Operação Pelada: como a Corregedoria preparou o flagrante contra a escrivã e mentiu para incriminá-la
February 26 | Posted by Fábio Pannunzio
Os vícios do rumoroso caso da escrivã despida à força numa delegacia da Zona Sul de São Paulo começaram assim que o Ministério Público encaminhou o motoboyAlex Alves de Souza, de 27 anos, à Corregedoria da Polícia Civil, no dia 9 de junho de 2.008. Como o Blog do Pannunzio revelou nesta sexta-feira, ao prestar declarações sobre a suposta tentativa de suborno, Alex passou recebeu instruções detalhadas dos delegados sobre o que deveria fazer para comprovar a acusação (leia post sobre o assunto aqui).
Cinco dias se passaram até que a prisão em flagrante de V.F.S.L,. fosse consumada. Nesse período, o motoboy tentou contato, em duas oportunidades diferentes, com a escrivã por telefone. A degravação dos diálogos, juntada ao inquérito policial, deixa claro que é o denunciante quem insinua a existência de um acerto prévio. Para materializar o crime de conussão, V. teria que ter exigido dinheiro, situação que não se verifica em nenhum dos registros.
Os dois telefonemas foram feitos por Alex. Os documentos anexados ao inquérito não indicam com precisão a data em que o primeiro deles aconteceu. É provável que a ligação tenha ocorrido no dia 11 de junho, um dia depois de Alex foi ouvido pela primeira vez pela Corregedoria. É certo que a iniciativa de falar implicitamente sobre algo previamente combinado, que não podia ser discutido por telefone, foi do denunciante, e não da escrivã.
– “Então, Vanessa, é consegui só… uma parte”, diz o motoboy.
– “Isso aí não se fala, entendeu ? Telefone é embaçado”, responde a policial.
Apesar da cautela recomendada por V. na abordagem, é literalmente impossível saber exatamente a que ambos estavam se referindo. O certo é que o diálogo (veja fac-símile à esquerda), a exemplo do que foi anteriormente revelado pelo Blog, nem de longe denota a condição exigida para a tipificação do crime de concussão: exigir, em razão do cargo que ocupa, vantagem indevida, como prescrito pelo Artigo 316 do Código Penal.
O segundo telefonema foi disparado por Alex no dia 15, data em que V. foi presa em flagrante. A conversa foi registrada num gravador microcassete da Corregedoria e estava sendo monitorada — e provavelmente instruída — pela equipe de delegados. É clara a intenção de incriminar V. Mas, ao final, a expectativa nã ose materializou.
Na degravação, é possível depreender que Alex e a escrivã tratam da intimação do pai do denunciante. A iniciativa de insinuar um suposto acordo financeiro, mais uma vez, é do motoboy. E não encontra eco na resposta da escrivã.
– “Deixa eu te falar. Eu arrumei só uma parte daquele negócio”, diz Alex.
– “Então dá uma passadinha aqui que a gente conversa, tá bom?”, responde a policial.
“É uma conversar suspeita”, diz um advogado criminalista consultado pelo Blog do Pannunzio, mas insuficiente para caracterizar concussão ou corrupção. “Eles podiam estar falando sobre rojões, confeitos ou qualquer outra coisa. E ninguém pode ser condenado com base em suposições”, arremata a fonte. 
A afirmação inverídica de que a exigência de suborno foi gravada consta de várias peças do inquérito. O Blog teve acesso a todo o processo, que tem 269 páginas, distribuídas em dois volumes, e não encontrou nenhum documento, trancrição ou lado pericial que comprove isso.
No relatório do inquérito encaminhado à Justiça quando a investigação foi concluída, a delegada Patrícia Vaiano Mauad afirma que “a fita da gravação da ligação efetuada na data dos fatos foi devidamente apreendida em auto próprio e encaminhada à perícia pra degravação”. Não há registro dessa perícia nos autos.
Conforme se pode ver no trecho destacado no fac-símile ao lado, a mesma delegada afirma que a conversa onde houve a exigência de propina foi “gravada em seu telefone celular [do denunciante]“. Mais adiante, na mesma página, lê-se que no dia 15 de junho houve “um novo contato telefônico entre entre Alex e a escrivã Vanessa, o qual foi gravado pelos Delegados da Corregedoria, onde foi marcado um encontro pessoal no cartório do VigésimoQuinto DP (…) para a entrega de parte da quantia exigida, estipulada pela vítima e policiais civis da Corregedoria em R$ 200,00″. Tampouco há, na perícia das gravações, qualquer menção à entrega de propina.
Embora os delegados-corregedores afirmem o tempo todo que o momento da entrega do suborno foi gravado, não há registro dessa gravação no inquérito. A rigor, ninguém sabe o que se passou enquanto enquanto Alex e V. estavam a sós no cartório da Delegacia.Se esse momento foi efetivamente gravado, tal gravação foi suprimida dos autos por iniciativa da própria Corregedoria.
Causa estranheza também que o video gravado pelos delegados-corregedores, que registra a humilhação imposta à escrivã, não tenha sido juntado ao inquérito, apesar das diversas requisições feitas pelos advogados de V. nas instâncias criminal e administrativa. A peça só passou a ser considerada depois que o Blog do Pannunzio e a Rede Bandeirantes divulgaram o material, no último dia 18.
LEIA MAIS NO BLOG DO PANNUNZIO
– Consegui só…uma parte(vítima)
-Isso não se conversa no telefone(escritina)
Vai se inocente assim na pqp.
É, eles conversavam sobre rojões.
Caraca, chama a Verdade para se manifestar.
CurtirCurtir
Sabemos que a GREVE vai começar do interior e não da capital, foi asssim em 2009 e se repetirá novamente caso o governador não d~e atenção para nossas reivindicações que é reajuste salarial. Não adianta o Pinto conversar com a ADPESP e SIPESP e achar que esta tudo resolvido, pois nós não nos curvaremos á acordos que não seja reajuste salarial para corrigir as injustiças cometida pelo governo do PSDB nesses longos 16 anos..Haa não adianta fazerem chantagens ou ameaças aos servidores que nós estamos cada vez mais fortes e unidos com as outras categorias no interior afora . iiiiii , com a greve de 2009, nós aprendemos a lidar melhor com a antes desconhecida GREVE na POLÌCIA CIVIL e agora sabemos direitinho como lidar com os canalhas que querem puxar o saco do governo e para isso tentam atrapalhar o sucesso da greve. É melhor para todos que o Governador autorize um reajuste salarial decente, pois com uma eventual greve os prejuizos é da sociedade e do PSDB.
CurtirCurtir
A DELEGADA PATRICIA MAUAD QUE PRESIDIU O FLAGRANTE É A ARROGANGANCIA COM IGNORANCIA MISTURADAS, ELA É OUTRA QUE NÃO SERÁ ESQUECIDA NO DECAP OU ONDE ESTEJA! ACOBERTOU OS ATOS DO DUDU PORQUE NAO TOMOU NENHUMA PROVIDENCIA NA JUNTADA DO VIDEO NO FLAGRANTE!
COM CERTEZA É AMIGUINHA DO DUDU OU TEM O RABO PRESO COM ELE!
