MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia em um agente antidemocrático e que a disputa não pode se tornar em um plebiscito sobre o aborto, baseado em boatos 38

Para Marilena Chauí, segundo turno não pode se tornar ‘plebiscito sobre aborto’

Em ato pró-Dilma em São Paulo, a professora de filosofia da USP sugere que petistas deixem de atender à mídia

Por: Guilherme Amorim, Rede Brasil Atual

Publicado em 08/10/2010, 15:48

Última atualização às 17:14

São Paulo – A filósofa Marilena Chauí fez palestra nesta sexta-feira (8), ao lado de intelectuais e membros do corpo docente da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (FDUSP) em um ato organizado para defender a candidatura da governista para a Presidência da República. Ela afirmou que o monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia em um agente antidemocrático e que a disputa não pode se tornar em um plebiscito sobre o aborto, baseado em boatos.

A maioria dos participantes usou seu espaço de discurso para, além de diferenciar os projetos de governo dos candidatos, fazer críticas ao comportamento da imprensa.

Marilena Chauí defendeu que lideranças de esquerda e do PT deixem de atender jornalistas da imprensa convencional, em uma espécie de boicote a pedidos de entrevista. “Para defender a liberdade de expressão é preciso não falar com a mídia”, propõe Marilena Chauí. Ela acredita que a mídia dá espaço para figuras do partido e de movimentos sociais apenas para “parecer plural”, mas promovendo um “controle de opinião” sobre o que é publicado.

A professora aludiu ao caso da dispensa da colunista Maria Rita Kehl pelo jornal O Estado de S. Paulo. “A democracia não é simplesmente um regime da lei e da ordem”, explicou, defendendo que é necessário haver diversidade de opinião na mídia. A professora esclareceu que não se pode permitir que três ou quatro famílias mantenedoras dos meios de comunicação pautem a agenda política do Brasil.

“Temos que impedir que o segundo turno das eleições se torne um plebiscito nacional sobre o aborto”, definiu. Para ela, a cada semana é definida uma nova temática para o debate político – se referindo às discussões eleitorais levantadas recentemente, como a da liberdade de imprensa e a da religião.

O ato abordou questões referentes ao segundo turno das eleições. Sobre a definição do apoio do PV a José Serra (PSDB) ou Dilma Rousseff (PT), o professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito Otávio Pinto e Silva ironizou: “Serra não precisa do PV, ele já tem o ‘PVeja'”. A referência à revista semanal da Editora Abril. Recentemente, Reinaldo Azevedo, colunista da Veja, assumiu a posição para a imprensa como partido de oposição no país. Para o professor, a mídia jogou a favor do candidato tucano nesta campanha.

A necessidade de garantir espaço para a diversidade de opiniões foi defendido também pelo deputado federal reeleito pelo PT de São Paulo Paulo Teixeira: “Defendemos uma democracia com liberdade de imprensa e liberdade de opinião; nós queremos diversidade de opinião na imprensa brasileira”. Para o ele, o governo nunca quis censurar a imprensa. “Isso nunca esteve no nosso horizonte”, afirmou

Um Comentário

  1. Boato!
    O que acontece com a cabeça de alguns petistas?
    Estão contaminadas com o quê?
    Essa senhora candidata nos seus regurgitamentos mentais transborda estupidez e aí vem os “advogados” sem títulos quererendo defendê-la e transformá-la em vítima!
    Ora e as barbaridades cometidas por ela no passado, também são sonhos?
    Essa senhora, candidata petista não merece crédito, apenas lamentações.
    E deixem a mídia fazer o papel dela. Não concordam, procurem os meios legais para a reparação. Agora querer tranformar os meios de comunicação em algozes para desviar a questão principal; “Essa senhora é incopetente, acompanhante de gente que não merece o menor valor (Zé Direceu e seus 40 amigos) e abaixo da linha para ser presidente do Brasil.

    É isso.
    “Se queres matar seus filhos, problema de vocês. Mas não incitem a populção a fazer o mesmo”.
    Aborto é crime contra a vida!

    Curtir

  2. Sobre Ciro Gomes assitam essa entrevista dada por ele.
    Falta verdade nos líderes dessa candidatura petista:

    Curtir

  3. Guará Matos,

    Voce entrou no blog errado…não percebeu não???
    Vai lá para o site dos “Amigos do Serra”, vai!!!

    E nem fale em espaço democrático para expôr suas idiotices porque Democracia e José Serra não combinam. São opostos…

    DILMA NELES!!!!!

    Curtir

  4. Não gosto de responder a estupidez de anônimo, mas vamos lá:
    Onde que essa senhora-candidata com pose de rottwailer é democrática?
    Quando vc chama o Serra de anti-democrata é por que sua inteligência “Desanimada” não alcança além da privada.
    Ah. sobre idiotice, acredito que quando você escreveu “isso” estava focando sua imagem no espelho.
    Antes que eu me esqueça, aqui é um espaço livre onde as pessoas expõe (dentro do respeito) suas ideias.

