Muitos leitores estão buscando informes acerca da morte do Investigador Niltinho, pretensamente ocorrida na tarde do natal, no Guarujá. Alguém saberia esclarecer?
Enviado em 26/12/2010 às 14:16 – NÃO DEU NO UOL
Dr. Guerra, veja BO 8702 de Guarujá
Enviado em 26/12/2010 às 22:49 – HORÁCIO
Alguém aí sabe do suicidio do InvPol Nilton Cesar de Azevedo? Parece que ontem, 25/12 a tarde foi até a porta do cemitério de Vicente de Carvalho no Guarujá e se matou com um tiro.
porra,o cara FOI do denarc.Puta que pariu,o cara pode ter sido do denarc 30 anos atras.Se faz alguma bosta dizem que o cara é do denarc. A puta que pariu!
CurtirCurtir
Eu trabalho no Denarc há um ano e nunca vi esse cara. Acho que ele trabalhou lá há muito tempo atrás….
CurtirCurtir
Dr. Guerra, não sei sobre a notícia, mas ele não trabalha no Denarc há muito tempo…
CurtirCurtir
salvo engano trabalhou lá em 2007, ficou famoso com el negro, mas é passado… muita gente errada trabalha na corró e nem por isso é associada como “honesta” ou “corrupta”. Só pra constar, muitas pais de família trabalham e trabalharam no Denarc.
rótulos…
CurtirCurtir
pronto, Dr. Guerra já mudou… vlw
CurtirCurtir
DR GUERRA E VERDADE ENTREI NO RDO 8702 2DP ELE SE SUICIDOU
CurtirCurtir
Trabalhei com ele por quase cinco anos no 2 DP de Guaruja e na DISE de Santos, isto há mais de cinco anos atrás. Foi disparado e sem a menor sombra de dúvidas o mais competente e leal chefe dos investigadores que eu, como escrivão, trabalhei em todos os meus 16 anos de polícia. Vai fazer uma baita falta como amigo e principalmente como polícial. Obviamente tinha seus defeitos, como qualquer um de nós, mas suas qualidades como homem e policial superavam e muito qualquer um de seus defeitos. Fica com Deus Milton e que possamos ter forças para não deixar sua família desamparada.
CurtirCurtir
Entao so nos resta rezar pela alma dele que Deus conforte a Familia e ao Colega, independente de onde era ou trabalhava como o `Piano`disse.
CurtirCurtir
Dr. Guerra, o Niltinho sempre foi, acima de tudo, e não só por ter morrido, um grande colega. Quem teve, como eu, a oportunidade de trabalhar com ele sabe o quanto ele era querido e considerado. Continua sendo um absurdo que a administração não tenha algum tipo de amparo psicológico aos policiais que passam por algum tipo de problema, seja familar, seja profissional ou financeiro, ou seja, a grande maioria, de forma que, quando a intempérie nos encontra assim descobertos, muitos acabam optando pela solução mais rápida. Que Deus te receba e te guarde, meu irmão! Não importa o que digam, nós te conhecemos bem!
CurtirCurtir
Meu caro ESCRIVÃO, o Niltinho chegou no DENARC em 2007 e era o chefe dos Investigadores do NAPE. Era o Encarregado da Divisão onde o Delegado Divisionário era o Dr. Caio, todos eles vindos do Deinter 6.
CurtirCurtir
AÍ, ALGUÉM SABE EXPLICAR AS RAZÕES PARA TAL ATO TRÁGICO?
CurtirCurtir
Problemas pessoais: a esposa, e problemas profissionais: el negro
CurtirCurtir
Excelente pessoa, amigo….. ele estara com Deus com certeza, agora não é Denarc, ele foi chefe da Dise em Santos. vamos fazer oração pra ele.
CurtirCurtir
….conviví a adolescencia com o Amarelinho, ví qdo ele fez o concurso, me incentivou, só tenho q agradecer a ele pela amizade e pedir a Deus q o receba no outro plano, q perdoe os pecados e dê a paz que ele tanto precisa e merece, pois foi um bom homem.
Fique com Deus Amarelinho.
CurtirCurtir
Caro Dr. Guerra:
Apesar de não ser usuário de vossa página, dirijo-me a todos os leitores para falar um pouco do investigador de polícia Nilton César Azevedo, pessoa que conheci muito bem, quando vim trabalhar em Guarujá, no início do ano de 1993, vindo de Santos, onde iniciei minha carreira em 1990, como Escrivão de Polícia. O “ amarelinho” como era conhecido, veio de família humilde, estudou com dificuldades e, entrou para a Polícia entre os primeiros lugares. Tinha grandes qualidades como profissional: Tirocínio, memória fotográfica, senso de liderança e noção exata da palavra “coleguismo”. Era também, um homem verborrágico, valente e destemido, porém não media esforços para auxiliar qualquer policial que estivesse em dificuldades, quer seja na vida pessoal e profissional. Estava sempre disposto e demonstrava estar feliz sendo investigador e não havia tempo ruim para ele ou para os demais. Tive a honra de ser um dos principais responsáveis em convencê-lo a entrar na faculdade de direito e, não importava o momento, ele sempre estava à disposição de quem lhe pedisse socorro. Acompanhei, como todos, as suas dificuldades junto ao episódio conhecido como “El negro”, porém, vibrei quando saiu o H.C. e ele voltou a trabalhar, mesmo que, sentindo-se ainda, um pouco desconfortável. Ele sempre será lembrado por aqueles que conviveram ao seu lado, como o melhor chefe de investigadores que o Guarujá já teve, não só pela lealdade, mas pela generosidade e sensibilidade para com seus colegas de trabalho e amigos. Não cabe a mim, julgar seu gesto, seus motivos, nem também critica-lo, mas fica um alerta dito por outro policial: Nós não temos nenhum amparo psicológico quando estamos depressivos ou passando por privações pessoais e/ou profissionais, sendo que algum de nós sequer tenho noção que estão sofrendo de tal doença. Rezo a alma dele, torcendo para que, onde quer que esteja, encontre a paz e serenidade e que seus filhos, encontrem a quietude no coração para continuar a vida. OBRIGADO NILTON, por ser meu amigo.
