Para que criar uma Polícia Penal no país? 56

 

Publicado em 24/08/2010 | Themys Cabral, com agências

GAZETA DO POVO - PARANÁ

O Brasil precisa de mais uma polícia? Na última semana, cerca de 200 manifestantes, entre eles agentes penitenciários, ocuparam a Câmara dos Deputados, em Brasília, para pressionar os parlamentares a votarem a Pro­posta de Emenda à Constituição (PEC) 308, que cria a Polícia Penal. A nova polícia ficaria responsável pela segurança interna e externa dos presídios, escolta, recaptura de presos e por investigações. Apesar da pressão, a proposta não foi votada por falta de quórum e a decisão ficou para depois das eleições. Até lá, a PEC apresentada pelo ex-deputado federal Neuton Lima, em 2004, promete causar polêmica.

A criação da Polícia Penal não foi bem aceita por entidades da sociedade civil nem pelo Minis­tério da Justiça. Organizações sociais, como a organização não governamental Justiça Global e o Instituto Sou da Paz, enviaram a todos os parlamentares uma carta com a assinatura de 25 entidades. No documento, elas afirmam que as atribuições de uma Polícia Penal seriam semelhantes às funções das polícias Civil e Militar. “Embora seja importante a regulamentação nacional do salário, da carga horária e de outras condições de trabalho dos servidores do sistema prisional brasileiro, tal reforma pode e deve ser implementada sem que seja criado mais um órgão policial”, diz o documento.

Funções

Veja quais seriam as atribuições da Polícia Penal:

– Segurança interna e externa dos estabelecimentos penais.

– Atividades policiais de caráter preventivo, investigativo e ostensivo para garantia da segurança e integridade dos detentos.

– Recaptura de presos foragidos.

– Escolta de presos.

Para o assessor jurídico da Pastoral Carcerária, José de Jesus Filho, a criação de uma Polícia Penal agravaria a falta de transparência e controle externo do sistema prisional. “Ela não vai trazer solução para o sistema prisional. Vai ser uma instituição que se somará ao caos já existente. A Polícia Civil reclama há anos que funções de polícia e de custódia não combinam. É preciso aumentar o número de agentes penitenciários, criar um plano de carreira, ter uma formação adequada e oferecer salários dignos”. Segundo Jesus Filho, uma das maiores preocupações das organizações é que os agentes penitenciários recorram ao lobby para a defesa de direitos corporativos. “Não há preocupação com a sociedade. A preocupação é nitidamente corporativa”, avalia.

A criação da Polícia Penal seria um retrocesso para o país, segundo o diretor do Depar­tamento Penitenciário Nacional, Aírton Michels. “Dar capacidade de polícia para esses agentes cria uma polícia fechada e sem transparência. O Brasil pagaria um mico no cenário internacional”.

Já o professor de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Bottini diz que a proposta cria uma confusão entre as atribuições dos poderes Judi­ciário e Executivo. “O Poder Judiciário tem função de julgar, decidir. A polícia é Poder Executivo e tem função de executar ordens, investigar e atuar na prevenção. A PEC confunde as atribuições”, diz. Para Bottini, uma divisão interna da própria Polícia Civil poderia dar origem à Polícia Penal. “E para isso não é preciso PEC. Seria uma divisão interna de competências”. O especialista defende, ainda, que para o exercício de guarda de presos é necessária um treinamento específico. “Os carcereiros trabalham na execução da pena e na ressocialização”.

Defesa

A reforma melhoria o sistema penitenciário como um todo, para o vice-presidente do Sin­dicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Johnson. “A proposta qualifica o agente penitenciário e possibilita que se libere a Polícia Militar para voltar às ruas, pois hoje ela tem de fazer segurança externa dos presídios”, afirma.

Segundo o ex-presidente do Sindarspen, Clayton Agostinho Auwerer, que esteve em Brasília na semana passada, na forma como é hoje os agentes penitenciários não conseguem cumprir a sua função de ressocialização e as previsões da Lei de Execuções Penais. “O índice de reincidência é de 60% hoje. Os presos não ficam um ano fora e já voltam presos novamente”, afirma.

De acordo com o coordenador de comunicação do Sindicato de Agentes de Segurança Peniten­ciária de São Paulo, Daniel Grandolfo, a categoria já faz um trabalho policial. “Nós apreendemos droga e mantemos a segurança da unidade. Acontecem inúmeros crimes dentro de unidades prisionais. Como a Polícia Civil vai investigar?”, questiona. Auwerter concorda. “Já apuramos o ilícito na cadeia. Nosso trabalho é de natureza policial, mas não é reconhecido”, diz.

Um Comentário

  1. Será que o ex-presidente do Sindarspen, Clayton Agostinho, acha que os agentes penitenciários não conseguem cumprir a sua função de ressocialização e as previsões da Lei de Execuções Penais pelo fato deles não serem policiais??. essa declaração é mais uma prova de que essa PEC é uma furada…ele mesmo assume que os caras não conseguem nem cumprir seus misteres precípuos, quiça, se lhe derem novas atribuições“ O índice de reincidência é de 60% hoje e certamente criar mais uma polícia fará com que os agentes sejam mais ineficientes ainda…não dão conta nem do serviço deles e querem atribuições alheias..parece até uma outra instituição que eu conheço..rsr..Pior que já vi até um agente usando um distintivo escrito polícia penal..perguntei o que era isso e ele não soube explicar…kkk….cada uma….oh vontade ser puliça…..

    Curtir

  2. Essa criação é mais um cabide de empregos, talvez os filhos do Angerami sejam enviados para trabalharem por lá.
    Criam o impossível, não conseguem nem controlar o que já existe.

    Curtir

  3. Falando em incompetência, ontem no centro de SP, o pessoal do GARRA, fez mais uma besteira sem tamanho, pegaram dois trabalhadores dentro de um onibus e bateram demais nos rapazes e, depois ao descobrirem que eram inocentes, tentaram convencê-los a mentir para não sobrar PA.
    Ledo engano, já está tudo no papel.

