JOSÉ SERRA POR MEIO DE TELEFONEMA A GILMAR MENDES OBSTRUI JULGAMENTO 24

Após falar com Serra, Mendes para sessão

Ministro do STF adiou julgamento que pode derrubar exigência de dois documentos na hora de votar, pedida pelo PT

Candidato e ministro negam conversa, que foi presenciada pela Folha; julgamento sobre se lei vale continuará hoje

MOACYR LOPES JUNIOR

CATIA SEABRA

DE SÃO PAULO

 

Após receber uma ligação do candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes interrompeu o julgamento de um recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos na hora de votar.

Serra pediu que um assessor telefonasse para Mendes pouco antes das 14h, depois de participar de um encontro com representantes de servidores públicos em São Paulo.

 

A solicitação foi testemunhada pela Folha.

No fim da tarde, Mendes pediu vista (mais prazo para análise), adiando o julgamento. Sete ministros já haviam votado pela exigência de apresentação de apenas um documento com foto, descartando a necessidade do título de eleitor.

A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos é apontada por tucanos como um fator a favor de Serra e contra sua adversária, Dilma Rousseff (PT). A petista tem o dobro da intenção de votos de Serra entre os eleitores com menos escolaridade.

A lei foi aprovada com apoio do PT e depois sancionada por Lula, sem vetos.

 

“MEU PRESIDENTE”

Ontem, após pedir que o assessor ligasse para o ministro, Serra recebeu um celular das mãos de um ajudante de ordens, que o informou que Mendes estava na linha.

Ao telefone, Serra cumprimentou o interlocutor como “meu presidente”. Durante a conversa, caminhou pelo auditório. Após desligar, brincou com os jornalistas: “O que estão xeretando?”

Depois, por meio de suas assessorias, Serra e Mendes negaram a existência da conversa.

Para tucanos, a exigência da apresentação de dois documentos pode aumentar a abstenção nas faixas de menor escolaridade.

Temendo o impacto sobre essa fatia do eleitorado, o PT entrou com a ação pedindo a derrubada da exigência.

O resultado do julgamento já está praticamente definido, mas o seu final depende agora de Mendes.

Se o Supremo não julgar a ação a tempo das eleições, no próximo domingo, continuará valendo a exigência.

À Folha, o ministro disse que pretende apresentar seu voto na sessão de hoje.

 

CONSENSO

Antes da interrupção, foi consenso entro os ministros que votaram que o eleitor não pode ser proibido de votar pelo fato de não possuir ou ter perdido o título.

Votaram assim a relatora da ação, ministra Ellen Gracie, e os colegas José Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello.

Para eles, o título, por si só, não garante que não ocorram fraudes. Argumentam ainda que os dados do eleitor já estão presentes, tanto na sessão, quanto na urna em que ele vota, sendo suficiente apenas a apresentação do documento com foto.

“A apresentação do título não é tão indispensável quanto a do documento com foto”, disse Ellen Gracie.

O ministro Marco Aurélio afirmou que ele próprio teve de confirmar se tinha seu título de eleitor. “Procurei em minha residência o meu título”, disse. “Felizmente, sou minimamente organizado.”

A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos foi definida em setembro de 2009, quando o Congresso Nacional aprovou uma minirreforma eleitoral.

O PT resolveu entrar com a ação direta de inconstitucionalidade semana passada por temer que a nova exigência provoque aumento nas abstenções.

O advogado do PT, José Gerardo Grossi, afirmou que a exigência de dois documentos para o voto é um “excesso”. “Parece que já temos um sistema suficientemente seguro para que se exija mais segurança”, disse.

