Policiais protestam por piso salarial nacional
Confederação irá fazer protestos por todo o país para reivindicar mudanças salariais para bombeiros e integrantes das policias civil e militar
09 de dezembro de 2010 | 16h 34
Marília Lopes – Central de Notícias
SÃO PAULO – A Confederação Brasileira dos Trabalhadores das Polícias Civis (Cobrapol) faz a partir desta quinta-feira, 9, uma série de protestos por todo o país pedindo a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 466, que regula um piso salarial nacional para bombeiros, policiais civis e militares.
Hoje os protestos acontecem no Rio e contam com a participação de todos os presidentes das entidades estaduais da Polícia Civil. Os protestos acontecem também, ainda este mês, nas outras 11 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.
No Rio, os protestos de hoje serão no Aeroporto do Galeão, no Cristo Redentor e no Morro do Alemão. Amanhã, 10, uma passeata sairá às 14 horas da Igreja da Candelária, em direção à Cinelândia, no Centro da cidade.
Segundo o presidente da Cobrapol, Jânio Gandra, o piso salarial nacional já é uma reivindicação antiga da categoria. “Foi aprovada em primeiro turno na Câmara, mas está parada. Os protestos são para cobrar a tramitação da PEC”, explica.
O post que colocarei logo em seguida eu copiei do Blog de um Delegado e artigo mais completo e verdadeiro sobre o que ser policial.
Peço que perca um tempinho de seu tempo para ler e refletir.
Àqueles que ainda, mesmo com o charme e as benesses ínfimas e efêmeras do lado de lá, não se deixaram levar; Parabéns.
Àqueles que, apesar de ostentar um distintivo, se aliaram a quem deveriam combater; leiam e repensem seus atos e atitudes.
CurtirCurtir
Ser Policial
Paulo Magalhães (*)
Aquele que opta por seguir a carreira policial deveria receber, antes de ser admitido na Força Pública, uma cartilha esclarecendo a realidade da profissão, as obrigações, as responsabilidades e os pouquíssimos direitos que irá ter logo após constatar que seu nome está dentre os aprovados em concurso público para o espinhoso cargo. Estes esclarecimentos poderiam ser fornecidos ao aluno nas Academias de Polícia, desta forma dando-lhe a oportunidade de desistir antes de prestar o juramento.
Estar garbosamente de pé na frente de todos, da família, dos amigos, depois de meses nas salas de aula, esticar o braço direito e dizer cerimoniosamente: “Juro, pela minha honra, trilhar todos os passos de minha trajetória funcional com dignidade, honrando a Instituição policial: exercerei com desassombro e probidade a defesa social do direito, da ordem e da lei, dando a minha vida, se preciso for, no cumprimento do dever”, alem de ser uma formalidade mu ito bonita é também muito fácil. O problema é estar consciente da dificuldade em cumprir o compromisso e agir desta forma o resto da vida.
Será que algum jovem, quando resolve ser policial, tem noção de que está prestes a deixar de ser ele próprio para tornar-se o instrumento de proteção da sociedade? Faz idéia de que a profissão de policial é um sacerdócio no qual irá sacrificar sua vida pessoal, o acompanhamento do crescimento de seus filhos, as festas em família e terá muito mais dissabores e mágoas do que momentos felizes? Será que alguém, em sã consciência, daria preferência a arriscar diariamente sua vida, a ficar noites acordado ouvindo e resolvendo problemas dos outros, molhado de chuva, com frio ou em um ambiente quente e malcheiroso? E o pior, ganhando um salário muito aquém do merecido enquanto as pessoas que deveriam agradecer-lhe pelo desprendimento o condenam: “ganha muito, não faz nada, é tudo vagabundo!”
Imagine então se o aspirante a policial soubesse, antecipadamente, que não adianta ser extremamente honesto, cortês, justo ou educado. Pelo simples fato de ser policial, da noite para o dia, será visto como ladrão, grosso, covarde e estúpido. Nenhum pai vai querer tê-lo para genro e se for mulher, a maioria não quer ter uma policial como filha. Quando perceber que a maioria das pessoas que se acercam dele o fazem por interesse, para conseguir alguma benesse, na maioria agindo contrariamente a lei e buscando tão somente “proteção” gratuita, já será tarde, já foi nomeado, já estará na ativa.
O policial deve ter sempre em mente que estar na polícia é ter direito a andar armado, dirigir em alta velocidade, avançar sinal tocando sirene, parar em local proibido, porem estar na polícia não é o mesmo que ser policial. O policial se obriga a agir dentre alguns parâmetros não exigidos para os demais seres comuns, a ser consciente de que cada ato seu reflete a imagem de toda a instituição.
Precisa estar ciente que parte de seus “irmãos em armas” parecem, mas não são policiais. Estão na Força Pública para se locupletarem, roubar, matar, prevaricar e protegerem-se atrás do distintivo, fazendo dos bons escudo, baluarte, dividindo com os honestos as criticas por seus atos corruptos.