    Curtir

  4. É uma piada essa tal “polícia penal”… Se atualmente acontecem barbaridades com os agentes penitenciários, que não controlam nem a entrada de celulares ($), imagina a festa quando tiverem legitimidade para “investigarem” tráfico de drogas, homicídios, favorecimentos, etc. nas cadeias($$$$$$$)???

    Dividir para conquistar… Assim marchamos para a frente…E na frente tem um abismo!

    LUCINHA: Qdo o GARRA tiver que estourar o cativeiro onde estiver um filho(?) teu sequestrado, espero que aceite “cortar da própria carne” também…

    Puta cara escroto…

    Curtir

  5. É isso mesmo Policia Militar, Polícia Civil e agora… tcharam!!!! A mais nova POLÍCIA PENAL… Hahahahaha… O governo não consegue controlar nem as que existem e querem criar mais uma… Façamos como os EUA onde existem mais de 10.000, isso mesmo, 10.000 órgãos policiais. Mas para isso, será necessário competência e subordinação, coordenação e atitude responsável, igualzinho ao que ocorre lá! Será que nós temos essa “competência”? Ops, já ia me esquecendo, alguém ai sabe o que faz a Polícia Legislativa?

    Por isso que eu digo que o BRASIL é o país mais rico do mundo. Todo mundo rouba dele, cria órgãos e instituições para ser vir de cabide de emprego e essa p…ra não quebra!!!!

    Em tempo: Quero a minha cidadania italiana, para ser gari nas ruas de Roma, ser humilde porém com dignidade. PSDB NUNCA MAIS!!!!

    Curtir

  6. Oras, num momento em que a unificação das polícias é discutida e cobrada por muitos setores em nosso país, agora surge essa história de polícia penal. Se não bastassem as guardas municipais estarem reinvidicando “poder de polícia”, agora aparece essa aberração!!!

    Curtir

  7. Lurdinha, não estou dizendo que a polícia não deve agir, mas agir com responsabilidade.

    Se descumpre a lei, como vai querer usá-la???

    Mas pergunto-lhe: E se fosse o seu filho o espancado e até morto por eles por engano????

    Curtir

  8. A PEC 308/2004 FOI ANALIZADA E DISCUTIDA AMPLAMENTE PELOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE.
    SENDO NO ANO PASSADO CONSIDERADA COMO UMA DAS PRIORIDADES PELO CONSEG(CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA) .
    VOCÊS SABEM O QUE É ISSO, ACREDITO QUE NÃO.
    FIQUEM TRANQUILOS, DELEGADOS, POLICIAIS CIVIS E MILITARES, ETC. A PEC 308 NÃO VAI TIRAR SEUS CARGOS.
    ELA SÓ VAI SOMAR E TAPAR O BURACO QUE CERTAS INSTITUIÇÕES DEIXAM.
    ACESSEM A RESPOSTA DO SIFUSPESP À ESTE COMENTARIO http://www.sifuspesp.org.br/?q=resposta

    Curtir

  9. O GARRA prendeu 4 ladroes de banco ontem no Centro.Estavam fugindo no coletivo,foram avistados por Policiais da 1 Secc. que pediram apoio……..
    B.O No 1 D.P.
    Esse papo de bateram em trabalhadores e mentira.
    Essa de matam seu filho e otima,rs…..Va pesquisar o indices de letalidade nas acoes da PCSP,pq sao baixissimos…..

    Curtir

  10. |Agemte Penintenciario.

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ta delirando???Ta passando mal???

    Isso e desvaneio querido.
    Nao se iluda.
    Presta Concurso para uma Carreira Policial,isso e possivel,policia penal nao……simples

    Curtir

  11. Conseg??Eu acho que eu sei,um monte de Donas de Casa e aposentados que nao tem absolutamente o que fazer e se acham como VOCE,POLICIA….Quem conhece sabe……..rsss

    Curtir

  12. JUSTICEIRO

    Certamente voce está referindo-se a outro caso, pois, o que mencionei foi registrado no 3º DP e, não eram quatro pessoas e sim TRÊS e, digo mais, todos eram garçons de um restaurante de propriedade da esposa de um policial civil, portanto, antes de voce falar que é mentira algo que digo, vá informar-se melhor primeiro.

    Quanto a ironizar o fato de baterem e até matarem indiscriminadamente, demonstra o excelente policial que deve ser, depois ainda acha-se com moral para comentar a matança por parte de outra corporação. Voce deve usar dois pesos para a mesma medida.
    Se acha que a polícia está acima de tudo e de todos e que esconde-se atrás de um distintivo e de pseudo autoridade está enganado, pois, se assim fosse, não haveria necessidade de existir a Corregepol, a qual mesmo tendo sido desvirtuada de sua função original, foi criada com o objetivo de punir autoridades corruptas e irresponsáveis.

    Curtir

  13. BATER EM QUEM QUER QUE SEJA POR CAUSA DO PATRIMÔNIO DOS OUTROS, QUE NÃO ESTÃO NEM AI PRA VOCÊ ,E QUE TE EXECRAM O TEMPO TODO, POIS, SÓ LEMBRAM E FALAM BEM QUANDO ESTÃO COM A P..A NO C. ? TEM QUE SER MUITO TROUXA MESMO !EM CRIMES CONTRA A VIDA, VÁ LÁ….DEPENDENDO DO CASO VOCÊ ACABA SE REVOLTANDO COM O AUTOR, POIS, SE COLOCA ÀS VEZES NO LUGAR DOS FAMILIARES DA VÍTIMA E ACABA DANDO UMAS BOLACHAS NO CANALHA; MAS…..POR CAUSA DE PATRIMÔNIO !!!!!???? TEM QUE SE F…. MESMO PRA APRENDER A TRABALHAR.

