Presidente do stj demite estagiário pq estava atras dele na fila do cx eletrônico. 43

———- Mensagem encaminhada ———-
De: mondadori
Data: 25 de outubro de 2010 16:11
Assunto: Presidente do stj demite estagiário pq estava atras dele na fila do cx eletrônico.
Para: dipol@flitparalisante.com
Filé para o Flit.
Atitudes como essa, fazem lembrar o nome das danças de festa junina…Qual é mesmo?

A frase acima revela parte da humilhação vivida por um estagiário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após um momento de fúria do presidente da Corte, Ari Pargendler (na foto).

O episódio foi registrado na 5a delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal às 21h05 de ontem, quinta-feira (20). O boletim de ocorrência (BO) que tem como motivo “injúria real”, recebeu o número 5019/10. Ele é assinado pelo delegado Laércio Rossetto.

O blog procurou o presidente do STJ, mas foi informado pela assessoria do Tribunal que ele estava no Rio Grande do Sul e que não seria possível entrevistá-lo por telefone.

O autor do BO e alvo da demissão: Marco Paulo dos Santos, 24 anos, até então estagiário do curso de administração na Coordenadoria de Pagamento do STJ.

O motivo da demissão?

Marco estava imediatamente atrás do presidente do Tribunal no momento em que o ministro usava um caixa rápido, localizado no interior da Corte.

A explosão do presidente do STJ ocorreu na tarde da última terça-feira (19) quando fazia uma transação em uma das máquinas do Banco do Brasil.

No mesmo momento, Marco se encaminhou a outro caixa – próximo de Pargendler – para depositar um cheque de uma colega de trabalho.

Ao ver uma mensagem de erro na tela da máquina, o estagiário foi informado por um funcionário da agência, que o único caixa disponível para depósito era exatamente o que o ministro estava usando.

Segundo Marco, ele deslocou-se até a linha marcada no chão, atrás do ministro, local indicado para o próximo cliente.

Incomodado com a proximidade de Marco, Pargendler teria disparado: “Você quer sair daqui porque estou fazendo uma transação pessoal.”

Marco: “Mas estou atrás da linha de espera”.

O ministro: “Sai daqui. Vai fazer o que você tem quer fazer em outro lugar”.

Marco tentou explicar ao ministro que o único caixa para depósito disponível era aquele e que por isso aguardaria no local.

Diante da resposta, Pargendler perdeu a calma e disse: “Sou Ari Pargendler, presidente do STJ, e você está demitido, está fora daqui”.

Até o anúncio do ministro, Marco diz que não sabia quem ele era.

Fabiane Cadete, estudante do nono semestre de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília, uma das testemunhas citadas no boletim de ocorrência, confirmou ao blog o que Marco disse ter ouvido do ministro. 

“Ele [Ari Pargendler] ficou olhando para o lado e para o outro e começou a gritar com o rapaz.  Avançou sobre ele e puxou várias vezes o crachá que ele carregava no pescoço. E disse: “Você já era! Você já era! Você já era!”, conta Fabiane.

“Fiquei horrorizada. Foi uma violência gratuita”, acrescentou.

Segundo Fabiane, no momento em que o ministro partiu para cima de Marco disposto a arrancar seu crachá, ele não reagiu. “O menino ficou parado, não teve reação nenhuma”.

De acordo com colegas de trabalho de Marco, apenas uma hora depois do episódio, a carta de dispensa estava em cima da mesa do chefe do setor onde ele trabalhava.

Demitido, Marco ainda foi informado por funcionários da Seção de Movimentação de Pessoas do Tribunal, responsável pela contratação de estagiários, para ficar tranqüilo porque “nada constaria a respeito do ocorrido nos registros funcionais”.

O delegado Laercio Rossetto disse ao blog que o caso será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque a Polícia Civil não tem “competência legal” para investigar ocorrências que envolvam ministros sujeitos a foro privilegiado.”