A CORREGEDORIA É UMA ESCULHAMBAÇÃO SÓ, COMEÇANDO COM O USO INDEVIDO DAS VIATURAS PARA FINS PARTICULARES, PRINCIPALMENTE DIVISIONARIOS E ASSISTENTES, MANDANDO OS POLICIAIS OS LEVAREM PRA CASA, OS DO INTERIOR DEIXAREM ELES NA RODOVIÁRIA, OU TODO O TIPO DE FAVOR PESSOAL,
QUEM PAGA ESSA GASOLINA, DESGASTE DAS VTRS., E O SALARIO DO POLICIAL QUE É DESVIRTUADO DO SERVIÇO POLICIAL?
E AQUELES QUE USAM A VTR PARA DAR AULAS NA ACADEMIA?
HEIN, DR. DÉLIO MONTRESORO?
VAI FICAR TUDO IGUAL OU TEM DE DAR NOMES E SOBRENOMES AOS BOIS.
TEM DE MUDAR MUITA COISA NA SSP/SP, PRINCIPALMENTE SALARIO, TODOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE MISÉRIA E HUMILHADOS POR ESTES DELEGADOS CRIMINOSOS.
CurtirCurtir
GREL SSP – O que voce disse acontece não só na corregedoria, acontece no estado inteiro. Uma filmadora digital ou uma máquina fotográfica, pode até não ser solução, mas vai começar a atrapalhar a vida deste pessoal. Vamos gravar, vamos filmar, vamos denunciar, quando eles perceberem que não são melhores do que ninguém, a coisa começará a mudar. Vamos em frente. O blogu vai esxquentar novamente a hora que o bombadinho se fu…fu……
CurtirCurtir
O nome da moça ficou visível na reprodução do documento. Não entendo porque chamá-la de “V.”. Se a intenção é proteger a identidade da pessoa é importante suprimir a informação.
CurtirCurtir
Matheus
Pelo que me consta vc é delegado de pelúcia (com minúsculo mesmo)
Vc não percebe que o cara é quem está puxando a conversa e direcionando-a, …… De fato Flagrante preparado…… A Justiça ao final se pronunciará
CurtirCurtir
Me desculpem todos os que aqui deixam seus comentários, bem como o titular deste blog. No entanto, o que precisamos em SP é uma operação Guilhotina, como ocorreu no RJ.
Não se esqueçam que nesta operação, dentre os presos, estavam justamente os dois maiores cargos dentro da SSP carioca.
Com certeza cabeças raras iriam “rodar”, a base não teria o que se preocupar, ou alguém têm dúvidas a respeito?
CurtirCurtir
FLAGRANTE PREPARADO???? BEM PROPRIO DA COCÓ QUE SÓ TEM COVARDES, CASA DE PUT…COMANDADA POR SAFADO,QUEREMOS ESSES LIXOS FORA DA POLICIA..ALGUNS COITADOS DA COCÓ QUE TIVERAM LAVAGEM CEREBRAL NA ACADEMIA, DEVEM ESTAR SE CAGANDO DE MEDO AGORA..SÓ SÃO MACHÕES QUANDO EM BANDO, SÓZINHOS VIVEM DEBAIXO DA SAIA DA MAMY DRA.MARIA INEZ, ALIAS QUE JA FOI TARDE.
CurtirCurtir
Mateus, você é realmente um … bobão, e dos grandes. Pela zilhonésima vez não discutimos aqui o mérito dos atos da escrivã. Claro, se definitivamente errou é justo a devida punião, dentro dos limites estabelecidos pela legislação, nem aquém e nem além, mas nos exatos termos. O que discutimos e não aceitamos é a forma de tratamento dado a ela. Pois bem, acompanho seus comentários de outros post e tenho certeza que seja Delegado. É exatamente pessoas com seu perfil que destruiram a imagem de corregedoria frente a opnião pública. Homens e mulheres policiais que pensam como você que estão ajudando a destruir a instituição. Você comenta como se a verdade nascesse de ti e o que diverge disso é irreal.São pessoas que como você, ou melhor, sua forma de manifestar que acrescentaram na grade curricular da academia a matéria direitos humanos. Você deve ser daquele tipo que aceita uma segunda chance a qualquer um, mas defende prisão perpétua para qualquer policial que errar, seja pequeno o erro ou grande, mas se errou deverá pagar da forma mais rigorosa. Tu certamente nunca errou, né? Certamente trabalha em cidade pequena, dá tempo de jantar no lar, pegar a viatura e dar umas voltas para passar defronte a casa e ver se tá tudo legal. Eu nem sei porque respondo isso a você, mas pare com tais comentários, a polícia inteira erra, uns de forma grave, outros de forma sutíl, mas todos, todos e todos erram. Diferente desse governo que te paga e você se ve obrigado a ingressar na justiça para que ele corrija o cálculo dos quinquenios e 6ª parte, para que sua remoção atendendo a interesses politiqueiros seja anulada, para que seu ALE seja pago mesmo doente. Isso que o governo faz não é erro, é desprezo pela instituição inteira. O governo e o secretário, que tanto dizem morrer de amores pela PM, até acredito que seja assim, não precisam nos odiar, nós mesmos nos odiamos e odiamos ao próximo, sem mesmo saber a gênese desse ódio, mas como o ódio é fruto da ignorância, vamos odiando.
Ah, dr guerra, eu estava gostando da forma anterior de postagens, tinha melhorado, pena que não emplacou.
CurtirCurtir
não me interessa se a escriba pediu dinheiroou não, o que me interessa é a forma como a coisa foi ardilosamente (des)preparada. Arrogancia,prepotencia,ignorancia e incompetencia, tudo junto num malfadado bolo indigesto a varia “autoridades” no Estado. Todos tem o dever de se manifestarem…Goldman não mandou apurar, Pinto mentiu ao dizer que não viu imagem nenhuma, Maria Inez ao dizer que aquela ação foi moderada,Ministerio Publico ao não agir conforme a Lei, Juiz que acolheu pedido de arquivamente….esses fatos só mostraram ao país e ao mundo, o que dizia getulio vargas…AOS AMIGOS, ALEI, AOS INIMIGOS OS RIGORES DA LEI.
esse país assistiu mais uma vez, que a lei é para todos, mas nem todos estão para a lei.
espero que a ministra realmente cobre a punição, e que ela seja exemplar em todas as esferas.
e se a escriba for culpada, que seja julgada dentro dos ditames da lei e punida conforme reza o diploma legal.
CurtirCurtir
quem pariu matheus que crie.
CurtirCurtir
NAO ACREDITO!!!
DR. DELIO MONTRESORO USANDO VIATURA PARA DAR AULA NA ACADEMIA?
ELE FOI MEU PROFESSOR NA ACADEMIA E SOMENTE FALAVA: “o caboclo investigador ou ou caboclo escrivão que usar viatura para fins particulares tem que ser demitido; vcs tem que caguetar quem usa viatura; a corregedoria filma o caboclo tres dias seguidos e depois fica fácil mandá-lo pra rua”. POXA DR. DELIO, NUNCA PENSEI ISSO DO SR. ALÉM DE F.D.P. O SR TB É MENTIROSO. CARAMBA QUE DECEPÇÃO!!!
CurtirCurtir
HEI, NINGUÉM ESTÁ COMEMORANDO?
O PINTO CAIU! O PINTO CAIU! O PINTO CAIU!
QUE LEGAL! O PINTO CAIU!