CurtirCurtir
Esse anonimo é anonimo mesmo ou sem pensamento???????
CurtirCurtir
ops, colega!!!foi o nilton que morreu e não o sem pensamento!!!!!
CurtirCurtir
a polícia suga o cara até o osso e quando está totalmente depenado o jogam no lixo, se não tiver estrutura dá nisso, falei fui…
CurtirCurtir
Nossos sinceros sentimentos, orando para que seus entes queridos e verdadeiros amigos superem a dor por tão trágico acontecimento.
Que NÃO vejam no ato mera forma de fuga ou punição. Certamente o ato extremo teve por finalidade PRESERVAR A DIGNIDADE. Viveu como policial e deixou esta vida como policial. Morreu inocente de quaisquer acusações e suspeitas. O Estado se tornou devedor dos beneficiários.
_________________________________
Com respeito peço a permissão dos amigos:
Nunca dêem ouvidos a canto de sereia dos nossos “príncipes”. Pois quando o infortúnio chega não há valorosa alteza que demonstre gratidão e fidelidade aos que com seu trabalho lhes deram melhor sustento e sustentação. O ingrato dá as costas e ainda acusa traição.
Para o príncipe vale a lei de murici: cada um por si.
Em mil encontrarão um que verdadeiramente os defenda por verdadeira afeição.
Maldita classe; ainda mais maldito quando se tratar de quem se diz vindo das fileiras.
Cuidem de si e dos seus; produza para si e para o povão pobre; que é quem honra teu pequeno, mas essencial, salário.
Não pequem! Mas se necessário pecar não pequem dos pobres. Se pecar de outro pecador esconda todo o teu pecado. Nunca divida o pecado com quem está acima de você. Se acaso buscar arrependimento ele não se arrependerá ao teu lado; antes acusará: foste tu que pecaste só, usando meu bom nome. Apunhalou-me, servo traidor!
Nunca esqueçam: aquilo que um “príncipe” fez contra outro “príncipe”, cedo ou tarde, fará ainda pior contigo. Não bajule, tampouco peque ao lado de bajuladores.
Não trame contra nenhuma pessoa, lembre-se que sempre haverá veloz ser alado dotado de bom ouvido e doce piar.
Aprenda outro ofício.
Poupe para a aposentadoria e para a demissão. A primeira está no futuro, a segunda sempre presente.
Não jogue dinheiro em causa perdida. Melhor amargar algum tempo sem ver o sol, a perder tudo o que poupou durante a vida sob o sol.
Quatro locais e ocasiões em que tentam tomar todo o seu dinheiro com gastos supérfluos: MATERNIDADE, UTI, CEMITÉRIO E CADEIA…
A diferença é que as três primeiras podem prestar serviços cinco estrelas, mas em todos os quatro casos o paciente ou não quer, ou não precisa de serviços. A criança dorme, enquanto a mãe tá arrebentada, o terminal dura enquanto durar o dinheiro, defunto não tá aqui nem aí.
E o preso?
Ah, o preso – e familiares – de primeira viagem é levado a crer que o Papai Noel veste beca!
CurtirCurtir
Dr. Guerra…parabéns pelo execelente comentário acima.
CurtirCurtir
mandou bem Dr Guerra…é isso ai…leiam e procurem seguir os sábios conselhos…..pois dinheiro , posição, status quando vem facil , facil se vai
CurtirCurtir
Descanse em paz colega!
A Depressão é algo muito mais sério do que as pessoas imaginam!
“A Academia da Policia Civil possui duas psicológas para atendimento mas o policial precisa se humilhar pra pedir ajuda(avisar os superiores, ou seja, todo mundo fica sabendo que vc tá treze…)é um absurdo!”
E na nossa carreira a incidência da depressão é muitas vezes maior do que a de qualquer outro trabalhador!
MACACO SIMEÃO: VC ALÉM DE PSICOPATA DEVE SER UM RETARDADO MENTAL!
CurtirCurtir
VALEU DR. GUERAA MANDOU BEM NOS CO,ENTÁRIOS ACIMA.
HORÁRIO DE ALMOÇO, ALÉM DAS DUAS PSICÓLOGAS DA ACADEMIA, EXISTEM MAIS TRÊS OU QUATRO NO PRÉDIO DA DGP NO 10º ANDAR, NÃO SEI NEM SE CONSEGUIRAM TERMINAR O CONCURSO PARA CONTRATAÇÃO DE NOVOS PSICÓLOGOS QUE ESTAVA EM TRÂMITE. ACREDITO QUE AÍ NA BAIXADA E OUTRAS SECCIONAIS SÓ SE FAÇA USO DE PSICÓLOGOS DO IAMSPE/HOSPITAL DO SERVIDOR. É COMPLICADO, NOSSA PROFISSÃO É ESTRESSANTE, DIARIAMENTE DECIDIMOS QUEM VIVE QUEM MORRE, TODOS OS DIAS SUBMETEMOS À PROVA NOSSO VALORES, NOSSO CARÁTER, NOSSA CONDUTA ÉTICA. TEMOS QUE POLICIAR A NÓS MESMOS ATÉ QUE UM DIA A PANELA DE PRESSÃO ESTOURA E ACABAMOS FAZENDO BESTEIRA.
