Serra caiu nos Estados que mais visitou – EU BEM QUE PEDI PARA O MEU GOVERNADOR JOSÉ SERRA CONTINUAR SENDO O NOSSO GOVERNADOR…CAIU NA ARMADILHA ALCKMISTA! 10

JANIO DE FREITAS

Sinais da reviravolta


Resta a Serra introduzir alguma perspectiva capaz de seduzir aspirações frustradas do eleitorado


A COINCIDÊNCIA DOS programas de propaganda eleitoral, a se iniciarem nesta semana, com a ultrapassagem de Dilma Rousseff sobre José Serra agora constatada também pelo Datafolha, oferece duas deduções.
Quanto a Dilma, mais significativa do que a conquista da liderança, cedo ainda, a propaganda de TV e rádio é a oportunidade de forçar a continuidade do seu impulso atual e, com uns poucos pontos a mais, alcançar logo a indicação de vitória no primeiro turno.
Essa condição funciona, em geral, como atrativo de votos mais numerosos e mais protetores. É o que se dá, a esta altura, com Eduardo Campos e Sérgio Cabral, com suas crescentes possibilidades de vencer em Pernambuco e no Rio no primeiro turno.
Para Serra, fica evidente que está em sua última oportunidade, ou muito perto dela, de indicar ao eleitorado o motivo de sua candidatura. Que sentido tem, afinal? O que Serra pretendeu a ponto de deixar o governo de São Paulo para lançar-se na disputa pela Presidência?
Sob o peso da aprovação popular de Lula, o próprio Serra diz que não é candidato de oposição, e de fato não se mostra como tal. Adversário da candidata do governo, também não é governista. Logo, o que lhe sobra é uma fímbria pela qual introduzisse algo novo, uma perspectiva capaz de seduzir e convencer aspirações frustradas do eleitorado.
Mas nem vislumbre de alguma ideia assim, até agora. Trata-se de uma candidatura que não se sabe o que representa nem o que pretende além de uma intenção pessoal.
As pequenas lantejoulas que revestem a candidatura de Serra, do tipo “vou duplicar o Bolsa Família” (sem ao menos explicar se em valor ou em beneficiados), ou “vou criar o Ministério da Segurança”, “vou restabelecer os mutirões da saúde”, e outros “vou” que não chegam a lugar algum, prestam-se a ampliar a impressão de vazio dada na improdutiva preferência de sua campanha pelos minúsculos corpo a corpo.
Ocupar-se tanto em criticar Dilma por estar “na garupa” de Lula? Serra e seus marqueteiros poderiam perceber que assim só confirmam o que é a principal bandeira de sua adversária. Façamos justiça: a candidatura de Dilma e seu êxito são produtos de Lula, como Gilberto Kassab foi de Serra, mas o PSDB e seu candidato não têm regateado facilidades e outras colaborações à candidata governista.
O horário eleitoral traz em ocasião oportuna um recurso que tanto pode ser decisivo para Dilma como para Serra. Os três minutos a mais no tempo da aliança petista não alteram a equivalência das oportunidades: em TV e em rádio, sete minutos – tempo de Serra – já são um arremedo de eternidade.
Oneroso, nesse item, é o minutinho de Marina Silva, cujo sucesso nas palestras não se reproduz em mais do que 10% dos eleitores pesquisados, mas talvez o fizesse, em boa parte, com maior tempo de TV. O horário gratuito segue a regra fundamental brasileira: mais renda concentrada em quem já a tem alta.
Para preencher o tempo até o início da nova fase de propaganda, uma boa especulação é a das causas da queda forte de Serra, quatro pontos em três semanas, e do grande ganho de Dilma, com os cinco pontos que a elevaram a 41 contra 33. O debate na Bandeirantes e as pequenas e ruins entrevistas na Globo não convencem como causa de tamanha reviravolta, até porque já insinuada, antes dos programas, em outras pesquisas.

_________________________________

Serra caiu nos Estados que mais visitou

Tucano concentrou campanha no Sudeste, mas perdeu seis pontos no Rio, quatro em Minas e três em São Paulo

Desde abril, tucano já foi 13 vezes a Minas e 10 vezes ao Rio de Janeiro; ele ficou estável no DF, local que não visitou

SILVIO NAVARRO
BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

O desempenho do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, caiu nos três Estados que ele mais visitou nas últimas três semanas, segundo o último Datafolha.
No intervalo entre as duas últimas pesquisas, de 23 de julho até anteontem, Serra teve pelo menos sete agendas de campanha em São Paulo, cinco em Minas Gerais e três no Rio de Janeiro.
Com 56 milhões de eleitores, os três Estados são os maiores colégios eleitorais do país.
Serra apareceu pela primeira vez atrás de Dilma Rousseff no Datafolha, com 33% das intenções de voto no país ante os 41% da petista.
No Rio, onde esteve três vezes nos últimos 20 dias, o tucano perdeu seis pontos percentuais -foi de 31% a 25%, e a petista ganhou quatro pontos, chegando a 41%.
O Estado é base eleitoral do vice na sua chapa, o deputado federal Indio da Costa (DEM), que tem percorrido o interior, visitando pelo menos nove municípios.
O Rio de Janeiro foi palco de desentendimento entre o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e a campanha tucana na semana passada. Maia criticou Serra por não socorrer financeiramente o candidato ao governo Fernando Gabeira (PV), que está a 43 pontos do líder Sérgio Cabral (PMDB).

