HORRA, SERÁ QUE A GENTE SEREMOS BRIGADOS A MENTIR COMO O CAPITÃO ANDERSON…AGORA INTENDI O MOTIVO DELE FALAR NO TAL CARCAMANO “GRANSCI” (obs.: o tal Jorge Tibiriça não valia muita cousa…tztztztz, depois dos irmãos Bonifácio foi o maior picareta Bandeirante ) 31

Sexta-feira, 01/10/10 – 14:47

Mudanças na Polícia Civil fortalecem investigação

Thaís Anzolin
Secretário Antonio Ferreira Pinto recebe das mãos do delegado geral Domingos Paulo Neto a Medalha Jorge Tibiriçá

 

Uma polícia mais unida e eficiente, focada na investigação e no atendimento à população, justa e transparente nas promoções e na preparação dos novos policiais. Com um olho na Copa de 2014 e no futuro, a Polícia Civil está equipada com modernas ferramentas tecnológicas. Foi esta a imagem que emergiu do discurso do delegado geral, Domingos Paulo Neto, ao fazer um balanço de 18 meses de gestão, no Dia da Polícia Civil, comemorado no aniversário de morte de Jorge Tibiriçá Piratininga, patrono e fundador da instituição, nessa quinta-feira (30).

 

Com essas mudanças, a Polícia Civil deu decisiva colaboração para a redução da criminalidade no Estado de São Paulo. “Verificamos uma queda significativa e homogênea nos índices de criminalidade em todo o Estado. A ação eficiente dos policiais civis incentivados e comprometidos resultou na queda, sobretudo, de latrocínios, roubos, furtos e roubos de veículos e roubos de carga”, ressaltou o delegado geral.

 

No átrio da Academia de Polícia (Acadepol), superlotado por alunos policiais, delegados experientes e ilustres convidados, Domingos Paulo Neto relacionou mais de 30 grandes mudanças na instituição: do fortalecimento das atividades de polícia judiciária e da imagem institucional da Polícia Civil à construção do Datacenter e à expansão do sistema RDO (Registro Digital de Ocorrências) a todas as delegacias do Estado.

 

Investigação e Polícia Judiciária

 

Várias medidas tiveram como objetivo o fortalecimento da investigação e das atividades de polícia judiciária. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, restabeleceu o monopólio da Polícia Civil para elaboração dos Termos Circunstanciados, afinal a autoridade policial local precisa estar bem informada tanto dos crimes de maior como de menor potencial ofensivo.

 

A transferência da maior parte das escoltas de presos para a Polícia Militar – outro ato do secretário Ferreira Pinto – liberou centenas de policiais dos cuidados com a movimentação dos presos, permitindo que pudessem se dedicar à investigação e ao atendimento à população.  “O mais importante é que iniciamos um trabalho e temos orgulho de dizer que pudemos contar com toda a Polícia Civil, a fim de resgatar a identidade investigativa da instituição”, completou Paulo Neto.

 

A imagem da Polícia Civil foi resgatada com a padronização dos banners utilizados ao fundo das entrevistas à imprensa. Foi editado um manual de uso do emblema da Polícia Civil. Também foi autorizada a padronização da pintura das viaturas somente nas cores preta e branca, simbolizando uma polícia dedicada à segurança da população dia e noite.

 

Concursos, promoção e carreiras

 

Os concursos públicos para seleção de novos policiais foram regionalizados – na verdade, seccionalizados, ou seja, organizados por seccional de polícia. Na prática, os candidatos escolhem, no momento da inscrição, a seccional em que desejam trabalhar. O objetivo é fixar os futuros policiais às regiões, evitando a pressão por uma transferência precoce.

 

Também foi implantada a investigação social dos candidatos, evitando a integração de pessoas que tenham problemas criminais ou sociais. Para tanto, foi criado o Sistema Ethos de Investigação Social, a cargo da Academia de Polícia e da Corregedoria Geral de Polícia.

 

As permutas e transferências ganharam novas e transparentes regras. Foi implantado o Banco Eletrônico de Permutas, acessível a todo policial, que pode sinalizar as localidades em que deseje trabalhar. Outra mudança tornou mais difíceis eventuais retaliações internas. As remoções somente poderão ser realizadas a pedido do policial ou se aprovadas pelo Conselho da Polícia Civil.

