O DGP ao meu entender acaba de reduzir e praticamente impossibilitar que qualquer policial civil hoje tente ser Delegado 22

Quanto a OAB vão exigir tbm de quem já é policial civil?
Então eu vou ter que tentar o exame , parar para estudar tudo denovo como se me sobrasse tempo para isso , tirar uma carteira da OAB que de nada vai me servir porque não podemos nem mesmo ter só o número dela haja visto o impedimento para nossa carreira
O DGP ao meu entender acaba de reduzir e praticamente impossibilitar que qualquer policial civil hoje tente ser Delegado.

Um Comentário

  1. Sou Investigador de Polícia e não concordo que tal medida irá dificultar que policiais civis realizem concursos para Delegado de Polícia.

    Fiz o último concurso para Delegado de Polícia e, na mesma época, realizei o exame da OAB/SP.

    Consegui aprovação apenas no segundo, afirmo com convicção que o exame da ordem é muito mais fácil que o concurso de Delegado de Polícia, basta ultrapassar o mínimo de 50 pontos e nem precisa se preocupar com a média em todas as matérias.

    Só tive dificuldades na segunda fase da OAB/SP por causa da minha falta de experiência com peças, mas bastou um cursinho de 1 mês para que também conseguisse passar por esta fase.

    No final das contas esta exigência vai ser benéfica, retirando do concursos aqueles paraquedas que ainda não passaram em nada, acabam tendo sorte no concurso de Delegado de Polícia e depois de alguns meses pedem exoneração.

    Curtir

  2. Maskara concordo com você que o exame da ordem em sua primeira fase é com certeza mais fácil que o exame da ordem ,porem a segunda fase complica e não acho justo que um policial civil de qualquer carreira tenha que fazer um cursinho particular e pago, algo que já vai onerar ainda mais financeiramente , para concorrer de igual com quem não é policial civil.

    Vou ainda mais longe porque não se cria uma reserva de vagas para quem já é policial civil , seria muito mais justo e iria permitir uma progressão na carreira ,poderia ser nos moldes de como é feito pela gloriosa que permite que os praças se tornem oficiais após determinado tempo de serviço.

    Por isso não mudo de opnião, do jeito que está sendo colocado é sim ao meu ver um modo de dificultar o acesso aos policiais das outras carreiras.

    E por enquanto como só podemos especular a respeito disso, fica a pergunta o policial hoje que tem OAB , tem sua carteira recolhida e fica sem o número , só pode pedir de volta caso saia do serviço público , se a comprovação para o concurso se der no meio da inscrição através de informar o número da carteira como vai ficar , para tentar ser Delegado vai ter que pedir exoneração do cargo?

    Curtir

  3. Carlos,

    Concordo plenamente que o cursinho para segunda fase seja um gasto, infelizmente neste ponto, com o que recebemos, é realmente uma forma discriminatória, só consegui bancar meus estudos e livros nesta fase por conta de bicos.

    Na questão da reserva de vagas, seria uma ótima maneira de incentivar o policial civil, pena que não pensem assim, como alternativa poderiam pelo menos contabilizar a pontuação dos cursos da Acadepol já na primeira fase.

    Sobre a sua dúvida, qualquer aprovado (inclusive incompatíveis) no exame da OAB pode requerer certidão que comprova esta condição, além do respectivo diploma, no meu caso, tenho os dois.

    Curtir

  4. manda os que já são delegados fazerem o exame da ordem
    e dê uns cinco anos para passarem
    depois, exonera quem não passou

    Salva a PC

    Curtir

  5. Exame da ordem, se voce tem, basta para o concurso.
    Agora sinceramente vale a pena ser delegado?

    Curtir

  6. P/ que facilitar quando pode dificultar.Então tem que prestar o exame da OAB, depois tem fazer uma carta p/ suspender o numero da ordem , pois policial não pode ter, e solicitar um numero para fazer a incrição p/ concurso de Delegado o qual tb não podera mais usa-lo.
    Acho que a Policia civil, deveria frisar mais em testes para ver se o candidato tem mesmo o perfil do policial,preparo fisíco e principalmente psicológico.Se quererm selecionar de verdade,também dificulte as provas, com materias especificas, exame da OAB, não avalia ninguem e só vai criar mais transtornos p/ os colegas vocacionados, que fizeram faculdade de Direito, que não é barata, apenas p/ seguir carreia na policia.

    Curtir

  7. Não sei, mas tenho a ligeira impressão que o nosso DG está querendo nos passar,com palavras e atitudes como essas, uma mensagem subliminar; ele, certamente, preocupado com todo corpo policial civil, está nos enviando recados implícitos …
    Posso estar equivocado, mas entendi tudo isso como um grande aviso.
    Ele está pedindo, nas entrelinhas, para que deixemos o quanto antes a instituição. Ele está mostrando, sutilmente, que o barco está afundando cada vez mais e, se formos para qualquer outra instituição, policial ou não, certamente, teremos muito mais chances do que na gloriosa PC de SP …
    Desse jeito, insistindo como ele está, resta-me realmente acreditar e partir para outra …
    Obrigado DGP!
    Obrigado por me impossibilitar de prestar concurso para Delegado de Polícia e continuar na PC …
    Obrigado por abrir meus olhos e me obrigar a seguir outros caminhos …
    Amanhã, quando não estiver mais estressado, ganhando mais e realmente vivendo, tentarei, de coração, agradecê-lo em público …
    Obrigado …

    Curtir

  8. A questão não é precisar de OAB ou qualquer outro requisito qualquer, a questão é : qual é o imbecil que hoje quer ser delegado ?
    Tô fora, nem que fosse por meio de promoção na carreira de investigador depois de alguns anos.

