O desabafo do pai de Mayara Petruso: ‘Se ela errou, vai ter que pagar’ 9

O desabafo do pai de Mayara Petruso: ‘Se ela errou, vai ter que pagar’

Empresário paulista Antonino Petruso, 53 anos, afirmou que discorda das declarações e disse que estima os nordestinos

06.11.2010 | Atualizado em 06.11.2010 – 10:22

 

Foto: Reprodução

Caso Mayara: pai da jovem fala sobre polêmica

Bruno Villa | Redação CORREIO
bruno.villa@redebahia.com.br

O empresário paulista Antonino Petruso, 53 anos, pai da estudante de Direito Mayara Petruso, 21, desabafou ontem em entrevista ao CORREIO. Após a eleição de Dilma Rousseff (PT), a universitária postou no twitter e facebok comentários preconceituosos contra nordestinos. Antonino disse que, como pai, lhe custa acreditar que Mayara seja a real autora das postagens, mas defende sua punição, caso ela seja culpada.

“A Justiça é lenta, mas ela chega. E quando chega, ela dói. Se ela errou, vai ter que pagar”. Ele frisou que não tem as mesmas opiniões da filha. “Eu não penso como ela. Tenho estima muito grande pelos nordestinos. Tenho muitos amigos nordestinos”, lamentou. Petruso ficou conhecido em São Paulo, quando, em 2002, foi sequestrado, conseguiu fugir do cativeiro, foi baleado e quase morreu.

Como o senhor soube que Mayara fez aqueles comentários na internet?
Através de amigos que viram. Aí, eu entrei em um site de buscas e acabei vendo aquelas coisas desagradáveis. Eu não penso como ela. Pelo contrário. Tenho estima muito grande pelos nordestinos. Tenho muitos amigos nordestinos. Isso dói muito em mim.

Como é sua relação com Mayara?
Tive um caso extraconjugal há pouco mais de 20 anos. Desse caso, nasceu Mayara. Reconheci a paternidade, coloquei meu sobrenome nela. Ela está em São Paulo. Eu encaminhei para estudar, custeio tudo para colocar ela no bom caminho. Não consegui ter um bom relacionamento com ela. Não sei se é comigo, mas não consigo ter um bom relacionamento. A gente se fala sempre discutindo. Tenho bom relacionamento com todas as minhas filhas, menos com ela.

E com as irmãs?
Elas não se dão bem. Nunca conviveram juntas. Talvez pelo motivo da mãe dela ser um caso meu. Então há uma rixa de ciúmes. (Mayara) Nunca foi aceita por elas (irmãs).

O senhor acha que este problema familiar pode ser um dos motivos para o comportamento dela?
Difícil falar. Com a mãe, ela se dá bem. Sempre achei que o problema era comigo. Mas se todo mundo fosse assim porque tem um pai dessa forma… É difícil. Mayara estudou em bons colégios, estuda em uma boa faculdade. Não tinha motivo nenhum.

O senhor acredita que ela pode ter sido influenciada por amigos?
Com 21 anos já é dona dos seus atos. Mas pode ser. Mayara fica em São Paulo, às vezes fico meses sem falar com ela. É difícil saber com quem ela anda. O que sei é que Mayara está em uma faculdade boa e em emprego bom. Eu soube que foi demitida (da função de estagiária em um escritório de advocacia em São Paulo) e fiquei magoado. Me custa acreditar que ela pensa isso.

Há uma representação criminal contra ela no Ministério Público. O senhor tem medo dela ser presa?
O coração da gente fica dividido em dois. A gente não gosta de ver ninguém preso, mas, se for necessário, fazer o quê? Tenho que olhar no olho dela e saber se ela escreveu aquilo. A gente vai colocar um advogado por formalidade, para não dizerem que estou virando as costas, mas se Mayara errou, vai ter que pagar. A Justiça é lenta, mas ela chega. E quando chega, dói. 

Já conversou com Mayara depois do que aconteceu?
Não conversei até agora. O único contato que tenho é por celular e e-mail. O celular, na maioria das vezes, cai na caixa postal. Ela sempre não atende e não retorna (as ligações).

Qual foi a última vez que vocês se falaram?
Faz de dois a três meses. Foi quando ela mudou de rua, na Liberdade (bairro paulistano).