    Curtir

  14. DE FATO, SO É CONTRA A POLÍCIA PENAL QUEM É A FAVOR DO CRIME. NA VERDADE NOS, AGENTES JA SOMOS MAIS POLICIA DO QUE MUITAS POLÍCIAS. FAZEMOS O QUE POUCOS TERIAM CORAGEM DE FAZER. EU JA ACHEI DROGAS, JA TROQUEI TIROS COM BANDIDO NO EXERCICIO DA MINHA FUNÇAO, JA TOMEI ARMA DA MAO DE BANDIDO E FAÇO CUSTÓDIA DE BANDIDOS DO PCC. VEM UNS POLICIAIS QUE FICA NUMA VIATURA REVISTANTO ADOLESCENTE NAS RUAS E DIZ QUE NAO TENHO O DIREITO DE SER O QUE JA SOU DE FATO. DOENTE ESSE JUSTICEIRO. DEVE SER UM PULICA RAFAMÉZINHO AÍ.

    Curtir

  15. EU SOU TOTALMENTE A FAVOR, O INSPETOR FAZ SERVIÇO DE POLÍCIA,E POR FAVOR A CULPA DA RESOCIALIZAÇÃO NÃO É DO INSPETOR ELE NÃO É PSCICÓLOGO,NÃO É GOVERNADOR,CULPEM O ESTADO QUE AMONTOAM PRESOS EM JAULAS,SEM VENTILAÇÃO SEM ESPAÇO PRA DORMIR,A INFRA ESTRTURA DOS PRESÍDIOS ,A COMIDA,O TRABALHO QUE NÃO É OFERECIDO PARA QUE ELES APRENDAM UMA PROFISSÃO,A CULPA É DELES??/!!!DOS INPETORES QUE SIMPLESMENTE FAZEM SEU SERVIÇO COM QUE LHE ÉS DADO PELO ESTADO,NADA!!!!!

    Curtir

  16. A frustração de meia duzia de soldadinhos com a criação da POLICIA PENAL é gritante, pra ser agente penitenciário tem que ser muito MACHO, pra encarar todos os dias de frente bandidos de alta periculosidade,eu duvido que um policial federal critique a policia penal, agente copera com eles todos os dias fornecendo informações. portato já fazemos serviço investigativo a muito tempo. vão falar da policia legislativa, assa sim ñ serve pra nada.

    Curtir

  17. vcs são uma Cambadaaa de mamãe de VAGABUNDOOOOO , pq vc não pegam os bandidos e levam pra casa de vcssss
    POLICIA PENAL JÁAA

    Morteeee a vagabundagemm

    Curtir

  18. P/ MIM QUEM É CONTRA A POLÍCIA PENAL SÓ PODE SER ESTAS PUTAS E VIADOS QUE FAZEM PARTE DA PASTORAL CARCERÁRIA E ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, QUEM FICA DEFENDENDO HOMEM PRESO SÓ PIODE SER PUTA E VIADO

    Curtir

  19. nao sou contra nao pois meu esposo e agente penitenciario e voces nao tem noção do que aquilo la
    nem com policia civil militar ou penal tem ressocialização pois e bandido quem quer nao poe culpa nas policias bagabundo tem em qualquer classe, seria muito util policia penal pois assim desafoga muitos coitados que tem que dar plantao de 24hr na rua e depois ir paraos distritos, pois faltam agentes.

    Curtir

  20. Sou inspetor penitenciário no rio de janeiro.Ouvir o que os “entendidos” de cadeia falam dá até pena!!!!Policiais civis e militares que são contra a policia penal , são contra eles mesmos!!!!A policia penal já existe, embora a vaidade seja grande entre as instituições.O que se faz um inspetor é um trabalho de polícia sim!!!Fazemos escolta com fuzil,pistola.40 de presos da alta periculosidade, pelo rio de janeiro todo!!!Trabalhamos com documentação dos presos,intervenção em ambiente confinado(referência nacional), ou seja fazemos TUDO que os policiais civis e militares fazem e mais um pouco!!!Quero ver esses poiliciais “machões” entrarem em uma cela com 50 presos SOZINHOS!!!!Vão lá, não são águias!!!Mas o poder de polícia deveria se fazer presente sim, pois muitos crimes ocorrem na cadeia!!!Isso desafogaria muitsa delegacias!!!Agora criou-se um novo grupamento segurança externa, estamos trando os PM’S das guaritas, eles só dormiam mesmo!!!!
    Quanto ressocializar, isso só pode ser piada!!Isso é função do tratamento(pedagogia,assistencia social etc)quem diz que o inspetor tem que ser um “educador” ou é fora da realidade e vive em uma redoma, ou apoia os bandidos querendo o voto de seus familiares!!!assim como vários partidos que apoiam os traficantes!!!
    Policiais não sejam vaidosos a criação de uma nova policia será melhor para todos acreditem!!!Vcs se julgam melhores que nós???Veja qto ganha um agente da policia civil no rj e um da seap!!Ganhamos muito mais , então não por dinheiro que estamos nessa e sim pela sociedade!!!Não estamos na rua usando farda pra roubar,acordem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  21. Querem saber quem são contra a criação da PEC 308? Policiais militares que não querem perder as boquinhas no sistema penitenciário, os parentes de presos, os tercerizados, os vagabundos e algumas ONGS que defendem direitos “humanos”. Já somos policias de fato queremos ser policiais de direito, se alguém duvida que exercemos função policial passe um plantão de 24 horas em uma penitenciária com 1700 presos que vocês mudaram de idéia, muitos tentam poucos conseguem.

    Curtir

  22. bom.os agentes tem razão em exigir à provaçaõ dessa pec analizando suas funções vemos que os mesmos já atuan como policiais e existe coerencia nos seus questionamentos.ex:a liberação dos pms para as ruas.

