Aliados de Alckmin atribuem ao próprio Ferreira Pinto a divulgação de que haveria um lobby para que ele saísse da chefia da pasta, por estar promovendo investigações contra policiais…EDITORIAL DE A TRIBUNA DE SANTOS DA PONTO A FAVOR DO Dr. PINTO E CULPA OS “900 DELEGADOS INVESTIGADOS” 18

13/11/2010 – 09h59

Com dificuldades, Alckmin tenta desatar nó para escolha do secretariado

CATIA SEABRA
DANIELA LIMA
FERNANDO GALLO
DE SÃO PAULO

O governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), está com problemas para nomear titulares em quatro das pastas mais importantes na estrutura da administração estadual.

Sem nomes naturais para ocupar as secretarias de Saúde, Educação, Fazenda e Segurança, Alckmin deve adiar o anúncio do secretariado. Ele havia prometido iniciar a divulgação dos nomes a partir do dia 15.

Com a morte de Luiz Roberto Barradas Barata, médico sanitarista que chefiou a Secretaria de Saúde de 2003 até seu falecimento, em julho deste ano, Alckmin ficou sem um herdeiro para o cargo.

Hoje, o governador eleito está dividido entre entregar a pasta a um nome reconhecidamente técnico ou a um gestor com histórico na área.

Aliados do tucano afirmam que entre os mais cotados estão Giovanni Cerri, diretor da faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira; e David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

FAZENDA

Na Fazenda, Alckmin esperava nomear Yoshiaki Nakano, que chefiou a pasta durante o governo Mário Covas, de 1995 a 2001.

Nakano foi um dos conselheiros mais requisitados por Alckmin quando o tucano disputou a Presidência da República, em 2006.

O tucano chegou a sondar o economista, mas, de acordo com aliados, Nakano teria recusado o convite, em nome da manutenção de seus projetos como diretor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Para a Secretaria de Educação, há quem defenda a continuidade de Paulo Renato no cargo. Alckmin ouviu ainda de aliados a defesa da nomeação do deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa, o segundo mais votado nas últimas eleições.

Barbosa, no entanto, foi adjunto de Gabriel Chalita (PSB), quando este chefiou a pasta. Chalita hoje é aliado da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), o que criou um embaraço político.

SEGURANÇA

Já na Segurança, existe a possibilidade de o atual secretário, Antonio Ferreira Pinto, permanecer. Mas, para isso, será preciso dissolver mal-estar que se instalou na cúpula da transição com o noticiário sobre a possibilidade de ele deixar o cargo.

Aliados de Alckmin atribuem ao próprio Ferreira Pinto a divulgação de que haveria um lobby para que ele saísse da chefia da pasta, por estar promovendo investigações contra policiais.

Alckmin teria se sentido pressionado pelo noticiário. Segundo aliados, o tucano entendeu que, se deixar Ferreira Pinto no cargo, passará a impressão de ter cedido a apelos feitos via imprensa.

Se substituí-lo, terá que lidar com os rumores de que cedeu ao lobby contra um secretário que estava trabalhando contra a corrupção.

O governador eleito ainda estuda se fará o anúncio de seu novo secretariado em blocos, ou por meio de indicações individuais.

Um Comentário

  1. E tem mais. Esse negócio ai de 900 investigados já deu no saco. Não sou delegado mas queimei o pelo de ler isso aí.A imprensa sabe que não é isso, mas insiste….. E faz o jogo do Pinto. A imprensa quer que fique o Pinto. É que o Pinto não é para eles…….

    Curtir

  2. OH XUXU, COLOQUE UM DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL, NA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA.
    COLOQUE OS DELEGADOS DA PC E OS CORONÉIS DA PM EM SEUS DEVIDOS LUGARES.
    QUE ESSE DELEGADO UNIFIQUE AS CORREGEDORIAS NÃO SEM ANTES FAZER UMA FAXINA NAS MESMAS.
    COLOQUE QUALQUER POLICIAL SENDO SUPERIOR OU SUBALTERNO, NA CADEIA SE COMETER UM DELITO.LEMBRE-SE DO TOLERANCIA ZERO NOS EUA.
    MANDARAM MAIS DE 5000 POLICIAIS PARA A CADEIA E PARA A RUA.
    DEPOIS DE UM AUMENTO SÉRIO, E VALORIZE OS VERDADEIROS PROFISSIONAIS.
    MANDE OS POLITIQUEIROS PARA O OLHO DA RUA,OS ARTISTAS DE PLANTÃO PARA A FRENTE DE COMBATE, OU MOSTRAM QUE SÃO BONS OU MORREM.