CurtirCurtir
Brilhante as colocações do Dr. Guerra,que nos sirva para
realmente meditarmos ,no que vale ou não a pena.
Meus pêsames aos familiares,amigos e a toda falida instituição, de tão desmoralizada agoniza moralmente, nos levando a depressão,tristeza profunda, frustrações,e que
Deus nos ajude nesses momentos absurdamente solitários.
Paz ao colega, que fique nos braços do Eterno.
CurtirCurtir
no prédio da corregedoria, no 15º andar, tem um montão de psicólogos e até um psiquiatra legista, que raios fazem naquele local, seria atendimento a casta superior.
CurtirCurtir
Muito boa suas palavras Dr. Parabéns!
Penso que devemos trabalhar por aqueles que merecem e buscar durante nosso oficio dormir posteriormente com nossa consciência tranquila.
erra é humano desde que nã haja má-fé…Sem má-fé ou grave culpa entendo que o funcionário não merece punição administrativa maior.
Mais uma vez rezo pra que a familia do colega Nilton encontre paz na religião, na fé e no amor de Deus.
CurtirCurtir
O problema maior é que nós mesmos não reconhecemos quando estamos depressivos,irritados,exaustos, sempre achamos que vai passar.Para irmos a qualquer médico é um drama,(nós mulheres temos que ir a alguns obrigatoriamnte, e vocês também, mas não vão)psicólogo,psiquiatra então é tabu.
Tabu para nós, como se o cérebro não fosse um orgão passível de adoecer.
E quando alguém recorre a eles, começam as brincadeiras,os apelidos, vocês conhecem como funciona,uns acham frescura,outros que é desculpa,outros que o cara está doido.Há muito de ignorância sobre esse assunto.
E por fim, as pessoas ,se sentem envergonhadas e se recusam a buscar ajuda.Mas a obrigação do estado é cuidar com isenção da saúde mental,física de todos,
Se os “príncipes” se preocupassem, teriam ,quem sabe ajudado e muito o Bianco, salvado o Nilton,e tantos outros que só saberemos quando o pior acontecer.
Os “príncipes” querem se manter em suas confortáveis cadeiras,sentem-se superiores,e qualquer um que apresente sintomas depressivos são absurdamente ignorados,assim como os alcoolatras,os viciados etc…
CurtirCurtir
Pois é, cara Suely!
Os “Príncipes”, talvez por falta de REAL exercício profissional, não devem saber que, deitados sobre a pedra, geralmente em decúbito dorsal, exalarão idêntico odor que seus “súditos”…
CurtirCurtir
Delta,
Essa falsa pretensão de serem intocáveis,ajuda e muito
para que aqueles que os serviram,ao caírem não encontrem
neles o apoio esperado,daí a sensação de desamparo,a frustração,a mágoa,o desespero,somados as perdas financeiras,cobranças familiares,resulta em tragédias que poderiam ser evitadas.E o pior , nem sequer se sentem culpados.
Você(o Sr)fecha minha revolta com chave de ouro.
CurtirCurtir
Nossa Wagner, como vc consegue ser tão falso e tão incoerente???
CurtirCurtir
DREAM, VOCÊ DEVE SONHAR COMIGO NÉ BONECA? É MINHA ADMIRADORA(R)?
CurtirCurtir
Trabalhei com o Niltinho e foi um dos colegas mais bacanas e solidários que encontrei na polícia. Guardo boas lembranças dele. Tinha defeitos como qualquer ser humano, mas estava sempre pronto pra ajudar quem precisasse e talvez quando ele próprio precisou o deixaram na mão! Ultimamente estava lotado na Delpol Porto (Santos). No desespero fez uma loucura! Mas torço para que ele esteja em paz agora! Vou lembrar sempre do seu bom humor e das suas piadinhas escrotas (rs)! Vai com Deus, Niltinho!
CurtirCurtir
Os comentários do Alexandre Pennisi, do Átilla e do Giuseppe Marchesano, retratam exatamente quem era Nilton Cesar de Azevedo. Também tive o prazer de tê-lo como chefe(no 2º DP de Guarujá/SP, eu ainda era calça branca), e em 16 anos de policia, não tive chefe melhor. Uma pessoa que te trata com decencia,só merece prestigio, lamento muito o que aconteceu, e , alem da família , a policia perdeu muito.
CurtirCurtir
Ratificando os comentários dos colegas, César, Alexandre, Giuseppe entre outros tantos. O Niltinho realmente era um excelente colega e um chefe que nunca se prevalecia da sua posição. Realmente era um Polícia que tinha orgunho em ser um Investigador de Polícia (carteira preta como ele mesmo dizia). Descanse em paz meu irmão!!!
CurtirCurtir
DOUTOR ROBERTO, PARABÉNS PELAS SUAS PALAVRAS. Principalmente em:
Nunca dêem ouvidos a canto de sereia dos nossos “príncipes”…Em mil encontrarão um que verdadeiramente os defenda por verdadeira afeição…Apunhalou-me, servo traidor…Poupe para a aposentadoria e para a demissão. A primeira está no futuro, a segunda sempre presente…
CurtirCurtir
Esse dream queima la rosqueta isso sim…
CurtirCurtir
Já faz uma semana, que a Dra. Denise foi assassinada no seu local de trabalho, já foi rezada a missa de sétimo dia e a apuração dos fatos, em que pé será que está????? Será que vai ficar só no auto de prisão em flagrante delito do autor???? Será que já caiu no esquecimento?????? Ou será que quem está conduzindo este procedimento também é INEPTO e LETÁRGICO????? VERGONHA!!!