    Curtir

  23. Todo mundo fala mal da polícia, mas quando o “bicho pega” a primeira coisa é discar 190. Tenho certeza que, se um vagabundo tivesse aterrorizando sua família, na primeira pessoa que iria pensar é na figura do policial, seja ele militar, civil ou ,até mesmo, penal (que não exite). O raciocínio é simples, quanto mais vagabundo mais insegurança, quanto mais polícia, mais segurança. Pense melhor antes de atacar quem, mesmo ganhando pouco, te defende. Quer atacar alguém? ataque os bandidos.

    Curtir

  24. Se você é policial tenha orgulho da sua profissão não desanime com comentários como “se não tá satisfeito faça outro concurso” ou “bem feito! não estudou”. Seja, principalmente, honesto, mesmo que isso parece impossível no meio de tanta corrupção. Seja honesto! Sua honra e moral tem mais valor que o Real. Mesmo que a sociedade não te reconheça, tenho certeza que sua família vai te ver como um herói.

    Curtir

  25. Acredito pessoalmente que a iniciativa é bastante boa, mas ainda assim limitada. o que deveria ser feito seria reestruturar a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), desmilitarizando-a e atribuindo-lhe autonomia jurisdicional nos ambitos municipal, federal e estadual.

    essa FNSP, assim estruturada, seria composta pelas Guardas Civis Municipais, Policias Civil, Militar, Cientifica (nas UF onde atuam independentemente), e as de ambito federal (Policia Federal, Rodoviaria Federal, Ferroviaria Federal e Legislativa Federal), alem da proposta Policia Penal, criando assim uma policia unica com atribuições ostensivas, investigativas e cientificas em todo o territorio nacional.

    Salienta-se ainda que poderia-se até elevar sua area de atuação para a zona maritima, retirando do papel o velho tabu da Guarda Costeira, que alem de ser desmilitarizada, seria uma ramificação da FNSP contando com os navios de patrulha da MB de menor porte, os navios de apoio à navegação (balizadores, faroleiros, hidrograficos, rebocadores, etc) e as ineficazes Capitanias de Portos.

    toda essa organização atuaria nas tres esferas do poder publico (municipal, estadual e federal) nas áreas de segurança publica e interna, agindo de fato como força auxiliar das Forças Armadas nacionais (e nao apenas do EB, como ocorre com as PM’s).

    já no tocante aos Corpos de Bombeiros, acredito que, alem da desmilitarização, deveriam ser integrados às Defesas Civis e (quem sabe, até) ao SAMU e transformados num orgao unico nacional de preservação social – Departamento Nacional de Gerenciamento de Emergencias (DENAGEM), nada relacionado á FEMA norte-americana.

    os dois orgaos, distintos e independentes entre si (FNSP e DENAGEM) ficariam sob direção de um MINISTERIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, que há muito se faz necessário ser criado, poupando recursos com treinamento, equipamentos, e até padronizando o piso salarial, proporcionando aos profissionais um salario justo para suas atividades.

    Curtir

  26. “Existem órgãos policiais no âmbito da União e dos Estados. A União tem, dentre outras, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, enquanto os Estados têm a Polícia Civil e a Polícia Militar.
    Polícias militares: dão forças de segurança pública de cada uma das unidades federativas. Têm como principal função a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e no Distrito Federal.
    Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial. Cabe à Polícia Civil dos Estados atuar como polícia judiciária
    Polícia Federal: subordinada ao Ministério da Justiça e responsável por investigações dos crimes julgados pela Justiça Federal.
    Polícia Rodoviária Federal: responsável pela fiscalização de trânsito e combate à criminalidade nas rodovias federais, sendo de sua alçada os fatos gerados nessa circunscrição.
    Polícia Ferroviária Federal: órgão permanente, como as demais polícias federais, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira. Destina-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.
    Polícia Legislativa: órgão da Câmara dos Deputados, exerce as funções de polícia judiciária e apuração de infrações penais nas dependências da Câmara dos Deputados, além das atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem e do patrimônio nos edifícios da Câmara dos Deputados. É encarregada também da segurança do presidente da Câmara e dos deputados federais.
    Polícia do Exército: é a força que tem como missão zelar pelo cumprimento dos regulamentos militares.
    Força Nacional e guardas municipais”
    Fonte: http://educacao.uol.com.br/cidadania/policia.jhtm

    O Brasil tem órgãos políciais distintos e cada qual com sua atribuição peculiar, cabem lembrar dos atentados ocorridos no Estado de São Paulo em 2006, comandados pelo “PCC” do interior das unidades penais. O Brasil vivenciou um momento de terror. Agentes Penitenciários de todo o pais convivem diariamente com criminosos de alta periculosidade e desta forma também apreende e notifica inúmeros ilícitos tipificados no ordenamento jurídico, sendo o poder de Policia do Estado dentro das unidades.
    É evidente a necessidade de mudança no sistema penal. A Policia Penal vem para suprir essa lacuna que as outras policias não atendem. Ou seja Polícias militares: Têm como principal função a polícia ostensiva e a preservação da ordem. Cabe à Polícia Civil atuar como polícia judiciária. A Policia Penal em conjunto com as demais policias da união atuam dento dos “escritórios” do crime organizado, que conforme inúmeras reportagens estão comandando de dentro das unidades penais.
    Os criminosos já percebem que dentro das unidades penais o Estado é omisso (sem poder de polícia regulamentado).
    Polícia Penal já!!!

    Curtir

  27. Como no Brasil tudo é piada, vamos lá: que tal criar também a POLICIA HOSPITAR (médicos e enfermeiros armados para atender pacientes criminosos); a POLICIA ESCOLAR (professores armados para coibir os alunos rebeldes); a POLICIA FISCAL (auditores e técnicos da Receita Federal para prenderem os sonegadores); a POLICIA POLITICA (senadores, deputados e a presidente Dilma com poderes para prender quem fala mal de politicos); e sugiro também a POLICIA DO STF (para prender quem praticar homofobia e proibir marcha da maconha).

