O Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação civil pública visando a declaração da responsabilidade civil de quatro militares reformados: três das Forças Armadas e um da Polícia Militar de São Paulo 14

http://cabecadebacalhau.wordpress.com/2010/11/04/militares-torturadores-sao-processados-em-sao-paulo-pela-procuradoria-da-republica/

Um Comentário

  1. Bom, pelo menos os militares estão identificados e não mais escondido sob a alcunha de “Dr.”

    Aliás, por que os militares da repressão gostavam tanto de se identificar como “Dr.”?

    Queriam se passar por detentores de qual carreira de Estado?

    Curtir

  2. Só para conhecimento dos DESAVISADOS !!

    Dr na SSP são só os CORONÉIS da PM (Doutorado e vaga de JUIZ MIlitar) e oa DELEGADOS com DOUTORADO !

    Aos torturadores a LEI, a sociedade não admite RETROCESSOS ! Policia que não tem competência não se estabelecerá e pra isso existe o MP, as Guardas Municipais e outras áreas que estão crescendo a cada dia, como exemplo dos DEFENSORES PÙBLICOS que em breve farão funções de Majuras

    Curtir

  3. Defensores Públicos fazendo as vezes de “majuras”?

    É mesmo? Não brinca! Puxa, tremi de medo de perder as indeléveis prerrogativas da carreira…

    Tomara! Os Defensores Públicos serão benvindos nos plantões noturnos…

    Curtir

  4. Nao e o mesmo ministerio publico que esta pegando o pe do tiririca?
    Aquele que fez a denuncia do atropelamento do galo.
    O MPF precisa de uma programa que seja televisionado no horario da 18 horas para aparecer.
    Estão forçando para que a ele da anistia seja muda, sem mudar a constituição federal.

    Curtir

  5. Dr. Guerra,

    Tá uma coisa feia essa briga toda. Mas o blog nos remete a várias reflexões, razão pela qual “não dá prá não ler” o seu Jornal.

    Mas com este post – e porque gosto um pouqinho de história contemporânea brasileira -, me veio à mente um fato. O quartel da PE no Paraíso é ao lado do DP daquele bairro. E sabe onde funcionava o Doi-Codi (sucessor da OBAN)? Parece que só atravessaram a rua, saíram da Abílio Soares e foram para a Tutóia…
    E no fundo daquele prédio da Tutóia, onde há um posto de reabastecimento de veículos oficiais, o clima é “extremamente pesado”!
    …E lamentavelmente, segundo relatos, lá funcionavam tanto os militares das forças armadas, como os civis e policiais militares.
    Eu ainda não era nascido naquela época, mas daqueles tempos, creio eu, entre civis ou militares aliados do regime não há como fazer distinção. São todos do mesmo saco…O que ocorre é que os militares, parece, tiveram mais longevidade. Os demais não viveram para sofrer as consequencias dos tempos democráticos…Estaria eu equivocado?

    Curtir

  6. EDUARDO,não sei que cargo vc exerce na SSP,mas tenho o prazer de lhe adiantar fatos que vc desconhece pela sua pouca idade.Eu vivi essa época,o clima era realmente bem pesado,verdadeiro ANOS DE CHUMBO.A VALOROSA SIM SENHOR POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO COMANDAVA PRATICAMENTE TUDO,a PM ficava em segundo plano na importância política daqueles anos todos.A viatura Branco e Preta éra um VERDADDEIRO HORROR AOS MARGINAIS,o bandido temia muito mais a Polícia Civil do que a Militar(Força Pública).A Civil estabelecia os parâmetros do andamento social,inclusive para a PM,sem arroubos de contestação e arrogância de agora.Aliás,eu nunca tive problemas com a força auxiliar,a minha autoridade era seguida pari passu e mesmo na rua o policiamento preventivo informava sim a mi m o que estava ocorrendo em minha área de atuação.EDUARDO,eu trabalhei no interior,região de Jundiai,Campo Limpo Pta,e digo em alto e bom som,o meu comando era exercido a contento,sem dissenções ou destemperanças,a Lei e o Direito eram seguidos cabalmente.O blog do colega Dr.Guerra,está servindo para os FRUSTRADOS DA PM se manifestem livremente sem o terrível perigo da PRISÃO,aqui falam,ofendem,mostram inveja,porque sabem que só solapando a Carta Constitucional é que na ANOMIA poderiam impingir as suas teorias retrógradas e sem o mínimo de inteligência,racionalidade e bom senso que infelizmente muitos deles não tem.FORA DO QUARTEL AS OCORRÊNCIAS SERÃO SEMPRE APRESENTADAS Á AUTORIDADE EM PLANTÃO(DELEGADO DE POLÍCIA),sob pena da FALÁCIA SE ALICERÇAR,sendo saneada ao status quo ante.Obrigado.