Teve superior hierarquico da vítima, que concedeu entrevistas, falou um monte de frases feitas, bonitas de serem ouvidas, como por exemplo “QUEM PERDEU COM A MORTE DA DELEGADA FOI A SOCIEDADE…” e nem no velório se dignificou em comparecer!!!! VERGONHA!!!!
CurtirCurtir
`FALCAO`CADA DIA FICO COM MAIS VENENO DESSES `CARTEIRAS VERMELHAS`… CONTA NOS DEDOS MESMO ALGUNS…MAS NAO É NOVIDADE… QUANTO AO INVESTIGADOR NILTON NAO CONHECI MAS VEJO QUE FOI UM BOM COLEGA, PRESSIONADO POR UM CAMINHAO DE PROBLEMAS PARA FAZER UM ATO DESSE…`FALCAO` QUEM PERDE MESMO NAO É A SOCIEDADE! SOMENTE A FAMILIA(OS PAIS). E QUE A SSP/CORREGEDORIA REPENSE NOS SEUS ATOS. AS FAMILIAS MEUS SENTIMENTOS.
UM OTIMO 2011, MUITAS BATALHAS PQ O TIME SERÁ O MESMO.
CurtirCurtir
Ao prezado “true13”, e todos os demais amigos e colegas POLICIAIS CIVIS, que ao longo destes anos, mesmo mal remunerados, desistimulados, sendo preteridos pela Administração Estadual em relação à “co-irmã”, continuam na batalha do dia a dia, desejo um FELIZ 2.011, com muita força e saúde para que possamos “atropelar” todas as dificuldades que com certeza continuaremos a enfrentar neste ano vindouro, venham elas de DENTRO(fogo amigo – o pior de todos)ou de fora, da nossa querida e mal gerida POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO.
CurtirCurtir
“Ele era um homem bom.” – É a temática dos comentários. Do tipo daquela fotinho de um escritor brasileiro do século XIX (não lembro qual deles) na qual, em seu velório, mais se preocupavam em sair bem na foto.
Eu quero meu espaço também: ele era um homem bom. Era um homem, está explicado. Alguém que pode ter vivido e exemplificado os erros e acertos passíveis do ser humano. Mas… será que a defesa da honra em nome dos familiares terá um peso diferente diante do ETERNO face ao ato suicida (se é que foi mesmo, não? O histórico do BO valeria um roteiro de filme, não acham?)
Agora, as pessoas sempre criticam a instituição e mencionam psicólogos e etc… Acho que aquelas ditas psicólogas que atendem na Academia necessitam mais de tratamento do que muita gente. Concluindo: o descaso e discriminação com colegas com problemas trazidos á tona, começa dentro da própria instituição, com os seus próprios colegas.
CurtirCurtir
NILTON CESAR DE AZEVEDO, MEU IRMÃO FOI ALGUÉM CUJOS PAIS PLANTARAM VALORERS DE FORMAÇÃO. MEU PAI FOI FAXINEIRO DURANTE QUASE 30 ANOS. EU DIGO FAXINEIRO, EMOBRA CONSTASSE ZELADOR NA CARTEIRA. ELE EMPUNHAVA UMA VASSOURA. MINHA MÃE VENDIA PERFUMES NA LAMA DE VICENTE DE CARVALHO. SEMPRE FOMOS CONHECIDOS DE TODOS, JAMAIS TIVEMOS PROBLEMAS DE, EXCETO DE ORDEM FINANCEIRA , DEVIDO A ORIGEM HUMILDE. MEUS IRMÃOS TRABALHAVAM VENDENDO DOCES NA RUA, E NILTON CESAR DE AZEVEDO, ERA CONHECIDO NAS RUAS DESDE PEQUENO, TRAB ALHANDO. SEMPRE FOI QUERIDO DOS PATRÕES E FOI COM TRISTEZA QUE RECEBEMOS A NOTICIA DE SUA ENTRADA NA POLICIA CIVIL. SABIAMOS O QUE ERA A POLICIA NO BRASIL. JAMAIS TIVEMOS ODIO OU RAIVA DE ALGUEM QUE ESTAVA DO LADO DIGAMOS, MAU. TINHAMOS FORMAÇÃO CRISTÃ. ORGULHAVAMOS-NOS DAS HOMENAGENS E DO CARINHOS QUE AS PESSOAS DEDICAVAM A ELE. COMPROVAMOS ISSO NO SEU VELÓRIO. QUANDO OCORREU O EPSODIO DENARC, FICAMOS MUITO TRISTES, APOIAMO-O, ACREDITANDO NA SUA FOLHA PASSADA, NOS VALORES PASSADOS POR NOSSOS PAIS, MAS CIENTES QUE A POLICIA E TODA ATIVIDADE PUBLICA, POSSUI CAMINHOS E DESCAMINHOS, NÃO HÁ COMO CRER EM ANJOS, NÃO HÁ COMO APONTAR DEMONIOS, A INSTITUIÇÃO POLICIA NO BRASIL TEM QUE SER VISTA E REVISTA SOB VÁRIOS ASPECTOS. QUANDO ESTE BLOG APONTOU-NOS COMO POSSIVEIS LARANJAS, TIVE NOJO E PENA DESTE DELEGADO QUE NÃO NOS CONHECE DE FATO. COMO É SUJO