    Eu não ficou apenas escrevendo delírios irreiais, eu mostro:

    http://www.facebook.com/album.php?aid=9971&id=100001415565109&ref=mf

    Curtir

  5. O que o personagem “Desanimada” disse dirigindo a mim vai ficar como verdade absoluta?

    Curtir

  6. Não entendi Guerra, tenho você como um Democrata, uma pessoa respeitosa e coerente, independente de opção, ou corrente política!
    Onde estão meus comentários anteriores onde eu mostro vídeo e uma entreviata da Soninha?

    Grato.

    Curtir

  7. GUARÁ:

    Quaisquer comentários contendo “links”, mesmo os de leitores assíduos e confiáveis como você, são submetidos a verificação de lixo eletrônico; por isso não são automaticamente publicados.

    Curtir

  8. Marxilen Chauí causa vergonha à comunidade acadêmica. Plagiadora de livros, deveria ser defenestrada da universidade. Mas não. Estamos no Brasil, onde Lula é, por absurdo e má-fé de lambe-botas, doutor honoris causa. Eu fico bem fodido com isso, viu!?

    Curtir

  9. O problema do aborto,é que sem ou com amparo legal doze
    mulheres,por hora, dão entrada em hospitais (no Brasil) após tentarem abortar.Deu no Ig, ontem.
    Então qualquer discussão,que não tenha cunho assistencial,é tolice.

    Curtir

  10. REALISTA FANTÁSTICO:

    Plagiadora de livros? Você deve estar enganado, não há nada de outrem que Marilena Chauí tenha apresentado como próprio. Só falta dizer que ela plagiou Paideia , de Werner Jaeger…rs

    Curtir

  11. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia … | Media Brasil

  12. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia … | Media Brasil

  13. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia …Via Media | Via Media

  14. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia … | Brasil Media

  15. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia … | Vivo Media Group

  16. Serra Presidente é melhor do que a Senhora Rottwailer.
    Bobagem de anônimo me rotular, isso é coisa “bundisse” sem rastro.

    Curtir

  17. Sr.Guara,
    Por enquanto ,estamos em um país democrático,Sr. Guara, portanto vote me quem quiser.Perceba que eu disse, por enquanto,pois se o Sr. fosse paulista veria o peso da ditabranda.

    Curtir

  18. Pingback: MARILENA CHAUÍ: monopólio da imprensa no Brasil transforma a mídia … | Media Brasileiro

  19. Juan-50,

    Eu sabia que a cruz iria ser pesada,mas parece que vai ser pior,nem aqui podemos ficar sossegados.De minha parte, prefiro ignorar.

    Curtir

  20. O Guará você não conhece a realidade dos paulistas principalmente dos servidores públicos e o que este Serra fez e faz contra o funcionalismo público e contra o povo, pra você ter idéia o Maluf é trombadinha perto dessa turma do PSDBosta.

    Curtir

  21. Nossa, que coisa chata esses vírus do psdbinho que ficam contaminando o blog do Dr Guerra, gente!!!! :(

    Curtir

  22. Guará é bicho do mato, arisco e desinformado. Ou ele deseja a liquidação das reservas cambiais e a privataria do pré-sal.

    Pessoal, tá foda! Quando não é aborto é preconceito, tudo isso tá me lembrando o povo jogando pedra em Moisés para adorar o bezerro de ouro rsrs. Se é pra misturar religião, vou tirar umas lascas também.

    Curtir

  23. Dr. Guerra, com a devida vênia, Marxilena Chauí foi humilhada pelo professor José Guilherme Merquior, o qual provou por a mais b que o livro dessa senhora intitulado “Cultura e Democracia” pertence em boa parte a Claude Lefort. E ela continua ainda como a inteliquitual que deve ser sempre ouvida.

    Quando o mensalão estourou, ela foi simbolo do período recente que caracterizou a covardia das universidades brasileiras conhecido como “o silêncio dos intelectuais” em que ela, chamada a falar sobre os escândalos, disse “não falo”, e assim se calou.

    Curtir

  24. (vou tentar postar novamente, pois obtive resposta de algum erro técnico)

    Dr. Guerra, com a devida vênia, Marxilena Chauí foi humilhada pelo professor José Guilherme Merquior, o qual provou por a mais b que o livro dessa senhora intitulado “Cultura e Democracia” pertence em boa parte a Claude Lefort. E ela continua ainda como a inteliquitual que deve ser sempre ouvida.

    Quando o mensalão estourou, ela foi simbolo do período recente que caracterizou a covardia das universidades brasileiras conhecido como “o silêncio dos intelectuais” em que ela, chamada a falar sobre os escândalos, disse “não falo”, e assim se calou.

