03/01/11 – 20h44
Publicado Por: Fábio Chaib
SP: greve da Polícia Civil não preocupa governo
Eventual paralisação ocorreria já no 1º trimestre de 2011; policiais reivindicam reajuste salarial
// Hora da Verdade
Download – Podcast
O sindicato dos delegados e a associação da categoria prometem uma grande manifestação.
Os policiais civis querem reajuste salarial e melhorias no plano de carreira.
Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, o diálogo com a categoria é aberto. “Vamos aguardar
Entrevistado pelo repórter Jovem Pan Thiago Samora, o secretário do governo Alckmin diz que é possível melhorar os salários. “É evidente que em um governo que se começa há a preocupação com o salário dos policiais. Tem como melhorar, com certeza”.
Além dos reajustes salariais e do plano de carreira, Ferreira Pinto pode enfrentar protestos relacionados a sua gestão frente à Polícia Civil.
Para o presidente do Sindicato dos Delegados, Jorge Melão, as preferências do secretário pela Polícia Militar não trazem nenhum benefício para a população.
“A população como toda a sociedade está vendo os tratamentos diferenciados entre o que é dado à Polícia Militar e à Polícia Civil. Porém, este não é pior assunto do momento. Eu acho que as policias têm o seu papel na sociedade e têm o seu papel constitucional. Elas devem desempenhá-las de acordo com a lei. Nenhuma pode invadir a seara da outra, assim como o secretario não pode invadir a seara das duas”, declarou Melão.
Os policiais civis ameaçam o protesto desde o início do ano passado. A única vez que uma greve da categoria teve força foi em 2009.
Ouça mais detalhes com o repórter Jovem Pan Thiago Samora no jornal Hora da Verdade.
O governador Geraldo Alckmin durante a primeira reunião com os novos secretários, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo