Caso de polícia
Folha de São Paulo – 26/1/2010
SÃO PAULO – Cerca de 800 delegados da Polícia Civil de São Paulo, num universo de pouco mais de 3.300, estão sendo investigados pela corregedoria da própria instituição. Isso representa quase um em cada quatro. Os números revelados pela reportagem de André Caramante no domingo impressionam.
Foram abertos nos últimos meses procedimentos internos para apurar irregularidades contra mais de 8.500 policiais -a Civil tem 33 mil homens. Além disso, 418 policiais de três dos principais órgãos da instituição foram removidos de suas funções. Pode-se imaginar a insatisfação interna que esse conjunto de ações esteja provocando.
Para o cidadão, porém, a questão é outra: como pode o Estado de São Paulo conviver com evidências de corrupção endêmica no interior do aparelho encarregado de combater o crime? O secretário Antonio Ferreira Pinto está mexendo num vespeiro que, tudo indica, é muito antigo e estava bem resguardado.
Ao assumir o cargo, em março de 2009, ele disse: “Eu pretendo fazer das corregedorias um reduto de seriedade, de combate à corrupção, aos desvios, aos abusos. Podem cobrar de mim”. Ocorreram, de fato, mudanças a partir de agosto, quando a corregedoria foi vinculada ao secretário e assumida pela delegada Maria Inês Trefiglio Valente.
Ex-PM, ex-promotor e procurador de Justiça, ex-secretário da Administração Penitenciária, Ferreira Pinto é conhecido por seus hábitos espartanos e pela intransigência. Ronaldo Marzagão, seu antecessor, havia deixado o cargo desgastado pela acusação de corrupção contra seu adjunto e pela greve de quase dois meses da Polícia Civil, que culminou num confronto com a PM perto do Palácio dos Bandeirantes.
Consta que Ferreira tenha pacificado as corporações. Agora, porém, entre os delegados atingidos por sua gestão, aposta-se na vitória de Geraldo Alckmin para retomar o prestígio perdido. Há quem diga que Ferreira não resiste à saída de Serra do governo, no final de março.
E então, Geraldo? E agora, José?
Temos que ir para a imprensa, assim como fiz mandando email escrevendo o que penso.
Não podemos ficar nesse silêncio, a partir de agora, procuro a imprensa para todo tipo de informação.
ACABOU A LEI DA MORDAÇA!
CurtirCurtir
TUDO ESTA CORROMPIDO PELA CORRUPÇÃO, SEJA NOS PLANTÕES POLICIAIS SEJA NO GABINETE DO SECRETÁRIO OU ATE MESMO NO PALACIO, TODOS OS POLICIAIS CIVIS, SABEM, O QUE ACONTECE E NINGUEM FAZ NADA, PORQUE SABEMOS QUE O ESQUEMA É DE CIMA PARA BAIXO.
TEMOS QUE ACABAR COM A CORRUPÇÃO NO GOVERNO PARA DEPOIS COMBABER A CORRUPÇÃO NA POLICIA POIS A CORRUPÇÃO NA POLICIA VAI TAMBEM PARA O GOVERNO.
VAMOS VER E INVESTIGAR QTO GANHA UM POLICIA DO DENARC DA FAZENARIA DO DEIC, AI SIM VAMOS VER E TER ACERTEZA QUE HA CORRUPÇÃO, POREM PARA NOS POLICIAIS JA SABEMOS QUE EXISTE, E O QUE NOS RESTA É UMA CHANCE DE IR PARA ESTES LOCAIS, E PARA O MO E CORRO SO FALTA INVESTIGAR
VAMOS APURAR
CurtirCurtir
Canção da Polícia Militar
Composição: Guilherme de Almeida
Sentido! Frente, ordinário, marcha!
Feijó conclama, Pedro Tobias manda.
E, na distância, desfila a marcha
Nova cruzada, nova demanda.
Um só por todos, todos por um
Dos centro e trinta de trinta e um
Legião de idealistas
Feijó e PedroTobias
Legaram-na aos seus
Tornando-os vigias
Da lei, e paulista
“Por mercê de Deus”
Ei-los que partem. Na paz na guerra
Brasil império, Brasil república
Seus passos deixam fundo na terra
Rastro e raízes: é a força pública
Multiplicando por mil e um
Dos cento e trinta de trinta e um
Legião de idealistas
Feijó e Pedro Tobias
Legaram-na aos seus
Tornando-os vigias
Da lei, e paulista
“Por mercê de Deus”
Missão cumprida em Campos das Palmas,
Laguna, heroísmo na retirada,
Glória em Canudos, e, de armas e almas,
Ao nosso Júlio da Clarinada
Sob as arcadas vem, um a um,
Dos cento e trinta de trinta e um
Legião de idealistas
Feijó e Pedro Tobias
Legaram-na aos seus
Tornando-os vigias
Da lei, e paulista
“Por mercê de Deus”
CurtirCurtir
A tal da improbidade administrativa só serve para os “frascos e comprimidos”??!! Em nenhum setor do desGoverno existe seriedade. É só conversa jogada fora e aborrecimento desnecessário.