ACUSAR ALGUÉM QUE NÃO CONHECE. SE TINHA ODIO OU INVEJA DO MEU IRMÃO, NÃO ARRASTASSE PESSOAS QUE ELE NÃO CONHECIA. LAMENTAVEL E DIGNO DE PENA. FICA A LEMBRAÑÇA DO MEU IRMÃO, EM MEIO A DEPRESSÃO FORTISSIMA, INDECISO EM UM PROBLERMA CONJUGAL QUE IMPUNHA PENAS A SEUS FILHOS, QUE ELE NÃO DESEJAVA. NILTON CESAR DE AVEDO, O NOSSO CAÇULA, O NOSSO IRMÃO QUERIDO, O MELHOR FILHO DE UM PAI, DE UMA MÃE, PAI EXTREMOSO , MARIDO AMIGO, VIZINHO ADORADO, AMIGO AMADO. O SEU ATO, NÃO APAGA O BRILHO QUE ELE TEVE. JÁ HÁ QUEM FALARÁ MAL, MAS SERÁ ALGUÉM A QUE REPUTAREMOS COMO INIMIGO DOENTE, INVEJOSO DE SUA INTELIGENCIA, DESCONHECEDOR DAO SEU CARATER E SUA BIOGRAFIA. TIVE DIFICULDADES EM SEPARAR UM ROUPA PARA VESTI-LO NA PARTIDA, POIS MEU IRMÃO COSTUMAVA DAR TUDO O QUE ERA SEU PARA OS OUTROS. E PARA ESTA POLICIA DO BRASIL, ORA AMADA, ORA AMLDITA, ELE DEU SEU CORAÇÃO. AMAVA SER POLICIAL.
CurtirCurtir
HÁ QUE SE DEIXAR FALAR O MAR PROFUNDO, SOB A PENA DA COVARDIA NOS TORNAR MAIS INJUSTOS. HÁ QUE SE TER A CORAGEM DE REVER, SOB A PENA DE NO ESPELHO NÃO SE RECONHECER MAIS. FICA AQUI O MEU PEDIDO PARA QUE NÃO APAGUE O MEU COMENTARIO.
MAURICIO DE AZEVEDO
CurtirCurtir
Como disse o Cesar, os comentários do Alexandre Pennisi, Átilla e do Giuseppe Marchesano, retratam exatamente quem era Nilton César de Azevedo; que é meu pai. Não cabe a ninguém julgá-lo, somente DEUS! Quero deixar claro que ele sempre foi uma excelente pessoa, um ótimo pai, sempre ajudou a todos. Sinto muito orgulho dele e sempre irei sentir, me magoa muito o fato de o acusarem por coisas que ele nunca fez… Ele amava a polícia, trabalhou durante 21 anos, sendo 15 de chefia. Infelizmente a depressão é uma doença muito séria, e ele teve esse fim trágico… Mas, tudo é pela permissão de Deus e lá na frente nós iremos saber o porque tudo isso aconteceu… Agora devemos tocar o barco pois a vida continua. Fé em Deus porque ele é justo! TE AMO PAI, SEMPRE VOU TE AMAR… VOCÊ É MEU TUDO, MEU MAIOR ORGULHO, MEU HERÓI! s2
CurtirCurtir
O INVESTIGADOR NILTON CEZAR DE AZEVEDO, AMAVA A INSTITUIÇÃO POLICIA. MEU PAI ERA FAXINEIRO, MINHA MÃE VENDIA PERFUMES NAS RUAS DE VICENTE DE CARVALHO, AMASSANDO A LAMA. NILTON CESAR DESDE PEQUENO ERA CONHECIDO NAS RUAS, VENDENDO DOCES. CRESCEU, TRABALHOU EM VÁRIOS EMPREGOS, GANHANDO SEMPRE O CARINHO E A ADMIRAÇÃO DE SEUS PATRÕES. RECEBEMOS COM TRISTEZA A NOTICIA DE QUE SE TORNARIA POLICIA. SABEMOS COMO É TRISTE A REALIDADE DA POLICIA NO BRASIL. QUANDO HOUVE O EPSODIO DENARC, NOS APEGAMOS COM FÉ, AOS VALORES PASSADOS POR NOSSOS PAIS. ACREDITAMOS QUE A POLICIAL DO BRASIL SOFRE VARIAS DISTORÇÕES, PRECISA SER VISTA E REVISTA. ALGUMAS PESSOAS FORAM CRUEIS COM A NOSSA FAMILIA NESTE EPSODIO. DESCONHECE QUEM SOMOS, O QUE TEMOS , O QUE FAZEMOS PARA SOBREVIVERMOS. NILTON CEZAR FOI O MELHOR IRMÃO, O MELHOR FILHO ENTRE SEIS, PAI AMOROSO, MARIDO AMIGO E DEDICADO. OS ERROS CONJUGAIS QUE TEVE, NÃO APAGAM O BRILHO DA PESSOA QUE FOI. A SUA DEPRESSÃO ERA IMPOR PENAS INJUSTAS A SEUS FILHOS. POR AMOR A ELES, A ESPOSA , VIU-SE TOMANDO A MAIS TRISTE DAS DECISÕES. AMAMOS E NOS ORGULHEREMOS SEMPRE DA CRIANÇA E DO HOMEM QUE FOI. AO SEPARAR SUAS ROUPAS PARA A PARTIDA, VI QUE QUASE NADA TINHA, ERA HABITO SEU PARTILHA TUDO COM TODOS. ELE DEU SEU AMOR PARA A FAMILIA E O CORAÇÃO PARA A POLICIA. QUE O JULGUEM QUEM NÃO O CONHECEU, MAS TODOS AQUELES QUE SABEM DA
SUA BIOGRAFIA, O RESPEITARÃO E TERÃO POR ELE, O CARINHO DEVIDO, O RESPEITO MERECIDO, FIQUEM EM PAZ, DESCANSE EM PAZ, POIS ELE ESTÁ EM DEUS. DEUS NOS AMA E NOS AMARÁ SEMPRE. DEUS O ABENÇOARA EM TODA A ETERNIDADE, POIS OS GENEROSOS MERECEM O REINO DOS CEUS.
