O Fantástico está começando e pela primeira vez entra no presídio dos PMs para saber o que acontece a um Policial Militar que mancha de vergonha a farda da corporação.
É expulso?
Cumpre a pena?
Se recupera?
Ou continua no mundo do crime?
Um homem se tornou um símbolo da violência policial. Hoje, Otávio Lourenço Gambra, O Rambo, Diz Que Mudou.
“Cidadão comum, procurando fazer o melhor que um cidadão pode fazer na sociedade”, diz o ex-policial militar.
Ele ficou conhecido por causa destas imagens, 13 anos atrás, na favela Naval, em Diadema.
O então soldado Rambo atira e mata o conferente Mário José Josino.
Fantástico: o senhor se arrepende de ter atirado no Mário José Josino?
“Claro. foi uma fatalidade e geralmente quando o Policial Militar erra, é uma vida que se vai”, conta ele.
Nos últimos dias, a violência e a corrupção envolvendo Policiais Militares viraram notícia mais uma vez.
Domingo passado, em Fortaleza, Bruce, de 14 anos, foi morto com um tiro na cabeça, quando estava na garupa da moto com o pai.
“Eu imaginava que fosse um assalto. Uma pessoa gritando atrás: para, para, para. Desastrosa a ação do policial”, diz o pai de Bruce, Francisco das Chagas.
Mas o que acontece com os policiais que se envolvem em casos assim? O Fantástico foi investigar:
Sexta-feira. Nossa equipe entra no principal presídio para PMs do estado de São Paulo: o Romão Gomes, na Zona Norte da capital.
Fantástico: você divide a cela com quantos outros policiais?
– Aqui nós estamos com 23 homens. E é uma rotina como o militarismo mesmo. Acorda cedo, às 6h, vai dormir às 22h. Tem uma escala onde se tem a faxina, cada dia tem uma pessoa pra limpar tudo, diz um preso.
Os 210 policiais militares que estão aqui trocaram a farda pelo crime. Quase 100 deles são acusados de assassinato: mataram em serviço ou em brigas, na hora de folga.
Além do homicídio, o que mais traz os policiais pra cadeia é o crime de roubo.
É ordem no presídio: quem pode voltar para o crime fica isolado dos outros presos.
Este PM, com 15 anos de profissão, assaltou um posto de gasolina.
“Infelizmente eu fui pro lado mal”, diz um preso.
Fantástico: você se arrepende de ter entrado na Policia Militar?
“Me arrependo.”
Fantástico: por que?
“Porque é uma fábrica de louco, entendeu?”
Aqui estão muitos policiais que se envolveram em casos de grande repercussão, como o assassinato de um deficiente mental, em 2008.
Sexta feira, quatro PMs foram condenados a mais de 18 anos.
No mesmo dia, um deles falou com a nossa equipe.
“Eu posso ficar aqui 18 anos. No ultimo dia, eu vou sair, vou olhar pra trás e vou falar: aqui ficou um inocente”, conta um preso.
No Romão Gomes, 90% dos presos trabalham – o que permite reduzir o tempo que deveriam ficar na cadeia – uma regra que vale também para os criminosos comuns.
Veja este exemplo: em fevereiro de 2004, o dentista Flávio Sant’ana, de 28 anos, foi morto por PMs que simularam um tiroteio, pra parecer que ele tinha reagido à prisão.
Dois policiais foram condenados a mais de 17 anos.
Um deles é o ex-tenente Carlos Alberto de Souza Santos.
Segundo a justiça militar, ele trabalhou na cadeia e reduziu o tempo de prisão.
Ficou de 2004 a 2006 em regime fechado e foi para o semiaberto: só voltava à noite para o presídio Romão Gomes.
De 2008 até hoje, cumpre a pena na chamada prisão albergue domiciliar.
Pode ser considerado um homem livre: tem apenas a obrigação de uma vez por mês ir ao fórum dizer quais são suas atividades.
O ex-tenente trabalha atualmente como advogado. Ele não quis gravar entrevista.
Procuramos também a família da vítima, o dentista Flávio Sant’ana.
“Parece que não tem lei. A vida não tem mais valor, porque tiram e não acontece nada”, diz o pai de Flavio, Jonas Sant´na.
Também trabalha como advogado o ex-cabo Flávio Carneiro, da PM do Rio.
Em março de 95, ele executou um assaltante, que já estava dominado.
Tudo foi filmado. Condenado a 20 anos de prisão, ficou cinco na cadeia. Telefonamos para o hoje advogado Flávio Carneiro.
Ele não quis gravar entrevista e falou que não era pra ligar mais para ele.
Ao Fantástico, o ex-soldado Otávio Gambra, o Rambo da favela Naval, disse que trabalha hoje na empresa de prestação de serviços da mulher dele.
Condenado inicialmente a 59 anos de prisão ficou sete em regime fechado, segundo a justiça militar.
De 2006 para cá, só precisa se apresentar mensalmente no fórum.
“Todo mês é isso, mas, graças a Deus, é bem melhor do que estar encarcerado”, diz Otávio Lourenço Gambra, ex-Policial Militar.
Este advogado especialista em direito penal militar diz que, em relação ao cumprimento da pena, existe uma diferença entre a justiça comum e a justiça militar. Na militar, a fiscalização dos dias trabalhados na prisão é mais ágil – o que favorece os PMs.
“A execução da pena na justiça militar, ela acaba sendo mais rápida pela quantidade de processos. Pelo fato de ser uma justiça especializada, com menos trabalho, acaba sendo mais rápida”, conta o advogado João Carlos Campanin.
No Rio de Janeiro, há 38 mil PMs na ativa. Em São Paulo, 90 mil. Nos últimos três anos, 540 foram expulsos no rio e 699 no estado paulista.
Na tentativa de se recuperar, muitos PMs procuram ajuda na religião. Luiz Wilson pereira ficou 14 anos preso por um triplo homicídio e se tornou pastor evangélico.
Ele vai uma vez por mês ao presídio Romão Gomes.
O ex-soldado Rambo chegou a dar palestras para novos policiais, reconhecendo os erros do passado.
“Era uma frase muito que eu usava que era assim: é melhor vocês engolirem um sapo na rua do que engolir um brejo inteirinho todos os dias no Romão Gomes”, diz ele.
Depois das denúncias de que policiais cobraram propina do pai do rapaz que atropelou o filho da atriz Cissa Guimarães, vem do Rio de Janeiro bons exemplos de Policiais Militares.
Este motoqueiro é parado numa blitz, sexta-feira, em Petrópolis.
Ele oferece R$ 50 ao policial e é preso em seguida. O motoqueiro levava crack, maconha e cocaína.
Na quarta feira, foram estes dois policiais que recusaram R$ 70 para liberar um carro sem documentação.
O motorista que ofereceu a propina foi detido.
“Eu peço que a sociedade não fique desacreditada com a instituição. Nós estamos tentando no máximo suprimir todas as dificuldades em prol da própria sociedade”, diz o Cabo Roberto de Almeida
vídeo: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1610458-15605,00.html
Temos que respeitar o reeducando que deu seu parecer compilado acima.
Porém é de se questionar se é válida sua argumentação, uma vez que provou NÃO SER MESMO APTO a estar nas fileiras da Polícia Militar, tanto que foi preso após condenação e expulso após processo administrativo disciplinar!
Desviou-se dos ensinamentos de “servir e proteger” a sociedade….
…Portanto, desculpem-me, mas a opinião dele acerca da PM de NADA ou quase NADA vale, em que pese respeitá-la!!!
Sobre a imprensa espetacular:
Assistindo à reportagem e agora lendo sua transcrição no “blog”, vemos que o editorialista da Rede Globo (“Fantástico”), “quis passar a idéia” de que por serem ex-PMs e submetidos ao cumprimento de pena em Presídio Militar, tiveram “benesses e por isso respondem em liberdade”. A população que assistiu à matéria teve “essa impressão”.
