Globo promove hoje, às 22h30, o último – e mais importante – debate presidencial na TV 12

Por AE, estadao.com.br, Atualizado: 30/9/2010 8:15

Debate de hoje na TV é a última chance para candidatos

A dois dias das eleições, e num cenário em que a candidata Dilma Rousseff (PT) se empenha em garantir sua vitória já no primeiro turno, a TV Globo promove hoje, às 22h30, o último – e mais importante – debate presidencial na TV. A mediação será feita pelo apresentador William Bonner. Lá estarão, além de Dilma, seus rivais José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

Para Serra e Marina, é a última e decisiva chance de crescer junto ao eleitorado, plantar armadilhas para que Dilma cometa erros e tentar, assim, levar a disputa para o segundo turno. Tudo indica, pelo que se viu nas últimas semanas, que terão pela frente uma rival mais preparada que nos primeiros debates. É de esperar, também, que Marina bata mais forte nos dois e que Serra não repita as críticas e cobranças fortes que, nos debates anteriores, só o prejudicaram.

Mesmo à frente nas pesquisas, a candidata petista achou, assim como sua equipe, que era mais prudente comparecer, não repetindo o que fez há quatro anos atrás o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no debate equivalente – o último do primeiro turno. Favorito para a reeleição, Lula tomou, na época, a decisão de não aparecer.

Foi cobrado e criticado por cerca de duas horas pelos rivais, entre os quais Geraldo Alckmin (PSDB), Anthony Garotinho (PDT) e Heloísa Helena (PDT). A razão maior das críticas era o escândalo dos aloprados, divulgado nas semanas finais da campanha. Por pequena diferença, Lula não conseguiu maioria absoluta e a decisão ficou para o segundo turno.

Cinco blocos

O debate terá cinco blocos. O primeiro e o terceiro terão temas determinados; o segundo e o quarto, temas livres. O último será dedicado às considerações finais. As perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Cada uma terá 30 segundos. A resposta, dois minutos. A réplica terá um minuto, mesmo tempo da tréplica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um Comentário

  1. Presciso de um email para contato, mandar texto. Na verdade preciso de ajuda deste portal.

    Curtir

  2. O último será, mas que importância pode ter um debate
    crivado pela parcialidade?
    Não mudará nada , o povo está farto das manipulações denúncias e tudo que a mídia golpista tem feito, e não falo por mim,todos com quem convivo e as pessoas com quem converso,não acreditam mais em jornais,principalmente nas notícias globais.
    Melhor jogarem a toalha.

    Curtir

  3. A mediação será feita pelo apresentador William Bonner, quero ver como a Globo fará para não parecer parcial ao vampiro, que em seu último ato entes deixar mais um mandato no meio do caminho, o de (des) governador deu um terreno do Estado com uma escola e tudo para a globo inclusive com grade curricular escolhida a dedo pela própria globo.
    E quando o reporte da Record Afonso Mônaco questionou o vampiro, sobre a doação, este nada respondeu e saiu correndo do local, protegido pelos PMs que lhe fazia escolta, como todo covarde não assume ao seus atos, mais uma historinha mal contada da gestão PSDBosta, no (des) governo do esatdo.
    Será interessante também irão editar os melhores momentos do vampiro e os piores da minha candidata Dilma como fizeram na eleição do ladrão do Collor. Quem viver verá será um show da Dilma em cima do vampiro.

    Curtir

  4. solta o plinio por serra. o zé a situação dos professores do estado de são paulo está terrível. muita mentira não zé, deixa pro pinoquio alckimin

    Curtir

  5. Já não estamos tão sozinhos.

    Fonte: CONJUR

    Falta de pagamento.

    Peluso chama Poder Público de irresponsável.

    O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Cezar Peluso, disse nesta quinta-feira (30/9) que existem cerca de 80 mil precatórios à espera de pagamento. O fato foi classificado por ele como “irresponsabilidade que vem se tornando uma marca do setor público”. Segundo ele, é um problema que “assume contornos absolutamente dramáticos, pois algumas gerações já foram sacrificadas e temos netos e bisnetos que não receberam [a indenização definida pela Justiça]”. A notícia é da Agência Brasil.

    Peluso falou durante encontro promovido pelo CNJ que reuniu representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil para discutir o assunto, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília. Na ocasião, o CNJ apresentou os sistemas de informática criados para auxiliar os tribunais no mapeamento dos precatórios.