Pargendler é presidente do STJ desde o último dia três de agosto.. Tem 63 anos, é gaúcho de Passo Fundo e integra o tribunal desde 1995. Foi também ministro do Tribunal Superior Eleitoral. 

Fonte O Globo.

Quem é Marco, o estagiário demitido pelo presidente do STJ

 

Alvo de momento de fúria do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ari Pargendler, o estudante Marco Paulo dos Santos, 24 anos, nasceu na Grécia, filho de mãe brasileira e pai africano (Cabo Verde)..

Aos dois anos de idade, após a separação dos pais, Marco veio para o Brasil com a mãe e o irmão mais velho. Antes de começar a estagiar no Tribunal fazia bicos dando aulas de violão.

Segundo ele, a oportunidade de estagiar no Tribunal surgiu no início deste ano. O estágio foi seu primeiro emprego.

“Não sei bem se foi em fevereiro ou março. Mas passei entre os 10 primeiros colocados e fui convocado para a entrevista final. O meu ex-chefe foi quem me entrevistou”, relembra.

Marco passou a receber uma bolsa mensal de R$ 600 e mais auxílio transporte de R$ 8 por dia.

“Trabalhava das 13h às 19h. Tinha função administrativa. Trabalhava com processos, com arquivos, com informações da área de pagamentos”, explica.

No período da manhã, ele freqüenta a Escola de Choro Raphael Rabello, onde aprende violão desde 2008.

À noite, atravessa de ônibus os 32km que separam a cidade de Valparaíso de Goías, onde mora, da faculdade, em Brasília, onde cursa o quinto semestre de Administração.

Sobre sua demissão do STJ, parece atônito: “Ainda estou meio sem saber o que fazer. Tudo aconteceu muito rápido. Mas já tinha planos de montar uma escola de música na minha região onde moro”.

 

 

___

 


grato
sergio ricardo mondadori

 

Um Comentário

  1. Pela versão da testemunha, o Presidente do STJ,é descontrolado, com esse gesto ridículo,além de ofender o rapaz,o expor a uma situação constrangedora.
    Providências cabíveis, já.
    Ainda salientam que nada constará ????
    O que existe para constar ,sobre o rapaz?
    E o que irá constar a respeito do Presidente do StJ?
    Absurdo.

    Curtir

  2. Marco…vai até o fim….exija respeito…ao menos a imprensa saberá e demonstrará que um cargo importante não traz a dignidade num homem…manda bala , assim o tal presidente passará vergonha entre seus pares !!!!

    Curtir

  3. queres conhecer o homem, de-lhe poder, o cara já tem 63 anos de idade, onde estará daqui há 40 anos, será que poderá dizer que é presidente do STJ.

    Curtir

  4. difícil não! voce sabe com quem está falando era fichinha diante de tamanho abuso de poder. Sera que ocorreu algo mais grave como uma discriminação de ordem racial? foros privilegiados devem existir em razão do cargo e profissão, mas até hoje nao entendo por que juiz que mata somente é convidado a se aposentar, alguem pode me auxiliar!

    Curtir

  5. E nós discutindo sobre PC X PM, a discução é salutar, mas vejam o comportamento do presidente do superior tribunal de justiça do brasil. (minúsculas mesmo, um elemento desses tem foro privilegiado stf)
    Camaradas: apaguem a luz……

    Curtir

  6. Pra mim ta cheirando RACISMO, porque ao invés de demitir o pobre estagiário, NÃO MANDA, com o poder DEUSÍDICO que lhe foi conferido instalar um caixa eletrônico particular na sala dele. Abaixo dele em poder somente JC e acima desse desembargador somente Deus que esta uma classe acima.

    PASSEM O FATO VIA EMAIL PARA TODOS SEUS CONTATOS TOMAREM CONHECIMENTO DO EVENTO SÓRDIDO.