    Curtir

  9. Concordo com o Carlos deveria haver uma reserva de vagas para os policiais de outras carreiras, pois o que vemos nos atuais concursos é que não se consegue preencher as vagas para Delegado de Polícia, pois quem já tem a carteirinha da OAB, já está prestando outros concursos com melhores salários, tanto é assim que tem gente que passa e nem chega a fazer o curso completo da Academia. Eu fui aprovado no Exame da Ordem da OAB. Mas agora pergunto será que com esta medida acaba o apadrinhamento dos filhospol?

    Curtir

  10. wagner é por causa dos filhospol que que foi criado o cargo de restopol, que assim os primeiros passam em algum concurso para restopol ( 2º grau) podendo entrar com 18 anos,e para não onerarem seus “papis”, com a mesada que ganham do estado, pagam as facus, e concluido o curso, os “papispols” dão uma forcinha para os filhospol passarem para …….

    Curtir

  11. Quem tem condições de passar no concurso pra delegado tem condições de passar no exame da ordem. É só cumprir mais uma etapa. Agora se não passa nem no exame da ordem obviamente não conseguirá passar no concurso pra delegado.

    Curtir

  12. O MASKARA, concordo com vc em partes, pois passar no exame da ordem é até mais fácil do que passar no concurso para delegado, agora que vai ser benefica, com toda certeza não, pois um policial civil, seja de qul carreira for, conhece a PC muito bem, sabe como isso aqui funciona, agora com a exigencias da carteira da OAB, somente vai entrar pessoas até preparadas juridicamente, mas que não conhece patavinas da PC, e faz isso aqui de trampolim para alcançar outras carreiras juridicas e ficamos nessa água de salsicha que estamos, onde delegados lavram BO de tentativa de estelionato e tentativa de ameaça.

    Curtir

  13. eu tenho certeza que os delegados de policia tem condiçao de passar no exame da OAB, mas o problema eh que se passar antes na OAB eles nunca vao querer vir para a policia;….pelo menos com esses salarios jamais…. a nao ser que o sr. del geral saiba de algum aumento de salario que inverta essa situaçao…..

    Curtir

  14. a exigência do conhecimento de segunda língua estrangeira é para entender o que os bêbados falam na madrugada quando são levados ao plantão……… jjdjhfjffsdfsefkjfefefsjdfgsfçfnuefjslfksff,

    Curtir

  15. Qualquer um que tenha fluência em dois idiomas ou mais,em carreira junior percebe cerca de três mil reais (desde secretárias até recepcionistas em hotéis renomados ,já graduados a senior o salário pode chegar a 15.000,oo reais em multinacionais.
    Quem iria prestar concurso público para fazer jus a um salário de 3500,oo,abandonando sua vida pessoal,com risco à saúde e à vida,trabalhando em escalas , sem finais de semana,sem assistência médica pago pelo empregador,sem tratamento odontológico,etc.., ora,ora…

    Curtir

  16. A questão é: como podem atrelar a aprovação em concurso PÚBLICO a um exame num ente PRIVADO. Enquanto isso, quem ganha bem pede “atividade jurídica” e só…

    Curtir

  17. e qual é a confiabilidade da casa da mãe joana,
    ja houve precedentes e são varios, a historia
    esta ai pra confirmar.

    Curtir

  18. Olha, nem me preocupo, pois perdi o tesão de ser delegado há muito tempo.Falta, salário, funcionário, respeito do patrão, o estado. E qualquer agente da PRF ou do DPF, ganha mais do que um delegado paulista. De que adianta ter gravata, mas não ter dinheiro no bolso.

    Curtir

  19. ESSA NÃO TIVE COMO NÃO COMENTAR:

    1º) Se para Defensor Público não precisa de exame de OAB qual a coerência para pedir exame para Delegado.

    2º) Se para a Polícia Federal que expede passaporte e na maioria das vezes é quem tem contato com os estrangeiros, porque para Delegado de São Paulo – que não tem divisas internacionais, precisa de LINGUA ESTRANGEIRA???

    Acredito que português estava de ótimo tamanho, considerando as derrapadas que se vê todos os dias em relatórios e portarias (para aqueles que ainda fazem)… LAMENTÁVEL!!!

    Curtir

  20. Diário de SP – 09/10/2010 – Página 21

    “Aluno,sargento se orgulha de nunca ter matado suspeitos …

    … soldados, cabos e sargentos, com mais de 15 anos de farda podem fazer um concurso interno e cursarem a academia (Barro Branco), saindo de lá como 2º tenentes após um ano de instrução. O treinamento é denominado “Chacao” – Curso de Habilitação para o Quadro Auxiliar de Oficiais da PM. O sargento Adalberto Augusto Leão Júnior, de 36 anos, é um dos alunos deste curso. Ele atua na Força Tática de Campinas … ”

    Enquanto a PM incentiva e dá chances aos seus homens, na Civil, nosso DG os espanta para bem longe com idéias mirabolantes!

    Ah! Já que a Defensoria Pública foi citada acima, vale lembrar que, com menos de 6 anos de existência, já pagam bem mais a um Defensor do que a PC, que tem mais de 100 anos, a um Delegado … e o DG ainda quer inventar ?!?!?!?

    Curtir

  21. Não tem lógica, ter OAB para delegado e outra lingua para Escrivão ou Investigador, concordo deve-se ter um numero de vagas para os profissionais da Policia Civil, tornarem-se delegados. Eles deveriam primeiro pensar em ter 5 ou mais equipes no plantão, aumentar o numero do material humano e dar condições de trabalho, porém, tenho certeza que isso não passará, pois, esta no rol da estruturação e, como todos nós sabemos não irá nunca para frente.

    Curtir

Os comentários estão desativados.