EU NÃO AGUENTAVA MAIS ESSE PINTO. ESSA GESTAO FOI VERDADEIRAMENTE UMA SURRA DE VARA!!
CurtirCurtir
Matheus, a escrivã não pediu. O crápula que ofereceu. Ofereceu só pra ferrar. É flagrante preparado, meu amigo. Viva a escrivã e RUA pro resto!
CurtirCurtir
meus amigos, a maioria gosta de ser covardes, lacraios,por meios de mentiras fazem valer as verdades;e baixam a cabeça pra governos corruptos,qual é pior ser falsa democracia onde esses controlam inventam turbulêmcias e falcatruas para permanecer no poder.qual é pior delegados coniventes com esse governo,onde estrupam a justiça e a liberdade e até mesmo á propria democracia???? Á POLICIA É A CASA DA CORAGEM=,se afaste dela,vai dar aulas na academia,universidade,ficar escondido debaixo da saia da mamãe,se quiser voltar pra caverna, ou em outro lugar,não venha pertubar a policia ela é muito maior que seus interesses,porque como você covarde.como aquele que não consegue viver não tem esse direito,viver a bater na porta daqueles que são operacionais e vivem a policia.
CurtirCurtir
O uso de viaturas oficiais descaracterizadas, infelizmente é uma prática comum em departamentos.
Isso fere a L.O.P., como também trata-se de prática ilícita e improbidade administrativa causada pelo autor.
Devemos fotografar e filmar essas práticas e divulgá-las, para que autoridadaes de verdade tomem conhecimento e façam deste delito algo púnivel.
CurtirCurtir
2
CurtirCurtir
vtr descaracterizada virou carro de passeio dos delegados há muito tempo.
CurtirCurtir
Abuso policialOperadores do Direito repudiam revista em ex-escrivãPor Marina ItoO caso da escrivã de Polícia que, algemada, teve a roupa arrancada na frente de policiais e delegados causou indignação e, no meio jurídico, tem sido objeto de vários artigos e notas de repúdio à ação policial. Advogados, juízes, promotores, todos ficaram chocados com a truculência e a série de irregularidades cometidas por agentes da própria Corregedoria da Polícia Civil, que deveriam dar o exemplo e fazer cumprir a lei.
A revista da escrivã decorreu de uma suspeita de que ela havia recebido propina. No vídeo, que foi parar no YouTube, o delegado pede que a moça tire a roupa para ser revistada, ao que ela se recusa. Diante dos insistentes pedidos para que uma policial feminina faça a revista, o delegado responde que a moça está dificultando seu trabalho ao resistir em ficar nua na frente de outros homens. Por fim, ela é agarrada e despida à força. Dentro de sua calcinha são encontrados R$ 200 em quatro notas de R$ 50.
“Não há como justificar aquilo”, disse o promotor Rodrigo Octavio De Arvellos Espínola, do Ministério Público do Rio de Janeiro, em relação à ação policial. Na sua opinião, se de fato ela cometeu um crime, qualquer prova que pudesse levar a uma condenação ou mesmo a uma sanção administrativa da escrivã foi invalidada devido ao modo como foi obtida. “Os policiais, que haviam sido chamados para uma ocorrência de pouquíssima complexidade cometeram um crime, destruíram a prova e ainda demonstraram total despreparo.”
Para o promotor, o vídeo mostra como não se deve atuar nesses casos. Outra coisa que chamou a atenção foi a ação ter sido gravada. “É muito raro ver em vídeo um exemplo sólido da obtenção ilícita de uma prova”, diz.
De fato, os flagras de arbitrariedades, embora cada vez mais comuns devido às câmeras de segurança dos prédios ou de testemunhas que filmam pelo celular, são mais conhecidos por relatos do que propriamente por imagens. Mas foram relatos que levaram policiais a responderem a uma ação penal há alguns anos no Rio de Janeiro. Abordados como suspeitos de um crime, dois rapazes foram obrigados a se beijar, segundo acusaram os jovens. Os policiais foram denunciados pelo MP por constrangimento ilegal. Na época, houve proposta de transação penal.
Para o juiz Rubens Casara, também do Rio de Janeiro, é justamente o fato de atitudes autoritárias estarem naturalizadas que leva as pessoas a praticarem atos visualmente abusivos, e não se darem conta do abuso que estão cometendo. “A naturalização de arbitrariedades encobre perversões de todo tipo”, diz.
A própria sociedade costuma respaldar abusos quando o objetivo é punir alguém que cometeu um crime, como se os fins justificassem os meios. É fácil constatar isso nas redes sociais e em comentários feitos por leitores nas notícias publicadas na internet. “Os problemas das pessoas na análise [do caso] da ex-escrivã é que todos, principalmente as mulheres, analisam de forma emocional sem ver o mérito”, diz um no microblog Twitter. “Não se sentiu ladra também? Foi abuso, mas foi a mocinha que se colocou na situação”, disse outro ao comentar a declaração da escrivã de que se sentiu um lixo. “Esse caso da escrivã está enchendo, se ela roubou tem mais é que ser revistada mesmo e ser tratada como uma ladra como todo mundo que rouba”, comenta outro.
É claro que não é preciso ter conhecimentos jurídicos para também se indignar com a abordagem policial. Muitos utilizaram as redes sociais para repudiar a ação. Uma internauta diz que não entende nada de leis, mas que se sente ofendida com o caso. “Eu já fiquei revoltado com atitudes policiais autoritárias, mas essa de despir a escrivã superou todas. Inadmissível”, afirmou outro.
No meio jurídico, a reação veio em massa. O advogado Christiano Fragoso, membro do Instituto dos Advogados do Brasil, apresentou uma proposta de moção de repúdio, que será analisada na próxima quarta-feira (2/3) pelo plenário da entidade. Segundo ele, o valor sacrificado ao se permitir aquilo é muito mais importante do que a repressão ao crime do qual a escrivã era suspeita de ter cometido. “Houve uma violação flagrante da dignidade humana”, afirmou. “É a coisa mais absurda que já vi na minha vida.”
O Instituto de Defesa do Direito de Defesa divulgou nota de repúdio à ação policial. “Um Estado democrático e consciente da necessidade de erradicação da corrupção deve, antes de mais nada, respeitar direitos individuais e jamais praticar arbitrariedades nem tampouco com elas compactuar”, diz nota assinada pela presidente do IDDD, Marina Dias.
Nos jornais, sites e blogs, pipocaram artigos sobre o caso. Na ConJur, foram publicados três artigos, dos advogados Arnaldo Malheiros Filho, Luiz Flávio Gomes e Thiago Gomes Anastácio. Arnaldo Malheiros Filho lembrou que a prova obtida pelos policiais é nula. “Não há a menor dúvida quando à ilicitude da prova colhida da maneira exibida no vídeo, o que a torna inadmissível no processo, como diz o inciso LVI do artigo 5º da Constituição. Ou seja, além de desrespeitar ilegalmente uma pessoa, os policiais envolvidos na operação anularam a prova que, se obtida por meios lícitos, poderia levar à condenação da servidora”, disse no artigo.
Nos blogs, vários operadores do Direito demonstraram indignação. “Poucas vezes fiquei tão indignado com uma ação policial. Os ‘corajosos e destemidos’ delegados que despiram na marra a escrivã V. F. S. L. produziram cenas tão vis e abjetas que me fizeram ter pena de uma suposta corrupta”, escreveu o procurador da República Vladimir Aras, em seu blog.