    Curtir

  7. Dr. Fausto,
    Nunca fui da SSP.
    Descobri o blog do Dr. Guerra por acaso, há uns dois anos. Entendo o seu relato após o meu escrito sobre a minha incompreensão quanto às desavenças atualmente escancaradas no Jornal do Dr. Guerra, e a minha perplexidade em relação à essa atribuição de culpa – somente a militares – pelo ocorrido nos anos de chumbo.
    Mas continuo não vendo diferença entre Erasmo Dias, os chefões do DOPS e PMs que atuassem para o regime.
    Agora, que antigamente quando eu criança (anos 80) era tudo mais calmo, isso era…
    Obrigado pela oportunidade de obter mais dados sobre o nosso passado.

    Curtir

  8. E, mais: Antes da criminosa fusão entre a Força Pública e a Guarda Civil estadual, o sistema de segurança pública, pelo menos em São Paulo, funcionava muitissimo bem, recebendo, inclusive, prêmios internacionais.

    A Força Pública permanecia aquartelada e agia, prioritariamente, nos chamados “CDC´s” (Controles de Distúrbios Civis).

    A Guarda Civil, por sua vez, estadual, era uniformizada, vinculada funcionalmente à Polícia Civil e patrulhava as ruas, sendo muito respeitada pela sociedade.

    Há um registro histórico, de 1969, do Dr. Nemr Jorge, à época, se não me engano, Diretor do DEGRAN (ou, ainda, 1ª Auxiliar), com um mapa de São Paulo sobre a mesa e combinando, com os Guardas Civis, que localidades deveriam patrulhar, considerando-se a incidência criminal.

    Essa era a Polícia que funcionava. Funcinoava, até ser desvirtuada pela Ditadura, interessada em transformar a organização policial em uma mera “guarda pretoriana” acéfala, em uma reles massa de manobras truculenta, de coturnos ruidosos e gansos engravatados.

    Curtir

  9. só esperaram o erasmo e o tuma morrerem, colocaram os quatro cavaleiros do apocalipse já idosos e sem veneno na reta para a promoção do Promotó, isso foi em outra época, outro cenário político, recebiam ordens, só porque a dilma ganhou, o cabeça de ostra do MP inventou essa agora, quer uma vaga lá em brasilia

    Curtir

  10. vão mecher em merda,isso vae acabar fedendo.
    os dois lados aprontaram, agora querem pegar um boi de piranha.
    terrorismo é crime,mais roubo ,sequestro, furto, tambem.
    se´é pra puxar o passado, tem que ver os dois lados.
    em 64 eu estava na marinha de guerra,e servia no cruzador TAMANDARE, vi jogar oficial do portalo,mas isso é passado.
    alguem esta querendo puxar o saco da presidenta, mas acho que esta indo pelo caminho errado, esta querendo algum cargo, eu acho que ja esta tudo loteado, as cadeiras ja tem dono. é tudo carta marcada.
    ESTOU QUERENDO APENAS SABER QUANDO VAE SAIR O NOSSA AUMENTO, A NOSSA REESTRUTURÃÇÃO,OU ERA TUDO COMEDIA
    DOS CADEIRANTES DE PLANTÃO.
    os mike tem que reaprender onde é o lugar deles.

    Curtir

  11. E cadê a anistia irrestrita??? Será que o mp não sabe o signioficado da palavra anistia??? Os deuses tem que tomar cuidado para não abrir precedentes e punir os subversivos, que também fizeram muito mal a sociedade.

    Curtir

Os comentários estão desativados.