    Curtir

  28. Criar uma nova policia, para mim seria uma grande besteira. Pois nem salarios dignos temos em nossas instituições o que seria se mais verbas destinadas para outra carreira. O correto seria a reformulação da carreira de agente penitenciario. Carreira esta primordial para sua função e sem qualquer apoio do estado. Não adianta mudar nomes criar nomes, se não reestruturarem a carreira.
    Isto e apenas mais um balão de ensaio dos entendidos em segurança publica.

    Curtir

  29. A CRIAÇÃO DA POLÍCIA PENAL ( PEC – 308 ) É APENAS O RECONHECIMENTO NA CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO POLICIAL QUE É FEITO A MUITOS ANOS PELOS AGENTES PENITENCIÁRIOS , COM TODA CERTEZA SERÁ APROVADA PELO CÂMARA FEDERAL .

    Curtir

  30. POLICIA PENAL JA!!!!!!!!!
    DEIXA ESSES RECAUCADOS FALAREM O Q QUEREM, SAO TUDO UMA CAMBADA DE VAGABUNDOS QUE HOJE ESTAO NO PODER.
    POLICIA PENAL SIM, DIREITOS HUMANOS E PARA HUMANOS NAO PARA UMA PORRADA DE DELINGUENTES QUE MATAM, ROUBAM E ESTRUPAM. QUERO VER SE UM VAGABUNDO ESTRUPASSE A FILHA DE UM DESSES QUE OS DEFENDEM SE IRIAM CONTINUAR COM O MESMO DISCURSO.
    POLICIA PENAL NELES!!!!!!!!

    Curtir

  31. o brasil é a sexta economia do mundo e compensação ocupa o lugar de 185 de analfabetismo, pobreza de espirito e fisico, terra de politicos ladrões, terra de pedófilos ricos que não vão pra cadeia em fim é um pais de merda e um povo lixo, agora esse trouxas querem opinar o quê? esse pessoal que é contrario a legitimação da policia penal,não sabem nem levantar a tampa da privada e querem opinar sobvre o quê?? não vou chama-los de povo, porque povo pensa. Vou chama-los de massa, porque massa lenmbra de bosta. pastoral carceraria, igreja católica, ongs pilantras, o que voces fazem. NADA. vão defender os sem terras, quando de uma reintegração de posse.
    ku ku klans.

    Curtir

  32. todos estão na luta contra a bandidagem independente se e policia penal, militar ou civil se um de nos formos pego na trairagem não ha distinção por isso tamo junto na pista um apoiando o outro torço pela pec 308 não por vaidade mais sim por direito

    Curtir

  33. engraçado que são sempre os mesmos ignorantes que deixam comentários a desfavor da pec, vamos ver se vão postar meu comentário. A criação da policia penal foi criada por pessoas competentes que entendem de segurança pública, não por meia dúzia de pessoas ignorantes e incompetentes, a criação da policia penal vai melhorar e muito o sistema prisional em todos os sentidos, e todos nós só temos a ganhar, e vai valorizar os servidores que trabalham nas penitenciarias do país.

    Curtir

  34. Acredito que muitos agentes do sistema prisional em algum momento da vida fracassaram ao tentar ingressar na carreira policial e por tal motivo forão para o plano B, ingressar no sistema prisional, uma vez que se virão no sistema prisional racinalizaram que o trabalho apesar de ser de segurança não é a mesma coisa que trabalhar nas ruas patrulhando ou investigando, acredito que tal PEC preenche essa lacuna emocional mas não resolveria o problema, podemos obsevar que é mais um desejo de ser policial do que relamente querer melhorar o sistema pricional. Duvido que alguém que e agente penintenciario nunca tentou entrar na policia e se caso conseguise estaria atuando como policial. Podemos obervar no google divesas fotos de agentes penitenciarios vestido fardas e ostentando sua arma e dinstintivo como se fosse um policial, mas a realidade a categoria não pode sonhar, mas sim, buscar melhores condições de trabalho e salario e buscar ter orgulho do que faz, caso queira ser policial que estude e preste um concurso na area policial.
    Por tais motivos podemos concluir que a pec atentede somente a realização da categoria em ser policial, pelo fato de não terem tido sucesso no ingresso na carreira policial.

    Curtir

  35. Carlos Envandro :
    Acredito que muitos agentes do sistema prisional em algum momento da vida fracassaram ao tentar ingressar na carreira policial e por tal motivo forão para o plano B, ingressar no sistema prisional, uma vez que se virão no sistema prisional racinalizaram que o trabalho apesar de ser de segurança não é a mesma coisa que trabalhar nas ruas patrulhando ou investigando, acredito que tal PEC preenche essa lacuna emocional mas não resolveria o problema, podemos obsevar que é mais um desejo de ser policial do que relamente querer melhorar o sistema pricional. Duvido que alguém que e agente penintenciario nunca tentou entrar na policia e se caso conseguise estaria atuando como policial. Podemos obervar no google divesas fotos de agentes penitenciarios vestido fardas e ostentando sua arma e dinstintivo como se fosse um policial, mas a realidade a categoria não pode sonhar, mas sim, buscar melhores condições de trabalho e salario e buscar ter orgulho do que faz, caso queira ser policial que estude e preste um concurso na area policial.
    Por tais motivos podemos concluir que a pec atentede somente a realização da categoria em ser policial, pelo fato de não terem tido sucesso no ingresso na carreira policial.

    Cito que o projeto da pec e muito bom e atrativo podendo melhorar o sistema pricional, conforme comentarios dos colegas internautas, sendo essa preocupação dos gestores e servidores de alto escalão, e sendo preocupação dos agentes penitenciarios mais ser “um policia” do que se preocupar se vai dar certo o projeto, que uma vez aprovado, garanto que os afavores da pec só se preocuparão em comprar suas fardas e breves deixando de lado tais argumentos postados pelos colegas internautas.