Esse é o desserviço que parte da imprensa (mídia) presta à sociedade: distorcer os fatos e embaralhá-los para atacar a quem interessa (ou não!!)…
Os reeducandos que estão em liberdade, gozam dela por determinação do Juízo de Execução Criminal, sempre baseado na Lei de Execução Penal…
…A liberdade do ex- tenente e de outras personagens ali indicadas nada mais são do que direito deles, lastreado numa lei (LEP-Lei de Execução Penal) que tem por base a ressocialização e o atendimento ao princípio constitucional do atendimento à dignidade humana…..
CurtirCurtir
Começando a desenrolar o novelo.
Do ex-Imbroglione:
02/08/2010…8:06 PM
Homem morto pela PM nos ataques do fim de semana é irmão de sargento da Polícia Militar
O rapaz morto pela Polícia Militar, após o suposto ataque ao Quartel da Rota, Frank Ligieri Sons, é irmão de um sargento da PM, que foi exonerado e passado para a reserva em março passado,
O irmão de Frank integrou a Rota tempos atrás. Depois foi transferido para a PM de Jandira, na Grande São Paulo.
Como este Bacalhau não acredita em coincidências, a informação reforça as declarações do governador Goldman, que tem negado de forma categórica o envolvimento do PCC na história dos ataques da PM neste fim de semana.
Pelo jeito, os ataques foram uma represália de integrantes da própria corporação, por motivos que só a PM pode informar, pois razões existem.
CurtirCurtir
pode até não ser fabrica de loucos, mas pq tantos PM baixam na 1ª enfermaria então?
CurtirCurtir
Até o “Fanáticos” teve que expor a barbaridade, o desmando, o descontrole, que existe na PM. Mesmo oficiais bem intencionados não tem controle sobre os insanos. Louvável a reportagem por ser um início no debate PELO FIM DA PM!! Já passa da hora de acabar com esse resquício da ditadura no Brasil. Basta de coxinhas. Até os coxinhas (de bom senso) apóiam esta ideia.
CurtirCurtir
Cap PM: menos!! Vamos parar com essa lorotinha de “servir e proteger” a sociedade…?? Sabemos que o que servem é aos donos das padocas e grandes hipermercados… (os trabalhadores). E formam grupos de exterminio e tráfico (os bandidos).
CurtirCurtir
Como ja disse, coxinha da sua mãe.
Vc deve ser um embrulhão de mão cheia.
Pelo horario da postagem vc estava atrasado ou usando uma maquina do estado. O expediente começa as…..
Na PC nãp tem hora né…..
Desculpe.
CurtirCurtir
não precisa ser PM pra ficar ” louco “..na PC também se fica, diante dos baixos salários..dos superiores insanos que temos , da péssima dministração….etc, etc
CurtirCurtir
estamos diante dda famosa pirotécnia eleitoral.
é uma vergonha
CurtirCurtir
Navalhada: pelo menos na Polícia Miliatr do Estado de São Paulo, há lugar “para baixar”…o Hospital da Polícia Militar melhora e se moderniza a cada dia…já outros servidores devem “entrar na fila” do HSP ou contratar um bom plano de saúde!
Por vezes chego a entender os ataques gratuitos à PM: INVEJA de sua estrutura!
CurtirCurtir
Caro Plebe Rude: nem toda “plebe é rude”…portanto não generalize….não sirvo “à podocas nem a hipermercados”….mas sim à população…
CurtirCurtir
ele tem razão,policia é fabrica de loucos,e se tornam pessoas rudes por obrigação.to com você sgt.falo pit bu..
CurtirCurtir
caro cap pm…concordo, porem, nao dá pra se vangloriar de uma situação dessas de ter um bom hospital para 13…o certo é ter um policial sem esses disturbios. pq todos qdo entram estão em boas condiçoes de saude…a sua desculpa é fraca…
CurtirCurtir
ESSE CAP.PM. SO PIZA NA MAIONEZE, É UM TREMENDO DUM ZE RUELA COM ALGUMAS ESTRELINHAS NO OMBRO.
TEM QUE TOMAR CUIDADO COM AS ENCHENTES SE NÃO VAE AFUNDAR IGUAL O GOVERNO.
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Sr “Tá Brincando”: o Sr tem idéias avançadas em várias ocasiões, pois sempre leio seus comentários no Blog. Admiro-o pois creio ser um homem com pensamentos de vanguarda, democráticos…nesse sentido, quem “pisou na maionese” foi o Sr em procurar me ofender gratuitamente…o Sr tem argumentos fortes: use-os! A ofensa é o último recurso do ser humano, por ser atitude instintiva…o Sr é pessoa de razão e não de atitudes instintivas…
Caro “Navalhada”: não é questão de se vangloriar! A questão é que há apoio à pessoa que se desgastou no decorrer dos tempos. Realmente entramos sadios na Polícia. Ocorre que não somos máquinas e há os que desenvolvem distúrbios vários em decorrências do “stress” diário; no caso da PM, esses profissionais possuem “portas abertas” para um suporte!
Obs: Lembro-me de um turno em que trabalhava na função de Comando de Força Patrulha (CFP), em 1996, quando houve um chamado à Polícia Militar, na Av Nordestina, zona leste. A família de uma Sra que era Carcereira estava com ela em prantos! Os Policiais Militares chegaram e após conhecer do problema me solicitaram.
Conversando com ela, percebi graves problemas de depressão, pois chorava muito e narrava casos que com ela aconteciam no serviço de Carcereira, pois àquela época as carceragenss estavam super lotadas. Via-se que aquela Sra estava sob pressão forte, diariamente…narrou-me que já tomava “remédios”, mas percebi que ela estava em crise (surto).
Por ser menos experiente, acreditei que levando-a no DP da circunscrição do chamado e conversando com o Delegado de Plantão, ela seria encamihada pela instituição a um local adequado. O Sr Delegado me recebeu muito bem, com cortesia, porém explicou-me que “nada poderia fazer”, a não ser que nós a levássemos no PS Tide Setúbal… Realmente percebi naquela autoridade policial uma vontade de ajudar a “colega dele”, porém a instituição não apresentava recursos para tal…Resultado: nossa Vtr da PM levou aquela Sra do Jd Robru até o HSP….Talvez hoje seja diferente!!!!!!!
CurtirCurtir
Detalhe: queria que aquela Policial Civil fosse encaminhada pela Pol Civil a um local mais restrito, pela função dela e seu estado emocional…O PS Tide Setúbal não era o melhor lugar para uma colega Policial Civil.
CurtirCurtir
CAP PM:
Aquela policial civil e todos os funcionários públicos civis deste Estado seriam melhor atendidos não fosse o desvio de recursos da maioria direcionados a pequena minoria ( bem amada e armada pela escumalha que governa este Estado ). A PM possui forte estrutura, mas a custa do parimônio coletivo e , também, de patrimônio construído por outras corporações, a exemplo da Guarda Civil.
CurtirCurtir
Capitão:
O SENHOR DISSE : Navalhada: pelo menos na Polícia Miliatr do Estado de São Paulo, há lugar “para baixar”…o Hospital da Polícia Militar melhora e se moderniza a cada dia…já outros servidores devem “entrar na fila” do HSP ou contratar um bom plano de saúde!
Por vezes chego a entender os ataques gratuitos à PM: INVEJA de sua estrutura!
Caro Capitão, eu não tenho inveja alguma da Pm e da “sua estrutura”. Eu teria vergonha de saber que, em um Estado em que centenas de cidades a população não conta nem sequer com único médico, o governo, com o dinheiro de milhões de cidadãos, mantém – CENTRALIZADO – um Hospital da Polícia Militar, que nem sequer presta para uma simples intervenção cirurgica no joelho. Com o dinheiro de millhões, deixando-se de prestar atendimento a centenas de milhares de pessoas, orgulhosamente a PM possui um Hospital para quê?
Qual o convênio pago por Vossa Senhoria? Qual o convênio pago por um Praça?
CurtirCurtir
Dr Guerra: não creio que o Sr alimente inveja da PMESP, porém alguns que aqui atacam gratuitamente os Policiais Militares e a corporação sim, aparentam inveja da PM e de sua estrutura.
Quanto ao Hospital da Polícia Militar, há anos dispõe de equipamentos modernos e há cirurgias várias, em diversas especialidades!
Há contribuições de Policiais Militares para a melhoria do nosso Centro Médico, bastando, para se conhecer a estrutura e servir de referência nacional, acessar-se o site http://www.propm.org.br...
Se há cidades em que não há o devido atendimento médico adequado, ai há de ser cobrado o governante de plantão e não a PMESP.
As estruturas políticas democráticas, os partidos, as associações, sindicatos e demais aglutinadores de força social devem revolucionar as cobranças da população, em especial a de mais baixa renda, aos governantes, até que eles cedam e proporcionem a saúde ao povo!!!!!
“Devemos lutar para melhorar ainda mais o que é bom, e começar a construir a melhora para o futuro do que é ruim…ou ainda nem existe!”
O Hospital da PM não é centralizado, pois em cada região há unidades integradas de saúde…
Dr Guerra, te admiro muito e nossos debates são somente debates….para o bem da Policia de SP….
CurtirCurtir
CARO CAP.PM.
não estou lhe ofendendo gratuitamente,estou apenas falando algumas verdades, pois voce esta apenas defendendo a intituiçãpa qual voce trabalha,e não os seus praçasque estão nas ruas trabalhando.
a intituiçãopor si mesmo se defende.
olhe por quem a mantem e não para a politica que ela mantem.
DESDE QUANDO O H.P.M.. É BOM, SE FOSSE OS OFICIAES NÃO USARIAM O CRUZ AZUL E SIM ELE.MAS ELE SO E USADO PARA FUDER O SOLDADO QUE TREZOU.
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Se talvez tivessemos JUSTIÇA neste país outras profissões passariam os Policiais no quesito morte , quem sabe os médicos ? mas o erro do médico a terra encobre . Estão vendo !!! também fiquei louco !!!!!!
CurtirCurtir
Sr “Tá Brincando”: respeito o Sr quando diz que eu não defendo os praças, porém o Sr está enganado! Minha vida foi salva por um SOLDADO DE POLÍCIA MILITAR numa ocasião, e sou grato por isso!
CurtirCurtir
É verdade,temos tanta inveja da pm que sempre que abre concurso para soldado todos nos investigadores,agentes e escrivães corremos para nos inscrever.Tanto que aqui na polícia civil não há nenhum ex-pm, já na pm tem um monte de ex- policiais civis.Capitão o Sr. é um fanfarrão.
CurtirCurtir
Sr cap pm!!! qdo um oficial se manifesta ele se transforma em politico…vcs nao podem ter opinião propria o regulamento nao permite, conhecemos a gloriosa…nunca vi um policial civil virar soldado ou sargente…agora o contrario td mundo sabe…quem tem inveja heim?
CurtirCurtir
navalhada, sabe quem da PM virá PC? quem tá a fim de meter a mão…entende! hehe. Nunca vi “zona” maior do que PC.
CurtirCurtir
Sr Conde, vai estudar melhor para não falar besteira….
CurtirCurtir
quem quer meter a mão vira oficial pm.
