A Corregedoria Nacional do Ministério Público começou na manhã desta segunda-feira (20) a inspecionar pela primeira vez o Ministério Público Estadual em São Paulo. 11

Corregedoria começa a inspecionar o MPE em São Paulo; população pode colaborar

Fabiana Uchinaka
Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Corregedoria Nacional do Ministério Público começou na manhã desta segunda-feira (20) a inspecionar pela primeira vez o Ministério Público Estadual em São Paulo. A investigação, que deve durar até sexta-feira, será feita por 58 pessoas, entre servidores, auditores e integrantes do MP de outros Estados.

As equipes vão apurar in loco como anda, por exemplo, a eficiência de promotores e procuradores, a gestão da administração das unidades, o número de processos parados, as condições de trabalho dos funcionários, o cumprimento de determinações legais, a regularidades de contratos e licitações e a execução orçamentária.

Na terça e na quarta-feira (22), a população poderá comparecer ao prédio do MPE (rua Riachuelo, 115, Centro) para colaborar com reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O atendimento será feito das 9h às 12h e das 14h às 17h30, de forma reservada. É necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e o maior número possível de documentos relacionados ao assunto tratado.

“Não estamos aqui para investigar um fato. Não há uma denúncia ou uma motivação. Esse trabalho deve passar a ser uma rotina, uma constante”, explicou o corregedor nacional do MP, Sandro Neis. “O Ministério Público Estadual em São Paulo é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, o que nos coloca um desafio. É preciso estudar essa instituição, que é uma referência para outros Estados, especialmente os mais carentes, e pode apontar novas diretrizes”, acrescentou.

Depois de feito o raio-X da instituição, os dados serão apresentados em um relatório, que apontará distorções e novas formas de trabalho.

Esta é a sexta vez que esse tipo de levantamento é feito. Desde 2009, os Ministérios Públicos de Piauí, Amazonas, Paraíba, Alagoas e Pará já passaram pelo pente fino da corregedoria. Até novembro, também serão inspecionadas as unidades do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Militar em São Paulo.

Até agora, apenas os relatórios de Piauí e Amazonas foram concluídos. Segundo o corregedor, no Piauí, onde a situação do Ministério Público é considerada a mais precária e preocupante do país, foram apontadas 178 irregularidades. “A partir das constatações, já houve, por exemplo, a anulação de atos administrativos, o retorno de valores recebidos, a instauração de procedimentos disciplinares e até a constituição de órgãos administrativos de controle interno, que antes não existiam”, explicou.

De acordo com Neis, o problema mais recorrente é o atraso nos processos, que, segundo ele, é provocado mais por excesso de trabalho do que por omissão do funcionário. A falta de estrutura nas instituições também é uma constante e descobriu-se que em alguns Estados os promotores não tinham nem gabinete para trabalhar.

Já na área administrativa, o que mais preocupou foi a falta de controle interno. “Houve o caso até de um funcionário que era responsável pela execução do orçamento e, ao mesmo tempo, respondia pelo controle interno”, ressaltou.

O corregedor também explicou que imediatamente após a divulgação do relatório conclusivo, as irregularidades já começam a ser investigadas e as mudanças requeridas são acompanhadas por um órgão do Conselho de Nacional.

Ainda não há uma data para a conclusão do relatório sobre o Judiciário paulista. Somente depois de terminado o trabalho nos MPs Federal, do Trabalho e Militar é que será anunciado a próxima unidade que será inspecionada pela corregedoria

Um Comentário

  1. ACHO QUE PODEM COMEÇAR PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO…
    PODEM COMEÇAR TAMBÉM PELOS PROMOTORES LOUCOS QUE FORAM SECRETÁRIOS DA SEGURANÇA PÚBLICO, TAL COMO O PEDRO DOIDO, PROMOTOR RESPONSÁVEL PELO CARANDIRÚ.
    PODEM COMEÇAR PELOS DIVERSOS PROMOTORES DE JUSTIÇA QUE ESTÃO NA POLÍTICA, FAZENDO SEI LÁ O QUE… SE SÃO EMPOSSADOS PARA PROMOVEREM A JUSTIÇA.
    ENFIM, ELES GOSTAM DE GRANA SIM.

    Curtir

  2. Poderiam apurar as centenas de denúncias feitas na
    corregedoria do MPSP.
    Não funciona cá,que dirá lá.

    Curtir

  3. Logo vão mudar o nome para Ministério Político, que é o que mais parece.

    Esse País é uma enorme equívoco.Dentre tantos, alguns são aberrantes, como a fortuna que se gasta com essa casta para que defendam a sociedade e estão sempre metidos na política.
    O único motivo para que um membro do MP assuma uma secretaria de Estado é para que em futuro próximo seja eleito para algum cargo.
    A instituição Ministério Público somente perdeu ao entregar parte de seus membros para a política. Perdeu parcela de independência que lhe foi presenteada por um povo com sede e fome de justiça. Perdeu a sociedade brasileira porque não pode haver político imparcial e muito menos ptomotor parcial, ao menos em tese.
    Foram embriagados pela política e ludibriados pelos políticos que os têm utilizado nestes últimos anos como se fossem um ” vale credibilidade “. Usaram do respeito e credibilidade e prestígio auferidos pelo MP com a constituição de 88 e apossaram-se dos próprios como salvo conduto Político. Presas da política, passaram a conviver lado a lado com a políticagem, da qual não poderiam denunciar.
    Concomitante a tudo isso, humilharam até não poder mais as instituiçoes policiais e seus representantes, aviltando-lhes publicamente. Fortaleceu-se o crime organizado e chagamos ao estado atual. Todo mundo sem dredibilidade. Creio ter sido esse o maior e mais estúpido erro da sociedade brasileira.

