27/10/2010 – 16h43
Congregação do Vaticano reconhece beatificação de Irmã Dulce
DE SÃO PAULO
A Congregação das Causas dos Santos do Vaticano reconheceu a beatificação de Irmã Dulce (1914-1992) ao validar um milagre. O anúncio da beatificação foi feito pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, d. Geraldo Majella Agnelo, nesta quarta-feira.
Segundo Agnelo, a processo precisa ser assinado pelo papa Bento 16. A cerimônia de beatificação deve ter marcada até o final do ano.
| Divulgação |
![]() |
| Congregação das Causas dos Santos do Vaticano reconheceu a beatificação de irmã Dulce (1914-1992)ao validar milagre |
A congregação reconheceu como milagre de Irmã Dulce a recuperação de uma mulher sergipana que teria sido desenganada pelos médicos durante o parto, depois de sofrer uma forte hemorragia.
Em seguida, com a comprovação de outro milagre, a religiosa poderá ser santificada. O processo de irmã Dulce começou a tramitar no Vaticano em 2000.
Conhecida como “o anjo bom da Bahia”, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a Irmã Dulce, era devota de santo Antônio e começou a praticar caridade aos 13 anos, ajudando os mendigos que moravam nas ruas de Salvador. Cinco anos mais tarde, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição.
Durante a visita do papa ao Brasil em 2007, o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), enviou carta pedindo a beatificação de irmã Dulce.
Em junho deste ano, o corpo de Irmã Dulce foi exposto ao público pela última vez antes de ser transferido para um túmulo lacrado na capela das Relíquias, em Salvador (BA).
Exumado em maio, o corpo da religiosa estava mumificado e seu hábito (traje de freira), preservado.
MÁRTIR
No final de 2007, o Vaticano beatificou outra religiosa que morou muitos anos em Salvador –irmã Lindalva Justo de Oliveira, morta com 44 facadas no dia 9 de abril de 1993.
O processo de beatificação da religiosa começou em 2000. Diferentemente do que acontece com a maioria processos que chegam ao Vaticano, os trâmites burocráticos foram mais rápidos porque ela morreu como “mártir religiosa”. Nestes casos, segundo a Arquidiocese de Salvador, não é necessário a comprovação de milagres para a pessoa ser beatificada.

Essa é veia (2006).
Mas continua valendo.
Fonte: UOL
01/10/2006 – 09h41
Papa liderou ‘acobertamento de casos de pedofilia’
da BBC, em Londres
O papa Bento 16 desempenhou um papel de peso na ocultação sistemática de casos de abusos sexuais contra menores cometidos por padres católicos, segundo um documentário da BBC, Sexo, Crimes e o Vaticano, a ser exibido na TV aberta britânica na noite deste domingo.
A reportagem do programa examinou um documento secreto interno da igreja, que instrui bispos como lidar com acusações de abusos sexuais cometidos por padres em suas paróquias.
O texto impõe um juramento, em que a vítima, o acusado e eventuais testemunhas se comprometem a manter sigilo absoluto sobre o caso.
A quebra do juramento levaria à excomunhão.
Veja cópia do documento da igreja (em inglês)
Durante mais de 20 anos, o homem encarregado de zelar pela obediência aos termos do documento foi o cardeal Joseph Ratzinger – antes de virar papa.
O documento, Crimen Solliciatonis (latim para Crime da Solicitação), foi escrito em 1962 em latim e dstribuído a bispos do mundo inteiro, com a recomendação de que fosse guardado a sete chaves. Poucas pessoas de fora da igreja tiveram acesso a este documento.
O documentário, realizado especialmente para o programa de reportagens Panorama, apresenta material colhido nos Estados Unidos, Brasil e em Roma.
A reportagem é conduzida por Colm O’Gorman, que foi estruprado por um padre católico aos 14 anos.
O programa descobriu sete padres acusados de abusos contra menores vivendo no Vaticano ou em seus arredores.
Um deles, o padre Joseph Henn, foi indiciado, em um tribunal nos Estados Unidos, por 13 acusações de abuso de menores.
Durante as filmagens, O’Gorman descobriu que o padre Henn respondia aos pedidos de extradição do escritório de sua ordem religiosa no Vaticano.
A produção do documentário começou em março de 2002. O Vaticano recusou os vários pedidos feitos pela equipe para que fossem respondidos casos apresentados no filme.
A igreja católica tem cerca de 50 milhões de crianças em suas congregações.
No ano passado, vários casos de abusos vieram à tona nos Estados Unidos.
Segundo um relatório da igreja americana, ficou comprovado que em todo o país cerca de 4 mil padres foram acusados de abusos sexuais contra 10 mil jovens, na maioria meninos.
CurtirCurtir
Nada contra a Irmã Dulce.
O post de cima é para fazer contraponto com este.
Fonte: MSN-Reuters
Papa: projeto político que contempla o aborto trai a democracia
SÃO PAULO (Reuters) – O papa Bento 16 disse nesta quinta-feira, durante discurso a bispos do Nordeste, que o episcopado tem “o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”. Sem mencionar diretamente a eleição presidencial de domingo no Brasil, o pontífice criticou propostas de descriminalização do aborto.