Colaboraram FELIPE SELIGMAN e LARISSA GUIMARÃES , da Sucursal de Brasília

Um Comentário

  1. Olá, Dr. Guerra!! Copiei isto de um comentário no site do terra e achei interessante.
    A “bala de prata” é a maior fraude da história política do Brasil
    Indivíduos do Capital e da região de Sorocaba, com diversas passagens pela polícia (roubos, receptação, assaltos à mão armada, seqüestros etc.) foram contatados por políticos ligados ao PSDB local através de um elemento intermediário com trânsito mútuo;
    Foram informados de que “prestariam serviços” e levados até um shopping da cidade de São José do Rio Preto;
    Lá mantiveram encontro com outras três pessoas, descritas como “muito importantes”, e receberam um adiantamento em dinheiro vivo;
    Não se tratava de qualquer encomenda de morte, assalto ou ato criminoso tão comum para os marginais recrutados;
    Imediatamente, tais bandidos foram levados até o Rio de Janeiro, a um bairro identificado como Jardim Botânico, onde ficaram confinados por dois dias;
    Uma equipe de TV, num estúdio particular, gravou longa entrevista com os bandidos. O script era o seguinte: “somos do PCC, sempre apoiamos o governo Lula e estamos com Dilma”. Não fugiu disso, com variações e montagens em torno de uma relação PCC/Lula/PT/Dilma;
    Os bandidos recrutados também foram instruídos a fazer ligações telefônicas para diversos comparsas que cumprem penas em penitenciárias do Estado de São Paulo. A ordem era clara: simular conversas que “comprovassem” a ligações entre o PCC e a campanha de Dilma;
    Tudo foi gravado em áudio e vídeo;
    A farsa começou a ser desmontada quando o pagamento final pelo serviço veio aquém do combinado;
    Ao voltarem para São Paulo, alguns dos que gravaram a farsa decidiram, então, denunciar o esquema, relatando toda a incrível história acima com riqueza de detalhes;
    As autoridades já estão no encalço da bandidagem. De toda a bandidagem;
    A simulação seria veiculada por uma grande emissora de TV e por uma revista depois do término do horário eleitoral, causando imenso tumulto e comoção, sem que a candidata Dilma Rousseff, os partidos que a apóiam e o próprio governo Lula tivessem o tempo de denunciar a criminosa armação;

    Essa é a “bala de prata”. Já se sabe seu conteúdo, os farsantes e o custo, além dos detalhes. Faltam duas peças: quem mandou e quem veicularia (ou ainda terá o desplante de veicular?) a maior fraude da história política brasileira;

    Curtir

  2. É o Serra e sua corja de tucanalhas tentando impedir que o pobre vote e decida seu futuro e de sua família, todo mundo sabe que o Serra é o candidato das elites dos que se dizem com nível superior, etc. que acham que o Serra é o candidato mais preparado, com mais experiência para vender o Brasil, vender o Banco do Brasil a Caixa Econômica Federal, a Petrobrás, o Correios e assim poder instalar pedágios por todo o Brasil para que os parentes dos tucanalhas tenham seu futuro garantido. Serra é o bundão da época da Ditadura, preferiu fugir para o Chile e deixar seus colegas na mão. Conseguiu um aliado o Ministro Gilmar Mendes do STF que foi indicado para o cargo pelo FHC- Fernando Henrique Cardoso e agora vai fazer um favorzinho pros tucanos. Bando de FDP.

    Curtir

  3. Os Tucanalhas acham que o POVO de São Paulo é o rei da dormência, e pensam que vão ficar deitado eternamente em berço esplêndido.

    Curtir

  4. Caros amigos
    Como Ciro disse, o Serra em eleição é garantia de baixaria, e, pra levar vantagem, passa por cima até da mãe. Se os colegas acham que ele vai engolir fácil esta derrota estão enganados. Cheiro estranho no ar. O desgraçado crápula Serra e Gilmau, o ajudante de ordens de Dantas, podem melar essa eleição, gerando dúvida na hora de votar. E depois, requerer impugnação por fraude ou coisa parecida.Não tenho qq conhecimento em direito eleitoral, é apenas especulação. Observadores internacionais, que certamente estão por aqui, deveriam denunciar essa dupla nojenta. O mais curioso e preocupante é que a FOLHA deu a notícia….

    Curtir

  5. Alguma dúvida do mandante clga Harpia??? se vc é policial, é só relembrar dia 16.10.08 e terá solucionado o problema.

    Curtir

  6. DR GUERRA,

    ME ESCLAREÇA, POR FAVOR… ACHO QUE EU PERDI ALGUMA COISA…

    SAIU NA FOLHA?????????????

    NA PRIMEIRA PÁGINA?????????????

    QUE FOI, O OTAVINHO ENFARTOU??????????????

    Curtir

  7. Já pensou uma coisa, nem mesmo o ministro sabia onde estava o seu título, e é ministro ; porisso que o Brasil é esta baderna, ou não é, no Rio de Janeiro quem mais manda é o crime organizado, e os marginais em última instância são julgados por semelhantes deste ministro.