O caso da escrivã aconteceu em 2009. Nesta semana, a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Capital vai investigar se houve ilegalidade. O objetivo da investigação é apurar possíveis atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública. O Ministério Público já havia se manifestado pelo arquivamento do inquérito policial instaurado para apurar abuso de autoridade no caso. O inquérito foi arquivado pelo juiz.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo decidiu afastar da Corregedoria da Polícia Civil os dois delegados suspeitos de abuso de autoridade na prisão da escrivã. A corregedora-geral da Polícia Civil, Maria Inês Valente, que teria apoiado a conduta dos agentes, também foi afastada.
Leia a íntegra da nota do IDDD:
MANIFESTAÇÃO DE REPÚDIO
Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa, exibindo brutal violência policial com violação da letra da lei e de Súmula Vinculante do STF, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD vem a público manifestar seu repúdio às atitudes que, a qualquer pretexto, atentem contra os princípios da dignidade humana, do devido processo legal, da ampla defesa e do respeito à condição feminina, alertando quanto à completa invalidade da prova colhida ilicitamente.
Não pode o Poder Público, sob a alegação de apurar e combater eventuais atos de improbidade de seus agentes, vilipendiar garantias constitucionais do cidadão. Um Estado democrático e consciente da necessidade de erradicação da corrupção deve, antes de mais nada, respeitar direitos individuais e jamais praticar arbitrariedades nem tampouco com elas compactuar.
O que a sociedade aguarda é que, em demonstração de que o que ocorreu foi inaceitável, a apuração de responsabilidades dos envolvidos seja feita em procedimento legal e com absoluto respeito ao direito de defesa.
Marina Dias
Presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD
Leia a proposta de moção de repúdio do IAB:
PROPOSTA DE MOÇÃO
Excelentíssimo Presidente,
A Rede Bandeirantes de Televisão e, em seguida, outros meios de comunicação de massa noticiaram, nos últimos dias, o caso da escrivã de polícia do 25.º Distrito Policial de São Paulo que, sendo objeto de uma investigação por suposta prática de crime de corrupção passiva, foi, a pretexto de uma busca pessoal, algemada e despida à força por Delegados de Polícia da Corregedoria de Polícia Civil de São Paulo, na frente de vários outros homens. Tal busca foi filmada, em imagem e som, pelos próprios executores da medida. O vídeo se encontra no site Youtube e mostra a agonia da escrivã, que apelava, muitas vezes, aos gritos, para que a revista fosse procedida por policiais femininas e que não fosse filmada.
Por mais grave que possa ser uma acusação de corrupção, nada justifica, num Estado Democrático de Direito, uma tal violação à intimidade e à dignidade da pessoa humana, enfim aos mais comezinhos e basilares direitos humanos fundamentais, reconhecidos pela Constituição Federal.
Causa ainda maior estranheza o fato, também noticiado pelos meios de comunicação, de que o procedimento investigatório iniciado para apurar abuso de autoridade por parte dos executores da medida teria sido arquivado pelo Poder Judiciário, a pedido do Ministério Público.
O Instituto dos Advogados Brasileiros, como instituição tradicionalmente ligada à defesa da ordem jurídica, não pode deixar de expressar seu veemente repúdio a tamanha ofensa a princípios fundamentais de justiça e de democracia.
Requeiro seja oficiado ao Ministério da Justiça, ao Sr Governador, Procurador Geral de Justiça e Presidente do Eg Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Plenário do IAB, Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2011
Christiano Fragoso
Membro Efetivo, integrante da Comissão Permanente de Direito Penal.
http://www.conjur.com.br/2011-fev-26/operadores-direito-repudiam-abordagem-policial-ex-escriva
CurtirCurtir
Matheus
O fato da escrivã ser culpada, não Abrilhanta em nada o trabalho da corregedoria… Aliás só piora.. Pois Policiais quando são bons, apuram crimes até dormindo, com os pés nas costas, seguindo apenas os ditames da lei.. a ocorrencia sai redondinha, o inquerito bunitinho, sem deixar rabo algum… No caso da Escrivã, se levanta a possibilidade de sua inocencia, tendo em vista o tamanho monstruoso da cagada da corró.. Nunca em minha vida Policial eu vi um negocio desses.. ja trabalhei com colegas, inclusive delegados truculentos, ja vi pendurar neguinho pra tirarem o serviço dele.. meu.. ja vi tanta coisa.. Mas nada comparado as cena de estupro, tortura e humilhação que foi submetida essa moça.. Cenas assim “Só li” no livro Olga, na época de repressão ao comunismo em que imperava ainda o nazismo.. e pior.. vi isso acontecer com uma colega policial, deram uma facada na propria carne.. e a coisa ta doendo.. pelo menos em mim que amo a Policia.. doi muito saber que a policia regrediu tanto assim… Pelo amor de Deus.. Chamem o Capitão Nascimento nessa hora e mandem esses delegados da corro tirarem a roupa preta “Que eles são moleques” … Pedem pra sair e levem o Pinto junto com eles.
CurtirCurtir
Deby, se o flagrante for anulado pela ilicitude na coleta da prova carreada, vai ser aboslvida e não inocentada. é bem diferente ter o processo extinto por erro formal e ser absolvida pela inexistencia do fato ou negativa da autoria.
Na seara administrativa, temo que melhor sorte não assiste à Vanessa. Vai recorrer alegando que sobreveio à penalidade funcional sentença extintiva da punibilidade, por força de erro formal no processo.
O prazo recursal já transcorreu e embora não esteja muito clara a figura do trânsito em julgado no processo administrativo muita água vai rolar até que um recurso seja conhecido na via administrativa, restando à escrivã socorrer-se do Judiciário com o remedio heróioco.
Ai a coisa tb se complica pois o Judiciário as vezes não julga decisão administrativa por força da independência das instãncias.
Por certo que considerado ranço do autoritarismo mas
“a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria”, porquanto não houve a lavra de título judicial penal desse teor. Ao contrário, sucedeu a reprovação formal, irrecorrível, da conduta praticada, a qual tão-somente não pode ser punida por força de fatos supervenientes, os quais não proclamam que o funcionário não tenha sido o autor da infração nem que ela não existiu.
Então, a santa não vai ser entronizada de imediato. O jeito é esperar e torcer que as revistas e os programas de TV lhe proporcionem os seus cinco minutos de glória. Afinal, ela tem direito . Não tem ?????
CurtirCurtir
HEI,HEI
TEMOS AQUI UM EXEMPLO DE PATIFARIA, NESTA POLIÇA DE MEU DEUS…
E O PATIFE DO DELGADO DE POLIÇA O JEAN TUDY DOS SANTOS, CONTINUA A CAGUETAR OS FUNCIONARIOS…PATIFE USA A VIATURA…NO SEU BICO NA NET…E AINDA QUER DA LIÇÃO DE MORAL…
PATIFE, CANALHA E SEU AMIGO O PATIFE EDUARDO HENRIQUE (EX-DOP), AGORA NÃO PASSA DE UM VIRA LATA IGUAL A VC SEU CANALHA…
DEUS DEU UMA VIDA,
PRA CADA UM CUIDAR DA SUA!!!
CANALHOPOL, AGORA QUEM VC VAI CAGUETAR, O CANALHA!!!!