CurtirCurtir
Durante esses meus 15 anos de vida, que não foram o bastante, eu tive a honra e o prazer de ter Nilton Cesar de Azevedo como meu pai, meu conselheiro, minha inspiração, meu protetor, e isso, ninguém o faria melhor. Homem de honra, homem de palavra, uma pessoa extremamente inteligente e HONESTA que veio de família humilde, nunca pensou em nada ao não ser na família e amigos. Suas qualidades eram sem dúvidas impressionantes, e qualquer qualidade superou qualquer defeito. Errava as vezes, mas o incrível é que nenhum erro superou nenhum dos acertos que ele fez até hoje. É triste ver esse fim trágico que ele tomou, mas garanto que esse fim não apagou em nenhum momento suas boas ações aqui na terra que foram marcantes para todos nós. Sentirei saudades eternas mas com certeza ele estará sempre no meu pensamento e no meu coração assim como no de muitos. “NILTON CESAR DE AZEVEDO, ONTEM UM NOME E HOJE UMA LENDA”. Meu MAIOR orgulho, meu amor eterno, meu maior tesouro, vou SEMPRE amá-lo, hoje e sempre. Agradeço a todos pelo carinho que ele próprio conquistou, só lamento pelas pessoas invejosas que o odiavam, pois só existiam dois tipos de pessoas que odiavam meu pai, ou eram pessoas que queriam ser iguais a ele e não conseguiram ou eram bandidos. Fico feliz de ser identificada como filha dele e como ele mesmo dizia sua “xérox”.
Beatriz Azevedo.
CurtirCurtir
Beatriz, meus sentimentos a você, sua irmã e demais familiares do Niltinho. Que Deus conforte o coração de vocês, neste momento difícil, e reserve um bom lugar para seu pai poder descansar em paz!!! Fica com Deus!!!
CurtirCurtir
Aos familiares do nosso colega,minhas mais sinceras condolencias. ERRAR todo mundo erra,e DUVIDO que aqui exista alguem que nunca tenha errado na vida.Nao o conheci,mas ouço falar muito bem dele.Que repouse em paz.
CurtirCurtir
Nilton César de Azevedo, meu tio, era um homem digno de honra e reconhecimento. Durante minha vida inteira, ele foi a inspiração de toda nossa família e de muitas pessoas. Sempre foi uma pessoa humilde, solidária e amiga. Nunca me esquecerei de como ele ajudou as pessoas, de como ele se preocupava com elas até mais do que consigo mesmo. Meu tio, é um herói. Ele deixou uma marca aqui na Terra, que nunca será apagada ou esquecida. Sim, como qualquer ser humano, ele tinha seus defeitos. Mas nenhum deles jamais mudou a pessoa incrível que ele foi. Nunca deixarei de ter orgulho dele um momento sequer de minha vida. Viverei seguindo sua marca, sua história. Pouco me importa o que pessoas invejosas e cruéis, e até quem não o conhecia, falaram e pensaram dele. Sua imagem está dentro do coração de quem o conheceu. A imagem de um homem batalhador, guerreiro e solidário. As pessoas que não o admiram, são pessoas invejosas e tão pouco chegam perto da pessoa que ele foi. Meu tio, era uma pessoa SEM IGUAL! Tio, eu queria ter dito mais uma vez que Te amo, te amo demais! Você é a minha inspiração, meu herói e meu orgulho! Eu nunca vou deixar de amá-lo, e sempre direi com fervor, que tive a honra de ser sua sobrinha. Jamais deixarei de tentar ser a igual ao senhor, de tentar ser a pessoa determinada, inteligente e leal que eu conheci. TE AMO, MEU TIO!
Thaís Azevedo.
CurtirCurtir
Obrigada pelas palavras de conforto Falcão. Tenho certeza que de alguma forma você contribuiu um dia para a felicidade do meu pai. Fica com Deus!! Abração.
CurtirCurtir
Queridas Giuliane e Beatriz: Lendo os comentários que ambas fizeram, me senti um pouco mais tranqüilo, pois percebi claramente, o quão importante o pai de vocês duas foi em suas vidas. Notadamente, ambas, apesar da dor que ora sentem, conseguiram demonstrar resignação com o acontecido e, nas sinceras palavras que dedicaram nesta página, demonstraram como poucos, o sentimento sincero e verdadeiro que sentem. Está embutido em vossos corações, o principal legado que o seu pai deixou: HONRA, AMOR PELA FAMÍLIA, HONESTIDADE, FÉ, TRABALHO e principalmente: CREDIBILIDADE. Isto ficou textualmente provado nos comentários feitos por vários amigos, bem como no número de pessoas que foram se despedir de vosso pai, o quanto ele era um homem RESPEITADO, ADMIRADO e QUERIDO. Fica um pequeno ditado, muito divulgado no final da década de 70: “ O HOMEM É ETERNO, QUANDO SUA OBRA PERMANECE” e o NILTINHO não fugiu a regra: Tornou-se referência! Cuidem-se! Bjs!.