Ela mora com a mãe?
A mãe mora em Bragança Paulista. Ela foi sozinha para estudar (em São Paulo). Ela mora com duas amigas.

O senhor sabe onde ela está?
Gostaria de saber. Deve estar meditando (sobre o que fez). Ela sabe que vai ouvir. Quero entender por que ela pensa assim. Se ela confirmar, vou ficar muito bravo com ela. Eu sou muito rigoroso. Não aceito esse tipo de comportamento. Ela vai ouvir poucas e boas. Vai ter que fazer uma retratação.

O senhor tem medo que ela sofra alguma retaliação por parte de alguém que se sentiu ofendido?
Já passou pela minha cabeça. Acho que nada deve levar à agressão. As pessoas devem sentar, discutir e deixar que a Justiça tome seus procedimentos. Agora, quanto à vida dela, eu me preocupo.

Como está sua vida em Bragança Paulista? O senhor e sua família estão sendo hostilizados?
Desagradável. A maioria das pessoas não fala nada. Mas existe o olhar que quer dizer muito.

E suas filhas?
Elas estão sentidas, porque não é o que elas pensam. Estão sendo confundidas. Minha filha Isabela (19 anos), que faz Direito em São Paulo, ontem (quinta-feira) à noite me ligou chorando. Na sala de aula, o professor comentou sobre o que está acontecendo e falou para os alunos. (O professor disse) “Eu não vou falar o nome porque a pessoa é conhecida”, mas a sala inteira já sabia. Os alunos pediram para ele falar e o professor disse o sobrenome Petruso com minha filha na sala. Ela ficou arrasada. Saiu para chorar.

Repercussão na imprensa estrangeira
As declarações feitas na internet pela estudante de Direito Mayara Petruso sobre os nordestinos repercutiram na imprensa internacional. O portal do jornal inglês Telegraph publicou uma matéria sobre os riscos da estudante ser presa após os comentários preconceituosos postados no Twitter. No primeiro parágrafo diz: “Mayara Petruso usou as redes sociais para culpar o povo em extrema pobreza do Nordeste do Brasil pela eleição de Dilma Rousseff”.

O jornal faz um resumo do caso, com destaque para a notícia-crime apresentada ao Ministério Público Federal pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco. O site divulgou imagem do Facebook de Mayara, onde ela questiona o direito de voto dos nordestinos. O jornal carioca Extra publicou ontem matéria sobre o assunto.

O diário entrevistou personalidades do Nordeste, como os cantora Elba Ramalho e Alceu Valença e o ator Chico Anysio. “O Brasil é belo porque é miscigenado e homegêneo ao mesmo tempo. Esse tipo de falatório beira o nazismo”, disse Alceu.  Na capa da versão impressa, a chamada marcava posição: “Mexeu com os nordestinos, mexeu com o Extra”.

Um Comentário

  1. Esses jovens sem objetivos, sem famílias estruturadas,sem educação, acostumados a terem e a serem,
    agem de conformidade com o que lhes foi passado= Nada!!!
    Assim,recalcada e menosprezada socialmente, pelo mesmo preconceito que externa,escolheu um alvo e atirou.Provavelmente ,sabendo que é filha indesejada,pelo menos de um lado,destila seu ódio contra qualquer alvo.
    Mas de outro lado,ainda que legitimada, sente-se bastarda,vive como tal,e de todos recebe este tratamento.
    Infelizmente,o preconceito,o desrespeito,a transgressão inconseqüente das normas sociais,a falta de critério dos pais, em colocar filhos no mundo,enquanto ainda,eles próprios são mal resolvidos e mal intencionados,dá nisso.

    Curtir

  2. MAYARA DAQUI A ALGUNS ANOS SERÁ FUNCIONÁRIA PÚBLICA, PROMOTORA, JUÍZA OU DELEGADA DE POLÍCIA QUEM VIVER VERÁ.

    Curtir

  3. É o roto falando do esfarrapado.

    Liga para o celular da filha, ela não atende, a última vez que com ela falou foi quando ela se mudou de casa, há cerca de 3 meses…

    Isso é “pai”?

    O que essa Mayara fez foi abominável do ponto de vista moral e punível, do ponto de vista criminal.