CurtirCurtir
Tudo bem, só que há outros delegados da Divisão de Operações Policiais que abusaram do poder, aprontaram mil e uma em outras cidades do Estado e agora estão quietinhos morrendo de medo de serem os próximos a serem manchetes na mídia. Só que para eles tenho uma péssima notícia: as vítimas já estão procurando a imprensa e logo logo outros nomes virão a lume. Aguardem.
CurtirCurtir
‘ZÉ MINGAU’
VC TEM TODA RAZÃO! OPERAÇÃO GUILHOTINA NA PC JÁ. QUE A POLICIA FEDERAL ARREBENTE COM TUDO. SÓ ASSIM A POPULAÇÃO VAI TER “SEGURANÇA” EM SP!
‘GRELO SSP’
NÃO CONHEÇO A DELEGADA PATRÍCIA, MAS SEI QUE SE ELA NÃO TIVESSE APREENDIDO O VÍDEO, A TIA TERIA SUMIDO COM ELE. NO DIA DO FLAGRANTE, A TIA QUERIA ‘MATAR’ A DRA.PATRICIA POR ELA TER FORMALIZADO A APREENSÃO.
CurtirCurtir
Pingback: BLOG DO PANNUNZIO: Corregedoria preparou o flagrante contra a … | Vivo Media Group
O TRUCULENTO ANTONIO FERREIRA PINTO TEM CONSEGUIDO RECORDS DE ABUSO, DE VIOLAÇÃO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DA CONSTITUIÇÃO, TRANSFERINDO INCLUSIVE A CORREGEDORIA PARA SUA SECRETARIA, PASSANDO POR CIMA DO DELEGADO GERAL, INSTIGANDO OS CORREGEDORES PARA SEREM PARCIAIS, ABUSIVOS, ESQUECENDO-SE DE QUE VÁRIOS POLICIAIS QUE SÃO JOGADOS LITERALMENTE À COVA DOS LEÕES – DECAP, DEMACRO, ETC. – NÃO TÊM OU NUNCA TIVERAM A MALÍCIA DE LIDAR COM GRUPOS DE POLICIAIS CRIMINOSOS, MAS A CORREGEDORIA NÃO TEM QUALQUER SENSIBILIDADE QUANTO A ISSO, PEDINDO A DEMISSÃO INDISCRIMINADA CONTRA TAIS POLICIAIS, NÃO LEVANDO EM CONTA A AUSÊNCIA DE PROVAS CONTRA ELES, NÃO LEVANDO EM CONTA SUAS FAMÍLIAS, OS ESFORÇOS FEITOS PARA CONSEGUIREM ENTRAR NA POLÍCIA ATRAVÉS DE CONCURSO, ETC.
UM DOS MAIORES PROBLEMAS DA CORREGEDORIA, PRINCIPALMENTE COM A BRINCADEIRA DE MAU GOSTO CHAMADA FERREIRA PINTO, FOI O APADRINHAMENTO INTERNO, QUE DEU A FALSA SENSAÇÃO DE PODER AOS CORREGEDORES OPORTUNISTAS, COMO NO CASO DA ESCRIVÃ, FAZENDO COM QUE TODOS ALI SE SENTISSEM ACIMA DA LEI, A FINAL, COM O RESPALDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DO JUDICIÁRIO – COM OS QUAIS FERREIRA PINTO GOZA DE GRANDE PRESTÍGIO -PODERIAM ATUAR COM BASE EM UM PSEUDO PRINCÍPIO DE PROBIDADE ACIMA DE QUALQUER OUTRO PRINCÍPIO, QUASE DE FORMA PSICOPATA, SOCIOPATA.
É O QUE OCORRE QUANDO A DITADURA – OU UM TRAÇO DELA -TOMA CONTA DE UM ÓRGÃO VINCULADO A UM QUASE DOENTE, SOCIOPATA, FERREIRA PINTO…
SERÁ QUE A PARTIR DE AGORA, OS JULGAMENTOS DAQUELA CASA CORREGEDORA SE PAUTARÃO PELA LEGALIDADE ESTRITA, PELA TÉCNICA, E PELO EQUILÍBRIO E BOM SENSO, ACREDITO QUE PODE SER UM COMEÇO…
CurtirCurtir
Não entendo como conseguem complicar o Direito Penal…
que melhor deveria chamar-se DIREITO CRIMINAL…
Já postei antes… DIREITO PENAL é “PROVA” e ponto final….
O suposto crime de CONCUSSÃO atribuído à colega ESCRIVÃ humilhada e execrada publicamente, NÃO existiu.
Primeiro… o crime é “instântaneo”, ou seja, formal, ele se “consuma” com a simples “exigência” de vantagem indevida, explicando em “juridiquez” é o elemento subjetivo expresso no tipo penal (ou seja, quando ocorre a conduta de – exigir – para si ou para outrem a vantagem ilícita…)…
Agora pergunto…???
HÁ nos autos, ou em gravações, ou há qualquer “registro” dessa EXIGÊNCIA…?????. NÃO…, não há porque ela não demonstra ter existido…
o suposto “induzimento” a instigação do “motoboy-mala” falando com a escrivã ao telefone, NÃO denota qualquer “exigência”, ou estou errado?…
ao contrário… demonstra que “ELE” estaria oferecendo ou prometendo alguma vantagem a ela, NO CASO, seria “ele” autor de crime de CORRUPÇÃO ATIVA…
ou estou errado…???? podem me corrigir….
Pois bem…. afora esses detalhes… têm o seguinte:
– o suposto Crime de CONCUSSÃO teria ocorrido dias antes (ou seja, no momento da exigência – suposta, quando se exauriu o crime…)… certo…???
– o dito flagrante PREPARADO então “ocorrera” dias após, e cuja a “conduta” – em tese – de “apanhar ou receber a vantagem ilícita (diga-se dinheiro)”… NADA mais é do que EXAURIMENTO do crime…. (não teve crime…)
– NÃO PODERIA HAVER FLAGRANTE…. JAMAIS!!
– Na conduta de “apanhar o dinheiro” NÃO houve a concussão (apenas foi decorrente disso), e isso NÃO caracteriza as “hipóteses de flagrante” (é só lêr o código de processo penal – art. 301/302 em diante)
– e o mais “absurdo” ainda, cadê o “dinheiro”, se o que me pareceu e foi informado à “mídia”, localizou-se com a escrivã apenas “xerox de dinheiro”… (nem ficou demonstrado que ela estava com xerox…);
– XEROX do DINHEIRO é “prova de crime”…??? desde quando…..?????
– No demais, houve as brutalidades e bárbaries institucionalizadas pela gestão PINTO-MARIA… da corregedoria….
deu no que deu…..
Por fim, EU, no meu humilde entender das coisas,
PERGUNTO à todos….
“E o “mala-motoboy”…., não HAVIA um I.P. contra ele sobre “porte ilegal de arma”,…. “ele” ainda não está respondendo a isso…???, se cometeu o crime de “porte de arma”…. POR QUÊ ainda NÃO foi indiciado….??????….”
PERGUNTAS…. esperando respostas
CurtirCurtir
Atenção, você do povo que foram vítimas de extorsão por parte de policiais corruptos. Entrem neste blog e postem quem exigiu dinheiro, quanto foi e como efetuaram o pagamento.
Corrupto não faz um, faz mais de cem.
Vocês ai de Parelheiros… Postem aqui se alguma vez alguém do 25 DP pediu dinheiro para acertar algum fato.
CurtirCurtir
Escriba 2011, essas ilações jurídicas servem para a defesa. O papel da polícia é prender. Leia sobre o caso e vai ver que A CANA FOI LEGAL E A MELIANTE RECOLHIDA AOS COSTUMES. Tudo o mais é matéria de defesa e vai ser apreciada pelo Judiciário.
Voces não sabem mais o que é polícia. Colocam-se no lugar da escrivã e reagem contra o obvio.
Voces não são inatingíveis. Podem ser revistados e presos.
CurtirCurtir
Cuspo,
Cuspo em você maldito corró, seu PSDBosta
CurtirCurtir
Atenção a dileta companheira, esposa, namorada, ou namorado do cuspo atomico!!!
Traga ao conhecimento de todos as decepções que este escroto ja causou a você.
Lixão vai cair junto com a corró KKKKKKKKK
CurtirCurtir
Atenção a dileta companheira, esposa, namorada, ou namorado do cuspo atomico!!!
Traga ao conhecimento de todos as decepções que este escroto ja causou a você.
Lixão vai cair junto com a corró KKKKKKKKK !!!!!!
CurtirCurtir
NÃO é questão de Ilação JURÍDICA….
Se você tivesse CÉREBRO para pensar….
NÃO ficari PUBLICANDO idiotices e canalhices….
seu imbecil….
NÓS não vivemos sobr regime TALIBÃ (apesar que para você deveria ser o adequado)
VIVEMOS no chamado “ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”
você “CUSPE ATÔMICO”… como imbecil que é… NEM sabe o significado da expressão….
Numa DEMOCRACIA….ninguém é CONSIDERADO “culpado” ATÉ o transito em julgado de sentença condenatória…
(você…. como BURRO que é, também não entende o significado disso…)
EU… creio numa POLÍCIA “digna e correta”, e numa JUSTIÇA mais digna e correta ainda…
MAS…ainda…. ainda NÃO chegamos a esse patamar…
A “mesma” LEI que pune… é a lei que absolve.
NÃO se trata simplesmente da dita “ESCRIVÃ FAVELADA”, que foi execrada e HUMILHADA publicamente por uma “VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA”
– ISSO não pode acontecer NEM com POLÍCIA, nem com bandido e NEM com NINGUÉM…, como nenhum ser Humano…
(isso – exclui – logicamente você “CUSPE ATÔMICO”, seu boçal….)
fica aí querendo “PREGAR a INQUISIÇÃO sumária e simples….”
Pregando a “caguetagem generalizada….”
seu “borra-boras”, seu rato…. seu lixo “Cuspe atômico…”
ESTOU perdendo tempo com você….
VAI ler…. vai estudar…. vê se aprender alguma coisa….
vai Ler a BÍBLIA sagrada…. pelo menos…
É fácil APONTAR o dedo e ACUSAR alguém….
É fácil… atirar pedras….
MAS… quem não erra…??? ou por be ou por mal..
Mas você…. seu boçal, rídiculo imbecíl….
você “cuspe atômico” só NÃO é um “perfeito IDIOTA” PORQUE NÃO existe ninguém perfeito…
CurtirCurtir
cuspo atomicos
Podemos sim ser revistados e presos… mas no caso de uma mulher.. nunca termos a roupa arrancada por homens como numa cena de estupro, algemada sem a menor necessidade.. Os Policiais não são inatingiveis.. Mas a corregedoria não é Deus.
CurtirCurtir
Já disse e postei aqui antes….
Nesta “polícia civil”
NÃO TEMOS SANTOS…..
O que mais me deixa INDIGNADO é a “hipocresia” do ser HUMANO….
vêr HOMENS que se postam como IMPOLÚTOS, ÍNCOLUMES de VÍCIOS, IDÔNEOS de sobremaneira, como se CORRETÍSSIMOS fossem… e na verdade, ninguém o é…
esse “cuspe atômico”…. por ser LIXO de demonstra ser… deve ser o “mais corrupto de todos”….
POR isso é “cuspe”… porque o “cuspe” é a execração daquilo que está de ruím e nós….
SERVE apenas para ser lançado fora… para bem longe!
CurtirCurtir
Mais uma vez….
Para o lixo do CUSPE ATÔMICO….
como você disse, se…
“A CANA FOI LEGAL E A MELIANTE RECOLHIDA AOS COSTUMES”
Então por que a colega escrivã, à quem você chama de MELIANTE… está “solta”…???, a prisão foi relaxada…por que…?????
ENTÃO…. por que a “tia” da Corró “CAIU”…? e seus filhotes estão espalhados por aí… escondidos em outros recintos….?????
Me responda….. “CUSPE ATÔMICO”….
Como disse… o “cuspe” é a – execração – expulsão de tudo que há de RUÍM em nós… por isso, quando se lança para fora da boca… é pra bem longe!
CurtirCurtir
VAMOS PARABENIZAR, OS SENHORES DELEGADOS DE POLÍCIA:
RENZO SANTI BARBIN, EDUARDO HENRIQUE DE CARVALHO PINTO “DUDA LOUCA” BIXONA NÉ?, E GUSTAVO HENRIQUE GONÇALVES, QUE CONSEGUIRAM MANDAR PARA A CASA DO CARALHO A “BRUXA DO MAR” TIA MARIA INÊS. OS QUAIS PARTICIPARAM DA “CANA” DO ANO DE 2009 DA CORRÓ. E O OSCAR VAI PARA…………….. VCS MAJURAS DE BOSTA . MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS!!!!!!!!
SÓ GOSTARIA DE SABER QUEM VOCÊS VÃO PRENDER AGORA? RSS
CurtirCurtir
OI, EU SOU O CUSPO ATÔMICO.
VEJA MEU VÍDEO, CONTANDO UM POUCO DE MINHA ESTÓRIA.
CurtirCurtir
VOCÊS FICAM DE SAANAGEM, COMIGO… SÓ PORQUE EU TRABALHO NA CORRÓ????
EU JÁ PRENDI MUITO TRAFICANTE. VEJA:
CurtirCurtir
Olá Cuspo Atomico
Voce é lastimavel, infeliz, gosta de homens (com certeza), pois se tiver alguma consideração por alguma mulher (mãe, esposa, filha, tia, namorada) não acharia que todos os policiais estão indignados com o abuso dos delegados, e não com o crime que a escriva cometeu ou não, mas diversas pessoas já postaram isso aqui, e eu ainda fico perdendo meu tempo. Acho que voce não viu as imagens, não é possivel. Acorda querido e vem pro Decap aprender a trabalhar, porque com certeza vc só sabe trabalhar do jeito que os delegados trabalharam no “Flagrante da Escrivã”
CurtirCurtir
Cuspo Atômico – AHEEEEEEE, SABIA QUE VOCÊ ERA UMA “BIXONA”. !!!!! COM CERTEZA NÃO GOSTA DAS MULHERES, OU TEM O PAU MUITO PEQUENO.!!!!! KKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Escriba 2011.
Uma coisa é fazer trabalho de polícia e dar a cana
Outra coisa é o processo no Fórum.
Meu trabalho acaba qyando o meliante é recolhido.
Aos costumes.
O que aconetec depois, se relaxou, se anulou,
se absolvei
se condenou
nem tó ligado.