    Os principais problemas encontrados pelo Judiciário envolvem mapeamento dos direitos, leilão de precatórios e a preferência de pagamento aos doentes e idosos. Outra questão, o comprometimento de apenas 1,5% da receita líquida do setor público com pagamento de precatórios, conforme estabelece a Emenda Constitucional 62, não será suficiente para quitar a dívida pelos próximos 15 anos, prazo estabelecido na própria emenda.

    De acordo com Peluso, o percentual de 1,5% “mal daria para pagar os atrasados. Por isso, é preciso pensar em outra solução”. Segundo ele, os 80 mil precatórios existentes nos tribunais do país somam R$ 60 bilhões, sendo 80% desse valor de caráter alimentar. Por isso, segundo Peluso, “há uma completa insensibilidade com a vida dos cidadãos, como se as necessidades materiais fossem supérfluas”. O ministro disse que esses precatórios escondem dramas humanos de famílias.

    Ele lembrou que os prazos para pagamentos de precatórios vêm sendo prolongados e, mesmo assim, não são cumpridos. Primeiro, a Constituição fixou em oito anos o período para quitação das dívidas. Em 2000, o prazo foi estendido para dez anos e, finalmente, em 2009, a Emenda Constitucional 62 aumentou novamente o prazo para quinze anos.

    De acordo com o presidente do CNJ, esses prazos vão sendo dilatados sem que se chegue a uma solução. “Os estados e os municípios estão num processo de inadimplência quase secular. O pagamento de precatórios nunca foi prioridade de nossos políticos. Não há interesse político em pagar. Há, sim, uma insensibilidade em relação a essas dívidas”.

    Curtir

  6. Desanimada,e o Plinio?
    Aguentar mais bla,blá,todo mundo faz tudo mas não diz como,com que dinheiro etc…
    O Serra então,tão bonzinho,vai dar, vai fazer,tudo que não fez aqui em São Paulo.
    A Dilma,se repete dando continuidade à política do Lula.Pelo menos sabemos o que será.

    Curtir

  7. Chega dessa merda de debate. IMPORTANTE É QUE Vamos aposentar O CANALHA, O SUJEITO DESPREZÍVEL QUE É JOSÉ CHIRICO SERRA.

    Curtir

  8. Pois é gente, nada vi de diferente.Vejo Serra com determinísmo de quem nasceu para liderar, é nato sua capacidade administrativa. Sabe o que quer e o que fazer, enfim é competente. Marina, um belo discurso, mais parece uma assistente social defendo tese ou concluíndo alguma monografia, tudo muito bem afiado dentro da sala com ar condicionado ligado,lá, no campo alvo onde estão o público eleito,a realidade é mais dura e mais distorcida pelos excessos de assistencialísmos.Vamos dar um basta aos assistencialísmos.Vamos cuidar e zelar pela qualidade de vida do brasileiro sem monitorar marionetes.Qualificar profissionais sim, mais questionar a indolecia e o ganho fácil.Dilma, parafusada nas rédias do governo Lula que ñunca trabalhou duro, só manteve um discurso que a mim não mais convence.Enfim, povo brasileiro vamos de Serra, o mais preparado e coerente.Analisem .

    Curtir

  9. Foi ótimo para dormir, eita debatinho chato. Mas foi muito bom consegui dormir o tempo todo do debate, depois que acabou o sono também foi embora, se soubesse teria gravado para os dias de insonia.

    Curtir

  10. essa regina helena deve morar em Alphaville, ter um importado na garagem, viajar pra Miami pra renovar o guarda roupa, ser dignissima esposa de algum sócio de concessionária de pedágio, etc, etc, etc , pois vá defender o pior governador que São Paulo teve assim lá na pqp….
    PS_ Nada contra quem seja ” rico ” , da ” elite ” e que tenha seu patrimonio sem maracutaia e sem desonestidade , mas em que estado vc vive hein ????

    Curtir

  11. ah…antes que me ataque….vc tem todo direito de dar sua opinião e votar em quem quiser , mas que ainda pergunto em que estado vc vive , eu pergunto….pois neste não deve ter excesso de pedágio, excesso de violencia, excesso de aluno que não sabe interpretar textos..quiça ler corretamente….etc, etc

    Curtir

Os comentários estão desativados.