    Curtir

  7. Essa elite mal-cheirosa pensa que é melhor do que os outros. O tempo passou, mas eles continuam no tempo da monarquia e se acham os reis.
    Olha só a cara desse mequetréfe, parece um nazista!
    Todo apoio ao Marco, que é mil vezes melhor ser-humano do que aquele imbecil!

    Curtir

  8. Minha solidariedade ao ofendido.

    Cartão vermelho para gentalha que usa cargo publico para agredir tendo certeza da impunidade.

    Euclydes Zamperetti Fiori
    lotado no outrora respeitado
    DEIC

    Curtir

  9. FRED, A EXPLICAÇÃO ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL: ” “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”,DESDE QUE NÃÕ SEJA POBRE, PRETO,INDIO,NÃO TENHAS OLHOS AZUIS E NÃO VOTE NO PSDB.
    AQUELES OLHOS SALTANDO SANTANDO DA CARA REVELAM A CARA DA ELITE BRASILEIRA. ODIOSA,RACISTA,NAZISTA,FACISTA E CATÓLICA.
    ACHO QUE CRISTO MORREU EM VÃO.

    Curtir

  10. Se eu entrar com processo contra o pinto será que eu ganho??? Também me senti humilhado quando ele falou que eu não presto, que por ele, acabava com a Polícia Civil. Será que dá um dinheirinho??? A única diferença que nunca vamos nos encontrar no caixa eletrônico, pois não tenho nada para tirar de lá…

    Curtir

  11. Tava mas do que na hora num país que se julga um Estado Democrático de Direito, exigir de Juizes de Direito, Promotores de Justiça, Delegado de Polícia e Defensores Públicos que façam uma prova de conhecimentos gerais de “código seco”.
    Se aprovados no concurso poderão sair candidatos a tais cargos.
    Isso mesmo “candidatos” terão que ser eleitos pelo voto popular, com mandato de cinco anos somente.

    O Poder que estas pessoas exercem deveriam ser legitimados pelo voto popular.
    Pois “todo poder emana do povo, que o exerce através de seus representantes eleitos.
    Por que a Justiça EUA é eficiente e rápida.

    Por que lá só é concedido poder as pessoas que passam pelo crivo popular desde que possuam conhecimetos técnicos para exercer os cargos que irão ocupar se eleitos.
    Se não desempenharem bem a função na eleição seguinte a comunidade local não os elegem novamente.

    Esse pessoal que detem enorme poder aqui no Brasil através somente de concurso público em que o sujeito fica trancado dentre do quarto estudando durante anos enquanto papai ou mamãe pagam às contas(salvo raras exceções), para que seus filhinhos saciam sua fome de Poder, lendo livros que só ensinam o sujeito a pensar exageradamente antes de agir(Pode ver a Justiça Brasileira tá cheia de cara inteligente que escrevem livros espetaculares mas o resultado final da prestação do serviço da justiça como um todo é medonho).
    Tá na hora de simplificar as carreiras de ingresso na Magistratura, no Ministério Público, na Defesnsoria Pública e na Policia Civl e Federal, para que trabalhadores comuns possam ocupar tais cargos!
    Ai sim uma vez lá dentro o sujeito busca uma areá especifica para atuar como criminal, civil, trabalhista, eleitoral, militar, etc… em que tenha que estudar doutrina e jurisprudência.

    Curtir

  12. Eu é que fui prejudicado !!!

    O Exmo.Sr.Ministro disse que devido a este fato não pode depositar na minha conta uma grana que eu tinha emprestado para ele.

    Agora, eu é que vou ter que ficar cobrando o ilustre.