O policial de verdade deve perceber que não existe diferença entre o bandido comum e o bandido “policial”, e que ambos devem ser combatidos. Porem o bandido policial é mais difícil de vencer – ele é covarde, possui o respaldo de toda a instituição que erroneamente lhe dispensa “o espírito de corpo”, mesmo traindo os dogmas do ofício de policial. Certo estava o marginal Lucio Flávio que, não obstante ser delinqüente sabia perfeitamente seu lugar quando declarou: “bandido é bandido, polícia é polícia”. Como a água e o azeite, não se misturam.
O distintivo, bonito ou não, de ferro ou de lata, pesa tanto quanto o coração do policial que o recebeu. É o símbolo da confi ança que a sociedade depositou em um membro pertencente a ela própria. Como se fosse um casamento, de um lado o cidadão, de outro o policial – pra sempre, até a eternidade. Um policial jamais abandona aqueles que se propôs a defender, quando o faz, é porque deixou de ser policial – podendo até continuar com o titulo, mas restou um capacho velho, digno do lixo.
Ser policial não é estar nomeado, trazendo no bolso uma carteira, um emblema, a arma e algema. Ser policial não é ter definida uma função, exercer determinado cargo, estar na ativa. Ser policial é um estado de espírito, é um fogo imortal que aquece a alma e enternece o espírito. É dar a vida pelo próximo sem se dar conta de que está indo para a morte, é chorar ao resgatar uma criança em perigo, é se controlar para não cometer crime quando prende um estuprador. Ser policial é largar tudo quando um colega pede ajuda, “virar noite” e “dobrar serviço” para prender um autor de crime, é suportar a frustração do c aso não resolvido.
Ser policial é sofrer a se ver obrigado prender um colega, mas também é não prevaricar quando foi este que optou “passar para o outro lado”, quando deixou de ser policial e tornou-se bandido, quando desonrou o compromisso e descumpriu o juramento, quando traiu a própria classe.
Assim, da próxima vez que tiver o impulso de falar mal dos policiais em geral, ao ler uma noticia dando conta da existência de criminosos na corporação, considere: quantos bons, honestos e honrados estão trabalhando arduamente para que você, gratuitamente, os atinja como um todo, jogando-os na mesma vala negra daqueles poucos que não souberam ser policiais de verdade?
Paulo Magalhães é delegado de policia aposentado e presidente da Brasil Verdade, ONG do MT
Extraído do Site: http://atencaopolicialpe.blogspot.com/
CurtirCurtir
Até que enfim uma luz no final do túnel…
CurtirCurtir
EU JÁ PAREI, NA MINHA EQUIPE O ESCRIVÃO ATENDE EM MÉDIA UMA PARTE A CADA HORA E MEIA, O DELEGADO NÃO FAZ MAIS BO, E OS PARA QUÉDAS(tiras) ESTÃO PROIBIDOS DE FAZER BO, QDO O POVO RECLAMA ESCLAREÇO Q O CULPADO É O GOVERNO DANDO AS RAZÕES E O Q O PSDB VEM FAZENDO COM A POLíCIA AO LONGO DESSES 16 ANOS, ALGUNS SAEM CONVENCIDOS, OUTROS EMBURRADOS EU QUÉRO Q SE F……GRÉVE ONTEM!!!!!!!
CurtirCurtir
os policiais não merecem a PEC300, pensei que parariam o Rio, o Aeroporto o trânsito, KD?????
Quando a manifestação é em Brasília a desculpa é que fica muito distante, mas no Rio, KD os policiais de SP,MG,ES se realmente tivessem coragem fariam uma manifestação decente, então, fodam-se todos os policiais, sindicatos e associações, fiquem sentados esperando a PEC que papai noél trará.
Parabéns aos policiais de Sergipe (civis e militares)que através de muita luta conseguiram o 2o. melhor salário do Brasil.
CurtirCurtir
Retificação:
arão protestos em todo o pais MENOS SÃO PAULO.
CurtirCurtir
VOTAÇÃO FOI UNÂNIME
Até PT ‘apoia’ aumento de salário para Alckmin
http://blogs.estadao.com.br/jt-politica/ate-pt-apoia-aumento-de-salario-para-alckmin/
DEPUTADOS DO PT, MAJOR OLIMPIO, FELICIO, E TODOS MAIS: v.excias LUTARÃO COM TANTO AFINCO (em regime de urgência no plenário) QUANDO ESTIVER EM PAUTA O AUMENTO PARA NÓS POLICIAIS ????????????????????????????????????????????????????????????
CurtirCurtir
o descontente ta cérto!!
CurtirCurtir
PALAVRAS SÃO BONITAS E O SALARIO UMA MERDA
CurtirCurtir
EM SERGIPE QUEM PAROU FOI A PM.
