Durou dois dias o entusiasmo gerado na campanha de José Serra pela entrevista do candidato na bancada do “JN”. 8

Painel

RENATA LO PRETE – painel@uol.com.br

Efeito combinado

Durou dois dias o entusiasmo gerado na campanha de José Serra pela entrevista do candidato na bancada do “JN”. O Datafolha em que Dilma Rousseff aparece oito pontos à frente do tucano e com possibilidade concreta de liquidar a eleição no primeiro turno atingiu o PSDB associado a um outro resultado desalentador: o da manutenção da dianteira de 26 pontos de Hélio Costa (PMDB) sobre Antonio Anastasia em Minas. Analisados em conjunto, os resultados nacional e mineiro desenham para a oposição, às vésperas do início da propaganda de TV, um quadro alarmante do qual apenas São Paulo e Paraná escapam.


Marco Na simulação de segundo turno, Dilma tem hoje os mesmos 49% que Serra registrava em dezembro do ano passado, no primeiro Datafolha presidencial da atual série histórica.

Meio a meio Em SP, a fortaleza tucana que permanece em pé, Geraldo Alckmin se permite o luxo de dividir com Aloizio Mercadante o eleitorado petista: tem 37% entre os simpatizantes do partido; o senador, 36%.

Geracional 1 Mercadante obtém o pior desempenho entre os eleitores mais jovens: 8%, metade de seu resultado geral. Com Alckmin acontece o contrário: ele pontua 65% na faixa de 16 a 24 anos, e 54% na média.

Geracional 2 Marta Suplicy escapa da má sorte de seu correligionário entre os jovens: registra 42% nessa faixa, contra 32% no geral.

Sem público Por essas e outras, no próprio PT há quem considere que Mercadante erra ao adotar, como fez no debate da Band, o discurso de que nada funciona no governo de São Paulo e de que o eleitor “quer mudar”. Assim como ocorre com a avaliação do governo federal petista, não há sinal de tal insatisfação no Estado administrado pelos tucanos.

Passa lá Serra foi ao debate da Band atendendo a convite de Alckmin.

Não dá liga A vantagem de 12 pontos aberta por Beto Richa (PSDB) na disputa pelo governo do Paraná parece dar razão aos que viram constrangimento do eleitorado antigo de Osmar Dias (PDT) por vê-lo desfilando em Curitiba ao lado de Lula.

Locação Lula gravou ontem às margens do rio Madeira um depoimento para o programa eleitoral de Dilma Rousseff, no ar a partir da próxima terça. Na fala, o presidente exalta a “segurança energética” que teria sido alcançada em sua gestão.

Fila No embalo, Lula grava hoje a primeira leva de depoimentos de apoio a candidatos aliados aos governos dos Estados e ao Senado. A lista dos contemplados estava ontem em elaboração.

Camuflado A despeito de um calor de lascar em Rondônia, o presidente visitou as usinas de Santo Antonio e Jirau vestindo jaqueta marrom de mangas compridas. Ele machucou o braço esquerdo numa pescaria e não pode tomar sol na lesão.
Twister Enquanto isso, no Rio Grande do Sul, o vento impressionou a comitiva de Dilma. “Ventania arretada aqui em Porto Alegre. Derrubou a cobertura do ponto de táxi em frente ao hotel”, disse no Twitter o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

Memória seletiva Em busca de novo mandato, Renan Calheiros (PMDB-AL) conta no site da campanha que o “ápice” de sua carreira se deu em 2005, quando foi eleito presidente do Senado. Nenhuma palavra sobre o fato de ter renunciado ao cargo para não ser cassado

Um Comentário

  1. Caro “Flit”, não está na hora de deixar de lado as indiferenças e dar apoio ao candidato a deputado Sergio Roque para que tenhamos na Assembléia alguém que já lutou por nós quando estava na ADPESP?

    Curtir

  2. Pública aí Dr. Guerra.

    Agencia Estado, Atualizado: 15/8/2010 8:15
    Perícia criminal no País é extremamente precária
    Levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo em todo o País constatou que a perícia criminal – salvo raríssimas exceções – é tão precária que beira a indigência. A polícia não tem a parafernália tecnológica da ficção do seriado de TV CSI, nem possui o estritamente necessário. Não há maletas para perícia de local de crime, câmaras frias decentes para conservação de corpos, reagente químico ou laboratório para os exames mais elementares.