    Curtir

  8. Na verdade, não é preciso ser um ¨Ruy Barbosa¨ para saber de onde sai sempre estas desgraças mentirosas, agora aparece entre outros o futuro Senador, Netinho, estão inventando muitas mentiras se verdade fosse, o porque esta turma não divulgaram antes, jamais estes lacaios, pensavam de que os menos favorecidos chegariam onde estão chegando, com início, ja aprovado o Presidente Lula, ora tucanalha, voçês todos estão chegando ao fim, ja estão sabendo desta novidades, o Povo Brasileiro, pegaram grandes experiências, pois eles critiraram Lula e diziam de que ele, era operário e analfabeto, quem teria que governar era eles, que se intitulavam os ¨sábios¨são tão sábios, que sairam do M.D.B., para fundar e agora afundar o maldito Pobre, Sádico, Burro e Demente (P.S.D.B.), vamos todos pensar assim e votar em Mercadante, para Governador e em Dilma, para presidir esta maravilhosa terra. (Brasil) Certo???Pedro Baiano72a – Mongaguá – SP

    Curtir

  9. Dr.Guerra,

    A matéria postada pelo Harpia está em quase todos os blogs,Nassif,Professor Hari,e outros.
    Creio que seria oportuno postar aqui também,já que nem todos leêm os comentários.

    Curtir

  10. Quanto ao “telefonema”´,era de se esperar mais uma tentativa inócua,já que os demais ministros estavam atentos e por lá já se cogita o impeachment do Dantas.Fonte;vários blogs sujos.

    Curtir

  11. A PORTA DOS FUNDOS TEIMA EM FICAR ABERTA, SEMPRE TEM UM VEADO ABRINDO ELA, MUITA GENTE ENTRANDO PELO LADRÃO…

    2011 está chegando E MUITA GENTE SAINDO DO LADRÃO

    Curtir

  12. ” Dalari: isto demonstra que ele(Gilmar) não tinha condições de ser ministro do TSJ”(fonte:vi o mundo)

    Curtir

  13. Caro colega Ernesto de La Serna, não tenho nenhuma dúvida, depois de cheirar muito gás de pimenta e desviar de bala de borracha, minhas dúvidas se é que tinha alguma ficaram para trás.

    Curtir

  14. Como é que fica se eu tomo R$ 50,00 (cinqüenta reais) de um bobo, sou ladrão e respondo criminal e administrativamente, se deixo de cumprir no “prazo” as minhas obrigações respondo idem, e como fica quem pede vista com objetos protelatórios, são chamamos de excelência ou ministro, no judiciário brasileiro há vários pesos e muitas medidas.E será que tal pedido não teve uma pedida em R$, será?!

    Curtir

  15. CARO DR.GUERRA EM RELAÇÃO AO CARÁTER DO ZÉ VAMPIRO NADA MAIS ME SURPREENDE; ESSE VERME DA POLÍTICA BRASILEIRA VEM FAZENDO MALDADE; AGINDO DE FORMA SORRATEIRA; CRIANDO FACTOIDES; PRATICANDO PERVERSIDADES; TRATANDO PESSOAS COMO SE FOSSE ANIMAIS; FALANDO MENTIRAS; JÁ FAZ TEMPO; É SÓ PERGUNTAR PARA A ROSEANE SARNEY QUEM ESTAVA POR TRAZ DO SEU CASO. EM QUALUER PAÍS QUE TIVESSE LEIS SEVERAS ESSE COVARDE DO SERRA CERTAMENTE ESTARIA NA CADEIA, CONDENADO A PRISÃO PERPETUA.
    EU VOU DE MERCADANTE-GOVERNADOR// É “13” DE CABO A RABO. ASS.MOVIMENTO FORA SERRA(vulgo ZÉ VAMPIRO OU ZÉ PEDÁGIO OU ZÉ DERROTADO) ALCKIMIM( vulgo “PICOLÉ DE CHUCHU” OU PINÓCHIO) PSDB/DEM NUNCA MAIS. FUI…..

    Curtir

  16. não tenho nenhuma dúvida ,de que isto é verdade, assim agem os donos do poder, que mandam neste pais a décadas. todos são da elite, e, se comunicam, afim de manterem seus previlégios dentro da elite aristocrata, que se acha no direito de comandar o pais. as elites, estão infiltradas em todos os setores, e , se blindam, afim de controlar a nação e os pobres. justiça não existe para a elite, para os pobres, o rigor da lei, sempre foi assim .

    Curtir

  17. ajudante de ordens?, deve ser algum oficial pm, quero ver agora quando o pinóchio perder a eleição como eles vão se virar, pois prá ter tanto poder os coxa creme, devem ter um monte de podre do tucanos.

    Curtir

  18. E pensar que teve gente neste blog que criticou o Joaquim Barbosa por tomar uma cervejinha durante gozo de liçença para tratamento de saúde. Fosse ele do outro lado da linha, mandaria o Vampiro para aquele lugar.

    Curtir

  19. os dois fora do poder é só esperar a expedição dos mandados de prisão e conduzi-los a cela.

    Curtir

Os comentários estão desativados.