OS POLICIAIS CIVIS DE SERGIPE FICARAM NA MOITA E QUEM PAROU FOI A PM. AQUI SE A PM PARASSE TAMBÉM SERIA UMA VITÓRIA MAS, ISSO É UTOPIA!
AQUI FALTAM LIDERANÇAS PARA SE FAZER PROTESTOS.
NÃO EXISTE COERÊNCIA ENTRE O SIPESP, AIPESP,ADPESP ENTÃO… NEM SE FALA!
QUANTO AOS POLICIAIS NÃO TEREM COMPARECIDO AO RIO DE JANEIRO, EXISTEM IMPLICAÇÕES ADMINISTRATIVAS POIS QUEM ESTÁ DE SERVIÇO (A MAIORIA) COMO PODE JUSTIFICAR ESTAR NUMA MANIFESTAÇÃO EM OUTRO ESTADO?
TEM MAIS, PARA VIAJAR PRÁ FORA DO ESTADO TEM QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA IR ARMADO. ALGUM POLICIAL SE ARRISCA A IR DESARMADO AO RIO DE JANEIRO?
O QUE TEM QUE HAVER, É UMA INTEGRAÇÃO MAIOR ENTRE AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DAS CATEGORIAS, PARA QUE SE FAÇA UM MOVIMENTO SINCRONIZADO EM TODO O PAÍS, COM CADA ESTADO FAZENDO SUA PARTE EM DIA E HORA MARCADOS.
A COBRAPOL DEVERIA COBRAR ISSO DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DE CLASSE.
OU ENTÃO, JÁ QUE ESSAS ENTIDADES NÃO SERVEM PRÁ P. NENHUMA, TODOS NÓS ASSOCIADOS, DEVERÍAMOS CANCELAR NOSSOS TÍTULOS E PARAR DE DAR NOSSO MÍSERO E SUADO DINHEIRO PRÁ ELES!
CurtirCurtir
Reposição salarial dos últimos 16 anos não será paga,quando muito os últimos cinco anos,assim continuaremos na penúria.
Piso nacional?Como o estado mais mesquinho do país, pagará?
Esse partido PSDB, é o que de pior se viu na política nacional, que já não é nenhuma maravilha.
Estamos realmente naufragando.
CurtirCurtir
SUGESTÃO, quem ta na periferia como eu e tem coletividade com as equipes de plantão(Delegado, escrivão, tira),fecha da seguinte forma, atendimento padrão a cada hora e meia a duas horas um BO, duas horas de parada para almoço enquanto isso o tira e o delpol, vão falando com as partes q estão indignadas esperando muito, as belezas dos 16 anos de PSDB, alguns não estão nem ai outros até se convencem e nos apóiam, só quem faz os BOs são os escrivães na minha delegacia só tem um por plantão, se for de outra area não faremos.Na minha equipe ja é assim, fo…se PSDB e Alckimin, greve já!!!!!
CurtirCurtir
IML , POLÍCIA CIENTIFICA juntem se a nós!!!!!!
CurtirCurtir
Acreditem a CORREGEPOL não esta dando conta das reclamações vindas de atendimento ao publico nos DPs, não ha o q fazer pois o atendimento é feito, só q demóra um pouquinho!!!ou seja a culpa é da falta de pessoal não ha como punir o servidor,vamos nos unir a hora é agora, GREVE jÁ!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Quem conhece o tal Deputado VACAREZA ??????
Esse cidadão que é do PT é que está fazendo essa bagunça com a PEC. Ele é lider do PT e tira toda a vez que esta na pauta a nossa PEC. Quem está por trás de tudo isso é o VACAREZA do PT !!!!!
VIVA O PT – Partido das Tretas.
CurtirCurtir
Meus considerados, vamos sempre recordar o passado e se precaver, como exemplo digo e afirmo de que o Dep. baiano Candido Vaccareza, nosso médico e amigo e lider do nosso Governo, ele que lutou por nós Ten PM com a PEC 15/08, em SP, e como de meu P.T., podemos confiar nele, pois o Chefe maior abraçou e declarou a favor da P.E.C. 300 e outras referentes aos direitos de todos policiais, a Presidente Dilma, por sua vez, se declarou em debate e porque o famigerado Serra, não dava aumento aos policiais e disse mais que chegando onde chegou reparia estas injustiças, porém este Jornal Flitparalizante lutou e divulgou a todos policiais e defendeu a luta pela vitória da nossa Presidente. Porém se não cumprir o promotedido ou querer atralhar esta aprovação, podemos lutar nas próximas (2.011) eleições e divulgando esta traição, e por último nos declararmos contra esta situação e propor ainda a todos nós filiados até seguir outros rumos políticos. Pedro Baiano, hoje em C.Dantas (Buracos) Ba.
CurtirCurtir
nosso médico, seu médico, alías tenho raiva de médico, ainda mais quando entra na política, a pec 300 só não foi votada por causa desse maldito vacarezza,
CurtirCurtir