    Vale a frase: “bonitinha, mas ordinária”.

    No entanto, este senhor, Antonio Petruso, como pai, no mínimo deveria fazer um “mea culpa” pela falta de educação que deu à sua filha.

    Admite que ela nasceu de um caso extraconjugal e que nunca conseguiu ter com ela um bom relacionamento.

    Ora, trata-se, pois, de um arrematado sacana que ainda quer beneficiar-se da própria torpeza, inclusive usando o caso para aparecer na mídia como “bom moço”, “contraponto” da Mayara.

    Está óbvio que foi daqueles que apenas reconheceram a filha por medo do exame de DNA, pagaram pensão aos “trancos e barrancos” e jamais viram a filha, crendo que ser pai é ser provedor.

    Diante do abjeto ato de sua filha, o tal de Antonio Petruso deveria recolher-se à discrição e refletir sobre o quanto sua irresponsável postura de dublê de “pai” pode ter contribuído para tal comportamento.

    Curtir

  4. tem muita gente que fala mal de mim e eu não tenho onde reclamar, bem feito, ninguém mandou não ser nordestino, preto, gay, idoso, adolescente, etc…., fiquei no grupo que não tem direito a nada, falei. fui…

    Curtir

  5. Nossa essa pessoa deve sofrer de sua sanidade mental, alem do que é muito cara de pau, vive sustentada pelo “papai”, conforme as próprias palavras do pai:

    “Eu encaminhei para estudar, custeio tudo para colocar ela no bom caminho.”

    E fala que os nordestinos são vagabundos, que recebem a bolsa 171, pois é, quem é vagabundo sustentado por quem?????? A cidadã não trabalha, vive as custas do pai, paga de gatinha, e já acha que é gente, imagina que futuro essa desgraça dará ao país?? Imagina isso aí no MP, Judiciário, etc….

    Ela contribui e sustenta quem? Quanta babaquice, o povo de São Paulo é motivo de piada pelo Brasil afora, essa idiotice de preconceito, homofobia, de se achar ELITIZADO, votar no serra e alckimin, por puro PRECONCEITO, ESSE ESTADO ESTÁ FALIDO, ESTÁ UMA MERDA, CHEIO DE PEDÁGIO, PCC DOMINANDO, POLÍCIA SENDO ESPANCADA POR POLÍCIA, PROFESSOR SENDO ESPANCADO POR FAZER GREVE, BANDIDO QUEIMANDO CARRO, MATANDO POLÍCIA, E SÓ O POVO DE SÃO PAULO, ACHA QUE ISSO AQUI ESTÁ UM PARAÍSO

    O POVO DE SÃO PAULO DELIRA QUE É UMA RAÇA PURA, ARIANA, EU SOU DESSE ESTADO, NASCI AQUI, E GRAÇAS A DEUS TENHO INTELIGÊNCIA E DISCERNIMENTO EM VER O QUANTO SÃO IDIOTAS ESSES PRECONCEITOS QUE NÃO LEVAM A LUGAR NENHUM, E O QUANTO O PSDB VEM QUEBRANDO O ESTADO AO LONGO DOS ANOS, E TUDO CONTINUA IGUAL, TODO ANO TEM ENCHENTE, E TODAS AS MAZELAS PERSISTEM, NÃO VOTAM NO PT POR QUE É PARTIDO DE POBRE, BARRAQUEIRO, NÃO VOTARAM NO SKAFF E NO RUSSOMANO, MAS VOTAM NO PSDB, POIS SOMOS ELITE “ENTENDE”, É A TAL NOVA CLASSE MÉDIA QUE COME PRESUNTO E ARROTA PERU….

