Adpesp ajuíza ação para impedir remoção de delegados durante Operação Verão
24/11/2010

A Adpesp saiu mais uma vez em defesa das prerrogativas de seus associados. O jurídico da Associação ajuizou, na última semana, Mandado de Segurança Coletivo, com pedido de liminar, para que os colegas sejam dispensados da chamada Operação Verão — quando são obrigados a cumprir ordem considerada irregular de remoção temporária para outros municípios, mais precisamente na baixada Santista.
De acordo com os advogados da Associação, com a Operação, os delegados passam a morar em localidade diversa ao serviço em que é lotado, de modo a ferir legítima garantia inerente ao cargo, dispostos em sua Lei Orgânica. A operação tem início em dezembro deste ano e acaba em março de 2011, assim como realizado em vários anos, consecutivamente.
A ação, em tese, consiste em formular o complemento de suporte do serviço, por conta do aumento do número de pessoas naquela região, prevenindo ocorrências. Com isso, segundo os advogados, o procedimento não complementa qualquer serviço, mas somente promove a “substituição” temporária de servidores lotados nos municípios da Baixada pelos do interior. “A medida sequer se encontra autorizada em lei. Os profissionais também alegam que, se a Operação Verão é uma ação preventiva, deveria haver o aumento de servidores. E não acontece por falta de interesse público.
“Os delegados classificados deixam seus lares e suas cidades para acomodarem-se em locais que sequer possuem condições dignas, fazendo com que muitos custeiam a própria hospedagem em locais mais condizentes. Sem contar que sequer são remunerados a mais pela mudança, já que em análise à outras categorias como magistrados e promotores, todos recebem a mais por isto.
Na operação Verão passada, a Diretoria da Adpesp foi conferir in loco as condições de hospedagens dos delegados. Para espanto, encontrou delegados alocados em motel, pousadas sujas e com alimentação de péssima qualidade, dentre outras arbitrariedades. Por isso, a Associação decidiu entrar com esta medida judicial.
Para embasar o pedido, os advogados citaram o artigo 39 da Lei Orgânica onde diz: O policial civil não poderá ser removido no interesse do serviço, para município diverso do de sua sede de exercício, no período de seis meses antes e até três meses após a data das eleições. Parágrafo único – Esta proibição vigorará no caso de eleições federais, estaduais ou municipais, isolada ou simultaneamente realizadas”.
Por fim, pedem que — uma vez concedida a limiar — que seja expedido ofício à Secretária do Estado, ordenando à autoridade que suspenda, de modo preventivo, o ato de designação dos delegados para cumprimento da Operação Verão, por se tratar de ato ilegal, sem aprovação do Conselho da Polícia Civil e demais requisitos legais, ferindo-se garantias inerentes ao cargo.
SERÁ QUE IRÃO CONSEGUIR? SE NÃO GANHAREM A LIMINAR, PREPAREM-SE PARA TRABALHAR NA OPERAÇÃO VERÃO POIS O MANDADO DE SEGURANÇA SÓ SERÁ JULGADO APÓS O VERÃO.
CurtirCurtir
POIS AFINAL DE CONTAS PROMOTORES E JUÍZES TAMBÉM SAEM DE FÉRIAS NESSE PERÍODO E DESCEM A SERRA, LEMBRANDO AINDA QUE DO DIA 20/12 ATÉ 07/01/11 OS PRAZOS ESTARÃO SUSPENSOS. A AÇÃO TINHA QUE SER PROPOSTA COM MAIS ANTECEDÊNCIA.
CurtirCurtir
Se vão conseguir ou não é outro problema, na verdade, se todas as entidades de classe da Polícia Cívl tomassem a mesma atitude não estavamos na situação na qual nos encontramos!
Mas vamos torce contra não é? Afinal nos odiamos os delegados de polícia não é mesmo?
Parabéns a ADPESP por defender seus associados!!!
CurtirCurtir
depois de tantos anos nesta PC..aprendi que : PODENDO PIORAR O GOVERNO VAI PIORAR , melhorar nunca …operação verão continuará ..do mesmo jeitinho
CurtirCurtir
AÍ O “ME ENGANA QUE EU GOSTO” DELEGADO QUE NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, O PROBLEMA É QUE A ADPESP NA ATUAL GESTÃO DA DRA. MARILDA PREFERE ANDAR SOZINHA A SE JUNTAR A OUTROS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES, A AÇÃO PODERIA TER SIDO COLETIVA NESTE SENTIDO DELEGADOS E RESTOPOL, SE DELEGADO DE POLÍCIA SOFRE COM ESSA OPERAÇÃO VERÃO, OS OPERACIONAIS, RESTOPOL MAIS AINDA, POIS GANHAM MENOS QUE OS SENHORES E SEQUER PAGAM DIÁRIAS PRA ELES POIS O ESTADO FORNECE ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO, É A JUSTIFICATIVA QUE DÃO PARA NÃO PAGAREM AS DIÁRIAS. ENTÃO CONTINUEM ANDANDO SOZINHOS QUE COM CERTEZA IRÃO CONSEGUIR MUITA COISA COMO JÁ CONSEGUIRAM, OU SEJA, NADA.