    Curtir

  13. NÃO SEI QUAL A SURPRESA. DIVERSAS VEZES FUI POSTO À PAREDE DE FORMA SEMELHANTE PELOS DELEGADOS SUPERIORES COM QUE TIVE O DESPRAZER DE TRABALHAR. E OLHA QUE SÃO UNS PUTOS QUE, NO FIM DAS CONTAS, NÃO MANDAM NADA…

    MAS HOJE MINHA PISTOLA NÃO ENGASGA MAIS… E A FELICIDADE NÃO É MESMO UMA ARMA QUENTE… PERGUNTO…

    Curtir

  14. caso clássico de abuso de poder. Gostaria de que alguem me explicasse por que, quando se é juiz e este mata alguem, a pena maxima é de aposentadoria compulsória. não consigo entender. será que diante dessa impunidade é que eles se sentem acima de Deus e da justiça, acima das leis. Mas de outro lado, esses quando se deparam com um criminoso de verdade, se mijam todo!

    Curtir

  15. Tem muito polícia aqui criticando a elite. Mas quem trabalha em delegacia já viu muito disso: Se é um engravatado ou empresário, o tratamento é totalmente diferente. Até café é servido para ele na delegacia. Tem tira, escrivão e até delegado que nem consegue disfarçar, he-he. Por que será, não? Agora, se é um pobre coitado que às vezes andou quilômetros a pé para apenas registrar um BO, que na maioria das vezes nem apurado será, mesmo se está causando um grande prejuízo ao pouco que a pessoa tem, recebe um tratamento de cão e muitas vezes é mandado para outra delegacia longe com a alegação de preguiçoso: “Esse fato ocorreu em tal local e você tem que registrar o BO na delegacia da área”, em seguida vira as costas pro coitado. Perdi as contas de quantas vezes larguei meu serviço no expediente para registrar um boletim que o atendente do balcão, que aqui na minha delegacia é funcionário da prefeitura empurrado para a PC. Nesses momentos que sinto orgulho de estar servindo à população como funcionário público. Me desculpem o que vou dizer, mas mesmo trabalhando feito louco, não acho que merecemos aumento. Reflitam nos seus colegas de trablaho aí e vejam quantos deles realmente trabalham. Serão poucos, acho que uns 20% no máximo, pois se não estão interessados no “J”, são readaptados ou encostados mesmo!!!

    Curtir

  16. Disse quase tudo Chico Picadinho, é isso mesmo e mais algumas coisas, mas ainda acho que não é a maioria que atua dessa maneira.

    Curtir

  17. CASO DE ABUSO DE AUTORIDADE COMBINADO COM RACISMO.
    UMA VERGONHA PRA JUSTIÇA. ESSE ARI PARGENDLER CHEGOU AO STJ EM 1995, DEVE SER CRIA DO PSDB, POIS QUEM ERA O PRESIDENTE NA ÉPOCA ERA O FHC QUE DEVE TER NOMEADO O ARI COMO MINISTRO.

    Curtir

  18. Chico Picadinho e Harpia, no início eu ficava fulo da vida quando falavam mal da polícia, mas de uns tempos para cá, tenho me deparado com uns colegas que me fazem dar razão para quem reclama. estou sem gas!

    Curtir

  19. Não reclamo da políca, até porque sou apaixonado pela profissão. Reclamo da situação em que chegamos e do tipo de gente que faz parte de seus quadros, tanto na administração, quanto os operacionais.

    Curtir

  20. Vcs acham, sinceramente, que vai dar em alguma coisa um processo?
    Marco, vá em frente, entre com processo contra a pessoa do ministro, peça reparação de dano moral, vai sentir onde mais dói, no bolso!

    Curtir

  21. Chico:

    Fale por voce. eu trabalho. e bastante. tenho mais inquéritos do que posso tocar. faço plantões…
    bo….
    atendo público…
    atendo telefone…
    desentupo a privada….
    conserto goteira….
    não canto a faxineira…
    não puxo o saco de delegado…
    não roubo e na medida do possivel não deixo roubarem…..
    troco o courinho da torneira….
    conserto vazamento da descarga….
    conserto computador…..
    limpo o chão de quirela de pipoca de micoondas…..
    conserto fechadura….
    e francamente, ganho pouco.
    Voce está contente com o seu salário?
    Bom para voce?