    Curtir

  4. É um longo trabalho para a corregedoria no MP SP. Aqui o MP é um grupo fechado, uma panela; e a correge não apura nada; mesmo diante de grande numero de denuncias. Eles estão acima de tudo.
    e

    Curtir

  5. Que tal, como ponto de partida para ilustrar os acontecimentos, a Corregedoria Nacional, procurasse saber, se os Srs Promotores recebe o auxílio localidade, e se está no Estatuto, de que Prefeituras paguém o aluguél dos DD., o porque o cidadão recorre os seus direitos, junto ao Ministério Público, junta todas às Leis e enumerando o embasamento de seus direitos, e em geral, a vítima contribuinte, de injustiças praticada por Prefeitura, recebe Ofício, arquvando o requerimento, citando a L.C.734, de 26-11-93, onde cumpre o prazo e recorre novamente, posteriormente, não tem nenhuma solução, de caso e de outros assuntos, requeridos, porém a única solução é recorrer ao Poder Judiciário, e por ser muito caro estes pedidos e ainda a demora que requer o caso, a vítima se conforma em pagar o que não deve, para se ver livre de maiores aborrecimentos. Pedro Baiano72a. – Mongaguá – S.P. – F. 13-3507.1410

    Curtir

  6. A porta dos fundos teima em ficar aberta, sempre tem um veado abrindo ela, muita gente entrando pelo ladrão.

    Curtir

  7. Como são aprovadas as contas contraida pela PM atreves seus estrelinhas que se auto-intitulam “honestos”?

    Acorda Brasil

    euclydes zamperetti fiori

    Lotado no outrora respeitado DEIC

    Curtir

  8. PROFECIA:

    O MP terá o mesmo destino dos Delegados de Polícia,especialmente os de São Paulo.
    Os vícios são parecidos: o uso inadequado do poder,
    a confiança excedente,própias da estupidez humana e da falta de experiência de vida,a crença de que são e serão sempre respeitados,próprias dos fodões,cheios de arroubos, a não percepção de que a sociedade é mutável e de que a máscara muda a cada carnaval, e também sempre retorna para lembrar aos imprudentes que o mundo gira,e por aí vai.. Instituições são comprometidas por pessoas sem limites e que, mesmo tendo obrigação legal de obrigar o respeito ás leis, não o fazem. HiTler, Mussolini,stalin,Sadan,Alexandre,Faraós,Cesar, Ditaduras,…cairam e cairão. Então………………………………………….Mas isso não é meu desejo como membro de uma sociedade tão débil, como filho,como pai e como avô.

    Curtir

  9. A corregedoria nacional do ministério público poderia ter acesso a diversos procedimentos criminais e administrativos envolvendo ilustres dirigentes de nossa polícia, integrantes do recolhendo colegiado, alguns inclusive tendo como defensores integrantes do parquet aposentados,os quais misteriosamente não andam na justiça e na nossa corregedoria que só pune policial desapadrinhado, pobre e que trabalha na periferia.

    Curtir

  10. PODEM TAMBÉM INVESTIGAR SEUS PARES, EXEMPLO:

    PEDRO BARACAT QUE MATOU MOTOBOY COM OITO TIROS PELAS COSTAS;

    MARCIO CRISTHINO E ROBERTO PORTO ENVOLVIDOS NO ESCANDALO DA TV GLOBO, NO CASO DO TERRENO QUE TOMOU NA MÃO GRANDE DO VERDADEIRO PROPRIETÁRIO;

    E AINDA, SUAS LIGAÇÕES COM O DELEGADO E EX XERIFE DO PCC.

    PELO QUE SEI, A MORTE DO MOTOBOY TEVE MANIPULAÇÃO DE PROVAS, PRODUTOS DE ROUBO/FURTO IMPUTADOS AO MOTOBOY, MAS QUE NA VERDADE FORAM PLANTADAS PELO DELEGADO COM A AJUDA DE UM CONTRABANDISTA CONHECIDO PELO VULGO DE ABELHA E DA ENFERMEIRA DO PRONTO SOCORRO EM QUE O MOTOBOY FOI ATENDIDO, A QUAL É AMIGA DA INVESTIGADORA SHEILA QUE TRABALHA COM O MESMO DELEGADO E É CONSTANTEMENTE VISTA JUNTO DELE EM UMA MOTO HD NO GUARUJÁ/SP, NO SÍTIO EM BOITUVA/SP E MORA EM CONDOMÍNIO FECHADO EM UM IMÓVEL EM NOME DO DELEGADO RUY FERRAZ FONTES.
    SE CONSEGUIREM MANDÁ-LOS PARA A CADEIA, AÍ SIM VOU ACREDITAR QUE QUEREM A COLABORAÇÃO DA SOCIEDADE, CASO CONTRÁRIO CONTINUO ACREDITANDO QUE ESTÃO SENDO TERMÔMETRO PARA MEDIREM O QUE A SOCIEDADE TEM CONHECIMENTO E QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEM TOMAR PARA MANTEREM A SUJEIRA EMBAIXO DO TAPETE.

    Curtir

  11. tem que ir nos cursinhos preparat´ros e editoras para fiscalizar o MP esles trabalham lá o restos o aspone digita a denuncia e elabora cotas absurdas não vão encontrar Promotores trabalahndo estão fazem do mpoliticca ou donos de curoso com testa de ferros ou de editoras ou em escrtitorios recebendo umsa dinheiros o

    Curtir

Os comentários estão desativados.