CurtirCurtir
quem achou que os juizes de desembargadores e até promotores e procuradores iriam ficar sem segurança nas praias, estão enganados ahahahahahahahahaha….
CurtirCurtir
LAMENTO INFORMAR MAS CONFORME DESPACHO DA MM. JUÍZA DA 3ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA NOS AUTOS DO MANDADO DE SEGURANÇA Nº 0042198-44.2010.8.26.0053,” A LIMINAR SERÁ APRECIADA APÓS A VINDA DAS INFORMAÇÕES,” SENDO O MANDADO DE INTIMAÇÃO EXPEDIDO PARA NOTIFICAÇÃO DA FAZENDA PÚBLICA EM 23/11/2010. CONFORME ART.188 DO CPC A FAZENDA PÚBLICA TEM SEU PRAZO EM QUADRUPLO PARA CONTESTAR E DEPOIS DE VINDAS AS INFORMAÇÕES DEVE SE DAR VISTA AO MP E DEPOIS VAI A CONCLUSÃO. NÃO ODEIO DELEGADO DE POLÍCIA E DESEJO UMA BOA VIAGEM ÀQUELES QUE PARTICIPARÃO DA OPERAÇÃO VERÃO.
CurtirCurtir
Não faz isso não. É a única oportunidade que temos de ir para os requintados balneários de praia grande ou peruíbe e ficar alojados em pulgueiros comendo marmitex e sem diárias, vez que com esse salário de delegado só dá para ir para a represa de Mairiporã. Aliás, corremos grande risco de não obtermos a prestação jurisdicional desejada tendo por motivo da improcedência do pedido o famigerado RETP que só serve para nos phoder. É a justificativa para trabalharmos uma carga horária superior a prevista na constituição, trabalhar a noite sem adicional noturno e ainda sem os penduricalhos e agregados como faz a PM. Você recebe RETP e Adicional de Insalubridade e não é reconhecido como profissão sujeita a aposentadoria especial. Os delegados chegaram no fundo do poço, hoje brigamos por ter isonomia com a PM. Manda esse governo e os pareceres técnicos de sua procuradoria para a PQP.
CurtirCurtir
A Polícia Civil INTEIRA, por TODAS as suas carreiras, a rigor, não deveria participar de Operações como esta.
Ora, se a atividade-fim da Instituição é “investigar crimes”, não deveRIA ir para um local à espera do aumento do número de crimes para, Eentão, investigá-los.
O correto é a polícia ostensiva realizar tal operação, justamente, com vistas a evitar o comentimento de crimes.
Ou a Polícia Civil vai fazer ostensivo? Vai fazer ronda? Vai deixar barca do GARRA parada em esquina?
Ué?! Mas a cúpula não diz que devemos nos focar, como nunca, na INVESTIGAÇÃO?
O “foco” deveria ser o aparelhamento para a investigação de crimes de autoria desconhecida, já que viramos cartório de registro de “autoria conhecida”.
O “foco” deveria ser salário e condições de trabalho para a realização de um Inquérito Policial bem feito.
Mas, na contramão, vamos nos fantasiar de “SWAT” para espantar punguista na praia…
CurtirCurtir
*cometimento
CurtirCurtir
Estou com o Delta Uno!
Quanto ao colega Wagner (colega se for policial civil senão desconsidero o colega ok?) desculpe querido mas não sou delegada embora gostaria muito de ser já que o salário deles é melhor que o nosso!
Aliás também não me considero restopol e lamento que se considere assim, sou investigadora de polícia e embora não seja da sua conta só não dou meu nome porque neste blog fazemos críticas à administração superior e, no meu caso, em particular, à polícia coxinha! Somos portanto monitoras e passiveis de punição ou você não conhece nossa Lei Orgânica?
Defendi a Associção dos delegados porque foi a única que defendeu os interesses de seus associados ou estou enganada? Cadê nosso Sindicato ou dos escrivães?
O nosso não precisa mais trabalhar né? Acabou a eleição!
Outra coisa querido, você não acha que talvez, talvez mesmo se os delegados obtivessem êxito os (como você chama) restopol pudessem ser beneficiados?
Eu acho que sim.
não é da sua conta e s
CurtirCurtir
E eu concordo com o teu comentário e também com o do Delta Uno e acrescento: – Fico feliz com as conquistas das carreiras de Delegados (as), eles (as) estão se mobilizando. Sou Escrivã, insatisfeita com o meu salário; comparando com o que executo, masssss. “uma andorinha só, não faz verão……” Porém, não é por isso que vou mentalizar, torcer, desejar e etc…. à aqueles de qualquer carreira da PC, que estão se mobilizando, para melhoras em suas respectivas carreiras.Jargão: “Cada um no seu quadrado”.
CurtirCurtir