Não sou justiceiro e nem vingador.
Sou polícia. Prendo e depois parto pra outra. Nõ fico com conversinha de querer saber como esta indo.
entendeu.
Se não entendeu. vc não é policia.
e´leão de internet ou filófoso de mesa de bar.
Se vc gosta. tb bem. mais vale um gosto,né
CurtirCurtir
Cuspo Atomico
Até que enfim um comentario digno de um policial
“Meu trabalho acaba quando o meliante é recolhido.
Aos costumes.”
isso que tu disse é Ser Policia… Mas toda essa polemica começou extamente pelo fato do asnopol do Dr Dudu não ter Recolhido a meliante em Questão “Aos Costumes da Lei”.. Foi prepotente, ignorante, burro e deu no que deu… Queimou todo o trabalho da corró.. transformou a Vagabunda em Vitima (E bota vitima nisso).. e de quebra causou a queda de todos os seus aliados.. Nos dando motivos para comemorar… Pois o PINTO CAIUUUU…. Eba… Agora é so comemorar… a Escriba vai entrar numa grana preta… A Corro se fudeu… e o Pinto caiu…kkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Deby, vc foi a 1ª que entendeu o que quer dizer ” aos costumes”. Aos costumes é exatamente nos termos da Lei, sem mais e nem menos.
CurtirCurtir
Opa ! O marido da escrivão V. é P.M. Cara , cê tá esperando o que ? Quer que eu te consiga uma caixa de munição ?
CurtirCurtir
Opa ! O marido da Escriva V. é Policial Militar . Cara, cê tá esperando o que ? Quer que eu te consiga uma caixa de munição ?
CurtirCurtir
ANONIMO
PARABÉNS !
DISSE TUDO!
DERAM PARA MEIA DÚZIA DE NEÓFITOS, VERDADEIROS CALOUROS NA POLÍCIA, UM PODER INDIRETO QUE ELES PENSARAM E ACREDITARAM TER.
DERAM A ELES, O EQUIVALENTE AO “BRAÇAL” QUE SE DÁ AOS SOLDADOS DA ROTA, QUANDO SÃO ADMITIDOS ENTRE OS PARES FARDADOS, TANTO É VERÍDICO, QUE A D.O.P USA FARDA PRETA, IGUAL A URUBU, CORVO OU “SS” DO HITLER….E ELES ACREDITARAM QUE ESTAVAM RESPALDADOS PELA NOVA DITADURA NASCIDA NOS PORÕES DA CONSOLAÇÃO.
-SERIAM ELES RETARDADOS ? DÉBEIS ? PSICOPATAS ?
CREIO QUE SIM, E O SENTIMENTO DO PODER FÁCIL APENAS DESPERTOU NELES O FATOR DESENCADEANTE.
EU, COMO CIDADÃ COMUM E COMO POLICIAL, OS QUERO NA RUA !
JÁ MANDEI MAIS DE 50 E-MAILS AOS CHEFES DOS PODERES CONSTITUIDOS PARA QUE TOMEM PROVIDÊNCIAS.
M.I. VOCÊ FOI A MULHER QUE CORAJOSA E INSANAMENTE, TROUXE DE VOLTA A TORTURA Á POLÍCIA CIVIL.
QUE DEUS TENHA PENA DO TEU CORPO, POIS SEU ESPÍRITO JÁ DESENCARNOU FAZ TEMPO.
CurtirCurtir
CUSPO ATÔMICO
TÔ PRECISANDO DE UM GANSO AQUI NO PARQUE SANTO ANTÔNIO, JD.ROSANA E PARQUE ARARIBA.
PAGO MAIS DO QUE A CORRÓ TE PAGA PRA GANSEAR NA SANTA EFIGÊNIA….
CurtirCurtir
seu “cuspo atômico”….
como revelei… você é um lixo….
“cuspe” que serve para ser jogado fora da nossa boca!
Aliás…. você quer aprender o que é polícia de verdade..???
Saí dessa “corró” se você for HOMEM e tiver coragem…
e vai pedir pra trabalhar no DECAP ou DEMACRO…
De preferência… bem no fundão da ZL ou ZS…
VÊ se “aprende” alguma coisa… o seu QI ” – 1 ” não lhe serve de nada mesmo…!!!
FLAGRANTE “RELAXADO” é sinal de FLAGRANTE “MUITO MAL FEITO…”
“ABSOLVIÇÃO”, NULIDADE POR “INEXISTÊNCIA DE CRIME” é reflexo que o FLAGRANTE é “muito mal feito”….
LÓGICAMENTE que você NÃO dá importância à nada…
Você “NÃO ganha” pra pensar ( e mesmo que ganhasse NÃO sabe pensar…)
é muito esforço pra você…. pensar (em Legalidade)..
Você NÃO passa de um “idiota PEÃO braçal…” que NÃO pensa…. apenas “apresenta a ocorrência QUADRADA pro delegado… e se colar – colou….”
ALIÁS…. Eu faço “polícia” há mais de vinte anos, época em que você ainda cagava nas fraldas….
Só saiu das fraldas… ainda continua um CAGÃO!
QUER ser “PULIÇA” de verdade…. então..???, cai dentro…
“pula” pro DECAP ou DEMACRO….
seu boçal… mente fraca!
CurtirCurtir
Meu falecido sogro era ferroviário da EF Sorocabana, que já não existe mais. Certa vez fui com ele até a estação e vimos um ferroviário que batia com um martelo nas rodas da locomotiva parada. Depois de percorrer todas as rodas fazia um sinal pata o maquinista e este seguia viagem. Vi isso várias vezes até que, vencido pela curiosidade perguntei ao ferroviário o que ele fazia, se o som tinha que ser o mesmo essas coisa,,, Ele respondeu calmamente;
– Não sei. Faz quase vinte e cinco anos que faço isso e não sei para que serve . Mandaram fazer desde o meu primeiro dia de trabalho e eu faço.
Por isso, caros. Tempo de Polícia não quer dizer nada. Tem gente que está aqui há mais de 30 anos e não sabe nada.
Voce falou sobre flagrante relaxado. Geralmente a maioria dos relaxamentos se dá logo depois que a comunicação é entregue. O Juiz da circunscrição verifica se não houve nulidades insanáveis. Se aceitar o flagrante foi lícito até que a defesa do acusado argua nulidade.
Não cabe a polícia arguir a nulidade.
A polícia prende. havendo fundada suspeita, objetos, armas, declarações da vítima e outros, lavra-se o auto. Recolhe-se o preso aos costumes.
O resto é para o Juciciário apreciar.
O que voce não entende, escriba 2011 é que ficar ai discutindo se foi certo ou não é conversa mole de leão de internet e jurisconsulto de mesa de bar. A cana teve guarida pelo Juciciário. A denuncia foi aceita. Audiência designada. O resto é tese da defesa que GANHA para isso.
Vai la no buteco e pega aquele ovo que fica lá no vidro, abre uma loirinha e fica ai discutindo, jogando conversa fora e dando opiniões.
Um flagrante não se faz de opiniões.
Certo que ocorrem muitos casos de relaxamento, na forma e no conteudo. Na forma são mais frequentes, uma falta de laudo, ausencia de comunicação, ausencia de advogado etc. esse relaxamento é imediato. O Juiz se manifesta logo após receber a comunicação. O outro tipo de relaxamento pode ocorrer mas é TESE DA DEFESA ( pelo amor de Deus, quando vai entender isso ). Absolvição por inexistencia de crime é tese da defesa. erro de tipo é tese da defesa. Violência policial e constrangimento ilegal é tese da defesa.