MINAS
O tucano caiu quatro pontos percentuais (de 38% para 34%) em Minas, onde teve cinco eventos de campanha nas últimas semanas, e foi superado por Dilma (35% a 41%). Em Belo Horizonte, a queda foi de nove pontos.
O grosso do material de campanha de Antonio Anastasia (PSDB), apoiado por Aécio Neves na disputa pelo governo mineiro, não contém a imagem de Serra.
Em São Paulo, base eleitoral do tucano e Estado que administrou até março, ele caiu três pontos -foi de 44% para 41%, mas ainda mantém vantagem de sete pontos sobre Dilma. Ao mesmo tempo, o candidato do seu partido ao Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin (PSDB), aumentou sua vantagem em cinco pontos, atingiu 54% e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje.
Como na capital paulista Serra (40%) aparece em empate técnico na margem de erro com Dilma (37%), oscilando um ponto positivo nesse período, a conclusão é que o ex-governador estaria perdendo terreno no interior.
Desde o início da pré-campanha ao Palácio do Planalto em abril, Minas (13 vezes) e Rio (10 vezes) foram os dois itinerários mais recorrentes.
Nos Estados pesquisados pelo Datafolha, Serra registrou a maior queda em Pernambuco (nove pontos). Na Bahia, foram seis. Único local em que não pisou no período, o Distrito Federal não registrou queda -tem 27%

Um Comentário

  1. Dr. Guerra,

    Ainda bem que êle nãoouviu seu pedido,tudo que precisamos é nos livrar desta sigla e seus integrantes.
    PSDB-NuNCA MAIS

    Curtir

  2. Imagine Dr Guerra se ele tivesse ouvido o Sr. teríamos ele mais 04 anos como Governador, é isso que o Senhor queria para nós, por favor tende piedade de nós?

    Curtir

  3. Particularmente acho que deram uma baita rasteira no Serra e o que é pior foi rasteira de amigos. Deve ter doido muito hein? Ó coitado!

    Curtir

  4. QUE MARAVILHA!!!

    NADA, MAS, NADA MESMO, PODERIA ME DEIXAR MAIS FELIZ QUE VER ESSE VAMPIRO ANÊMICO AMALDIÇOADO MIL VEZES, TOMAR UM PAU NAS URNAS!
    BENDITO SEJA DEUS QUE NOS DEU A VITÓRIA SOBRE OS ÍMPIOS!
    E NÃO PENSEM QUE SOU EVANGÉLICO NÃO!
    EU NO MÁXIMO ACENDO UMAS VELINHAS PROS ANJOS ILUMINAREM OS CAMINHOS MEUS E DOS MEUS AMIGOS!
    NO CASO DO NOSFERATUS EU TAMBÉM ACENDÍ UMA VELINHA PRÁ ELE. SÓ QUE É VELA PRETA!
    O PAÍS NÃO MERECE UMA PESTE PERNICIOSA DESTAS COMO PRESIDENTE!
    O PAI DA MENTIRA! UM CARA QUE MENTE DESCARADAMENTE PARA A POPULAÇÃO SOB UM AR DE SERIEDADE!
    JUSTIÇA SEJA FEITA!
    MORTE AO VAMPIRO ANÊMICO NAS URNAS!!!!!
    EU ESTAREI LÁ PARA DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO COM MEU VOTO RUMO AO TIRO DE MISERICÓRDIA!
    ATÉ O DATAFOLHA DA “FOLHA OFICIAL” ESTÁ DANDO DILMA NA CABEÇA!
    POIS É. MESMO PAGANDO PROPAGANDA A TORTO E À DIREITA, NÃO DÁ PRÁ CONTINUAR MAQUIANDO OS NÚMEROS NÉ?
    ELES ROUBAM ATÉ A SÍ MESMOS! TEVE UM CARA QUE ARRECADOU 4 MILHÕES PARA A CAMPANHA DELES E SUMIU COM O DINHEIRO!
    NÃO É UM ABSURDO? SÓ QUE O CARA FOI PERDOADO POIS LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO…
    PSDB NUNCA MAIS!!!

    Curtir

  5. O Serra vai dar de mão beijada o Estado para o chuchu, que se for eleito, para a felicidade de todos os policiais ficar completa, vai agradecer, oferecendo ao Serra a Secretaria de Segurança com direito a trazer o Beraldo com adjunto.Isso é que é rogar praga.

    Curtir

  6. Implosão dos tucanalhas. Serra vai para os quinto dos inferno. FHC para Havard receber título. Aécio se elege senador mas não faz seu sucessor. Só falta dar destino para o chuchu.

    Curtir

  7. PELAMORDEDEUS,

    SERVIDOR PÚBLICO,

    CIDADÃO COM CRIANÇA NA ESCOLA PÚBLICA,

    QUEM VIAJA PELAS RODOVIAS CHEIAS E PEDÁGIO,

    POVO QUE TEVE AS CASAS INUNDADAS DE ÁGUA E ESGOTO,

    NÃO VOTA SERRA NEM ALCKMIN!!!!!!!!!

    ACORDA POVO PAULISTA, PSDBOSTA NUNCA MAIS!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.