 

O plantão policial foi eleito como única porta de entrada na Polícia Civil. Na prática, os novos policiais, ao final do curso de formação, serão designados para atuar em distritos policiais, no plantão. Só depois de três anos, poderão pedir transferência para um departamento, por exemplo. A escolha do local de trabalho passou a ser feita, em todas as carreiras, pela nota durante o curso de formação.

 

O delegado geral anunciou que os próximos concursos trarão duas novas exigências. Os delegados terão que passar no chamado Exame da OAB e candidatos a todas as carreiras policiais deverão dominar pelo menos uma língua estrangeira. As duas modificações integram o Plano de Reestruturação das Carreiras da Polícia Civil, entregue à Secretaria da Segurança Pública.

 

Tecnologia da Informação na investigação

 

O sistema RDO (Registro Digital de Ocorrências) foi estendido a praticamente todas as delegacias do Estado. Na prática, um boletim de ocorrência feito no Pontal do Paranapanema pode ser consultado, de imediato, no Vale do Paraíba ou qualquer outra região paulista. O RDO abre caminho para a implantação do Infocrim em todo o Estado, permitindo assim a elaboração de estratégias inteligentes de policiamento preventivo pela PM.

 

A Polícia Civil ganhou um moderno Centro de Processamento de Dados, que vai gerenciar todos os bancos de dados criminais e sistemas de Inteligência Policial. Em decorrência da modernização dos meios tecnológicos de investigação, foi editado um Manual de Inteligência Policial, que uniformiza e orienta procedimentos.

 

Com a colaboração da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), foi montado no Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) um moderno Laboratório de Lavagem de Dinheiro, que serve ao combate deste tipo de crime.

 

Reorganização interna

 

Foi criado um novo departamento de polícia para combater os crimes contra o consumidor, o DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), que tem tido destacada atuação na investigação de crimes contra a saúde, como a venda de alimentos impróprios para o consumo, e os roubos e desvios de medicamentos.

 

De olho na Copa de 2014, foi criado um grupo especializado na repressão e análise de delitos de intolerância esportiva, o GRADE, que funciona no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Também foi implantado um Comitê de Gestão da Copa de 2014, sob coordenação do diretor da Acadepol, Adilson Vieira Pinto. “Trata-se de polícia judiciária atuando direta e especialmente na defesa dos interesses difusos e coletivos”, ressaltou Paulo Neto.

 

Na capital e em Santos, a Polícia Civil iniciou experiências de plantões centralizados, com otimização dos recursos materiais e humanos para melhor atendimento à população. No Deinter 9, na região de Piracicaba, foi iniciado Projeto de Reengenharia das unidades policiais, com integração de equipes de diferentes unidades para fortalecer a investigação.

 

No Deinter 4, na região de Bauru, foram implantados Núcleos de Conciliação Criminal (Necrim), em que os delegados de polícia atuam como mediadores na busca de consensos entre partes divergentes, em casos previstos por lei. Todas as decisões, posteriormente, são submetidas à ratificação da Justiça.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Um Comentário

  1. TC – brigaram tanto pelo TC e largam na mão do escrivão

    Necrim – vai ser a mesma coisa. escrivão que vai resolver

    Quando é que delegado vai trabalhar?

    Curtir

  2. Perguntar não ofende: E o salário e melhores condições de trabalho para quem está na linha de frente levando a polícia nas costas e sem padrinho!!????

    Curtir

  3. Necrim que teve como criador e fundador o incansavel Delegado Dr. Orildo Nogueira, lotado na Delegacia Seccional de Lins, região de onde sairam valorosos Delegados Seccionais de Polícia, como o Dr. Alvaro Cardim e João Osinski Junior, atual Seccional de Barretos.

    Curtir

  4. . O processo político-eleitoral foi questionado pelos eleitores. Basta conferir os frios números do TSE. O eleitorado brasileiro é formado por 135.804.043 brasileiros. Foram às urnas 111.193.747 (81,88% do total) eleitores no Brasil e no Exterior. Outros 24.610.296 (ou 18,12% do total) não compareceram. O TSE registrou 3.479.30 votos em branco (3,13%) e 6.124.254 nulos (5,51%).

    Estranho esses números dr não acha? soma e veja o resultado

    Curtir

  5. Anonimo:

    Delegado criando o Necrim. É a famosa frase: “gozando com o p… dos outros”.
    Nunca esses caras vão trabalhar.