    Em todo o País, existem apenas 60 Institutos de Criminalística e de Medicina Legal (ICs e IMLs) para examinar causas de mortes e produzir provas criminais. Para atender aos 5.560 municípios, seriam necessárias 360 unidades desse tipo, ou seis vezes mais, uma média de um instituto para cada 15 municípios. Existem pouco mais de 12 mil peritos para atender a todos os Estados nas 32 especialidades de perícia criminal adotadas no País. A correlação recomendada por organismos internacionais é de 1 perito para cada 5 mil habitantes. Para todo o território, seriam necessários 38 mil profissionais, o triplo do quadro atual.

    Em alguns Estados, as velhas geladeiras dos IMLs estavam quebradas, produzindo mau cheiro e cenas degradantes. Há locais em que, nos acidentes de trânsito, os corpos das vítimas ficam até dez horas na estrada à espera de remoção. Por falta de câmaras frias, pessoas são sepultadas às pressas, sem autópsia, e só depois exumadas para conclusão de exames que vão detectar se a morte derivou de crime, acidente ou causas naturais.

    A reportagem do Estado enviou nas últimas duas semanas às 27 unidades da federação um questionário perguntando se as polícias tinham ao menos os itens essenciais para a realização de perícias criminais: a maleta com kit de varredura de locais de crime (notebook, GPS, trena a laser, máquina fotográfica digital, etc), exame de DNA, exame de balística (com microcomparador), câmaras frias (para preservação de corpos), cromatógrafos gasosos, luz forense, laboratório de fonética, reagente químico e luminol. Sem eles, é impossível produzir prova científica cabal para esclarecimento de crimes.

    Na média nacional, a perícia criminal brasileira foi reprovada porque apenas 37% das respostas foram positivas. De um total de 207 itens – 9 para cada um dos 23 Estados que responderam ao questionário -, só 78 foram assinalados “sim”. Os 63% restantes responderam “não” (45%) e “parcialmente” (84%). Em muitos casos, parcialmente é quase nada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Curtir

  3. Todo o Brasil sabe para quem a rede globo sempre trabalhou.Os banqueiros endinheirados, intelectualóides da elite brasileira, perfis completamente contrários ao da esmagadora maioria do povo brasileiro. Somos a cara do Lula. Vamos de Dilma e Mercadante.

    Curtir

  4. SE ELE FOSSE INTELIGENTE ,HOJE TERIA POR BAIXO 50.000
    QUE É TODA FAMILIA POILICIAL CIVIL.
    cada policia tem sua familia que são de tres a quatro pessoas vezes 25.000 que é a quantidade de funcionarios divide por dois que são os que são conquistados, pela amizade, pela camaradagem,hoje ele contaria com esse pessoal, mas infelizmente procurou outro caminho,cada eleitor agora que analise se vale a pena votar nele.
    BOA SORTE, que DEUS O AJUDE E A MIM NÃO DESAMPARE

    PSDB/DEM NUNCA MAIS

    Curtir

  5. Vá de reto, Serra, satanás, é o slogan da, minha, campanha contra o vampiro, este vagabundo que ajudou a afundar a PC de São Paulo, com a colaboração de muito$ Drs. dá própria polícia, vai perde feio para a Dilma, para mim já estaria bom, mas seria muito melhor se o picolé de chuchu também perdesse.

    Curtir

  6. Acredito em manipulação nas pesquisas sobre São Paulo. O eleitor, pela pesquisa, é tratado como esquizofrênico, vejamos:

    1- Dilma cresce, mas Mercadante encolhe;
    2- Martha tem pé quente, mas seus eleitores não votam em Mercadante;
    3- Simpatizantes petistas votam no Geraldo;
    4- Servidores paulistas nunca estiveram tão encolerizados com o psdb, e a excelência dos serviços públicos passam exatamente por eles, mas todos os eleitores estão contentes e felizes com o psdb.

    Já vi este filme antes.

    Curtir

  7. o povo paulista é que nem galinha…toma no c…e ainda sai cantando…querem mais 4 anos de psdb…fazer o q!!!

    Curtir

  8. NINGUÉM AINDA NÃO ENTEDEU NADA, ELES (PSDBOSTA) QUEREM O ESTADO DE SÃO PAULO, ENQUANTO SE PREOCUPAM COM O VAMPIRO SERRA, O PINOQUIO ALCKIMIN, COM AQUELA CARA DE LAZARENTO VAI SÓ COMENDO PELAS BEIRADAS, TEMOS QUE DERRUBAR O CANALHA

    Curtir

Os comentários estão desativados.