DESEMBARGADOR SIRO DARLAN É A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS…SERRA E DILMA SÃO CONTRA; MARINA DEIXA TUDO PARA PLEBLISCITO…FICAMOS COM O DESEMBARGADOR, LEGALIZE JÁ! 6

Drogas: Legalizar ou não? Eis a questão

Principais candidatos à Presidência são contra, enquanto desembargador é a favor

Ana Paula Siqueira

BRASÍLIA

 

 Repressão ou liberdade? Saúde pública ou violência? O debate em torno da liberação das drogas, proibidas no país desde a década de 1970, ganha cada vez mais fôlego.

Operadores do direito, que lidam diariamente com o combate às drogas e à violência gerada pelo tráfico, acreditam que o modelo atual de combate se mostrou ineficiente e deve ser mudado.Especialistas em saúde, no entanto, acreditam que a proibição é a melhor arma para acabar com o problema, que é tratado como doença. Mas, independentemente do que defendem, todos reconhecem ser um problema que precisa de solução urgente.

Entre os principais candidatos à Presidência, nenhum assumiu posição em favor da legalização.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, em entrevista a TV Brasil, em julho, se posicionou contra a legalização:  Não podemos falar em pro- cesso de descriminalização de droga enquanto tivermos o quadro que temos hoje no Brasil observou. Uma droga não está isolada da outra. O consumo do crack se une ao de outras drogas. Temos que ter cuidado para não chegar nessa situação de descriminalização. O Brasil não tem condições, hoje, de propor a descriminalização de qualquer droga.

O candidato do PSDB, José Serra, a firma ser preciso combater o tráfico, e se posiciona contra a descriminalização de qualquer tipo de droga. Para os usuários, ele defende tratamentos públicos de saúde.

A questão da droga é gravíssima. O preço da cocaína baixou 50 vezes. Então, isso aumenta o consumo avaliou o candidato,também em entrevista à TV Brasil.

Já Marina Silva, do PV, defende debates e mais informação para encontrar o caminho. A candidata verde acredita que deva haver respeito entre as diferentes opiniões, quando se trata da descriminalização das drogas. O que não está previsto em lei, na opinião da candidata, deve ira plebiscito, segundo e-mail enviado por ela ao JB:  Se esse debate for apenas dicotomizado em quem é contra e quem é a favor, nós não vamos encontrar solução.Continuar como está não é a solução. Descriminalizar, sem o acolhimento, o atendimento, o tratamento, também não é a solução. Então vamos buscar os meios conjuntamente. Essa é a minha posição e eu também advogo em favor de um plebiscito.

Pró-legalização 

Para o desembargador da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Siro Darlan, a legalização seria a melhor forma de acabar coma guerra provocada pelo tráfico. Ele acredita que o país tem capacidade para realizar o controle do que seria vendido, além de evitar a morte de milhares de inocentes.

Estamos há mais de 40 anos numa guerra insana. Toda semana a polícia invade morro em busca de traficantes e sempre saem mortos inocentes. Não sei dizer o resultado final, mas acho que já é tempo de experimentarmos uma modalidade nova de combate.

Darlan acredita que, além do aspecto da criminalidade, a legalização deverá reduzir o consumo, a exemplo do que vem acontecendo em muitos países que descriminalizaram o uso. 

Um Comentário

  1. com aqueles olhos sempre vermelhos,com as bordas roxa, o vampiro serra deve dar um tapão em uma baseadão e fungar uma carreira.

    Curtir

  2. Que maravilha.
    Estmos 40 anos lutando por causa da frouxidão das leis e das dcisões benevolentes dos tribunais, que sempre parecem estar dissociados da realidade insana das famílias desgraçadas por causa de drogas e outros milhare de mortos. Os que morrem pelo uso da droga não são inocentes? Será que que todos se viciam por vontade própria? será que há concentimento das familias para que seus filhos se viciem? Ou será que são aliciados e até induzidos a usar droga sem saber, como ocorrem emfestas de jovesn que se embriagam e são pegos pelo laço traiçoeiro do traficante.
    Que tal legalizarmos tambem o jogo? O que é mais nocivo para a sociedade? A boca de fumo ou uma casa de bingo ( Nunca jogo e não gosto de jogo) qualquer analfabeto sabe a resposta, menos os snhores políticos, os senhores donos dos Tribunais. Excluo os demais juízes porque na maios parte das vezes sus decisões são a faavor da da sociedade.
    Concordemos com a lgalização das drogas.Acabamos com criminosos? Absolutamente.Novas drogas surgirão imediatamente, mantendo o tráfico ilegal, as mortes…
    Hipocrisia, hipocrisia,hipocrisia,hipocrisia ,hipocrisia, hipocrisia,hipocrisia…

    Gostaria de ver uma proposta de legalizar o caçador de recompensas:20 mil por traficante. NÃAAAAAAOOOOOO, isso não pode, fere a CF, as leis…. voltaríamos à barbárie….
    Penas pesadíssimas para coruptos, também NÃO PODE, fere a CF.
    É mais fácil legalizar e deixar que que morram entupidos de drogas.

    Curtir

  3. A Dilma aceita a discussão. A atual posição é mera estratégia contra o PIG. Se ela aceita a discussão o PIG envenena o Cadelo aí de cima, correr risco pra que nesta altura do campeonato rsrs?

    Curtir

Os comentários estão desativados.