CurtirCurtir
QUE COISA FEIA…
UM SENHOR DESSA IDADE, COM O PÉ PRATICAMENTE
NA COVA…..
SR. FERREIRINHA PINTINHO, COMEÇE A PENSAR NA ALMA,
POIS O CORPO JÁ FOI.
E AINDA FOI INGÊNUO E DESCONFIADO, POIS NÃO CONSEGUIU
CONFIAR EM QQ PESSOA PARA FAZER O PAPEL DE CAGUETA.
E AINDA MANDOU O MARACUJÁ PRATICAR TANTAS ARBITRARIEDADES.
HONESTAMENTE, GOSTARIA MUITO QUE O SR. CAISSE, PARA
VER SE ESSA CORJA DA TIA E CIA FOSSE REALMENTE PUNIDOS.
DR. MARCO CARNEIRO, O SR. É EXCELENTE PESSOA, MAS SE
ATRELOU A ESSA MÚMIA.
SAI FORA, ANTES QUE SUJE TODA SUA CARREIRA INTEGRA.
CurtirCurtir
esses malditos cargos de confiança
CurtirCurtir
TREZE DO PINEL
APOIADO !
QUE DUPLA HEIM, MEU AMIGO ?
QUANTA BESTEIRA ESSES DOIS FIZERAM JUNTOS E EM TÃO POUCO TEMPO….
O NEGÓCIO DELES NÃO ERA APURAR NADA, MAS SIM, MANDAR POLÍCIA PRA CADEIA PARA QUE A CRIA DO DEMÔNIO TIVESSE UM MINUTO DE GLÓRIA NA TV E NOS JORNAIS.
E O EXU-TRANCA TINHA ATÉ ESCOLTA DE DOIS PMs, FATO JAMAIS ACONTECIDO COM OUTROS CORREGEDORES DA PC.
TREZE DO PINEL, ME RESPONDA…PRA QUE UM EXU DAQUELE PRECISAVA DE ESCOLTA ??
É PORQUE SÓ COMETIA ATOS ILEGAIS E DEPOIS FICAVA COM MEDO DE TOMAR UNS COLA BRINCOS ?
INTERESSANTE TAMBÉM LEMBRAR É QUE TODO DELEGADO CLASSE ESPECIAL QUE A ENFRENTOU, ELA MINOU JUNTO AO PINTO….E ESSE PINTO FOI NA CONVERSA DE POMBA GIRA AO CONTRÁRIO, E OLHA NO QUE DEU…
CurtirCurtir
essa não O MARACUJA andava com escolta e ainda por cima da mike.
e os policias que tem na corro fazem o que segurança paralela
me recuso a acrediotar
GREVE JA
CurtirCurtir
Em nota, SSP não explica encontro com jornalista e considera vazamento do video espionagem criminosa.
March 9 | Posted by Fábio Pannunzio | Manchetes, Notícias, Segurança Tags: Antônio Ferreira Pinto, dossiê, SSP, Túlio Kahn
A Secretaria de Segurança Pública divulgou, agora há pouco, uma nota na qual qualifica como “criminoso” e “espionagem” o vazamento de um video que registra um encontro entre o secretário Antônio Ferreira Pinto e um jornalista da Folha de São Paulo. As imagens foram gravadas pelo circuito de cameras de segurança do Shopping Pátio Higienópolis, vizinho à sede da SSP.
No encontro, segundo fontes policiais, Ferreira Pinto teria “vazado” para o repórter Mário Cezar Carvalho um dossiê sobre as atividades privadas do ex-coordenador de Análise e Planejamento Túlio Kahn, demitido na semana passada por supostamente vender informações sigilosas da secretaria para empresas públicas e privadas. O video, que foi obtido pelo radialista João Alkimin, do site São José Dia e Noite, foi reproduzido pelo Blog do Pannunzio e pode ser visto aqui.
O Blog do Pannunzio enviou e-mail à SSP nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. Sete perguntas foram feitas, mas apenas três foram respondidas na nota. A Secretaria de Segurança Pública não explicou o motivo do encontro, nem que documentos continha o envelope que Antônio Ferreira Pinto aparece portando nas imagens, muito menos se foi ele ou não quem vazou o dossiê que, uma vez pubicado, acabou determinando a demissão de Kahn.