    Curtir

  25. Realista Fantástico:

    Sem pesquisar na Net, apenas relembrando do episódio ocorrido nos anos 80.

    De fato ela foi humilhada pelo saudoso sociólogo José Guilherme Merquior, contudo “a boa parte de Claude Lefort” trata-se de uma passagem da obra que Merquior afirmava que Marilena simplesmente traduzira integralmente de uma edição espanhola. Tal acusação infundada foi motivo de repúdio da comunidade acadêmica brasileira e mundial( do próprio Lefort, mentor de Chauí). De lembrar que Marilena era secretária de cultura do governo Erundina; Merquior foi um dos ideólogos da candidatura e participou ativamente do governo Fernando Collor de Mello. O professor morreu ainda jovem, possivelmente desgostoso pelos equivocos cometidos.

    Curtir

  26. o que essa sra. marilena, fez de bom enquanto secretaria da prefeita erundina, qual o seu grau de conhecimento para criticar o serra, quem ela acha que é, uma mediocre, secretariazinha da erundina do pt, que nada fizeram passaram, simplismente, então povo essa dona marilena, ou um governo sério comprometido com o nosso pais? cho marilena chaui.

    Curtir

  27. Roberto Conde Guerra, você provavelmente não leu nada a respeito da polêmica Merquior x Chauí. Ele provou sim que a dona Marilena plagiou o Lefort, e este passou a mão na cabeça da pupila, como se plágio fosse algo normal. E não houve repúdio acadêmico mundial, apenas aqueles auto-aclamados semi-deuses uspianos que se sentem no Olimpo, reclamaram de uma forma bastante comum a eles: ataques pessoais a Merquior. NUNCA explicaram como foram parar trechos inteiros do livro de Lefort no livro da Chauí, sem ao menos conter uma nota de rodapé informando que a idéia não era dela. Isso é desonestidade intelectual. A desculpa foi: D. Marilena se filiou ao pensamento de Lafort, eles pensam igualzinho e podem compartilhar o mesmo texto.

    Assim, bombardearam Merquior dizendo que ele era funcionário público; ora, como se a dona Marilena não fosse. Enfim, Marilena é a maior fraude intelectual, seus livros são cartilhas marxistas – e vale lembrar que o marxismo já fora refutado como teoria científica ainda em 1910 por Eugen Von Böhm-Bawerk, depois por Ludwig von Mises e toda escola austríaca de economia e por fim, por Eric Voegelin que provou ponto por ponto as desonestidades intelectuais do barbudo prussiano. Incrível como as pessoas não lêem, acha que o Brasil é o limite do mundo e a dona Marilena, junto com a USP, é o suprasumo intelectual das galáxias…

    Mas dona Marilena, escolada no copy & paste, prosseguiu na carreira das fraudes intelectuais: no livro “convite à filosofia” (que é um plágio do título homônimo do grande filósofo Mario Ferreira dos Santos, escrito na década de 60), na página 99, ela resumiu os “princípios da verdade” do livro Introduccion a la filosofia do grande filósofo Julian Marias. É só ler. Resumir ideias alheias impressas em livro e não citar a fonte é plágio puro e simples. Dona Marilena faz isso como ninguém.

    E é, no mínimo, desonesto julgar a OBRA de um escritor/filósofo devido a uma filiação partidária momentânea. Se assim for, Marilena foi mais fundo na lama, apoiando o governo mais corrupto da história do país.

    Curtir

  28. RONALD:
    Primeiramente, não sou filiado a partidos; beiro , atualmente, ao antipartidarismo político.
    Marilena é filósofa ?
    Nossa admiração é restrita ao fato de , por volta dos meus 17 anos, ter posto as mãos em exemplar da série Os Pensadores: Espinosa.

    Aliás, a professora figura como consultora e tradutora; se bem que – se não estou equivocado – a maioria do conteúdo era de espinosanos portugueses.

    Comprei duas obras, na década passada,

    Ética em Espinosa e Nervura do Real; cuja validade , para mim, se deve muito mais às notas e estudos de terceiros.
    Posto não ser capaz de ler os originais.
    Acabei concluindo que aquele que pretender compreender Espinosa não deve ler nenhum comentário, nada – nenhuma nota – de terceiros.
    Aliás, Espinosa ou qualquer outro. Mais vale ser burro só do que ser burro mal orientado.
    Depois de anos de lucubrações posso afirmar: conheço mais de Espinosa do que a Marilena Chauí.
    Ela: zero!
    Eu: nihil!
    Viva Will Durant, por Monteiro Lobato!

    https://flitparalisante.wordpress.com/2011/08/29/filosofia-para-flitadores-mario-ferreira-dos-santos-tiete-3-de-janeiro-de-1907-%e2%80%94-11-de-abril-de-1968/

    Curtir

Os comentários estão desativados.