    E lógico que o projeto é de uma grande competencia, mas será que relamente é essa a preocupação da categoria????

    Depois de aprovada a pec, ficarão em cima das outoridas combrando aplicação da emenda em sua plenitude ou só se preocupação com o art.X que lhe darão o poder de polícia deixando de lado inumeras outras atribuições que serão destinadas ao orgão penal????

    Será que final do mês ,com sua arminha na cintura e sua farda limpa e passara realmente, se preocuparão se a violencia e a educação dos nossos reeducandos estão melhores???

    Curtir

  36. Carlos evandro. A Polícia Penal obviamente trará mais profissionalismo e segurança ao sistema prisional. As fotos que vc viu na internet são de Agentes Penitenciários legalmente investidos no cargo público ao qual ocupam, devidamente treinados para exercerem tal função, utilizando fardamento regulamentado pelo estado e utilizando viaturas e armamento do próprio estado. Isto é profissionalismo, não se trata nem um pouco de “ostentação barata” ou de imitação policial.
    A Pec 308 não irá “criar mais uma polícia” como vc disse, mas sim somente regulamentar uma polícia que já existe há muito tempo, esquecida pela constituição.
    Outra coisa, a “educação dos seus reeducandos” (digo seus, pois não são nem um pouco meus), não é e nunca foi função do Agente Penitenciário ou da Polícia Penal. A função deles é apenas de segurança. Manter a ordem na unidade prisional, evitar fugas, motins, rebeliões, escolta policial, recaptura de presos foragidos, enfim. Segurança pública.
    A “ressocialização” por sua vez, fica por conta do estado, através de mecanismos que criem oportunidade de vida ao egresso e de pessoas legalmente capacitadas paral tal função, como professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais dentre outros, porém, ao meu ver até certo ponto, pois tente ao menos vislumbrar como reintegrar por exemplo um traficante acostumado a ganhar muito dinheiro ilícito à sociedade através de meios legais.
    Enfim, certamente a Polícia Penal será aprovada, pois as reinvindicações são justas e o projeto já foi aprovado por várias comissões ligadas à sociedade, ao governo e à segurança pública.

    Curtir

  37. Tem algumas postagens vergonhosas aqui, como a primeira de todas elas, principalmente por ter sido vinda de um SUPOSTO delegado de polícia, jogando a culpa da alta reincidência no crime e da não ressocialização dos detentos nos agentes penitenciários. Como alguem pode ser tão hipócrita?
    Ao meu ver, na situação da nossa sociedade atual, a única maneira de baixar drasticamente a reincidência de criminosos nas cadeias seria fazê-los voltarem a temê-la, através de muito “pau e choque”, como acontecia na época das carceragens da polícia civil, como você deve se recordar, não é, sr delegado?
    Mas isso nós, agentes prisionais não fazemos mais pois além de sermos cientes dos nossos direitos, somos cientes também dos nossos deveres. Somos profissionais e não cometemos crimes.
    E do direito de buscar a nossa valorização, tenha certeza de que não abriremos mão. Iremos até o fim. Polícia Penal Já!

    Curtir

  38. Claudia Lacerda :
    POLICIA PENAL JA!!!!!!!!!
    DEIXA ESSES RECAUCADOS FALAREM O Q QUEREM, SAO TUDO UMA CAMBADA DE VAGABUNDOS QUE HOJE ESTAO NO PODER.
    POLICIA PENAL SIM, DIREITOS HUMANOS E PARA HUMANOS NAO PARA UMA PORRADA DE DELINGUENTES QUE MATAM, ROUBAM E ESTRUPAM. QUERO VER SE UM VAGABUNDO ESTRUPASSE A FILHA DE UM DESSES QUE OS DEFENDEM SE IRIAM CONTINUAR COM O MESMO DISCURSO.
    POLICIA PENAL NELES!!!!!!!!

    concordo com tudo o que vc disse,mas pelo amor de Deus , nao diga ESTRUPO!

    Curtir

  39. reflexão ..

    Poder de Polícia tem todos os funcionários da Administração Pública que possuam o encargo de verificar o cumprimento das Leis em prol do bem estar público. Assim, por exemplo, tem Poder de Polícia o fiscal sanitário, o fiscal de obras, o fiscal tributário, a autoridade alfandegária e, Receita federal, Ibama e etc.. claro, o policial quando age em defesa da ordem pública.
    Ao Polícial Militar, incumbe-lhe o policiamento ostensivo, já a policia civil , a policia judiciária. Então, o Agente Penitenciário exerce atividade policial e tem Poder de Polícia dentro do âmbito de suas atividades funcionais.

    Com relação ao porte de arma, este é legalmente concedido à todos os cargos públicos em que se verifique risco à integridade de seu ocupante e a necessidade de proporcionar-lhe meio adequado de auto-defesa, policial ou não, pois em alguns estados esse já é liberado para o inspetor penitenciário, conforme o estatuto do desarmamento (Lei 10.826/03) VII – os integrantes do quadro efetivo dos agentes e guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e as guardas portuárias.

    prisão

    “Art. 301. Qualquer do povo poderá dar a voz de prisão e as autoridades policiais e seus Agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito.”

