Promotor denuncia Tiririca por omissão na declaração de bens
Humorista declarou que tudo o que tinha estava em nome de terceiros por conta de pendências com a Justiça do Ceará
21 de setembro de 2010 | 0h 00
Com seus bordões cheios de humor, Tiririca (PR) ganhou a preferência do eleitorado e lidera as pesquisas de intenção para deputado federal. Sua candidatura, no entanto, corre o risco de ser impugnada caso a Justiça Eleitoral acate a denúncia realizada pelo promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes na quinta-feira. Ele alega que o comediante cometeu fraude ao declarar, em uma entrevista, que seus bens estavam em nome de terceiros.
Recordista na arrecadação de verba de campanha em seu partido, Francisco Everardo Oliveira Silva, nome de batismo do humorista, declarou à Justiça Eleitoral não ter bens em seu nome. No entanto, em reportagem da revista Veja, Tiririca disse não ter nada em seu nome por conta de processos trabalhistas e de sua ex-mulher, em trâmite no Ceará.
“O candidato declara com a maior cara de pau que tem bens que não estão em seu nome”, critica o promotor. Segundo ele, ao ocultar bens de seus credores, Tiririca estaria cometendo o crime de falsidade ideológica na Justiça Eleitoral, além de fraude na Justiça comum. Por isso, Lopes entrou com o pedido de quebra de sigilo fiscal e bancário do comediante.
O promotor acredita que o pedido será julgado rapidamente, mas não soube dar um prazo específico. Segundo ele, o processo não deve ser concluído antes das eleições, mas caso Tiririca vença nas urnas e, mais tarde, seja condenado, deverá perder o mandato.
Ironicamente, os deputados que arrastar com ele em razão do quociente eleitoral – que define quantas cadeiras são reservadas a cada partido – terão o mandato garantido, independentemente da conclusão da Justiça.
Exagero. Para o advogado de Tiririca, Ricardo Vita Porto, tudo não passa de “um grande exagero”. Segundo ele, não foi cometido nenhum crime eleitoral. “Ele não possui qualquer bem, seja em seu nome ou em nome de terceiros”, afirma. Mais tarde, porém, disse que “a omissão de bem não configura crime eleitoral”.
Porto afirmou ainda que os rendimentos de Tiririca não são suficientes para ter qualquer patrimônio. “Humorista não ganha tão bem”, justificou. De acordo com o advogado, houve um acordo com a ex-mulher do candidato “há muito tempo”, mas não soube precisar em que consistiria esse acerto.
Até agora, não houve notificação oficial, segundo o advogado. “Tudo o que sabemos foi por meio da imprensa.” No entanto, ele garante que assim que o candidato for notificado vai entregar todos os documentos requisitados pela Justiça. “Não vai ser preciso quebra de sigilo. Vamos apresentar todas as declarações de Imposto de Renda”, afirmou.
Para o advogado, a ação é reflexo da alta popularidade de Tiririca. “Estamos absolutamente tranquilos. Isso é natural para quem desponta como um dos favoritos do eleitorado.”
Ta tudo no nome da “Florentina de Jesus” !!!!
Esse país não pode ser levado a sério mesmo tendo como candidato tantos palhaços…..
CurtirCurtir
a gente espera 4 anos p/votar, e qdo chega a época aparecem essas pessoas sem nenhuma qualificação politica, moral, fazendoi esse país como se fosse brincadeira. Como pode um tiririca na vida ser nosso representante em brasilia. só mesmo o pessoal de seu estado poem esse cidadão lá no poder. não é só ele não. temos cantores, jogadores (maioria n tem nem ginasial) artista, mulher melões da vida. Gente, votar numa pessoa pra te representar no governo, é coisa séria, mas o brasileiro nunca tomou ciencia de seus direitos. Façam uma lei p/ q na proxima eleição, todo cidadao do bem, para entrar num cargo politico, tenham no minimo o nivel ensino médio completo, com bom antecendente criminal e vontade de melhorar este PAÍS.
CurtirCurtir
Sem defender A ou B , mas o ilustre membro do Parquet tbm poderia denunciar certas falcatruas …
Certas panes que ocorrem em um determinado meio de transporte … Prejudicando muita gente trabalhadora .
Esse é só um dos casos valoro$oS …
CurtirCurtir
maluf está na politica até hoje.
CurtirCurtir
eu voto em palhaço analfabeto, mas não voto em bandido instruído
CurtirCurtir
Escudeiro, se formos seguir a risca seus critérios para eleição de mandatário popular, só nos resta votar no tititica.
Gostaria de saber do chuchu se por acaso alguma vez na vida, fora de holofote, ele embarcou no metro na linha vermelha no horário de pico? O que faria se estivesse na situação dos trabalhadores que enfrentaram um verdadeiro caos na manhã de hoje na estação Bresser? Pinóquio, mentiroso, as cenas deveriam ir para o horário eleitoral para que o povo soubesse da verdade.