“Quando os projetos políticos contemplam, aberta ou veladamente, a descriminalização do aborto ou da eutanásia, o ideal democrático –que só é verdadeiramente tal quando reconhece e tutela a dignidade de toda a pessoa humana– é atraiçoado nas suas bases”, disse o papa.
O aborto teve destaque na disputa entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Os ataques de religiosos à petista por sua posição declarada antes da campanha, de ser favorável à descriminalização do aborto, foram apontados por analistas como um dos fatores que impediram sua eleição no primeiro turno.
Pressionada por grupos religiosos, Dilma assinou uma carta em que se compromete a, caso eleita, não propor mudanças na legislação atual sobre aborto e sobre outros temas relacionados à família e à adoração religiosa.
“Em determinadas ocasiões, os pastores devem mesmo lembrar a todos os cidadãos o direito, que é também um dever, de usar livremente o próprio voto para a promoção do bem comum”, prosseguiu Bento 16 em seu discurso, disponível no site do Vaticano.
O papa também defendeu o ensino religioso na rede de educação pública no país e o uso de símbolos religiosos em instalações públicas.
“Amados irmãos, uno a minha voz à vossa num vivo apelo a favor da educação religiosa, e mais concretamente do ensino confessional e plural da religião, na escola pública do Estado”, disse.
“Queria ainda recordar que a presença de símbolos religiosos na vida pública é ao mesmo tempo lembrança da transcendência do homem e garantia do seu respeito”, acrescentou.
Bento 16 lembrou do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro que, segundo ele, “representa a hospitalidade e o amor com que o Brasil sempre soube abrir seus braços a homens e mulheres perseguidos e necessitados”.
(Reportagem de Eduardo Simões)
CurtirCurtir
Aço,
Excelente matéria, que expõe os dois lados da moeda.
Quanto à orientação do Papa,dispenso, já que não orienta os cristãos católicos apostólicos a ingressarem na justiça contra os padrecos abusadores.
Eu acredito em Deus , e sei que a vingança a ele pertence .Creio que os padres de hoje não crêem em nada a não ser no dízimo.
CurtirCurtir
Assino em baixo, Sueli.
CurtirCurtir
Corrigindo: embaixo.
Como diria o Tom Waits, “o teclado andou bebendo”.
CurtirCurtir
Aço,
Não apenas os teclados estão ébrios,mas todos nós,assistindo a campanha mais nojenta de nossa história,
felizmente acaba dia 31.Viva as Bruxas!!
Espero que possamos nos embriagar de felicidade.Abraços.
CurtirCurtir
ACHO QUE ESTA REPORTAGEM QUE FOI POSTADA NADA TEM A VER COM AS ELEIÇÕES SE O SERRA SOLICITOU A BEATIFICAÇÃO DE IRMÃ DULCE É UM DIREITO DELE E DE QUALQUER CATÓLICO, FEZ ISSO VISANDO LUCRO ELEITORAL? TALVEZ. MAS O MAIS ESQUISITO É UM CARA QUE SE DIZIA DA ESQUERDA FAZER ACORDO COM A TFP, ALA DIGAMOS RADICAL DE DIREITA DA IGREJA CATÓLICA, ISTO SIM É DUVIDOSO. PELA MINHA EXPERIÊNCIA QUE JÁ TIVE COM PADRES E MADRES CATÓLICOS A GRANDE MAIORIA É PT, MAS QUEM MANDA É A TURMA DA DIREITA. BASTAM VER A TÃO DEBATIDA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO QUE SOFREU REPRESÁLIAS DO VATICANO.
CurtirCurtir
Aço:
Eu assassino no baixo: TOM WAITS , não é o meu presidente, mas É O CARA!
É isso aí garoto, gosto musical eclético e refinado!
CurtirCurtir
Direto de 1976, LP Small Change
The Piano Has Been Drinking (Not Me)
Tom Waits
The piano has been drinking, my necktie is asleep
And the combo went back to New York, the jukebox has to take a leak
And the carpet needs a haircut, and the spotlight looks like a prison break
And the telephone’s out of cigarettes, and the balcony is on the make
And the piano has been drinking, the piano has been drinking…
And the menus are all freezing, and the light man’s blind in one eye
And he can’t see out of the other
And the piano-tuner’s got a hearing aid, and he showed up with his mother
And the piano has been drinking, the piano has been drinking
As the bouncer is a Sumo wrestler cream-puff casper milktoast
And the owner is a mental midget with the I.Q. of a fence post
‘Cause the piano has been drinking, the piano has been drinking…
And you can’t find your waitress with a Geiger counter
And she hates you and your friends and you just can’t get served without her
And the box-office is drooling, and the bar stools are on fire
And the newspapers were fooling, and the ash-trays have retired
‘Cause the piano has been drinking, the piano has been drinking
The piano has been drinking, not me, not me, not me, not me, not me
CurtirCurtir