    Curtir

  3. QUEM SERÁ QUE ESTÁ IMPONDO O PINTO? O PINTO SAÍ OU FICA? ATÉ QUE PONTO É INTERESSANTE PARA A ADMINISTRAÇÃO E GOVERNO QUE SE PUNA POLICIAIS CORRUPTOS?

    Curtir

  4. Deixa o pinto ficar, pois ele só é duro para aqueles que tem rabo preso com a pilantragem instalada hoje em nossas corporações. A sociedade e os policias do “baixo escalão” já sentiu muita dor, agora está na hora de doer a traseira daqueles que fez esse arrombo.

    Curtir

  5. NÃO VI O PINTO ACABAR COM AS MAQUINETAS
    NÃO VI O PINTO DESTITUIR TODA A CHEFIA LIGADA A ESSA CORJA.
    NÃO VI O PINTO FAZER NADA.
    SÓ VI O PINTO FUDER A POLICIA CIVIL E IDOLATRAR A POLICIA MILITAR.
    ENTÃO, PINTO VC É MURCHO NÃO É DURO NÃO.
    NÃO FALOU ATÉ AGORA PARA QUE VEIO. MAS OS PARES DELE NO MP DEVEM ESTAR ALIVIADOS DE TIRAR UM CARA DESSES DE LÁ.
    AH, NÃO ESQUEÇAM COLEGAS O PICOLÉ DE CHUCHU GOSTA DA VIA RÁPIDA NÃO VAI DAR NENHUM AUMENTO DE SALÁRIO PARA NÓS.
    ELE ESTÁ PENSANDO EM SER PRESIDENTE, COMO O SERRA.
    ENTÃO SÓ VAI TRABALHAR PARA ISSO, NÃO VAI PENSAR EM SÃO PAULO, MUITO MENOS EM NOSSA POLÍCIA.
    MAIS OITO ANOS FODIDOS E MAL PAGOS. E VIVA O PIOR SALÁRIO DO BRASIL.

    Curtir

  6. FICANDO O PINTO OU TIRANDO O PINTO PODEM TER CERTEZA DE QUE VAMO CONTINUAR LEVANDO PINTO.

    Curtir

  7. Que investigação está sendo feita?
    Por que a demora?será que querem escandalizar a população demitindo alguns “premiados”, enquanto outros
    permanecem se fartando sob o manto da impunidade?
    A campanha não acabou,viva o terceiro turno!!!
    Vamos trabalhar,dar satisfação à sociedade,vamos brigar por salários compatíveis,por dignidade e respeito.

    Curtir

  8. Antonio Ferreira Pinto novamente no controle da SSP, seria a maior idiotice do Alckimin, pois este Pinto foi o responsavel por soltar um balao de ensaio dizendo que ha um movimento pela sua saida, apenas com por que ele combate a corrupçao. Neste caso deu a entender que o Governador do Estado se ve as voltas com a opiniao publica, sendo forçado a mante-lo. Se demitir, fica parecendo que acata a pratica da corrupçao. Paciencia Sr. Alckimin, defenestra de imediato este Pinto, pois ele so perseguiu Policial Civil, concebeu aos coroneis da PM um RETP diferenciado, enfim, estar mais do que na hora de demitir este Pinto.

    Curtir

  9. Antonio Ferreira Pinto, se notabilizou muito bem pela sua publicidade midiatica quando anunciou que um quarto dos delegados de policia estava envolvidos em corrupçao, apenas com o objetivo de jogar lama na Policia Civil. Estar mais do que evidente que este Ex-PM odeia PC, quando faz uma publicaçao tao nefasta como esta. Ora, nao eh porque existem alguns delegados sendo investigados, que todos devam ser acostados como corruptos. Existem delegados investigados ate por falta de um papel em inquerito policial, como se revelou contrario e de forma brilhante o Delegado Tabajara Zuliani dos Santos, discordando da publicidade negativa feita por este Secretario, mostrando que na policia existem homens honrados e brilhantes, sendo mereceores de destaque e nao a serem nivelados a alguns que tiveram desvios de conduta. Sr. Ferreira Pinto, mais responsabilidade.