    Curtir

  6. Será que a mesma Polícia Civil a qual pertenço?
    Não é possivel só pode ser de outro estado, mas pelo nome do dgp é o nosso.
    kkkkkkkkkkkk

    Curtir

  7. TUDO ENGODO…NÃO SE FALA EM SALARIO DIGNO… ESSE PINTO CONTINUA MURCHO E DAQUI A POUCO O PINTO VAI EMBORA…GRAÇAS A DEUS SERÁ CONHECIDO COMO UM NADA… PERSEGUIDOR DE DELEGADOS E ODIADO POR SUA NEFASTA CARA DE CAVALHO DOIDO.
    OUTRO PROMOTOR CORNO OU VEADO.
    PODE SER BÊBADO…
    CU DE BÊBADO NÃO TEM DONO SR PINTO
    QUE VC VÁ BEM TARDE E QUE MORRA AO RELENTO.

    Curtir

  8. Tudo lindo e maravilhoso.
    Alguém tem notícia de alguma real melhoria em nosso salário ou fica tudo no tro-lo-lo?

    Curtir

  9. fala sério, um dos ultimos concurso para tira, a prova de informática estava tão difícil que nem hacher gabaritou, e agora querem que os novos policiais sejam bilingues, e o sálario vai ser pelo menos igual da ABIN, por volta de R$ 7.000,00?

    Curtir

  10. Dr.Guerra,Boa noite,o seu BLOG está se direcionando paara um caminho perigoso,doentio, e o velho chavão,quanto pior melhor.Não é possível e imaginável que policiais,que acredito são responsáveis,muitos bem constituídos em um forte e saudável ambiente familiar possam tecer comentários chulos,pífios,deselegantes,desrespeitosos e se colocando no anonimato e não se identificam com receio do que?.Ora,eu na grata condição de Delegado de Polícia com 32 anos de instituição,oriundo das hostes advocatícias,tradutor,intérprete,como advogado trabalhei em várias frentes jurídicas,aprendi com o meu amado pai que era Oficial do Exército,herói da segunda guerra,Advogado,instrutor da AMAN,me ensinou,o liame familiar,educação,disciplina dentro e fora do lar,respeito,amar a liberdade porém com responsabilidade,um pai que todos gostariam de ter,sempre alerta na minha formação como cidadão e respeitador nas regras sociais e corporativas.Eu nunca tergiversei as ordens legais e subssumidas ao Direito e a Lei.Outrossim,na Instituição Policial Civil,está grassando uma perigosa falta de consideração aos Superiores,de uma dimensão inominável.Eu até o presente momento em relação à massa de policiais civis e tb militares,nunca tive qualquer dissabor que exigisse saneamento imediato,quiçá a minha forma de articular os fatos,impingiam aos demais uma forma de atuar respeitosa e condizente com os parâmetros da Justiça e do Bem,etimologicamente falando.Entretanto,uma pessoa sob alcunha de BATMAM,utiliza termos inadequados e espúrios,levando a crer que estamos navegando em terra de ninguém.Caberia sim ao colega Dr.Guerra que submetesse tais comentários desairosos aos Delegados e tb a tdos os policiais,a um ajustamento ou submetido à MODERAÇÃO POR PARTE DO DONO DO BLOG QUE TAMBÉM É UM DELEGADO DE POLÍCIA E SEGURAMENTE NÃO DEVE CONCORDAR OU APROVAR AS EXPRESSÕES RETROCITADAS,que conduz sim a um entendimento seguro de que assim conseguiremos a ilha do nada,como bem disse Caetano Veloso em sua fantástica criação musical,SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO.OBRIGADO

    Curtir

  11. E aquele boato de que a PM está recebendo o RETP pelo total dos vencimentos ? Disso ninguém fala …

    Curtir

  12. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKK
    KKKKKK
    snif, snif, snif….ô céus..ajuda ai Deus !!!

    Curtir

  13. Blá, blá, blá e o salário OH! Quem está na realidade do dia-a-dia sabe como a Polícia Civil está funcionando. As mudanças seriam bem vindas desde que acompanhadas de salário digno, a desmotivação é geral, os escandâlos são denunciados quase que diariamente neste blog e na imprensa, a desunião das carreiras começando pelos delegados que preferem caminhar sozinhos em suas reivindicações é patente, a falta de engajamento político dos trabalhadores de uma Instituição que se quer conseguem eleger um representante deputado tanto a nível estadual e federal para a defesa des seus interesses, mas temos que reconhecer que o atual DG valoriza a Investigação, mas há muita coisa ainda a ser feita.