    A Policia penal só vai estruturar, unificar e regulamentar a adequação das atividades dos agentes em todo país, pois não vai criar outra policia, só vai liberar cada órgão policial para suas devidas atribuições, que por muitas vezes extrapolam suas atuações. A SEAP é o órgão que já faz a segurança interna e externa de alguns presídios pelos inspetores penitenciários que já exercem atividade policial, e já possui tropas de elite reconhecida mundialmente como GIT, GSE E SOE – Serviço de Operações Especiais. os inspetores e os grupos de elite fazem o uso de coletes balísticos, pistolas calibre 40, fuzis calibre 556, viaturas , cintos para presos perigosos etc.. e também utilização de cães treinados para identificar armas, drogas e celulares, atuando já de forma independente, sem a necessidade de intervenção de outros órgãos de segurança publica. Com 20 anos de existência, completados em setembro do ano passado, o Serviço de Operações Especiais (SOE) virou referência nacional, principalmente com relação à utilização de armamento não-letal. Policiais e agentes de todos os lugares do Brasil procuram o curso de especialização do SOE – o único grupamento com essas características nos presídios do país. e por fim, a regulamentação só vai organizar a policia penal, e adequar e liberar os outros órgãos policiais para sua atividades normais , conforme suas atribuições e legislação especifica, estabelecida pela lei constitucional do país. A guarda portuária está com essa mesma necessidade de regulamentação que é criação da PPF..( Policia Portuária Federal) e os mesmos exercem poder de policia dentro das suas atribuições, pois falta regulamentação, efetivo e estruturação do órgão, com essa demora os portos e os rios continuam abandonados, largados sem fiscalização…

    o país não precisa de quebra galho, pois tem órgão que já tem muita atribuição e não estão dando conta por falta de estrutura e capacitação, precisamos de policia especializada cada uma atuando no raio de suas atribuições legais ..

    obg

    Curtir

  40. aqui no meu estado RS, eu vejo muito policial militar muito recalcado por sinal querendo ser agente penitenciario,quando sai concurso vao tudo pra fila,acho lindo quando prendem um parente de um policial eles vem na frente da cadeia dizer que sao colegas e coisa e tal que seu parente foi preso(inocente) ai nos somos tudo,cadeia e hospital ninguem ta livre,inclusive ja trabalhei em penitenciarias que tem varios ex policiais,que por serem muito policia estao presos.nao sao todos quando a pessoas generaliza sempre erra.temos varios colegas de respeito…dexo um abraço para os rekalkados

    Curtir

  41. Sou agente penitenciário do RJ e não tenho nenhum recalque em querer ser policial. Nunca fiz concurso para polícia militar, literalmente nunca, pois não gosto da hierarquia militar. Quanto à polícia civil eu já fiz o concurso, porém, fiquei reprovado. Depois eu fiz novamente o concurso da PC em outro Estado e passei, mas como eu tinha feito também no mesmo período o concurso para o sistema penitenciário do meu Estado, eu resolvi optar pelo meu Estado. Novamente realizei o concurso da PC do meu Estado e passei, contudo, não fui, pois saiu o plano de cargo e salário dos inspetores penitenciários, sou de segunda e com meus triênios recebo mais de cinco mil, fora, é claro, o aumento de 28% que virá em 2013, os 30 % de periculosidade e o dobro da inflação em 2014, logo, o meu salário de agente penitenciário não será menor do que sete mil em 2013 e 2014. Hoje no RJ tudo é exercido pelos agentes penitenciários, aliás, é referência em todo o país, além do que, todos os PCs, PMs e agentes penitenciários do RJ se dão muito bem, mas infelizmente isso não ocorre em todos os Estados, pois alguns PMs se acham mais policiais do que qualquer outro policial, como também alguns PCs que foram agentes penitenciários e hoje cospem no prato que comeram, ou então, alguns merdinhas, filhinhos de mãe que entram para a PC ficam falando um monte de m…, mas na hora que o bicho pega colam as plaquinhas. Portanto, quero dizer que, hoje no RJ muitos não querem mais ir para a PC, muito menos para a PM, assim, como, no meu caso, pois só saio da SEAP quando passar para Delegado (em outro Estado só se o salário for superior a dez mil reais), juiz ou promotor. Aliás, eu estou quase lá, pois estou batendo na trave direto. Enfim, o que os agentes penitenciários do RJ desejam é reconhecimento, condições de trabalho etc., já que no RJ há mais de 7 anos não existem fugas, rebeliões etc., razão pela qual do reconhecimento do Estado para com os servidores do sistema penitenciário.

    Curtir

  42. SERIA APENAS MAIS UMA CATEGORIA COM BAIXOS SALATIOS, A MARGEM DO GOVERNO. TEMOS Q INVESTIR NOS QUADROS Q JÁ EXISTEM, ESTA IDÉIA VEM NA CONTEA MÃO DAS PECS, QUE ESTÃO NO SENADO PARA A UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS. ESTA PARA SER VOTADA AINDA NOS PRÓXIMOS MESES.

    Curtir

  43. gostaria,de deixar bem claro,que todos,que estao contra a pec que cria a policia penal,nao conhecem a verdadeira situaçao dos nossos presidios.todos os agentes penitenciarios querendo voces ou nao,ja prestam serviços de natureza policial.portanto antes de sairem falando besteira ou escrevendo,deveriam analizar suas palavras e reconhecer a importancia da policia penal hoje no brasil,e fato que a maioria que sao contra, com certesa ,nao entende nada de leis e, se ,sao juristas devem voltar para o jardim da infancia e começar a estudar tudo de novo..força meus amigos agentes estou com voces.

    Curtir

  44. Marcelo, presta serviço policial mais não são policiais, fui guarda por 5 anos e a coisa que mais me deixava desgostoso era os guardas pagando de puliça e não fazendo o mínimo que era cuidar da segurança e disciplina, a sap virou um cabide aonde os chegados se acertam e os demais só levam fumo, essa onde de polícia penal começou com o cara de prudente que faz de tudo menos cuidar dos associados. O dia que vocês virarem policias, verão que não adiantará nada, pois as policias não cuidam nem de seus homens.

    Curtir

  45. sonhar em ser policial militar,com a visao geral da policia hoje no brasil? tem comentarista dizendo que o agente penitenciario quer a pec por sonho ou decepçao profissional.amigo, vai se enformar melhor, tem policia pedindo pra trocar de emprego,pois nao aguentam mais tantos erros dentro da corporaçao.se ta enganado amigo,nao e sonho e necessidade
    para melhorar o sistema.