como aquele coroné ladrãozinho caçador de corruptos que foi morto pela própria quadrilha na zona norte,
aquele tenente assaltante, sequestrador, ladrão de caixa eletronico homicida, que foi morto pelo resto da quadrilha de pms ladroes dele na zona leste
CurtirCurtir
Infelismente tudo não passa de besteira, policia militar na verdade não é nada menos que uma empresa, onde existe os funcionarios em escala, pião, faxineiro, copeiro, auxiliar de escritorio, chefe, gerente, sub diretor, diretor, e dono da empresa, um querendo engolir o outro, querendo mandar mais, ser o tal ser o bambambam, que vergonha e quem paga por tanta idiotice é o povo, que fica a merce de bandidos, e policiais que são uma vegonha a sociedade, despreparados, baixos salarios, sem responsabilidade nenhuma, achando que a arma que carrga na cintura é a verdadeira lei, coroneis achando que são os donos da razão, mandando e desmandando, policiais estrssados, sem um pingo de respaldo perante o seu superior, sai as ruas com medo de errar, não sabe se volta ou não para a sua casa, se existisse um bom salario, uma ajuda de apoio ao militares que são os que realmente honram o povo, ajudando, protegendo, ensinado, alertando, e tirando das ruas aquele que por sua vez aborrece a sociedade assaltando, matando, sequestrando, parabéns aos policias militares que prestão serviços a sociedade com a propria vida, não importando a quem protege, sem ao menos conhecer a pessoa. parabéns aos verdadeiros policias militares ou civis, que trabalham, respeitando o povo com clareza de informações, parabéns aos chefes, parabéns aos gerentes e parabéns aos diretores, que com muito empenho cumprem seus cargos e respeitão a sociedade, parabéns a todos os policiais que se empenham em cumprir suas funções com muito respeito, agora onde estão os governadores que fingem não ver e entender que estes policiais merecem ganhar muito bem para proteger a sociedade.
(Fica aqui minha indignação pelos salarios dos militares e policiais civis)
Acordem geovernantes, acordem, parem de fingir que esta tudo bem, cambada de mentirosos.
A todos os policiais militares e civis fica aqui meu agradecimentos, parabéns…
Nota zero aos nossos governantes….
CurtirCurtir
infelizmente, o glamour de ser policial e sua essencial importância, a muito foram esquecidas em detrimento das facilidades e poder que o Estado oferta. A honra, o sacrifício, coragem e senso de dever foram colocados de lado, cedendo lugar as vergonhosas ações patrocinadas por aqueles que deveriam nos proteger. Na academia, simulam coragem e comprometimento para mais tarde, sustentando a Farda cuja cor se confunde com a noite, tornarem-se “donos” da vida e da liberdade dos cidadãos deste País, nos dando, não a tranquilidade e segurança a qual se comprometeram, mas às lágrimas e muitas vezes a dor da perda… esquecem-se que, tais atos os rebaixam a condição de covardes e, desta forma, serem indignos de serem chamados de Homens.
CurtirCurtir
Foda-se o sistema, tá tudo errado, vamos derrubar essa constituição e por cadeia de verdade pra proteger a sociedade.
CurtirCurtir
A policia Civil e Militar, caiu no descredito da população.
Basta ir a uma delegacia registrar um B.O, Você vai ser mau atendido e as vezes ofendido, por policiais despreparados e mau educados.
CurtirCurtir
esse é o monstro do brasil ele mente cai em contradição o tempo todo na reportagem e ainda tenta manipular dizendo que tudo não passa de um teatro então quer dizer que aquele senhor que morreu não morreu de verdade? morreu de mentirinha o tiro que o rambo deu foi também de mentirinha foi de festim?
os abordados pelos “assassinos policiais” eram todos trabalhadores cidadãos de bem o que ele matou era mecânico nem se fosse usuário de droga não poderia cometer esta barbárie.
se isso fosse no peru ou na bolivia o povo já tinha invadido a delegacia e queimado ele vivo em praça publica pois olhem a frieza dele ele ainda ri na entrevista a vida dos outros seres humanos não significa nada para ele só vale a dos amigos dele da corporação e a família dele o resto é resto.
mais parece que o povo gosta de policial assim então isso nunca vai mudar no brasil e a policia de hoje ainda é assim só que muitos tem medo de denunciar, e a coitada da mãe da vitima até hoje depois de 17 anos ainda não recebeu a indenização o poderoso rambo já cumpriu a vergonhosa pena de 15 anos já saiu está trabalhando vivendo a vida como se nada tivesse acontecido aquela senhora ainda vai morrer pois já está em idade avançada e nunca verão a cor desse dinheiro nunca realizara o sonho de ter uma casa descente pois tudo graças ao rambo destruidor de lares.
CurtirCurtir