CurtirCurtir
Resposta ao Macaco Simeão
Na vida poetas criam citações belissimas que passam despercebidas a muitos. Na Biblia, os livros de Salmos e Proverbios nos dão sabedoria imensa. Imbecis criam frases odiosas e outros imbecis a propagam. Esta frase é triste, pois fala de morte. A morte encerra tudo, não nos dá uma segunda vez. A morte, de tão violenta que é, chega a diminuir o Conceito de Deus para aqueles que não tem fé. Sei que voce quis parecer engraçado, não estou recriminando, mas lembre-se, esta frase popular é eivada de bestialidade, de ignorancia e desamor pela criação de Deus, todo e qualquer ser humano merece respeito. Fica com Deus e meu sincero abraço.
CurtirCurtir
Entendo a dor da família Azevedo e sou solidário a vocês, porque já passei pelos mesmos problemas que o Niltinho passou, devido as péssimas condições de trabalho e reconhecimento por parte do Governo e da Sociedade, mas tive amigos dentro da Polícia que souberam me apoiar nas horas dificeis e fora da Polícia. Esses dias, revendo as coisas do meu filho, achei o seguintes manuscritos:
“Quando eu era pequeno, e ficava ouvindo as fantásticas histórias que meus pais contavam, eu sempre ficava pensando, apesar de não entender, como essas historias tinham um final feliz. Com tanto mal em cada uma delas, tudo acabava bem.
E agora vejo que esse mal não esta só nas histórias que eu ouvia, mas também no mundo real!
Mas o que fazer para esse final ser feliz também? Tem como?
E agora vejo que as pessoas do bem em cada história tiveram várias chances de desistir ou voltar atrás e não desistiram, porque tinha algo que vale a pena, algo em que se apoiar a cada tombo!
O que são essas coisas que valem a pena e que eles podem se apoiar?
São as esperanças de que cada manhã o sol nasceria e faria tudo melhor para todos, que cada problema, eles teriam um amigo para se apoiar, que a cada sombra que parecesse não ter fim, sempre haveria uma luz que eles pudessem alcançar!
Nunca se pode desistir, pois sempre há algo pelo que vale a pena lutar!
Procure guardar na memoria o que Nilton ensinou de bom para cada ente da familia, que Deus irá compreender e entender a atitude por ele tomada, e certamente devido a suas boas ações feitas aqui na terra, ele terá crédito com o criador. Não desistam da vida e não se abatam.
CurtirCurtir
Foi com muita tristeza, que no último dia 28, recebi a notícia do falecimento do Nilton, ocorrido dia 25. Não pude nem me despedir do meu amigo. Até agora não consigo acreditar que um cara tão bacana e brincalhão tenha partido tão cedo e do forma trágica. Não sei quais foram seus erros e também não me interessa. Quem somos nós para julgá-lo “atire a primeira pedra aquele que nunca errou”. Para mim o que importa é que ele foi um ótimo colega, sensível e presente nos momentos difíceis quando precisei, como no assassinato do meu irmão, que também era policial. Algumas vezes tive a oportunidade de dizer a ele “você vai sempre morar no meu coração, independente de qualquer circunstância”. Infelizmente, hoje, o que posso dizer é que sua lembrança permanecerá viva dentro de mim, porque as pessoas que aprendemos amar, são eternas. Que o Espírito Santo de Deus console o coração de seus familiares, em especial de sua esposa Rosa e a suas filhas.
CurtirCurtir
A Família do Chefe Nilton,
Fui trabalhar com seu Pai do Denarc em 2008 na Divisão que ele Chefiava, La conheci um HOMEM, humilde, amigo, leal, sincero e muito inteligente.
Em poucos dias que estive presente nesta Divisão conheci quem realmente era seu Pai. Fui designado pela então Diretoria daquele Departamento e, o então Chefe Geral me disse que iria La conhecer um Grande Policial e não se enganou mesmo.
Depois de alguns dias realizamos uma prisão que teria circunstancias alem do que imaginamos, pois, era mais uma prisão de um traficante, condenado a cinco anos de prisão e tendo o Juiz que o condenou todas às honras de mais um marginal preso.
Mas infelizmente ali não sabíamos o seu desdobramento maldoso e nefasto. Sofremos muito por crimes que imputaram em nos. Seu Pai lutou muito e me ajudou muito e tenho certeza que nos ajudará sair desta vergonhosa armação.
Sei que sentia muita dor porque nos não praticamos nenhum crime. Foi e sempre será um grande lutador, um dos HOMENS mais inteligentes que esta Policia Civil já teve. Mas que tenham certeza falo por mim que seu Pai que carinhosamente me chamava de Beto continuarei lutando.
Infelizmente não vou trazer mais seu Pai, mas brigarei muito porque todo dia estávamos planejando nossa defesa e apontando o dedo para quem realmente tem muito a dizer e responder a Justiça da qual o seu Pai foi tal leal.
Hoje eles se escondem uns em outros deptos. e outros afastados. Mas não vou deixar isto ficar impune. E não ficara! E aqueles que nos acusaram podem ter certeza que à hora esta chegando e pagarão por tudo que fizeram contra nos e contra nossas Famílias. Estarei sempre ao lado de vocês, pois, sei que seu Pai onde estiver estará do nosso lado.