    ESSA FIGURA AI, É FRUTO DA ALIENAÇÃO QUE O POVO DE SÃO PAULO SE SUBMETE, VIVEM EM OUTRO MUNDO, EM OUTRO ESTADO, DEVE SER SÃO PAULO NA EUROPA, CONHEÇO PESSOAS BRASIL AFORA QUE AFIRMAM QUE ESSA CAMPANHA DE PRECONCEITO É PIONEIRA EM SÃO PAULO, E DEBOCHAM O QUANTO SOMOS IGNORANTES EM ELEGER O MESMO PARTIDO AO LONGO DOS ANOS, O POVO DO RESTANTE DO BRASIL, NÃO TEM A MEMÓRIA TÃO CURTA QUANTO O POVO DE SÃO PAULO, AQUI O POVO ESQUECEU RÁPIDO O ESTADO DE SÍTIO QUE O PCC IMPÔS, SITUAÇÃO ESSA NOTICIADA NO MUNDO INTEIRO, SÓ POSSO DAR OS PARABÉNS PRA ESSA FULANINHA SUPÉRFULA, DESQUALIFICADA E DESINFORMADA, POIS O MAPA DAS ELEIÇÕES DEMONSTRARAM QUE O SERRA GANHOU POR PEQUENAS DIFERENÇA EM POUCOS ESTADOS TIDOS COMO “ELITIZADOS”…

    Curtir

  6. TUDO PAPO FURADO E BAZÓFIA DE PAULISTA. A REGIÃO CENTRO OESTE É A MAIS RICA DO BRASIL. BASTA ESTUDAR O ASSUNTO NA INTERNET. RENDA PER CAPITA DE NOSSA REGIÃO (CENTRO OESTE) (INCLUINDO BRASÍLIA) É DE R$ 50 CONTRA R$ 24 DE SÃO PAULO. SEM OS OUTROS ESTADOS SÃO PAULO QUEBRA PORQUE DEPENDE DELES PARA VENDER SEUS PRODUTOS MANUFATURADOS. QUASE TODO DINHEIRO QUE CHEGA NESSE ESTADO BANDEIRANTE É ORIUNDO DOS OUTROS ESTADOS FEDERADOS. SÃO PAULO NÃO TEM RESERVAS DE FERRO. NECESSITA IMPORTAR DE MINAS E DO ESTADO DO PARÁ. A REGIÃO CENTRO OESTE VEM SENDO TODA OCUPADA COM GRANDS PLANTAÇÕES DE SOJA, ARROZ, ETC. TEM O MAIOR REBANHO DE GADO DO MUNDO. VCS SÃO CARAS DE PAU, ARVORANDO-SE TOMAR O LUGAR DOS OUTROS. SOMOS MAIS QUE RICOS QUE VOCÊS. COISA FEIA CHAMAR OS MILIONÁRIOS DA NOSSA REGIÃO DE VAGABUNDOS. HEIM. O MAIOR GRUPO PRIVADO DO BRASIL, VOTORANTIM, FOI FUNDADO UM NORDESTINO

    Curtir

  7. O pior em tudo isso é vc entrar no Orkut e ver a profusão de comunidades em apoio a ela. De fato , vivemos num país dividido:pobres x ricos . Nortistas x sulistas. Se fosse nos USA estariamos em guerra . Lamentavelk ver a que ponto chegou esse país , por culpa dos antigos coroneis da politica q

    Curtir

  8. O pior em tudo isso é vc entrar no Orkut e ver a profusão de comunidades em apoio a ela. Racismo e preconceito escancarados.
    De fato , vivemos num país dividido:pobres x ricos . Nortistas x sulistas. Se fosse nos USA estariamos em guerra . Lamentavel ver a que ponto chegou esse país por culpa dos antigos coroneis da politica que dominaram a cena por 100 anos e jogaram a maioria do povo na situação em q está.
    Não se iludam , a razão é essa mesmo.Se a renda do país tivesse sido melhor dividida no passado , se esses políticos sujos que estiveram( e estão alguns ainda) no poder tivessem pensado um pouco no povo como um todo , em todas as classes sociais , e não apenas em seus interesses , as coisas poderiam ser diferentes.
    Mas o povo nordestino se identificou com a politica mais social do PT e em nada com a politica mercantilista do PSDB e da direita. Em quem eles iriam votar ? O que é que os paulistas queriam , que os nordestinos votassem em Serra para afundar suas esperanças ou em Dilma para manter suas esperanças? Pois com 8 anos de PSDB , no passado , eles não foram muito agraciados com as politicas neo-liberais. Evidentemente que o nordestino quis mudar. São decadas de pobreza e de politica de abandono .Era hora de mudar ,na cabeça deles. Entendo perfeitamente .
    Em tempo : sou de Santa Catarina , mas antes disso sou brasileiro.

    Curtir

Os comentários estão desativados.