANA NELAS PARA NÃO TER COMO OS PERITOS MUDAREM OS RELATORIOS.
DEPOIS DE FAZER ISTO UM MÊS, TODAS AS EQUIPES, COMEÇEM A FAZER FLGRANTE COM INVESTIGAÇÃO E INFILTRAGEM EM PUTEIROS E PRIVES DA ÁREA. COLOQUEM AMIGOS PARA FAZER SEXO NOS QUARTOS, E PROCURE SE TEM MENORES, FAZEM O FLAGRANTE COMO TEM QUE SER FEITO, PRENDAM O GERENTE E FAÇA DAR O NOME DO DONO, LEVANTE CONTRATO DE LOCAÇÃO ETC, E OUVEM TODAS AS GAROTAS E CLIENTE, (SEI QUE DEMORA MAIS É O CERTO), DEPOIS DE FECHAR TODAS AS BOATES, ACABAR COM AS MAQUINAS E JOGO DO BICHO, FECHEM (PARA QUE TRABALHA NO CENTRO), A PAJÉ ,JUNTO COM O CONTRU E FEDERAL E RECEITA, E TAMBEM TODOS OS SHOPINGS ILEGAIS DA REGIÃO, ASSIM COMO EM OUTRAS AREAS, CADA UM NA SUA ÁREA LÓGICO, MAIS FECHEM PEDEM APOIA E ARROMBEM TODAS AS LOJAS, PEGUEM COM OS ADMINSTRADORES, OS CONTRATOS ETC, INDENTIFIQUEM OS RESPONSAVEIS PELOS ACERTOS, OS ILEGAIS PEÇAM A FEDERAL QUE OS DEPORTEM ETC. E SE OUVER INFLUENCIA DE ALGUM DEPUTADO OU DELEGADO ETC, COLOQUEM NO PAPEL.
APÓS TUDO ISSO, PEÇAM AOS CHEFES E DELEGADOS, VERBA DA SECCIONAL PARA ARRUMAR AS DELEGACIAS, E VIATURAS, E TABEM COBREM NO PAPEL, CARTUCHO ETC, MELHORIAS, FUNCIONÁRIOS, MANDEM CARTAS PARA OS REPORTERS AMIGOS, RECLAMEM NO SITE, MANDEM CARTAS AO SECRETÁRIO.
E AINDA DEPOIS DE TUDO ISSO, SE NADA RESOLVER EM RELAÇÃO AS VERBAS, FAÇAM UM ABAIXO ASSINADO, E MANDEM A CORREGEDORIA, GECP GAECO, E PEÇAM UMA AUDITORIA NAS UGES DAS SECCIONAIS.
PEÇAM UMA AUDITORIA EM TODAS AS EMPRESAS FISCALIZADAS PELA FAZENDÁRIA, PELO CONSUMIDOR, MEIO AMBIENTE, NOS ULTIMOS 2 ANOS, TODAS MESMO ATÉ AS QUE ESTÃO NA (CANETA), QUE JÁ TRABALHOU LÁ SABE O QUE É E PODE AJUDAR NISSO TAMBEM. E CONSTATEM O PADRÃO DE VIDA DOS POLICIAIS, AS REFORMAS FEITAS NA DELEGACIA, EM ESPECIAL A DITA CUJA, LEVANTAMENTOS EM CONTAS DE PARENTES, PASSAPORTES, ENFIM TUDO.
DEPOIS DE TUDO VERÃO SE VAMOS OU NÃO GANHAR 10 MIL POR MÊS, E NÃO PRA TRABALHAR, PARA PARAR DE TRABALHAR, POIS MUITO DO GOVERNO VAI CAIR COM POLICIA FORTE E INVESTIGATIVA, MUITOS MESMO.
AI VAI SER IGUAL A FEDERAL, GANHA PRA NUM TRABALHAR ENTEDERA?
FACIL NÉ;
É MELHOR GANHAR 10 MIL POR MÊS A VIDA TODA E PODER DECLARA, QUE 100 MIL TODOS OS MESES E TENDO QUE GASTAR EM PRCARIA, E ESCONDIDO DE TUDO E TODOS, E O DIA QUE FOR PEGO PERDER TUDO.
VAMOS REFLETIR
CurtirCurtir
descupe os erros e falta de virgulas, e que estamos escrevendo onde tem muito (ganso), e tem que ser rápido rsrsrs.
abraço
Dr. Guerra em cima do que escrevemos, se quiser dar uma melhorada nas idéias de mudança. seria legal, cada um dar uma ideia do que fazer para mudar, e no final de uma semana o senhor imprimir tudo e mandar para o secretário e dg as ideias, e as filtrar e colocar aqui nos site, não pra prejudicar colegas somente para dar uma luz ao secretario
obrigado pelo espaço
anonimo
CurtirCurtir
Sermão do reverendo secretário
“Esperar que a banda podre da polícia acabe é o mesmo que esperar um milagre como a conversão de Saulo na estrada de Damasco”
Sr reverendo, banda podre tem na segurança, na saúde, na educação, nos transportes, na administração penitenciária, etc. Ela é braço financeiro que abastece caixa 2 das campanhas de muitos integrantes de agremiações políticas, inclusive esta que governa este Estado há 16 anos. Não vai acabar nunca, por isso se naquela estrada esburaca de Damasco se esperava um milagre para a conversão de Saulo, agora, com Rodoanel, um monte de licitação e de empreiteiras interessadas, com boa parte do seu antigo time na segurança o acompanhando, esquece, Não tem Senhor capaz de fazer um milagre desses.