Leia, abaixo, a íntegra da nota.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informa
1) É grave a obtenção e a divulgação de imagens do circuito interno de um shopping center de São Paulo. Não por seu conteúdo, mas pelo forte indício de que grupos criminosos as utilizaram para espionar o primeiro escalão do Estado e o trabalho legítimo da imprensa, protegido pela Constituição Federal da República.
2) As imagens mostram um encontro ocorrido em um lugar público entre o secretário de segurança de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto e um jornalista de importante veiculo de comunicação.
3) Não há nada de suspeito na conversa entre ambos. Suspeito seria um encontro do secretário com criminosos comuns ou funcionários públicos corruptos.
4) A imagem de pessoas só podem ser utilizadas se houver expressa autorização ou por ordem judicial. Portanto, o vazamento das imagens produzidas pelo circuito interno do Shopping Higienópolis constitui crime.
5) Deve-se, aliás, à continuidade do combate ao crime e à corrupção policial a queda histórica dos índices de criminalidade em São Paulo. O Estado de São Paulo atingiu o menor índice de homicídios da história recente. É o que apontam as Estatísticas da Criminalidade divulgadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública. Novamente o crime caiu em São Paulo e chegou-se, em 2010, a 10,47 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes. Em 1999, quando a taxa era de 35,27/100 mil, alcança a significativa marca de 70,3%. De lá para cá, os índices têm mostrado queda consistente. A taxa de 10,47, registrada em 2010, é menor do que a metade da taxa de homicídios brasileira, de 24,5 para cada 100 mil habitantes/ano.
6) Tal avanço só foi possível pela sucessão de políticas de segurança virtuosas, acompanhadas, sempre, do combate implacável à corrupção e à violência policial. Desde 2009, 298 policiais foram demitidos a bem do serviço público. Outros 324 foram expulsos ou exonerados.
7) Vale ressaltar que, desde a recondução do secretário Ferreira Pinto ao cargo de secretário da Segurança, o inconformismo de uma pequena parcela de policiais prejudicados com a austeridade da política atual de segurança se intensificou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
http://www.pannunzio.com.br/?p=7533
CurtirCurtir
AMIGA DOS AMIGOS, ESSA É SURPRESA PARA MIM.
A TIA ACOMPANHADA DE MIKES.
QUANDO O PINTO E O DR. MARCO SAIREM, A TIA VAI
TER QUE APOSENTAR E MUDAR PARA O PARAGUAI.
NÃO VAI TER PAPA MIKE QUE SEGURE A IRA DE UM
BOCADO DE GENTE.
E APESAR DE TREZE E DO NIKE, SOU UMA MENINA, TA?????
ABÇS.
CurtirCurtir
TREZE DO PINEL
E TEM MAIS : VOCE SABIA QUE NOS ÚLTIMOS MESES QUE O EXU-MOR ESTEVE CONSOLADA, MONTOU EM UM DOS ANDARES UM VERDADEIRO APARTAMENTO PARA O FILHO.
ELE USAVA TELEFONES, DEPENDÊNCIAS E NET COMO SE FOSSE A CASA DELE, TUDO PAGO PELO ESTADO.
RECEBIA ATÉ COMIDA ENCOMENDADA DO HOTEL FÓRMULA 1, AO LADO.
TEVE FUNCIONÁRIO LÁ QUE CERTO DIA CHIOU.
NÃO TINHA PRIVACIDADE DE FEZER DESCARREGO COM O EXU MOR, POIS O EXUZINHO SEMPRE ESTAVA PRESENTE, ENTENDEU ?
NA ESCOLTA DO EXU TINHA UM SDPM JAPONES DE 1 METRO E MEIO DE ALTURA, KKKKKKKKKKKKKKK, PRONTO PRA O ENSAIO DE UNS GOLPINHOS DE JUDÔ.
ARRE ÉGUA !!! NINGUÉM MERECE UMA PORRA DESSAS NAS NOSSAS CABEÇAS.
E HAJA PLANTÃO DE QUATRO EQUIPES, FÉRIAS INDEFERIDAS, LICENÇA NEGADA.
ME POUPEM….TÔ PRECISANDO URGENTE DE UM PASSE…CANSEI DE TOMAR NO CU COM ESSA POLÍCIA.
CurtirCurtir
TREZE DO PINEL
ME ESQUECI E ME DESCULPE :
UM ABRAÇO PRA VC !
CurtirCurtir
O exuzinho tava amoitado? Então foi verdade que ele tomou um pau e foi largado na escada da corro todo arremebtado?
CurtirCurtir
ESCRIBA
CORRE BOATO QUE CATARAM ELE NA FACULDADE, ASSIM COMO CORRE TAMBÉM, QUE UMA SEMANA ANTES DO EXU-MOR SAIR, DESRAMARAM UMA BOMBA NA PORTA DO TERREIRO, MAS NÃO DEIXARAM A IMPRENSA SABER.