    Curtir

  22. HORÁRIO DE ALMOÇO,
    SEU PENSAMENTO É INTERESSANTE E CONCORDO EM PARTE.
    CONCORDO QUE A SISTEMÁTICA ATUAL NÃO FAVORECE O MELHOR CANDIDATO, A COMEÇAR PELOS APELIDOS DE FAMÍLIA.
    PARECE ALGO MILAGROSO TER UM NOME. É O DITADO POPULAR ” DE PAI PRÁ FILHO”, QUE COM CERTEZA NÃO É CONHECIDO NOS EUA E POR CONSEQUÊNCIA, LÁ NÃO É PRATICADO.
    TUDO É UMA QUESTÃO DE ORIGEM.
    A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NÃO FOI UMA FARSA. OS CARAS ENFRENTARAM SEUS DOMINADORES E OS PUSERAM DE QUATRO Á CUSTA DE MUITO SANGUE. A BRAVURA FOI INCORPORADA Á CULTURA, TRANSMITIDA DE PAI PARA FILHO E MANTIDA.
    AQUI VOCÊS JÁ SABEM. E TAMBÉM FOI TRANSMITIDA DE PAI PARA FILHO E ASSIM PERDURA ATÉ HOJE E É ISSO QUE TEMOS, EMBUSTEIROS. SALVO AS EXCEÇÕES. OLHEM PARA OS CARAS QUE ENTRAM NESSES CONCURSOS ” DE PAI PRÁ FILHO”,TIO PRÁ SOBRINHO, AVÔ PRÁ NETO… INCLUSIVE OS NOSSOS.É OFÍCIO DE RECOMENDAÇÃO,DE APRESENTAÇÃO,TELEFONEMAS,…
    O POBRE DIABO QUE ACREDITA QUE ” TODOS SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI” MORRE COMENDO GRAMA.

    FÔSSEMOS ALTRUÍSTAS, COMPROMETIDOS E OUTROS ADJETIVOS, PERMITIRÍAMOS OUTRA FORMA DE CONCURSO, E NESSE PONTO CONCORDO COM VOCÊ, SE O CARA NÃO SERVE PRÁ FUNÇÃO, QUE VÁ EXERCER OUTRA ATIVIDADE.
    PRÁ FICAR SÓ NA NOSSA INSTITUIÇÃO: TEMOS DELEGADOS EMPRESÁRIOS/COMERCIANTE, INVESTIGADOR EMPRESÁRIO/COMERCIANTE,ESCRIVÃO EMPRESÁRIO/COMERCIANTE, AGENTE E CARCEREIRO EMPRESÁRIO COMERCIANTE,PERITOS E MÉDICOS LEGISTAS EMPRESÁRIOS COMERCIANTES. TUDO É UM COMÉRCIO OU EMPRESA. NEM ELEIÇÃO DARIA CERTO AQUI POR QUE O CANDIDATO SERIA PARENTE DE ALGUÉM. AQUI A LEI NUNCA FOI E ESTÁ LONGE DE SER IGUAL PARA TODOS.
    MAS NÃO PERCAMOS A ESPERANÇA E VAMOS CONTINUAR SONHANDO.

    Curtir

  23. Ele acha que é Deus!!E no fundo é um fracassado. Emocionalmente é desiquilibrado e descontrolado!!No fundo ele é muito infeliz. Ainda que se trate de um ministro, ele não deve ser é visto conforme gostaria que fosse. É capaz de qualquer coisa para chamar atenção. Fiquei horrorizada quando soube do ocorrido. Ninguém tem o direito de tratar as pessoas da forma como ele tratou – independentemente de raça ou cor. atitude abominável!!!!!”Deve ser um mal amado”!!