E na esperança de limpar o nome das nossas famílias, para que eles possam restabelecer a vida que foram tiradas e, para evitar que se manchem seus nomes e passados. Mostraremos a verdade!
Sempre consideramos uma grande desonra pessoal ter de negar que somos criminosos. Servimos e honramos a Policia Civil do nosso Estado.
Fomos indiciados por crimes que não cometemos, nunca fizemos parte de quadrilha criminosa. Desafiaremos qualquer um a provar tudo que nos imputaram e se não acharem espero que tenham a mesma DECÊNCIA de limpar nossos nomes com a mesma publicidade com que o mancharam.
A todos vocês meus Sentimentos e Agradeçam a Deus por terem conhecido e tido ele como Pai.
ANTONIO A. SILVA (BETO/BATATA)
CurtirCurtir
Quero agradecer à todos que deixaram seus comentários sobre o meu pai. E aos que falam mal, pouco me importa, pois quem realmente o conhecia sabia que ele era um homem bom, honesto, determinado, guerreiro e etc… Vou levar pro resto da vida todas as coisas que meu pai me ensinou, e só vou guardar na memória as coisas boas sobre ele. Todo mundo erra, mas errar é humano… infelizmente a depressão é algo muito sério, que se as pessoas não lutarem, acaba nisso… Mas sei que agora ele está com Deus! Desejo a todos um 2011 cheio de realizações, e que Deus nos dê muita força para continuar. Abraços, Giuliane.
CurtirCurtir
Não tenho palavras para expressar meu profundo sentimento pela morte do prestimoso, querido e saudoso amigo NILTON CESAR DE AZEVEDO. Estou bastante pesaroso. É como tivesse perdido um parente muito querido. Este mundo tem coisas que só Deus, com seus sábios desígnios, pode explicar. Quando tive notícia de seu passamento, dada por um seu familiar, eu não quis acreditar.
Quanto a seus méritos e virtudes, já foi dito por seus queridos familiares Giuliane, Beatriz, Thaís, Maurício, colegas e amigos, embora não é custoso repetir que era muito solícito, prestativo, amigo fiel, dedicado ao trabalho, generoso, inteligente, honesto. Conhecia-o há uns trinta anos.
. Rogo a Deus que dê bastante conforto espiritual a seus familiares e aos amigos que hoje choram a ausência do ente querido. E que Perdoe alguns eventuais erros, {e quem não os tem? – “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”) E o acolha em sua Eterna Morada, onde um dia espero encontrá-lo. Um abraço, Nilton!
CurtirCurtir
Maurício e irmãos, Giuliane, Beatriz, Thaís…..
Fé em Deus, forças, contem sempre conosco, na sexta f. dia 31, durante a missa, o Padre falou do Amarelino, e foram feitas as orações.
fiquem com Deus.
CurtirCurtir
À todos da FAMILIA AZEVEDO,meus sinceros sentimentos.Tenho certeza que todos dessa digna famílianão se deixarão abater ,por comentários inoportunos.Muitas pessoas esquecem que é melhor
ficarem caladosdo que falarem ,digamos …BESTEIRAS
que não acrescentam nada à ninguem, nem à eles próprios.Às filhas e esposa ,gostaria de dizer-lhes o quanto é importante guardarmos lembranças felizes ,positivas,daqueles que por algum tempo estarão fora do nosso convívio terreno,mas por incrível que pareça ,espiritualmente ,estão mais presentes do que nunca.Aos irmãos e aos mais próximos,que vivam intensamente as palavras por ele ditas,de incentivo,para o crescimeto pessoal de cada um; sua alegria em viver com entusiasmo sua profissão;
a perseverança na luta por vitórias e justiça.Não esqueçam dos PUXOES DE ORELHAS,para que crescessem
como pessoa e que a partir daí se tornassem exemplo a
quem está à sua volta.VIVAM !!! ESTUDEM!!!ACREDITEM!!!
LUTEM!!! Sejam felizes na profissão que escolher ,se dediquem.NUNCA É TARDE!Toda hora é hora de recomeçar,
e quando sorrirem ,com a cabeça erguida, vencendo mais uma das batalhas da vida, lá estará O AMARELINHO
SORRINDO JUNTO,sabendo que mesmo não estando ,ESTÁ!!!
Que Deus abençoe à todos ,e onde ele estiver que receba também as bençãos para que possa fortalecer ainda mais a fé dessa maravilhosa FAMILIA AZEVEDO,seja
os da primeira geração ou da segunda,que faça-os acreditar que existe um Deus tão maravilhoso que é capaz de transformar a dor em algo consolador,afetuoso
em num momento desses nos sentirmos alegres em ver o quanto ele era querido , respeitado e admirado com certeza a fam´lia não tinha a dimensão dessa admiração.À partir de hoje se amam alguém diga-lhes;
abracem,agradeçam ,elogiem,beijem,e se não gostam
diga-lhes com educação o que lhes aborrecem nela,se perceberem que há uma nudança elogiem incentive,mas digam em vida! Porque depois que as pessoas se vão,fica sempre aquela vontade de ter querido falar ou fazer algo por ela e aí …
PARE para ouvir,dizer,abraçar,beijar,elogiar ,sorrir,fale com o olhar,mas fale e quando não souber o que falar cale.
FIQUEM COM AQUELE QUE SABE DE TODAS AS COISAS,confie!
CurtirCurtir