“Maior participação de Lula na campanha do petista Aloizio Mercadante ao governo é maior preocupação de tucanos” 11

PRESIDENTE 40Presidente cobra “fatos políticos” para alavancar campanha de Mercadante

Vantagem de Dilma faz Lula exigir ofensiva em SP

Em comício no ABC, candidata petista diz que eleição não está ganha e tenta estimular a militância da sigla

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
 

A candidata petista Dilma Rousseff e o presidente Lula, ontem, durante evento em Mauá

ANA FLOR
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A pesquisa Datafolha que mostra Dilma Rousseff (PT) com 47% das intenções de voto contra 30% de José Serra (PSDB) permitirá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva se dedicar à campanha eleitoral em São Paulo -o maior temor dos tucanos.
Já na sexta à noite, em discurso em Osasco, Lula anunciou que sua prioridade na eleição é o Estado, governado há 16 anos pelo PSDB.
Ele cobrou da coordenação da campanha de Aloizio Mercadante a criação de “fatos políticos” para conquistar um triunfo no maior colégio eleitoral do país.
Apesar disso, em outro comício, realizado ontem em Mauá (SP), Dilma Rousseff minimizou a pesquisa e tentou estimular a militância.
“Pesquisa não ganha eleição para ninguém. Ganha uma eleição o povo votando no dia 3 de outubro”, disse. “O que garante é a gente trabalhar de hoje até o dia 3, batalhar muito, perder muita voz e conversar com o povo.”
Em discurso, a ex-ministra voltou a falar sobre o assunto: “Não podemos achar que o jogo acabou. Um bom jogador tem de jogar a partida inteira”, disse. No entanto, pela primeira vez Dilma citou a perspectiva de triunfar no primeiro turno da eleição.
Lula disse acreditar que a ex-ministra tem menos votos entre as mulheres por preconceito, e elogiou a candidata. “Se eu tivesse um filho, e não tivesse a Marisa, eu dava para ela [Dilma] cuidar”, disse Lula, ao falar da confiança que tem em Dilma.
Lula pediu que, até amanhã, a campanha de Mercadante crie uma lista de temas políticos para atacar a gestão tucana. No discurso, o presidente citou o primeiro deles: os pedágios. Disse que os valores cobrados nas estradas paulistas são “um roubo”.
Na noite de sexta, Lula conversou com Mercadante, com o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, coordenador da campanha ao governo do Estado, e com o presidente do PT-SP, Edinho Silva.

VIRADA
Lula afirmou que suas participações na campanha no Estado, por meio da TV e de comícios, não são suficientes para virar a disputa. Segundo ele, é preciso “fatos políticos” para atacar os tucanos.
Mais tarde, ele criticou abertamente o discurso de se levar a disputa de São Paulo para o segundo turno. Ele cobrou que se defenda uma vitória no primeiro turno.
Com a vitória de Dilma no primeiro turno aparentemente encaminhada, tucanos temem que Lula se dedique a transferir seu prestígio para Mercadante, ameaçando a vitória até agora aparentemente fácil de Alckmin.
Além de São Paulo, Lula pretende concentrar sua participação na reta final da campanha em Minas Gerais, onde o pleito, apesar da vantagem do candidato lulista, Hélio Costa (PMDB), é considerado bastante acirrado.
Em São Paulo, segundo o último levantamento do Datafolha, Alckmin aparece com 54% das intenções contra 16% de Mercadante.
Uma maior participação de Lula na campanha do petista Aloizio Mercadante ao governo era a maior preocupação de tucanos ontem.
As campanhas não sabem avaliar o impacto que a nova estratégia petista pode ter na eleição em São Paulo.

ELEIÇÕES 2010

Um Comentário

  1. Pingback: Tweets that mention “Maior participação de Lula na campanha do petista Aloizio Mercadante ao governo é maior preocupação de tucanos” « JORNAL FLIT PARALISANTE -- Topsy.com

  2. E motivo para preocupação é o que não falta.MERCADANTE PARA O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

    Curtir

  3. Que a DilEma ganhe, fazer o quê?
    Mas o mercadante tem que ganhar senão o pinoquio volta.

    Curtir

  4. Senti firmeza no nosso presidente no comício em Osasco convocando todos à campanha de Mercadante: “Não é lutar para chegar ao 2o turno e sim lutar para levar no 1o turno”, palavras do Estadista Global.

    Curtir

  5. LULA JÁ DEVIA TER SE ENGAJADO NA CAMPANHA MERCADANTE A MAIS TEMPO!

    SINCERAMENTE NÃO ACREDITO NAS PESQUISAS QUE DÃO O PICOLÉ DE CHUCHU COM ESSA VANTAGEM VERTIGINOSA.
    É A MAIOR MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS QUE JÁ VÍ.
    ALIÁS, MANIPULAR DADOS É O QUE O PSDB SABE FAZER MELHOR.
    ATÉ MANIPULAÇÃO DE BOLETINS DE OCORRÊNCIA PARA MAQUIAR OS DADOS DA VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO ELES FAZEM!
    QUEM DIRÁ MANIPULAR PESQUISAS DE INTEÇÃO DE VOTOS…
    TENHO PLENA CONVICÇÃO DE QUE ELES NÃO FAZEM PESQUISAS NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO E NAS PERIFERIAS.
    NÃO TEM LÓGICA!
    O POVO TEM AVERSÃO AO PSDB!
    TODAS AS PESSOAS QUE CONHEÇO E QUE NÃO SÃO POUCAS, VÃO VOTAR NO MERCADANTE.
    SERÁ QUE NENHUMA DESSAS PESSOAS FORAM OUVIDAS?
    MAS, CREIO QUE O ENGAJAMENTO DO PRESIDENTE LULA NA CAMPANHA AQUI EM SÃO PAULO, VAI ENCHER DE ÂNIMO OS ELEITORES E A “FOLHA OFICIAL DE SÃO PAULO”, E OS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE TÊM NO GOVERNO TUCANO SEU MAIOR CLIENTE, TERÃO QUE ADMITIR QUE MERCADANTE ESTÁ FORTE, CRESCENDO E QUE VAI COM CERTEZA DERROTAR ESSA CAMBADA DE MENTIROSOS!
    SE A IMPRENSA NÃO QUER DAR O BRAÇO A TORCER E FALAR A VERDADE SOBRE AS PESQUISAS, AGUARDEMOS ENTÃO O RESULTADO DAS URNAS!
    É VER PRÁ CRER!

    Curtir

  6. eh engraçado essa questao de pesquiza eleitoral…
    os unicos que ouço falar que irao votar no picole de xuxu sao os que de uma forma ou outra irao se beneficiar da volta ao poder, dos que jah comandaram a PC e nada de importante fizeram em prol da instituiçao, muito pelo contrario, se omitiram e deixaram a instituiçao perder poder e salarios enquanto eles se beneficiaram da estrutura…..

    Curtir

  7. graças a deus que o povo brasileiro esta abrindo a mente de votar na dilma peço a todos vamos eleger mercadante que merece abraço a todo esse povo sofrido que clama por justiça;

    Curtir

Os comentários estão desativados.