    Curtir

  10. Quanto a 800 delegados investigados, a locução é imprecisa e, por isso, comporta esclarecimentos. A Corregedoria obrigatoriamente instaura procedimentos administrativos para apurar a conduta de todos os Delegados de Policia durante seu período de estágio probatório (três primeiros anos da carreira), com o objetivo de aquilatar se os novos profissionais têm aptidão para exercer o cargo. Apura, de idêntica maneira, colisão de viaturas, extravio de armas de uso pessoal dos policiais, demora no atendimento nos plantões, remessa extemporânea de laudos e inquéritos policiais ao Juízo de Direito, faltas injustificadas ao serviço, inadimplência civil etc. É, pois, extenso o rol de transgressões em tese atribuíveis a policiais civis e que possam submetê-los à investigação pela Corregedoria, compreendendo desde a falta de asseio corporal até o uso de violência arbitrária.

    A verdade é que, no ano de 2009, dos 3.313 Delegados de Polícia em atividade no Estado de São Paulo, 48 foram submetidos a processos administrativos pelos crimes infamantes mencionados na epigrafada reportagem, o que representa 1,4% do total de integrantes da carreira de Delegado de Polícia e, não, 24% como incorretamente constou daquela matéria jornalística.

    Presume-se que o repórter tenha contabilizado os procedimentos de confirmação de carreira (184) e os 119 processos instaurados em desfavor de apenas três Delegados de Polícia (um falecido e dois aposentados) por irregularidades em licitações e contratos públicos (ocorridas há mais de 15 anos), somando-se a estes os procedimentos que tratam de infrações de menor relevância. Por força destas últimas transgressões menores, no exercício findo de 2009, foram apenados 33 Delegados de Polícia com as sanções de suspensão, repreensão e advertência, o que, também, situa-se muito aquém dos noticiados 800.

    A Delegacia Geral de Polícia apóia integralmente todas as ações da Corregedoria, cujo escopo é punir exemplarmente os maus policiais, todavia não pode transigir com a divulgação de dados incorretos que maculem injustamente a honra da secular instituição policial civil, gerando nos Delegados de Polícia, classe digna e trabalhadora, um sentimento de desestímulo que não interessa aos comprometidos com a segurança do cidadão.

    Igualmente equivocada a informação de que 418 policiais foram “removidos”. Na verdade, diariamente publicam-se no Diário Oficial do Estado os atos de competência do Delegado Geral de Polícia para movimentação dos policiais civis, providências estas que não têm cunho punitivo e sim, no âmbito da discricionariedade administrativa, objetivam o exercício do servidor em unidades compatíveis com seu perfil profissional. Essas providências são mais freqüentes quando da assunção de nova direção de departamento, como ocorreu, inclusive, na CORREGEDORIA, DENARC e DEIC, cujos diretores receberam incondicional apoio da Delegacia Geral de Polícia para concretização das designações de servidores que então propuseram.

    Curtir

  11. SE LIGA POLÍCIA DESINFORMADA !!!

    O JORNALISTA MARCELO GODOY É AMIGO ÍNTIMO DELA E DELE…USA O JORNAL QUE ELE TRABALHA PARA FAZER O LOBBYE EM FAVOR DO PINTO E DA PINTA.
    PODEM VER QUE TODAS AS REPORTAGENS A FAVOR DO PINTO E DA PINTA FORAM PUBLICADAS NO GRUPO ESTADÃO.

    DEIXA DE SER TOLA POLÍCIA, PARE DE OFERECER CREDIBILIDADE E BUNDA PRA ESSES CASAL DE FODEDOR DA POLICIA CIVIL.ELES QUEREM O PODER SOBRE O FODER E ESTÁ SENDO OFERECIDA A DELEGACIA GERAL PARA A PINTA, EM TROCA DO APOIO QUE ELA ESTÁ CONSEGUINDO COM O JORNALISTA.
    ESSE É O ASSUNTO QUE CIRCULA DENTRO DO PRÓPRIO DEPARTAMENTO E SSP.

    SE LIGA MANO!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.