CurtirCurtir
AS VEZES FICO PENSANDO….O QUE SERÁ QUE OS OUTROS SECRETÁRIOS PENSAM DO SECRETÁRIO ??
O QUE SERÁ QUE O GOVERNADOR PENSA DELE ?
SERÁ QUE É NORMAL, EQUILIBRADA, ESSA FORMA ESCOLHIDA PARA O COMANDO DA SECRETARIA, COMO SE TODOS VIVESSEM NUM QUARTEL, REFÉNS DESSE JOGO POLÍTICO, IMUNDO E SÓRDIDO PARA SE MANTER NO PODER ?
SR.GOVERNADOR, V.EXCIA. TERÁ O MESMO FIM DO SERRA EM 2014.
PAGARÁ NAS URNAS O PREÇO DA CONIVÊNCIA E DA MANUTENÇÃO DA DISCÓRDIA.
TODOS VCS PASSAM, MAS A POLÍCIA PERMANECERÁ, POR SER ETERNA…
NÓS POLICIAIS, AINDA VAMOS DAR MUITAS RISADAS DE TODOS VOCÊS.
-SERÁ POSSÍVEL QUE EM PLENO SÉCULO XXI ALGUÉM AINDA ACREDITA QUE PSICOGRAFAR ERASMO DIAS É ALGO MODERNO ?
TENHO PENA DA POPULAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO,MAIOR
ARRECADADOR DE IMPOSTOS, MAIOR FROTA DE VEÍCULOS DO BRASIL,MAIOR COLÉGIO ELEITORAL, MAIOR EM TUDO…PORÉM SUBMERSO NAS MAIORES MANOBRAS QUE A SUA POLÍCIA JÁ CONHECEU.
-LULA PARA GOVERNADOR EM 2014 !!!
-TIRIRICA PRA PRESIDENTE, FORA VALENTE, TENENTE OU ENCHENTE,NÃO AGUENTAMOS MAIS ESSE BANDO DE DEMENTE.
CurtirCurtir
JOSE PAULO SOU SUA FA A MUITOS ANOS VARIOS PROBLEMAS FORAM ENCAMINHADOS A VOCE E SEMPRE A BAND E VOCE RESOLVERAM, SEMPRE MUITO ATENCIOSO E PRESTATIVO COM A GENTE POVO QUE SOFRE POR FALTA DE RECURSOS.
ESPERO QUE VOCE CONTINUE SENDO SEMPRE ESSE JORNALISTA ADMIRAVEL E COM UM CARATER QUE É UM GRANDE EXEMPLO.
OBRIGADO POR TUDO, QUE FEZ E FARA POR MIM
E OBRIGADO POR GOSTAR DE ANIMAIS GRANDE DEFENSOR DOS ANIMAIS
ABRAÇOS
DENISE A P ALMEIDA
CurtirCurtir
Caro José Paulo, como pode haver tanta ingerência naquela SPPrev ! Dá vontade de chorar. Pelo menos há 48 h o sistema informatizado daquele Autarquia encontra-se “inoperante”. Desde ontem, às 9:00 h tento falar com alguém para saber notícias do andamento de um processo de isenção de IR por motivo de doença e sou convidada a “ligar daqui a 1 h, porque o sistema encontra-se inoperante” (sic). Liguei seis vezes ontem, hoje a manhã inteira … (e o sistema encontra-se inoperante”). Vem cá, não existe um Presidente, uma dezena de Diretores, uma porção de Chefes e NENHUM se habilita chamar alguém da Prodesp ou firma terceirizada para consertar esse sistema ? E o pior é que NINGUÉM sabe estimar em que data o miserável do aposentado terá a ventura de ser atendido. Lamentável !!!!!!!! Impossível se acionar a Ouvidoria, por falta de um número de protocolo, protocolo este não emitido porque ” o sistema encontra-se inoperante”. O FALE CONOSCO do Portal do Governo também não funciona; acusa erro. Será que também lá no alto escalão também o sistema encontra-se inoperante ?Obrigada por permitir-me fazer este desabafo. Vou atravessar a cidade para ir à sede da SPPrev na Bela Cintra. Quer apostar que não vão me permitir subir até o Setor (in)competente, porque “o sistema encontra-se inoperante” ????
CurtirCurtir
Para ter lucro aceite as sugestões de preços e também compre necessário
para realizar ótimas vendas. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-863576620-tnis-adidas-energy-boost-frete-gratis-_JM
CurtirCurtir