    Curtir

  24. Ele precisa conversar com o Vice José de Alencar.
    e o BOPE est´s ocupado agora mas assim que desocupar, irá buscar esse bandido vestido de ministro

    Curtir

  25. Olha a ira!!!!
    um negro ocupar o mesmo espaço, utilizar o mesmo caixa eletronico isso não possivel……..
    (avisa ele, que ele está no Brasil)
    e um negro aida vai chutar o seu traseiro

    Curtir

  26. Fique pasmem, lendo esta matéria.
    Não vi ninguém defendendo o Ari, nem os seus colegas nestes cometários.

    Curtir

  27. Quero que fique registrada a minha indignação, por este fato ocorrido, o que me ve a mente, logo de imediato, é que tudo começa porcausa da cor do estagiário “ele é negro” este pais ainda não erradicou de uma vez por todas o racismo, será que a alma de sua excelência não é “negra”, certamente o ministro teve todas as oportunidades possiveis para chegar a onde chegou, deveria ter umbridade, de usar a gentileza, e tratar com cortesia, alguém que sempre contribuiu para o Brasil pudesse avançar, mesmocomo estagiário, é um brasileiro ousado, que luta pelos seus direitos mesmo quando eles são tolhidos por quem os poderia dar-lhe, não desista meu querido jovem, siga em frente, sucesso. e um forte abraço.

    Curtir

  28. Que tipo de magistrados temos no comando de uma das mais altas Cortes do país? Uma pessoa dessas que é destemperada e sem educação não deve ter equilíbrio nem para administrar a casa dele! Imagine o denominado “Tribunal da Cidadania”. Esperamos providências para o caso, dando ao Excelentíssimo Ministro o mesmo tratamento que seria dado a um cidadão comum! Estamos todos PERPLEXOS! E digo, desde já insatisfeitos com a tirania que pode emergir dessa nova direção do STJ.

    Curtir

  29. O fato pode ser merecedor de vários qualificativos. Dentre eles, certamente, não cabe o de surprendente. Caberia, certamente, o de corriqueiro (Observação: Estou falando do Brasil republicano). Espero que ele chegue ao conhecimento e seja objeto de reflexão do atual Ministro da Justiça (Observação: O outro político decente que parece ter restado neste país, além do Suplicy. Se é que restou algum). Ao menos de reflexão, uma vez que, creio, ele é totalmente impotente — e isto é patético — para poder fazer qualquer coisa, “no uso das atribuições de seu cargo”, para contribuir para mudar este triste país (Talvez — ainda que talvez — seja a ora dele voltar para a cátedra, onde poderia fazer alguma coisa, ainda, nesse sentido).

    Curtir

  30. Isso é muito sério! O estagiário temque arrumar um advogado e propor uma ação penal privada no STF e aind aprocessar o nazista por danos morais e a inda, a imediata reintegração ao estágio, uma vez que o STJ é um orgão público, e ao contrário do que pensa esse ministro nazista, não é uma empresa dele.
    Tem que ser apurado até o fim!!!!sem dar tréguas…
    Ah se isso tivesse acontecido comigo.. esse minsitro tava fudido…

    Curtir

  31. não é necessário a manifestação do MPU, aação é penal privada, basta ele contratar uma dvogado e ainda quanto aos danos morais a matéria tem que ser discutida no juízo civel…

    Curtir

  32. Isso não vai dar em nada, porque os magistrados que decidirão o caso têm a mesma influência política do presidente do STJ. Aliás isso será arquivado com ctz, e nem irá a julgamento. Prejudicar o ministro significa prejudicar a aliança política que escolheu os membros do tribunais superiores. E a culpa é nossa que votamos nesses crápulas. Isso serve de lição para que o próximo não questione qualquer ministro, pois aprender a votar ninguém quer. O povo só quer saber de BBB, e desse lixo que empurram pra gente. Ninguém sintoniza a TV justiça, TV cultura, TV Senado ou TV câmara. Eis o resultado de vossa ignorância.

    Curtir

  33. eu dava parte na embaixada da grecia com argumento de preconceito racial e de cidadania. nesse tipo de processo nao existe privilegio parlamentar. pois o rapaz nao e brasil e sim grego. E sanções diplomaticas podem ser adotadas.

    Curtir

Os comentários estão desativados.