UM DIA É DO TALIBAN…E O OUTRO É DO AL KAEDA….CERTO ?
E NÓS….BATENDO PALMA PRA DOIDO….
CurtirCurtir
Que coisa feia heim a pm fazendo seguranca para correg, ta tudo perdido, agora vamos passear no shopping higienopolis pq eh mais chique
CurtirCurtir
KKKKKKKKKKKK PM DE UM METRO E MEIO…. A PM ZOOU… SE FOSSE PRA OUTRA AUTORIDADE MANDAVAM UM MEGANHA COM DOIS METROS E TRINTA….. JAPONEIS AINDA???? NAO DAVA NEM PRA CONSOLAR A SENHORA DA CONSOLAÇÃO…. FOSSE O QUE FOSSE ELA MERECIA MELHOR CONSIDERAÇÃO PPR PARTE DO FERREIRA FALUS..
CurtirCurtir
WAGNER ( GOSTO DESSE SEU NIK…MAIS DE GOBELS E MENGELE…ME LEMBRAM DOIS HOMENS VIOLENTOS….)
FALANDO SÉRIO BROTHER, O PM JAPONÊS, 1,48 DE ALTURA, ÓCULOS COM LENTES 12 DE MIOPIA, ACOMPANHOU O EXU MOR NA INAUGURAÇÃO DE MOGICA, JUNTAMENTE COM OUTRO QUE PESAVA UNS 200KG.
O EXU TRAJAVA UMA MANTA VERDE LIMÃO-ÁCIDO, QUEM TAVA LÁ VIU.
ESSA ESCOLTA PERMANECEU TODO ESSE TEMPO, CHEGAVA AS 6 HORAS DA MANHÃ NO TERREIRO E DE LÁ SEGUIAM PARA O CONSOLO…
QUANTA IMPORTÂNCIA, NÃO ?
CurtirCurtir
KKKKKKK Pm, japoneis (nada de preconceito contra a etnia), 12 de miopia…. e a madama se sentia segura???? o cara deveria atirar muito bem…. só não enxergava o alvo….. a PM zoou mesmo…. Coitada…. ele deveria lugar kendô com a bengala…..
CurtirCurtir
Amiga… o Wagner era o compositor favorito do Fuhrer…. mó violencia….
CurtirCurtir
Só pra constar, o Secretino estar SEM escolta é infração administrativa!!!
CurtirCurtir
VOCES VÃO TER QUE ME AGUENTAR>>>
QUEM DISSE QUE O GERALDO NÃO SABIA..
CAMBADA DE MANÉS….
EU MANDO.. EU POSSO…
VEJAM O DOE DE SÁBADO.
CurtirCurtir
E dizem também que desde dezembro varios exuzinhos e principalmente exuzinhas calcinhas brancas já estavam voando,, procurando abrigo em locais mais seguros. Tiveram sorte. Puderam escolher o buraco para se enconderem
.
CurtirCurtir
SENHOR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA: QUEREMOS RESPOSTA PARA NOSSAS REIVINDICAÇÕES. NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR!
No dia 14 de março a “Representação Coletiva” tem audiência marcada com o Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Iremos em busca de resposta para os sete itens da nossa pauta de reivindicação entregue ao Senhor Delegado Geral de Polícia no começo de fevereiro, sendo eles:
1 – Reestruturação das carreiras policiais civis, já em trâmite há 10 anos;
2 – Regularização do cálculo do Regime Especial de Trabalho Policial – RETP;
3 – Descongelamento do Adicional de Insalubridade;
4 – Transformação da remuneração em subsídio;
5 – Regularização da Aposentadoria Especial;
6 – Cumprimento da lei que fixa a data-base em 1º de março de cada ano;
7 – Revalorização do Vale Alimentação, com ampliação da faixa de abrangência, das atuais 141 UFESPs para 300 UFESPs.
Não dá mais para esperar.
Com nossa postura ordeira e disciplinada não estamos obtendo resposta às reivindicações. Não nos resta alternativa. Teremos que de novo, irmos às ruas.
Pedimos aos colegas Policiais Civis que fiquem atentos para possível mobilização de toda a Polícia Civil.
Queremos salários dignos e uma instituição saneada das mazelas que a infelicitam. “Esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.
a) “REPRESENTAÇÃO COLETIVA DOS POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO”
(Acarcepol – Aepesp – Agepol – Aipesp – Apapesp – Appesp – Clube dos XXX – Ipa – Sintelpol e Sinpols de Campinas – Marília – Mogi das Cruzes – Presidente Prudente – Ribeirão Preto – Santos e Sorocaba)
CurtirCurtir