    Curtir

  46. Tô chegando meio tarde aqui mas, acho que poucos sabem que tem PM e GCM prestando pra AEVP e/ou ASP (São Paulo) ! !

    Outra coisa é a livre expressão, da qual todos temos o direito, e outra é a ironia e o sarcasmo (que, aliás, o pessoal daqui tem até doutorado). Não vejo a necessidade de tentar diminuir e humilhar à outrem. uns porque são Policiais de Carreira e acreditam piamente serem os donos das maiores rolas do Universo, e outros só porque não querem sequer enxergar que, DE FATO, AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA E AGENTES DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA, JÁ EXERCEM FUNÇÃO POLICIAL HÁ TEMPOS!!! Isso sem sequer mencionar que usam armamento em calibre restrito (.40), Fuzis em Calibre 5.56, carabinas e viaturas caracterizadas. Se considerarmos que escoltam custodiam presos das maiores facções e associações criminosas do País, as armas em calibre restrito a uso policial, uniforme (NÃO É FARDA, É UNIFORME. NÃO SÃO E NEM DEVERIAM QUERER SER PMs), Coletes Balísticos, Viaturas do Governo e nas Cores, Periculosidade e etc, não há nem o que mais questionar, meus jovens… Usemos de coerência e sejamos principalmente mais humildes. ASPs e AEVPs (Isso em SP, mas considerando todos os ASPs do Brasil) já exercem de fato funções Policiais. Isso não fará de você menos Puliça, meu chapa. Só vai te dar um aliado quando um ASP render um mala que ta te assaltando, ou quando ele prender em flagrante na rua um mala que tá roubando sua filha, esposa e etc!

    PENSEMOS (Não custa)

    Curtir

  47. O que eu puder perceber foi a falta de respeito com esse profissionais de responsabilidade(Agentes Penitenciários),pois exercem um trabalho da maior periculosidade,onde estão diretamente ligados aos mais diversos tipos de riscos físicos e morais,e ai vem esse policias de quinta,que muitas vezes só são corajosos em grupos,Duvido que vocês (policias) tem a mesma coragem de um agente……SER UM AGENTE PENITENCIÁRIO É UMA PROFISSÃO PARA POUCOS E SÓ OS MELHORES CONSEGUEM……….POLICIA PENAL JÁAAA…

    Curtir

  48. Respeito o ponto de vista de todos, mas quantos já passaram 24 horas trabalhando num presídio para saber o que acontece lá dentro? Presídios são caixas pretas rodeadas de suposições, não há acesso às informações. Lá não há ordem e segurança, como aqui fora também não Por quê? Por falta dentre tantas coisas, a organização do trabalho, para que sejam dadas condições mínimas para que os servidores possam executar suas funções. Por que o medo de “”MAIS UMA POLÍCIA?”” Num país cheio de ladrões, quanto mais polícia, melhor! Que venham as 10000 polícias americanas pra deter essa vagabundagem. Mas tenho um palpite de que por que tanto medo da Polícia Penal: Os políticos! Explico: já pensaram numa polícia penitenciária transparente tendo que tratar petistas e ladrões comuns da mesma forma? Cumprindo o mesmo regulamento? Pra que mais uma polícia, não é? (SIC). Deixa os colarinhos brancos com tornozeleiras que nem funcionam direito à solta. Quem tem medo de polícia penal, tem medo de ir preso. Os corruptos tem lá seus motivos, mas os direitos humanos? Por que damos tanto ouvidos a eles? Só aparecem quando o ladrão morre ou quando a polícia faz cagada, mas na hora de arregaçar as mangas, (Vide o viva rio, na UPA de Gericinó) não fazem nada, além é claro de paparicar vagabundo, até mesmo quando a polícia agiu certo, mas se um policial ou “policial penal” morre, onde vão? Policial e policial penal são seus inimigos? Por que nunca os vejo nos enterros. Todavia fica o conselho: busquem fatos, não suposições, procurem pelas leis, pelos atos das autoridades, pelos gastos e pelos resultados e cheguem as suas próprias conclusões. Não se impregnem pelos ouvidos com balelas da mídia e seus editoriais tendenciosos e serventilistas.

    Curtir

  49. Qual o problema na criação da PP? Não vamos tirar o emprego de ninguém, apenas somaríamos em prol da sociedade, e como o companheiro José Bianor citou, tem muito agente bom de serviço nas cadeias, ponta firme, que entra pra soltar e trancar 700 bandidos sozinho, sem reclamar, o mesmo bandido que fica 15 minutinhos nas suas vtrs nós temos que manter na linha por anos… Se entram ilicitos nos presídios, é pela própria estrutura que o Estado oferece, tanto de segurança para o servidor quanto de custódia para o preso.

    Hipócritas

    Antigamente eu pensei em ser policial, mas hj julgando pela reputação que as instituições gozam, e pelo número de policiais executados, sendo o Brasil o país que mais se morre policia, prefiro ser ASP mesmo.

    Curtir

  50. Sou agente em sp há 16 anos já tomei 04 tiros de vagabundo na rua, por ser agente e portanto repressor da criminalidade e do crime organizado, não tenho formação para ser educador, deixo essa função pra quem têm formação se não exerço atividade policial por que nós agentes recebemos RETP, é só pra nos chamarem quando o bicho pega, os que são contra deveriam visitar algumas unidades do sistema prisional, minha unidade têm capacidade pra 500 e hj temos quase 1700, e os ultra policiais que aqui adentram não têm coragem nem de passar da revisora Policia Penitenciária já, E aqueles que são contra são desinformados pois um Senador da Republica neste mês criou uma nova pec e mais enxuta devemos lutar por ela agora Polícia Penitenciária a luta deve ser única federal e Estadual em prol da nova pec e que Deus nós e abençoe e nos proteja pois somos policiais de fato só queremos ser de Direito.

    Curtir

Os comentários estão desativados.