    Curtir

  14. Pelo que eu entendi em momento algum o BATMAM, faltou com respeito à Instituição, bem como com os colegas policiais civis. Apenas demonstrou sua revolta e indignação em relação a esse Secretário de Segurança, que todos nos sabemos tem ódio da Polícia Civil, e faz questão de demonstrá-lo.

    Curtir

  15. ae o FAUSTO VC É ADVOGADO DO PINTO… INADEQUADO E ESPÚRIO É O TRATAMENTO QUE A POLÍCIA CIVIL TEM DURANTE MUITOS ANOS.
    E VC COMO ADVOGADO DO PINTO É UM BOM ADVOGADO DE PINTO, ABÇS

    Curtir

  16. Dr. Fausto De Souza Nacimento, venho por meio desta, salientar que os comentários aqui vinculados, são oriundos de policiais, sim isso mesmo, policiais estes que trabalham, talvez, ate próximos ao senhor, policiais estes que tem 30 ou mais anos de serviços prestados nesta gloriosa instituição.
    Lamento dizer que talvez, o senhor não esteja constatando a tremenda insatisfação de seus funcionários, talvez o senhor deva perceber que os salários estejam achatados por uma política de deixa rolar, ou mesmo, deixa estar, assim, terminando este meu lamento, percebo que o senhor não ve que os policiais que estão nas ruas trabalhando estão insatisfeitos. Estes por sua vez, não ganham além de seus salários, estes, não possuem talvez seu gabarito de estudos por que a vida não lhes deu tanta oportunidade, mas continuam a trabalhar, resolvendo problemas da sociedade, assim termino esta com uma frase ja conhecida por muitos ” o pior cego e aquele que não quer ver”

    Curtir

  17. Dr. nos somos todos doentes,inaptos, e incapazes, mas tudo isso vem do fato que não tivemos oportunidades nem pae rico,eu pelo menos sou analfa de pae e mãe,meu pae não era oficial do EX. mas participou da coluna pPRESTE, mas estou satisfeito do jeito que sou
    como diz o JUCA CHAVES eu vivo a vida que sempre quiz
    eu sou cornudo mas sou feliz.

    Curtir

  18. FORTALECIMENTO DA INVESTIGAÇÃO…

    NO MEU DP SOMOS EM TRÊS EQUIPES E A CADA TRÊS DIAS, UMA EQUIPE FICA À DISPOSIÇÃO DO DP QUE AQUI CHAMAMOS DE “DIA DA PEDRA”. É O DIA EM QUE A EQUIPE CARREGA TODAS AS PEDRAS QUE TIVER. LEVA PAPEL NA SECCIONAL, BUSCA MATERIAL NA “U.G.E.”, TRANSFERE PRESOS PARA O DP DE TRÂNSITO ENFIM; “SENTA NA GRAXA”. ESTAMOS POR VOLTA DE 8.000 (OITO MIL) BOLETINS DE OCORRÊNCIA REGISTRADOS ATÉ O PRESENTE MOMENTO.
    COMO EU DISSE, SOMOS EM TRÊS EQUIPES.
    DIVIDIDOS OS B.Os. POR NOVE MESES E DIVIDINDO-SE O RESULTADO POR TRÊS DÁ, UMA MÉDIA DE 296 B.Os. PARA CADA EQUIPE POR MÊS. ORA, SERIAM ENTÃO 14,8 POR DIA!!! E SEM LEVAR EM CONTA OS “DIAS DA PEDRA” QUE SÃO 8 (OITO) RESTANDO ENTÃO NUMA ESCALA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA,(20 DIAS) SÓMENTE 12 (DOZE) DIAS PARA INVESTIGAR DUZENTOS E NOVENTA E SEIS BOLETINS DE OCORRÊNCIA.
    E COM UMA NOVIDADE: TEM QUE FAZER RELATÓRIO DE TUDO. ATÉ DOS QUE NÃO FORAM SOLUCIONADOS.
    É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL!
    FALTA CONDIÇÕES DE TRABALHO, FALTA PESSOAL, FALTA VIATURA QUE PRESTE, E FALTA SALÁRIO QUE É A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO!
    AINDA TEM AQUELES AMIGOS DO AMIGO DO AMIGO, QUE A GENTE TEM QUE DAR PRIORIDADE PARA “NÃO SOBRAR”!
    E AINDA TEM UNS FILHOS DAQUELAS SENHORAS MAL FALADAS, QUE VÃO À CORREGEPOL RECLAMAR QUE SEU CASO NÃO FOI INVESTIGADO!
    E TOME NABO!!!
    É ISSO QUE SE CHAMA FORTALECIMENTO DA INVESTIGAÇÃO?
    DESCULPEM-ME PELO AMARGOR MAS, NÃO CONSIGO SER DEMAGOGO!
    NÃO TENHO NADA PRÁ COMEMORAR!