RESUMO: A POLÍCIA PRENDE.
E não fica discutindo floreios jurídicos. parte para outro caso. E depois outro. É assim que a polícia trabalha.
Mas tem gente que não faz nada e vai pro buteco ou pra sala do cafezinho criticar o trabalho dos outros.
CurtirCurtir
Pela última vez… “cuspe atômico”
NÃO vou perder tempo com você… realmente, NÃO mereço!
Aliás… ninguém merece suas “tiradas estaparfúrdicas”
Mas… tudo bem,… este “espaço” é democrático mesmo;
Uma coisa você disse bem: ” A POLÍCIA PRENDE ” (é o seu resumo)…
Pois EU digo, a Polícia “prende” e muitas vezes “prende mau” (por isso a escrivã humilhada está solta…).
Não vou perder tempo… discutindo direito processual penal com você…. porque sua mente fraca não entenderia mesmo….
Permaneça assim com esse “seu pensamento medíocre” e depois…, quiçá num futuro próximo, você seja o “próximo” a ser EXECRADO PUBLICAMENTE….
Quando a “VIDA” te colocar do outro lado da moeda, talvez você aprenda alguma coisa…
É a velha máxima: “O mundo dá voltas, é como uma roda gigante…, nada como um dia após outro…” e assim vai…
Tá bom… pode continuar com seu QI “-1”, e vai continuando assim… pensando:
“Eu sou PULIÇA, PRENDO… quem EU QUIZÉ… EU faço e aconteço… EU sou PULIÇA… é tenho um distintivo e uma PT na cinta… EU sou PULIÇA… faço e aconteço…”
(você me faz lembrar uma “louca”, LOBICHOMEM… que conheci… aliás… onde estará ele agora…????)
CurtirCurtir
E para finalizar por que não vou mais responder seus pitacos, para com esse negócio de dizer eu faço polícia . Eu não faço polícia e nem trabalho na polícia. eu não estou polícia. Eu SOU Polícia.
Para também de encher o texto de aspas, reticências e outros penduricalhos. Para de ir no word digitar, editar, passar o corretor e depois dar um control V.
Se quer chamar a atenção sobre seu texto na internet, aprenda a usar as tags. Assim você pode escrever em negrito , pode escrever sublinhando o texto e pode escrever em itálico .
SE ERRAR PPODE RISCAR TUDOTambém pode usar smiles demonstrando emoções durante a digitação.
Pare de ir no word. :evil: Digite direto.:cry: Todo mundo erra mesmo. :oops: E só manezão fica achando errinho dos outros.
E não se esqueça :cool: que o Ministério da Educação adverte:
Preste atenção no que o cuspo escreve.
O que ele escreve aqui
não está nos livros,
mas pode estar em algum gibi. :lol: :lol: :lol:
CurtirCurtir
Cuspo atômico, gostei do que disse, principalmente quando revelou que faz seu trabalho, digamos assim, sem se “atentar aos detalhes legais”.
Realmente, a polícia muitas vezes trabalha dessa forma, e vem fazendo a fortuna de advogados (seria acordo com a OAB?) e fomentando a impunidade desde há época que foi criada.
Só que a questão aqui não é essa, se “aos costumes” vem funcionando ou não, a questão aqui tem valor MORAL.
Digo mais, eu sou policial, e não abaixaria as calças de uma mulher, muito menos de uma colega, nem que o CPP expressamente me permitisse.
CurtirCurtir
Esqueci. Para tb com esse negócio de xingar e chamar pra trabalhar ai Não vou não por que não quero
e só não vou mandar vc tomar no seu c* por respeito aos demais leitoresCurtirCurtir
senhor administrador…
moderador…
Percebo um “despretígio” em relação ao meu último “post”…
Você – moderador – está por acaso tendencioso…???
CurtirCurtir
a “discurpa” sua é balela…
NÃO vem para o DECAP ou DEMACRO…
porque não têm coragem… ou
porque não capacidade…. ou
os dois juntos…
Dou por encerrada as “tracas de farpas” contigo…
(aliás… acabei de ser censurado aqui… mas tudo bem, só porque chamei este espaço de democrático)
CurtirCurtir
Vejam só, leitores do FLIT.
O elo que uniu Antonio Ferreira e Inês é antigo:
“Contemporâneo de CAMÕES e classicista como este, António FERREIRA (1528-1569) compõe a Tragédia de D. Inês de Castro, drama que, sem abrir mão da estrutura clássica, contempla um fato histórico de Portugal. Trata-se, um tal comportamento, de uma renovação do gênero, uma vez que se deixa de lado a mera imitação aos modelos da Antigüidade. A obra de FERREIRA é relevante, ainda, por conferir humanidade às personagens, que longe estão de ser indivíduos de comportamento linear. O trecho a seguir mostra Inês a pedir clemência ao soberano D. Afonso IV. Foi extraído do IV Ato.
“INÊS – Meu senhor,
Esta é a mãe de teus netos. Estes são
Filhos daquele filho, que tanto amas.
Esta é aquela coitada mulher fraca,
Contra quem vens armado de crueza.
Aqui me tens. Bastava teu mandado
Para eu segura e livre tâ??esperar,
Em ti e em minhâ??inocência confiada.
Escusarás, Senhor, todo este estrondo
Dâ??armas e cavaleiros; que não foge,
Nem se teme a inocência da justiça.”
(www.historianet.com.br)
CurtirCurtir
ONDE ESTA A DEMOCRACIA??? CADE A LIBERDADE DE OPINAR??? ”SEM CENSURA JÁ”
CurtirCurtir
kd a autorização judicial pra grampear o telefone da escriba ou do motoboy?
ou só a corró não precisa se preocupar com estes detalhes?
CurtirCurtir
este cuspinho gosta é de mamar é um incompetente, zero cana. te conheço bem
seu negócio é tomar de polícia e do governo.
CurtirCurtir
Paulo Maluf..
Quando um dos interlocutores sabe que esta sendo gravado e ele esta presente na conversa… não ha necessidade de ordem Judicial…
No caso o motoboy sabia que estava sendo gravado e ele participou da conversa… Portanto a gravação foi legal… Não estou defendendo a corró não.. até pq ja cansei de dizer aqui, que nunca na minha vida de Policial eu imaginei que iria estar na ativa pra ver uma cena dessas e uma cana tão fdp dessas… mas o que é certo, é certo.. e no caso dos grampos a corró agiu bem.
CurtirCurtir
Novamente em post principal, o Dr. Wladimir Aras,questiona a promotoria e o judiciário paulista.
Nossa obrigação , é ir lá postar, e dizer que se em S.paulo foi para o arquivo morto para nós não.Obrigado.
http://blogdovladimir.wordpress.com/
CurtirCurtir
PARA QUEM ACHA QUE O DATENA É UM LIXO, NÃO DUVIDE MAIS, ELE JUNTO COM O DGP, NO PROGRAMA DESTA TARDE, BRASIL URGENTE, ELOGIOU O SSP-SP.
MATÉRIA PAGA…..
FIQUEM ESPERTOS….
CurtirCurtir