CurtirCurtir
O governador em exercício acaba de se manifestar sobre o caos no metro, disse que vai convocar a POLIÇA, aquela que quase investigou a violação de sigilo na receita FEDERAL, para saber se não houve nada além de um simples acidente. Excelência, é lógico que houve, houve uma coisa chamada INCOMPETÊNCIA da atual administração pública estadual na área do transporte coletivo.
CurtirCurtir
tiririca não é meu candidato, mas acho que é melhor do que muitos que estão na politica até hoje
CurtirCurtir
tititica, tá cheirando que vai ganhar mais não vai levar.
CurtirCurtir
tititica está incomodando muita gente.
estão querendo lhe eliminar pois está
deixando muito DOUTOR para trás…
voto no tititica mas não voto nas múmias
CurtirCurtir
Opa Escudeiro, o Maluf, por lei, devido a sua idade, agora é réu primario, não ofenda o homem não, rsrs, mas ainda assim concordo com o chavão do maluf: “ele rouba, mas faz” e falo isso por experiência própria.
CurtirCurtir
A porta dos fundos teima em ficar aberta, sempre tem um veado abrindo ela, muita gente entrando pelo ladrão
CurtirCurtir
Publicado por:
Edson Silva, 48 anos, jornalista, nasceu em Campinas e trabalho como assessor de imprensa em Sumaré
“Teorema de Tiririca” se aplica ao “Tucanato” ?
Edson Silva
Meu amigo Lynno Typpo ligou e pediu para refletir sobre a sucessão paulista. Para garantir nossa lealdade e amizade, repasso aos órgãos de imprensa o que ele me disse para ser publicado. O Lynno entrou solando, disse que a profunda frase: “ pior que está não fica” propalada pelo palhaço Tiririca, candidato a Deputado Federal, é perfeita para São Paulo, mas só se a população der basta na “Dinastia Tucana” e de seus aliados que governam o Estado desde 1983, com Montoro; Quércia; Fleury; duplamente Covas; duplamente Alckmin; o Lembo, o Serra e agora o Goldman.
“ Terto- ele só me chama assim, é costume de infância-, não tem jeito, quem entrar, desde que não seja o Alckmin, não conseguirá fazer pior governo que os que vimos nos últimos 16 anos”. Ele começou expor motivos e para simplificar perguntou se existe alguém em sã consciência e exceto por falta de dinheiro, que tira filho de escola particular para por numa escola estadual? Claro que não! Mas na TV eles mostram escola como de primeiro mundo, professores felizes com seus ganhos e que têm dois professores em salas, tudo lindo, maravilhoso…
Na vida real, o que se vê é greve e mais greve de professores; violência nas escolas; falta de laboratórios; criança passando de ano sem aprender e saindo semi-analfabeta, mesmo após concluir Ensinos Fundamental e Médio. E a Saúde então? Na TV hospitais lindos, AMEs, AMAs, mas onde estão? Alguém arrisca, exceto por dificuldade econômica, abandonar plano particular de saúde para se aventurar na rede pública? Acho que o Tiririca deu umas voltas nas escolas e unidades estaduais de saúde paulistas para obter seu “pior do que está não fica”, só que eu acrescento que fica sim, caso continuemos ser governados por gente que deixou chegar neste ponto e olha que foram quase 30 anos para tentar melhorar alguma coisa.
Vendo a seriedade e competência do Mercadante; a capacidade administrativa na área de educação do Skaf; o trabalho de defensor do consumidor do Russomano; os esforços em busca de espaço do Búfalo e do Feldman podemos afirmar que nenhum pode ser pior que os “tucanos” que administraram o estado de todos os paulistas. No transporte, por exemplo, Alckmin nem fala de altos pedágios que tornaram feudos fechados a maioria das cidades. Para ele, acho que só existe população na Capital, pois transporte é só Metrô, trem da CPTM, Rodoanel… e o resto do estado, não existe?!
Também é interessante que a TV do Alckmin não dê uma nota sequer sobre insegurança, enquanto a vida real mostra homicídios, roubos, seqüestros, drogas( o crack destruindo gerações), rebeliões em presídios, crime organizado mandando e desmandando no Estado, greve até de policiais, delegacias com câmeras de segurança particular para proteger funcionários, barricadas em prédios da segurança por temor ao crime organizado, gente assaltada dentro de delegacia e o Estado querendo fechar Distritos Policiais e até Delegacias de Defesa da Mulher. Tiririca, pra sua frase ficar correta em São Paulo, é preciso acrescentar: “Se tirar os tucanos do governo, pior que está não fica”.
CurtirCurtir