    Curtir

  19. Querem policiais bilingue e o salário? E oab para que? Nem para juiz ou promotor precisa, acho que tem que avisar o delegado geral.

    Curtir

  20. Só Blá Blá Blá, mais uma da DGP, o projeto de re-re-reestruturação, esta morto e enterrado,só o DG não sabe disso, muita quas, quas, quas e nada de resultado concreto.
    E o salário oh…….

    Curtir

  21. Sejamos realistas,todos sabemos que hoje em todas as escolas é obrigatório o ensino de espanhol, ingles para o segundo grau.
    O problema são as escolas, já todos teriam o curso,mas eo aproveitamento?Alunos com progressão automática?
    O problema é sério no ensino,e não vejo nada demais o delegado propor o que já está embutido nos diversos níveis de ensino.O que me espanta,é que tendo conhecimento do descaso do governo (em especial do PSDB )
    que forma agora uma turma para o colegial (16 anos),exigir a fluência?
    Em verdade,basta o diploma , de formação em progressão automática.E tudo dá na mesma.
    O que temos que exigir é educação de primeiro mundo,de verdade, e não essa palhaçada oferecida !” Di Gratis ,”que ESTE GOVERNO OFERECE aos nossos filhos e netos.

    Curtir

  22. Luizinho Piu, concordo contigo, fui um dos trouxas que aplaudiu o DR. Domingos no Anhembi, falou muito bonito, e mais nada. Cade a restruturação, pra que NU se não melhora salario. Na PM soldado sai do curso como tecnico em segurança, cabo e sargento tecnologo de segurança, podem ser empregados em qualquer empresa ganhando muito bem. E aqui na PC, perdemos tempo na academia para cursinho de “boas maneiras” (atendimento no plantão). Todo DG, e diretor tem o mesmo discurso, precisamos de mais “sangue”, temos que motivar nosso pessoal, o plantão tem que trabalhar sorrindo…..e o pior um monte de corno reclamando e votando no PSDBosta. Ponte que partiu, vou me embora vou aposentar, não vou mas estressar, to fora fuiiiiii

    Curtir

  23. 2011 ha de ser um ótimo ano para nós, governo novo, policia nova. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  24. Enquanto continuarem colocando secretrarios ex-coxinhas-promotores “estrelados” é claro e nunca até hoje pelo que sei, Policiais Civis, conhecedores a fundo de Polícia Juidiciaria, ficaremos na mão desses “caras feias”, ou tentam fazer “caras feias” para dar a impressão de mal e somente atenderem a Policia Militar em total desrespeito a Policia Civil. ACORDEM ATÉ QUANDO OS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES DE POLÍCIA RECEBERAM SALÁRIOS MENORES QUE AS CARREIRAS DE SEGUNDO GRAU. Os Papiloscopistas, Agentes de Telecomunicações e todas as outras Carreiras de Segundo Grau possuem salário maior do que as Carreiras de Escrivão e Investigador, que pelo que sei é de Nivel Superior. Governo de merda esse do PSDB.

    Curtir

  25. O Pinto reclama que vai aos distritos policiais e os policiais não lhe reconhecem, é claro, nunca lhes deu um aumento salarial digno, se tivesse dado, todos seriam seus fas e pediriam até seu autografo. pior ainda é quanto esse bosta ir embora, não sera reconhecido nunca em uma delegacia, e pelo contrario, deveriamos lembrar bem da cara desse pinto ridiculo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.